instrumentos legais

2
Moçambique possui alguns instrumentos legais no domínio cultural, tais como: Lei nº 4/94 de 13 de Setembro- Lei do Mencenato, que estabelece os proncípios básicos que permitem estender a acção das pessoas jurídicas, singulares ou colectivas, públicas ou privadas, que desenvolvem actividades, ou, financeiras ou materialmente as apoiam, no campo das artes, letras, ciência, cultura e acção social Lei nº10/88, de 22 de Dezembro –A Lei de Protecção Cultural, determina a protecção legal dos bens materias e imaterias do património cultural moçambicanio. Lei nº 4/2001, de 27 de Fevereiro- Direitos do Autor – Tem como objectivo a protecção das obras literárias, artistas e científicas e dos direitos dos respectivos autores, artistas intérpretes ou executantes,produtores de fonogramas e de videogramas e dos originais de radiodifusão, e visa estimular a criação e a produção do trabalho intelectual na área da literatura, da arte e da ciência. Decreto nº 27/94 de 22 de Dezembro- Regulamento de Proteção do Patrimonio Arqueológico, que tem por objectivo a protecção das diferentes categorias de bens materiais móveis e imóveis, que pelo seu valor arqueológico, são bens do património cultural de Moçambique. Decreto nº 53/2004 de 1 de Dezembro- Regulamento das Casas de Cultura, que cria as Casas de Cultura, como centros de difusão e massificação da cultura moçambicana, bem como de estabelecimento de regras que definam a sua organização e funcionamento. Decreto nº 10/88 de 9 de Agosto- Regulamento de Espectáculo, que adopta medidas regulamentares que disciplinem o espectáculo público, definindo as condições mínimas exigidas para a sua realização. Decreto nª 27/2001, de 4 de Setembro- Regulamento de aposição do selo nos fonogramas, - Estabele medidas legais que permitam disciplinar a produção, importação e ou comercialização de fonogramas Resolução nº 12/97, de 10 de Junho - A Política Cultural de Moçambique e Estratégia da sua Implementação, instrumento que regula a actividade do Governo na sua articulação com os demais intervenientes na promoção e desenvolvimento da cultura.

Upload: rufus-maculuve

Post on 18-Jan-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Instrumentos legais no domínio cultural em Moçambique.

TRANSCRIPT

Page 1: Instrumentos legais

Moçambique possui alguns instrumentos legais no domínio cultural, tais como:

Lei nº 4/94 de 13 de Setembro- Lei do Mencenato, que estabelece os proncípios básicos que permitem estender a acção das pessoas jurídicas, singulares ou colectivas, públicas ou privadas, que desenvolvem actividades, ou, financeiras ou materialmente as apoiam, no campo das artes, letras, ciência, cultura e acção social

Lei nº10/88, de 22 de Dezembro –A Lei de Protecção Cultural, determina a protecção legal dos bens materias e imaterias do património cultural moçambicanio.

Lei nº 4/2001, de 27 de Fevereiro- Direitos do Autor – Tem como objectivo a protecção das obras literárias, artistas e científicas e dos direitos dos respectivos autores, artistas intérpretes ou executantes,produtores de fonogramas e de videogramas e dos originais de radiodifusão, e visa estimular a criação e a produção do trabalho intelectual na área da literatura, da arte e da ciência.

Decreto nº 27/94 de 22 de Dezembro- Regulamento de Proteção do Patrimonio Arqueológico, que tem por objectivo a protecção das diferentes categorias de bens materiais móveis e imóveis, que pelo seu valor arqueológico, são bens do património cultural de Moçambique.

Decreto nº 53/2004 de 1 de Dezembro- Regulamento das Casas de Cultura, que cria as Casas de Cultura, como centros de difusão e massificação da cultura moçambicana, bem como de estabelecimento de regras que definam a sua organização e funcionamento.

Decreto nº 10/88 de 9 de Agosto- Regulamento de Espectáculo, que adopta medidas regulamentares que disciplinem o espectáculo público, definindo as condições mínimas exigidas para a sua realização.

Decreto nª 27/2001, de 4 de Setembro- Regulamento de aposição do selo nos fonogramas, - Estabele medidas legais que permitam disciplinar a produção, importação e ou comercialização de fonogramas

Resolução nº 12/97, de 10 de Junho - A Política Cultural de Moçambique e Estratégia da sua Implementação, instrumento que regula a actividade do Governo na sua articulação com os demais intervenientes na promoção e desenvolvimento da cultura.

Page 2: Instrumentos legais

Convenções ractificadas e por ractificar

Moçambique já ractificou a Convecção para a Protecção do Património Mundial cultural e Natural, aos 27 de Novembro de 1982.

Estão em processo de ractificação as Conveções para Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial, da Protecção do Património Cultural Subaquático e da Proteção e Promoção da Diversidade e Expressões Culturais.

Locais, Sítios e obras primas declaradas Património da Humanidade

Ilha de Moçambique, declarada pela UNESCO património da humanidade, em 1991

Timbila e Nhau, declarada pela UNESCO obra prima do património oral e imaterial da humanidade, no dia 25 de Novembro de 2005.