instruções_de_plantio_para_sementes_droseras_dionaea_muscipula_utriculária_e_byblis cópia

5

Click here to load reader

Upload: anderson-araujo

Post on 29-Jul-2015

211 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Instruções_de_plantio_para_sementes_Droseras_Dionaea_muscipula_Utriculária_e_Byblis cópia

Instruções de plantio para Sementes de Droseras

(Para o plantio das sementes de Dionaea veja o material sobre Dionaea muscipula).

Para o plantio de sementes: Usar musgo sphagnum.

Antes de usar o musgo sphagnum é recomendado esterilizar o musgo. Isso mata sementes de outrasplantas que possam estar no musgo e assim germinar. Coloque o musgo num recipiente adequado ejogue água quente, com isso possíveis sementes de ervas daninhas serão mortas evitando assim quematinhos cresçam junto com as carnívoras.

Plantio: Use vasos de plástico com musgo sphagum úmido dentro. Coloque as sementes por cima domusgo sphagnum (não enterre as sementes) e borrife com água sem cloro. Manter sempre úmido e ao solou em local com bastante claridade de forma que recebam sol. Recomendo pelo menos 4 horas de sol pordia. Vale lembrar que não pode usar água com cloro ou água mineral. Deve-se também deixar um pratinhocom água (sem cloro) embaixo do vaso sempre. A água deve ser trocada a cada 04 dias se sobrar, issoevita que mosquitos se reproduzam. Se não quiser colocar pratinho embaixo do vaso você deverá borrifarágua no musgo com as sementes, tem ficar sempre úmido. Entre 25 a 90 dias em média as sementes jádeverão estar germinadas, pode demorar mais tempo mas isso é pouco comum.

Instruções para o cultivo de Plantas Carnívoras

Drosera spatulata (Austrália / Nova Zelândia)A Drosera spatulata são nativas da Austrália, alguns países da Ásia eNova Zelândia. Possuem folhas dispostas em roseta cobertas portentáculos glandulares coloridos que secretam uma substânciapegajosa na forma de pequenas gotículas brilhantes. Estas gotículasatraem insetos com seu brilho e ao pousarem ficam presos nasfolhas. Tentanto escapar ficam grudados em mais tentáculos.Algumas enrolam suas folhas sobre o inseto para ter maior superfícieem contato. Imediatamente a planta começa a secretar suasenzimas. Capturam diversos tipos de insetos tais como moscas,formigas, mosquitos entre outros. Não representa perigo parapessoas ou animais domésticos. Planta não venenosa.

Instruções de plantio para sementes (Droseras, Dionaea musci... http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=s097fa0fc...

1 de 5 21/05/11 04:16

Page 2: Instruções_de_plantio_para_sementes_Droseras_Dionaea_muscipula_Utriculária_e_Byblis cópia

Drosera adelae (África do Sul)

As Droseras adelae são nativas da África do Sul. Possuem folhasdispostas em roseta cobertas por tentáculos glandulares quesecretam uma substância pegajosa na forma de pequenas gotículasbrilhantes. Estas gotículas atraem insetos que ao pousarem ficamgrudados. Algumas enrolam a folha sobre o inseto para evitar que omesmo escape. Fácil cultivo. Não representa perigo para pessoas ouanimais domésticos. Planta não venenosa. Capturam e se alimentamde diversos tipos de insetos tais como moscas, formigas, mosquitosentre outros.

Drosera capensis (África do Sul)Planta insetívora (carnívora popularmente conhecida). As DroserasCapensis são nativas da África do Sul. Possuem folhas dispostas emroseta cobertas por tentáculos glandulares coloridos que secretamuma substância pegajosa na forma de pequenas gotículas brilhantes.Estas gotículas atraem insetos com seu brilho e ao pousarem ficampresos às folhas e ao tentarem se escapar ficam presas em maistentáculos. Algumas enrolam suas folhas sobre o inseto para termaior superfície em contato com o mesmo sendo que estando estepreso imediatamente a planta começa a secretar suas enzimas.Capturam diversos tipos de insetos tais como moscas, formigas,mosquitos entre outros. Não representa perigo para pessoas ouanimais domésticos. Planta não venenosa.

Drosera binata (planta)São encontradas primeiramente em pântanos arenosos e outroslugares molhados da Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia do sul eoriental. Possuem folhas bifurcadas / multiplas cobertas portentáculos glandulares coloridos que secretam uma substânciapegajosa na forma de pequenas gotículas brilhantes. Estas gotículasatraem insetos com seu brilho e estes insetos ao pousarem ficampresos às folhas e ao tentarem se escapar ficam grudados em maistentáculos. Algumas enrolam suas folhas sobre o inseto para termaior superfície em contato. Estando o inseto preso imediatamente aplanta começa a secretar suas enzimas. Capturam diversos tipos deinsetos tais como moscas, formigas, mosquitos entre outros. Nãorepresenta perigo para pessoas ou animais domésticos. Planta nãovenenosa.

Drosera capensis var "alba"Planta insetívora (carnívora popularmente conhecida). As DroserasCapensis são nativas da África do Sul. Possuem folhas dispostas emroseta cobertas por tentáculos glandulares coloridos que secretamuma substância pegajosa na forma de pequenas gotículas brilhantes.Estas gotículas atraem insetos com seu brilho e ao pousarem ficampresos às folhas e ao tentarem se escapar ficam presas em maistentáculos. Algumas enrolam suas folhas sobre o inseto para termaior superfície em contato com o mesmo sendo que estando estepreso imediatamente a planta começa a secretar suas enzimas.Capturam diversos tipos de insetos tais como moscas, formigas,mosquitos entre outros. Não representa perigo para pessoas ouanimais domésticos. Planta não venenosa.

Instruções de plantio para sementes (Droseras, Dionaea musci... http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=s097fa0fc...

2 de 5 21/05/11 04:16

Page 3: Instruções_de_plantio_para_sementes_Droseras_Dionaea_muscipula_Utriculária_e_Byblis cópia

Dionaea muscipula (EUA) - Planta

Nativa de pântanos da planície costeira dos Estados Carolina doNorte e Sul - EUA. Única no gênero 'Dionaea'. Possui folhasbilobadas de cor avermelhada e verde com cerdas nas bordas e 3pêlos em cada lóbulo. Ao pousar sobre a folha atraente o insetoacidentalmente esbarra nos pêlos o que causa uma rápida reaçãofisiológica causando o fechamento da folha. Os lóbulos ao sefecharem sobre o inseto entrelaçam cerdas existentes em suasbordas como uma boca cerrando seus "dentes". Com o movimentono seu interior a folha fecha cada vez mais até que suas bordasselam-se e a digestão começa. Após alguns dias a armadilha reabreficando à espera de uma nova presa. Não representa perigo parapessoas ou animais domésticos. Enviamos instruções de cultivo.

Nepenthes referência 50496Umas das espécies mais admiradas dentre as plantas carnívoras. Asplantas desta família possuem na ponta de suas folhas estruturassemelhantes a jarro. Sobre a abertura desta ânfora encontra-se umaestrutura semelhante a uma "tampa" servindo de proteção estáticapara que a armadilha não se encha com a água da chuva. Insetoscomo aranhas, moscas, formigas entre outros ficam presos aoescorregarem para dentro do jarro onde morrem e servem dealimento para a planta. Não representa perigo para pessoas ouanimais domésticos. Planta não venenosa. Plantas disponíveis paravenda são mudas e já possuem armadilhas.

Nepenthes referência 60367Umas das espécies mais admiradas dentre as plantas carnívoras. Asplantas desta família possuem na ponta de suas folhas estruturassemelhantes a jarro. Sobre a abertura desta ânfora encontra-se umaestrutura semelhante a uma "tampa" servindo de proteção estáticapara que a armadilha não se encha com a água da chuva. Insetoscomo aranhas, moscas, formigas entre outros ficam presos aoescorregarem para dentro do jarro onde morrem e servem dealimento para a planta. Não representa perigo para pessoas ouanimais domésticos. Planta não venenosa. Plantas disponíveis paravenda são mudas e já possuem armadilhas.

Água: Manter o substrato sempre úmido. É recomendável colocar um prato cheio de água embaixo dovaso (exceto Nepenthes) mantendo assim os substratos sempre úmidos, essenciais para as plantascarnívoras. Se sobrar água no final do dia você pode jogar fora e encher novamente. Recomendamosatenção se for usar pratinho com água. Troque a água regularmente e lave sempre o pratinho para evitar acriação de mosquitos. Caso não queira usar o pratinho com água pode borrifar água no substrato masevite que o excesso de água caia nas folhas das Droseras, isso pode retirar o a mucilagem das folhasimpossibilitando a captura de insetos por algum tempo. Em caso de perda da mucilagem em alguns diasDroseras voltam a produzir. No caso das Nepenthes manter o substrato sempre úmido mas não érecomendado usar pratinho com água embaixo do vaso. É recomendável utilizar água descansada. Paraisso deixe uma quantidade de água em um reservatório sem a tampa durante 48 horas no mínimo. Paramosquitos não colocarem ovos na água use uma pano ou tela como proteção, assim os mosquitos não

Instruções de plantio para sementes (Droseras, Dionaea musci... http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=s097fa0fc...

3 de 5 21/05/11 04:16

Page 4: Instruções_de_plantio_para_sementes_Droseras_Dionaea_muscipula_Utriculária_e_Byblis cópia

entram e o cloro vai evaporar. Use esta água para molhar suas plantas. Água mineral NÃO pode serusada para as plantas carnívoras. Água da chuva pode ser usada sem problemas.

Sol: A maioria das plantas carnívoras gostam de muito sol o dia inteiro (exceto Nepenthes e Droseraadelae que preferem sombra leve) assim elas ficam com uma coloração mais intensa, mais fortes ebonitas. Não coloque a planta que você acaba de receber no sol o dia inteiro, exponha a planta de formagradual até que ela se acostume com o ambiente, assim você evita que ela se queime. Após algumassemanas sendo exposta ao sol gradualmente você poderá deixar ao sol o dia inteiro mas convém observarcomo a planta reage ao sol direto. Caso ela fique com aspecto verde e esticado (magrinha no caso daDionaea) isso pode ser falta de luz solar ou de alimentação. Caso não consiga oferecer sol para suasplantas consulte o site http://www.karnivoras.com/categories/Plantas-dentro-de-Casa/Terrarium/ temótimas dicas sobre o cultivo em terrário.

Comida: Não dê carne ou insetos mortos com inseticidas, isso é o mesmo que envenená-las! Se quiseralimenta suas plantas tem que ser com insetos vivos. Utilize uma pinça para colocar o inseto vivo naplanta ou deixe ao lado da planta uma fruta (laranja por exemplo) assim o cheiro da fruta vai atrairmosquinhas das frutas e aumentar as chances da planta se alimentar.

Substrato: Usamos um substrato a base de musgo sphagnum (50%) + pó de coco (25%) + areia de riolavada (25%) mantendo assim um substrato ácido e pobre em nutrientes ideal para as plantas carnívoras.Se não conseguir esses ingredientes em sua região em nosso site estão disponíveis estes produtos. Casotenha comprado substrato pronto conosco o mesmo é vendido sem a adição de areia. Recomendamos aocliente adicionar 25% de areia de rio lavada ao substrato para deixá-lo mais denso. As plantas carnívoraspodem ser cultivadas somente em musgo sphagnum. Não adubar nem plantar em terra pois se isso forfeito ela pode morrer ou vai perder suas armadilhas.

Folhas: Com o tempo as folhas morrem. Quando isso acontecer recomenda-se cortá-las.

Pragas: Caso sua planta seja atacada por pulgões você pode retirar manualmente com a ajuda de umcotonete úmido ou mergulhar a planta em água limpa sem cloro por algumas horas, isso vai matar ospulgões afogados. Outra opção (usa por nós) é a utilização de SPB Casa & Jardim para matar pulgões. Érápido e eficiente mas aplique com pelo menos 40 cm de distância da planta e uma dose bem pequena jáque o produto tende a ressecar as folhas. NÃO USAR Raid Casa & Jardim, ele não pode aplicardiretamente em plantas.

Estações do ano: Algumas plantas carnívoras "dormem" (principalmente as Sarracenia e Droserafiliformis) no inverno ou ficam menores. Essa dormência é normal e quando o inverno acabar elas voltam acrescer mais bonita, mais fortes e com as armadilhas maiores.

Obs: Não se pode estimular o fechamento da Dionaea (colocar o dedo, palito, etc) ou brincar com asplantas carnívoras! Toda vez que a armadilha se fecha (Dionaea) sem inseto a armadilha ficará mais lentae da próxima vez que ela tiver a oportunidade real de capturar um inseto ela se fechará mais devagaraumentando as chances do inseto conseguir fugir! A Constância em forçar a Dionaea a fechar as suasarmadilhas sem insetos vivos acarretará na sua morte. Portanto não brinque com suas plantas carnívoras.

Atenção: Caso tenha comprado sementes elas são 100% da espécie de planta carnívora que vocêcomprou. Vale informar que pode haver sementes de outras plantas que não são carnívoras no musgo oupode acontecer de sementes caírem no musgo / substrato e ali germinarem. Se deixar um vaso com terra,por exemplo, em algum local possivelmente sementes de plantas vão cair lá levadas pelo vento outerceiros e ali germinar. Esta explicação é valida para evitar que haja mal entendido do tipo: “Compreisementes de Droseras mas nasceu um matinho aqui”. Carnívora Shopping trabalha há cinco anos comvenda de plantas carnívoras via Internet e jamais lesaria nossos clientes enviando sementes que nãosejam de plantas carnívoras. Para evitar que ervas daninhas germinem no musgo não esqueça de ferver o

Instruções de plantio para sementes (Droseras, Dionaea musci... http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=s097fa0fc...

4 de 5 21/05/11 04:16

Page 5: Instruções_de_plantio_para_sementes_Droseras_Dionaea_muscipula_Utriculária_e_Byblis cópia

mesmo. Obs: As sementes de Sarracenia já estão estratificadas.

Caso de dúvida entre em contato. Será um prazer atendê-lo(a).

Carnívora Shopping.

Tel: 21- 2412-2545 / 21 – 8240-5094

[email protected]

www.carnivorashopping.com.br

Layout por: Ronni M. Madeira – Itaocara – RJ – 06/10/2010

Instruções de plantio para sementes (Droseras, Dionaea musci... http://viewer.zoho.com/gettempcontent.do?genurl=s097fa0fc...

5 de 5 21/05/11 04:16