innova s/a - relatório de sustentabilidade 2013

51
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE A petroquímica presente em sua vida LID

Upload: eduardo-meira

Post on 04-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

RELA

TÓRI

O D

E SU

STEN

TABI

LIDA

DE

A petroquímica presente em sua vida

LID

Page 2: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A petroquímica presente em sua vida

EQUIPE DA INNOVA EM PORTO ALEGRE/RS

EQUIPE DA INNOVA NA PLANTA DE TRIUNFO/RS

Page 3: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

EQUIPE DA INNOVA SÃO PAULO/SP

EQUIPE DA INNOVA NA PLANTA DE TRIUNFO/RS

Page 4: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

ApresentaçãoApresentaçãoApresentação

Page 5: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A química é fundamental na vida das pessoas. Podemos não perceber, mas ela está presente em diversos momentos do cotidiano. É a química que torna possível a evolução da humanidade.

É através das possibilidades que a química o ferece que a Innova faz parte da vida de cada pessoa. Desde os momen-tos de lazer, esporte, confraternização, como também em produtos que possibilitam mais conforto nos lares.

Hoje é impossível a vida sem a química. E é ela quem nos ajuda a ter processos e produtos cada vez melhores, mais eficientes e sustentáveis. Dessa forma, a Innova apresenta seu relatório de sustentabilidade de 2013, inovando com a ajuda da química e fazendo parte do cotidiano das pessoas.

PRODUÇÃO CONSCIENTE COMBENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE

2627 Energia28 Recursos hídricos e efluentes29 Resíduos30 Emissões atmosféricas32 Análise de ciclo de vida

MENSAGEM DO PRESIDENTE06

A INNOVA0808 A nossa história09 Produtos e mercados10 Governança corporativa

COMPROMISSOS COM PÚBLICOS DE INTERESSE

1617 Engajamento e materialidade19 Relacionamento com clientes21 Relacionamento com fornecedores

SUSTENTABILIDADETRADUZIDA EM NÚMEROS

2223 Desempenho econômico

UM OLHAR PARA DENTRO3435 As pessoas37 Aperfeiçoamento contínuo

38SAÚDE E BEM ESTAR É O RESULTADO DEBOAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E TRABALHO39 Preocupação com saúde e bem estar41 Sistema de gestão integrada

EVOLUIR COM AS COMUNIDADESDO ENTORNO

4243 Dialogando com a comunidade45 Benefícios para a comunidade

44SOBRE O RELATÓRIO

47SUMÁRIO GRI

É a petroquímica presente em sua

Page 6: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

O ano de 2013 foi pautado por muitas realizações e sucessos. Foi o exercício com o melhor resultado da história da empresa, obtendo-se um lucro líquido de R$ 175 milhões e um fatura-mento bruto de R$ 1.834 milhões. Esse resultado só foi possível graças à integração de todas as áreas da empresa e às pessoas com objetivos comuns e comprometidas com os resultados.

A ampliação da capacidade produtiva da Unidade de Poliestire-no para 180.000 toneladas/ano tornou-se realidade e, com isso, estamos aptos para atender as novas demandas de mercado. A preocupação com a segurança dos processos e das pessoas se reflete nas mais de 8.000 horas de treinamentos para a área operacional, mantendo excelentes resultados nos dois últimos anos.

Os resultados apresentados neste relatório mostram que nosso sistema de gestão ambiental pode ser considerado referência em termos de maior eficiência de processos, em comparação com a média das indústrias químicas brasileiras.

A inovação também esteve presente no ano de 2013, através do desenvolvimento de novos produtos, lançados com grande sucesso nos mercados de refrigeração e de descartáveis.

A expectativa para 2014 é de que a recuperação econômica do Brasil, que teve índices de desenvolvimento econômico abaixo do esperado, continue moderada, puxada pela recente depre-ciação do Real frente ao Dólar, o que elevará a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. Diante desse ce-

nário de crescimento moderado, a Innova deverá manter o rit-mo dos últimos anos, com esforço no desenvolvimento de novos produtos e aplicações, otimização do seu processo produtivo e melhoria na qualidade dos produtos ofertados ao seu mercado de atuação. A percepção de sustentabilidade como fator de adi-ção de valor a longo prazo vem se fortalecendo gradativamente devido aos efeitos combinados da crise financeira mundial, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e a decres-cente disponibilidade da matriz energética.

Nesse contexto de futuro, é imprescindível que as empresas tenham a capacidade de se reinventar para acompanhar as mudanças sociais que vêm ocorrendo no mundo e com rapidez surpreendente. É com esse foco que a Innova vem trabalhando no desenvolvimento de alternativas de produtos sustentáveis. O reconhecimento de nossos clientes nos motiva a continuar nos superando.

Desde a primeira divulgação de nosso relatório, a sociedade evoluiu e o conceito de sustentabilidade está mais presente no dia a dia das pessoas e das empresas. Disseminar esse concei-to e trabalhar em conjunto com nossos públicos de interesse é um grande desafio. Estamos construindo uma empresa de maior valor, em conjunto com os empregados, acionistas, clien-tes, fornecedores e comunidade do entorno.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

“A percepção de sustentabilidade comofator de adição de valor a longo prazovem se fortalecendo gradativamente.

É imprescindível que as empresastenham a capacidade de se reinventar

para acompanhar as mudançassociais que vêm ocorrendo no mundo”

Roberto Ken Nagao

06

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

MEN

SAGE

M D

O S

UPE

RIN

TEN

DEN

TE

Page 7: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A Innova sabe que cada um tem o seu estilo de vida, em cada detalhe, em cada escolha... Por isso, através da nossa linha de produtos, estamos sempre presentes no seu dia a dia, tornando possível que cada um leve a vida no melhor estilo:

o seu.

Page 8: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A NOSSA HISTÓRIA

Em 1997, foi fundada a Innova S.A, uma empresa vincula-da ao grupo Perez Companc, da Argentina. As mudanças no controle acionário ao longo dos anos proporcionaram à Innova trilhar um caminho de crescimento sustentável, de-safios e sucessos.

Nossa área produtiva está Instalada no Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo-RS, em uma área construída de 188.358 m². Contamos com filiais em Porto Alegre-RS e em São Paulo--SP. Somos a única empresa do setor petroquímico brasilei-ro a possuir unidades totalmente integradas para a produção de Etilbenzeno, Estireno e Poliestireno, no mesmo local.

Em 16 de agosto de 2013, a Petrobras, controladora da Innova, em cumprimento da Instrução CVM nº 358/02, publicou Fato Relevante comunicando a venda de ativos, incluindo a “Aliena-ção de 100% das ações de emissão da petroquímica Innova S.A. para a Videolar S.A. e seu acionista majoritário...”. Informou ainda que “A conclusão da transação está sujeita a determi-nadas condições precedentes usuais, incluindo a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE”, ora em análise por aquela instituição. A Figura 1 abaixo apresenta es-sas alterações societárias e os principais fatos da nossa histó-ria. (GRI 2.1, 2.3, 2.4, 2.5, 2.6, 2.9)

08

GRI 2.8

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

GOVE

RN

ANÇA

CO

RPO

RAT

IVA

NO

SSO

SN

ÚM

ERO

S

$milhões de faturamento bruto

mil toneladas de produção

empregados

estagiários

mil toneladas vendidas

1997 2000 2002 2005 2007 2008 2010 2012 2013

Petrobras Argentina (PESA)compra Perez Companc

Início das plantas:Etilbenzeno 190 ktaEstireno 180 ktaPoliestireno 120 kta

Fundação da Innovavinculada ao grupoPerez Companc

Inauguração do 1º Centrode Tecnologia em EstirênicosCTE da América Latina

A planta de estirenoalcança produção de 250 kta

Nova Planta de Etilbenzeno540 kta/Revenda de ABS

A planta de poliestireno alcançaprodução de 150 kta

Petrobras compraInnova 01/04/2011

Petrobas publica fatorelevante: Venda da Innova para Videolar eseu sócio majoritáriodependente de aprovaçãodo CADE. Ampliação daplanta de Poliestirenopara 180 kta

Kta - MIL TONELADAS ANOACIDENTE ZEROFigura 1 - Linha de tempo

Page 9: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

PRODUTOS E MERCADOSNossos produtos industrializados são Etilbenzeno, Tolueno, Es-tireno e Poliestireno, todos eles necessários para o suprimento da cadeia de transformação de plásticos. Eles estão presentes na indústria automotiva, construção civil e bens de consumo. Além de serem os principais setores que alavancam o cres-cimento do país, eles possibilitam que a gama de atuação de nossos produtos seja vasta, fazendo com que a nossa empresa e nossos produtos estejam cada vez mais perto da vida dos con-sumidores brasileiros. Assim, não estamos apenas fornecendo matéria-prima para o mercado, estamos presente na vida das pessoas.

Como forma de adicionar valor ao negócio, buscar sinergias e ampliar o mercado de atuação, também importamos, para re-venda, a resina ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno). (GRI 2.2)

Os nossos clientes podem ser intermediários ou finais, uti-lizando os produtos na fabricação de refrigeradores, copos, pratos e talheres descartáveis, embalagens para alimentos, utilidades domésticas, eletroeletrônicos, resinas acrílicas, resinas poliésteres, pneus, entre outros. Através da resina ABS, atendemos os mercados moveleiro, de eletrodomésti-cos e cromados, calçadista e linha pesada (caminhões, ôni-bus, máquinas agrícolas). (GRI 2.7) O principal destino de nossos produtos é o mercado interno, respondendo por cerca de 99% em 2013 do volume de ven-das, ficando a exportação com cerca de 1% do total.

Vendas por

09

ESTIRENO

São PauloRio Grande do SulSanta CatarinaEspírito SantoParanáOutros

POLIESTIRENO

Santa CatarinaSão PauloParanáRio Grande do SulGoiásAlagoasSergipe

OutrosPernambuco

36%28%18%4%3%3%3%2%3%

67%11%10%8%2%2%

2013

Page 10: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Nossa estrutura de Governança Corporativa é compos-ta pelo Conselho de Administração, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. A empresa é dirigida por um Conse-lho de Administração, com funções deliberativas, e uma Diretoria Executiva. Como uma subsidiária integral da Petrobras, nosso Conselho de Administração é composto por três representantes da sua controladora e um representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Assim, os acionistas da empresa estão representados no Conselho de Administração da Innova. (GRI 4.1)

Já a diretoria executiva é composta por um Diretor-Presi-dente, Roberto Ken Nagao e dois Diretores, eleitos pelo Con-selho de Administração, Rubén Eduardo Madoery e Sergio

de Oliveira Machado. Estes cargos contam com um prazo de gestão de dois anos, admitida a reeleição.

Atualmente, não possuímos um mecanismo formal para que os empregados possam, diretamente, fazer recomendações ou dar orientações ao Conselho de Administração. Entretanto, existe um canal aberto entre a Diretoria Executiva e os empre-gados de nossa empresa. Assim, as demandas podem facil-mente, após deliberação da Diretoria, alcançar o Conselho de Administração. (GRI 4.4)

10

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

GOVE

RN

ANÇA

CO

RPO

RAT

IVA

Page 11: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Atender às expectativas de todas as partes inte-ressadas no negócio de estirênicos, diferencian-do-se no relacionamento com os seus clientes e com foco no crescimento, na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental.

Seguiremos líderes, reconhecidos como a melhor empresa no mercado regional de produtos estirê-nicos.

CONSTRUÍMOS O FUTURO – porque acreditamos em um futuro com maior integração, com mais respeito ao homem e seu entorno. E assumimos, com otimismo responsável, nosso papel de empresa internacional de energia que, com foco na rentabilidade, gera negócios sustentáveis.

ATUAMOS COM DINAMISMO – porque somos ágeis e flexíveis e, promovendo os talentos individuais através do trabalho em equipe com empowerment e entusiasmo, geramos novas oportunidades que nos permitem alcançar excelência em nossa capacidade competitiva.

NOS DESAFIAMOS CONTINUAMENTE – porque nossa inspiração é a autossuperação. E a busca da excelência, baseada em nossos conhecimentos e talentos, nos permite desenvolver tecnologia de vanguarda e inovar no desenvolvimento de novos projetos, que superem os mais elevados padrões.

AGREGAMOS VALOR – porque temos conheci-mento e experiência, trabalhamos de forma in-tegrada e nos antecipamos às necessidades de nossos clientes, trazendo soluções da mais alta qualidade.

ASSUMIMOS COMPROMISSOS – porque somos conscientes da responsabilidade e compromisso que temos com cada comunidade onde estamos presentes, com nossos funcionários, acionistas e clientes. E porque nossas ações se sustentam na ética, na transparência, no respeito pelo ambiente e pelas pessoas com as quais interagimos.

Os Valores e Princípios da Innovaestão estabelecidos na Missão,na Visão, nos Valores Corporativose nas Políticas de Qualidade ede Segurança, Meio Ambientee Saúde.

11

Page 12: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

POLÍTICA DE QUALIDADE, SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE

POLÍTICA DE QUALIDADE

A Política de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde atende aos requisitos das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 e contempla diretrizes claras quanto à atuação da Innova no atendimento às necessidades dos clientes e mercados, à preservação do meio ambiente, à manutenção de ambiente seguro e saudável, ao atendimento à legislação, à melhoria con-tínua dos processos e ao relacionamento com as comunidades.

A Innova, empresa controlada pela Petrobras, assume o compromisso de fornecer produtos e serviços de qualidade, com estilo inovador e criativo de gestão, com foco em seus clientes e na responsabilidade social.

Exerce suas atividades de forma ética, valoriza a liderança nas questões de saúde, segurança e meio ambiente e assume os seguintes compromissos que constituem sua Política de Qualidade:

12

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

GOVE

RN

ANÇA

CO

RPO

RAT

IVA

Satisfazer os requisitos dos nossos clientes de maneira

competitiva e rentável, avaliando sistematicamente

seu grau de satisfação, identificando suas necessi-

dades e expectativas e melhorando a qualidade dos nossos produtos e serviços.

Valorizar as pessoas da organização, procurando seu desenvolvimento e

promovendo a participação criativa em equipes de

trabalho, em um ambiente propício que permita

melhorar a produtividade e a qualidade de vida.

Qualificar, avaliar e desenvolver nossos

fornecedores-chave para que adotem padrões

de trabalho de acordo com nossa Política de

Qualidade.

Implementar sistemas de gestão integrados,

avaliá-los sistematica-mente e estabelecer

objetivos alinhados com os empresariais, com a

finalidade de melhorar de forma contínua os proces-

sos e resultados.

GES

TÃO

CLIE

NTE

S

PESS

OAS

FOR

NEC

EDO

RES

Page 13: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE - SMS

A política será regida pelos seguintes princípios e diretrizes:

A Innova, empresa controlada pela Petrobras, assume o compromisso de desenvolver suas atividades preservando o meio ambiente no qual opera, a segurança e a saúde dos seus colaboradores, prestadores de serviços e comunidades vizinhas.

Nesse sentido, sua direção considera esta política como parte integrante de seus negócios e, portanto, prioritária em toda sua linha gerencial, assegurando sua difusão, compreensão e cumprimento em todos os níveis da organização.

• Educar, capacitar e comprometer os empregados com as questões de SMS, envolvendo fornecedores, comunidades, ór-gãos competentes, entidades representativas dos trabalhado-res e demais partes interessadas;

• Estimular o registro e tratamento das questões de SMS e considerar nos sistemas de consequência e reconhecimento o desempenho em SMS;

• Atuar na promoção da saúde, na proteção do ser humano e do meio ambiente mediante identificação, controle e monito-ramento de riscos, adequando a segurança de processos às melhores práticas mundiais e mantendo-se preparada para emergências;

• Assegurar a sustentabilidade de projetos, empreendimen-tos e produtos ao longo do seu ciclo de vida, considerando os impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social;

• Considerar a ecoeficiência das operações, minimizando os impactos locais adversos inerentes às atividades da indústria.

Aliar o desenvolvimento com as melho-res práticas de segurança industrial, proteção ambiental e saúde ocupacio-nal é o que faz a Innova signatária do Programa Atuação Responsável da Abi-quim (Associação Brasileira das Indús-trias Químicas) desde o início das suas atividades industriais.

PROGRAMAATUAÇÃO RESPONSÁVEL

13

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

GOVE

RN

ANÇA

CO

RPO

RAT

IVA

Page 14: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

14

MUDANÇAS

7

7

1 25 7

8 10 1112 13 14 15

4LIDERANÇA ERESPONSABILIDADE

CONFORMIDADELEGAL

AVALIAÇÃO E GESTÃODE RISCOS

NOVOSEMPREENDIMENTOS

OPERAÇÃO EMANUTENÇÃO

GESTÃO DEMUDANÇAS

AQUISIÇÃO DE BENSE SERVIÇOS

CAPACITAÇÃO,EDUCAÇÃOE CONSCIENTIZAÇÃO

GESTÃO DEINFORMAÇÕES

COMUNICAÇÃO CONTINGÊNCIA

RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE

ANÁLISE DEACIDENTES EINCIDENTES

GESTÃO DEPRODUTOS

PROCESSO DEMELHORIA CONTÍNUA

As 15

Page 15: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

CERTIFICAÇÕES

PREMIAÇÕES (GR1 2.10)

Somos signatários do programa Atuação Responsável, um comprometimento voluntário que alia o desenvolvimento com as melhores práticas de segurança industrial, proteção am-biental e saúde ocupacional.

Em 2013, obtivemos a recertificação de produto pela Diretiva RoHS, para todos os grades de Poliestireno produzidos pela empresa.

Em abril de 2013, foram realizadas auditorias pelo IBP (Insti-tuto Brasileiro de Petróleo e Gás), que proporcionaram a reno-

vação do nosso certificado SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos).

No período, também foram renovados os certificados nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001. Essas são a ga-rantia, para todos os consumidores, de que estamos engaja-dos em manter e aprimorar a qualidade de nossos produtos e processos de fabricação.

15

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

GOVE

RN

ANÇA

CO

RPO

RAT

IVA

EmpresaWhirlpool

“Melhor Fornecedor deMatéria-prima – Resina Acrílica”, na categoria “Melhor Desempenho em

Qualidade de Fornecimento”

EmpresaSherwin Williams

“Melhor Fornecedor de Poliestireno”, edição 2012/2013

Certificado de Responsabilidade Social, pelo reconhecimento das suas ações de

responsabilidade social

Governo doEstado do RS

Campeãs da Inovação 2013 RevistaAmanhã

Page 16: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

COMPROMISSO COM OS PÚBLICOS DE INTERESSE

16

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

COM

PRO

MIS

SO C

OM

BLI

COS

DE

INTE

RES

SE

Paula Santos, Engenheira de Meio Ambiente da Innova, em momento descontraído com sua filha Isabela. Os produtos produzidos com Poliestireno embelezam o ambiente e dão mais praticidade para o dia a dia.

Page 17: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

ENGAJAMENTO

Conectar, falar e ouvir é a base do

A matriz de materialidade representa o cruzamento das expec-tativas das partes interessadas e dos interesses da Innova. Os indicadores priorizados, definidos como materiais, aprovados e validados pela diretoria, são monitorados pelas diversas áreas

da empresa. A Innova entende que é preciso concentrar-se no que é importante – material - e alinhar estratégia, engajamento e relato.

Engajar é o ato de fazer com que pessoas participem e colabo-rem com algo em questão. O processo de engajamento é um esforço para entender e envolver os púbicos de interesse e suas expectativas nas atividades da empresa. Desenvolver essa cul-tura de diálogo, aprendizado e inovação, é o maior desafio das empresas nos dias de hoje.

No primeiro ciclo de emissão do relatório, em 2010, a Innova definiu os públicos que deveriam ser priorizados, alinhados com suas estratégias.

COM QUEM ENGAJAR?

Comunidade, acionistas, clientes, empregados e fornecedores.

POR QUE ENGAJAR? Para conhecer as expectativas dos públicos de interesse e identificar oportunidades. O envolvimento desses públicos é fundamental para o processo de relato.

O QUE ENGAJAR? QUAIS OS TEMAS RELEVANTES PARA TODOS OS PÚBLICOS?

A continuidade do processo de engajamento está em determi-nar quais temas são relevantes para a empresa e se eles re-presentam o que os públicos têm interesse em conhecer. Ba-

seado nesse princípio, através de pesquisa realizada em 2010, a Innova construiu sua matriz de materialidade que define os indicadores prioritários.

17

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

COM

PRO

MIS

SO C

OM

BLI

COS

DE

INTE

RES

SE

Reporting

ESTRATÉGIA

PERFORMANCE

RELATO

ENGAJAMENTO

Page 18: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

MATERIALIDADE

DESEMPENHO AMBIENTALEN3EN8EN16EN21EN22

Consumo de energiaRetirada de água por fonteEmissões diretas e indiretas de GEEDescarte de águaResíduos

DESEMPENHO SOCIALLA7

LA10SO1

HR4PR1PR5

Lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos,absenteísmo e óbitosHoras de treinamentoProgramas e práticas para avaliar e geririmpactos nas comunidadesCasos de discriminaçãoCiclo de vida de produtos e serviçosSatisfação do cliente

18

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

COM

PRO

MIS

SO C

OM

BLI

COS

DE

INTE

RES

SE

DESEMPENHO ECONÔMICOEC1EC6

Valor econômico direto gerado e distribuídoImpactos econômicos para a comunidade

A Figura 2 representa os aspectos considerados materiais para a Innova e seus públicos de interesse e serão apresentados neste relatório.

O indicador EC1, apresentado no gráfico de materialidade fora do quadrante prioritário, será, ainda assim, apresentado e monitorado, por decisão estratégica da empresa.

Os indicadores materiais foram aprovados e validados em reunião específica com a diretoria em 2011, mantendo-se nesta etapa do relatório. (GRI 4.14, 4.15)

Figura 2 - Materialidade dos aspectos

IMP

OR

TÂN

CIA

PAR

A A

INN

OVA

IMPORTÂNCIA PARA OS PÚBLICOS

EC1EC1

EC6EN22

EN21

PR5

LA7

PR1

SO1

HR4

EN16

EN3 LA10

EN8

Page 19: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

O atendimento das expectativas dos clientes norteia todas as ações e estratégias de relacionamento da empresa com o mer-cado. Por isso a Innova realiza anualmente uma pesquisa de satisfação com seus clientes de Estireno, Poliestireno e ABS. O objetivo é avaliar as percepções quanto aos aspectos co-merciais, financeiros, logísticos, de comunicação e de produto. A Innova está sempre disposta a ouvir, o que possibilita uma adaptação e evolução constante, alinhada às necessidades do mercado e dos consumidores.

Essa filosofia dá a Innova um grande conhecimento sobre o mercado onde atua e a capacidade de se antecipar a fatos e situações adversas, bem como criar novas oportunidades.

Uma prova disto é o Centro de Tecnologia em Estirênicos (CTE), único na América Latina dedicado exclusivamente aos estudos de estirênicos. Desde sua criação, a Innova através do CTE presta uma assistência diferenciada aos seus clientes e desenvolve novos produtos que se adequam às necessidades do mercado. O CTE é um espaço moderno com excelente estrutura de pessoas e tecnologia. Em 2013, houve a consolidação de parcerias estratégicas com clientes para o desenvolvimento de soluções conjuntas, que atendem as novas necessidades do mercado. Entre os destaques está a patente do produto “R 770E”, poliestireno de alto impacto (HIPS), destinado ao mercado de embalagens e descartáveis semitransparentes e o desenvolvimento do novo produto “R 940D”, destinado à linha branca que pode contribuir para indicadores de sustentabilidade, como a redução de consumo de matéria prima e produtos finais mais leves, mantendo a mesma resistência química e rigidez.

RELACIONAMENTO COM CLIENTES

A Innova através do CTE

presta uma assistência dife-

renciada aos seus clientes e

desenvolve novos produtos

que se adequam às necessi-

dades do mercado.

Até hoje, já são 10 os pedi-

dos de patentes pela Innova.

A cada ciclo de relato, é realizada uma pesquisa com os públicos de interesse, a fim de identificar a satisfação geral com o relatório, bem como se os temas levantados em 2010 permanecem relevantes.

Na pesquisa realizada em 2013, para esta edição, foi solicitado que cada respondente listasse, em ordem de importância, os temas mais relevantes em sua opinião. Pelo segundo ano consecutivo nota-se uma mudança nesta seleção, com aumento da importância sobre os impactos ambientais dos produtos. A Figura 3 lista os temas relevantes na última pesquisa, sendo que dois deles não são considerados materiais na Innova, mitigação de impactos de produtos e conformidade com leis.

A pesquisa teve 66 respostas, sendo 42% empregados, 23% fornecedores e 21% clientes, 8% da comunidade e 3% de acionistas.

Ao longo destes quatro anos, desde a definição dos temas materiais, a sociedade evoluiu e o conceito de sustentabilidade está mais presente no dia a dia das pessoas e das empresas. Isso resultou em novas expectativas e, para as empresas, em

19

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

COM

PRO

MIS

SO C

OM

BLI

COS

DE

INTE

RES

SE

um desafio ainda maior para o processo de relato.

Nesse novo cenário, a Innova constatou a necessidade de realizar um novo mapeamento de temas relevantes e uma nova matriz de materialidade. Esse mapeamento será feito no próximo ciclo, juntamente com a transição para o G4.

Figura 3 - Temas relevantes na última pesquisa

A área de Tecnologia busca parcerias com Universidades, Instituições técnicas e fornecedores e possui uma carteira de projetos que variam em função de mercado e produtos. Ações com foco em crescimento sustentável estão presentes nas ações de inovação da empresa.

AMBIENTAL CONSUMO DE ÁGUA

AMBIENTAL

AMBIENTAL

AMBIENTAL CONSUMO DE ENERGIA

PRODUTO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS

CONFORMIDADE COM LEIS EREGULAMENTOS AMBIENTAIS

MITIGAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE PRODUTOS

TEMA

Page 20: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Para o ano de 2013, não houve uma meta geral da Innova para o indicador PR5, mas metas específicas de cada área de re-lacionamento. Juntamente estabeleceram-se planos de ação, definidos e cumpridos.

Através de eventos anuais a Innova se aproxima de forma mais efetiva de seus clientes. É um momento de descontração e ne-

gócios, que faz com que a Innova se mantenha presente.

Em 2013, a empresa realizou um encontro onde, além das con-versas habituais sobre mercado e tendências, a Innova apre-sentou a campanha: Innova, presente em sua vida. Com ela alcançou-se uma maior divulgação dos produtos inseridos na rotina das pessoas.

Figura 4 - Índice de satisfação do cliente

20

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

COM

PRO

MIS

SO C

OM

BLI

COS

DE

INTE

RES

SE

Equipe da Innova no evento anual com clientes em São Paulo

Satisfação do client e

PR5

8,72

2011

8,05

2012

8,31

2013

• 1 Projeto de Produto Sustentável e Inovador• 1 Projeto de Processo InovadorTRANSFORMADORES

COM

PLEX

IDAD

E D

EPR

OD

UTO

E M

ERCA

DO

ADJACENTES • 3 Projetos de Novos Produtos Sustentáveis

CORE • 2 Projetos de Novos Produtos• 3 Projetos de Melhorias de Produtos

InovaçàoTOP10PRINCIPAISPROJETOS

(otimizações e melhorias)

Page 21: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES

Os fornecedores contribuem para a melhoria do processo pro-dutivo e a Innova procura trabalhar ao seu lado de forma a en-tender suas demandas e criar uma atmosfera benéfica.

A contratação de bens e serviços é um processo complexo, que inicia com a identificação da necessidade. Exige planejamen-to, orçamento, qualificação de fornecedores, negociação e for-malização do processo com a empresa vencedora. Também é necessário fiscalizar a entrega do bem ou a conclusão do ser-viço.

Os processos de contratação são conduzidos seguindo os prin-cípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, igualdade, vinculação ao instrumento convocatório, economici-dade, julgamento objetivo e dos que lhe são correlatos.

Periodicamente, os fornecedores são avaliados pelos gestores do serviço ou responsável pela aquisição. São levados em con-sideração critérios de Qualidade, Segurança, Meio ambiente e Saúde. A avaliação de desempenho busca implementar a me-lhoria contínua, assim como promover a inserção dos fornece-

dores nas políticas de gestão da Innova.

As aquisições de bens e serviços são de diversas categorias e especificidades, com fornecedores localizados no âmbito lo-cal, nacional e internacional. A definição geográfica de “local” da empresa compreende algumas cidades pertencentes à Grande Porto Alegre, incluindo a região do entorno. A escolha pela compra local não é um critério, mas a contratação de serviços destaca-se para as empresas deste âmbito, poten-cializando assim o desenvolvimento da região compreendida.

A Innova mantém uma relação diferenciada com o seu prin-cipal fornecedor de matérias-primas, a Braskem Unidade de Insumos Básicos (Unib). Isso ocorre devido ao fato das duas empresas estarem localizadas no mesmo complexo industrial e o fornecimento de material ocorrer via tubulação, de forma contínua. Assim, excetuam-se dos indicadores apresentados o tal fornecedor. Figura 5 representa o indicador EC6, cuja a meta de 58% foi cumprida. Será mantida a mesma meta para 2014.

Figura 5 - Distribuição de fornecedores por localização

20

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

COM

PRO

MIS

SO C

OM

BLI

COS

DE

INTE

RES

SE

Nacional

EC6

Internacional

Local

40%

5%

55%

2011

36%

6%

58%

2012

30%

12%

58%

2013

Unidade Produtora de Estireno

21

Page 22: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

SUSTENTABILIDADE TRADUZIDA EM NÚMEROS

22

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E TR

ADU

ZID

A EM

MER

OS

Daiane Souza, Analista de Planejamento da Innova, e seu noivo Marcelo pintando a casa nova. As tintas, produzidas com o Estireno da Innova, trazem vida e cor aos lares.

Page 23: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

O ano de 2013 foi o de melhor resultado na história da Innova. As vendas proporcionaram uma receita bruta de R$ 1.833 mi-lhões, resultado 23% superior ao exercício de 2012.

O Lucro Líquido totalizou R$ 175 milhões e o EBITDA R$ 225 milhões. Esse resultado deve-se, fundamentalmente, à redu-ção de custos, bom desempenho no volume de vendas no pri-

meiro semestre, aumento do preço de venda das commodi-ties no mercado internacional e a variação cambial positiva no segundo semestre. Outro fator determinante para o resul-tado obtido foi a aprovação da Lei 12.859/13, em esforço con-junto com a ABIQUIM (Associação Brasileira das Indústrias Químicas), instituindo uma tabela regressiva de desoneração do PIS/COFINS.

23

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E TR

ADU

ZID

A EM

MER

OS

DESEMPENHO ECONÔMICO

1.329

1.493

1.833

2011 2012 2013

RECEITA OPERACIONAL BRUTA(em milhões de reais)

Lucro Líquido

Margem Líquida

LUCRO LÍQUIDO E MARGEM LÍQUIDA(em milhões de reais)

116

226

107

2011 2012

69

2013

175

68

Figura 6 - Mercado externo representa 1% da ReceitaOperacional Bruta

Figura 7 - Lucro líquido e margem líquida (em milhões de reais)

Page 24: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

EBITDA(em milhões de reais)

120105

225

2011 2012 2013

2011 2012

PRODUÇÃO ANUAL(mil toneladas)

Etilbenzeno

Estireno

Poliestireno

280257

141

283

246

143

264243

151

2013

24

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E TR

ADU

ZID

A EM

MER

OS

Figura 8 - Ebitda (em milhões de reais)

Figura 9 - Produção anual (mil toneladas)

Page 25: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

O valor econômico direto gerado e distribuído, incluindo recei-tas, custos operacionais, remuneração de empregados, lucros acumulados, pagamentos para provedores de capital e gover-nos, bem como doações sociais, pode ser visto na Figura 10.

O indicador EC1 representa o quanto é distribuído entre os pú-blicos de interesse. Quando ocorre uma diminuição do lucro, por consequência, diminui-se o valor a ser distribuído. Por-

tanto, os itens que possuem valor fixo e que independem de lucro ou prejuízo, terão seus percentuais aumentados sig-nificativamente ou não, embora a variação em valores não seja tão relevante. O indicador EC1 é acompanhado periodi-camente, mas não possui meta. Na Figura 11, é apresentada a distribuição de doações e outros investimentos na comunidade.

A Innova utiliza, desde 2004, incentivosdedutíveis de imposto de renda

como a Lei Rouanet, o Funcriançae a Lei de Incentivo ao Esporte.

Nos útimos três anos foram repassadoso total de R$ 1.017 milhões.

Informações financeiras e contábeis mais detalhadas podem ser obtidas nas Demonstrações Contábeis 2013, no site:

Figura 10 - Distribuição por público de interesse

Figura 11- Distribuição de doações e outros investimentos na comunidade

25

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E TR

ADU

ZID

A EM

MER

OS

Empregados

Remuneração decapitais de terceiros

Remuneração decapitais próprios

Tributos

Sociedade(doações sociais)

17%

19%

29%

35%

0,04%

2011EC1

18%

12%

38%

32%

0,07%

2012

12%

8%

34%

46%

0,05%

2013

Doações sociais

Doações comincentivo do ICMS

Doações comincentivo de IR

80.305,80

0,00

156.000,00

236.305,80

2011

100.000,00

60.000,00

0,00

160.000,00

2012

100.340,00

80.000,00

440.000,00

620.340,00

2013

Page 26: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

PRODUÇÃO CONSCIENTE COM BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE

26

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PRO

DU

ÇÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO M

EIO

AM

BIE

NTE

Vanderlei Marques, analista de negócio, e seu filho Davi aproveitando o dia de sol numa pescaria. A caixa términa de EPS, feita com Estireno da Innova, mantém os produtos frescos.

Page 27: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Dentro de um contexto de legislação cada vez mais exigente e de uma crescente preocupação expressa pelos públicos de interesse em relação às questões ambientais e ao desenvolvi-mento sustentável, a Innova tem o compromisso de desenvolver suas atividades, preservando o meio ambiente e considerando a ecoeficiência das operações, minimizando os impactos locais inerentes as suas atividades.

Para a empresa, o cumprimento à legislação ambiental e às normas regulamentadoras é prioridade, mas suas ações não se limitam a isso. A busca da melhoria contínua de seu sistema de gestão ambiental é constante e, desde 2002, a Innova possui a certificação ISO 14001.

Em 2013, a Innova ampliou sua capacidade produtiva da Unida-de de Poliestireno para 180.000 t/a, já licenciada pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção ao Ambiente Natural).

Além da implantação do Projeto de Ampliação, foram realiza-das três paradas programadas de manutenção nas plantas de Etilbenzeno, Estireno e Poliestireno, eventos que aumentam significativamente a exposição ao risco em todo o ambiente in-

dustrial e influenciam nos indicadores de sustentabilidade.

Por ser uma empresa petroquímica, a Innova mapeia os ris-cos ambientais inerentes às suas atividades, como consumo de recursos naturais, emissões para a atmosfera, descarte de efluentes e resíduos, entre outros. O sistema de gestão ambiental permite conhecer, prevenir e mitigar impactos provenientes das operações e dos produtos, buscando a me-lhoria contínua dos processos.

A Innova identifica, avalia e controla os aspectos ambientais e riscos de saúde e segurança nas atividades, produtos e serviços dentro da área industrial; define medidas de contro-le e projetos de melhoria para os riscos de maior significân-cia, visando minimização e melhoria contínua dos processos.

Toda a atividade de levantamento e análise é realizada pelas pessoas que executam as tarefas, englobando as áreas de Produção, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Tecnologia & Desenvolvimento, Controle de Qualidade, Logística, Manu-tenção e Contratação de Bens & Serviços.

GESTÃO DE MEIO AMBIENTE TRADUZIDA EM NÚMEROS

As práticas de gestão ambiental da Innova priorizam ações que buscam a conservação de recursos não renováveis, preserva-ção dos ecossistemas e minimização do uso de recursos re-nováveis, com destaque para ações de redução do consumo de energia nas unidades operacionais.

As fontes de energia direta primárias não renováveis são o so-matório de combustíveis utilizados nas unidades operacionais. Esses combustíveis, em sua maioria, são subprodutos do pro-cesso produtivo.

A figura 13 apresenta o consumo total de energia elétrica por tonelada produzida, conforme é acompanhado internamente.A meta de 90kwh/t foi atingida e será mantida para 2014.

O indicador EN3, apresentado na Figura 12, informa o consumo de energia por fonte.

Os indicadores de energia sofrem a influência direta das para-das de manutenção, como ocorrido no ano de 2011. Em 2013, embora tenha ocorrido a parada de manutenção, não houve re-

flexo direto no indicador, pois o volume produzido foi elevado. Em comparação com dados de benchmarking da ABIQUIM, a Innova apresenta um consumo energético 69% inferior à média da indústria química nacional.

Figura 13 - Consumo total de energia elétrica por tonelada produzida

27

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PRO

DU

ÇÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO M

EIO

AM

BIE

NTE

Figura 12 - Consumo de energia direta discriminado por fonte de energia primária

Combustíveis(gigajoules)

EN3

1.632.965 1.697.648

2011 2012 2013

1.518.249

9490

CONSUMO TOTALDE ENERGIA ELÉTRICA

2011 2012

90

2013

Meta 2013: 90 kwh/t

A INNOVA APRESENTA UM CONSUMO

ENERGÉTICO 69% INFERIOR À MÉDIA DAINDÚSTRIA QUÍMICA NACIONAL.

Page 28: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Os recursos hídricos são indispensáveis para o desenvolvi-mento social e econômico de uma região. Seu uso predató-rio aliado ao mal planejamento e gestão dos mesmos tem causado degradação na qualidade ambiental, bem como redução na oferta de tal recurso. Essa problemática requer medidas preventivas e corretivas que visem atenuar as con-sequências da crise. O tema também é de grande relevân-cia para os públicos de interesse da Innova, como mostrou a pesquisa de engajamento realizada para este ciclo e apre-sentada na página 19.

É nesse contexto que a Innova desenvolve estratégias para monitorar e melhorar o uso eficiente da água.

O processo produtivo da Innova conta com um sistema de reaproveitamento de condensado, que é realimentado na torre de resfriamento, com o intuito de minimizar a retirada de água, representando um ganho ambiental e econômico.

O indicador material EN8, representado na Figura 14 total de retirada de água, é o somatório dos consumos de água po-tável, água clarificada, água desmineralizada e vapor de alta e baixa pressão, provenientes da empresa de abastecimento, que retira a água de um rio próximo, faz o seu tratamento e distribuição.

O total de Retirada de Água por fonte reduziu em 7% em comparação a 2012. Esse avanço foi possível devido à conso-lidação do projeto de reuso de água, que aumentou o percen-tual de água reutilizada de 49% para 54%.

Na busca pela redução do consumo de recursos naturais, o projeto de reutilização de água da chuva para abastecimento da lagoa de emergência, foi detalhado em 2013 e será im-plantado no ano de 2014, tendo como finalidade diminuir o consumo de água clarificada.

O indicador apresentado na Figura 15 está vinculado ao EN8 e é considerado, internamente, um indicador de sustentabi-lidade, calculado por tonelada produzida (excluindo vapores). Para 2014 a meta proposta é de 730 l/t, com uma redução de 10 l/t.

Para o tratamento de efluentes a Innova conta com a in-fraestrutura do SITEL (Sistema integrado de tratamento de efluentes líquidos) e SICECORS (Sistema centralizado de controle de resíduos sólidos), com moderno tratamento de

Recursos hídricos e efluentesefluentes líquidos e disposição final de resíduos sólidos. Todo o efluente líquido gerado nas unidades operacionais, inclusive água de chuva, é recolhido, pré-tratado em separador água-ó-leo e encaminhado para tratamento completo (físico-químico e biológico) no SITEL e, finalmente, colocado no solo. As infor-mações qualitativas e quantitativas referentes ao descarte de efluentes são monitoradas através de relatórios mensais. A Figura 16 representa o indicador material, EN21, descarte total de água, por qualidade e destinação. A Demanda Química de Oxigênio (DQO) mede, indiretamente, a carga de matéria or-gânica contida no efluente, isto é, seu efeito poluidor. Em 2013 a Innova reduziu quase 10% da carga de matéria orgânica do efluente, que é encaminhado ao SITEL.

Figura 15 - Total de retirada de água por tonelada produzida

Figura 16 - Descarte total de água por qualidade

28

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PRO

DU

ÇÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO M

EIO

AM

BIE

NTE

738794

2011 2012

712

2013

Meta 2013: 740 l/t

EN21

123.784

100.461

23 32 29

131.592 123.680

2011

153.853

2012 2013

148.903

DQO - t/ano

TOTAL DE RETIRADADE ÁGUA

Figura 14 - Total de retirada de água por fonte m3/ano

EN8

1.222.806Retirada de água

2011

1.326.451

2012 2013

1.239.256

Page 29: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Resíduos

O indicador apresentado na Figura 17 está vinculado ao EN21 e é considerado, internamente, um indicador de sustentabilidade, calculado por tonelada produzida.

Em 2013 a meta de 210 l/t foi atingida com folga, mesmo com as paradas de manutenção e final da campanha de catalisador de Estireno. Para 2014, será retomada a meta desafiadora de 185 l/t.

A geração de resíduos é um termômetro para medir a eficiência e produtividade dos processos. A estratégia de gestão de resí-duos da Innova busca o equilíbrio entre opções de disposição e os diferentes impactos ambientais, com estratégia de minimi-zar resíduos e priorizar reutilização ou reciclagem, em relação a outras opções de disposição.

A Innova mantém sua diretriz de PASSIVO ZERO, ou seja, to-dos os resíduos perigosos gerados na empresa são tratados ambientalmente da maneira mais correta, sem nenhuma acu-mulação interna e sem disposição em aterros industriais. Os tratadores utilizados são licenciados pelos órgãos ambientais competentes e auditados pela empresa. Os resíduos são clas-sificados da seguinte forma:

• Resíduos classe I - São os considerados perigosos, oriundos principalmente do processo produtivo, entre eles: borra oleosa, EPIs e filtros contaminados

• Resíduo classe II - são os não perigosos, entre eles: plástico, papel, metais e lixo orgânico.

Em 2013 ocorreu um aumento na geração de resíduos, devido às paradas de manutenção nas plantas e Etilbenzeno, Estireno e Poliestireno, a um incidente de vazamento de etilbenzeno na área de tancagem e às obras de ampliação da unidade de po-liestireno. Para os resíduos classe I, os tratamentos utilizados foram briquetagem, coprocessamento em fornos de cimentos,

A geração de resíduo naInnova é 84% menor doque a média da indústria

química nacional.

Figura 17 - Efluentes líquidos por tonelada produzida

Figura 18 - Peso total de resíduos por tipo e método de disposição

29

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PRO

DU

ÇÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO M

EIO

AM

BIE

NTE

EFLUENTES LÍQUIDOS

153

194

2011 2012

184

2013

Meta 2013: 210 l/t

EN22

96

2885 88 686

2011

181

2012 2013

586Resíduos classe It/ano

Resíduos classe IIt/ano

Em 2013 reduziu-se 5% nageração de efluente exceto

chuva, por tonelada produzida, visto que o consumo de água

no processo produtivofoi otimizado.

biorremediação, descontaminação e re-refino. Já os de classe II, basicamente pavimento asfáltico, foram enviados para aterro de construção civil no SICECORS.

O indicador material EN22, Figura 18, representa o peso total de resíduos por tipo e método de disposição.

Page 30: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Em 2013, a empresa não tinha meta definida para o indica-dor EN22, mas sim um acompanhamento da quantidade de resíduo acumulado nas suas dependências, que não deveria ultrapassar 13 toneladas. A partir de 2014 haverá acompa-

nhamento do volume gerado por unidade produtora, com metas e plano de ação.

A figura 19 mostra a disposição de resíduos por destinação fi-nal.

Conforme divulgação dos Indicadores do Atuação Responsá-vel - Abiquim, ano base 2012, a geração de resíduos perigo-sos na Innova foi de 0,27 Kg/tonelada produzida, enquanto a média geral das associadas ficou em 2,84 Kg/tonelada pro-duzida – 90% inferior à média da indústria.

Em relação aos resíduos não perigosos, a geração da Innova foi de 0,87 Kg/tonelada produzida, enquanto a média geral das associadas ficou em 4,28 Kg/tonelada produzida - 80% inferior à média da indústria.

As emissões de gases de efeito estufa são a principal causa de mudança climática. Preocupada com as emissões geradas, a Innova identifica e monitora emissões diretas e indiretas, através do sistema de gerenciamento de emissões atmosféricas, realizado através do software SIGEA, que monitora os GEE da unidade produtiva e fontes indiretas (vapor gerado pela fornecedora de utilidades).

Todos os combustíveis utilizados na Innova possuem baixo teor de enxofre e são, em sua maioria, gerados internamente no processo. Os fornos das unidades apresentam queimadores projetados para produzir baixa emissão de NOx.

Figura 19 - Destino final de resíduos

30

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PRO

DU

ÇÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO M

EIO

AM

BIE

NTE

DESTINO FINAL DE RESÍDUOS - 2013

Aterro de Construção Civil 38%

16%

14%

11%

Briquetagem(aproveitamento de resíduo rico em ferro)

Biorremediação(tratamento do resíduo através de processos biológicos)

Reciclagem(incluindo tecnológica)

Coprocessamento em cimenteira

3%

2%

Aterro sanitário

Descontaminação

1%Re-refino de óleo lubrificante

Page 31: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

O indicador material EN16, apresentado na Figura 20 representa o somatório de emissões nas unidades operacionais, emissões indiretas e fontes móveis.

O indicador apresentado na Figura 21 está vinculado ao EN16 e é considerado, internamente, um indicador de sustentabilida-de, calculado por tonelada produzida.

A emissão de gases de efeito estufa foi semelhante a 2012, po-rém devido às paradas de manutenção sucessivas das plantas

de Etilbenzeno, Estireno e Poliestireno, houve um peque-no aumento nas emissões de GEE/t produzida. A meta de210 kg GEE/t produzida foi cumprida e se mantém para 2014.

Os monitoramentos por fonte geradora são realizados men-salmente, para acompanhamento da meta anual.

Em 2013, confirmou-se a redução de emissão nas fontes mó-veis em 0,7%, devido ao aumento da utilização do modal fer-roviário e marítimo. Por outro lado, houve um aumento nas fontes indiretas, na geração do vapor comprado da unidade de insumos básicos do Polo Petroquímico, que utilizou na sua matriz energética uma maior quantidade de carvão do que de óleo combustível. O carvão possui uma menor eficiência energética com maior geração de GEE, o que afetou essa dis-tribuição.

Conforme publicação dos Indicadores do Programa Atuação Responsável da Abiquim, ano base 2012, a geração de CO² por tonelada produzida na combustão nos fornos da Innova foi de 82 kg de CO² equivalente/tonelada produzida, enquanto a mé-dia geral das associadas ficou em 226 kg de CO² equivalente/tonelada produzida, ou seja 63% inferior à media da indústria química.

2011 2012 2013

Figura 20 - Total de emissões diretas e indiretas de GEE por peso

31

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PRO

DU

ÇÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO M

EIO

AM

BIE

NTE

Figura 22 - GEE por fontes geradoras

49%

10%

34%

7%

0,3%

Fontes Móveis

Planta Estireno

Planta Poliestireno

Tocha

GEE POR FONTES GERADORAS

EN16

134.637 140.155

2011 2012 2013

140.339Emissões

207 209205

GEE POR TONELADA PRODUZIDA

2011 2012 2013Figura 21 - GEE por tonelada produzida

Meta 2013: 210 kg GEE/t

63% Inferior à media daindústria química.

A geração de CO² por tonelada produzida nacombustão nos fornos da Innova foi

Fontes Móveis (transporte)

Page 32: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Por dois anos consecutivos, os públicos de interesse da Innova elegeram o tema “Ciclo de Vida” como muito importante. Contudo essa preocupação não se limita a esses públicos, mas sim a uma preocupação global com o futuro. Temas como escassez de recursos naturais, crise energética, busca de novas matérias-primas e adoção de recursos renováveis são constantes nas discussões das grandes empresas. As empresas já compreenderam a importância de avaliar toda a cadeia de valor e de buscar a redução de seus impactos. É preciso encontrar soluções e inovar.

Nesse contexto, a Innova, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Área de Abastecimento da Petrobras,

realizou o Estudo de Avaliação do Ciclo de Vida do Poliestireno de origem fóssil. A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) pode ser entendida como uma técnica quantitativa de avaliação, voltada à determinação dos impactos ambientais associados ao exercício da função de um produto, processo ou serviço. A metodologia segue norma ABNT que estrutura o estudo em quatro fases: [1] Definição de objetivo e escopo; [2] Análise de Inventário; [3] Avaliação de Impacto; e [4] Interpretação. Essas ações aparecem encadeadas de maneira lógica e interativa como mostra a Figura 23 (PR1).

ESTRUTURA DE ANÁLISE DO CICLO DE VIDA

DEFINIÇÃO DEOBJETIVO E ESCOPO

ANÁLISE DEINVENTÁRIO

AVALIAÇÃO DEIMPACTOS

INTERPRETAÇÃODOS RESULTADOS

Figura 23 - Fases de um estudo de ACV (Fonte: ABNT NBR ISO 14040, 2009)

32

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PRO

DU

ÇÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO M

EIO

AM

BIE

NTE

Page 33: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A Análise do Inventário do Ciclo de Vida visa quantificar os fluxos de matéria e energia no ciclo de vida. Os dados utilizados nessa etapa podem ser primários ou secundários. A Avaliação do Impacto do Ciclo de Vida analisa a magnitude e significância dos impactos potenciais do objeto em estudo, resultando no Perfil de Impacto Ambiental. Os conjuntos dos indicadores das categorias de impacto, formam o perfil ambiental do produto a ser analisado na etapa de Interpretação dos Resultados.

O objetivo definido para este estudo foi de quantificar os perfis de desempenho ambiental, associados ao processamento de Poliestireno nas versões Cristal (GPPS), e de Alto Impacto (HIPS). O estudo mostrou potenciais oportunidades de melhoria em estudos futuros, sempre com vistas a alcançar maior precisão quanto ao desempenho ambiental demonstrado pela produção do Poliestireno, na forma como essa ocorre no mercado brasileiro.

O perfil de desempenho ambiental resultante deste estudo é representado por meio de categorias de impacto. Levando em consideração a categoria de Mudanças Climáticas, a geração de gases de efeito estufa (GEE) na produção do Poliestireno da Innova é, em média, 30% inferior à produção nacional.

Na Innova, a avaliação de impactos e riscos restringe-se, atu-almente, aos estágios que estão sob responsabilidade direta da empresa e compreende os estágios de desenvolvimento, pro-dução, transporte e armazenamento, distribuição, utilização e destinação final do produto.

Em 2013, teve continuidade o projeto que aplica o conceito de logística reversa, resgatando o Poliestireno pós-uso,

33

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

PR

OD

ÃO

CO

NSC

IEN

TE C

OM

BEN

EFÍC

IOS

AO

MEI

O A

MB

IEN

TE

Figura 24 - Estágios da avaliação do ciclo de vida

Desenvolvimento de conceito do produto

Pesquisa e desenvolvimento

X

X

X

Fabricação e produção

Marketing e promoção

X

X

X

X

Uso e serviço

Disposição, reutilizaçãoe reciclagem

Armazenamento, distribuiçãoe fornecimento

em fase de projeto

SIM NÃO

especificamente volumes gerados pelo segmento de descartáveis (copos, pratos, etc). Está se desenvolvendo um modelo de negócio e, caso seja viável economicamente, será implantado em 2014.

Na categoria deMudanças Climáticas, a geração de gases

de efeito estufa (GEE) na produção doPoliestireno da

Innova é, em média, 30% inferior à pro-

dução nacional.

IMPACTOS AVALIADOS NA INNOVA

Figueira centenária na área industrial da Innova

Page 34: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

34

O OLHAR PARA DENTRO

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

O O

LHAR

PAR

A D

ENTR

O

Milene Glimm, Analista de RH na Innova, seu marido Mathias e seus filhos Isabela e Gustavo, torcendo para o Brasil durante a Copa do Mundo. Os utensílios feitos com o Poliestireno da Innova alegram as tardes em família.

Page 35: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A evolução da Innova ao longo dos anos deve-se, em grande parte, às pessoas que traçaram essa caminhada junto com a empresa.

O olhar para dentro e a valorização das pessoas é característico da gestão da Innova. Alguns indicadores de desempenho social

refletem e identificam aspectos fundamentais de direitos humanos, consciência de cidadania e responsabilidades. Boas práticas de responsabilidade social criam oportunidades, previnem riscos e medem o sucesso organizacional.

A Innova busca proporcionar um ambiente de trabalho saudável e inclusivo, promovendo o bem de todos, sem preconceitos com relação à raça, sexo, cor, idade, crenças ou qualquer outra forma de discriminação.

O Código de Conduta e Ética Empresarial do Sistema Petrobras norteia as ações da empresa e os compromissos assumidos, tanto da parte institucional como da parte de seus empregados, sendo o guia que define os princípios éticos da empresa. Mas é necessário manter a coerência entre o discurso e a prática, e fazer valer esse compromisso em práticas concretas cotidianas, uma vez que a prioridade aos direitos humanos se estende aos direitos fundamentais no trabalho.

A Innova não possui um procedimento específico para prevenir, identificar e gerir casos de discriminação, mas acompanha esses casos, age de forma ética e utiliza o canal de Ouvidoria da Petrobras. Através desse canal de comunicação é possível apresentar denúncias, reclamações, sugestões, solicitações de informação e elogios. A Ouvidoria tem como principal compromisso tratar as manifestações com independência, isenção e ética. (HR4)

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

O O

LHAR

PAR

A D

ENTR

O

Figura 25 - Número de trabalhadores por gênero e raça

Masculino

SEXO

Feminino

Branca

RAÇA

Negra

Amarela

157

37

2011

190

2

2011

2

36

153

2012

185

2

2012

2

173

46

2013

216

1

2

2013

Desde 2009 até o fim de 2013, a Innova teve ajuizadas em seu nome oito reclamatórias trabalhistas e uma Ação Civil Pública. Essas ações contemplaram também pedidos de indenização decorrentes da alegada prática de assédio ou discriminação. Apenas quatro dessas ações dizem respeito a

empregados diretos da empresa, as demais foram ajuizadas por empregados de empresas terceirizadas que são ou foram, em algum momento, contratadas pela Innova. A responsabilidade da Innova, no que se refere a assédio ou discriminação, já foi excluída em sete dessas ações. Continuam em andamento a Ação Civil Pública, ajuizada em 2012, e uma ação ajuizada por empregado próprio em 2013.

A contratação de novos empregados ocorre através de Processo Seletivo Público e, dessa forma, garante a igualdade de oportunidades, transparência na seleção e não discriminação. O Processo Seletivo Público (PSP) realizado em outubro de 2012 gerou a contratação de 45 novos empregados em 2013, sendo 22 de nível médio e 23 de nível superior.

No ano de 2013, a Innova promoveu uma mudança na forma de classificação da escolaridade e essa diferença pode ser notada na Figura 26.

Figura 26 - Número de trabalhadores por escolaridade

Ens. fundamental

ESCOLARIDADE

Ens. médio completo

Ens. técnico completo

Educ. superior incomp.

Educ. superior

18Pós graduação

Mestrado

Doutorado

2

97

2011

16

57

19

2

1

1

97

2012

16

54

2

1

2

12

110

71

20

3

1

2013

PCD’s

7

2011

7

2012

6

2013

35

Page 36: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Por meio da Pesquisa de Ambiência Organizacional, os empregados têm a oportunidade de avaliar a empresa, orientar mudanças significativas na gestão e opinar sobre nove dimensões: Benefícios, Comunicação, Espírito de Equipe, Liderança, Reconhecimento e Recompensa, Remuneração, Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Treinamento & Desenvolvimento e Relação com trabalho. Juntas elas compõem o Índice de Satisfação de Empregados - ISE.

A pesquisa é confidencial, com aplicação on-line, e o sistema de tabulação de dados garante o anonimato dos respondentes.

Os resultados da Pesquisa de Ambiência vêm em uma crescente, refletindo o comprometimento e a preocupação da empresa para com seus empregados. Em 2013, o ISE foi de 78%, melhor desempenho do indicador desde a implantação da pesquisa em 2003.

Os resultados da pesquisa de ambiência de 2013 foram excelentes, com o alcance da máxima histórica nas dimensões Benefícios, Comunicação e Treinamento &

Desenvolvimento. Índices superiores a 80% em Liderança e SMS e 92% na Relação com Trabalho demonstram a satisfação dos empregados com o trabalho que executam.

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

O O

LHAR

PAR

A D

ENTR

O

72

50

84

70

45

89

53

78

56

77

62

90 82

59

92

69

87

71

79

68

88 83

59

92

68

87

75

BEN

EFÍC

IOS

COM

UN

ICAÇ

ÃO

ESPÍ

RIT

OD

E EQ

UIP

E

LID

ERAN

ÇA

REC

ON

HEC

IMEN

TO E

REC

OM

PEN

SA

REL

AÇÃO

CO

MO

TR

ABAL

HO

REM

UN

ERAÇ

ÃO

SEG

UR

ANÇA

,M

EIO

AM

BIE

NTE

E SA

ÚD

E

TREI

NAM

ENTO

ED

ESEN

VOLV

IMEN

TO

RESULTADOS - CLIMA ORGANIZACIONAL 2011

2012

2013

Figura 28 - Resultados da pesquisa de ambiência organizacional

Figura 27 - Pesquisa Organizacional

Índice de satisfaçãode empregados (ISE

Nível de compromissocom a empresa (NCE)

Nível comprometimentocom resp. social

66%

2011

67%

75%

76%

2012

73%

79%

78%

75%

80%

2013

)

O ISE foi de 78%, melhor desempenho do indicador desde a implantação da pesquisa em 2003.

36

Page 37: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A busca pela excelência operacional vai além da adoção de novas ferramentas e da implantação de programas de melhoria. Ela abrange, também, o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais das pessoas, depende do trabalho em equipe e do acompanhamento contínuo de indicadores que mostram se a empresa está caminhando na direção desejada.

O Programa Evoluinndo é um software de gestão que permite uma visão integrada dos processos da área de Recursos Humanos, incluindo Avaliação de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Evolução Profissional, Gestão do Conhecimento e Gestão de Objetivos.

A ferramenta de integração entre todos os processos é o Mapa de Excelência do Cargo, que compreende Responsabilidades (Processos de Atuação), Competências Comportamentais (Habilidades e Atitudes), Competências Técnicas (Conhecimentos) e Formação (Graduação Escolar), elaborado com uma visão de futuro, prevendo condições de excelência para o desempenho do cargo. As Competências Comportamentais e Técnicas são divididas em Essenciais, de Área e Individuais. As Essenciais são as principais habilidades e atitudes esperadas para todos os empregados, consideradas como o “DNA” da empresa. As Competências de Área são as esperadas para a área de atuação e, as Individuais, específicas para o desempenho do cargo. Em 2013, foram revistos todos os Mapas de Excelência, inclusive com a redefinição das competências essenciais da organização, que passaram a ser: Trabalho em Equipe, Iniciativa, Comprometimento e Adaptabilidade.

O processo de Avaliação de Pessoas ocorre anualmente e compreende a realização de auto avaliação, avaliação do gestor e consenso, momento no qual ocorre o feedback. O resultado é o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), construído com base nas carências encontradas entre o perfil do empregado e as necessidades do cargo. Além de gerar o PDI, esse momento é extremamente importante, pois proporciona uma reflexão do desempenho do empregado e o que a empresa espera dele, gerando a oportunidade de direcionar os esforços para o aperfeiçoamento em nível pessoal e organizacional.

O investimento em treinamento e desenvolvimento é revisto, anualmente, a partir dos Planos de Desenvolvimento Individuais (PDI) de todos os empregados, gerando o Programa Anual de Treinamentos e Eventos (PATE). Esse programa compreende treinamentos técnicos, comportamentais, idiomas, incentivos a pós-graduação, cursos no exterior e feiras nacionais e internacionais. A área de Recursos Humanos gerencia o PATE, sendo responsável por consolidar e especificar as necessidades de treinamentos, visando a maximizar o investimento e garantir a igualdade de oportunidades de acesso ao desenvolvimento a todos os empregados.

Como uma forma de ratificar a importância do desenvolvimento, em 2013, foi incorporada aos Objetivos Corporativos de PLR (Participação de Lucros e Resultados) a meta de Horas de Treinamento em Qualidade, Saúde e Meio Ambiente (QSMS), oportunizando mais qualificação e segurança das pessoas. O resultado para esse objetivo foi a superação da meta em 53% Figura 29, com alcance de 6.897 horas.

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

O O

LHAR

PAR

A D

ENTR

O

Figura 29 - Horas totais de treinamento

HORAS DE TREINAMENTO

4758

2686

4880

10624

13058

2011 2012 2013

Meta 2013: 12000 / QSMS 4500

QSMS QSMS QSMS

Figura 30 - Média de horas de treinamento por ano, por empregadodiscriminadas por categoria funcional

Gerencial

LA10

Administrativ o

Comercial

Operacional

24

30

2011

78

8

26

43

2012

7

92

64

52

37

101

2013

37

6897

Desde 2011 as horas de treinamentoaumentaram 174%, o que demonstra o

compromisso com o aperfeiçoamento das pessoas.

Page 38: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

SAÚDE E BEM ESTAR É O RESULTADO DE BOAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E TRABALHO

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SAÚ

DE

E B

EM E

STAR

É O

RES

ULT

ADO

DE

BO

AS C

ON

DIÇ

ÕES

DE

SEGU

RAN

ÇA E

TR

ABAL

HO

Saúde

A Innova incentiva a prática regular de esporte. Henrique Koops, Analista de Logística, Aldine Viegel, Analista de Sistemas, Marcos Pires, Coordenador de Marketing & IM, Mirele Amaral, Assistente de Logística, Eduardo Almeida, Gerente de Logística & PCP, Roberto Villafan Jr, Assessor de Estratégia e RI, Margareth Haubrich, Coordenadora de Qualidade e Responsabilidade Social, aproveitam momentos livres para a prática de corrida.

38

Page 39: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Desde 2002 a Innova é certificada na OHSAS 18001, norma que especifica requisitos para um sistema de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), que permite a uma organização controlar os seus riscos de acidentes e doenças ocupacionais e melhorar o seu desempenho de SST.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOBE) e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) são o norte na prevenção da exposição e doenças ocupacionais.

Na área de Saúde Ocupacional o foco é a promoção da qualidade de vida e a prevenção de doenças ocupacionais. Adequar o ambiente de trabalho de forma a torná-lo mais confortável e saudável é um desafio. Na matriz e na filial de São Paulo pratica-se ginástica laboral que, além de diminuir a carga de estresse por interromper o trabalho, ainda evita o sedentarismo. Esse tipo de atividade promove a descontração e a interação entre os colegas de trabalho, tornando o ambiente mais agradável e aumentando o poder de concentração e a autoestima.

A Innova possui um Programa de Prevenção à Saúde (PPS), que, além das avaliações de saúde ocupacional, avalia condições não obrigatórias, que mantém nossos empregados com melhores condições de saúde, comparados com o restante da população. O Programa avalia fatores como: nº de fumantes, diabetes, colesterol, hipertensos, IMC (Índice de

Massa Corporal), atividades físicas, risco coronariano, entre outros. Aproximadamente 50% dos empregados próprios, são fisicamente ativos. Para incentivar a prática de esportes, a empresa disponibiliza uma academia de ginástica na área industrial, com profissional habilitado, liberando o empregado para usá-la por duas horas semanais, durante seu expediente. Para o pessoal das filiais de Porto Alegre e São Paulo, a Innova possui convênio com academias e incentiva a prática do esporte através de custeio parcial.

A Innova realiza ainda outros programas relacionados a monitoramento e prevenção em saúde.

• PCA (Programa de Controle Auditivo): realiza a prevenção da perda auditiva e monitora aqueles casos já com perda estabelecida, emitindo relatório anual.

• PPR (Programa de Proteção Respirátoria): orienta os empregados quanto à seleção e o uso de equipamentos de Proteção Respiratória (EPR), com vistas a prevenir contra a exposição ocupacional aos agentes nocivos à saúde.

• PE (Programa de Ergonomia): tem como objetivo a redução dos índices de Doenças Osteo-musculares Relacionadas ao Trabalho (DORTs), diminuição mensurada do Absenteísmo, aumento progressivo da produtividade da mão-de-obra e a melhoria contínua da qualidade de vida.

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SAÚ

DE

E B

EM E

STAR

É O

RES

ULT

ADO

DE

BO

AS C

ON

DIÇ

ÕES

DE

SEGU

RAN

ÇA E

TR

ABAL

HO

Na área de Saúde Ocupacionalo foco é a promoção da

qualidade de vida e a prevenção de doenças ocupacionais.

Adequar o ambiente detrabalho de forma a torná-lo mais confortável e saudável

é um desafio.

Para incentivar a prática de esportes, a empresa

disponibiliza uma academiade ginástica na área industrial,

com profissional habilitado

39

Margareth Haubrich, Henrique Koops e Eduardo Rodrigues Almeida.

Page 40: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Pelo segundo ano consecutivo a Innova comemora o ACIDENTE ZERO com afastamento, que levou à taxa zero em dias perdidos. Em relação à taxa de absenteísmo atingiu-se um valor acima da meta, devido a afastamentos não ocupacionais. Vale salientar que todas as ações de prevenção tomadas e melhorias realizadas refletem diretamente nos indicadores. A taxa de doenças ocupacionais permanece em ZERO desde que essa medição passou a ser adotada.

A taxa de absenteísmo está acima da meta, devido a um afastamento não ocupacional, que já ultrapassa o período de dois anos. Expurgando esse caso, a taxa ficaria abaixo da meta estipulada, 1,41 em 2012 e 1,34 em 2013. Alinhada às diretrizes da Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SMS) da Petrobras, a Innova participa do Programa de Segurança de Processo (PSP), desde 2004, implementando, ao longo desse período, diversas melhorias de gestão. Acompanhado pela alta administração, através de reuniões de análise crítica, esse programa promove práticas de gestão em diferentes níveis da empresa, focadas em Riscos Operacionais, Processos de Contratação, Controle e Destinação de Resíduos, Gestão de Mudanças, entre outros. Além disso, valoriza aspectos de comunicação, capacitação e reforça as práticas de controle de emergências.

Na linha de melhoria de seus processos de gestão de riscos, a Innova mantém a certificação de seu “SPIE” (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos) conferida

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SAÚ

DE

E B

EM E

STAR

É O

RES

ULT

ADO

DE

BO

AS C

ON

DIÇ

ÕES

DE

SEGU

RAN

ÇA E

TR

ABAL

HO

Figura 31- Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho

total de trabalhadores

LA7

taxa de lesões sem afastamento

taxa de lesões com afastamento

taxa de dias perdidos

taxa de doenças ocupacionais

taxa de absenteísmo

357

5,06

2011

72,35

0,72

0,00

2,21

414

5,42

2012

0,00

0,00

2,21

0,00

564

2,80

0,00

0,00

0,00

2,14

2013

4,50

0,77

5,40

0,00

1,70

META

40

pelo IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo. Uma auditoria é realizada anualmente, com a finalidade de comprovar que o SPIE atende às premissas originais. Este serviço traz além de ganhos econômicos, ganhos que refletem nos indicadores de sustentabilidade, que são maior segurança operacional, maior confiabilidade nos processos e diminuição de riscos de acidentes e contaminação ao meio ambiente.

Nos últimos dois anos a Innova teve um aumento de 44% no valor de investimentos em SMS com o intuito de melhorias das condições de trabalho e riscos ocupacionais.

O indicador material LA7 apresentado na Figura 31, mostra as taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho.

Pelo segundo ano consecutivo a Innova comemora o ACIDENTE ZERO,

resultado da intensificaçãode treinamentos em QSMS.

Aumento de 157% em númerosde horas, desde 2011.

Page 41: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SAÚ

DE

E B

EM E

STAR

É O

RES

ULT

ADO

DE

BO

AS C

ON

DIÇ

ÕES

DE

SEGU

RAN

ÇA E

TR

ABAL

HO

Figura 25- Estrutura do seminário SGI 2013

Além de treinamentos, a empresa promove ações educativas na área de prevenção e atendimento na área de saúde e segurança. Em 2013 foi realizado Simulado de Emergência do PAM (Plano de Auxilio Mútuo) do Polo Petroquímico do Sul, envolvendo todas as empresas.

Anualmente é realizado um seminário para tratar de temas relacionados ao sistema de gestão integrado da empresa, que abrange aspectos ligados à qualidade, meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, chamado Seminário do Sistema de Gestão Integrada (SGI). O Seminário é direcionado a todos os empregados, estagiários e contratados que trabalham diretamente na empresa.

Desde 2011 o Seminário do SGI é realizado de forma integrada com a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

O Seminário SGI de 2013, envolveu uma série de palestras, que tiveram como tema central: Preparando o amanhã com

qualidade de vida, com foco na valorização das pessoas e na sua preparação para um futuro com qualidade. Além das palestras internas, voltadas à saúde e segurança no trabalho, foram desenvolvidas palestras externas ligadas aos temas:

• Álcool e outras drogas - mais do que o enfoque clínico da doença, foi abordada a questão familiar, o apoio clínico e psicológico ao paciente e aos familiares e, principalmente, os primeiros sinais e sintomas apresentados pelo usuário, que devem ser observados pelos familiares;

• Preparação para a aposentadoria – o objetivo foi promover uma reflexão sobre o momento da aposentadoria. Na abertura do Seminário foi realizada uma rústica com os empregados da Innova, inaugurando a semana de eventos.

41

Cássio Batista de Mattos, técnico de operação PS na peletizadora de GPPS.

Page 42: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

EVOLUIR COM AS COMUNIDADES DO ENTORNO

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

EVO

LUIR

CO

M A

S CO

MU

NID

ADES

DO

EN

TOR

NO

Evoluir

Gustavo Schmitt, Técnico de Operação EB/SM, ajudando seu filho Guilherme a fazer os trabalhos da escola. O Poliestireno da Innova está presente no material escolar e nos eletroeletrônicos necessários no cotidiano.

42

Page 43: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

Quando uma empresa age de maneira responsável dentro de uma comunidade, ela assume compromissos. A Innova é consciente da responsabilidade e do dever que tem com a comunidade onde está presente e sua atuação se sustenta na ética, na transparência e no respeito pelo ambiente e pelas pessoas com as quais interage. Esse é um dos pilares que

sustentam a maneira como a Innova vê e interage com o mundo, pois é uma empresa que está presente na vida das pessoas, não só com seus produtos, mas com seus projetos sociais e seus canais transparentes de comunicação.

A fim de manter a transparência nas relações com as comunidades do entorno, conhecer suas necessidades e atuar de forma antecipada, a Innova faz parte do Comitê de Diálogo com a Comunidade (DC). Ele é constituído por membros de todas as empresas do Polo Petroquímico do Sul e, desde 2001, responde aos questionamentos e preocupações relacionados à saúde, segurança e meio ambiente.

O processo de aproximação com a comunidade começou em 2002, através de uma pesquisa de imagem do Polo junto à população das comunidades vizinhas (Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo). Nela as empresas visaram avaliar sua imagem e proporcionar a escolha do melhor caminho para a aproximação. Abriu-se o espaço para o diálogo, identificando lideranças e constituindo o Conselho Comunitário Consultivo do Polo (CCC), cujo objetivo é manter um canal de comunicação direta e permanente entre as comunidades e as empresas.

O CCC iniciou suas atividades em maio de 2003 e é formado por

representantes das três comunidades. Essas pessoas são escolhidas por serem, preferencialmente, pertencentes a instituições ou ONG’s relacionadas à saúde, segurança, meio ambiente, ação social, imprensa local, área de educação, associações e/ou clubes de serviço, ou referências na comunidade.

Para fortalecer o canal de comunicação, regularmente acontecem reuniões trimestrais, com o objetivo de realizar uma discussão aberta de temas e preocupações de interesse comum. A ênfase dessas reuniões está nos aspectos de segurança, saúde e meio ambiente, associados às atividades das empresas, bem como seus impactos e riscos.

Através do Diálogo com a Comunidade e do CCC, a Innova dispõe de uma ferramenta que permite a identificação, avaliação e gerenciamento dos impactos de suas operações nas comunidades do entorno (SO1).

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

EVO

LUIR

CO

M A

S CO

MU

NID

ADES

DO

EN

TOR

NOIII Encontro nacional de Conselhos Comunitários Consultivos,

realizado, no Polo Petroquimico do Sul, em setembro de 2013.

43

Page 44: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

COMITÊ DE FOMENTO INDUSTRIAL DO POLO - COFIP

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento industrial na região e na cadeia produtiva, e melhorar as condições de infraestrutura local e regional, a Innova faz parte do Comitê de Fomento Industrial do Polo – COFIP. O comitê iniciou suas ações em 2012 com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável das empresas instaladas no Distrito Industrial e da região.

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

EVO

LUIR

CO

M A

S CO

MU

NID

ADES

DO

EN

TOR

NO

O ano de 2013 foi marcado por eventos relevantes, ligados ao Diálogo com a Comunidade e ao CCC:

• Comemoração dos 10 anos de constituição do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) do Polo Petroquímico do Sul,

• Workshop de capacitação para os conselheiros;

• III Encontro Nacional dos CCC´s: O evento, que foi sediado pelo Conselho Comunitário Consultivo e as empresas do Polo Petroquímico do Sul, contou com representantes de empresas e conselheiros comunitários, vindos de diversos Estados do Brasil, além de representantes da ABIQUIM. O objetivo deste encontro foi promover a integração e a troca de experiências entre os Conselheiros de todo País;

• Concurso Cultural Água Elemento Vida - 3ª edição, cujo objetivo foi conscientizar a sociedade, sobretudo chamar a atenção para a responsabilidade com o meio ambiente e as reservas naturais de água. O concurso envolveu as comunidades e escolas dos municípios de Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo.

As ações realizadas junto às comunidades vizinhas são acompanhadas internamente, através do indicador de atendimento a demandas da comunidade, que desde 2011 se mantém em 99,8% de atendimento, acima da meta de 99,5%.

Alunos das escola E. M. E. F. Homero Fraga de Nova Santa Rita/RSrecebendo premiação do concurso.

44

Page 45: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

QUALIFICAÇÃO DA COMUNIDADE

INCENTIVO À CULTURA

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

EVO

LUIR

CO

M A

S CO

MU

NID

ADES

DO

EN

TOR

NO

A Innova acredita que educação e capacitação profissional são imprescindíveis para o desenvolvimento das comunidades do

entorno. Por isso, prioriza projetos que visam à inserção no mercado de trabalho.

Mediante um convênio estabelecido com a Universidade de Santa Cruz (UNISC) e prefeituras de Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo, a Innova apoiou um curso de qualificação profissional de 430 horas, ministrado nas cidades citadas. Foram capacitados 100 alunos nas áreas de Atendimento em Serviços, com ênfase em Administração e Recursos Humanos e de Elétrica e Construção Civil.

A Innova também apoiou, através da 5ª edição do Rede Parceria Social, programa liderado pelo Governo do Estado do RS, o projeto Novos Horizontes, voltado à capacitação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, através de cursos de iniciação profissional e geração de renda. Os cursos realizados através desse programa são apresentados na Figura 32.

Em 2013, a Innova aprovou dois projetos culturais, mediante incentivos fiscais previstos na Lei Rouanet, a serem desenvolvidos durante o ano de 2014. O projeto “Baú das Artes”, tem o objetivo de beneficiar escolas da comunidade do entorno através da entrega de baús educativos e capacitação de professores, visando à promoção da arte e da cultura.

Para incentivar a cultura para todos, a Innova apoia o projeto “Coleção Clássicos da Literatura Infantil”, da Fundação Dorina Nowill Para Cegos, que visa à produção e distribuição da Coleção em formato de escrita Braille, tornando os títulos acessíveis a crianças com deficiência visual.

45

Figura 32 - Tabela de cursos por entidades, municípios e número de beneficiários

Assami

ENTIDADES

PROJETO NOVOS HORIZONTES

Capcar

Casa deNazaré

MUNICÍPIOS

ProjetoTchê

Apae NovoHamburgo

AssociaçãoReviver

FundaçãoSemear

Erechim

Capãoda Canoa

PortoAlegre

Santana doLivramento

NovoHamburgo

Canoas

NovoHamburgo

CURSO

Beriais emborrachadose ponto russo

Bijuterias

Alimentado a rendada Família

Marcenaria

Alimentos - doces

Assist. administrativo

Assist. administrativo

Total de beneficiários

30

50

12

40

20

20

16

188

BENEF.

Em 2013, 288 pessoas forambeneficiadas pelos projetos de

qualificação apoiados pela Innova.

Page 46: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

SOBRE O RELATÓRIO

Esta é a 4ª edição do Relatório de Sustentabilidade da Innova, elaborado segundo os critérios estabelecidos pelo Global Report Initiative – GRI versão G3. Nele você poderá conferir os resultados da empresa no ano de 2013. A Innova considera que o relatório de sustentabilidade atinge o nível de aplicação C, da estrutura GRI. (GRI 3.1, 3.2, 3.3)

Através da leitura do relatório, será possível conhecer os temas relevantes que foram selecionados com base na matriz de materialidade elaborada em 2010. Os indicadores de sustentabilidade, como denominado internamente, fazem parte do Sistema de Gestão da empresa e, alguns deles, são avaliados mensalmente. Não houve alteração na forma de monitoramento dos indicadores.

Na composição dos indicadores, a Innova reporta as operações da matriz e suas filiais, com exceção dos indicadores de

desempenho ambiental, que se referem somente à matriz. (GRI 3.6, 3.7).

Este relatório é o resultado de um processo de relato realizado em conjunto com um grupo de referentes internos da empresa e, também, da participação de públicos estratégicos, aqui denominados públicos de interesse, que demonstraram sua opinião em relação ao relatório de 2012 e apresentaram sugestões de melhorias. (GRI 3.5, 3.8, 3.10, 3.11)

O sumário, apresentado ao final deste relatório, contém as páginas nas quais se encontram as respostas aos indicadores GRI. (GRI 3.12)

Para esclarecimentos em relação a este relatório, entrar em contato através do e-mail: [email protected]. (GRI 3.4).

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SOB

RE

O R

ELAT

ÓR

IO

46

Linha de peletização da planta de Poliestireno Alto Impacto.

Page 47: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

SUMÁRIO DE CONTEÚDO GRI

PÁGINFORMAÇÕES SOBRE ESTRATÉGIA E PERFIL

ESTRATÉGIA E ANÁLISE

1.1 Declaração do detentor do cargo com maior poder de decisão na organização 6

PERFIL ORGANIZACIONAL

2.1 Nome da organização2.2 Principais marcas, produtos e/ou serviços2.3 Estrutura operacional da organização2.4 Localização da sede da organização2.5 Número de países em que a organização opera2.6 Tipo e natureza jurídica da propriedade2.7 Mercados atendidos pela organização2.8 Porte da organização relatora2.9 Principais mudanças durante o período coberto pelo relatório2.10 Prêmios recebidos no período coberto pelo relatório

898888988

15

PARÂMETROS PARA O RELATÓRIO

3.1 Período coberto pelo relatório3.2 Data do relatório anterior mais recente3.3 Ciclo de emissão de relatórios3.4 Dados para contato em caso de perguntas3.5 Processo para a definição do conteúdo do relatório3.6 Limite do relatório3.7 Declaração sobre quaisquer limitações específicas quanto ao escopo ou ao limite do relatório3.8 Base para a elaboração do relatório no que se refere a joint ventures, subsidiárias, instalações arrendadas, operações terceirizadas e outras organizações3.10 Explicação das consequências de quaisquer reformulações de informações fornecidas em relatórios anteriores e as razões para tais reformulações3.11 Mudanças significativas em comparação com anos anteriores3.12 Sumário de Conteúdo GRI

46464646464646

46

464646

* Não aplicável

GOVERNANÇA, COMPROMISSO E ENGAJAMENTO

4.1 Estrutura de governança da organização4.2 Indicação caso o presidente do mais alto órgão de governança também seja um diretor executivo4.3 Declaração do número de membros independentes ou não executivos do mais alto órgão de governança4.4 Mecanismos para que acionistas e empregados façam recomendações ou deem orientações ao mais alto órgão de governança4.14 Relação de grupos de públicos de interesse engajados pela organização4.15 Base para a identificação e seleção de públicos de interesse com os quais se engajar

10NA*NA*

101818

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SUM

ÁRIO

GR

I

47

Page 48: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

PÁGINDICADORES DE DESEMPENHO GRI

DESEMPENHO ECONÔMICO

EC1 Valor econômico direto gerado e distríbuido, incluindo receitas, custos operacionais, remuneração de empregados, doações e outros investimentos na comunidade, lucros acumulados e pagamentos para provedores de capital e governosEC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais em unidades operacionais importantes

25

21

DESEMPENHO AMBIENTAL

EN3 Consumo de energia direta discriminada por fonte de energia primáriaEN8 Total de retirada de água por fonteEN16 Total de emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa, por pesoEN21 Descarte total de água, por qualidade e destinaçãoEN22 Peso total de resíduos, por tipo e por método de distribuição

2728312829

DESEMPENHO SOCIAL

LA7 Taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho, por regiãoLA10 Média de horas de treinamento por ano, por funcionário, discriminadas por categoria funcionalSO1 Natureza, escopo e eficácia de quaisquer programas e práticas para avaliar e gerir os impactos das operações nas comunidades, incluindo a entrada, operação e saídaHR4 Número total de casos de discriminação e medidas tomadasPR1 Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e seviços sujeitos a esses procedimentosPR5 Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas

4037

4335

3220

Demais informações financeiras e contábeis podem ser obtidas em nossas Demonstrações Contábeis 2013, disponíveis no site www.innova.ind.br

EXPEDIENTE

COORDENAÇÃO: Gestão de Qualidade e Responsabilidade SocialPROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO : Argerick ComunicaçãoCAPA: Fotos de Isaias MattosREDAÇÃO E REVISÃO: Cátia Ayala e Clarissa WestphalenIMPRESSÃO: Gráfica GrafocemIMAGENS: Acervo Innova, Argerick Comunicação e Isaias MattosCONTATO: [email protected]

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

SUM

ÁRIO

GR

I

48

Page 49: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

49

REL

ATÓ

RIO

DE

SUST

ENTA

BIL

IDAD

E IN

NO

VA 2

013

LIST

A D

E EM

PREG

ADO

S

Um conjunto de válvulas alinhadas corretamente representa as pessoas dentro da Innova que,alinhadas na busca de objetivos comuns, produzem os melhores produtos de forma segura e consciente.

49

ADALBERTOADRIELALCEUALDINEALDINOALENCASTROALEXALEXANDREALEXANDROALEXEIALINE NUNESALINE SANTOSALLGAYERALMIRANAANA PAULAANDERSONANDRÉ CORDEIROANDRÉ EICHANDRIGOANTÔNIO CARLOSARARIPEARLEIÁUREOBECKERBELONIBERGERBIANCABOTELHOBRUNA BECKERBRUNACAFRUNICAMILOCARLOSCAROLINACAROLINECASSIOCÁTIACAUDUROCEZARCHAPARINICHARLESCIRANOCLARISSACLÁUDIACLÉBERCRISTIANCRISTIANO WESTHAUSERCRISTIANO ZAGOCUNHADAIANEDAISYDAL PIZZOLDANIEL FRANCODANIEL KVITKODANIELA RAUL

UBIRATAN

O

REGISREICHELREISRIBASRICARDORICHARDROBERTAROBERTOROBSON EGGERROBSON NUNESRODEGHIERORODRIGORONALDORONIRUBÉNRÚBIARUBIANASALAZARSANDROSANHUDOSCHEIDSCHNEIDERSCHUTZSERGIOSIMONESOLIVANTADEUTAÍSTASSOTHIOSENTHOMAZTIAGO BORTOLLITIAGO FURTUOSTIAGO PERINTOSCA

A

VÁLDSONVALMIRVANDERLEIVANESSAVEIGAVERIDIANA RUBENICHVERIDIANA VIEIRVICENTEVIEIRAVINÍCIUS GRASSIVINÍCIUS LIMAVITORVLADEMIRWARKENWASEMWILLERSWUNSCH

DEBOM

DIEFENTHALERDIEGODIELINTONDIOGODOMINGOSDORNELLESDREBESDUTRAÉDEREDSONEDUARDOELIZANDROEMANUELERESVANESEQUIELEUGÊNIOEVALDTFÁBIOFABRÍCIOFAZOLOFELIPEFLÁVIOFLÁVIO BARBOSAGABRIEL FERRIGABRIELGARCEZ

GIULIANOGOMESGONÇALVESGRACEGUILHERME CRESTANIGUILHERME VEITGUSTAVO RITTOGUSTAVO SCHMITTHAMILTONHAUBRICHHELIOHENKEHENRIQUEHOFFHOFFMANNINÁCIOIOHANA

ISABELJACKSONJAIRJEFERSONJEOVANEJOÃO LESSAJOÃO PEDROJOÃO VALDEMIR

DENISE

GERSON

ISABELLA

JONAS

RAFAEL SALERMORAPHAEL

KERWINLARALARISSALEMESLEMOSLEONARDOLISANDRALOPESLORENSLUCASLUCIANA BASSOLUCIANA SCHMIDTLUCIMARALUÍS GUSTAVOLUIS ERNESTOLUIZ CLÁUDIOMÁRCIA GALDINIMÁRCIA GIOVANELLAMARCO MARCOSMARGARETHMARIZETEMARQUESMASAMIMAURÍCIO ROCKEMBACHMAURÍCIO WASEMMEIRELESMILENEMIRELEMÍRIAMOURAMURILO

NAIRANASCIMENTONEWTONODACIROLIPAULAPETERSENPINZONPRESTESPRISCILAPRUXQUEROTTIQUEZADARADDERAFAEL GUZATTORAFAEL PIEROSAN

JONIJULIANEJÚLIOKAREN

NAGAO

Nomes listados conforme o crachá de identificação dos empregados.

Page 50: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

MATRIZBR 386, Rodovia Tabaí/Canoas, Km 419, Complexo Básico,

Via do Contorno, 212, III Polo Petroquímico,Triunfo/RS, CEP 95853-000

51 3457 5800

FILIAL PORTO ALEGREAv. Dr. Nilo Peçanha, 2825, 17º andar, Chácara das Pedras

Porto Alegre/RS, CEP 91330-00151 3378 2300

FILIAL SÃO PAULOAv. Paulista, 500, 9º andar, Cerqueira César

São Paulo/SP, CEP 01310-00011 3269 0180

A petroquímica presente em sua vida

Page 51: Innova S/A - Relatório de Sustentabilidade 2013

A petroquímica presente em sua vida