instruÇÕes - vagas residuais- ufba · 2. folha de respostas ... o brasil é predominantemente...

22

Upload: hoangnhan

Post on 27-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INSTRUÇÕESPara a realização das provas, você recebeu este Caderno de Questões, uma Folha deRespostas para as Provas I, II e III e uma Folha de Resposta destinada à Redação.

1. Caderno de Questões• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas:

Prova I: INTRODUÇÃO AO TRANSPORTE TERRESTRE — Questões de 01 a 35Prova II: MATEMÁTICA — Questões de 36 a 55Prova III: FÍSICA — Questões de 56 a 70Prova de REDAÇÃO

• Qualquer irregularidade constatada neste Caderno de Questões deve ser imediatamentecomunicada ao fiscal de sala.

• Nas Provas I, II e III, você encontra apenas um tipo de questão: objetiva de proposição simples.Identifique a resposta correta, marcando na coluna correspondente da Folha de Respostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

2. Folha de Respostas

• A Folha de Respostas das Provas I, II e III e a Folha de Resposta da Redação são pré-identificadas.Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTAPRETA, sem ultrapassar o espaço próprio.

• NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESSAS FOLHAS DE RESPOSTAS.

• Na Folha de Respostas destinada às Provas I, II e III, a marcação da resposta deve ser feitapreenchendo-se o espaço correspondente com caneta esferográfica de TINTA PRETA. Nãoultrapasse o espaço reservado para esse fim.

• O tempo disponível para a realização das provas e o preenchimento das Folhas de Respostas éde 4 (quatro) horas e 30 (trinta) minutos.

ATENÇÃO: Antes de fazer a marcação, avalie cuidadosamente sua resposta.

LEMBRE-SE:A resposta correta vale 1 (um), isto é, você ganha 1 (um) ponto.

A resposta errada vale −0,5 (menos meio ponto), isto é, você não ganha o ponto e aindatem descontada, em outra questão que você acertou, essa fração do ponto.

A ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero). Você nãoganha nem perde nada.

ESTAS PROVAS DEVEM SER RESPONDIDAS PELOS CANDIDATOS AO SEGUINTE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA:

• TRANSPORTE TERRESTRE: GESTÃO DE TRANSPORTE

E TRÂNSITO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – 1

PROVA I — INTRODUÇÃO AO TRANSPORTE TERRESTRE

QUESTÕES de 01 a 35

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 01 a 35, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução ao Transporte Terrestre – 2

Questão 01Os princípios da função social da cidade, a participação e o controle social e o direito àcidadania foram estabelecidos no Estatuto da Cidade — Lei Federal no 10.257 —, quenecessitou de legislação complementar municipal, no caso de Salvador, aprovada em 1988.

Questão 02O Brasil é predominantemente urbano, com mais de 80% da população vivendo em cidades,sendo direito o acesso a oportunidades de trabalho, educação, saúde, lazer, circulação e atodas as outras dimensões da vida cotidiana.

Questão 03São objetivos da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano a melhoria das condiçõesmateriais e subjetivas de vida nas cidades, a redução da desigualdade social e a garantiada sustentabilidade ambiental, econômica e social, entre outros.

Questão 06A implementação da política de mobilidade baseia-se na articulação intergovernamental ena integração de diversos setores da administração local e supralocal que agem e sefortalecem de forma independente: urbano, ambiental, social, obras e serviços públicos,entre outros.

Questão 05De acordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável, desenvolver meiosnão motorizados de transporte, reconhecer a importância do deslocamento dos pedestrese proporcionar mobilidade às pessoas com deficiência e restrição de mobilidade são diretrizesque devem ser observadas na elaboração de Planos Diretores municipais e de outraslegislações urbanísticas.

Questão 04A promoção da mobilidade urbana baseia-se na ênfase ao transporte individual, o que significauma orientação de inclusão social e de redução dos congestionamentos.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução ao Transporte Terrestre – 3

Questão 11A ideia de mobilidade sustentável está centrada no transporte motorizado, devendo possibilitara todos a sua satisfação, individual e coletiva, de atingir os destinos desejados e asnecessidades cotidianas.

Questão 08É objetivo fundamental do Plano Diretor garantir o “direito a cidades sustentáveis, entendidocomo o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana,ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futurasgerações”.

Questão 09De acordo com o Estatuto da Cidade, a legislação urbanística deve seguir as diretrizes doPlano Diretor e detalhar os parâmetros a serem observados em cada área da cidade, apenasnaquelas com mais de 500 mil habitantes.

Questão 12De acordo com o Estatuto da Cidade, a elaboração do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança— EIV substitui a elaboração e a aprovação do Estudo Prévio de Impacto Ambiental — EIA.

Questão 13Adaptar a cidade às necessidades de todos os habitantes é um dos princípios da Políticade Mobilidade, pois ter acesso — acessibilidade — é direito de todos os cidadãos, e ascidades que são projetadas e construídas considerando apenas as pessoas sem dificuldadesdevem se adaptar às diferenças existentes entre seus habitantes.

Questão 14Os sistemas de transporte coletivo são considerados acessíveis quando pelo menos um deseus elementos é concebido, organizado, implantado e adaptado segundo o conceito dodesenho urbano.

Questão 07Um dos principais desafios para a implementação de uma Política de Mobilidade articuladacom uma Política de Desenvolvimento Urbano é garantir o uso público do espaço urbano,priorizando os veículos não motorizados e o transporte coletivo, solucionando ou minimizando,os conflitos existentes entre a circulação a pé, de bicicletas e o trânsito de veículos.

Questão 10O Estatuto da Cidade estabelece que a lei municipal definirá os empreendimentos e asatividades privadas ou públicas, situadas em área urbana, que dependerão de elaboraçãode estudo prévio de impacto de vizinhança — EIV — para obter as licenças ou autorizaçõesde construção, ampliação ou funcionamento, a cargo do Poder Público Municipal.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução ao Transporte Terrestre – 4

Questão 17No que se refere à promoção do desenvolvimento urbano sustentável, são objetivosfundamentais para o setor de transportes, definidos na Agenda 21, a utilização de energiasalternativas e renováveis e a redução dos níveis de emissão de poluição atmosférica esonora, entre outros.

Questão 18Acessibilidade significa a condição do indivíduo de se movimentar, circular, deslocar eatingir um destino desejado, isto é, realizar qualquer movimentação ou deslocamento porseus próprios meios, com total autonomia e em condições seguras, respeitadas suascapacidades individuais.

Questão 19A ampliação da acessibilidade, no contexto de uma política de mobilidade urbana, pode servista de forma isolada e focada na melhoria do sistema viário e dos veículos adaptadospara atender às pessoas com mobilidade reduzida.

Questão 20A circulação tem regras que, em sua maioria, afetam as pessoas de maneiras distintas,por isso o poder público precisa intervir nos conflitos entre os diversos agentes, em defesado lado mais frágil — o pedestre —, construindo espaços — as calçadas e as faixas detravessia — em que ele tenha prioridade sobre os veículos.

Questão 21A classificação viária regional define o papel que as vias desempenham na circulaçãoregional, dividindo-as em urbanas — vias arteriais, coletoras, locais e de trânsito rápido —e rurais — rodovias e estradas.

Questão 15O Programa Brasil Acessível tem o objetivo de estimular e apoiar os governos municipais eestaduais a desenvolver ações que garantam a acessibilidade para pessoas com restriçãode mobilidade aos sistemas de transportes, aos equipamentos urbanos e à circulação emáreas públicas.

Questão 16As atividades de transporte constituem um setor que produz fortes impactos no meioambiente, tanto diretamente — pela emissão de poluentes ou pelo efeito doscongestionamentos, quanto indiretamente — ao servir como elemento indutor dodesenvolvimento econômico e urbano.

Questão 22Um dos princípios para a organização do sistema viário é a identificação do papel que cadatipo de via desempenha na circulação urbana, considerando tanto os vários modos detransporte como, também, os veículos de transporte motorizados.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução ao Transporte Terrestre – 5

Questão 26É vedado ao órgão ou entidade de trânsito, com circunscrição sobre a via, regulamentar, pormeio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores àquelas definidas pelo referidoCTB.

Questão 23A determinação do sistema viário é produto de elementos objetivos tais como a topografia ea disposição das atividades humanas no território, por isso o planejamento da circulação éindependente das demais políticas urbanas, que interferem na localização das atividadeseconômicas, moradias e equipamentos urbanos.

Questão 25Segundo esse Código, o trânsito é de responsabilidade compartilhada apenas entre doisníveis de governo — o federal e o estadual.

Questão 24Esse CTB, substituiu o código de 1966, que estava totalmente inadequado e desatualizadopara as condições atuais do trânsito no Brasil.

Questão 27No CTB, há uma abordagem referente à educação para o trânsito, porém, sem tratar essetema como sendo essencial.

Questão 28As políticas de segurança para o trânsito, implementadas pelo atual Código de TrânsitoBrasileiro, que recebem a denominação genérica de Paz no Trânsito, combinam ações deengenharia, de operação e de fiscalização.

Questão 29Embora as condições de segurança e a emissão de poluentes — atmosféricos esonoros — sejam questões relevantes, não há regulamentação expressa no CTB/98, quedetermine a obrigatoriedade da realização de vistoria periódica dos veículos automotores.

Questão 30A partir de 2008 — 10 anos após a promulgação do referido CTB — o número de veículosem circulação cresceu muito, mas, em compensação, o de acidentes de trânsito no Brasildecresceu de forma significativa, a ponto de deixar de ser considerado um grave problemade saúde pública.

QUESTÕES de 24 a 31Os conhecimentos acerca do Código de Trânsito Brasileiro promulgado em

1998 — CTB/98 — permitem afirmar:

Questão 34Tanto a bicicleta quanto a motocicleta têm, entre as suas principais vantagens, o baixocusto de aquisição, operação e manutenção e a facilidade de estacionamento, e, comoalgumas de suas desvantagens, a insegurança de trânsito dada a falta de infraestrutura ede sinalização adequada e, também, o desrespeito por parte dos motoristas.

Questão 35Os custos sociais dos sistemas de transportes são aqueles repassados às pessoas que osutilizam diretamente e se refletem nos acidentes de trânsito, nos congestionamentos e napoluição — atmosférica e sonora.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Introdução ao Transporte Terrestre – 6

Questão 33No Brasil, o ônibus é o modo de transporte mais utilizado para transportar as pessoas.

Questão 32 O corpo humano é o principal meio natural de transporte, pois, a maior parte das pessoassempre fazem viagens a pé, com ou sem a utilização de um modo complementar.

Questão 31No geral, segundo o Código de Trânsito Brasileiro de 1998, os governos municipais sãoresponsáveis pelo transporte público de seus territórios, e os governos estaduais, pelotransporte público metropolitano, pelas linhas de longo percurso que penetram essas árease, também, pelo planejamento, pela operação e fiscalização do trânsito.

PROVA II — MATEMÁTICA

QUESTÕES de 36 a 55

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 36 a 55, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática – 7

QUESTÕES 36 e 37

Seja uma função definida em um conjunto por .

Questão 36É possível que D seja todo o conjunto dos números reais.

Questão 37O ponto (4, 2) pertence ao gráfico de .

Questão 38

Se é definida por então a imagem de é o

intervalo [−1, 3].

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática – 8

QUESTÕES 39 e 40

Seja a função definida por .

Questão 39O gráfico de intersecta o eixo .

Questão 40O período de é .

Questão 41O produto das abscissas dos pontos de intersecção do gráfico da função , definida

por −−−−− 8, com o eixo é igual a −−−−− 3.

Questão 42 é o maior conjunto no qual se pode considerar a função

definida por .

Questão 43A equação representa a reta que passa pelo ponto (2,3) e é perpendicular àreta .

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática – 9

Questão 44A equação representa C.

Questão 45Se o ponto Q = (k, k + 1) é interior à região limitada por C, então 0 < k < 2.

Questão 47A distância do vértice de P à reta de equação é igual a 7.

Questão 46O foco de P é o ponto (4,1).

QUESTÕES 44 e 45

Seja C a circunferência, com o centro no ponto (1,2), cujo raio mede .Nessas condições, é correto afirmar:

QUESTÕES 46 e 47

Seja P a parábola de equação .Em relação a P, pode-se afirmar:

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática – 10

Questão 48

A equação representa uma elipse cujos vértices coincidem com os focos da

hipérbole .

QUESTÕES de 49 a 52Considerando-se, no espaço R3, os pontos A = (1,2,3), B = (2,-1,1) e o vetor = (1,2,2),

é correto afirmar:

Questão 50

Se C = ( , , + 1) e é paralelo a , então = 2 .

Questão 51

Se AD é um segmento de reta que mede 6 e o vetor tem o mesmo sentido de , entãoa soma das coordenadas do ponto D é igual a 16.

Questão 52Se ABEF é um paralelogramo e F = (2,1,3), então E = (5,3,8).

Questão 49 + 3 = (6,5,4).

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Matemática – 11

Questão 53

Se MNPQ é um quadrilátero qualquer, então é o + + −−−−− é o vetor nulo.

Questão 54A escala de um mapa no qual uma rua de 280 metros está desenhada com 14 milímetros éde 1:50.

Questão 55Em duas folhas de papel do mesmo tamanho foram desenhados os mapas do Brasil e deSalvador, respectivamente.Sabendo-se que cada mapa toca duas margens opostas do papel onde está desenhado,pode-se afirmar que a escala empregada no mapa de Salvador é maior do que a empregadano mapa do Brasil.

RASCUNHO

PROVA III — FÍSICA

QUESTÕES de 56 a 70

INSTRUÇÃO:

Para cada questão, de 56 a 70, marque na coluna correspondente da Folha deRespostas:

V, se a proposição é verdadeira;F, se a proposição é falsa.

A resposta correta vale 1 (um ponto); a resposta errada vale −0,5 (menos meioponto); a ausência de marcação e a marcação dupla ou inadequada valem 0 (zero).

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Física – 12

Questão 56Os diâmetros dos núcleos dos atomos são normalmente medidos em μm.

Questão 57Os diâmetros dos planetas do sistema solar são normalmente medidos em unidades de km.

Questão 58As distâncias entre galáxias são comumente expressas em unidades de milhas.

Questão 59Sabendo-se que a massa de uma molécula de água é de aproximadamente 2.10−23g, eassumindo-se que o ser humano é feito puramente de água, pode-se concluir que o corpohumano com 100kg é composto aproximadamente de 5.1027 moléculas de água.

QUESTÕES de 56 a 58Com relação aos múltiplos e às subdivisões no sistema de unidades MKS, pode-se

afirmar:

Questão 60Sendo a velocidade média de um carro igual a zero em um dado intervalo de tempo, pode-sedizer que, necessariamente, o carro se manteve parado todo o tempo.

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Física – 13

Questão 63O tempo total do trajeto foi de 10 minutos e 15 segundos.

Questão 64Um coelho e uma tartaruga resolvem apostar uma corrida de 1km.

Sabendo-se que a tartaruga “corre” a uma velocidade constante de 20m/h, e considerando-sea velocidade do coelho constante e igual a 20km/h, é correto afirmar que o coelho poderádar uma vantagem à tartaruga de, no máximo, 1 hora, de forma a garantir que ele ganharáou empatará a corrida.

Questão 65Sendo a velocidade média do caminhar de um idoso igual a 3,6km/h e considerando-se quepara chegar a essa velocidade, ele leva aproximadamente 2 segundos, pode-se estimarque, caso ele consiga manter essa aceleração por um minuto, sua velocidade final chegaráa 80km/h.

Questão 66Os limites de velocidade do código de trânsito referem-se à velocidade instantânea doveículo e não à velocidade média.

Questão 61 A velocidade do trem, 5 segundos após sair do repouso, é de 2,5m/s.

QUESTÕES de 61 a 63Um trem se desloca em linha reta ao longo do trilho. Inicialmente, ele sai do repouso

com uma aceleração de 0,5m/s2, por 10 segundos. Depois, ele se mantém com aceleraçãonula por 10 min e, finalmente, ele desacelera a uma aceleração de −1,0m/s2, até parar.

Nessas condições, pode-se afirmar:

Questão 62A velocidade máxima que o trem atingiu foi de 5m/s.

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Física – 14

Questão 69A velocidade máxima que o trem atingiu foi de 10km/h.

Questão 70A velocidade média do trem, de 2h até 10h, foi de 5km/h.

QUESTÕES 69 e 70

Nessas condições, é correto afirmar:

Considere que esse gráfico esteja representando o movimento unidimensional de umtrem, em que S denota a sua distância da origem e t, o tempo.

Questão 68A velocidade de um objeto pode ser diferente de zero, mesmo se a aceleração for nula.

Questão 67

Nessas condições, pode-se afirmar que a ordem de chegada das bolinhas ao solo será aseguinte: A em primeiro, B em segundo e C, em terceiro.

Considere, na ilustração, os três planos inclinados com a mesma altura, e que as trêsbolinhas são soltas ao mesmo tempo.

RASCUNHO

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 15

PROVA DE REDAÇÃO

INSTRUÇÕES:

— se afastar do tema proposto;— for apresentada em forma de verso;— for assinada fora do local apropriado;— apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;— for escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade;— apresentar texto incompreensível ou letra ilegível.

Os textos a seguir devem servir como ponto de partida para a sua Redação.

• Escreva sua Redação com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara elegível.

• Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.• O rascunho deve ser feito no local apropriado do Caderno de Questões.• Na Folha de Resposta, utilize apenas o espaço a ela destinado.• Será atribuída a pontuação ZERO à Redação que

I.

— Quanto ainda há de Jorge Amado na Bahia de hoje?

Resposta:

— Muito e pouco. A literatura amadiana é movida por um pensar e reinventar a Bahia.Mestiçagem, sincretismo, é a Bahia de suas páginas. E é uma Bahia real. Jorge Amado nãotraduz uma Bahia que não existe. Mas existem várias Bahias. E Jorge começou a escreverna primeira metade do século passado. Havia uma necessidade e até uma urgência demapear e entender o que se via. No entanto, nenhuma cultura é estática. O que se vêtambém muda. Não existe uma identidade única, nem definitiva, pois se trata de um processodinâmico. [...]

LEITE, Gildeci. “Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.” MUITO. Revista Semanal do Grupo A Tarde. Salvador, n. 204,p. 8. 26 fev. 2012. Entrevista dada a Eron Rezende, Grupo A Tarde.

II.

O tema da identidade cultural é muito mal resolvido no campo da Antropologia e nocampo da Sociologia. A gente tem, às vezes, até uma certa rejeição à maneira como aquestão da identidade é colocada. Na Antropologia, nós falamos de identidade de umamaneira sempre relacional, opositiva, chamando atenção para contrastes, chamando atençãopara um jogo constante de oposições que ligam grupos entre si, e negamos muito a ideia deque haja uma substância de um grupo social que o caracteriza de uma vez por todas. Nãoacreditamos, por exemplo, numa coisa como baianidade, como uma essência, como umacoisa já dada: numa coisa como brasilidade, que escape ao jogo das oposições que nós

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 16

fazemos entre nossas características e características outras. Eu não gosto muito de abordara temática da identidade cultural, porque, em nome da identidade cultural, se fala muitabobagem. [...]

SERRA,Ordep. Identidade e reflexão crítica. In: Carnaval e identidade cultural na Bahia, hoje. Seminários de Carnaval (2.:1998: Salvador, Ba.) Seminários de Verão II. Folia universitária/Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. Salvador, 1999.

PROPOSTA: A partir das ideias contidas nos fragmentos apresentados, produza um textoargumentativo-dissertativo, analisando criticamente a ideia de que

“Não existe uma Bahia, mas várias Bahias.”

OBSERVAÇÕES:

— Discuta a questão da baianidade vinculada à problemática da cultura nacional e à existência, ounão, de uma singularidade.

— Embase seus argumentos em conhecimentos e reflexões sobre a Bahia de ontem e a de hoje.

UFBA – 2012 – Vagas Residuais – Redação – 17

R A S C U N H O