instruÇÕes para preenchimento anexo i importante 1....

3

Click here to load reader

Upload: trinhnhu

Post on 08-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO ANEXO I Importante 1. …responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/files/INSTRUCOES_ANEXO_I.pdf · INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO – ANEXO I DADOS DA

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO – ANEXO I

DADOS DA EMPRESA: O porte da Empresa deve ser considerado conforme o previsto no Edital 2014

Identificação: Responsável técnico contábil

Importante: Todos os dados financeiros apresentados neste formulário deverão ser extraídos das respectivas demonstrações contábeis de sua organização, uma vez que elaborada na forma da legislação vigente e assinada por um responsável técnico contábil devidamente habilitado ao exercício profissional, como previsto nos §1º e §2º, art. 2º, Lei Nº 12.918/2004.

1. BASE DE CÁLCULO

ORIGEM DOS RECURSOS – RECEITAS TOTAIS

Receita Bruta

A receita bruta compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado auferido nas operações de conta alheia, excluídas as vendas canceladas, as devoluções de vendas, os descontos incondicionais concedidos e os impostos não cumulativos cobrados, destacadamente do comprador ou contratante, e dos quais o vendedor dos bens ou prestador dos serviços seja mero depositário. (disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/).

Receita Líquida Receita bruta excluída dos impostos, contribuições, devoluções, abatimentos e descontos comerciais.

Resultado Operacional Este se encontra entre o Lucro Bruto e o LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda), ou seja, antes das receitas e despesas não operacionais.

Folha de Pagamento Bruta

Somatório de remuneração (salários, gratificações, comissões e abonos), 13º salário, férias e encargos sociais compulsórios (INSS, FGTS e Contribuição Social, etc).

2. INDICADORESSOCIAIS INTERNOS

Alimentação Gastos com restaurante, vale-refeição, lanches, cestas básicas e outros relacionados à alimentação de empregados (as).

Encargos Social Compulsórios Encargos Sociais Compulsórios (INSS, FGTS e Contribuição Social)

Previdência privada Planos especiais de aposentadoria, fundações previdenciárias, complementações de benefícios a aposentados(as) e seus dependentes.

Saúde e Saneamento Plano de saúde, assistência médica, odontológica e outros gastos com saúde, inclusive de aposentados (as).

Segurança e Saúde no Trabalho Programas de medicina preventiva e programas de qualidade de vida.

Transporte Gastos com vale transporte e outros benefícios relacionados à locomoção.

Page 2: INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO ANEXO I Importante 1. …responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/files/INSTRUCOES_ANEXO_I.pdf · INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO – ANEXO I DADOS DA

Educação Gastos com ensino regular em todos os níveis: reembolso de educação; bolsas e estudos; assinaturas de periódicos; biblioteca (excluído pessoal) e outros gastos com educação.

Cultura Gastos com eventos e manifestações artísticas e culturais (música, teatro, cinema, literatura e outras representações do patrimônio cultural).

Capacitação e desenvolvimento profissional

Recursos investidos em qualificação (treinamentos, cursos, estágios e capacitação) voltados a atividades desenvolvidas pelos empregados (as) (excluindo os salários).

Creches ou auxílio-creche Creche no local ou auxílio-creche a empregados(as).

Participação nos lucros ou resultados e sobras

Participações que não caracterizem complemento de salários. Em caso de Sociedade Cooperativa, leia-se “lucros” por “sobras”, conforme determinado pelo art. 4º, inciso VII da Lei Nº 5.764/ 71.

Seguros e Empréstimos Seguros (parcela paga pela empresa), empréstimos (só o custo).

Outros Gastos com atividades oferecidas a empregados (as) não alocados em itens anteriores.

3. INDICADORES SOCIAIS EXTERNOS

Educação Somatório dos investimentos na área de educação aplicados na comunidade.

Cultura Gastos com eventos e manifestações artísticas e culturais (música, teatro, cinema, literatura e outras representações do patrimônio cultural aplicados na comunidade.

Saúde e saneamento Somatório dos investimentos na área de saúde e saneamento aplicados na comunidade.

Esporte Somatório dos investimentos na área de esporte aplicados na comunidade.

Combate à fome e segurança alimentar

Somatório dos investimentos aplicados na comunidade que façam parte de projetos voltados ao combate à fome.

Obras públicas Somatório dos investimentos aplicados em quaisquer obras públicas.

Outros Neste campo deverão ser alocadas as demais aplicações de recursos não alocados nos itens anteriores.

Total das contribuições à sociedade

Somatório dos investimentos na comunidade que aparecem discriminados. Os itens na tabela aparecem como indicação de setores importantes onde a empresa deve investir (como habitação, creche, lazer e diversão, por exemplo). Porém podem aparecer aqui somente os investimentos focais que a empresa realiza.

Tributos (excluídos encargos sociais)

Impostos, contribuições e taxas federais, estaduais e municipais

Page 3: INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO ANEXO I Importante 1. …responsabilidadesocial.alesc.sc.gov.br/files/INSTRUCOES_ANEXO_I.pdf · INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO – ANEXO I DADOS DA

4. INDICADORES AMBIENTAIS

Investimentos relacionados com a produção/operação da empresa

Investimentos, monitoramento de qualidade dos resíduos/efluentes, despoluição, gastos com a introdução de métodos não-poluentes, auditorias ambientais, programas de educação ambiental para os(as) funcionários(as) e outros gastos com o objetivo de incrementar e buscar o melhoramento contínuo da qualidade ambiental na produção/operação da empresa.

Investimentos em programas e/ou projetos externos

Despoluição, conservação de recursos ambientais, conservação de energia, campanhas ecológicas e educação socioambiental para a comunidade externa e para a sociedade em geral.

Valores de multas por infrações à legislação ambiental

Somatório das multas por infrações à legislação ambiental, recolhidas ou transitadas em julgado

5. INDICADORES DO CORPO FUNCIONAL

Nº de afrodescendentes que trabalham na empresa

Considerar como trabalhadores(as) afrodescendentes o somatório de indivíduos classificados/autodeclarados como de pele preta e parda (conforme a RAIS).

6. INDICADORES RELEVANTES QUANTO AO EXERCÍCIO DA CIDADANIA EMPRESARIAL

Relação entre a maior e a menor remuneração

Resultado absoluto da divisão da maior remuneração pela menor.

Número total de acidentes de trabalho

Todos os acidentes de trabalho registrados durante o ano.

Valor adicionado

É a demonstração da riquezagerada na atividade (em R$) e a sua distribuição (em %) para os que participaram da produção dessa riqueza, tais como (empregados, acionistas, governo e terceiros), bem como a parcela da riqueza não distribuída.

Distribuição do Valor Adicionado (DVA)

É o informe contábil que evidencia, de forma sintética, os valores correspondentes à formação da riqueza gerada pela empresa em determinado período e sua respectiva distribuição. (disponível em: http://www.portaldecontabilidade.com.br/, acesso em 04 jun 2014).

7. OUTRAS INFORMAÇÕES

Espaço onde a empresa pode anexar outras evidênciase informações sobre sua responsabilidade social (Ex: Relatórios de sustentabilidade, relatórios de projetos, tabelas, gráficos, entrevistas, etc.) ou mesmo indicar o

link de acesso a estas informações. Cada arquivo não pode ultrapassar 30MB.