iniciando com o kerkythea

9
Iniciando com o Kerkythea Como todos sabem, o sketchup é um ótimo programa para modelagem 3D, sobretudo arquitetônica. Mas quando se fala em renderzisação o mesmo deixa muito a desejar, não sendo capaz de gerar imagens foto-realistas. Para solucionar este problema, existem alguns programas que agem em conjunto com o sketchUp. Dentre eles uma boa opção seria o kerkythea, por ser gratuito e fácil de configuração e uso. Neste tutorial usaremos a versão Kerkythea 2008. O primeiro passo é baixar o programa, a traves deste link:http://www.kerkythea.net/joomla/index.php? option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=2 Depois de instalar o programa, você deve baixar um outro aplicativo que vai exportar o arquivo do sketchUp. Para isso baixe o arquivo “SU2KT 3.0 SketchUp Exporter & Lighting Fixtures (Windows Installer)”, o primeiro da lista que aparece neste link:http://www.kerkythea.net/joomla/index.php? option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=7 Obs.: o SU2KT deve ser instalado na mesma pasta onde o sketchup está instalado. Ok. Uma vez instalado estes dois aplicativos, é hora de colocar a mão na massa. Pegue um arquivo qualquer que você tenha feito no sketchup. Antes de exportar o arquivo, selecione o material que você aplicou ao vidro, e altera a nomenclatura do mesmo, colocando antes do nome “TG_”. Isso vai garantir que o kerkythea interprete este material como vidro. Neste exemplo o material é “Blue Glass”, e será alterado para “TG_Blue Glass”. Agora clique em “pluguins”; “kerkythea exporter”; “export model”. Neste ponto do processo, é recomendável que se crie uma pasta para que o programa armazene os arquivos que você exportará. Agora abra o programa em clique para abrir um arquivo, e selecione o arquivo que você criou.

Upload: elery-adriana-kaliski

Post on 28-Oct-2015

125 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Iniciando Com o Kerkythea

Iniciando com o Kerkythea

Como todos sabem, o sketchup é um ótimo programa para modelagem 3D, sobretudo arquitetônica. Mas quando se fala em renderzisação o mesmo deixa muito a desejar, não sendo capaz de gerar imagens foto-realistas. Para solucionar este problema, existem alguns programas que agem em conjunto com o sketchUp. Dentre eles uma boa opção seria o kerkythea, por ser gratuito e fácil de configuração e uso.

Neste tutorial usaremos a versão Kerkythea 2008.

O primeiro passo é baixar o programa, a traves deste link:http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=2

Depois de instalar o programa, você deve baixar um outro aplicativo que vai exportar o arquivo do sketchUp. Para isso baixe o arquivo “SU2KT 3.0 SketchUp Exporter & Lighting Fixtures (Windows Installer)”, o primeiro da lista que aparece neste link:http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=7

Obs.: o SU2KT deve ser instalado na mesma pasta onde o sketchup está instalado.

Ok. Uma vez instalado estes dois aplicativos, é hora de colocar a mão na massa. Pegue um arquivo qualquer que você tenha feito no sketchup.

Antes de exportar o arquivo, selecione o material que você aplicou ao vidro, e altera a nomenclatura do mesmo, colocando antes do nome “TG_”. Isso vai garantir que o kerkythea interprete este material como vidro.

Neste exemplo o material é “Blue Glass”, e será alterado para “TG_Blue Glass”.

Agora clique em “pluguins”; “kerkythea exporter”; “export model”. Neste ponto do processo, é recomendável que se crie uma pasta para que o programa armazene os arquivos que você exportará.

Agora abra o programa em clique para abrir um arquivo, e selecione o arquivo que você criou.

Page 2: Iniciando Com o Kerkythea

Em “settings” “sun and sky”, você poderá colocar informações relativas a coordenadas geográficas e horário de insolação para que a renderização fique mais fiel a realidade. Na aba “skip” selecione “physical sky” e clique em finalizar.

E quando for renderizar coloque a seguinte configuração:

Page 3: Iniciando Com o Kerkythea

Depois de alguns minutos temos a cena pronta, é só clicar na imagem ao lado do ícone de renderização, para visualizar o resultado.

Para maiores informações consulte o site do programa, lá você pode também fazer download de tutorais.

Renderizando animações do sketchup no kerkythea I

Além de ser um ótimo programa para modelagem arquitetônica, o sketchup também é usado por muitos para fazer algumas animações simples mostrando seus projetos. Por serem feitas nos sketchup estas animações apresentam a vantagem de serem fáceis de criar, mas por outro lado seu nível de realismo deixa muito a desejar. O que talvez alguns não saibam é que o kerkyteha também renderiza as animações criadas no sketchup. Neste tutorial demonstrarei um dos métodos para fazer isso.

Obs.: É recomendável ler todo o tutorial antes de tentar executá-lo.

Criando animação no sketchup

Acredito que a maioria aqui já saiba faze uma animação no sketchup, mas vou explicar rapidamente para quem ainda não teve contato com esta função do programa.

Abra um projeto e clique no menu “Window/scenes”. Clique em “add scene” (sinal de soma) e depois mova o projeto (ou camera) e adicione outra sena. Vá fazendo isso até criar um percurso sobre o projeto. Sempre que mover a câmera clique em “add scene”.

Para ver como ficou, clique com o botão secundário do mouse sobre a aba da primeira sena e escolha a opção “play animation”.

Para minimizar a parada entre uma sena e outra, clique no menu “window/model info/animation” e mude o valor de “scene delay” para 0 (zero).

Não se preocupe com as mudanças um pouco bruscas de direção. No kerkythea elas serão suavizadas.

Page 4: Iniciando Com o Kerkythea

Exportando para o kerkythea

Há duas maneiras de exportar esta animação para o kerkythea. A primeira é exportar apenas o modelo, da forma tradicional que estamos acostumados. A segunda exige que exportemos o modelo e a seqüência de animação (animation path). Focarei apenas no primeiro método, pois não vejo muita vantagem em utilizar o segundo.

Exporte o modelo para o kerkythea da forma tradicional: “plugins/kerkythea exporter/ export model”.

Ajustes

Como o modelo exportado para o kerkythea você pode fazer os ajustes habituais nos materiais e iluminação, se forem necessários. A única recomendação que deixo, é não usar materiais que elevem muito o tempo de renderização de cada quadro.

Renderrizando

Agora vamos criar a seqüência de animação propriamente dita. Clique em “tools/walkthrough animation”; nomeie a animação (no meu caso “tutorial”) e escolha sua duração (no meu caso 10 segundos), e depois adicione uma a uma as cenas criadas no sketchup (scene 1, scene 2, etc.). Não se esqueça de aplicar as alterações.

Você pode ter uma idéia como ficará a animação clicando com o botão secundário do mouse sobre a câmera que representa a animação (“tutorial” em meu caso, veja imagem), e selecionando a opção “got-to”. Para ver o objeto em forma sólida clique em “view/ajust/solid rendering”.

Câmera referente a animação.

Se achar que está muito rápida ou lenta, basta clicar novamente na câmera que representa a animação, e voltar ao menu “tools/walkthrough animation” e alterar o tempo.

Agora é só clicar no ícone verde para iniciar a renderização (no top a direita). Na aba câmera escolha o nome que você deu para a animação, que em meu caso é “tutorial”, e na aba resolução marque a resolução que você quer (no meu caso 640 x 480).

Ele pedirá para você indicar uma pasta onde serão salvos todos os quadros da animação e seu nome. É altamente recomendável que você crie uma pasta própria para isto. Pronto. Agora é só esperar.

Dica importante

Antes de iniciar a renderização da animação, você pode prever aproximadamente quanto tempo levará para finalizá-la.

Para isso renderize uma sena qualquer (scene 1, por exemplo), e veja quanto tempo leva. Vamos supor que levou uns 20 segundos para ser renderizada. Se sua animação tem 10 segundos, a uma taxa de 25 quadros por segundo, a animação completa levará 5000 segundos (10*25*20), ou 1 hora e 23 minutos aproximadamente. Este é o tempo que o programa levará para criar a animação.

Criando o vídeo

Page 5: Iniciando Com o Kerkythea

Depois que o kerkythea terminar de renderizar, você notará que ele não criou um vídeo, mais sim uma seqüência de imagens. Para convertê-las em vídeo você terá que usar outro programa. Existem vários para este fim, mas aqui mostrarei apenas o Avidemux e o Blender 3D.

Neste primeiro artigo trabalharemos apenas com o Avidemux, por ser o mais simples e fácil de usar dos dois acima citados. Já na segunda parte, demonstrarei com usar o Blender e alguns de seus recurusos para melhorar senas internas. Assim ao final, você terá uma boa visão de cada uma dos programas, e poderá escolher com qual se encaixa melhor em suas necessidades.

Para usar o Avidemux, apenas inicie o programa e selecione “open” (primeiro ícone da esquerda para direita) vá até a pasta onde o kerkythea havia salvado as imagens e selecione apenas a primeira.

Você pode fazer algumas configurações adicionais antes de salvar o vídeo. Eu por exemplo, quero aumentar um pouco o tamanho. Renderizei em 640 x 480 e quero que fique com 800 x 600. Para isso clico no menu superior “vídeo/filters” e na aba “transform” seleciono com duplo clique a opção “Mplayer resize”, e mudo os valores de “resize dimensions”.

Obs.: Não recomendo aumentar muito a resolução da imagem, pois isso pode ocasionar uma perda considerável de qualidade.

Depois de aplicar as alterações que achar pertinentes, basta selecionar o formato de vídeo (no canto esquerdo) e salvar (segundo ícone da esquerda para a direita.). Em meu caso usarei mpeg-4 (o primeiro da lista) por achar que seja a melhor opção em termos de qualidade.Obs.: quando for salvar, não se esqueça de colocar ao final do nome a extensão “.avi”, como em “tutorial.avi”.

Recomendações finaisPara finalizar esta primeira parte, recomendo que você utilize o ensinado aqui apenas para renderizar animações de senas externas, pois as internas requerem algumas configurações especiais que só poderei colocar no próximo tutorial sobre este assunto.

Plano Infinito no KerkytheaPLANO INFINITO

Outra dica importante que posso oferecer é a colocação de um plano infinito abaixo do objeto a ser renderizado. Quando não se faz isso, o mesmo fica sem sobra projetada, e com tons rosados, em virtude do “phisycal sky” que usamos na renderização.

Para resolver esse problema, você pode inserir um plano infinito abaixo do objeto, através do menu Insert/model/basic primitives/infinite plane.

Page 6: Iniciando Com o Kerkythea

Por padrão, este plano vem na cor azul, mas você pode mudá-la normalmente como se faz com os outros materiais do projeto (vide artigo anterior sobre o assunto). Clique em “edit material” e mude a cor “diffuse” para a que desejar.

Configurações do Sun and Sky no Kerkythea

Nos outros artigos nos utilizamos o “physical sky” para simular o céu real, mas há também a possibilidade de usar imagens para simulá-lo. No link abaixo você terá uma série de opções para download no site do kerkythea.

http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_remository&Itemid=42&func=select&id=11

Page 7: Iniciando Com o Kerkythea

O processo de instalação é o mesmo usado para os materiais. Porém, para utilizá-lo, você deverá clicar em incert /globals e selecionar a imagem desejada.

É importante ressaltar que esta imagem de fundo influencia na iluminação dos objetos. Portanto, se colocar uma com tons na cor do pôr-do-sol, estas cores se refletiram no objeto.

Escala dos Desenhos no Kerkythea

ESCALA DOS DESENHOS

No kerkythea a escala em que se trabalha é muito importante, uma vez que o programa utiliza física real para fazer os cálculos de iluminação, tanto solar quanto artificial.

Quando fizer um projeto no sktechup, é importante que você desenhe na escala para a qual o programa está configurado. Veja o exemplo ao lado.

Clique em window/model info/units. Lá você terá informações de qual escala o sketchup está configurado para funcionar. Neste nosso exemplo está em “cm”. Ou seja, todas as informações relativas às dimensões dos objetos, deverão ser colocadas em centímetros. Se preferir poderá mudar a escala para metros, mas não esqueça que toda informação deverá ser inserida em metros.

O importante é não desenhar em cm sendo que o sktechup está configurado em metros, e vice versa. Isso causará um cálculo equivocado pelo kerkythea.

Page 8: Iniciando Com o Kerkythea

A segunda imagem mostra um objeto de aproximadamente 4m por 3m sobre a malha do kerkythea (note que a escala do objeto coincide com a da malha).