inova business school 8 design thinking luis rasquilha 07/06/2018 9 design thinking luis rasquilha...

Download Inova Business School 8 Design Thinking Luis Rasquilha 07/06/2018 9 Design Thinking Luis Rasquilha 14/06/2018

Post on 07-Jun-2020

0 views

Category:

Documents

0 download

Embed Size (px)

TRANSCRIPT

  • A Inova Business School é uma escola de negócios que nasceu em 2013 com a missão de preparar profissionais visionários, com olhos para o futuro, ousados e inovadores. A Inova Business School também tem a sua divisão de consultoria. Nesta divisão, vários professores da escola também atuam como consultores na Inova Consulting, que desenvolve projetos em empresas nas áreas de pesquisa de tendências, cultura de inovação e projetos de inovação disruptiva e transformação digital.

    www.inovaconsulting.com.br

    www.inovabs.com.br

    Canvas LMS

    Além das aulas presenciais, os alunos terão acesso aos conteúdos do curso através da plataforma LMS (Learning Management System) Canvas, o ambiente virtual de aprendizagem da Inova Business School. Trata-se do melhor ambiente virtual de aprendizagem do mundo, intuitivo, fácil de usar e adotado pelas melhores instituições de ensino, tais como Harvard, Stanford e Yale. A plataforma Canvas é 100% na nuvem e pode ser acessada por meio de computadores (Desktops ou Laptops), tablets ou smartphones. Nela você terá conteúdos prévios às aulas, participará de discussões, conferências on-line ao vivo, entre outras. Ou seja, com o Canvas você irá se desenvolver ao longo de todo o curso, estando ou não em sala de aula.

  • Master: Gestão da Inovação

    Professores:

    Luis Rasquilha

    Luiz Serafim

    Marcelo Veras

    Tadeu Brettas e professores convidados

    Duração: 120 h/a

    ➢ Presencial: 80 h/a ➢ Canvas LMS: 20 h/a ➢ Atividades extras: 20h/a

    Objetivos do curso:

    Ao final deste curso, o participante terá uma profunda e ampla visão sobre gestão da inovação, sobretudo da inovação orientada pelas tendências e com foco em prática e execução. O curso pretende abordar, de forma prática a aplicada, todas as variáveis que envolvem o desenvolvimento das competências ligadas à inovação, bem como a construção de empresas e ambientes altamente inovadores.

    As competências a serem desenvolvidas neste curso são:

    - Visão inovadora e liderança inovadora;

    - Uso das ferramentas de prospectiva e foresight para mapear o futuro e identificar oportunidades de inovação;

    - Capacidade de desenvolver um processo de inovação de A a Z, da estratégia aos processos e métricas, da gestão de pessoas ao monitoramento e avaliação das estratégias de inovação;

    - Elaboração de uma ETI – Equipe Transversal de Inovação para uma organização;

    - Formulação de estratégias para desenvolver uma cultura de inovação em uma organização.

  • Início e término das aulas: 12/04/2018 até dia 30/08/2018. As aulas serão às quintas-feiras e em apenas dois dias, as aulas acontecerão na quarta-feira*. Veja agenda abaixo. Horário: 19h às 22h30

    AGENDA DE AULAS

    AULA TÓPICOS ABORDADOS PROFESSOR DATA

    1 Futuro Luis Rasquilha 12/04/2018

    2 Tendências Luis Rasquilha 19/04/2018

    3 Criatividade e Ideation Tadeu Brettas 26/04/2018

    4 Estratégia de Inovação Luiz Serafim 03/05/2018

    5 Dimensões para inovar Luiz Serafim 10/05/2018

    6 Cultura de inovação Marcelo Veras 17/05/2018

    7 Customer Intimacy Luiz Serafim 24/05/2018

    8 Design Thinking Luis Rasquilha 07/06/2018

    9 Design Thinking Luis Rasquilha 14/06/2018

    10 As competências do profissional inovador Marcelo Veras 21/06/2018

    11 As competências do profissional inovador Marcelo Veras 28/06/2018

    12 Gestão de equipes inovadoras Luiz Serafim 05/07/2018

    13 Processo de inovação Marcelo Veras 12/07/2018

    14 Processo de inovação Marcelo Veras 19/07/2018

    15 Inovação Disruptiva Luis Rasquilha 26/07/2018

    16 Inovação Disruptiva Luis Rasquilha 01/08/2018*

    17 Case 1 – Leroy Merlin Charles Schweitzer 09/08/2018

    18 Case 2 – Open Innovation - Oxigênio Italo Flammia 16/08/2018

    19 Apresentação de projetos L. Rasquilha, L. Serafim e M. Veras 22/08/2018*

    20 Apresentação de projetos L. Rasquilha, L. Serafim e M. Veras 30/08/2018

  • Detalhamento dos módulos:

    Futuro

    Como construir um processo de mapeamento do futuro através das metodologias de prospectiva e foresight. As timelines e as predições de negócio para suportar decisões de gestão futuras.

    Tendências

    O que são tendências e como mapear as tendências pelos grupos MegaTendências, Tendências Comportamentais e Tendências de Negócio. Quais as Tendências do momento e como construir um TrendMap para extrair Insights de negócio.

    Criatividade e Ideation

    Estímulo criativo e geração de ideias para acelerar a gestão do conhecimento e o aproveitamento das oportunidades identificadas nas tendências. Fantasia, Imaginação e Invenção – os pilares da geração de ideias. Cultura Criativa e Rotinas Criativas. Métodos de Criação – pensamento lateral, retrato chinês, projeção imagética e brainstorm.

    Estratégia de Inovação:

    Antes de sair por aí gerando ideias, é essencial construir o “desired future state” da organização, definindo onde a empresa pretende atuar. Avaliando as opções de inovação no core business, explorando mercados adjacentes e sonhando com projetos transformacionais dentro do mercado selecionado. A inovação que se torna tangível em projetos concretos, com recursos alocados, métricas estabelecidas, estimativas de ganho, alinhados com uma visão de futuro.

    Dimensões para Inovar:

    Inovação não é só tecnologia: há muitas dimensões para se inovar nas organizações; Inovação em Produtos e Serviços, Processos, Go-to-Market, Marca, Modelo de Negócio e outros. Fazendo um Diagnóstico da Organização. Cases ilustrativos. Identificando oportunidades.

  • Cultura de inovação:

    Os 7 ingredientes de uma cultura de inovação. Como promover e desenvolve-los de forma sustentável e perene. São eles: Convicção e Mindset, Agenda “Futuro e Tendências”, Atração e retenção de profissionais inovadores, ETI – Equipe Transversal de Inovação, Processo de Inovação, Recursos e orçamento para inovação, Ambiente inovador e Liderança inovadora.

    Customer Intimacy:

    Inovação deve ser direcionada pelas necessidades e experiências de clientes e usuários. Segmentação de mercado, personas e a tendência de ultrafragmentação. Conhecendo a Jornada do Cliente. As diversas ferramentas e práticas para entender as necessidades do mercado. Etapas de Validação ao longo de todo o processo de inovação.

    Design Thinking

    A metodologia 5 Step de Stanford para a construção de propostas de valor empresarial pela abordagem do Design Thinking através de trabalho de co-criação e ideação com o objetivo de apresentar MVP,s (produtos mínimos viáveis) em qualquer negócio.

    As competências do profissional inovador:

    Pesquisa Brasil sobre competências empresariais. Estudos mundiais sobre o tema e a lista das 27 competências empresariais, divididas por grupo (técnicas, comportamentais e de gestão). O recorte para inovação, ou seja, quais das 27 competências são as mais determinantes para um profissional inovador. Modelo e estratégias de desenvolvimento das competências de inovação.

    Gestão de Equipes Inovadoras:

    Definindo e Compartilhando o Propósito da organização; Desenvolvendo os Líderes Transformadores; Ambiente de estímulo à Criatividade a ao Empreendedorismo; Redes de Colaboração; Princípios Fundamentais da Alta performance (ética, desafio, colaboração, tolerância ao erro, transparência, reconhecimento, entre outros fatores)

  • Processo de inovação:

    O passo a passo de um processo inovador ágil e eficaz. Como organizar as etapas, do surgimento de uma ideia até a sua implementação ou descarte. A agenda de trabalho da ETI em relação ao processo. Ferramentas de suporte a um processo de inovação.

    Inovação Disruptiva

    Através da identificação das tarefas dos clientes, mapeando a sua jornada em todo o ciclo de consumo, construir modelos de inovação disruptiva assentes na visão futura do mundo e do impacto na estratégia da empresa.

    Estudos de caso

    Nestas sessões, empresas convidadas virão contar como conduziram suas jornadas em inovação e como conseguiram transformar a sua cultura e seus processos visando alcançar um elevador patamar em inovação.

    Apresentação de projetos

    Os alunos, individualmente ou em equipes, irão apresentar o seu “Innovation Pitch”. Usando todos os conhecimentos do curso, farão uma proposta de implementação das metodologias e estratégias em uma empresa real.

  • Professores:

    Luís Rasquilha

    Formação em Disruptive Strategy (Harvard Business School, USA), Strategic Management (Copenhagen Business School, DNK), Creativity & Design Thinking (Stanford University, USA), Empreendedorismo e Gestão da Inovação (UCP), Gestão (INOVA Business School, ISG e ISCTE), Marketing (UCP) e Comunicação (INP). Professor convidado da