iniciando com o scup

15
Iniciando com o Scup Material do Guia de Melhores Práticas para o uso da ferramenta

Upload: scup

Post on 18-Dec-2014

2.207 views

Category:

Technology


2 download

DESCRIPTION

Materail do Guia de Melhores Práticas para uso do scup.

TRANSCRIPT

Page 1: Iniciando com o Scup

Iniciando com o Scup

Material do Guia de Melhores Práticas para o uso da ferramenta

Page 2: Iniciando com o Scup

Setup e Ambientação Inicial

Page 3: Iniciando com o Scup

Iniciando com o Scup

► Se você já foi convidado para algum monitoramento:

Se você já foi convidado para algum monitoramento existente, este se encontra na aba “Monitoramentos Convidados”.

► Se você deseja criar um monitoramento:

Caso queira criar um novo monitoramento, clique no botão “Criar Monitoramento”, adicione um título para o seu monitoramento, e siga para o cadastro de palavras-chave. Temos dicas de cadastro de buscas e palavras-chave em nosso blog http://blog.scup.com.br/entenda-a-logica-de-busca-nas-principais-midias-sociais . Depois que seu monitoramento foi criado, e suas buscas foram cadastradas, o Scup começará a coleta dos itens.

Vai usar o Scup, e não sabe por onde começar? Vamos te dar todas as dicas de como usar o Scup de maneira mais prática. Primeiramente, você digita seu e-mail e senha na área de login do site, para acessar o menu “Meu Painel”. Em seguida, você terá dois cenários diferentes:

Page 4: Iniciando com o Scup

Visualizando os itens coletados

Ao abrir seu monitoramento, na aba Monitor, ficam todos os itens do seu monitoramento, é ali que você poderá acompanhar a coleta dos itens. A coleta é feita a cada 3 minutos.

Page 5: Iniciando com o Scup

Publicando Conteúdo

E dentro de cada item coletado, há botão com o desenho de uma seta, ele permite que você se relacione com o usuário diretamente pelo Scup.

Na aba Publicação, você verá as postagens feitas pelos perfis que cadastrou no Scup (Twitter, Facebook, etc), e é também esta aba que você deve acessar quando quiser publicar algo pelos perfis cadastrados, clicando nos botões “Publicar no Twitter”, “Publicar no Facebook” ou “Publicar no Youtube”.

Page 6: Iniciando com o Scup

Consultando Relatórios

Já na aba Relatórios, você tem acesso a diversos gráficos que mostram informações sobre o seu monitoramento, como informações gerais, interações, abrangência e comparativo entre monitoramentos. Você pode filtrar os dados dos relatórios por período, buscas ou tags .

Page 7: Iniciando com o Scup

Fiz o setup inicial, e agora?

Operando suas informações

Page 8: Iniciando com o Scup

Tags e Polarização

Você pode realizar o tagueamento de vários itens em conjunto, selecionando os itens, e clicando no botão “Tags” que se encontra na aba superior do seu monitoramento, e posteriormente clicar no botão “Aplicar”.

Para que você possa separar o conteúdo sobre assuntos, e relevância, é indicado que utilize o tagueamento (quando você atribui uma tag pré-definida a uma citação), e a polarização no seu monitoramento (definir ser o item é positivo, negativo ou neutro). Para realizar o tagueamento manualmente, vá até a aba Monitor, clique no botão “Tags” do item, e escolha a tag desejada.

Page 9: Iniciando com o Scup

Tags e Polarização

Você pode polarizar vários itens ao mesmo tempo, da mesma forma que o tagueamento. Também é possível realizar o tagueamento e a polarização em massa por Retweets.

Polarizar os itens de seu monitoramento auxilia na organização dos itens e tem como objetivo proporcionar mais relevância em seus relatórios. Para polarizar o item, clique na classificação desejada (positivo, neutro ou negativo).

Page 10: Iniciando com o Scup

Tags e Polarização

O botão que tem o ícone de uma lixeira serve para você apagar itens indesejados que estão aparecendo no seu monitoramento. Para evitar que muitos itens desse tipo apareçam você pode criar uma estratégia para o seu monitoramento.

É ideal que você tenha um plano editorial para que todos os envolvidos no projeto tenham o mesmo entendimento sobre o conteúdo dos itens coletados.

Page 11: Iniciando com o Scup

Regras

As regras servem para otimizar o tagueamento. É possível criar regras por texto (palavra, expressão, usuário), amostragem, abrangência ou algoritmo. Assim que criada uma regra, o item que se encaixar na pré-definição, será tagueada automaticamente.

Exemplo

Toda palavra que tiver a palavra “Comprei” (regra) será tagueada como “cliente”.

Page 12: Iniciando com o Scup

Aumentando a eficiência da

operação

Page 13: Iniciando com o Scup

Configurando Contas e Colaboradores

Para adicionar uma conta de uma de suas mídias sociais no Scup, você deve ir até a aba “Configurações - Contas”, e clicar em “Adicionar nova conta”. Em seguida, deve escolher qual a rede social que você deseja adicionar, autorizar para que o Scup acesse essa conta. A partir da conta adicionada, você poderá responder e publicar diretamente pelo Scup.

Se você deseja compartilhar o seu monitoramento com outras pessoas, na aba “Configurações - Colaboradores”, é possível adicionar outros colaboradores utilizando o e-mail da conta cadastrada no Scup. Você também pode escolher o nível de permissão de cada colaborador, entre visitante, classificador, publicador, moderador, gerenciador e administrador.

Page 14: Iniciando com o Scup

Pronto! Agora você já sabe os comandos básicos da nossa ferramenta e pode começar a utilizá-la. Mas lembre-se, se você ainda tiver alguma dúvida, mande um e-mail para o [email protected] , ou entre em contato conosco em algum dos nossos canais nas redes sociais que te auxiliaremos com o maior prazer.

Page 15: Iniciando com o Scup

scup.com.br

@scup_

+55 11 4082-0061

blog.scup.com.br

Av. Das Nações Unidas, 12.495 – 3º andar – Brooklin – 04578-000

São Paulo – SP - Brasil

Camila Yano

+55 11 3509-1243 [email protected]