instalaÇÃo e manutenÇÃo de motores elÉtricos · não usar jatos de areia ou granalha e queima...

14
A idéia básica da manutenção preditiva é: os consertos serão realizados somente quando as medições indicam ser necessário. Nã o haverá intevenção desde que a máquina esteja funcionando adequadamente. Através do monitoramento regular do equipamento, o início dos defeitos pode ser detectado e seu desenvolvimento acompanhado. Medições serão extrapoladas para predizer quando serão alcançados níveis inaceitáveis dos parâmetros que estão sendo controlados, sendo feita a intervenção no equipamento. ANEXO III PLANO DE MANUTENÇÃO – MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Componente Diariame nte Semanalmente Cada 3 meses Anualmente Cada 03 anos Motor Completo Inspeção de ruído, vibração e temperatur a Inspeção de ruído, vibração, temperatura e desobstruir aletas de ventilação Drenar água condensada (se houver) Reapertar parafusos e conexões Desmontar motor. Checar partes e peças Enrolamento do Rotor e Estator Inspeção visual. Medir Resistência de Isolação Mancais Controle de ruído Relubrificar(respeit ar intervalos conforme placa de identificação) Limpeza dos mancais e/ou, substituir. Inspecionar pista de deslize(eixo) e recuperar quando necessário Caixas de Ligação Limpar interior. Reapertar parafusos. Verificar estado da fita isolante e substituir quando necessário Limpar interior. Reapertar parafusos. Verificar estado da fita isolante e substituir quando necessário Dispositivos de Monitoramento (sondas Registrar os valores da medição Se possível, desmontar e testar seu modo de INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 1 de 14

Upload: others

Post on 22-Jul-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

A idéia básica da manutenção preditiva é: os consertos serão realizados somente quando as medições indicam ser necessário. Nã o haverá intevenção desde que a máquina esteja funcionando adequadamente.

Através do monitoramento regular do equipamento, o início dos defeitos pode ser detectado e seu desenvolvimento acompanhado. Medições serão extrapoladas para predizer quando serão alcançados níveis inaceitáveis dos parâmetros que estão sendo controlados, sendo feita a intervenção no equipamento.

ANEXO III

PLANO DE MANUTENÇÃO – MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO Componente Diariame

nte Semanalmente Cada 3

meses Anualmente Cada 03 anos

Motor Completo

Inspeção de ruído, vibração e temperatura

Inspeção de ruído, vibração, temperatura e desobstruir aletas de ventilação

Drenar água condensada(se houver)

Reapertar parafusos e conexões

Desmontar motor. Checar partes e peças

Enrolamento do Rotor e Estator

Inspeção visual. Medir Resistência de Isolação

Mancais

Controle de ruído

Relubrificar(respeitar intervalos conforme placa de identificação)

Limpeza dos mancais e/ou, substituir. Inspecionar pista de deslize(eixo) e recuperar quando necessário

Caixas de Ligação

Limpar interior. Reapertar parafusos. Verificar estado da fita isolante e substituir quando necessário

Limpar interior. Reapertar parafusos. Verificar estado da fita isolante e substituir quando necessário

Dispositivos de Monitoramento

(sondas

Registrar os valores da medição

Se possível, desmontar e testar seu modo de

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 1 de 14

Page 2: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

térmicas) funcionamento

Alimentação

Verificar se as tensões e correntes estão equilibradas

Ventilação Desobstruir entrada de ar da tampa defletora

Verificar estado das pás

Verificar estado das pás.

Aterramento

Verificar conexão e Reapertar parafusos

Verificar conexão e Reapertar parafusos

Acoplamento (Observar as instruções de manutenção do fabricante do acoplamento)

Após a 1a semana, checar alinhamento e fixação. Verificar tensão das correias

Checar alinhamento e fixação

Checar alinhamento e fixação

Balanceamento Verificar balanceamento do conjunto rotor

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 2 de 14

Page 3: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

ANEXO IV

Vibração em Equipamentos Rotativos

Todo equipamento rotativ o (motor, bomba, compressor, ventilador, etc.) apresenta um determinado nível de vibração quando está em operação. Para se determinar se um equipamento está vibrando muito ou não, deve-se medir sua vibração e comparar o valor medido com o valor máximo definido em norm a. Caso o valor medido esteja acima do valor máximo da norma, deve-se investi gar a causa da alta vibração e eliminá -la. Para efeito de aplicação das dicas que iremos fornecer abaixo, consideraremos os valores máximos de vibração conforme tabela a seguir. Esta tabela foi obtida com base na Norma ISO 10816 -1, editada em 1995.

POTÊNCI A DO MOTOR

LIMITE DE VIBRAÇÃO

Menor que 20cv 1,8mm/s 20cv até 100cv 2,8mm/s

100cv até 500cv 4,5mm/s

Dicas para a Investigação de Vibração em Motor Elétrico:

Para se investi gar a ocorrência de vibração em um motor elétrico, é fundamental que o motor seja observado no próprio local de instalação. Um técnico deverá se deslocar até o cliente para inspecionar o motor em operação normal, para identificar se a vibração está sendo p rovocada pelo motor ou não. O motor somente deverá ser retirado de sua base caso se tenha certeza que a causa da vi bração esteja no motor.

A investigação inicia -se com a medição do nível de vibração do motor. Para isso é necessário que o técnico tenh a um medidor que registre valores globais de vibração, em milímetros por segundo (mm/s), valor RMS. Deve -se medir a vibração em cinco pontos da carcaça do motor, conforme mostrado no desenho abaixo. Os valores m edidos devem ser registrados.

- Ponto 1: hori zontal dianteira- Ponto 2: vertical dianteira

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 3 de 14

Page 4: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

- Ponto 3: axial dianteira- Ponto 4: horizontal traseira- Ponto 5: vertical traseira

Para se definir qual o nível de vibração que o motor apresenta, deve -se considerar o maior valor en contrado entre os cinco valores medidos. E é justamente esse valor maior que deverá ser comparado com o valor da tabela para se definir se o motor está realmente com alta vi bração.

Exemplo: Suponhamos que tenha sido realizada medição de vibração em um motor elétrico de 100cv, o qual estava acionando um ventilador. Os valores obtidos na medição e registrados em relatório foram:

- Ponto 1: 2,4mm/s- Ponto 2: 2,0mm/s- Ponto 3: 1,2mm/s- Ponto 4: 2,1mm/s- Ponto 5: 2,2mm/s

Neste exemplo podemos registrar que a vi bração medida no motor é de 2,4mm/s (maior valor medido). Comparando -se com o valor da tabela, verificamos que 2,4mm/s está abaixo do limite, que é 2,8mm/s. Portanto, em nosso exemplo, o motor está operando satisfatoriamente.

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 4 de 14

Page 5: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 5 de 14

Page 6: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

Caso a vibração do motor este ja acima do limi te da tabela, deverá ser verificado se a causa dessa alta vibração está do “ lado do motor” ou do “lado da máquina acionada ”. Isso é muito importante porque mesmo que a vibração esteja acontecendo no motor, é possível que ela esteja sendo causada pela máquina acionada (desbalanceamento, defeito em rolamento, etc.) ou até mesmo pelo acoplamento entre motor e máquina acionada (defeito no acoplamento, desalinhamento, polia trincada, correias gastas, etc).

Mas como se verifica se a causa da vib ração está do “lado do motor” ou do “lado da máquina acionada”? Para essa verificação, deve -se proceder da seguinte maneira:

- Desacoplar o motor;- Colocar o motor em operação;- Medir a vibração nos cinco pontos da carcaça, conforme

anteriormente feito;- Registrar no relatório os valores medidos.

Se os valores obtidos com o motor desacoplado forem significativamente menores que os valores obtidos com o motor acoplado, pode -se concluir que a causa da vibração não está no motor. Caso os valores obtidos com o motor acoplado forem similares aos valores obtidos com o motordesacoplado, pode -se concluir que a causa da vibração está “do lado domotor”. MESMO ASSIM AINDA NÃO PODEREMOS AFIRMAR QUE A CAUSA DAVIBRAÇÃO ESTEJA NO MOTOR , pois mesmo o motor estando girandodesacoplado da carga, existem ainda alguns fatores externos que podemestar provocando a vibração. Estes fatores externos devem ser verificadosantes de se retirar o motor da base.

Como se verifi ca se a causa da vi bração está no motor ou não? Apresentamos abaixo algumas dicas do que deve ser veri ficado e de como fazê -lo:

• Má fixação do motor à base : os parafusos de fixação estão bemapertados?

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 6 de 14

Page 7: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

• Apoio inadequado do motor sobre a base : os pés do motor estão bemapoiados ou

“há pedaço de pé sobrando”?

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 7 de 14

Page 8: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

• Base mal nivelada ou irregular : Para verifi car isso, mantenha o m edidorde vibração no ponto do motor onde foi registrado o maior valor devibração na medição anterior; afrouxe ligeiramente um dos parafusosde fixação do motor na base e verifique se h ouve alguma alteração navibração. Reaperte o parafuso e repita o teste com outro parafuso, eassim por diante. Caso você verifique que houve uma redução davibração devido ao afrouxamento de algum dos parafusos, é muitoprovável que a base esteja ruim. Ne sse caso o cliente deverá checar abase e providenciar a correção da irregularidade. Após a base estarcorrigida e o motor ter sido reinstalado, meça novamente a vibraçãoem v azio.

• Vibração causada por outra(s) máquina(s) instalada(s) próxima(s) aomotor em análise: meça a vibração com o motor parado e registre norelatório.

• Excesso de chaveta: se o acoplamento (ou poli a) do motor for maiscurto que a chaveta, a sobra de chaveta pode gerardesbalanceamento e vibração, principalm ente em motores de doispólos. Nesse caso seria necessário “aparar” o excesso de chaveta,repetir as medições e comparar com os valores obtidos anteriormente.

• Acoplamento (ou polia) desbalanceado: retire o acoplamento (oupolia) e repita as medições. Registre no relatório e compa re com osvalores obtidos anteriorm ente. A medição da vibração deverá ser feitacom o canal de chaveta preenchido com meia chav eta.

• Base defeituosa: realize uma inspeção visual na base metálica paraverificar possível existência de trincas, rachaduras, a massamentos, ouqualquer outro defeito que possa prejudic ar a rigidez da base.Inspecione também a base de concreto, principalmente nos pontos defixação da base metálica (chumbadores).

É o Motor:

Se ao final de todas as verifi cações do item anterior ficar comprovado que realmente o motor é o responsável pela vibração, ele deverá ser levado para análise em oficina. A análise do motor deverá ser feita verificando -se os seguintes pontos:

• Balance amento do rotor;

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 8 de 14

Page 9: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

85

• Empenamento e/ou excentricidade de eixo;• Folgas entre rolamentos e tampas;• Estado dos rolamentos (ruído, falta ou excesso de graxa, marcas nas

esferas e/ou anéis, etc.);• Montagem dos anéis de fixação dos rolamentos - verificar se não houve

inversão em alguma manutenção anterior (carcaç a 225 S/M esuperiores);

• Montagem correta das molas no anel de fixação do rolamento livre(carcaça 225 S/M e superiores) ou da arruela ondulada (carcaça 200 einferiores);

ANEXO V

Check List para Avaliação de Rolamentos 1. DESIGNAÇÃO:Cliente: Data: Tipo de Rolamento:

2. APLICAÇÃO:Tipo de Equipamento:Tipo do Acoplamento: Direto: Polia: Outro:Posição do Equipamento: Vertical: Horizontal:Tipo do Carregamento: Axial: Radial: Cargas Atuantes: ............. kgf Grau de Proteção do Motor:Regime (horas/dia): Rotação (rpm):

3. LUBRIFICAÇÃO:Marca da Graxa: Quantidade de Graxa Utilizada nas Relubrificações:Período de Relubrificação:O Lubrificante Estava Contamina do ? Temperatura de Trabalho do Rolam ento: Temperatura Ambiente no Momento da Falha:Há Sinais de Sobreaquecimento ? Não: Sim: Lubrificante: Eixo: Tampas:

4. AJUSTES:Qual a Condição d o Assento de Rolamento / Encaixe na Tampa / Anéis de Fixação:Há Sinal de Atrito entre Anéis de Fixação ou Tampas e Eixo:Qual o Desvio do Alinhamento entre Motor e Máquina? Paralelismo: Concentricidade:

5. HISTÓRICO:Quanto Tempo o Motor Esteve em Serviço:Quanto Tempo o Motor Ficou Estocado/Parado Antes de Entrar em Operação: Quais as Condições de Estocagem: Umidade: Sim Não Temperatura: Sim Não

Vibração: Sim Não Poeira: Sim NãoOs Procedimentos Foram Seguidos na Estocagem (girar eixo a cada mês):

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 9 de 14

Page 10: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

Outros Motores já Tiveram Falhas em Rolamentos?Quando foi Efetuad a a última Manutenção ?Algum Monitoramento foi Efetuado Antes da Falha: Temperatura (°C): Vibração (mm/s): Quando Houve a última Ocorrênci a: Motivo:Condições Ambientes no Local de Funcio namento : Temperatura(°C): .................... Umidade: Sim Não Vibração: Sim Não Poeira: Sim NãoHá Partes Mecânicas Faltando: Não: Sim: Pás Ventilador: Pesos Balanceamento:Outros:

Observações:

ANEXO VI

Rebobinamento

Procedimentos e cuidados:

a) Obter os dados de rebobinam ento fornecidos pelo fabricante oulevantá-los com base no enrolamento queimado;

b) Retirar o enrolamentob.1) cortar a cabeça de bobina do lado de saída dos cabos deligação.b.2) aquecer o estator em estufa até 200 ºc no máximo (não queimar).b.3) retirar as bobinas pelo lado não cortado.b.4) fazer lim peza completa do estator (usar espátulas, lixas, imãs, etc. -não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico).b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se nãotem chapas soldadas entre si.

c) Providenciar materiais conforme dados de placa.d) Rebobinar o motore) Impregnar por imersão ou a vácuo (não usar o gotejam ento).f) Limpar ou pintar motor

Testes no estator:

a) Fazer teste passagem (continuidade): usar ohmím etro/multiteste

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 10 de 14

Page 11: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

b) Teste de tensão aplicada(verificar fuga de corrente para o estator- 2 x tensão nominal)+ 500 V antes impregnação+ 1000 V após impregnação

c) Medir a resistência do isolame nto (usar megôhmetro).

Teste após montado:

a) Equilíbrio de corrente entre as fases;

b) Medir rotação do m otor.

Desbalanceamento do fluxo magnético:

Causas:

• entreferro irregular (excentricidade, conicidade, ovalização).• distribuição irregular dos enrolamentos (chapa do iv pólos, fazer ii pólos) .• distribuição irregular das espiras• irregularidade do pacote de chapas (isolam ento entre chapas)• soldas defeituosas (mal contato)• rede desbalanceada

Como identificar:

• desequilíbrio de correntes• ruídos e/ou vibrações

Conseqüências:

• aquecimento irregular do motor• danificação dos mancais e materiais isolantes

O que ocorre quando o núcleo do campo for danificado:

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 11 de 14

Page 12: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

• aumento das perdas no ferro• aumento da temperatura final do motor• aumento da corrente a vazio• menor rendimento• alteração no fator de potência• redução da vi da útil do motor• prováveis falhas dos rolamentos devido à correntes no eixo• pontos quentes no estator

ANEXO VII

Recomendações Gerais para a Manutenção de Motores Elétricos

• Desmontar as partes com ferramental adequado e proceder a limpezadas mesm as, evitando materiais que possam danificar, oxidar oucontaminar a graxa e outros componentes.

• Efetuar exame minucioso dos mancais quanto ao estado da graxa,marcações e trincas nas pistas dos rolamentos.

• Quando da revisão geral, os motores que permitirem devem serrelubrificados. Retirar toda graxa dos rolamentos com óleo diesel ouquerosene, e preencher os espaços vazios com graxa recomendada.

• A montagem e desmontagem dos rolamentos deve ser feita comferramentas adequadas, evi tando-se os golpes diretos nas pistas.

• Tampas com folgas devem ser substituídas para evitar adescentralização do rotor.

• Não fazer embuchamento nas tampas e/ou recuperação de eixos.

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 12 de 14

Page 13: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

89

• Não usinar o diâmetro externo do rotor.

• Toda e qualquer peça danificada em motor “ a prova de explosão”deve ser substituída, não devendo, em hipótese alguma serrecuperada. O conserto deve ser efetuado por oficina credenciadaespecificamente para este fim.

• Não “queimar” o bobinado com fogo ou maçarico. Se necessário, usarestufa até 36 0 ºC, por três horas, afim de não danificar as propriedadesmagnéticas das chapas do estator.

• Não usar granalha de aço ou jato de areia na limpeza do motor:estator e rotor (assentos de rolamento e polia).

• Certificar-se dos dados originais de bobinagem.

• Utilizar materiais isolantes compatíveis com a classe térmica do motor(polyester, cabos, verniz, fi o esmaltado).

• Efetuar impregnação e secagem em es tufa de acordo com asrecomendações do fabricante do verniz:

Verniz Potência de Motores

Temperatura de Secagem

Tempo de Secagem

Lackterm 1310 até 50cv 125°C a 130°C 1,5 a 3 h Lackterm 1301 até 100 cv 120°C 4 a 8 h Lackterm 1300 até 350 cv 150°C ± 5°C 1,5 a 3 h

! Especial atenção deve ser dada à impregnação do estator.Esta etapa garante rigidez mecâni ca dos fios no interior da

ranhura, dissipação térmica e isolamento dielétrico.

• Efetuar teste de tensão aplicada (NBR 7094).

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 13 de 14

Page 14: INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS · não usar jatos de areia ou granalha e queima com maçarico). b.5) caso tenha ocorrido curto dentro das ranhuras, verificar se

• Efetuar teste de resistência do isolamento (usar megômetro).

• Efetuar teste com o motor à vazio para verificar o equilíbrio da scorrentes.

• Motores que apresentam umidade no enrolamento, devem ser secadosem estufa, com incrementos de temperatura de 5ºC a cada hora, até105 ºC (máximo), permanecendo por no mínimo uma hora nestatemperatura. Após atingir equilíbrio térmico com o a mbiente, medir aresistência do isolamento.

• Após a montagem e testes, o motor deverá receber uma pintura deacabamento. Caso o motor tenha plano de pintura, efetuar conformerecomendação do fabricante.

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

EEEM "ARNULPHO MATTOS" ELETROTÉCNICA

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA - MÁQUINAS ELÉTRICAS 14 de 14