informe sindloc 133

12
Ano XVII – Edição 133 – maio 2012 Alberto de Camargo Vidigal Presidente do Sindloc SP mostra que o ritmo de trabalho está mais intenso do que nunca neste ano de 2012. Página 2 IPVA de carro furtado 5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo deu ganho de causa em processo que envolveu isenção de IPVA de carro furtado. Página 10 Marcelo José Araújo Secretário de Trânsito de Curitiba alerta sobre importância de levar a CNH junto com a identidade ao dirigir automóvel locado. Página 6 Pedágio Urbano Sindloc SP acompanhará andamento do projeto de lei que autoriza Prefeitura da Capital a implantar pedágio urbano. Página 10 Projeto “Sindloc 2012” já traz benefícios para associadas O Sindloc SP está colocando em prática uma série de ações, novidades e cursos (foto) que já estão aperfeiçoando a prestação de serviços para as empresas associadas em todo o estado. Conheça os detalhes do projeto, que já está em andamento. Páginas 4 e 5

DESCRIPTION

Informe Sindloc 133

TRANSCRIPT

Page 1: Informe Sindloc 133

Ano XVII – Edição 133 – maio 2012

Alberto de Camargo VidigalPresidente do Sindloc SP mostra que o ritmo de trabalho está mais intenso do que nunca neste ano de 2012.Página 2

IPVA de carro furtado5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo deu ganho de

causa em processo que envolveu isenção de IPVA de carro furtado.

Página 10

Marcelo José AraújoSecretário de Trânsito de Curitiba alerta sobre importância de levar a CNH junto com a identidade ao

dirigir automóvel locado.Página 6

Pedágio UrbanoSindloc SP acompanhará andamento do projeto de lei que autoriza Prefeitura da Capital a implantar pedágio urbano.Página 10

Projeto “Sindloc 2012” já traz benefícios para associadasO Sindloc SP está colocando em prática uma série de ações, novidades e cursos (foto) que já estão aperfeiçoando a prestação de serviços para as empresas associadas em todo o estado. Conheça os detalhes do projeto, que já está em andamento. Páginas 4 e 5

Page 2: Informe Sindloc 133

EDITORIAL

TOME NOTA

Já está definida a data de lançamento da 10ª edi-ção do Anuário ABLA: será no dia 23 de maio, duran-te um café da manhã, no Hotel Renaissance, em São Paulo (SP). O evento será comandado pelo presiden-te do Conselho Nacional da ABLA, Paulo Gaba Jr., e reunirá empresários do setor, dirigentes das principais montadoras que atuam no Brasil, representantes das instituições financeiras, da cadeia produtiva do turis-mo e jornalistas especializados.

O Anuário ABLA 2012 trará todos os números do setor referentes ao ano de 2011, tais como o fatu-ramento global da atividade no Brasil, o número de empresas locadoras atuando no País, a frota total de veículos do setor, o número e o perfil dos usuários, além da participação em vendas de cada montadora para o setor de locação de automóveis. As locadoras de automóveis do estado de São Paulo interessadas em participar já podem, desde já, reservar a agenda.

Momento de se associarÉ com satisfação que inauguramos

a nova periodicidade do Informe Sin-dloc SP, que a partir de agora passa a ser distribuído mensalmente. De fato, essa novidade vai ao encontro do nos-so acentuado ritmo de trabalho, mais intenso do que nunca nestes primeiros meses de 2012. Pisamos no acelera-dor e colocamos em prática projetos e ações que a nossa diretoria idealizou, no sentido de transformar o sindica-to em um verdadeiro instrumento de apoio e de união para as locadoras do estado.

Sempre entendemos que o sindicato somente se tor-na essencial a partir do momento em que presta serviços e informações de fato relevantes para o crescimento das locadoras. Novos e mais cursos, novos e mais eventos profissionais e sociais, a aproximação com as montado-ras, com as concessionárias e as assessorias na área jurídi-ca, de gestão e de tributos são alguns dos benefícios que já estão à disposição.

Além disso, houve a contratação do renomado escri-tório Queiroz e Lautenschläger Advogados para defender os direitos do nosso setor, o que certamente trará benefí-

cios diretos para as locadoras associadas, no curto prazo. E, paralelamente, também trouxemos a experiência do Carlos Faustino, hoje consultor de gestão especializado no setor de locação de automóveis, contratado pela nos-sa diretoria para colocar em prática o que batizamos de “Projeto Sindloc 2012”.

Nessa edição, o próprio Carlos Faustino foi convidado a explicar detalhes sobre o que o sindicato já está fazen-do em termos de ações para beneficiar as locadoras asso-ciadas, assim como para aproximar as empresas do setor dos nossos principais parceiros de negócios – gerando assim novas e mais oportunidades a todos.

Por tudo isso, fica claro que fazer parte do Sindloc SP passou a conferir às locadoras associadas diferenciais importantes, não apenas para a administração e cresci-mento do negócio, mas também para o aperfeiçoamento de sua rede de contatos.

É assim que se conquista credibilidade e confiança. Se já era importante fazer parte do Sindloc SP, isso ago-ra passou a ser fundamental para aqueles que desejam aproveitar o ótimo momento que vive a indústria do alu-guel de automóveis no estado de São Paulo. Aproveite este momento. E junte-se a nós.

Alberto de Camargo Vidigal, presidente

ABLA lança 10ªedição do Anuário em SP

Divulgação Sindloc SP

Informe Sindloc SP é uma publicação do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo, distribuído gratuitamente a empresas do setor, indústria automobilística, indústria do turismo, executivos financeiros, jornalistas.

Presidente: Alberto de Camargo VidigalVice-Presidente: Eladio Paniagua JuniorDiretor-Financeiro: Luiz Carlos de Carvalho Pinto LangDiretor Secretário: Paulo Miguel Jr.Conselho Fiscal: Eliane Baida, Paulo Gaba Jr. e Paulo Hermas Bonilha Junior.Edição: RAF ComunicaçãoJornalista Responsável: Olivo Pucci (MTb 22.949)Diagramação: Matiz Design ([email protected])Impressão: NeobandTiragem: 5 mil exemplaresEndereço: Praça Ramos de Azevedo, 209 – cj. 22 e 23Telefone: (11) 3123 – 3131e-mail: [email protected]

É permitida a reprodução total ou parcial das reportagens, desde que citada a fonte.

Expediente

Informe SINDLOC SP • 133 •

2

Page 3: Informe Sindloc 133

MONTADORAS

Linha Palio 2013 com novos equipamentosA linha 2013 do Fiat Palio chega às concessionárias

com novos equipamentos e facilidades de série a partir das versões Attractive 1.4, Essence 1.6

16V e Essence Dualogic 1.6 16V. Os modelos agora contam com o Kit High Safety Drive (HSD), composto por air bag duplo frontal e freios ABS, que já integravam os modelos Sporting desde o

início do ano. A linha 2013 do Fiat Palio conta ao todo com seis versões, para acomodar as diferentes

necessidades e perfis dos clientes.

Duster e Fluence agora têm novidadesA Renault traz novidades nos modelos Duster, Logan e Clio para a linha 2012/2013. No Duster, foi adicionado o sensor de estacionamento de série nas versões 1.6 e 2.0 Dynamique. Já o Fluence (foto), novidade da marca, deixa a fábrica com uma variada gama de itens como chave-cartão “hands free”, ar-condicionado digital “dual-zone”, regulador e limitador de velocidade, sistema de freios ABS – com auxílio de frenagem de urgência, direção elétrica, seis airbags e conexões Bluetooth e USB.

Divulgação

Divulgação

Page 4: Informe Sindloc 133

SINDLOC SP

O consultor Carlos Faustino, com vasta experiência no setor de locação de automóveis, foi contratado pelo Sindloc SP para prestar consultoria de gestão e colocar em prática o projeto “Sindloc 2012”, coordenado pela Diretoria Exe-cutiva da entidade. Faustino fala, nesta edição, sobre os detalhes que envolvem a iniciativa, voltada para proporcionar um salto significativo em relação à pres-tação de serviços e benefícios às locadoras de automóveis no estado de São Paulo. Confira.

Informe Sindloc SP: No que consiste, em linhas gerais, o projeto “Sindloc 2012”?

Carlos Faustino: Trata-se de uma iniciativa com vários objetivos interliga-dos. São ações e ideias que, ao mesmo tempo, promoverão a divulgação do nosso sindicato, as suas atividades e benefícios, estimulando a adesão e a par-ticipação dos associados. Temos, no estado de São Paulo, mais de 900 locado-ras de veículos “puras”. Esse número representa um potencial enorme. Nossa intenção é proporcionar instrumentos para que, por meio do Sindloc SP, essas locadoras cresçam e estejam unidas em torno dos objetivos comuns do setor no nosso estado.

Informe Sindloc SP: E como isso será feito?Carlos Faustino: Já está sendo feito. Além de aproximar

as empresas do sindicato representativo da atividade em São Paulo, vamos promover também uma efetiva integra-ção das locadoras com os parceiros de negócios e com os

fornecedores do setor. O Sindloc SP funcionará como um instrumento catalizador para trazer benefícios para toda a cadeia produtiva que envolve o nosso se-tor em São Paulo. Com isso, todos têm a ganhar. Para que isso aconteça, já estabelecemos um cronograma de eventos profissionais e sociais durante todo o ano de 2012, envolvendo também nossos parceiros e for-necedores.

Informe Sindloc SP: Em que medida os parceiros podem se aproximar das locadoras de automóveis do es-tado de São Paulo, por meio do Sindloc SP?

Carlos Faustino: Criamos cotas de participações mensais, envolvendo toda a agenda estabelecida e participação de cada parceiro de acordo com tais cotas. Batizamos as cotas como “Parceria Ouro”, “Parceria Prata” e “Parceria Bronze”. Com isso, abrimos as possibilidades para que a cadeia produtiva que engloba o nosso setor se comunique diretamente com as loca-

Divulgação

Projeto Sindloc 2012 a todo o vapor

“O Sindloc SP funcionará como instrumento catalizador, para trazer benefícios para toda a cadeia produtiva que envolve o nosso setor”

Informe SINDLOC SP • 133 •

4

Page 5: Informe Sindloc 133

SINDLOC SP

doras, seja por meio da divulgação de seus materiais nos eventos propriamente ditos, seja por meio de contatos pessoais, por meio do nosso site, que será renovado, via e-mail marketing e até em nossas redes sociais.

Informe Sindloc SP: Quais os eventos profissionais e sociais já realizados?

Carlos Faustino: Bem, já realizamos dois cursos com a empresa IOB, na área tributária, um na Capital e ou-tro em Campinas, inaugurando também outra novida-de, que é exatamente a realização de cursos e eventos também nos grandes centros de negócios do interior do nosso estado. Para junho, está agendado o curso “Po-der, Autoridade ou Liderança”, que ministraremos pes-soalmente. Neste mesmo mês, vamos promover nosso primeiro evento social do ano, na Capital, destinado aos empresários do setor e trazendo uma personalidade de interesse para dar informações exclusivas para as locado-ras associadas.

Informe Sindloc SP: E quanto aos próximos encon-tros no interior do estado?

Carlos Faustino: Em agosto, vamos promover um curso em Ribeirão Preto sobre “Gestão Financeira do Contas a Pagar x Contas a Receber”, ministrado pela IOB. E assim por diante, até o final do ano, teremos ativi-dades mensais para levar conteúdo e gerar negócios para as empresas do setor e para nossos parceiros, tanto no interior, como na Capital. Poderemos, inclusive, de acor-do com a disponibilidade e necessidade, promover cursos paralelos aos eventos sociais, ou seja, cursos durante o

dia e, após o encerramento deste, um evento de cunho social na mesma data e no mesmo local do curso. (Nota da Redação: veja nesta página a agenda preliminar com os eventos pré-programados).

Informe Sindloc SP: O senhor citou a reformulação do website como uma das ações do projeto. Como o site agregará valor às locadoras de automóveis do estado?

Carlos Faustino: A reformulação do site do Sindloc SP se dará em duas frentes. Teremos um novo padrão visual, com um design pensado para facilitar a leitura e o acesso às informações de interesse. Os textos das princi-pais seções do site, tais como “Associe-se”, “Cadastre--se”, “Diretoria Executiva”, “Ex-presidentes” e “História” serão atualizados e teremos, como principal novidade, a inclusão de notícias diárias sobre o Sindloc SP, sobre o setor, sobre o nosso mercado e sobre os nossos parceiros e fornecedores. O site será, de fato, um instrumento de informação, comunicação e interatividade com as loca-doras de automóveis do estado de São Paulo.

Informe Sindloc SP: Esta edição do Informe Sindloc SP é a primeira dentro da nova periodicidade da publica-ção, que passa a ser distribuída mensalmente. Essa novi-dade também é parte do projeto “Sindloc 2012”?

Carlos Faustino: Sem dúvida. A diretoria entendeu que será importante para as locadoras de automóveis re-ceberem essa publicação impressa mensalmente, e não mais a cada dois meses. Com isso, teremos o dobro de edições e, obviamente, muito mais informação para au-xiliar os negócios das empresas do setor no nosso estado.

“Temos no estado de São Paulo mais de 900 locadoras de veículos. Esse número representa um potencial enorme para

o setor e para o sindicato”

Agenda de Eventos*

* Sujeita a confirmações. As locadoras de automóveis do estado de São Paulo serão informadas com antecedência, por e-mail marketing, pela Secretaria do Sindloc SP, a respeito das condições de inscrição para cada evento confirmado.

Data Local Tema

27/02 (realizado) São Paulo (SP) Curso “PIS/COFINS Preenchimento do Novo PVA”

28/03 (realizado) Campinas (SP) Curso “Gestão Financeira do Contas a Pagar x Contas a Receber”

A definir São Paulo Evento Social com Personalidade de Interesse do Setor

A definir São Paulo (SP) Curso “Poder, Autoridade ou Liderança”

A definir São Paulo (SP) Evento Social com Personalidade de Interesse do Setor

A definir A definir Curso destinado aos empresários do Setor

A definir Ribeirão Preto (SP) Curso “Gestão Financeira do Contas a Pagar x Contas a Receber”

A definir A definir Evento Social com Personalidade de Interesse do Setor

A definir A definir Curso destinado aos colaboradores do Setor

A definir A definir Jantar de Confraternização de Final de Ano

Informe SINDLOC SP • 133 •

5

Page 6: Informe Sindloc 133

TRâNSITO

Informe Sindloc SP: De fato, a CNH com foto, nú-mero da identidade e CPF do condutor passou a ter equi-valência de documento de identidade, conforme o artigo 159 do CTB?

Marcelo José Araújo: Sim, mas a nosso ver a equi-valência não significa que a CNH seja o documento de identidade propriamente dito, e sim que possui essa equi-paração quando passível de ser apresentado e válido. Isso faz muita diferença. Mais ou menos o que ocorre com o documento de identificação profissional de algumas ati-vidades, como a própria advocacia, através da carteira da OAB, por exemplo.

Informe Sindloc SP: Mas, se são equivalentes, por que é aconselhável que o cliente dirija tendo consigo os dois documentos? Só a CNH não bastaria?

Marcelo José Araújo: Nem sempre, como, por exemplo, nos casos em que o cliente comete uma infra-ção que justifique o recolhimento imediato da sua CNH. Esse cliente ficará sem documento de identificação du-rante toda a viagem, caso não tenha trazido sua carteira de identidade. Esse é um risco que passa a existir quando a pessoa opta por utilizar o documento de habilitação em substituição à carteira de identidade. E se isso vier a ocorrer distante do local onde se encontra sua carteira de identidade o transtorno será ainda maior.

Informe Sindloc SP: Se os documentos são equiva-lentes, apreender a CNH não seria o mesmo que apreen-der a carteira de identidade? Isso não é ilegal?

Marcelo José Araújo: De fato, muitas pessoas ques-

CNH e carteira de identidade na locação

tionam que, pela equivalência à carteira de identidade, não mais haveria possibilidade de haver apreensão da CNH em função da aplicação da penalidade de suspen-são do direito de dirigir. E ainda menos o seu recolhi-mento, como Medida Administrativa. Porém, hoje em dia está cada vez mais claro que dirigir não seria exatamen-te um direito, e sim um privilégio. E que, por deixar de atender requisitos necessários à condução, ou diante da aplicação da penalidade que restrinja essa possibilidade, o órgão responsável pela emissão do documento poderia suspendê-lo ou cassá-lo, conforme o caso. Não entende-mos, portanto, que poderia haver questionamento quan-to à suspensão do direito de dirigir com base na alegação de que “documento de identidade” não poderia nem mesmo ser retido ou recolhido.

Informe Sindloc SP: E quanto aos clientes que apre-sentam a CNH “plastificada” ao locar o automóvel. Há restrição legal?

Marcelo José Araújo: A legislação anterior já previa a proibição de plastificar o documento de habilitação e, à época, havia previsão de algo denominado “infrações para as quais não haja penalidade específica”. A CNH deve conter o texto “É Proibido Plastificar” no lado es-querdo da face inferior, porém não há previsão de pena-lidade por plastificar o documento. Quando há suspeita de inautenticidade, o agente da autoridade e/ou a auto-ridade de trânsito estariam legitimados a recolhê-lo para apurar. E, não se comprovando a falsidade, não haveria penalidade pelo fato de ter sido plastificada, tão somente o transtorno que tudo isso pode causar.

O Secretário Municipal de Trânsito de Curitiba,

advogado e professor de Direito de Trânsito, Marcelo

José Araújo, alerta sobre a importância dos clientes de rent a car carregarem a

CNH junto com a carteira de identidade durante todo o período em que estiverem com o automóvel alugado.

Entenda os motivos.

Informe SINDLOC SP • 133 •

6

Page 7: Informe Sindloc 133

MONTADORAS

Toyota faz alterações no Corolla 2013A Toyota já lançou a linha 2013 do sedã Corolla, um dos modelos mais vendidos da marca. Foram

feitas alterações no design, tornando o visual mais moderno. A potência máxima do motor é de 153

cv (com álcool) e 142 cv (com gasolina). A nova linha agora conta com cinco versões e dois tipos de motorização. Computador de bordo, entradas USB

e comando interno para abertura do tanque são outros acessórios que já vêm de fábrica.

Sentra chega com novos acessóriosA Nissan também fez alterações significativas no modelo Sentra, em sua linha 2013. O sedã agora conta com sistema Bluetooth, rodas de liga leve, teto solar, chave presencial I-Key, computador de bordo, airbag duplo dianteiro e sistema de freios ABS. O Sentra também conta com retrovisores elétricos rebatíveis, direção elétrica com regulagem de altura, travamento automático das portas e sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem.

Divulgação

Divulgação

Page 8: Informe Sindloc 133

GESTãO

José Roberto de Arruda Filho: contador alerta empresas sobre prazo para obtenção da Certificação Digital

Certificação Digital terá de ser obtida até junho

Empresas com mais de 10 funcionários precisam ficar atentas às novas exigências para o envio de informações à Caixa Econômica Federal (CEF), relacionadas aos pro-dutos sociais da instituição, como o FGTS. A partir de 30 de junho, as empresas brasileiras terão de adotar a Certificação Digital (CD) para ter acesso ao canal de re-lacionamento Conectividade Social, que é estabelecido com a Caixa.

A Conectividade Social é um sistema que permite a simplificação do processo de envio de informações das empresas para a Caixa, sendo realizado mais rapidamen-te pela internet. “Por ser uma tecnologia nova, a Certi-ficação Digital ainda vem causando dúvidas na iniciativa privada, principalmente com relação à obtenção desse documento e as possibilidades para o uso”, diz o conta-dor José Roberto de Arruda Filho.

A Certificação Digital também passará a ser obriga-tória para as empresas que emitem Nota Fiscal Eletrôni-ca (NFe). A implantação da NF-e vem sendo realizada há quase seis anos em todo o país, com objetivo de facilitar as atividades de fiscalização sobre operações e presta-ções de serviço tributadas pelo ICMS e pelo IPI.

Pregão eletrônico longe da unanimidade

Em franco crescimento no País, a modalidade de aquisição de bens e serviços comuns por meio de pre-gão eletrônico encontra justificadas resistências em al-guns setores. Uma das maiores críticas é a dificuldade de avaliação da qualidade dos concorrentes, que não pode ser medida nesse tipo de negociação virtual.

No entanto, distorções envolvendo essa prática, que chega a movimentar centenas de bilhões de reais anu-ais, estão engrossando as críticas. A HP, gigante da área de tecnologia, já anunciou que não vai mais participar dos pregões eletrônicos, enquanto não forem corrigi-das algumas distorções que existem atualmente nos processos. “Não é possível valorizar um procedimento que não leva em conta outros critérios, como a quali-dade, mas apenas o preço”, diz Raul Pappaleo, Diretor de Vendas da HP Brasil.

Considerado responsável por maior economia (de até 35%) e agilidade nos processos de licitação, o pre-gão eletrônico foi adotado em caráter obrigatório em todas as compras públicas, obedecendo a decreto bai-xado pelo Governo Federal.

SP reduzirá juros de empresa inadimplente

O governo de São Paulo vai reduzir a cerca da me-tade a taxa de juros sobre a dívida dos empresários inadimplentes com a Fazenda estadual. Hoje, os deve-dores pagam multa pelo atraso mais juros de 37% ao ano. Para reduzir o índice, o governo passará a calcular os juros sobre a dívida com base na taxa para aquisição de bens, divulgada pelo BC. Em março, último mês em que foi divulgada, a taxa média foi calculada em 13,2% ao ano.

A resolução, publicada no Diário Oficial do dia 28 de abril de 2012, espera estimular o pagamento dos débi-tos e elevar a arrecadação. A resolução determina ainda que a taxa máxima cobrada sobre o financiamento de dívidas atrasadas fique em 0,13% ao dia.

Divulgação

Informe SINDLOC SP • 133 •

8

Page 9: Informe Sindloc 133

MULTAS

Multa leve ou média poderá virar advertência

A partir de 1º de julho, motoristas que receberem multas de natureza leve ou média e que não sejam rein-cidentes poderão pedir à autoridade que expediu a au-tuação (CET, DER, Detran) a conversão da penalidade em advertência por escrito. Essa prerrogativa foi dada no Có-digo de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 267, e agora recebe regulamentação do Denatran por meio da Reso-lução 363, que entra em vigor em julho.

Pela resolução, até a data do término do prazo para a apresentação da defesa da autuação, o proprietário do veículo ou o motorista infrator poderão pedir à autorida-de de trânsito a aplicação da penalidade de advertência por escrito. Nesse caso, não caberá recurso da decisão da autoridade quanto à aplicação ou não da penalidade de advertência por escrito.

Isso porque tanto a resolução do Denatran, como o artigo 267 do CTB, facultam à autoridade de trânsito a decisão de transformar ou não a multa em advertência. Caso a autoridade não entenda que essa seja a medida mais educativa para o caso, aplicará normalmente a pe-nalidade de multa. Para a solicitação, será preciso cópia da carteira de motorista e a notificação da multa. Se a

autoridade entender que o pedido é pertinente, em 30 dias o infrator receberá pelo correio a advertência por escrito.

Principais multas “Leves”

• Estacionar afastado da guia da calçada de 50 cm à 1m.

• Estacionar nos acostamentos, salvo motivo de força maior.

• Estacionar em desacordo com condições regu-lamentadas especificamente pela sinalização.

• Parar o veículo no passeio ou sobre faixa desti-nada a pedestres, nas ilhas, refúgios, canteiros centrais e divisores de pista.

• Ultrapassar veículo em movimento que inte-gre cortejo, préstito, desfile e formações mili-tares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes.

Page 10: Informe Sindloc 133

GOVERNO

O governo federal lançou o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, com o objetivo de integrar ações que assegurem melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho. As iniciativas serão conduzidas pelos ministérios do Trabalho e Em-prego, da Previdência Social e da Saúde.

O diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, Rinaldo Marinho, lembrou que o gover-no já conta com ações nessa área e que a novidade do plano está na organização dessas ações, com a defi-nição de responsáveis e de prazos para implantação. “Essas ações também estão mais articuladas com os três ministérios. No lugar de cada um ter o seu plano setorial independente, agora, essas ações estão todas articuladas em um plano só”, disse. Outra inovação é que o plano foi definido de forma tripartite – gover-no, empregadores e trabalhadores.

O pacote de ações foi dividido em tarefas de cur-to, médio e longo prazo, além de ações de caráter permanente. Entre os oito objetivos definidos pelas pastas estão as harmonizações da legislação traba-lhista, sanitária e previdenciária, relacionadas à saú-de e à segurança do trabalho; a integração das ações governamentais para o setor; a adoção de medidas especiais para atividades de alto risco de doença e acidentes; e a criação de uma agenda integrada de estudos em saúde e segurança do trabalho.

Projeto de pedágio urbano em SPO Sindloc SP acompanhará de perto o andamento do

projeto do vereador Carlos Apolinario (DEM), que autori-za a prefeitura a implantar o pedágio urbano, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de São Paulo. O objetivo do Sindloc SP será o de evitar mais e novas dificuldades para a locação de automóveis na Capital, hoje já bastante prejudicada em função da não

liberação dos veículos de locadoras do rodízio municipal. No caso do pedágio urbano, a aprovação é o primeiro

passo para o projeto andar no Legislativo. Ele ainda terá de passar por duas comissões, duas audiências públicas e duas votações no plenário, antes de ir à sanção ou veto do prefeito Gilberto Kassab (PSD).

O aval foi estritamente jurídico: a CCJ entendeu que não havia ilegalidade ou inconstitucionalidade no proje-to, liberando-o para seguir a tramitação na Casa. O pro-jeto teve cinco votos a favor, um contra – o de Abou Anni (PV) – e três abstenções.

A próxima comissão a avaliar o projeto, a de Transpor-tes, é a que entrará efetivamente no mérito da proposta.

A proposta não cria a cobrança – o que seria ilegal, já que a iniciativa tem de ser do Executivo, mas cria as regras básicas: uma cobrança por dia e isenção aos sába-dos, domingos e feriados. O projeto delimita a implanta-ção da taxa ao centro expandido, onde hoje já existe o rodízio de veículos. O pedágio buscará gerar R$ 2 bilhões anuais de receita, com uma tarifa em torno de R$ 4.

Isenção do IPVA de carro furtado

A 5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo deu ganho de causa à Assahi Máquinas em processo que envolvia isenção de IPVA de carro furtado da empresa. O pedido administrativo da suspensão do imposto havia sido nega-do pelo Detran, sob alegação de que o veículo não havia sido cadastrado junto ao órgão.

A empresa entrou com ação contra a Fazenda de São Paulo pedindo o fim da cobrança mais indenização, no que foi atendida em R$ 5 mil por danos morais, mais R$ 4 mil de honorários advocatícios, em decisão do juiz Alexandre Jorge Carneiro da Cunha Filho.

Além disso, o juiz determinou o envio dos autos ao Ministério Público para que sejam investigadas possíveis irregularidades. Ele desconfiou da insistência da Fazenda em cobrar imposto sobre um carro comprovadamente furtado.

Cunha Filho citou, na decisão, o artigo 11 da Lei 6.606/89, em que se estabelece que “o Poder Executi-vo dispensará o pagamento do imposto quando ocorrer perda total do veículo por furto, roubo, sinistro ou outro motivo que descaracterize seu domínio ou sua posse”. O fato de o carro não estar cadastrado no Detran não justifica a manutenção do pagamento, no entendimento do juiz.

Lançado plano para reduzir acidentes de trabalho

Informe SINDLOC SP • 133 •

10

Page 11: Informe Sindloc 133

W W W . G R A N D B R A S I L . C O M . B R

Pit

Peça

Form

ato

Dat

aFi

naliz

ação

Prod

ução

Grá

f.R

evis

ãoD

ir. d

e A

rte

Red

ação

Coo

rden

ação

Ate

ndim

ento

Clie

nte

Prod

ução

Grá

f.

AZS

0021

12A

nunc

io21

x 3

0 cm

26/3

/12

• Uma linha completa de produtos para o seu negócio.

• Contamos com mais de 40 profissionais de diversas bandeiras para oferecer atendimento personalizado.

• Departamento de Vendas Diretas estruturado para atender às suas necessidades com profissionais qualificados.

TOYOTA

11 5681.0013NISSAN

11 3619.7005RENAULT

11 2900.3046 11 2900.3047FIAT

11 3767.2628

Montadoras:

Cinto de segurança salva vidas.

• Atendimento especializado, agendamento on-line,

8 pontos de atendimento, profissionais treinados

na fábrica, recepcionistas dedicados, além de um

Centro Automotivo completo

• A Grand Brasil desenvolveu um serviço exclusivo de

desmobilização de frotas, que possibilita à sua empresa

contratar diversos serviços nessa área: checklist de devolução,

parqueamento, orçamento de avarias e manutenção,

preparação para vendas (serviços de funilaria/pintura e

revisão mecânica) e venda para parceiros.

12_AZS_002112_revista_sindiloc_210x300_130323_AF.indd 1 26/03/2012 16:14:09

Page 12: Informe Sindloc 133

Job: Fiat-vendasdiretas-maio -- Empresa: Leo Burnett -- Arquivo: 24172-011-Fiat-Novo Palio Frente-Vinho-21x30_pag001.pdfRegistro: 76764 -- Data: 11:32:58 03/05/2012