institut national des sciences appliquées - fcfar.unesp.br · edital do programa de duplo-diploma...

4
EDITAL DO PROGRAMA DE DUPLO-DIPLOMA UNESP – INSA LYON A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria de Relações Externas (AREX) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” comunicam que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes dos cursos de Engenharia para o Programa de Duplo Diploma com o Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (INSA-LYON) na França. 1 DO OBJETIVO Possibilitar aos estudantes dos cursos de Engenharia participantes do programa realizar parte de seus estudos no Institut National des Sciences Appliquées – INSA, campus de Lyon, França, obtendo ao final do trajeto previsto, o diploma das duas instituições. Poderão participar do Programa estudantes ingressantes no meio do ano de 2013, ou no início de 2014, conforme o oferecimento da unidade. Informações sobre o INSA poderão ser obtidas no endereço: http://www.insa-france.fr/. 2 TRAJETÓRIA As figuras abaixo apresentam de forma esquemática, as trajetórias de estudo para estudantes ingressantes no início de ano (Figura 1) e no meio de ano (Figura 2). Em ambos os casos, são realizados 3 anos de estudos no Brasil e 3 anos na França. Especialidade 12 o Semestre Estágio 11 o Semestre Estágio 10 o Semestre 10 o Semestre 9 o Semestre Intercâmbio 9 o Semestre 8 o Semestre 8 o Semestre 7 o Semestre 7 o Semestre 6 o Semestre 6 o Semestre 5 o Semestre 2 o Ciclo Especialidade Especialidade 5 o Semestre 4 o Semestre 4 o Semestre 3 o Semestre Grandes áreas 3 o Semestre 2 o Semestre 2 o Semestre 1 o Semestre 1 o Ciclo Ciclo Básico 1 o Semestre UNESP INSA Figura 1 – Percurso dos ingressantes no início do ano

Upload: truonganh

Post on 12-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EEDDIITTAALL DDOO PPRROOGGRRAAMMAA DDEE DDUUPPLLOO--DDIIPPLLOOMMAA UUNNEESSPP –– IINNSSAA LLYYOONN

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e a Assessoria de Relações Externas (AREX) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” comunicam que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes dos cursos de Engenharia para o Programa de Duplo Diploma com o Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (INSA-LYON) na França.

1 DO OBJETIVO Possibilitar aos estudantes dos cursos de Engenharia participantes do programa realizar parte de seus estudos no Institut National des Sciences Appliquées – INSA, campus de Lyon, França, obtendo ao final do trajeto previsto, o diploma das duas instituições. Poderão participar do Programa estudantes ingressantes no meio do ano de 2013, ou no início de 2014, conforme o oferecimento da unidade. Informações sobre o INSA poderão ser obtidas no endereço: http://www.insa-france.fr/.

2 TRAJETÓRIA As figuras abaixo apresentam de forma esquemática, as trajetórias de estudo para estudantes ingressantes no início de ano (Figura 1) e no meio de ano (Figura 2). Em ambos os casos, são realizados 3 anos de estudos no Brasil e 3 anos na França.

Especialidade 12o Semestre Estágio 11o Semestre Estágio 10o Semestre 10o Semestre 9o Semestre

Intercâmbio

9o Semestre 8o Semestre 8o Semestre 7o Semestre 7o Semestre 6o Semestre 6o Semestre 5o Semestre

2o Ciclo Especialidade

Especialidade

5o Semestre 4o Semestre 4o Semestre 3o Semestre Grandes áreas 3o Semestre 2o Semestre 2o Semestre 1o Semestre

1o Ciclo Ciclo Básico

1o Semestre UNESP INSA

Figura 1 – Percurso dos ingressantes no início do ano

Especialidade 12o Semestre

11o Semestre 10o Semestre Estágio 10o Semestre

Intercâmbio

9o Semestre 9o Semestre 8o Semestre 8o Semestre 7o Semestre 7o Semestre 6o Semestre 6o Semestre

Especialidade

5o Semestre 5o Semestre

2o Ciclo Especialidade

4o Semestre 4o Semestre Grandes áreas 3o Semestre 3o Semestre 2o Semestre 2o Semestre

1o Ciclo Ciclo Básico

1o Semestre 1o Semestre UNESP INSA

Figura 2 – Percurso dos ingressantes no meio do ano

3 AUXÍLIO FINANCEIRO A PROGRAD e a AREX, por meio de recursos do PDI da UNESP, se responsabilizarão pelo pagamento das taxas escolares, alojamento, alimentação, seguro-saúde e passagens aéreas. Os gastos como taxa de inscrição on-line no INSA (somente após a seleção da UNESP), passaporte, solicitação de visto, transporte até o consulado ou aeroporto, renovação de visto (na França), carteirinha estudantil (INSA), etc. não serão cobertos pela UNESP. Cabe ao participante arcar com esses custos. Os valores serão repassados mensalmente ou semestralmente em reais na conta corrente do estudante no Banco do Brasil. O câmbio utilizado será o câmbio EURO TURISMO do dia, segundo indicadores do Banco Central e estará sujeito à variação cambial no momento do saque no exterior. A UNESP não se responsabilizará por perdas cambiais. A UNESP não realiza transferências para contas correntes em nome de terceiros, contas poupanças, ou contas correntes em outros bancos que não seja o Banco do Brasil. As taxas escolares e de alimentação serão repassados diretamente ao INSA. As demais taxas serão transferidas para a conta corrente do estudante. Semestralmente, a UNESP disponibilizará um valor a mais para cobrir gastos com alimentação nos dias em que o restaurante universitário não abrir. Cabe ao estudante gerenciar o uso da bolsa. A UNESP não se responsabiliza pela má administração do dinheiro ou por eventuais perdas ou roubos. Nenhum recurso adicional será disponibilizado pela UNESP. Outros gastos como lazer, transporte, material, vestimenta, produtos de uso pessoal etc. deverão ser custeados pelo estudante. A UNESP se compromete a cobrir apenas os gastos mencionados acima.

4 DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA 4.1 Estar regularmente matriculado em um dos cursos de graduação em engenharia participantes

do programa (ingressantes no meio de 2013 e no início de 2014).

4.2 Não possuir nenhum impedimento legal para a saída do país. O estudante deve estar ciente das exigências do Departamento de Polícia Federal para a obtenção do passaporte, assim como as exigências consulares francesas para a obtenção do visto de estudante.

4.3 Possuir ou ter condições de abrir uma conta corrente no Banco do Brasil. 4.4 Possuir plenas aptidões físicas e mentais para a realização do intercâmbio. A UNESP reserva-se

o direito de verificar a veracidade de informações prestadas pelos candidatos em qualquer ocasião, estando o mesmo sujeito à exclusão do processo de intercâmbio a qualquer momento no caso de inexatidão ou omissão de informações. A UNESP isenta-se ainda de quaisquer responsabilidades sobre complicações advindas da omissão de informações.

5 DAS INSCRIÇÕES Os estudantes interessados deverão se inscrever pelo sistema de graduação (módulo intercâmbio). O prazo final para a inscrição é 07/04/2014.

6 DA PREPARAÇÃO PARA A SELEÇÃO 6.1 Após o período de inscrição, será oferecido um curso especial de Matemática com carga

horária de aproximadamente 45 horas. Este curso terá início na Semana 07/04 a 11/04. A primeira avaliação ocorrerá no final de abril e a segunda avaliação no final de maio.

6.2 Será oferecido um curso de francês para os inscritos que não tenham conhecimento do idioma. Caso não haja disponibilidade na unidade, será oferecida uma ajuda de custo para o estudo do idioma. Tal auxílio estará condicionado à freqüência do aluno no curso de Matemática.

7 DA SELEÇÃO 7.1 A seleção final será realizada por uma comissão convocada pela PROGRAD e pela AREX. 7.2 A seleção será realizada considerando três critérios: 1) Desempenho no curso de matemática;

2) Conhecimento do idioma francês; 3) Entrevista; 7.2.1 A Entrevista será realizada pela Assessoria de Relações Externas na Reitoria da UNESP

situada na Rua Quirino de Andrade, 215, Centro, São Paulo. A data será divulgada oportunamente aos inscritos. Os gastos decorrentes da entrevistas correrão por conta do estudante. O conhecimento do idioma francês será testado oralmente durante a entrevista.

7.2.2 O desempenho do curso de matemática seguirá o seguinte critério: Média ponderada (M) de duas provas1, P1 e P2, com pesos de 40% e 60% respectivamente.

21 6.04.0 PPM += 7.3 Diante dos três critérios, a comissão de seleção será responsável em agregar as informações e

realizar a classificação dos estudantes. Os três critérios serão eliminatórios. 7.4 Será selecionado apenas um estudante por turma/curso. Vagas não preenchidas por um uma

turma/curso não poderão ser aproveitadas em outro(a). 7.5 A divulgação dos resultados será feita na segunda semana de junho.

1 As provas aplicadas nos diferentes cursos terão o mesmo conteúdo e serão avaliadas adotando-se os mesmo critérios. Alunos que obtiverem média menor que 6,0 (seis) estarão automaticamente desclassificados do programa.

8 DAS OBRIGAÇÕES DOS SELECIONADOS 8.1 Após a divulgação dos resultados, os selecionados deverão:

8.1.1 Solicitar o passaporte junto à Polícia Federal em tempo hábil para a obtenção do visto; 8.1.2 Realizar a inscrição on-line no portal INSA; 8.1.3 Verificar os requisitos para obtenção de visto de estudante junto ao Consulado Francês; 8.1.4 Assinar um termo de concordância às regras do presente edital.

8.2 Após o recebimento da carta de aceite do INSA: 8.2.1 Iniciar o processo de solicitação do visto de estudante francês através do Campus France; 8.2.2 Solicitar o visto no Consulado Geral da França; 8.2.3 O prazo entre o momento do recebimento da carta de aceite e a data da viagem é curto,

porém suficiente, devendo o aluno atentar aos prazos do Consulado Francês. Reitera-se a importância de se verificar previamente os requisitos consulares;

8.2.4 Caso haja atrasos no visto, por qualquer motivo, o estudante deverá arcar com os custos da remarcação da passagem aérea.

8.3 Após a chegada na França: 8.3.1 Respeitar a legislação francesa e as regras do INSA; 8.3.2 Freqüentar as aulas (respeitando o limite máximo adotado no Brasil de 30% de faltas); 8.3.3 Manter um bom rendimento acadêmico; 8.3.4 Manter o pagamento do alojamento e outras taxas em dia a partir da bolsa oferecida

pela UNESP; 8.4 O não cumprimento das obrigações previstas implicará no cancelamento da bolsa e no retorno

do estudante, podendo ser exigida a devolução dos valores gastos pela UNESP.

9 DOS ASSUNTOS NÃO PREVISTOS NO PRESENTE EDITAL Os assuntos não apreciados pelo presente edital serão analisados juntamente pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Assessoria de Relações Externas.

São Paulo, 19 de março de 2014.

PROGRAD e AREX