injúrias e violências

13
INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS INJÚRIAS E VIOLÊNCIAS BEM-AVENTURADOS OS QUE BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MANSOS E PACÍFICOS SÃO MANSOS E PACÍFICOS

Upload: grupo-espirita-cristao

Post on 05-Jul-2015

19.812 views

Category:

Spiritual


1 download

DESCRIPTION

Grupo Espírita Cristão RJ www.gespiritacristao.com

TRANSCRIPT

Page 1: Injúrias E Violências

INJÚRIAS E VIOLÊNCIASINJÚRIAS E VIOLÊNCIAS

BEM-AVENTURADOS OS QUE BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MANSOS E PACÍFICOSSÃO MANSOS E PACÍFICOS

Page 2: Injúrias E Violências

InjúriaInjúria – do lat. – do lat. injuriainjuria – significa – significa ação que ofende a ação que ofende a outrem, afronta.outrem, afronta.

ViolênciaViolência - do lat. - do lat. violentiaviolentia -, o que se -, o que se exerce com uma exerce com uma força impetuosa. força impetuosa.

Page 3: Injúrias E Violências

PESQUISADOR JAPONÊS MASSARO MOTTOPESQUISADOR JAPONÊS MASSARO MOTTO

Coletou amostras de água de diversos Países Coletou amostras de água de diversos Países do Mundo e descobriu que as moléculas das do Mundo e descobriu que as moléculas das águas retiradas de lugares mais calmos eram águas retiradas de lugares mais calmos eram bem diferentes dos centros urbanos.bem diferentes dos centros urbanos.Se o Mundo é formado por 75% de água e Se o Mundo é formado por 75% de água e nosso corpo físico também, podemos dizer que nosso corpo físico também, podemos dizer que ¾ do nosso corpo sofre grandes alterações ¾ do nosso corpo sofre grandes alterações biológicas quando sentimos raiva, rancor, ódio biológicas quando sentimos raiva, rancor, ódio e agressividade.e agressividade.Concluiu que nossos pensamentos,sensações Concluiu que nossos pensamentos,sensações e emoções influem diretamente na nossa e emoções influem diretamente na nossa sáude.sáude.

Page 4: Injúrias E Violências

ANÁLISE DO MÉDICO ALBERTO ALMEIDA ANÁLISE DO MÉDICO ALBERTO ALMEIDA SOBRE AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIASOBRE AGRESSIVIDADE E VIOLÊNCIA

Segundo este doutor, a atitude agressiva faz Segundo este doutor, a atitude agressiva faz parte da estrutura do ser de uma forma geral.parte da estrutura do ser de uma forma geral.

No L.Espíritos(Lei de Destruição) aprendemos No L.Espíritos(Lei de Destruição) aprendemos que é a forma que nós usamos essa que é a forma que nós usamos essa agressividade que pode ser construtiva ou agressividade que pode ser construtiva ou destrutiva.destrutiva.

Diz que não devemos negar a agressividade, Diz que não devemos negar a agressividade, pois pode gerar muitos transtornos, mas sim pois pode gerar muitos transtornos, mas sim conectá-la com princípios morais, pois só conectá-la com princípios morais, pois só assim conseguiremos lidar, canalizar e assim conseguiremos lidar, canalizar e controlar melhor essa energia.controlar melhor essa energia.Ex: Cavalo Indomável(Corsel) deve ser controlado por nós.Ex: Cavalo Indomável(Corsel) deve ser controlado por nós.

Page 5: Injúrias E Violências
Page 6: Injúrias E Violências

Como o Espiritismo pode nos ajudar a Como o Espiritismo pode nos ajudar a controlar a agressividade?controlar a agressividade?

Ele permite o nosso auto-conhecimento, Ele permite o nosso auto-conhecimento, ensinando-nos a acolher essa agressividade ensinando-nos a acolher essa agressividade dando a esta um trato educativo e dando a esta um trato educativo e transformando as nossas energias a serviço da transformando as nossas energias a serviço da construção da Humanidade, da nossa construção da Humanidade, da nossa Felicidade e da nossa Saúde.Felicidade e da nossa Saúde.Ex: Não explodir e nem implodir quando sentirmos Ex: Não explodir e nem implodir quando sentirmos raiva, mas sim dominar essa energia e usá-la com raiva, mas sim dominar essa energia e usá-la com ternura ajudando algum irmão necessitado na favela, ternura ajudando algum irmão necessitado na favela, no asilo, no orfanato, etc… no asilo, no orfanato, etc…

Ex: Chico e seu amigo que o bateu com o EvangelhoEx: Chico e seu amigo que o bateu com o Evangelho

Page 7: Injúrias E Violências

O que acontece quando manifestarmos nossa O que acontece quando manifestarmos nossa agressividade apenas por pensamento?agressividade apenas por pensamento?

Segundo o neurocientista prof.dr.Nubor Facure Segundo o neurocientista prof.dr.Nubor Facure (Unicamp) só nós espíritas conhecemos a (Unicamp) só nós espíritas conhecemos a matéria mental que se origina através do matéria mental que se origina através do sentimento(fruto do espírito).sentimento(fruto do espírito).Esse sentimento gera o pensamento(forma de Esse sentimento gera o pensamento(forma de matéria), que é uma onda semelhante a O. matéria), que é uma onda semelhante a O. Eletromagnética e do som.Eletromagnética e do som.Ex1: Paulo, o apóstolo, dizia que nós estamos Ex1: Paulo, o apóstolo, dizia que nós estamos mergulhados na mente de Deus.mergulhados na mente de Deus.Ex2: Os filósofos da China dizem que o Ex2: Os filósofos da China dizem que o Universo é o pensamento de Deus. Universo é o pensamento de Deus.

Page 8: Injúrias E Violências

Como os Espíritos Superiores Como os Espíritos Superiores conseguem ver nossos pensamentos?conseguem ver nossos pensamentos?Isso é uma Revolução Científica da D.Espírita; Isso é uma Revolução Científica da D.Espírita; Quando pensamos, criamos idéias e assim Quando pensamos, criamos idéias e assim promovemos ondas e imagens mentais que se promovemos ondas e imagens mentais que se solidificam através do elemento material que as solidificam através do elemento material que as preenche, o FCU. preenche, o FCU.

Então o ambiente espiritual(psicosfera) que Então o ambiente espiritual(psicosfera) que nós vivemos é produzido por nós mesmos e nós vivemos é produzido por nós mesmos e dependendo de nossa livre escolha de pensar, dependendo de nossa livre escolha de pensar, nos sintonizaremos com todos aqueles que nos sintonizaremos com todos aqueles que pensam como nós.pensam como nós.

Page 9: Injúrias E Violências

JESUS NOS ENSINA COM SEU EXEMPLOJESUS NOS ENSINA COM SEU EXEMPLO

Ele era corajoso, Ele era corajoso, destemido, austero, mas destemido, austero, mas sabia enfrentar todas as sabia enfrentar todas as formas de violência com formas de violência com extrema pacificação e extrema pacificação e brandura, pois possuía brandura, pois possuía uma postura MANSA, uma postura MANSA, ATIVA E ASSERTIVA.ATIVA E ASSERTIVA.

EX: soldado que o EX: soldado que o agrediu e o beijo de agrediu e o beijo de Judas.Judas.

Page 10: Injúrias E Violências

1 –1 – Bem-aventurados os mansos, porque eles Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a Terra. (Mateus, V: 4).possuirão a Terra. (Mateus, V: 4).

Page 11: Injúrias E Violências

Se Jesus ensinou a renúncia aos bens Se Jesus ensinou a renúncia aos bens terrenos prometendo os bens do céu; por terrenos prometendo os bens do céu; por que os mansos possuirão logo a Terra ?que os mansos possuirão logo a Terra ?Ao esperar os bens do Céu, o homem Ao esperar os bens do Céu, o homem necessita dos bens da Terra para viver. necessita dos bens da Terra para viver. O que ele recomenda, portanto, é que não O que ele recomenda, portanto, é que não se dê a estes últimos mais importância se dê a estes últimos mais importância que aos primeiros.que aos primeiros.

Page 12: Injúrias E Violências

2 –2 – Bem-aventurados os pacíficos, porque Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Mateus, V: 9)serão chamados filhos de Deus. (Mateus, V: 9)

►►Com essas palavras Jesus transformou em Com essas palavras Jesus transformou em

leis morais A BRANDURA, A MODERAÇÃO, leis morais A BRANDURA, A MODERAÇÃO, A MANSUETUDE, A AFABILIDADE E A A MANSUETUDE, A AFABILIDADE E A PACIÊNCIA.PACIÊNCIA.

►►Jesus nos adverte para a necessidade de Jesus nos adverte para a necessidade de tratar bem todas as criaturas porque sabia tratar bem todas as criaturas porque sabia que toda palavra ofensiva exprime um que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário a lei de Amor e sentimento contrário a lei de Amor e Caridade que deve presidir as relações entre Caridade que deve presidir as relações entre os homens.os homens.

Page 13: Injúrias E Violências

Quando a lei de amor e caridade for à lei Quando a lei de amor e caridade for à lei da humanidade, não haverá mais da humanidade, não haverá mais egoísmo; egoísmo;

O fraco e o pacífico não serão mais O fraco e o pacífico não serão mais explorados pelo forte e o violento. explorados pelo forte e o violento.

Será esse o estado da Terra, quando, Será esse o estado da Terra, quando, segundo segundo a lei do progresso e a a lei do progresso e a promessa de Jesuspromessa de Jesus, ela estiver , ela estiver transformada num mundo feliz, pela transformada num mundo feliz, pela expulsão dos maus.expulsão dos maus.QUE NOSSO MESTRE JESUS LANCE SEU OLHAR MEIGO E SERENO QUE NOSSO MESTRE JESUS LANCE SEU OLHAR MEIGO E SERENO SOBRE TODOS NÓS. SOBRE TODOS NÓS.