instruÇÕes: maneira correta de preenchimento do cartão ... · os jogos pan-americanos são uma...

17
BLOCO I Etapa IV Biologia Química Física Geografia História Filosofia Sociologia 01 a 10 11 a 20 21 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 61 a 70 Série Data Horário Nº de Questões 1º Ano 18/11/2015 07h às 11h 70 Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta. Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja incompleto peça ao aplicador da sala substituí-lo. Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala. Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu CARTÃO-RESPOSTA. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA. Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados; Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência; Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta. Aluno(a): ____________________________________________________________ INSTRUÇÕES:

Upload: vuongbao

Post on 09-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 1/17 Data: 18/11/2015

BLOCO I – Etapa IV

Biologia Química Física Geografia História Filosofia Sociologia

01 a 10 11 a 20 21 a 30 31 a 40 41 a 50 51 a 60 61 a 70

Série Data Horário Nº de Questões

1º Ano 18/11/2015 07h às 11h 70

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se não existem folhas faltando ou rasuradas. Caso possua, peça ao fiscal para substituí-lo.

Após 60 (sessenta) minutos, você

receberá um cartão-resposta. A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão

sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES: Maneira correta de

preenchimento do cartão-

resposta:

Maneira errada de

preenchimento do cartão-

resposta:

Para a realização deste Simulado você está recebendo este caderno

contendo as questões do referido Bloco de Disciplinas com 5 alternativas cada, onde somente uma será a correta.

Confira se este CADERNO DE QUESTÕES contém a quantidade de questões especificadas acima e se estão na ordem. Caso esteja

incompleto peça ao aplicador da sala substituí-lo.

Verifique, no CARTÃO-RESPOSTA, se os seus dados estão registrados

corretamente. Caso haja alguma divergência, comunique-a imediatamente ao aplicador da sala.

Após a conferência, assine seu nome no espaço apropriado do seu

CARTÃO-RESPOSTA.

A correção das provas será efetuada considerando exclusivamente as

marcações do CARTÃO-RESPOSTA.

Não será permitida qualquer espécie de consulta, nem uso de

aparelho de comunicação, cálculo e/ou de registro de dados;

Ao sair da sala, não esqueça de assinar a folha de frequência;

Marque apenas uma alternativa para cada questão, utilizando caneta esferográfica, tinta azul ou preta, escrita grossa. Não deixe questão sem resposta.

Aluno(a): ____________________________________________________________

INSTRUÇÕES:

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 2/17 Data: 18/11/2015

BIOLOGIA – Prof°. Mário Cristiano

01. As células pluripotentes do tecido conjuntivo que podem originar outros destes tecidos com diferentes funções são as (os):

a) Macrófagos

b) Mastócitos

c) Fibrócitos

d) Plasmócitos

e) Mesenquimais

02. As cartilagens revestem diferentes partes do corpo humano e de animais. Sobre os tipos de cartilagem, analise as seguintes afirmativas:

1) cartilagem hialina – pouca quantidade de fibras colágenas; é abundante no corpo humano e encontrada nos brônquios e traqueia.

2) cartilagem fibrosa – possui abundante quantidade de fibras colágenas; é bastante rígida e encontrada nos discos intervertebrais.

3) cartilagem elástica – possui pequena quantidade de colágeno e grande quantidade de fibras elásticas, sendo encontrada na orelha.

Está(ão) correta(s):

a) 1 apenas

b) 1 e 2 apenas

c) 1, 2 e 3

d) 2 e 3 apenas

e) 1 e 3 apenas

Utilize o texto abaixo para responder as questões 03 a 04

RIO DE JANEIRO SEDIA OS JOGOS PAN-AMERICANOS E PARA PAN-AMERICANOS DE 2007

Os Jogos Pan-americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos, incluindo esportes do Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. Realizados de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos, tiveram sua primeira edição em 1951, em Buenos Aires, capital da Argentina. Porém sua origem remete a 1932, nos Jogos Olímpicos de Los

Angeles. Inspirados pela realização, seis anos antes, dos primeiros Jogos Centro-americanos, representantes de países latino-americanos no Comitê Olímpico Internacional (COI) propuseram a criação de uma competição que reunisse todos os países das Américas, com o intuito de fortalecer o esporte na região. A ideia deu origem ao primeiro Congresso Esportivo Pan-americano, realizado em Buenos Aires, em 1940. A princípio, o Congresso definiu que os Jogos inaugurais seriam disputados em 1942, na própria capital argentina - planos adiados pela Segunda Guerra Mundial.

O desenvolvimento dos Jogos foi acompanhado de perto pelo desenvolvimento da medicina desportiva, que vem permitindo a superação das barreiras fisiológicas e a conquista de bons resultados.

O futebol é atualmente considerado como uma das modalidades desportivas onde o risco de lesão é mais elevado. Para além desta evidência estatística (vejam-se os dados dos últimos Jogos Olímpicos onde a futebol aparece como a modalidade coletiva com maior incidência de lesões), o futebol é também a modalidade que tem despertado maior interesse científico com especial enfoque no estudo das lesões. Recentemente, o futebol brasileiro tem presenciado uma série de lesões semelhantes, a primeira vítima foi Obina, do Flamengo, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Um domingo depois, a "bruxa" atingiu Alemão, do Palmeiras, que teve confirmada a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e será operado.

03. Marque a alternativa que indica o tecido lesionado nas lesões de Obina e Alemão:

a) Tecido Conjuntivo Propriamente Dito.

b) Tecido Conjuntivo Cartilaginoso.

c) Tecido Conjuntivo Ósseo.

d) Tecido Muscular.

e) Tecido Epitelial.

04. A Eritropoietina é usada essencialmente por atletas especializados em provas de esforço longo, com vários escândalos já comprovados no ciclismo e no atletismo. A EPO melhora o desempenho dos atletas em 15 por cento podendo, porém provocar coágulos no sangue, ataques cardíacos e derrames cerebrais. Podemos afirmar que a EPO promove no organismo do atleta de forma direta:

a) aumento da fermentação muscular.

b) maior metabolismo de ácidos graxos.

c) maior transporte de oxigênio.

d) maior proteção hepática.

e) diminuição da pressão sanguínea.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 3/17 Data: 18/11/2015

05. Há algum tempo as pessoas escutam e leem notícias sobre o imenso potencial das células-tronco para o tratamento de diferentes doenças. A expectativa criada gera ansiedade e às vezes frustração. Diante disso, pode-se afirmar que,

a) as células-tronco hematopoiéticas tecido-específicas, produzidas no tecido ósseo, podem se transformar em células cartilaginosas.

b) as células-tronco dos tecidos específicos existem em diferentes tecidos ou órgãos como cérebro e coração e têm características pluripotentes.

c) as células-tronco embrionárias são obtidas de blastóporos, com poucas células não diferenciadas, que se transformam em qualquer tipo de célula.

d) as células-tronco pluripotentes induzidas reprogramam células adultas de vários tecidos, fazendo com que retornem ao estado tecido-específico.

e) as células-tronco hematopoiéticas já são utilizadas há décadas em transplante de medula óssea, para tratamento de algumas doenças do sangue.

Utilize o texto abaixo para responder a questão 06.

Homem pode ter se curado da AIDS com transplante de

células-tronco

NOVA YORK - Um transplante de sangue pouco comum pode ter curado um americano da AIDS, afirmaram médicos nesta quarta-feira. O homem, que tem cerca de 40 anos e mora em Berlim, recebeu um transplante de sangue feito a partir de células-tronco adultas em 2007 para tratar uma leucemia. O doador tinha uma mutação genética que conferia uma resistência natural ao HIV. Três anos depois do procedimento, os médicos constataram que o paciente não tem sinais do câncer ou da infecção por HIV, segundo um relatório publicado na revista 'Blood'. Os transplantes de medula óssea - ou de sangue criado a partir de células-tronco adultas - são usados no tratamento contra o câncer. O processo envolve a destruição do sistema imunológico do paciente com radiação e medicamentos e a sua substituição a partir das células de um doador compatível. O risco de mortalidade do procedimento é de cerca de 5%.

(Fonte:oglobo.globo.com)

06. No processo de destruição do sistema imunológico do paciente são destruídas as principais células-alvo do HIV.

Estas células são classificadas como:

a) Anticorpos

b) Hemácias

c) Linfócito B

d) Linfócito T

e) Plaquetas

Leia o texto abaixo e responda as questões de 07 a 08.

07. De acordo com o número de hemácias do paciente. Pode-se afirmar que:

a) O paciente pode viver em elevada altitude.

b) Ele pode apresentar dificuldade em transportar gases respiratórios.

c) O paciente pode apresentar maior ocorrência de tromboses.

d) Ele pode ter deficiência na ingestão de vitamina A.

e) O paciente pode possuir maior facilidade em executar atividades aeróbicas.

08. O número de leucócitos é um indicativo de possíveis infecções. Embora o paciente acima esteja com estes valores normais, um número elevado de basófilos (tipo de leucócito) pode indicar:

a) viroses

b) bacterioses

c) alergias

d) verminoses

e) anemia

Utilize o texto abaixo para responder a questão 09.

Você já viu um Ovo de Tubarão?

À primeira vista, parece um saquinho amarelo translúcido que envolve o corpo de um girino desconhecido. O ovo de tubarão, apelidado de “bolsa de sereia”, não tem um formato padronizado: apesar de esta foto mostrar um exemplar retangular com uma leve curva nas pontas, existem outros desenhos já observados.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 4/17 Data: 18/11/2015

09. O(s) anexo(s) embrionário(s) encontrados nesse ovo é (são):

a) alantóide, âmnio e saco vitelínico d) saco vitelínico

b) alantóide e saco vitelínico e) âmnio

c) placenta e âmnio

10. Nos vertebrados aparecem estruturas embrionárias que auxiliam no desenvolvimento do embrião desses animais. A estrutura presente na maioria dos mamíferos e em algumas espécies de peixes, formada pela união de vilosidades do córion com o endométrio é denominada de:

a) placenta d) alantoide

b) chalaza e) saco vitelínico

c) âmnio

QUÍMICA – Prof°S. Edson e Fernando

11. Um cilindro munido de êmbolo contém um gás ideal representado pelo ponto 1 no gráfico. A seguir o gás é submetido sucessivamente à transformação isobárica (evolui do ponto 1 para o ponto 2), isocórica (evolui do ponto 2 para o ponto 3) e isotérmica (evolui do ponto 3 para o ponto 1). Ao representar os pontos 2 e 3 nas isotermas indicadas, conclui-se que:

a) a temperatura do gás no estado 2 é 450 K

b) a pressão do gás no estado 3 é 2 atm

c) a temperatura do gás no estado 3 é 600 K

d) o volume do gás no estado 2 é 10 L

e) a pressão do gás no estado 2 é 2 atm

12. Necessita-se armazenar certa quantidade de oxigênio gasoso. A massa do gás é de 19,2 g, à temperatura de 277 °C e à pressão de 1,5 atm. O único recipiente capaz de armazená-lo terá aproximadamente o volume de: Dados: massa molar de:

O2= 32 g · mol–1

; R = 0,082 atm · L · mol–1

· K–1

a) 4,50 L

b) 9,00 L

c) 18,0 L

d) 20,5 L

e) 36,0 L

13. Qual é a pressão exercida pela mistura de 4g de H2 e 8g de He (comportando-se como gases ideais) quando a mistura é confinada num recipiente de 4,0L à temperatura de 27 °C?

(Dados: R = 0,082 L atm mol–1

K–1

; H = 1; He = 4)

a) 73,8 atm

b) 24,6 atm

c) 18,5 atm

d) 2,5 atm

14. Temos um recipiente com N2 puro e outro com O2 puro. Volumes e pressões iniciais estão assinalados no esquema seguinte.

Abrindo a torneira que separa os dois gases e mantendo a temperatura, a pressão interna se estabiliza no valor de:

a) 6,00 atm

b) 3,00 atm

c) 2,60 atm

d) 2,50 atm

e) 2,17 atm

15. No motor de um carro a álcool, o vapor do combustível é misturado com o ar e se queima à custa de faísca elétrica produzida pela vela no interior do cilindro. A queima do álcool pode ser representada pela equação:

C2H6O(g)+ 3 O2(g) → 2 CO2(g)+ 3 H2O(g)+ energia,

A quantidade, em mols, de água formada na combustão completa de 138 gramas de etanol é igual a:

(Dado: massa molar C2H6O = 46 g/mol.)

a) 1

b) 3

c) 6

d) 9

e) 10

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 5/17 Data: 18/11/2015

16. A alternativa que indica a massa em gramas de Al2O3, obtida pela reação de 13,5 g de alumínio com o oxigênio, é: 4 Al + 3 O2 → 2 Al2O3

a) 156,5

b) 102,0

c) 54,0

d) 25,5

e) 23,0

(Dados: Al = 27 ; O = 16.)

17. O cobre participa de muitas ligas importantes, tais como latão e bronze. Ele é extraído de calcosita, Cu2S, por meio de aquecimento em presença de ar seco, de acordo com a equação:

A massa de cobre que pode ser obtida a partir de 500 gramas de Cu2S é, aproximadamente, igual a:

(Dados: massas atômicas → Cu = 63,5 ; S = 32)

a) 200 g

b) 400 g

c) 300 g

d) 600 g

e) 450 g

18. Na pilha eletroquímica sempre ocorre:

a) oxidação do cátodo.

b) movimento de elétrons no interior da solução eletrolítica.

c) reação com diminuição de calor.

d) passagem de elétrons, no circuito externo, do ânodo para o cátodo.

e) reação de neutralização.

19. (Vunesp) A equação seguinte indica as reações que ocorrem em uma pilha:

Zn(s) + Cu2+

(aq) → Zn2+

(aq) + Cu(s)

Podemos afirmar que:

a) O zinco metálico é o cátodo.

b) O íon cobre sofre oxidação.

c) O zinco metálico sofre aumento de massa.

d) O cobre é o agente redutor.

e) Os elétrons passam dos átomos de zinco metálico aos íons de cobre.

20. Dado um sistema relativo a uma pilha de Mg e Zn:

Sabendo-se que os elétrons fluem do eletrodo de magnésio para o eletrodo de zinco, podemos afirmar que:

a) a reação não é espontânea.

b) o eletrodo de magnésio é o polo positivo.

c) o eletrodo de zinco é o cátodo.

d) o eletrodo de zinco sofre corrosão.

e) a concentração de Mg2+

diminui.

FÍSICA – Prof°. Joel

21. (Uel 1997) Um operário ergue, do chão até uma prateleira a 2,0m de altura, uma saca de soja de massa 60kg, gastando 2,5s na operação. A potência média dispendida pelo operário, em watts, é, no mínimo,

Dados: g = 10m/s2

a) 2,4.102

b) 2,9.102

c) 3,5.102

d) 4,8.102

e) 6,0.102

22. (Ufmg 1995) Um esquiador de massa m = 70 kg parte do repouso no ponto P e desce pela rampa mostrada na figura. Suponha que as perdas de energia por atrito são desprezíveis e considere g = 10 m/s

2.

A energia cinética e a velocidade do esquiador quando ele passa pelo ponto Q, que está 5,0 m abaixo do ponto P, são respectivamente,

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 6/17 Data: 18/11/2015

a) 50 J e 15 m/s.

b) 350 J e 5,0 m/s.

c) 700 J e 10 m/s.

d) 3,5 × 103 J e 10 m/s.

e) 3,5 × 103 J e 20 m/s.

23. (Faap 1997) Um carrinho de massa m=4 Kg e velocidade de 6 m/s choca-se com uma mola de constante elástica k=100 N/m. Desprezando-se o atrito e a resistência do ar, a máxima compressão da mola ao ser comprimida pelo carrinho é:

a) 1,2 m

b) 0,12 m

c) 0,012 m

d) 12 m

e) outro valor

24. (Unirio 1997) A figura a seguir representa um carrinho de massa m se deslocando sobre o trilho de uma montanha russa num local onde a aceleração da gravidade é g=10m/s

2. Considerando que a energia

mecânica do carrinho se conserva durante o movimento e, em P, o módulo de sua velocidade é 8,0m/s, teremos no ponto Q uma velocidade de módulo igual a:

a) 5,0 m/s

b) 4,8 m/s

c) 4,0 m/s

d) 2,0 m/s

e) Zero.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O gráfico representa o valor algébrico da força

resultante F que age sobre um corpo de massa 5,0 kg, inicialmente em repouso, em função da abscissa x.

25. (Uel 1994) A velocidade do corpo ao passar pelo ponto da abcissa 4,0 m, em m/s, vale

a) zero

b) 2

c) 2

d) 2 2

e) 3

26. (Uel 1996) Uma partícula de massa 500 g, em movimento retilíneo, aumenta sua velocidade desde 6,0 m/s até 10 m/s num percurso de 8,0 m. A força resultante sobre a partícula tem módulo, em newtons,

a) 16

b) 8

c) 6

d) 4

e) 2

27. (Ita 2005) Um automóvel para quase que instantaneamente ao bater frontalmente numa árvore. A proteção oferecida pelo "air-bag", comparativamente ao carro que dele não dispõe, advém do fato de que a transferência para o carro de parte do momentum do motorista se dá em condição de,

a) menor força em maior período de tempo.

b) menor velocidade, com mesma aceleração.

c) menor energia, numa distância menor.

d) menor velocidade e maior desaceleração.

e) mesmo tempo, com força menor.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 7/17 Data: 18/11/2015

28. (Ufpe 1996) Um corpo de massa M em repouso explode em dois pedaços. Como consequência, um dos pedaços com massa (3/4)M adquire a velocidade V, para a direita, em relação ao solo. A velocidade adquirida pelo outro pedaço, em relação ao solo, vale:

a) V/4, dirigida para a esquerda;

b) 3V, dirigida para a esquerda;

c) V/4, dirigida para a direita;

d) 3V, dirigida para a direita;

e) zero.

29. (Pucpr 1999) Dois patinadores, um de massa 100kg e outro de massa 80kg, estão de mãos dadas em repouso sobre uma pista de gelo, onde o atrito é desprezível. Eles empurram-se mutuamente e deslizam na mesma direção, porém em sentidos opostos. O patinador de 100kg adquire uma velocidade de 4m/s. A velocidade relativa de um dos patinadores em relação ao outro é, em módulo, igual a:

a) 5 m/s

b) 4 m/s

c) 1 m/s

d) 9 m/s

e) 20 m/s

30. (Fei 1995) Sabe-se que a densidade do gelo é 0,92 g/cm

3, a do óleo é 0,8 g/cm

3 e a da água é de 1,0 g/cm

3.

A partir destes dados podemos afirmar que:

a) o gelo flutua no óleo e na água

b) o gelo afunda no óleo e flutua na água

c) o gelo flutua no óleo e afunda na água

d) o óleo flutua sobre a água e o gelo flutua sobre o óleo

e) a água flutua sobre o gelo e afunda sobre o óleo

GEOGRAFIA – Prof°. Giovani

31. (UCS RS/2015) Leia o excerto a seguir:

Apesar de ser o maior país do mundo, a Rússia tem dificuldade de encontrar uma saída permanente para o mar nas proximidades de suas principais cidades. Na parte norte do país, os rios ficam congelados, assim como em parte do Mar Báltico e do Oceano Glacial Ártico. No sul, o Rio Volga desemboca no Mar Cáspio, que é fechado. Para contornar esse problema, foram construídos inúmeros canais que interligam os principais rios aos litorais. O Canal Lênin, por exemplo, faz a ligação do Rio Volga com o Don, que desemboca no Mar de Azov, que dá acesso ao Mar Negro. Desse modo, a Rússia tem acesso (via Mar Negro) ao Mar Mediterrâneo, utilizando-se também do Estreito de Bósforo, do Mar de Mármara e do Estreito de Dardanelos.

Fonte: TAMDJIAN, James Onnig. Geografia: estudos para compreensão do espaço. Vol. Único. 2. ed., São Paulo: FTD,

2013. p. 100.

Assinale a alternativa que indica a problemática abordada no texto.

a) Problema ambiental com desdobramento econômico.

b) Problema geopolítico com desdobramento econômico.

c) Problema hidroclimático com desdobramento geopolítico.

d) Problema econômico com desdobramento ambiental.

e) Problema geopolítico com desdobramento hidroclimático.

32. (FAMECA SP/2013) Em 1985, o estadista Mikhail Gorbachev assumiu o poder do Partido Comunista, realizando profundas reformas políticas (Glasnost) e econômicas (Perestroika) com o objetivo de fortalecer as repúblicas soviéticas e evitar a sua desagregação. Apesar dos esforços adotados, a URSS chegou ao fim em dezembro de 1991. As causas da desagregação da URSS estiveram relacionadas,

a) à presença de reservas de petróleo em praticamente todas as repúblicas, o que favoreceu a independência econômica.

b) à intransigência de Mikhail Gorbachev que, apesar das reformas realizadas, impediu a abertura política e econômica.

c) ao acidente nuclear de Chernobil na Ucrânia, que causou descontentamento generalizado entre a população e enfraqueceu o Estado.

d) ao descontentamento da população em relação ao sistema de governo vigente, que a impedia de obter melhorias na qualidade de vida.

e) à presença de multipartidarismo que dificultava a ação do Estado nas tomadas de decisões.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 8/17 Data: 18/11/2015

33. (UEPB/2011) O grande crescimento da Índia desde os anos de 1990 coloca este país como um dos quatro gigantes emergentes, ao lado da Rússia, China e Brasil. O prognóstico econômico é de que a Índia atinja em meados deste século a terceira posição na economia mundial. Este fato se deve:

a) ao extraordinário crescimento de sua indústria cinematográfica, que hoje já ultrapassa a produção de Hollywood, sua grande concorrente.

b) ao crescimento de sua população que é hoje a segunda do mundo, com alto poder de consumo.

c) à eliminação da sociedade de castas que marcou a milenar história do país e impedia as pessoas de castas inferiores de ascender econômica e socialmente.

d) aos avanços alcançados pela sua indústria nos setores farmacêutico, de fibras ópticas, de satélites e informática.

e) à resolução do conflito com o Paquistão pela Caxemira, o qual obrigava a Índia a desviar imensos recursos para a produção de armamentos, inclusive nucleares.

34. (UEMS/2008) Os chamados Tigres Asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Coréia do Sul e Cingapura) são países que tiveram grandes taxas de crescimento econômico nas últimas décadas. Assinale a alternativa que traz as características comuns desses países:

a) Foram colonizados pelo Japão, que introduziu uma cultura industrial e de alta competitividade comercial, favorecendo o rápido crescimento econômico no pós–guerra e a inserção desses países na nova divisão internacional do trabalho.

b) Há um traço marcante do pensamento confucionista nesses países, onde há uma forte valorização da educação e do trabalho, o que favoreceu aos governos locais ampliarem os investimentos em educação e fortalecerem as empresas nacionais para competirem nos mercados externos.

c) Em todos esses países se estabeleceram regimes ditatoriais totalitários, que implantaram modelos de substituição de importação voltados aos mercados internos.

d) Houve baixos investimentos em educação, mas o crescimento econômico proporcionado pelos setores primários possibilitaram uma ampliação da renda e do consumo.

e) Apesar das elevadas taxas de crescimento econômico, a renda foi concentrada nas mãos das elites locais, o que aumentou as desigualdades sociais e dificultou o acesso aos benefícios gerados pelo crescimento econômico.

35. (ESPM SP/2014) Dirigentes de China e Taiwan tiveram em Nanquim, o primeiro encontro desde a guerra civil de 1949. Foram quatro dias de conversações entre o chinês Wang Yu-Chi e o taiwanês Zhang Zhijuni. Tratou da continuação e contatos que ocorriam de forma discreta, apesar de ousada, desde maio de 2008,

quando Maying Jeou foi eleito presidente da ilha de 23 milhões de habitantes. Voos regulares passaram a encurtar distâncias, e o fluxo comercial entre as duas partes dobrou. Em 2013, chegou a antes inimagináveis US$ 197 bilhões. Em 2010, China e Taiwan já haviam firmado um acordo comercial, sustentado por organismos não oficiais. No ano passado a ilha capita-lista recebeu 3 milhões de turistas oriundos da China, país de 1,4 bilhão de habitantes, que passou por uma revolução comunista em 1949, liderada por Mao Tse-Tung.

(http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundonoticia/2014; 01/03/2014; 11h56)

Oficialmente:

a) a China considera Taiwan uma Zona Econômica Especial;

b) a China reconhece Taiwan como um país independente;

c) a China concede a Taiwan o status de província com autonomia especial;

d) a China considera Taiwan como uma região administrativa especial;

e) a China considera Taiwan como parte de seu território e não reconhece sua independência.

36. (FUVEST SP/2013) Observe os gráficos.

Com base nos gráficos e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) O comércio bilateral entre China e África cresceu timidamente no período e envolveu, principalmente, bens de capital africanos e bens de consumo chineses.

b) As exportações chinesas para a África restringem-se a bens de consumo e produtos primários destinados a atender ao pequeno e estagnado mercado consumidor africano.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 9/17 Data: 18/11/2015

c) A implantação de grandes obras de engenharia, com destaque para rodovias transcontinentais, ferrovias e hidrovias, associa-se ao investimento chinês no setor da construção civil na África.

d) O agronegócio foi o principal investimento da China na África em função do exponencial crescimento da população chinesa e de sua grande demanda por alimentos.

e) O investimento chinês no setor minerador, na África, associa-se ao crescimento industrial da China e sua consequente demanda por petróleo e outros minérios.

37. (IFGO/2015)

Disponível em: <http://cultura.culturamix.com/blog/wp-content/gallery>.

Acesso em 24 Nov. 2014.

Com relação ao bloco econômico MERCOSUL, assinale a alternativa correta.

a) Os países associados do MERCOSUL após 2012 e que o compõem são: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

b) Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai (em suspensão temporária) e Venezuela são países membros do bloco.

c) São países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Peru, Colômbia, Equador e Chile.

d) O Chile e a Venezuela aderiram e tornaram-se países membros em 2012.

e) O Paraguai foi permanentemente suspenso do bloco.

38. (IFRS/2014) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, de forma a estabelecer a relação correta entre elas.

1. Zona de Livre Comércio

2. União Aduaneira

3. Mercado Comum

4. União Econômica e Monetária

( ) Padronização de tarifas para diversos itens relacionadas ao comércio com países que não pertencem ao bloco.

( ) É estabelecida uma moeda comum para os países integrantes deste estágio de Bloco Econômico.

( ) É adotada uma redução gradual ou eliminação de tarifas alfandegárias entre os países do Bloco Econômico.

( ) É permitida a livre circulação de capitais e pessoas pertencentes ao Bloco Econômico.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) 1 – 4 – 2 – 3

b) 2 – 4 – 3 – 1

c) 2 – 4 – 1 – 3

d) 1 – 3 – 4 – 2

e) 2 – 3 – 1 – 4

39. (UFAL/2014) Em 1 de Janeiro de 1994, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entrou em vigor. O NAFTA criou uma das maiores zonas de comércio livre do mundo, que agora liga 450 milhões de pessoas que produzem 17 trilhões de dólares em bens e serviços. O comércio entre os países do NAFTA vem crescendo desde que o acordo entrou em vigor.

Disponível em: http://www.ustr.gov. Acesso em: 08/12/2013

O NAFTA se tornou um dos mais importantes blocos econômicos do mundo, apesar de fazer parte dele apenas,

a) EUA, Canadá, Venezuela e Brasil.

b) EUA, Canadá e Inglaterra.

c) EUA, Canadá, Brasil e Argentina.

d) EUA, Canadá e México.

e) EUA, Canadá, México e Brasil.

40. (IFGO/2013) O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem, os quais cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar ou cinema, por exemplo. No aspecto econômico, o MERCOSUL assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado de Assunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1991.

Disponível em:

<http://www.mercosul.gov.br/perguntas-mais- frequentessobre- integracao-regional-e-mercosul>. Acesso

em: 18 ago. 2013.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 10/17 Data: 18/11/2015

Em 12 de agosto de 2012 entrou em vigor o protocolo de adesão de outro Estado Parte no MERCOSUL. Esse Estado é:

a) Bolívia

b) Chile

c) Peru

d) Venezuela

e) Colômbia

HISTÓRIA – Prof°. Francisco Machado

41. (G1 - utfpr 2015) O principal interesse da metrópole portuguesa em relação ao Brasil, no período Colonial, era:

a) produzir alimentos para alimentar a população de Portugal.

b) fazer o comércio e escravidão de índios e negros.

c) vender os produtos manufaturados de Portugal e Espanha.

d) extrair produtos e matérias-primas rentáveis no mercado mundial da época.

e) criar gado para atender ao mercado europeu.

42. (Fgv 2015) O Estado era tanto o sujeito como o objeto da política econômica mercantilista. O mercantilismo refletia a concepção a respeito das relações entre o Estado e a nação que imperava na época (séculos XVI e XVII). Era o Estado, não a nação, o que lhe interessava.

(Eli F. Heckscher, La epoca mercantilista, 1943, p. 459-461 Apud Adhemar Marques e et alii (seleção), História moderna

através de textos, 1989, p. 85. Adaptado)

Segundo o autor,

a) as relações profundas entre o Estado absolutista e o nacionalismo levaram à intolerância e a tudo o que impedia o bem-estar dos súditos, unidos por regulamentações e normas rígidas.

b) as práticas econômicas intervencionistas do Estado absolutista tinham o objetivo específico de enriquecer a nação, em especial, os comerciantes, que impulsionavam o comércio externo, base da acumulação da época.

c) o mercantilismo foi um sistema de poder, pois o Estado absolutista implantou práticas econômicas intervencionistas, cujo objetivo maior foi o fortalecimento do poder político do próprio Estado.

d) o Estado absolutista privilegiou sua aliada política, a nobreza, ao adotar medidas não intervencionistas, para preservar a concentração fundiária, já que a terra era a medida de riqueza da época.

e) a nação, compreendida como todos os súditos do Estado absolutista, era o alvo maior de todas as medidas econômicas, isto é, o intervencionismo está intimamente ligado ao nacionalismo.

43. (Uern 2015) Os descobrimentos marítimos europeus do século XVI estão inseridos no contexto da política mercantilista. Essa política, segundo o historiador Fernand Braudel “(...) reagrupa comodamente uma série de atos e de atitudes, de projetos, de ideias, de experiências que marcam, entre o século XV e XVIII, a primeira afirmação do Estado moderno em relação aos problemas concretos que ele tinha que enfrentar”.

(BRAUDEL, Fernand, Civilisation, Èconomie et Capitalisme, XVº XVIIIº Siècle; le Jeux de L’èchange. Paris: Armand Coln, 1979.

in: MARQUES, 2006.)

Tendo em vista a afirmação de Braudel e as características do mercantilismo, assinale a única alternativa correta referente a um princípio ou ideia mercantilista.

a) A liberdade econômica e o individualismo financeiro devem prevalecer acima do bem comum e das políticas públicas.

b) Todas as relações sociais de produção devem ser definidas pela liberdade de contrato entre capital e trabalho, visando o lucro coletivo.

c) É preciso crer que leis naturais regem o comércio e as indústrias, e devem, portanto, agir de acordo com a “mão invisível” da economia.

d) A maneira ideal de se acumular riquezas é fazer com que mais mercadorias sejam vendidas e menor quantidade seja comprada pelo país.

44. (G1 - ifsul 2015) Mercantilismo é o conjunto de doutrinas e práticas econômicas que vigoraram na Europa do século XV ao XVIII.

Sobre esse sistema econômico, é correto afirmar que,

a) a balança de comércio favorável não era importante para o Estado.

b) a interferência do Estado na economia, não era aceita pelos reis.

c) a quantidade de metais nobres dentro do Estado, deveria ser diminuída.

d) o objetivo era fortalecer o Estado e a burguesia na fase de transição do feudalismo para o capitalismo.

45. (Fatec 2013) As caravelas foram um grande avanço tecnológico no final do século XV. Graças a elas, foi possível realizar viagens de longa distância de forma eficiente. Centenas de homens embarcaram nas caravelas dos descobrimentos. Alguns buscavam enriquecimento rápido, outros, oportunidade de difundir a fé em Cristo. Estes homens eram atraídos pela aventura, porém as surpresas nem sempre eram agradáveis. Nas embarcações, proliferavam doenças e a alimentação era precária.

Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2012, p.22-25. Adaptado

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 11/17 Data: 18/11/2015

Sobre a época descrita no texto e considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que as viagens nas caravelas,

a) foram realizadas no contexto da expansão do mercantilismo europeu, visando também à ampliação do catolicismo.

b) não pretendiam descobrir novos territórios, apenas estabelecer rotas para aventureiros e marginalizados da sociedade.

c) tinham como principal objetivo retirar as populações muçulmanas da Península Ibérica, após as Guerras de Reconquista.

d) eram feitas em condições precárias, pois eram clandestinas, ou seja, eram realizadas sem o consentimento das Coroas europeias.

e) não ocorriam em condições apropriadas, embora a maior parte dos tripulantes das caravelas pertencesse à nobreza feudal.

46. (Enem 2007) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos.

K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: "Diversidade na educação:

reflexões e experiências". Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37.

Com relação ao assunto tratado no texto, é correto afirmar que,

a) a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.

b) a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.

c) o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.

d) a exploração da África decorreu do movimento de expansão europeia do início da Idade Moderna.

e) a colonização da África antecedeu as relações comerciais entre esse continente e a Europa.

47. (Uel 2007) Leia o texto a seguir:

Ora se há coisa que se deve temer, depois de ofender a Deus, não quero dizer que não seja a morte. Não quero entrar em disputa com Sócrates e os acadêmicos; a morte não é má em si, a morte não deve ser temida. Digo que essa espécie de morte por naufrágio, ou então nada mais, é de ser temida. Pois, como diz a sentença de Homero, coisa triste, aborrecida e desnaturada é morrer no mar.

Fonte: Adaptado de RABELAIS, F. "Gargântua e Pantagruel". 2. vols. Tradução de David Jardim Jr. BH/RJ, Vila Rica, 1991.

Livro IV. Cap. XXI.

Com base no texto é correto afirmar que:

a) A morte natural ou em terra era a coisa mais triste e aborrecida que a morte no mar.

b) A morte por naufrágio não era vista como uma morte desnaturada.

c) Os navegadores seguiam a sentença de Homero, ou seja, feliz daquele que encontra a sepultura nas águas marítimas.

d) O encontro com a morte no mar suscitava muito pavor.

e) A "boa morte" era aquela que ocorria no mar.

48. (Ufmg 2006) Sabe-se que Cristóvão Colombo não descobre a América, pois imagina estar chegando à Ásia, à ilha de Cipango [o Japão], perto da costa da China e da corte do Grão-Cã. O que procurava? As "Ilhas Douradas", Tarsis e Ofir, de onde saíam as fabulosas riquezas que o rei Salomão explorara [...]. Aliás, o Almirante era um homem obstinado. Convencido de ter chegado ao Continente Asiático quando desembarcou em Cuba, ele obrigou seus partidários a partilharem de sua ideia fixa.

GRUZINSKI, Serge. "A passagem do século". 1480-1520: as origens da globalização. São Paulo: Companhia das Letras,

1999. p.21.

Considerando-se as informações desse texto, é CORRETO afirmar que,

a) a obstinação de Colombo o levou a atingir as remotas regiões do Japão e da China, onde estariam as riquezas que - dizia-se - haviam sido exploradas pelo rei Salomão e pelo Grande Cã.

b) a busca das maravilhas relatadas em livros de viagens, desde os tempos medievais, se constituiu em um dos fatores que incentivaram as grandes navegações no início dos tempos modernos.

c) o desembarque de Colombo em Cuba, na sua segunda viagem, acabou por convencê-lo e a sua frota de que eles haviam chegado a uma terra ainda por descobrir - possivelmente as famosas "Ilhas Douradas".

d) a descoberta da América foi feita por Américo Vespúcio, uma vez que Colombo, de acordo com novos estudos, atingiu, na sua primeira viagem, o Continente Asiático, onde foram fundadas feitorias.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 12/17 Data: 18/11/2015

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

"Já no século XIV a.C., os fenícios, excelentes marinheiros, detinham o monopólio do comércio de especiarias no Mediterrâneo, a tal ponto que elas foram chamadas de 'mercadorias fenícias'. (...) as especiarias partiram para Roma provenientes do Egito, no início do século II a.C. (...). A cozinha medieval usava carnes em excesso, e tanto para conservá-las como para dissimular seu gosto, quando em princípio de decomposição, apelava obrigatoriamente para as especiarias (...). Os cruzados apaixonaram-se pelas especiarias por volta do século XI, quando chegaram à Terra Santa (...)."

adaptado de Fernanda de Camargo-Moro. Veneza; O encontro do Oriente com o Ocidente. Rio de Janeiro: Record,

2003, p. 37, 39, 49, 53.

49. (Pucsp 2006) A busca de especiarias não ocorreu apenas na Antiguidade e na Idade Média. No início da Idade Moderna, foi um dos motivos da,

a) exploração do litoral do Pacífico na América.

b) intensificação do comércio no Mediterrâneo.

c) decadência das cidades italianas.

d) busca de novas rotas para as Índias.

e) hegemonia da frota naval inglesa.

50. (Ufu 2005) "Colombo não estava tão longe de certas concepções correntes durante a Idade Média acerca da realidade física do Éden, que descresse de sua existência em algum lugar do globo. E nada o desprendia da ideia (...) de que precisamente as novas Índias, para onde o guiara a mão da Providência, se situavam na orla do Paraíso Terreal. (...) A tópica das 'visões do paraíso' impregna todas as suas descrições daqueles sítios de magia e lenda."

Sérgio Buarque de Holanda. "Visão do paraíso".

A partir da interpretação do trecho acima, assinale a alternativa correta.

a) Colombo, conforme a mentalidade própria de sua época, acreditava na existência do Paraíso Terrestre, na sua localização nas novas terras descobertas, e que ele havia sido levado para bem perto desse Paraíso, por vontade de Deus.

b) O paraíso terrestre é um mito medieval cuja presença nas novas terras descobertas, na era das grandes navegações atlânticas do século XV e XVI, é evocada apenas como uma metáfora.

c) Colombo não acreditava no Paraíso Terrestre, mas só pôde compreender a novidade da América comparando-a ao Paraíso.

d) A América era um território cujas condições naturais e riquezas lembravam metaforicamente um paraíso, porém as colonizações espanhola e portuguesa destruíram seu aspecto paradisíaco.

FILOSOFIA – Profª. Kelly

51. “Um quadro não é pensado ou fixado de antemão. Enquanto o produzimos ele segue a modalidade do pensamento. Depois de terminado ele continua a mudar, conforme o estado daquele que contempla. Um quadro segue sua vida como um ser vivo, sofre as mudanças que a vida cotidiana nos impõe. Isto é natural, já que um quadro só vive graças àquele que o contempla.” Pablo Picasso

Texto disponível em: flogao.com.br/nenadolores.

Este fragmento do pensamento de Pablo Picasso significa:

a) O quadro é um ser vivo e é independente do artista, assume forma independente e é altamente abstrato em relação à realidade sensível.

b) O quadro é apenas o resultado do pensamento do artista que expressa a sua imaginação em um pedaço qualquer de superfície que permita a expressão máxima do artista.

c) Um quadro, por mais que tenha a intencionalidade de um artista por de trás de sua criação, sempre se manterá vivo mesmo que um artista já o tenha terminado. Isso só é possível porque quem o contempla terá sempre a chance de fazer uma nova interpretação daquilo que ele observa.

d) Um quadro não é de antemão algo solto, mas fruto de uma incessante inter-relação do artista com o mundo sensível.

e) Um quadro, uma vez terminado, é um quadro vivo apenas para o artista uma vez que ele é o criador e ao mesmo tempo o ser que admira a sua própria obra.

52. O quadrinho abaixo representa uma técnica artística que mistura o senso crítico e a caricatura.

Imagem disponível em: rsinsurgente.blogspot.com.br

Assinale uma das alternativas que corresponda ao ato de intencionalidade do artista:

a) Formalista.

b) Religiosa.

c) Pedagógica.

d) Política.

e) Naturalista.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 13/17 Data: 18/11/2015

53. Analise a imagem, leia o texto e assinale a alternativa correta.

O Teatro de Fantoches para os Alunos do 1° ao 4° Ano. Fotos: Nelson Duarte

O Teatro de Fantoches, Interpretados por Agentes da Defesa Civil, é uma estratégia complementar ao Exercício Simulado. Durante 10 minutos, as crianças de 04 a 06 anos ficaram entretidas com 04 (quatro) personagens/fantoches que conversaram e ensinaram sobre o sistema de sirenes. O objetivo é o de apresentar o Sistema de Alarme por Sirenes, de forma lúdica e divertida, bem como mostrar a importância de ações de prevenção e preparação para os eventos de chuvas fortes nas comunidades.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Exercício Simulado Escola Municipal Noel Rosa. Disponível

em: formulariosonline.com.br (com adaptações)

O texto e a imagem representam um tipo de arte que visa:

a) Representar a natureza a partir das catástrofes naturais.

b) É uma arte com caráter pedagógico, porque visa explicar a necessidade das crianças em saber o significado dos alarmes e sirenes.

c) É uma arte totalmente política, pois se trata de uma propaganda eleitoreira da administração pública do município.

d) É uma obra formalista, voltada exclusivamente para o emprego da técnica do fantoche, administrada em uma escola do rio de Janeiro.

e) É uma arte exclusivamente de caráter naturalista, pois o teatro de fantoche representa os perigos advindos das mudanças climáticas repentinas que têm assolado o Rio de Janeiro nos últimos anos.

54. ALEIJADINHO

Antônio Francisco Lisboa, que ficou famoso no mundo inteiro como Aleijadinho, nasceu em Ouro preto, Minas Gerais em 1730, cidade que a época tinha o nome de Vila Rica. Filho do casamento de Manuel Francisco Lisboa, português e mestre de obras de profissão, e da escrava Isabel, o escultor mineiro aleijadinho aprendeu desde cedo o ofício do pai, que foi o primeiro arquiteto de Ouro Preto. […] As suas obras-primas foram esculpidas em pedra-sabão, realizadas no período de 5 anos, entre 1800 a 1805, na cidade de Congonhas do Campo. As esculturas dos 12 apóstolos Abdias, Adacuque, Amós, Baruque, Daniel, Ezequiel, Isaias, Jeremias, Jonas, Joel, Naum e Oséias, ficam no adro do santuário da Igreja católica do Bom Jesus do Matosinho. Na frente da Igreja há uma ladeira com 6 capelas, onde está um conjunto de esculturas de Aleijadinho, em tamanho real, que revelam a Via Crucis de Jesus.

MENDES, Joice. Aleijadinho. Postado em maio 4, 2009. Texto disponível em: www.culturamix.com/aleijadinho. (com

adaptações)

As obras deste renomado artista brasileiro representam o estilo Barroco de arte. Boa parte das suas obras possuem uma funcionalidade e um objetivo. Segundo o texto informado, podemos assinalar que a arte de Aleijadinho tem uma função artística e cultural voltada para a:

a) Arte formalista.

b) Arte religiosa.

c) Arte pedagógica.

d) Arte política.

e) Arte naturalista.

55. A noção de estética, quando formulada e desenvolvida nos séculos XVIII e XIX, concebia as artes como belas-artes e pressupunha que,

1. a arte é uma atividade humana dependente da política, visto que a sua finalidade é servir os grupos economicamente dominantes e dirigentes, isto é, aqueles que podem pagar pelas obras de arte.

2. a arte é produto da experiência sensorial ou perceptiva (sensibilidade), da imaginação e da inspiração do artista como criador autônomo ou livre.

3. a finalidade da arte é desinteressada (não utilitária) ou contemplativa. Em outras palavras, a obra de arte não está a serviço do culto, nem da prática moral das virtudes, assim como não está destinada a produzir objetos de uso e de consumo, e sim a propiciar a contemplação da beleza.

4. o belo é diferente do bom e do verdadeiro. O bem é objeto da ética; a verdade, objeto da ciência e da metafísica; e a beleza, o objeto próprio da estética.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 14/17 Data: 18/11/2015

Estão corretas apenas as afirmativas,

a) 1, 3 e 4; d) 3 e 4;

b) 1, 2 e 3; e) 2 e 4

c) 2, 3 e 4;

56. A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados; como na inscrição existente em Delfos, ―das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos‖. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor nós identificamos como a felicidade.

ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Cia. Das Letras, 2010

Ao reconhecermos na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como,

a) busca por bens materiais e títulos de nobreza.

b) plenitude espiritual e ascese pessoa.

c) finalidade das ações e condutas humanas.

d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.

e) expressão do sucesso individual e reconhecimento político.

57. Immanuel Kant também se interessou bastante pela a arte, inclusive ao que se refere a apreciação do gosto. O mesmo define esta apreciação em três momentos: Analise as sentenças e assinale a alternativa que representa estes momentos.

I - Apreciação desinteressada;

II – Originalidade;

III – Causalidade;

IV – Egocentrismo;

V – Exemplaridade.

a) I, II e III d) III, IV e V

b) I, III e V e) I, II e V

c) II, IV e V

58. A “Bauhaus”, primeira escola de desenho industrial moderno, funcionou de 1919 a 1933, em Weimar na Alemanha, com o objetivo de formar artistas capazes de ligar a arte à produção industrial. Assinale a alternativa que indica o nome do fundador da Bauhaus.

a) Ludwig Mies van der Rohe.

b) Hannes Meyer.

c) Paul Klee.

d) Wassily Kandinsky.

e) Walter Gropius.

59. É difícil definir o amor, porque a especificidade desse sentimento sempre nos escapa. Apesar dessas dificuldades, o amor é dilimitado em alguns tipos. Assinale a alternativa correta:

a) Filia, Ágape e Eros

b) Filia e Eros

c) Eros e Ágape

d) Ágape

e) Eros

60. As mudanças institucionais que começaram a ocorrer nas décadas de 1980 e 1990 representam complexas reações à antiga ordem da sociedade patriarcal. Transformações culturais significativas decorrentes da predominância do setor de serviços, da intensificação da vida urbana, da entrada na era da informática e da comunicação. Assim, temos alguns obstáculos que se interpõem a felicidade.

a) Corpolatria, felicidade em conjunto e sozinha.

b) Individualismo e a não aceitação do todo.

c) Individualismo, Corpolatria e Consumismo.

d) Questionamentos e a certeza da verdade.

e) Consumismo exclusivamente.

SOCIOLOGIA – Prof°. Francisco Machado

61. (Uel 2007) O gráfico, a seguir, representa a variação nos índices de pobreza no Brasil, desde 1992, de acordo com os dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra por Domicílio, do IBGE), coletados em outubro de cada ano (marcados pelos pontos no gráfico). Tomando por base as informações contidas no gráfico, os períodos de governo dos presidentes brasileiros desde 1992, e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa que indica os dois períodos em que se iniciam as quedas mais acentuadas da miséria nos últimos 14 anos:

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 15/17 Data: 18/11/2015

a) Impeachment do presidente Fernando Collor de Melo e posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

b) Implantação do Plano Real e posse do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso.

c) Impeachment do presidente Fernando Collor e implantação do Programa Bolsa Família.

d) Implantação do Plano Real e Implantação do Programa Bolsa Família.

e) Posse do primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

62. (Ufpa 2008) A análise sociológica que explica as desigualdades sociais, em termos de diferenças de escalas de renda e de prestígio entre os indivíduos, inscreve-se no campo de estudo do/da(s),

a) Estratificação Social.

b) Mobilidade Social.

c) Grupo Social.

d) Organização Social.

e) Normas e Valores.

63. (Uel 2008) Leia o texto a seguir.

“Para que o mercado funcione é preciso que o sujeito esteja sempre disposto a adquirir os novos produtos criados pela indústria. A isso se costuma chamar ‘consumismo’.”

A palavra consumismo, entretanto, é inadequada para designar o hábito econômico ao qual se refere por dois principais motivos: primeiro, por nos fazer crer que consumimos coisas que, de fato compramos; segundo, por dar a entender que somos todos iguais diante da possibilidade de comprar mercadorias produzidas e vendidas em larga escala. Na verdade a única coisa que consumimos são substâncias metabolizáveis como alimentos, fármacos, etc. Por conseguinte, ao empregar a palavra consumir, querendo ou não, estamos salientando nossa condição de organismos físicos naturais. Desse ponto de vista, obviamente, somos todos razoavelmente iguais, dado que nossas necessidades biológicas são razoavelmente idênticas. Entretanto, se olhamos o consumo como equivalente a poder de compra, não é isso o que acontece. Comprar não é uma ação regida por necessidades biológicas, mas um ato econômico com implicações sociais. Diante de atos desse tipo somos todos diferentes e desiguais.”

(COSTA, J. F. Perspectivas da Juventude na Sociedade de Mercado. In. NOVAES, R.; VANNUCHI, P. Juventude e sociedade. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004. p. 75- 88.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) Ao se confundir consumismo com o ato de comprar, as mercadorias se apresentam na sociedade capitalista como objetos de necessidades supostamente universais e pré-culturais, ocultando, por esse meio, as desigualdades econômico-sociais entre os potenciais compradores.

b) A mercadoria, na sociedade capitalista, encerra-se nas propriedades biológicas exigidas pela sobrevivência dos homens como espécie, revelando as necessidades naturais e essenciais do ato de consumir.

c) O ato de comprar e vender, na sociedade capitalista, é regido pelas necessidades homogêneas e implicações de sobrevivência da espécie, padronizando o consumo entre iguais.

d) O ato de consumir e o ato de comprar são equivalentes, nas sociedades capitalistas, justificando-se o diagnóstico de que essas sociedades são consumistas e de que todos consomem e compram as mesmas coisas.

e) Comprar mercadorias produzidas e vendidas em larga escala revela o quanto o consumo e a compra, na sociedade capitalista, ocorrem sob a determinação das necessidades biológicas da espécie humana.

64. (Unioeste 2009) Muito tem sido dito acerca da pluralidade das manifestações culturais encontradas na sociedade brasileira. Seríamos uma sociedade cada vez mais diversificada na qual se verificaria a interação de grupos com identidades culturais, plurais variadas e dinâmicas. Em documento elaborado pelo Ministério da Cultura do governo Lula lemos que:

“Não por acaso o conceito de antropofagia, originário do modernismo brasileiro, apontaria para uma peculiar capacidade de reelaboração de símbolos e códigos culturais de contextos variados. Diferentes de outros povos do mundo, temos a nosso favor uma notável capacidade de acolhimento e transformação enriquecedora daquilo que nos é inicialmente alheio.”

(Caderno “Diretrizes Gerais para o Plano Nacional de Cultura”, Brasília, 2007)

O mesmo documento fornece as seguintes informações:

Mais de 66% dos brasileiros nunca tiveram acesso à internet. O índice decorre de diversos fatores. A oferta de provedores, por exemplo, alcança apenas 45% dos municípios, enquanto os computadores estão disponíveis em menos de 20% dos domicílios.

Os aparelhos de rádio estão presentes em 90% dos lares do país. Por sua vez, os monitores de televisão são encontrados em 97% dos domicílios. A distribuição das emissoras reflete, entretanto, as desigualdades regionais: os estados do Sul e Sudeste abrigam mais de 50% das geradoras e retransmissoras de televisão aberta e das estações de rádio AM e FM (comerciais e educativas).

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 16/17 Data: 18/11/2015

Considere as seguintes afirmativas:

I. A diversidade cultural é um dos problemas que o Brasil precisa superar.

II. Como em outros domínios, no campo da produção e divulgação cultural ocorre no Brasil má distribuição dos meios.

III. A pluralidade de manifestações culturais convive, no Brasil, com a restrição do acesso de largas parcelas da população a determinados bens culturais.

IV. Ao contrário do que ocorre com a internet, há maior equilíbrio entre as regiões no que se refere à distribuição das emissoras de rádio e TV no território brasileiro.

Com base em seus conhecimentos e nas informações dispostas acima assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

a) I e II. d) II e III.

b) I e III. e) III e IV.

c) I e IV.

65. (Unioeste 2009) Observe o gráfico a seguir:

Apesar do que informa o gráfico acima, Relatório da ONU de 2005 afirma que o Brasil é recordista em desigualdade de renda. Os mais ricos ganham 32 vezes mais que os mais pobres. Estudo realizado pelo IPEA afirma que os ganhos dos 10% mais ricos são vinte vezes maiores do que os dos 40% mais pobres. De acordo com a teoria sociológica e as informações fornecidas pode-se afirmar que,

a) a concentração de renda na sociedade brasileira é reflexo da aptidão e maiores capacidades intelectuais dos membros das classes dominantes.

b) a sociedade brasileira experimentou distribuição de renda nos últimos anos, mas mantém suas desigualdades históricas.

c) os baixos níveis de remuneração das chamadas “classes populares” devem-se à tendência de seus membros de buscarem postos de trabalho que demandem pouco esforço.

d) a curva ilustrada no gráfico indica uma queda na renda dos mais pobres na primeira metade dessa década.

e) o gráfico e as informações que o acompanham demonstram a impossibilidade de diminuição da desigualdade social sem crescimento econômico.

66. (Ufu 2000) Para Durkheim é fato social,

I. todo e qualquer hábito individual.

II. o sistema educacional e as normas que regem o funcionamento da escola.

III. as organizações político-partidárias.

IV. o estilo arquitetônico de construção de igrejas, residências etc.

Selecione a alternativa correta.

a) apenas I e IV estão corretas.

b) I, II e IV estão corretas.

c) apenas II e III estão corretas.

d) II, III e IV estão corretas.

67. (Ufu 2003) A teoria educacional de Émile Durkheim é tributária do seu modo de conceber a socialização dos indivíduos, ou seja, o processo de transformação dos indivíduos em seres sociais. Como tal, a educação participa da mesma natureza e exibe as mesmas características gerais dos demais fatos sociais.

Assinale a única afirmação, entre as que são apresentadas a seguir, que não está de acordo com as ideias de Durkheim a respeito do processo de educação e socialização dos indivíduos.

a) Apresenta objetivos e métodos que variam de sociedade para sociedade e de época para época.

b) Enfatiza o ensino dos modos homogêneos de pensar e de se comportar, assim como aqueles que, embora diferenciados, revelam-se funcionais para o contexto.

c) Prioriza a transmissão dos modos de pensar, de ser e de sentir das gerações mais velhas para as mais jovens.

d) Valoriza a livre expressão dos modos de ser, pensar e sentir dos imaturos, na busca de um consenso com as gerações mais velhas.

68. (Ufu 2004) Sobre a formulação durkheimiana de Estado moderno em quadros de anomia social, é correto afirmar que,

a) ele, a religião e a família são as instituições integradoras mais eficazes para superar os inconvenientes dessas situações de risco à solidariedade orgânica.

b) ele se mantém distante dos indivíduos, tendo com estes relações muito intermitentes e exteriores, para que lhe seja possível socializar adequadamente as consciências individuais.

Simulado/2015 CNSG 1º Ano – Ensino Médio

Bloco I – Etapa IV Pág. 17/17 Data: 18/11/2015

c) ele se sobrepõe ao grupo profissional ou corporação na função de regulamentar a vida social, revelando competência para, a partir de conhecimento dos agentes econômicos, pôr fim aos estados anômicos.

d) ele se mostra a base moral mais apta a estabelecer freios a certos impulsos que põem em risco a coesão social, já que assume o mesmo papel que o dever doméstico desempenhou na sociedade de solidariedade mecânica.

69. (Ufu 2005) Com relação ao conceito de solidariedade social, de acordo com a sociologia de Durkheim marque a alternativa incorreta,

a) A solidariedade social, por meio da instrução pública, substitui a piedade religiosa por uma espécie de piedade social.

b) A solidariedade social é a responsável pela coesão entre os membros de um grupo e varia segundo o modelo de organização social.

c) A solidariedade social relaciona-se ao sistema de ideias, sentimentos e hábitos produzido pelos grupos de que participam os indivíduos.

d) A solidariedade social depende da maneira pela qual cada um dos membros de um grupo venha a manifestá-la.

70. (Uel 2006) “Na raiz de nossos julgamentos existe um certo número de noções essenciais que dominam toda a vida intelectual; são aquelas que os filósofos chamam de categorias do entendimento: noções de tempo, de espaço, de gênero, de número, de causa, de substância, de personalidade etc. [...] Mas, se, como pensamos, as categorias são representações essencialmente coletivas, traduzem antes de tudo estados da coletividade: elas dependem da maneira pela qual esta é constituída e organizada, de sua morfologia, de suas instituições religiosas, morais, econômicas etc.”

(DURKHEIM, Émile. Sociologia. São Paulo: Ática, 1981. p. 154-157.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que a noção de categorias do entendimento compreende:

a) Os estados emocionais fugazes dos indivíduos de distintas sociedades.

b) Aquelas representações cuja formação é exterior às instituições religiosas, morais e econômicas.

c) O modo como a sociedade vê a si mesma nos modos de agir e pensar coletivos.

d) A tradução de estados mentais dos indivíduos portadores de distintas visões de mundo.

e) As noções incomuns à vida intelectual de uma sociedade que deturpa os julgamentos dos sujeitos.