instrumentação para o ensino de ciências biológicas - relatório 4

3
DINÂMICA SOBRE A TRANFERÊNCIA DE ENERGIA ENTRE OS NÍVEIS TRÓFICOS Herbert Serafim de Freitas Maria Cícera Pereira da Silva Miguel Ângelo Romero Nelson Cotrim Susan Ienne da Silva Taís Machado PÚBLICO ALVO: Alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental OBJETIVOS: Conhecer as maneiras pelas quais ocorre o fluxo de energia na natureza. Compreender que o fluxo de energia nas cadeias alimentares é unidirecional, o que permite interpretar e construir esquemas de pirâmides ecológicas de energia. PRÉ-REQUISITOS: É importante que os estudantes dominem com segurança conceitos como organismos autotróficos e heterotróficos, fotossíntese, respiração, cadeia alimentar, produtores, consumidores e decompositores, teia alimentar, energia e matéria. MATERIAL: Uma folha de papel sulfite com cerca de cinco afirmações sobre o conteúdo relacionado a transferência de energia entre os níveis tróficos. Na frente das questões uma tabela para o julgamento das frases: concordo, discordo, concordo parcialmente e o porquê (Anexo 1). DINÂMICA: Na 1ª etapa o professor explica como será a dinâmica aos alunos, lendo as instruções de cada etapa e a duração de cada uma, descritas na folha a ser entregue ao aluno. O julgamento “concordo” e “discordo” deverão ser utilizados quando as afirmações estiverem

Upload: mromerousp

Post on 12-Nov-2015

214 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

resenha de ciências

TRANSCRIPT

~~

Dinmica sobre a Tranferncia de energia entre os nveis trficos

Herbert Serafim de Freitas

Maria Ccera Pereira da Silva

Miguel ngelo Romero

Nelson Cotrim

Susan Ienne da Silva

Tas Machado

PBLICO ALVO: Alunos do 7 e 8 anos do Ensino Fundamental

OBJETIVOS: Conhecer as maneiras pelas quais ocorre o fluxo de energia na natureza.

Compreender que o fluxo de energia nas cadeias alimentares unidirecional, o que permite interpretar e construir esquemas de pirmides ecolgicas de energia.

PR-REQUISITOS: importante que os estudantes dominem com segurana conceitos como organismos autotrficos e heterotrficos, fotossntese, respirao, cadeia alimentar, produtores, consumidores e decompositores, teia alimentar, energia e matria.

MATERIAL: Uma folha de papel sulfite com cerca de cinco afirmaes sobre o contedo relacionado a transferncia de energia entre os nveis trficos. Na frente das questes uma tabela para o julgamento das frases: concordo, discordo, concordo parcialmente e o porqu (Anexo 1).

DINMICA: Na 1 etapa o professor explica como ser a dinmica aos alunos, lendo as instrues de cada etapa e a durao de cada uma, descritas na folha a ser entregue ao aluno. O julgamento concordo e discordo devero ser utilizados quando as afirmaes estiverem totalmente corretas ou erradas, respectivamente. O julgamento concordo parcialmente dever ser assinalado pelo aluno quando parte da afirmao estiver correta ou quando a afirmao estiver incompleta.

A 2 etapa consiste de um julgamento individual de cada uma das frases, o aluno dever decidir se concorda, discorda ou concorda parcialmente com as afirmaes feitas, j pensando nos porqus. O professor l a frase e o aluno tem 1,5 minutos para dar sua sentena. O tempo estimado para a 1 e 2 etapas de dez minutos.

Na 3 etapa so formados grupos constitudos de 5 alunos, os grupos tero 15 minutos para discutir suas respostas para cada uma das perguntas, anotando os argumentos a favor ou contra as afirmaes, tendo que entrar em um consenso a respeito das respostas que sero apresentadas para a classe na prxima etapa.

A 4 etapa desta dinmica consiste em um debate entre os grupos, mediado pelo professor, sobre cada uma das afirmaes, durante cerca de 20 minutos. Cada grupo dever defender seu julgamento com os argumentos, e no simplesmente dar uma sentena. Nesta etapa o professor alm de estimular as discusses, deve fazer anotaes de pontos em comum, pontos discordantes, concepes errneas e possveis falhas conceituais e conduzir o grupo para a resposta correta.

Com estas anotaes o professor ter subsdios para uma prxima aula. Esta dinmica em forma de debate pode ser utilizada com duas finalidades: como uma sondagem, para avaliar previamente o que os alunos sabem sobre o assunto e assim introduzir o tema ou ento, como uma avaliao, finalizando o tema, podendo o professor desta forma detectar as possveis falhas de sua explicao, tudo depender da tnica das questes.

BIBLIOGRAFIA:

AMABIS, J. A. & MARTHO, G. R. 2001 Conceitos de Biologia Classificao, Estrutura e Funo nos Seres Vivos - Volume 3 Editora Moderna Ltda. So Paulo SP

Cruz, D. 2003 Cincias e Educao Ambiental - O meio Ambiente Editora tica. So Paulo - SP