infosipces novembro / dezembro

12
Info SIPCES Tire suas dúvidas CONTRIBUIÇÃO SINDICAL PÁG.11 Informativo Bimestral n Ano 16 n nº 129 n Novembro/Dezembro 2014 FESTA DO SÍNDICO 2014 Confira como foi o evento. PÁG.02 FÉRIAS Divirta-se também PÁG.04 Locação por temporada Como manter a ordem? PÁG.06

Upload: oficio-comunicacao-e-cultura

Post on 06-Apr-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo do Sindicato Patronal de Condomínios (SIPCES) - Número 129

TRANSCRIPT

Page 1: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

Info SIPCES

Tire suas dúvidas

Contribuição SindiCalPág.11

Informativo Bimestral n Ano 16 n nº 129 n Novembro/Dezembro 2014

FeSta do SíndiCo 2014Confira como foi o evento. Pág.02

FériaSDivirta-se também Pág.04

Locação por temporadaComo manter a ordem?

Pág.06

Page 2: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

Sindicato Patronal de Condomínios Residenciais, Comerciais e Mistos e empresas de Administração de Condomínios no Estado do Espírito Santo, exceto Região Sul.

SEDE PRÓPRIAAv. Princesa Isabel, 574, Bloco A, salas 606/611, Ed. Palas Center, Centro, Vitória/ ES, CEP: 29010-360Tel.: (27) 3421-6302

www.sipces.org.br / [email protected] facebook.com/Sipces

DIRETORIA EXECUTIVAPresidente Cyro Bach MonteiroVice Presidente Gedaias Freire da CostaSecretaria Executiva Elizabeth EstevesTesoureiro Antônio Assis de S. CaramuruSuplentes José Eduardo Martins / Joel da EscossiaFilho / Celso Monteiro BerlinckConselho Fiscal Efetivos Milton Hilário Martins Ferreira / Rosa Maria Rigotti / Aderbal de Oliveira ValérioConselho Fiscal Suplentes Sady Gomes de Azeredo / Aristóteles Teixeira de Souza / Claudionor BrandãoDelegados Representantes Gedaias Freire da Costa / Cyro Bach MonteiroAssessor Jurídico Roberto Garcia Merçon (OAB/ES 6445)Equipe de trabalho Flávia Costa Silva / Juliana Bolzan de Oliveira / Vanda Rangel daVitória / Maria de Lourdes M. Pereira

InfoSIPCES é uma publicação bimestral do Sindicato Patronal de Condomínios do Espírito Santo (SIPCES), editado pela Ofício Comunicação e Cultura Ltda, (27) 3019-6240 - [email protected]

EqUIPEJornalista responsável Mário Luiz FosseProjeto gráfico e diagramação Nina NogueiraFotografia Acervo SIPCES / Divulgação

Mário L. Fosse / Wilton Prata-Studio 77Impressão Gráfica e Editora JEPTiragem 1.100 exemplares

Editorial Notícias SipCeS

Expediente

2 | SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios

Acada ano a Festa do Síndico se consolida cada vez mais como o principal evento em comemora-

ção ao dia do síndico, celebrado anu-almente no dia 30 de novembro. Nes-te ano o SIPCES comandou um evento para mais de 300 convidados no Itama-raty Hall, em Santa Lúcia, Vitória, na noi-te do dia 28 de novembro.

Muita animação ao som da Banda Set List durante quatro horas de festa,

onde a confraternização entre síndi-cos, administradores de condomínios, empresas parceiras e todos os funcio-nários e diretoria do sindicato pude-ram comemorar mais um ano de mui-ta dedicação ao setor condominial do Espírito Santo.

O SIPCES agradece a todos que pu-deram prestigiar o evento. Agora só nos resta aguardar as comemorações do próximo ano. Até lá.

Chegamos ao final de mais um ano, hora de recarregarmos as forças para continu-armos firmes em busca de nossos sonhos. A virada do ano renova nossas energias, quando tendemos a fazer um balanço so-bre o que foi ou não proveitoso. É chegada a hora de realinharmos nossos propósitos e partirmos em busca do melhor.

Os votos do SIPCES são sempre para que essa renovação sirva como a melho-ria das ações que visem a coletividade, a busca pelo bem comum, e que todos nós possamos atuar pela construção de mo-mentos mais prósperos e de crescimento.

Nesta última edição de 2014 do Info-SIPCES abordamos assuntos peculiares ao final do ano: segurança, festas, férias, onde pautamos assuntos relacionados a esse período de renovação e orientações para síndicos e administradores de con-domínios sobre o aluguel por temporada, cuidados especiais durante o período de férias, o uso do salão de festas, a Festa do Síndico, orientações quanto à organiza-ção das assembleias e informações sobre o começo de um novo ano, como a con-tribuição sindical.

Como falei, chegamos a um período de renovação, e que novas ações e desafios sejam superados, sempre.

Que 2015 seja um ano completo, com muita saúde, paz e harmonia, e que tenha-mos a sabedoria de conduzir com carinho e retidão nossas ações.

Cyro Bach Monteiro – Presidente do SIPCES

Fotos: Márcio Guimarães

Festa do síndico 2014

Que venha 2015!

Page 3: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

Se para alguns cuidar de um condomí-nio já parece ser um sacrifício e tan-to, imagine então quem resolve do-

brar essa tarefa, estando à frente de dois condomínios, e ainda assim resolver cui-dar de perfis tão distintos, adotando um condomínio residencial e outro comercial.

Assim é o dia a dia da servidora pública federal aposentada, Maria Francinez Ba-tista Eller, que há mais de seis anos vem se desdobrando e conseguindo manter a ordem e as contas em dia desses dois condomínios em Jardim Camburi.

De um lado 26 salas e lojas de um cen-tro comercial, do outro, 140 apartamentos divididos em 10 blocos com 14 apartamen-tos cada um. Haja tarefa a ser cumprida!

InfoSIPCES – COMO É LIDAR COM ROTINAS TÃO DIFERENTES?As demandas realmente são bem diferen-tes. As necessidades de cada tipo de em-preendimento não há como comparar. O que tem em comum é a forma de condu-zir as negociações com fornecedores e o cumprimento das regras. Qualquer que seja o tipo de condomínio a regra é a mesma: hoje temos que fazer mais por menos. O residencial é muito mais difícil, somos mais exigidos pelos condôminos. O síndico tem que ser um pouco de tudo, advogado, psi-cólogo, e, principalmente, amigo.

E COMO ISSO ESTÁ SENDO FEITO?Os prestadores de serviço tem que cobrar o justo, tem que ser competentes e pontu-ais no que dizem que vão entregar. Quem fizer diferente disso está fora. Já os con-

dôminos precisam participar mais, contri-buir com o bom desempenhado dos em-pregados. Assim conseguimos trabalhar com uma quantidade menor de emprega-dos, porque todos contribuem e colabo-ram com o funcionamento do condomínio.

ESSA CONTRIBUIÇÃO AJUDA NA ADMINISTRAÇÃO ENTÃO?Sem dúvida. Quando comecei no condo-mínio residencial estava inviável adminis-trar o condomínio. A inadimplência che-gava a 80%, não havia dinheiro em cai-xa, salários atrasados, débito com forne-cedores. Serviços essenciais para o con-domínio estavam com os dias contados. Foi preciso um choque de gestão para po-der solucionar tudo. Os condôminos en-tenderam que o momento era muito críti-co e abraçaram a ideia. Em pouco mais de um ano as dívidas estavam quitadas, e isso sem interromper nenhum serviço. Va-mos começar o próximo ano com dinheiro em caixa, e várias melhorias foram feitas.

CITE AS PRINCIPAIS DELAS.Instalação de câmeras em todo o condomí-nio, reforma da quadra, construção do bi-ciletário, cobertura em todas as vagas, onde trocamos os toldos e fizemos novas instala-ções. Agora faremos a troca de telha em to-dos os blocos, e as ações rotineiras do con-domínio, como a recarga dos extintores e a lavagem da caixa d’água.

E NO PRÉDIO COMERCIAL?No prédio comercial faremos em bre-

ve a calçada cidadã, mas já realizamos a

troca do quadro de energia, reforma dos banheiros, um local reservado para o des-carte de lixo e a aquisição de contento-res para armazenagem do material des-cartável. E sempre tendo tarefas do dia a dia do condomínio e as inspeções de ro-tina que todo prédio deve ter.

Mais do que a contribuição dos con-dôminos tem sido a colaboração que o SIPCES oferece a todos, basta querer se informar. O síndico tem uma responsa-bilidade muito grande, e as orientações que recebemos do sindicato, como os cursos, palestras e informações que nos são passadas nos ajudam, e muito, para podermos lidar com o dia a dia, que não é fácil. Por isso fico e ficarei o tempo que for preciso, porque gosto muito do que faço. É uma experiência em que sempre se aprende muito.

SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios |

Ponto de vista

3

Quando um é bom,dois é ótimo.

Maria Francinez Batista Eller, síndica de dois condomínios em Jardim Camburi

Page 4: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

U ma coisa é certa: nas férias o seu condomínio não será o mesmo. Ou porque muitos moradores optam por

viajar e deixam aquela sensação de que o condomínio está praticamente vazio, ou recebem visitantes que transformam o seu prédio num verdadeiro clube. A única coi-sa que não muda é uma só: os cuidados a serem tomados pelo síndico e condô-minos não são poucos.

É nas férias que as áreas de lazer ficam cheias de crianças e adolescentes, dei-xando quadras, piscinas e playgrounds lo-tados na maior parte do dia. E a manuten-ção desses espaços tem que estar em dia.

Afinal, não somente apenas pela segu-rança de todos, mas o síndico pode ser responsabilizado em caso de acidentes, caso o fato tenha ocorrido por omissão ou negligência do condomínio.

Por isso é muito importante checar com frequência o estado físico dos brinquedos disponibilizados pelo condomínio, para ter a garantia de que todos estejam em boas condições para serem utilizados e não ve-nham a provocar nenhum contratempo du-rante as férias.

Alguns condomínios, preocupados com a segurança, adotaram medidas que vão desde a identificação que determina a qual faixa etária o brinquedo se destina, pas-sando pela utilização de superfícies que absorvem os impactos durante as quedas, em baixo e ao redor de alguns brinquedos.

ALERTA LIGADOMas não é somente à segurança nos

brinquedos que todos devem estar aten-tos não. Estamos chegando a uma época do ano que é comum o registro de assal-tos e arrombamentos em condomínios, e para evitar que os prédios sofram ações

de invasores, todos podem tomar algu-mas atitudes a fim de evitar esse proble-ma. Ações que vão muito além das pre-cauções básicas, como certificar-se que todas as portas e janelas estão travadas.

O Sindicato Patronal de Condo-mínios (SIPCES) recomenda que os mora-dores deixem as chaves e o telefone de contato com algum parente ou amigo pró-ximo, de preferência alguém que não more no mesmo local, e que avise um vizinho de confiança sobre a sua ausência.

Evite que os empregados do condomí-nio saibam detalhes de sua saída e retor-no. Outro ponto que merece ser observa-do é quanto ao cancelamento da entrega de jornais e revistas durante o período em que você estiver ausente.

Para Cyro Bach Monteiro, presidente do SIPCES, o papel do síndico e das admi-nistradoras de condomínio é fundamental

para a segurança dos moradores. “O sín-dico deve ajudar na conscientização dos condôminos sobre as situações de ris-co que aumentam de forma considerável nesse período. Teste o funcionamento dos sistemas de segurança e alarme, e evite dar férias aos empregados nesse perío-do, para que o quadro não fique desfal-cado”, orienta Monteiro.

Vale ressaltar que todos devem ficar muito atento às garagens, ponto mais vul-nerável do condomínio e por onde acon-tece a maioria das invasões. Afinal, com a possibilidade de muitos visitantes, fica difícil para porteiros e zeladores reconhe-cerem todos durante o período. Por isso, redobre a atenção e acompanhe toda a movimentação do prédio.

Especial

segurança:•Intensifiqueasrondasnaportariaeentornodocondomínio;

•Nãopermitaquemoradoresdei-xemachavenaportariaparaquealguémregueasplantasoutratedeanimaisdeestimação;osmo-radoresdevementregarascha-vesaumvizinho,parenteouami-go,deixandoumaautorizaçãoporescrito,paraqueapessoapossaentrarnoprédio;

•Peçaquetodosfiquematentosaoqueacontecenasimediaçõesdocondomínio;

•Antesdeabriroportãodaga-ragem,oporteirodeveprocu-rar identificarquemestádentrodoveículo.

OutrOS CuidadOS•NasáreascomunsNÃOéreco-mendávelquecriançasmenoresde10anosandemsozinhas,bemcomonoelevador;

•Escadasegaragemnãoélocalparabrincadeirasdascrianças;

•Manterasescadas,asgaragenseosacessoscomboailuminaçãoenãodeixarentulhosououtrosma-teriaisnessesespaços;

•Vistorieecuidedamanutençãodosbrinquedosdoplayground;

•Nãopermitaquecriançascomida-deabaixodorecomendadoutili-zembrinquedosmóveiscomogan-gorra,gira-giraebalanço;

•Proíbacriançasdesacompanhadasnoespaçodaacademiaesauna.

4 | SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios

as férias chegaram.

e agora?

Page 5: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios | 5

Especial

Local preferido de crianças e adul-tos durante o verão, as piscinas exi-gem uma atenção mais do que es-

pecial. Esse é um dos ambientes mais perigosos, principalmente para as crian-ças, e justamente por parecer segura.

Isso mesmo. O fato de não ter onda ou buracos e estar dentro de nossa re-sidência nos dá uma falsa sensação de que tudo está ao nosso controle, mas não é bem assim.

Muitas crianças possuem como brin-cadeira preferida pular da beira da pis-cina para dentro da água. Mesmo que já se conheça a profundidade da pisci-na, deve-se ter o cuidado e observar se nenhum objeto foi esquecido no fundo

ou ainda se não há nenhuma outra pes-soa nadando no local. E procure sem-pre observar a queda do nível da água, para não se enganar na hora do salto.

Também é muito importante que o banhista respeite as suas próprias li-mitações, nadando apenas em local que se sinta confortável e de fácil aju-da, caso precise. Nada de querer mos-trar ser o grande campeão da natação.

Além desses ainda há muitos ou-tros detalhes que devem ser observa-dos, como os ralos de sucção, boias utilizadas, acesso pela escada. Então a dica é ficar atento a tudo, e a todo instante. De resto é se divertir e curtir o verão e a família.

exige maior atenção.piscina

O que pOde eO que nãO pOde?•Namaioriaabsolutadoscondomí-nios,ousodapiscinaépermitidoexclusivamenteaosmoradores,sen-doproibidaaentradadevisitantes.

CuidadOS COm a Segurança•Criançasmenoresde7anos(ouoqueestiverestabelecidonacon-venção)nãodeverãofrequentarapiscinasemoacompanhamen-todeumresponsável;

•Fiqueatentoaousodegarrafaseoutrosmateriaiscortantesnaspro-ximidadesdapiscina;

•Síndicos:enviemcircularesparaospaissobreositensdoregulamentointernodocondomínio,destacandooquesepodeeoquenãosepodefazer.

Limpeza da piSCina•Ocondomíniodevetomarcuidadoextracomalimpezadapiscinanesteperíodo,poisousoémaiordoqueonormalemoutrosmeses.

fi t4store

A MAIOR REDE DE LOJAS DE FITNESSDO BRASIL

CHEGOU EM VITÓRIA

Fit4 Store VitóriaAvenida Vitória, 3069 Loja 5 e 6, Gurigica

Vitória - ES | CEP 29017-022(27) 2142.5806

Vitória - ES | CEP 29017-022

Page 6: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

6 | SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios

Dia a Dia

Férias,verão,praiaeCarnaval.Combi-naçãoperfeitaparaquemquerdes-cansarecurtircomosamigosea

famíliaummomentodedescansoetotaldescontração.Muitosacabamoptandoporalugarumapartamentooucasaparapas-saresseperíodo,afinal,podesairmuitomaisbaratodoqueirparaumhotel.Masoqueosíndicopodeedevefazerparaevi-tarqueesses“moradoresportemporada”nãobaguncemarotinadoscondomínios?

NoEspíritoSanto,compraiasdenorteasuldoEstado,essescasosacontecememmaiorquantidadenascidadesdeVi-tória,VilaVelha,bairrosnolitoraldaSer-racomoJacaraípeeManguinhos,e,prin-cipalmente,nomunicípiodeGuarapari.

Emsuamaioriaosproblemasaconte-cempelofatodeoscondôminostempo-ráriosnãoteremacessoaoRegulamentoInternoouàConvençãodoCondomínio.Epordesconheceremasregrasenãote-remocomprometimentocomoambien-teemqueestãoacabamporadotarpos-turasecomportamentosquetrazemin-segurançaedesconfortoaocondomínio.

“Osíndicodeveestaratentoaesseassunto,eorientarosproprietáriosdasunidadesqueentreguemaolocatário,ouoprópriosíndicopodeprovidenciar,umacópiacomasregrasquevigoramnocon-domínio,afimdeevitarmaiorestranstor-nosparatodos”,orientaopresidentedoSipCeS,CyroBachMonteiro.

Asdoresdecabeçamaisrelatadasnes-sescasossãodefestasforadohorário,de-satençãocomasegurançaeaentradaesaídadepessoasestranhasaocondomínio.

Outropontoquepassadespercebi-doéoaspectofinanceiro.“Prédiosondeacontadeáguanãoé individualizadatendemasofrermaiscomosnovosvizi-nhos.Issoporquegeralmentesãogran-desosgruposquevempassarasférias.Issosignificamaiorgastodeágua.Aíto-dosacabamarcandocomasdespesas”,avisaMonteiro.

SeLeCiOne O LOCatáriOOquemuitoscondomíniostemprocura-

dofazerébuscarmeiosparaqueaquelesqueoptemporalugarasuaunidade,pro-

curemsermaisseletivosnahoradecon-cretizaranegociação,preservandodessamaneiraaboaconvivêncianocondomínio.

Recomenda-sequeoassuntosejade-batidoedecidoemAssembleia.Porexem-plo,osmoradorespodemsugerirqueolocadorexijaumafichacadastral,alémdeoutrasinformações,donovomorador,equeesseassineumtermoemquecon-firmaconhecerasregrasdocondomínio.

AindapodeestarprevistonoRegimento,deformamaiságil,opagamentodemultaemcasodebarulhosouodescumprimen-toderegras.Regrasmaisduraspodeminibiroslocatáriosqueachamquenesseperíodovaletudo,aomesmotempoemquefarácomqueolocadortenhamaiscritériosnahoradelocarasuaunidade.

ParaCyroMonteiroosíndicodevees-tarpreparadoeanteveressassituações,enãodeveeconomizarnosavisos.“Sa-bendoquehámoradoresdefora,fixeavi-sosnoselevadores,nasáreasdeusoco-mum,áreadelazer,enfim,mantenhatodosinformadossobretudo.Assimserámaisfácilpassarporesseperíodo”.

(27) 3215-1008

Rua José Farias, 98 - Ed. Plena CenterSala 207 - Santa Luiza - Vitória/[email protected]

Administração

Contabilidade

Por temporadaPor um locador comprometido

aLugueL

Page 7: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

7SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios |

Receber os amigos, a família, con-fraternizar com os vizinhos. Tudo isso merece um lugar especial, um

espaço para festa, como o próprio nome já diz. Mas em algumas situações pode-ríamos dizer salão de problemas. Então é de extrema importância que o condo-mínio tenha as regras para aquela que é, sem dúvida, a área mais disputada e uti-lizada pelos moradores de um condomí-nio: o salão de festas.

A identificação das principais questões, e como resolvê-las, é fácil. Entre as princi-pais causas estão o mau uso do local, re-gras indefinidas ou falta de aproveitamen-to do espaço. Para evitar que as reclama-ções sejam constantes, o ideal é que o sín-dico esteja atento a tudo isso.

A primeira atitude a ser definida pelo síndico, em Assembleia, é definir as re-gras e normas para a utilização do espa-ço, e essas normas devem estar garan-tidas a partir da Convenção e do Regi-mento Interno.

Nesse ponto as normas vão variar de condomínio para condomínio. “O Regi-mento Interno tem que ter as informações mais claras e definidas. Por quanto tempo o espaço pode ser utilizado (limitação do horário), assinatura do termo de respon-sabilidade por essa utilização. Tudo isso e muito mais deve ser pensado e discutido pelos moradores para que a atuação do síndico seja feita da melhor forma. O sín-dico apenas cumpre o que a maioria de-cide”, observa Cyro Bach Monteiro, pre-sidente do SIPCES.

Outro exemplo adota-do em alguns condomí-nios é quanto à limpeza do salão. Em alguns a responsabilidade é de quem acabou de usá-lo, devendo entregá-lo lim-po, além do pagamento de uma taxa pela utilização do lo-cal. Em outros também há o pagamento da taxa, mas a limpeza é de responsa-bilidadedo condomínio.

O barulho é outro ponto muito questio-nado.Os moradores, além de observar o que está definido no Regimento Interno deve se ater também à legislação de sua cidade, no que diz respeito, por exemplo, ao Disque-silêncio (o InfoSIPCES abordou o assunto em nossa edição de Maio/Ju-nho de 2014. Acesse nosso site e veja as dicas e o que é ou não permitido).

DE quEm é a ContaUm impasse comum é quanto aos da-

nos causados no salão de festas, que po-dem vir a sofrer algum dano material. A questão sempre é: de quem é a conta?

Isso vai variar de acordo com as nor-mas de cada condomínio, uma vez que deve constar no Regimento Interno e no termo de responsabilidade que o condô-mino assina ao se responsabilizar pelo sa-lão que, em caso de danos, quem paga é quem fez uso do local.

“Se descrito no Regimento Interno, quem paga é o morador que fez a reser-va e usou o salão. Ele deverá arcar com

os danos, inclusive nos equipamentos”, reforça Cyro Monteiro. Outra orientação, agora voltada para o condômino que re-servou o espaço, é para que o mesmo faça uma vistoria, junto com o síndico ou encarregado para certificar de que está tudo em ordem no espaço, para não haver questionamentos posteriores ao evento.

Dia a Dia

só de festasSalão

aLgumaS regraS:reserva:cadacondomíniodefineaan-tecedênciaparaareservadoespaço.Horários e música:aquitambémvalequecadacondomíniodefinaohorá-riolimiteparaofimdoseventosnosalãodefestas.Geralmente,éproi-bidomúsicaaovivo.Feriadosnacionais:costumaserve-tadooalugueldossalõesdefestasemépocascomoNatal,AnoNovoeCarnaval,excetoaspromovidaspeloprópriocondomínio.Convidados: Umarelaçãocomnomedosconvidadosdeveserdeixadanaportaria,paracontroledeacesso.acesso restrito:Osconvidadosnãodevemcircularpelasáreascomuns.

Page 8: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

Matéria Jurídica

8 | SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios

Normal e obrigatório, é a realização de Assembleias condominiais, con-vocadas pelo síndico, anualmente

ou de forma extraordinária, ou na ausên-cia, por 1/4 de condôminos, constituindo um ato formal e solene, amparado no Có-digo Civil, Lei 4.591/64 e na Convenção Condominial, sob pena de nulidade do ato ou das deliberações adotadas.

Consciente da importância deste ato, o SIPCES, anualmente, proporciona aos seus associados e demais interessados o CUR-SO DE GESTÃO E ORGANIZAÇÃO CON-DOMINIAL, bem como o de REALIZAÇÃO DE ASSEMBLEIAS, dando orientações le-gais e práticas para a realização regular e correta deste ato.

O artigo 1334, III, do Código Civil, de-termina que, a competência das assem-bleias, forma de sua convocação e quórum exigido para as deliberações deve cons-tar da Convenção, competindo ao Síndi-co efetuar a convocação (artigo 1.348, I).

Antes de adentrar na realização das As-sembleias (ordinária e extraordinária) res-saltamos que a Lei não determina o prazo de convocação, deixando para a Conven-ção fixar este prazo (artigo 1334, III), logo, deve o síndico ou 1/4 de condôminos ob-servarem esta regra temporal.

Importante salientar que, obedecendo a regra geral de contagem dos prazos, o dia inicial é excluído e contado o último dia, assim, lançado um edital de convo-cação no dia 10 com prazo de dez dias

para realização da Assembleia, a conta-gem tem início no dia 11 e termina no dia 20, portanto, a partir do dia 21 poderá ser realizado este ato.

Não há dúvida que realização de assembleia é um ato solene e formal, tanto que, a não convocação de todos os con-dôminos, importa na nulidade deste ato, se realizado, pois, se não ocorrer convocação, sequer poderá ser realizada; vejamos o dis-posto no artigo 1354 do Código Civil.

Art. 1354. A assembleia não poderá de-liberar se todos os condôminos não forem convocados para a reunião.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIADispõe o artigo 1350 do Código Civil:

“Convocará o síndico, anualmente, reunião da assembleia dos condôminos, na forma prevista na convenção, a fim de aprovar o orçamento das despesas, as contribuições dos condôminos e a prestação de contas, e eventualmente eleger lhe o substituto e al-terar o regimento interno”.

Se o síndico não convocar esta assem-bleia, 1/4 dos condôminos podem fazer (§ 1°, do artigo 1350), para tanto, devem estar em dia com suas obrigações (ordi-nárias e extraordinárias, inclusive, penali-dades) exceto, se desta estiver recorren-do, pois, para participarem deste ato, es-tabelece o inciso III, do artigo 1335, que é direito do condômino “votar nas delibe-rações da assembleia e delas participar, estando quite”. Outro assunto que pode

constar desta Assembleia é a eleição do Conselho Fiscal, afinal, o Código Civil es-tabelece no artigo 1356:“Poderá haver no condomínio um conselho fiscal, compos-to de três membros, eleitos pela assem-bleia, por prazo não superior a dois anos, ao qual compete dar parecer sobre as con-tas do síndico”.

A eleição do síndico não é obrigató-ria na Assembleia Ordinária, por um sim-ples fato, pode ser realizada sempre que necessário em assembleia extraordiná-ria (decorrente de renúncia, destituição, substituição, etc)

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A realização de Assembleia Geral Ex-traordinária poderá ser realizada sempre que exigir os interesses do condomínio, para tanto, atendendo o artigo 1335 po-derão ser convocadas pelo síndico ou por 1/4 dos condôminos.

Assim, todo e qualquer assunto pode-rá ser deliberado nesta Assembleia, pois prevalece o interesse maior do condomí-nio e dos condôminos.

O prazo para convocação também será estabelecido na Convenção, com uma di-ferença: poderá ser realizado em tempo menor que o fixado, se a urgência do as-sunto assim determinar.

Neste sentido é bom lembrar que o síndico a teor do artigo 1348, inciso III, do Código Civil, tem a obrigação de dar

Para não errar mais sobreassembleiaspara que vOCê COnSiga entender um pOuCO maiS SObre COmO funCiOnam e aS CaraCteríStiCaS daS aSSembLeiaS nOS COndOmíniOS, O SipCeS reSOLveu COLOCar aLgunS pOntOS para pOder te ajudar SObre O aSSuntO. aCOmpanHe COm a gente:

Page 9: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

9SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios |

imediatoconhecimentoàAssembleiadaexistênciadeprocedimentojudicialouad-ministrativo,deinteressedocondomínio.

quOrunS para inStaLaçãOAconvençãodevepreverqueaAs-

sembleiaseráconvocadamedianteedi-tal,contendoduasconvocaçõesparaomesmodia,comintervalodenomínimotrintaminutosentreumaeoutra.

Emprimeiraconvocaçãoasdelibera-çõesdaAssembleiaserãotomadaspormaioriadevotosdoscondôminospresen-tesquerepresentempelomenosmetadedasfraçõesideaise,emsegundacon-vocação,aAssembleiapoderádeliberarpormaioriadosvotosdospresentes,sal-voquandoexigidoquórumespecial,tudoconformedispõeosartigos1353e1354doCódigoCivil.

fOrma de inStaLaçãO da aSSembLeia

Osíndicoou1/4doscondôminosqueconvocaremaAssembleiadevesolicitarqueospresentesescolham/elejamumPresidenteeumSecretário,cabendoaopresidentecoordenartodaaAssembleia.Paratanto,exige-sedestequetenhaco-nhecimentodaconvençãoedoregimen-tointernoparafacilitarseutrabalho,queconsistiráemcolocaremapreciaçãoosassuntosconstantesdoedital,permitindoeregulandootempodasmanifestaçõesdoscondôminos,evitandodivagaçõeseassuntosquenãosejamobjetodoeditalecolocandoemvotaçãoasmatériasdis-cutidas.CaberáaoSecretáriolavraraatanaAssembleiaouposteriormente.

Importanteressaltarqueosvotosse-rãocolhidosconformedisporaConven-ção,pois,pela leiépela fração ideal,videparágrafoúnico,doartigo1352doCódigoCivil.

Parágrafoúnico.Osvotosserãopro-porcionaisàsfrações ideaisnosoloenasoutraspartescomunspertencentesacadacondômino,salvodisposiçãodi-versadaconvençãodeconstituiçãodocondomínio.Deformageral,umaunida-de,umvoto.

Aunidadequepertenceraváriaspes-soas,estasdevemindicarumapararepre-sentá-lasnasdeliberaçõesassembleares.

Lavratura da ata e diSpOnibiizaçãO aOS COndÔminOS

Hojeumcondomínioorganizadoecomusodetecnologia,lavraaatausandopro-

gramaeditordetexto(word)eimprime,jácolhendoasassinaturasdevidas.

Deformageral,aAtadeveconteras-sinaturadosíndico,dopresidentedamesaedosecretário,nadaimpedindoqueospresentespossamassinar.Afinalestesassinamolivrodepresença.Toda-via,obrigatoriamente,naeleiçãodesíndi-co,subsíndicoeconselhofiscal,oselei-tosassinamedeverãoserdevidamentequalificadoscom:nomecompleto,núme-rodoCPF,carteiradeidentidadeedatadenascimento.

Cabeaosíndico,noprazodeatéoitodiasdarealizaçãodaAssembleia,enca-minharcópiadaataouinformativocomasdeliberaçõesadotadas.Nestesentidooparágrafosegundo,doartigo24daLei4.591/64,dispõedeformaclara:

§2ºOsíndico,nosoitodiassubsequen-tesàassembleia,comunicaráaoscondô-minosoquetiversidodeliberado,inclusivenotocanteàprevisãoorçamentária,ora-teiodasdespesas,epromoveráaarrecada-ção,tudonaformaqueaConvençãoprevir.

quOrunS deLiberativOSOCódigoCivilfixaosseguintesquó-

runsdeinstalaçãoedeliberação:I. Instalaçãoemprimeiraconvoca-

ção,pormaioriadoscondôminospresen-tesquerepresentemmetadedasfraçõesideaiseemsegundaconvocaçãocomqualquernúmero,salvoquórumespecial;

II. Deliberaçãopelamaioriasimples(cinquentaporcentomaisum)dospre-sentes,salvoquandoexigidoquórumes-pecial;

III. 2/3doscondôminosparaaltera-çãodaconvenção;

IV. Pormaioriaabsolutadoscondô-minos,paradestituiçãodosíndico;

V. Unanimidadedoscondôminosparadeliberarsobreamudançadades-tinaçãodoedifíciooudaunidadeimobili-ária;

VI. Metademaisumdasfraçõeside-aisparareconstruçãodoedifícioouextin-çãodocondomínio,naformaprevistanoartigo1.357doCódigoCivil;

VII. 2/3dosvotosdoscondôminospararealizaçãodeobrasempartesco-muns,emacréscimoàsjáexistentes,afimdeaumentaroufacilitarsuautilização,inclusive,asvoluptuárias,incluindonestequórum,adeliberaçãoparafechamentodasvarandasnaformaquevierserfixa-dapelaassembleia;

VIII. 2/3dosvotosdoscondôminos,paradeliberaremassembleia,sobrefixa-çãodemultanovalordeatécincovezes

ovalordataxacondominialaseraplica-daaocondôminoquedescumprirosin-cisosIIaIVdoart.1336doCC;

IX. 3/4dosvotosdoscondôminos,parafixarmultadeatécincovezesova-lordataxacondominial,aseraplicadaaocondôminoquenãocumprirdeformarei-teradaseusdeveresperanteocondomí-nio,bemcomo,fixarmultadeaté10ve-zesovalordataxacondominial,aserapli-cadaaocondôminoconsideradoantisso-cial,nestecaso,atédeliberaçãoposterior;

X. Unanimidadedoscondôminosparaconstruçãodeoutropavimento,ounosolocomum,deoutroedifício;

XI. Maioriadevotosdoscondômi-nos,pararealizaçãodeobrasúteis.

Asdecisõesdaassembleia,tomadas,emcadacaso,peloquórumqueaConven-çãofixar,obrigamtodososcondôminos,assimobrigaoartigo§1°,daLei4.591/64.

Eporfim,aindadeacordocomoar-tigo24,acimamencionado,oparágrafoquartodispõeque:

§4ºNasdecisõesdaAssembleiaquenãoenvolvamdespesasextraordináriasdocondomínio,olocatáriopoderávotar,casoocondômino-locadoraelanãocompareça.

vOtO pOr prOCuraçãOOcondôminopoderáserrepresenta-

doprocurador,outorgandoprocuração,conformedispõeoartigo654eparágra-fosdoCódigoCivil.

Art.654.Todasaspessoascapazessãoaptasparadarprocuraçãomedian-teinstrumentoparticular,quevalerádes-dequetenhaaassinaturadooutorgante.

§1ºOinstrumentoparticulardevecon-teraindicaçãodolugarondefoipassa-do,aqualificaçãodooutorganteedoou-torgado,adataeoobjetivodaoutorgacomadesignaçãoeaextensãodospo-deresconferidos.

Deacordocomoartigo158daLeideRegistrosPúblicos,aprocuraçãodeveráconterfirmareconhecida.

Art.158.Asprocuraçõesdeverãotrazerreconhecidasasfirmasdosoutorgantes.

Todavia,estaexigibilidadesomenteseconstardaConvenção,pois,aausênciadefirmareconhecidanãoéimpedimentoparaarepresentação,pois,seposterior-mente,comprovadairregularidadeoufalsi-dadenaoutorgadepoderes,talfatocons-tituicrimeepoderáanularadeliberaçãoadotadanaassembleia,seovotofoies-sencialoudeterminanteparaoresultado.

gedaias freire da Costaadvogado e vice-presidente do SipCeS

Matéria Jurídica

Page 10: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

10 | SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios

Dia a Dia

Acorreria do dia a dia e o novo mo-delo de vida adotado tornou cada vez mais difícil a manutenção de

antigos costumes, como sentar na porta de casa e ficar conversando com o vizi-nho no final da tarde ou durante o fim de semana, o que gerava um bom relaciona-mento entre muitos moradores.

Mas saiba que há condomínios que mesmo com o novo modelo de vida es-tão buscando essa velha receita de criar maior interação entre os seus moradores.

O edifício Ultramar, no Centro de Vitó-ria, é um dos bons exemplos dessa bus-ca de maior interação. Há mais de cinco anos os moradores realizam, anualmen-te, a Festa Junina e a confraternização de final de ano, torcem juntos durante a

Copa do Mundo, e procuram se reunir a cada dois ou três meses para colocar a conversa em dia, e tudo aliado à boa mú-sica, onde os próprios moradores são os artistas, e muita comida e bebida.

“Essa integração torna mais fácil a ad-ministração do condomínio. Todos são ami-gos de verdade, temos mais liberdade em cobrar e sugerir soluções, que serão para essa boa convivência. Sem contar que é muito mais agradável morar em um lugar onde você sente que faz realmente parte do que acontece.”, disse Liliane Moreira, do Conselho Fiscal do edifício.

Para a síndica Mey Lin Abranches Bre-der, essas atitudes fazem com que todos se sintam mais motivados em colaborar. “Os empregados do condomínio também

participam com seus familiares. Contrata-mos porteiro substituto para que haja essa participação. Eles fazem parte do nosso dia a dia. Essa integração é o grande di-ferencial para que o condomínio possa ter um ambiente fraterno e acolhedor”.

Nada de brigas. a ordem é confraternização.

Page 11: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

11SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios |

Contribuição Sindicalpagamento deve ser efetuado em janeiro.

Planejamento 2015

2014

Modernização e embelezamento de elevadores

Av. José Rato, 1155 FBairro de Fátima - Serra / ESCEP [email protected]: (27) 3376-2593 / 3376 2594(27) 99239-0908

Modernização e embelezamento de elevadores

0

5

25

75

95

100

Até o dia 31 de janeiro de 2015 deve ser feito por todos os par-ticipantes de determinada cate-

goria econômica, profissional ou pro-fissão liberal, em favor do Sindicato representativo da mesma categoria ou profissão o pagamento da Contribuição Sindical Patronal 2015.A próxima con-tribuição será no valor de R$ 179,32 (Cento e setenta e nove Reais e Trinta e Dois Centavos).

Esse recolhimento é obrigatório para todos os condomínios e empresas, e está prevista com base legal na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), nos artigos 578 e 579, que estabelecem que o reco-lhimento dos empregadores deve ser efe-tuado no mês de janeiro de cada ano, de-

vendo ser recolhida na Caixa Econômica Federal, em nome da entidade Sindical beneficiada, e mediante boleta bancária enviada pela entidade sindical.

A Contribuição Sindical independe de o condomínio possuir empregados, pois pos-sui natureza tributária, ou seja, compulsória. Assim, seu fato gerador é pertencer a uma categoria econômica ou profissional. A isen-ção dos empregadores que não possuem empregados é em relação a contribuição sindical devida ao Sindicato dos empre-gados e não a Contribuição Sindical Patronal.

A Guia de Recolhimento será envia-da pelo SIPCES. Caso você ainda não te-nha recebido o seu boleto, entre em con-tato conosco pelo telefone: 3421-6302 ou e-mail: [email protected].

Também é possível retirar a segunda via em nosso site, www.sipces.org.br, no link CONTRIBUIÇÃO SINDICAL.

Por ser um tributo federal, o não paga-mento da Contribuição dentro do prazo acarretará na cobrança de juros e multa. Em caso de fiscalização na empresa ou no condomínio, a ausência da guia quita-da implica em multa trabalhista.

A Caixa Econômica Federal, órgão ar-recadador oficial, faz a distribuição das contribuições arrecadas na proporção indicada pela CLT, ficando 60% do va-lor com o Sindicato, 15% com a Federa-ção, 5% com a Confederação respecti-va e 20% com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Page 12: InfoSIPCES Novembro / Dezembro

12 | SIPCES – Sindicato Patronal de Condomínios

Avisos SipCeS

20152015Seja bem-vindo!

Mais um ano. Inúmeras conquistas. E tudo isso tendo você ao nosso lado, e estando do seu lado. O SIPCES deseja a todos os seus associados, parceiros e colaboradores um 2015 renovado, nas esperanças e nas vitórias, nos novos desejos, e nos desejos velhos, mas renovados. Que possamos contribuir com tudo que há de melhor.

Boas Festas, e um excelente Ano Novo!

27 3421.6302 www.sipces.org.brfacebook.com/sipces

atençãOOSipCeSinformaqueestaráemrecessoentreosdias24/12/2014e04/01/2015,retornandoàssuasatividadesem05dejaneirode2015.

13º SaLáriOLembramosqueopagamentoda2ªparcelado13ºsaláriodeveráserfeitoatéodia20dedezembro,bemcomoorecolhimentodeINSSreferenteao13ºsalário.

Leia em nOSSO Site•SeguroDesemprego–Novasregras;•PagamentodasFérias.Cuidadocomasmultasporatraso;•NovasregrasdoCAGED.