informes cooperativos_3ed

8
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGRE ANO XII - Nº 90 - julho de 2005 COTA CAPITAL Entenda a complementação PÁGINA 6 INFORMES COOPERATIVOS AUDITORIA Fique “Por dentro das Normas da Auditoria” PÁGINA 3 NO FINAL DE 2004, A UNIMED PORTO ALEGRE LAN- ÇOU UM NOVO PLANO ASSISTENCIAL. O UNIFÁCIL É VOLTADO ÀS CLASSES C E D E INICIOU SUAS ATIVI- DADES PELA REGIÃO METROPOLITANA. O GRANDE DIFERENCIAL É A EXISTÊNCIA DE NÚCLEOS QUE CEN- TRALIZAM O ATENDIMENTO INICIAL. Unifácil Um novo conceito

Upload: interna-projetos-editoriais

Post on 22-Mar-2016

307 views

Category:

Documents


46 download

DESCRIPTION

Unifácil: um novo conceito

TRANSCRIPT

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGREANO XII - Nº 90 - julho de 2005

COTA CAPITALEntenda a complementaçãoPÁGINA 6

INFORMESCOOPERATIVOS

AUDITORIAFique “Por dentro das Normas da Auditoria”PÁGINA 3

NO FINAL DE 2004, A UNIMED PORTO ALEGRE LAN-

ÇOU UM NOVO PLANO ASSISTENCIAL. O UNIFÁCIL

É VOLTADO ÀS CLASSES C E D E INICIOU SUAS ATIVI-

DADES PELA REGIÃO METROPOLITANA. O GRANDE

DIFERENCIAL É A EXISTÊNCIA DE NÚCLEOS QUE CEN-

TRALIZAM O ATENDIMENTO INICIAL.

UnifácilUm novo conceito

ANS 35.2501

EDITORIAL

O Unifácil é uma aposta certeira da Unimed Porto Alegre para conquistar uma nova fatia de mercado. As classes C e D, antes pouco atingidas pelos planos assistenciais da Unimed Porto Alegre, agora possuem um produto feito sob medida.

O caráter customizador também atinge os clientes empresariais. Agora, eles possuem diversos planos adaptáveis aos vários níveis hierárquicos de uma corporação.

Por todas essas vantagens e inovações é que estamos apostando neste produto diferenciado, através de parcerias com entidades empresariais, eventos de apresentação para empresários da Re-gião Metropolitana, entre outros.

Esta é somente uma das estratégias de crescimento contínuo da Cooperativa, buscado constan-temente pelo Conselho de Administração e Diretoria Executiva.

Nossa gestão, marcada pela transparência, inovação e austeridade, tem se mostrado eficaz no alcance do objetivo final de todas as ações da Cooperativa: a valorização do trabalho médico. Com crença no cooperativismo e por meio da moderna gestão, baseada nos preceitos da governança corporativa, temos certeza de estarmos guiando a nossa Cooperativa no rumo certo do sucesso e prosperidade.

Fraterno abraço,

Dr. Paulo Afonso OppermannPresidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre

02

EXPEDIENTE

NOTAS

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGRE

DIRETORIADr. Paulo Afonso OppermannPresidenteDr. Mauro Medeiros BorgesVice-presidenteDr. Carlos Vicente TimponiSuperintendente

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃODr. Alberto dos Santos Mariz PintoDr. Alberto Salgueiro MolinariDr. Alexandre Ângelo ZereuDra. Beatriz ValiatiDr. Cesar Pereira LimaDr. Edmundo Lima ZagouryDr. Flávio José KanterDr. Flávio José Petersen VelhoDr. Geraldo Barreto ViannaDr. João Henrique Sommer PereiraDr. Manoel Luiz Soares Pitrez FilhoDr. Márcio PizzatoDr. Mauro Medeiros BorgesDr. Paulo Afonso OppermannDr. Regênio Mahfuz Herbstrith

CONSELHO FISCALDr. Antenor Giacomo BusettiDr. João Vicente BassolsDr. Antonio Rogério CrespoDr. Carlos Cauduro SchirmerDr. Nelson Antonio TombiniDr. Paulo dos Santos Issi

COMISSÃO EDITORIALDr. Alberto Salgueiro MolinariDr. Cesar Pereira LimaDr. Manoel Luiz Soares Pitrez FilhoDr. Márcio PizzatoDr. Mauro Medeiros BorgesDr. Regênio Mahfuz Herbstrith

DIRETOR DE RELAÇÕESCOM O COOPERADODr. Ubirajara Fabres Machado

DIRETOR DE RELAÇÕES EMPRESARIAISDr. Belmir Bruno Barison

COORDENADORES REGIONAISLitoral – Dr. José Reni E. SoaresEsteio – Dr. Marco Aurélio SanchoteneCanoas – Dr. José Avelino Q. MoraesCachoeirinha – Dr. Nicola Z. MedagliaViamão – Dr. Renato A. DrumondGravataí – Dr. Levi Lorenzo Melo

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃOAv. Venâncio Aires, 1040Fone: (51) 3316-4646CEP: 90040-192Porto Alegre – RS

EDITORA RESPONSÁVELIsabel Viégas FariaMTb/RS 12074Fone: (51) 3316-4855E-mail: [email protected]

PROJETO GRÁFICO, DIAGRAMAÇÃO E REVISÃO:Interna Comunicação(51) 3019.5643 - www.interna.com.br

Palavra do Presidente

DOAÇÃO PARAHOSPITAL PRESIDENTE VARGAS

Em 13 de julho, foi entregue ao Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas um freezer para o banco de sangue da entidade. Segundo o setor de hemoterapia, o equipamento utilizado para estocar o sangue até então encontrava-se em situação precária insustentável.

BAILE 34 ANOS

As reservas de mesas para o Baile de Aniversário da Unimed Porto Alegre já estão abertas. A festa deste ano acontece em 19 de novembro, na Sogipa, e conta com o patrocínio oficial do Hospital Moinhos de Vento. Garanta seu convite, através do telefone (51) 3316-4838 com Fernanda Morais ou e-mail [email protected], e venha comemorar os 34 anos da Cooperativa!

NOTAS

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGRE 03

Após comprometer-se com a ajuda à questão do planejamento familiar, no Simpósio das Unimeds do Estado do Rio Grande do Sul (SUERGS), o presidente da Unimed Porto Alegre, Dr. Paulo Afonso Oppermann, e o conselheiro de Administração, Dr. Cesar Pereira Lima, reuniram-se com o procurador-geral do Estado, Dr. Roberto Bandeira Pereira, e o pessoal técnico da Procuradoria do Estado e da Cooperativa. Também participaram da reunião, realizada na sede, dia 19 de julho, o Dr. Jorge Guilherme Robinson, Diretor de Desen-volvimento Humano e Projetos Especiais da Unimed RS, e o pessoal técnico da Federação. O primeiro encontro definiu a parceria entre as entidades, com união de forças para promover o planejamento familiar. A idéia é envolver todas as singulares da Unimed no Estado em ações conjuntas à Procuradoria-Geral do Esta-do para minimizar o problema que, segundo o procurador, é uma ação básica de saúde.

POR DENTRO DASNORMAS DA AUDITORIA

Esta nova seção esclarece normas da auditoria médica da

Cooperativa.Confira aqui, a cada mês,

uma nova norma.

SOLICITAÇÃO DE NOVO PROCEDIMENTO

Ao realizar outro procedimento, diferente daquele(s) autorizado(s), o médico cooperado deve enviar nova solicitação através de formulário de AIH. Tal norma é motivada principalmente pelas situações de intercâmbio em que as co-irmãs glosam e não pagam valores referentes a toda conta, inclusive os procedimentos autorizados.

Exemplo: Durante uma endoscopia, o médico percebe a necessidade de realizar biópsia. O paciente possui autorização para a endoscopia, porém a biópsia é realizada sem a prévia autorização, pela indicação que o paciente apresenta. Após o procedimento efetuado, o médico cooperado deve preencher nova AIH para autorização da biópsia, já realizada, e encaminhá-la a qualquer posto de atendimento da Unimed.

UTILIZAÇÃO DE LOGOMARCA

Conforme orientação do Conselho Fiscal, esclarecemos que a correspondência remetida a todos os cooperados pelo membro do Conselho Fiscal da Unimed Porto Alegre Dr. Nelson Antonio Tombini é de inteira responsabilidade do remetente, bem como o teor do texto por ele redigido.O custeio da referida carta também ficou a cargo do cooperado, que utilizou a marca da Unimed sem consultar qualquer instância da Cooperativa.

CAFÉ DA MANHÃ COM A PRESIDÊNCIA

Por recomendação do Conselho de Administração, o presidente da Unimed Porto Alegre, Dr. Paulo Afonso Oppermann, inicia em 18 de agosto, o programa Café da Manhã com a Presidência - Mesa-redonda sobre a CBHPM. Numa série de reuniões com as sociedades de especialidades do RS, a Diretoria Executiva vai debater a CBHPM (Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos). O programa vai até setembro e tem como objetivos apresentar a tabela CBHPM para os representantes das entidades, mostrar o comparativo da tabela atual e a proposta, esclarecer os impactos que a mudança gerará no intercâmbio e propor que Unimed e Sociedades trabalhem em conjunto para acharem juntas a melhor solução.

UNIMED PARCEIRA DOSINDILOJAS GRAVATAÍ

A Unimed Porto Alegre assinou, em 28 de julho, contrato de parceria comercial com o Sindicato do Comércio Varejista de Gravataí (Sindilojas Gravataí). O convênio entre as entidades permite que o Sindilojas comercialize os planos assistenciais e demais produtos da Cooperativa entre seus associados. A vantagem aos associados do Sindilojas Gravataí é poder contar com o melhor plano assistencial para seus colaboradores a preços competitivos e com soluções ajustadas às diversas necessidades de cada empresa.

Reunião realizada na Unimed definiu rumos do projeto de planejamento familiar

PLANEJAMENTO FAMILIAR É FOCO DE AÇÃO CONJUNTA À PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO

Dr. Amir Selaimen, assessor do Projeto Fácil, Itamar José de Oliveira, presidente do Sindilojas Gravataí, e Dr. Levi Lorenzo Melo, coordenador de Gravataí

RECADASTRAMENTO EM AÇÃO

Devido a exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), a Unimed Porto Alegre está realizando uma ação de recadastramento dos clientes que possuem plano regulamentado. O trabalho inclui telemarketing, atualização nos pontos de vendas e call center, e campanha de motivação interna. Os cooperados que possuem plano médico regulamentado (Global Médico) também terão que atualizar seu cadastro. Você pode fazer isso através da Linha Direta do Cooperado (0800 510 4747) ou [email protected].

04 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGRE

ESPECIAL

NO FINAL DE 2004, A UNIMED PORTO ALEGRE LAN-

ÇOU UM NOVO PLANO ASSISTENCIAL. O UNIFÁCIL

É VOLTADO ÀS CLASSES C E D E INICIOU SUAS ATIVI-

DADES PELA REGIÃO METROPOLITANA. O GRANDE

DIFERENCIAL É A EXISTÊNCIA DE NÚCLEOS QUE CEN-

TRALIZAM O ATENDIMENTO INICIAL.

Gravataí e Esteio, essas são as duas cidades que já conhecem o jeito Unifácil de atender. Os núcleos desses municípios estão prontos e funcionando. Em Cachoeirinha, as obras de um terceiro ponto de atendimento já estão adian-tadas e a previsão é de termos um novo núcleo até o final do ano.

Nesses locais, os clientes do plano Unifácil têm um centro de atendimento. Cada núcleo possui consultórios médicos que atendem algumas es-pecialidades, como clínica geral, ginecologia e pediatria. Todos os atendimentos a clientes do plano passam pelos núcleos. A exceção são ca-sos de emergência que, segundo lei, devem ser atendidos em qualquer clínica ou hospital que possui serviço de emergência. Nos demais, o cliente deve dirigir-se a um núcleo Unifácil. Lá ele será atendido por um dos médicos coope-

UnifácilUm novo conceito

rados, que o encaminhará a outro especialista, caso haja necessidade. Os serviços de diagnósti-co também são encaminhados via núcleo, com guia específica.

Para manter-se com o diferencial do preço acessível, o Unifácil possui CH (Coeficiente de Honorário) diferenciado, que foi previamente negociado com cooperados das regiões onde há núcleos. “Os núcleos inovam a forma de atendimento, pois os especialistas podem aten-der a clientes desse plano que venham ao con-sultório com encaminhamento. Caso contrário, o sistema bloqueará a consulta e outros proce-dimentos. A guia avulsa também não pode ser utilizada, porque haverá glosa posterior que im-pedirá o pagamento do procedimento realiza-do”, explica Marilda Veiga, gerente de projetos da Unimed Porto Alegre.

De acordo com o coordenador de vendas da Unimed Porto Alegre, Antonio Noschang Júnior, o novo conceito de soluções em pirâmide apre-sentado pelo Projeto Fácil (que inclui o plano Unifácil) possibilita a negociação de diferentes produtos com o mesmo cliente. “A versatilidade dos produtos e a flexibilização na sua aplicação representam uma aproximação importante à demanda deste mercado”, explica. Ele ainda des-taca que a equipe de vendas está sendo qualifica-da para que os clientes percebam os vendedores da Unimed Porto Alegre como consultores em saúde, “apresentando o melhor produto a cada necessidade, tanto para os clientes individuais, quanto para negócios empresariais”, esclarece Antonio. Para o coordenador, o ano de 2005 já se apresenta como cenário importante neste con-texto, com a conquista de clientes importantes como a Paramount Lansul, de Esteio.

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGRE 05

O UNIFÁCIL EM NÚMEROS

3.639 vidas

2 núcleos de atendimento em funcio-namento (Esteio e Gravataí) e 1 em cons-trução (Cachoeirinha)

RESULTADOS MÊS DE JUNHO

Foram realizadas 844 consultas nos núcleos, gerando um total deR$ 15.192,00 destinados ao pagamento do trabalho médico.

As consultas efetuadas fora dos nú-cleos, em consultório dos cooperados credenciados para atender ao Unifácil, somaram 417. Ou seja, R$ 10.425,00 de receita para os cooperados que atende-ram os clientes.

O Pronto-Atendimento de Esteio teve um incremento de 74,5% em seu núme-ro de procedimentos, em comparação a julho do ano passado, quando não exis-tia o núcleo Unifácil.

Dos 2.559 procedimentos efetuados no Pronto-Atendimento de Esteio, 1.115 foram provenientes do plano Unifácil.

O Unifácil acrescentou cerca de 2000

atendimentos por mês no Pronto-Atendimento

de Esteio

COTAS

06 ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGRE

Quanto é o capitalmínimo que cadacooperado deve ter?

R$ 6 mil

Por que a complementação?

A ANS (Agência Nacional de Saúde Su-plementar) vem progressivamente exigindo mais garantias financeiras das operadoras, em forma de patrimônio líquido (capital + reservas). Para tanto, a Cooperativa necessi-ta solidez patrimonial compatível com seus níveis de faturamento. Atualmente, o nível de faturamento mensal supera o patrimônio total da Cooperativa, indicando uma despro-porção.

Por que esse valor?

Pela análise de duas situações:

1 – Foi realizada uma pesquisa de referência com outras Unimeds do tamanho aproxima-do da Unimed Porto Alegre. Nessa pesquisa, foi constatado que a média do capital míni-mo por cooperado era de aproximadamenteR$ 18.000.

2 – Em 2003, foi contratada uma empresa de auditoria externa para avaliar o valor míni-mo de cota que um novo cooperado deveria possuir. Este trabalho resultou em um valor deR$ 9.500.

Como se chegou a R$ 6.000?

Discutido o assunto em Assembléia Geral Extraordinária (AGE) de 30 de abril de 2004, esta considerou ambos valores citados acima excessivos para cotas, tanto de novos coopera-dos como de antigos. Assim, decidiu que a cota mínima seria de R$ 6.000 e, para os novos coo-perados, haveria um valor de custeio (referente à taxa de busca de novos clientes, desenvolvi-mento de marca, entre outros) de R$ 12.000.

Todos os cooperados devem ter o mesmo valor mínimo de capital?

O estatuto da Unimed Porto Alegre afirma que todos os cooperados devem possuir o mesmo valor mínimo de cotas capitais. Para cumprir-se esta norma foi decidido, por una-nimidade em Assembléia Geral Extraordinária (AGE) de 30 de abril de 2004, que os antigos cooperados cujo capital fosse menor do que R$ 6.000 deveriam complementar suas cotas para atingir o referido valor.

Como funciona o pagamento?

Nesta mesma Assembléia, houve a decisão de o valor poder ser pago em até 60 vezes, em valores fixos (sem qualquer correção), descon-tados na produção médica.

Para quem não tiver produção no mês, o pa-gamento será realizado via boleto bancário no mês subseqüente.

Complementação de cota capital

Veja o valor do seu capital no site da Unimed Porto Alegre (www.unimedpoa.com.br), na seção Cooperado On-line.

Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Relações com o Cooperado pelo telefone 0800 510 4747 ou e-mail [email protected].

EM ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA (AGE) DE 2004, FOI DECIDIDA POR UNANIMIDADE A COMPLEMENTAÇÃO DE COTA CAPITAL DE

ANTIGOS COOPERADOS. EM JULHO ÚLTIMO, FOI ENVIADA UMA CARTA A TODOS QUE DEVEM EFETUAR A COMPLEMENTAÇÃO. ENTENDA

O QUE É E COMO FUNCIONA A COMPLEMENTAÇÃO DE COTA CAPITAL.

BENEFÍCIOS PARA COOPERADOS

É importante ressaltar que todos os médicos cooperados, independente da sua produção ou valor de capital, têm direito aos mesmos benefícios. Entre eles, o plano médico, com valores somente de custeio e SOS gratuito; se-guro de vida; assessoria jurídica pelo SIMERS, mesmo para não-sócios do Sindicato, e Bene-fício Família, seguro que garante o pagamento do plano assistencial para a família do titular, pelo período de cinco anos, em caso de fale-cimento (este benefício é válido para aqueles que possuem plano médico, exceto os clientes do plano 404); e o mais alto valor de remune-ração do trabalho médico do país. Além disso, a cota capital é um investimento que pode ser resgatado a qualquer momento, com o afasta-mento da Cooperativa.

CAPITALIZAÇÃO DE SOBRAS

Com a capitalização das sobras, realizada nos últimos três anos, as cotas capitais de todos os cooperados foram incrementadas proporcio-nalmente à produção de cada cooperado.

COOPERADOS JUBILADOS

Os cooperados que tiveram seus pedidos de ju-bilação aprovados pelo Conselho de Administra-ção antes da data da decisão de complementação de cota capital (no caso, antes de 30 de abril de 2004) não precisam complementar a sua cota.

Caso o cooperado jubilado volte a produzir, deverá realizar a complementação de capital.

VANTAGENS PARA O COOPERADO

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO EXCLUSIVO DOS MÉDICOS DA UNIMED PORTO ALEGRE 07

ALUGAM-SE CONSULTÓRIOSEm Centro Médico, endereço privilegiado

(Rua Olavo Barreto Viana, em frente ao Centro de Diagnóstico Unimed), com total infra-estru-tura e estacionamento no local. Aluga-se por turnos para diversas especialidades.

Contatar pelos telefones(51) 3029.4774 / 6774 com William.

CLASSIFICADOS MÉDICOS

SOS gratuito

O sapatoda sogra

Mesmo noivo, dava suas escapadelas.

Era sábado, combinara levar a sogra e a noiva a um casamento. Na noite anterior, como o dinheiro era curto, fizera progra-ma dentro do Fusca mesmo.

No trajeto para a igreja, com a sogra sentada atrás e a noivinha do lado, levou um susto quando colocou a mão entre o banco e a porta. Havia ali um pé de sapato de mulher. Logo pensou, a danada saiu tão depressa ontem que esqueceu o sapato.

Discretamente, quando pararam no se-máforo, abriu e fechou a porta rapidamen-te, aproveitando para fora jogar o fatídico sapato. Sentiu-me aliviado.

Qual não foi sua surpresa, ao chegar à igreja, ouvir a sogra angustiada perguntar:

- Alguém viu o pé do meu sapato?

Dr. Asclépio

Quem é médico cooperado da Unimed Porto Alegre e possui plano médico pode ficar tranqüilo, pois está coberto por um dos melhores serviços de urgên-cias e emergências médicas do país.

SOS Unimed Porto Alegre gratuito é mais uma das vantagens que a Coop-erativa oferece aos seus sócios. A região de cobertura do benefício abrange as cidades de Porto Alegre e Canoas, mas o atendimento também se dá via inter-câmbio nas regiões de Uruguaiana, Santa Maria, Litoral Sul, Pelotas, Guaíba, Cruz Alta, Vale do Caí, Vale do Sinos, Região das Hortênsias, Caxias do Sul, e Vale do Taquari e Rio Pardo. O tempo médio de atendimento é de 8 minutos. São cinco ambulâncias, sendo duas UTIs móveis, três veículos rápidos (Kangoo) e duas mo-tocicletas. Todos os veículos são rastreados por GPS (Global Position System), garantindo o atendimento mais rápido.

Se você ainda não possui plano médico da Unimed Porto Alegre, informe-se com o Núcleo de Relações com o Cooperado pelo telefone 0800 510 4747 ou e-mail [email protected].

NOVO GUIA MÉDICO

Para melhor atender nossos clientes, a Unimed Porto Alegre está reformulando o Guia Médico. Aproveite essa oportunidade para atualizar seus dados cadastrais (especialidade/área de atuação, endereço e telefone) junto ao Núcleo de Relações com o Cooperado através da Linha Direta do Cooperado (0800 510 4747) ou e-mail [email protected].