informe mcel - outubro 2014

16
1ª EDIÇÃO - OUTUBRO 2014 Como eliminar o stress com 10 passos simples 8 9 14 Administração da mcel exorta trabalhadores a elevarem os níveis de desempenho e produtividade no trabalho Colegas de Nampula Solidários editorial Olá mcelinos! Na presente edição, iremos homenagear as nossas secretárias por ocasião do seu dia que se comemo- rou a 30 de Setembro. Para tal, convidamos a secretária mais antiga da empresa, Emília Siquela para partilhar connosco na nossa página de Entrevista, algumas das suas experiências vividas aos longos dos anos como secretária de Direcção na nossa mcel. Falaremos também da situação financeira e comercial da mcel, que já viveu momentos muito melhores do que o actual, facto constatado nos gráficos apresentados pelo nosso Administrador Delegado, no primeiro Happy Hour do ano. Na nossa página dedicada ao Conheça, trazemos o Departamento de Controle e Gestão. Poderá acompanhar também nas presente edição, um breve resumo de algumas actividades de Responsabilidade Social Corporativa, desenvolvi- das pela empresa, do qual fizeram parte a oferta de uma sala de informática na Escola Secundária de Chibuto, a entrega de Kits profissionalizantes em Tete, apoios a grandes obras literárias, entre várias outras acções. A partir da presente edição passaremos a dedicar uma página à nossa Saúde e Bem-Estar, onde iremos apresentar muitas dicas sobre este tema e toda informação relevante sobre o assunto. Esperemos que goste pois, esta página foi criada a pensar especialmente no seu bem-estar, onde o factor principal e primordial é sem dúvida, a saúde. Realizou-se a grande final do basquete show, evento que lotou o campo do Clube de Desportos do Maxaquene. Um belíssimo espectáculo marcou a final do concurso que durante nove semanas movimentou os jovens estudantes de toda a cidade de Maputo. Na nossa página dedicada ao Meio Ambiente, iremos falar da Sustentabilidade Ambiental. Saiba de que forma poderá contribuir para a preservação do Meio Ambiente. Está interessado em partilhar informações e imagens com seus amigos e familiares em todo o mundo a custo zero? O nosso artigo de Tecnologia informa-o como poderá fazê-lo através do aplicati- vo da BBM para Windows Phone. Fazemos votos de uma boa leitura, não se esque- cendo que agora, mais do que nunca é muito importante resgatar todos os valores que fizeram de nós a marca preferida dos moçambicanos. Felícia Nhama 1ª Dama da República procedendo a entrega de um kit profissionalizante em Tete - Pag 11 Apoiamos o relançamento do livro "Nós matamos o cão Tinhoso", e celebrámos os 50 anos desta obra - Pag 12 Escola Secundária Nelson Mandela é grande vencedora da 8ª edição do Básquete Show em Masculinos - Pag 15 1

Upload: catharine-aragao

Post on 05-Apr-2016

247 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

De uso exclusivo interno da mcel. 1ª edição - OUTUBRO 2014

TRANSCRIPT

Page 1: informe mcel - outubro 2014

1ª EDIÇÃO - OUTUBRO 2014

Como eliminar o stress com 10 passos simples

8

9

14

Administração da mcel exorta trabalhadores a elevarem os

níveis de desempenho e produtividade no trabalho

Colegas de Nampula Solidários

editorial

Olá mcelinos!

Na presente edição, iremos homenagear as nossas secretárias por ocasião do seu dia que se comemo-rou a 30 de Setembro. Para tal, convidamos a secretária mais antiga da empresa, Emília Siquela para partilhar connosco na nossa página de Entrevista, algumas das suas experiências vividas aos longos dos anos como secretária de Direcção na nossa mcel. Falaremos também da situação financeira e comercial da mcel, que já viveu momentos muito melhores do que o actual, facto constatado nos gráficos apresentados pelo nosso Administrador Delegado, no primeiro Happy Hour do ano. Na nossa página dedicada ao Conheça, trazemos o Departamento de Controle e Gestão.

Poderá acompanhar também nas presente edição, um breve resumo de algumas actividades de Responsabilidade Social Corporativa, desenvolvi-das pela empresa, do qual fizeram parte a oferta de uma sala de informática na Escola Secundária de Chibuto, a entrega de Kits profissionalizantes em Tete, apoios a grandes obras literárias, entre várias outras acções.

A partir da presente edição passaremos a dedicar uma página à nossa Saúde e Bem-Estar, onde iremos apresentar muitas dicas sobre este tema e toda informação relevante sobre o assunto. Esperemos que goste pois, esta página foi criada a pensar especialmente no seu bem-estar, onde o factor principal e primordial é sem dúvida, a saúde.

Realizou-se a grande final do basquete show, evento que lotou o campo do Clube de Desportos do Maxaquene. Um belíssimo espectáculo marcou a final do concurso que durante nove semanas movimentou os jovens estudantes de toda a cidade de Maputo.

Na nossa página dedicada ao Meio Ambiente, iremos falar da Sustentabilidade Ambiental. Saiba de que forma poderá contribuir para a preservação do Meio Ambiente.

Está interessado em partilhar informações e imagens com seus amigos e familiares em todo o mundo a custo zero? O nosso artigo de Tecnologia informa-o como poderá fazê-lo através do aplicati-vo da BBM para Windows Phone.

Fazemos votos de uma boa leitura, não se esque-cendo que agora, mais do que nunca é muito importante resgatar todos os valores que fizeram de nós a marca preferida dos moçambicanos.

Felícia Nhama

1ª Dama da República procedendo a entrega de um kit profissionalizante em Tete - Pag 11

Apoiamos o relançamento do livro "Nós matamos o cão Tinhoso", e celebrámos os 50 anos desta obra - Pag 12

Escola Secundária Nelson Mandela é grande vencedora da 8ª edição do Básquete Show em Masculinos - Pag 15

1

Page 2: informe mcel - outubro 2014

– Emília Siquela, Secretária de Direcção

1. Quando começou a vestir a camisola amarela?

Em Março de 1997.

2. É a 1ª secretária da mcel (então Telecomu-nicações Móveis de Moçambique na altura). Conte-nos como foi a sua entrada para esta grande família?

Foi interessante e surpreendente. Eu era secretária do Administrador para o Pelouro de Engenharia e Desenvolvimento de Projectos na TDM. Foi lá onde nasceu e foi feito o estudo de viabilidade do projecto de telefonia móvel. Eu era quem dava assistência aos consultores envolvidos neste estudo até a sua conclusão. Na estrutura Organigramica e organizacional da "TMM" havia vaga para uma secretária executiva, analisei o perfil apresentado e me propús ao desafio, lembro-me que estava a fazer curso de ingles naquela época e eles não tinham nenhum conhecimento da língua portuguesa, fui a entrevista e depois de quase instalada a empresa em um escritório muito pequeno, fui de imediato admitida. Foi pra mim uma escola superior naquela época. E cá estou.

2. Que mudanças notáveis se verificaram desde então até a data?

As mudanças fazem parte da empresa no seu caminho de crescimento, tanto quanto aos seus dirigentes, clientes e o mercado em que se

insere, na medida que o ambiente muda, a empresa se adapta a complexidade do seu crescimento. O desafio foi acompanhar as demandas e expectativas que se foram criando a cada momento destas mudanças e me adptar a actual estrutura organizacional. Enfatizar que foram drásticas de lá pra cá.

3. Quais os principais desafios por si enfren-tados desde que passou a fazer parte desta familia?

Foram vários e até interessantes, a começar pela procura de escritório para a empresa funcionar e sua instalação oficial, era neces-sário administrar os primeiros sectores chaves da TMM (Técnica, It, comercial e administração) embora eu já conhecesse a area de telecomuni-cações, de alguma forma ajudou-me bastante no contacto e interpretação dos estatutos e procedimentos a implementar e a forma como os consultores queriam que o projecto se desenvolvesse e se instalasse no país. A língua foi no começo outro grande desafio, ale-mão/ingles, mas não foi barreira alguma pra mim, a questão cultural dos consultores e pouca informação sobre a nossa realidade, como os hábitos e costumes, etc. Nas TDM o meu local de trabalho era amplo e com condi-ções apropriadas, dei por mim, numa sala pequena e onde todos nós partilhavamos uma única cadeira, no final do dia era bastante prazeiroso trabalhar, pois o objectivo era criar

e instalar a empresa TMM para conquista de resultados que não tardaram a chegar.

4. Acha que tem sido atribuído as secretári-as as mesmas oportunidades que os demais funcionários, ou tem se deparado com algumas dificuldades?

Para haver uma progressão correcta é preciso reconhecer o trabalho da secretária. Quanto as oportunidades, essas? Bom não sei, cada uma terá que procurar algo que seja relacionado a area que exerce, ou se por ventura for formada em secretariado como especialidade terá que se formar noutras areas para seguir em frente, agora é até um pouco vago dizer que se dão oportunidades aqui, a maneira como alguns executores, técnicos e não só, conceitualizam a secretária pode ser o grande obstáculo.

5. Desde que cá está, já esteve ao serviço de 8 chefes. Qual ó segredo para lidar com as diferenças de personalidades, nacionalida-des dos diferentes chefes?

Bom! Falando a sério durante estes 16 anos trabalhei directamente com 8 chefes o que não me faz diferente de ninguém, é o resultado das mudanças que qualquer estrutura organizaci-onal passa, agora com relação as diferenças, na minha profissão, nunca se deve querer "com-petir" com o seu chefe, temos que nos adpatar a elas, digo, as diferenças e conjuntamente

“a secretária deve ser uma pessoa capaz de contornar situações

delicadas, ou suportar pressões, sem se descontrolar

emocionalmente. Esta deverá estar actualizada do ponto de

vista cultural, econômico e empresarial”

entrevista

O Secretariado nos dias de hoje

Seus lugares mais evidentes na estrutura organizacional, como elemento chave da organização

2

Page 3: informe mcel - outubro 2014

curiosidades

Signo:

Desporto: Aeróbica

Crença Religiosa: Envagélica

Viagem de Sonho: Conhecer Roma-Itália

Estilo de Música: Gospel e R&B

Um livro: “O poder da Esposa que Ora" - de Stormie Omartian

Um prato: Matapa com mariscos

Um ídolo: Nelson Mandela

Maior medo: Perder a Fé

Uma ambição: A capacidade de estabele-cer e atingir um objectivo.

Frase de eleição: Pode ser em inglês? Foi assim que li:

"When nails grow long, we cut nails not fingers. Similarly when misunderstanding grow up, cut your ego, not your relations-hip".

Traduzido: Quando as unhas estão muito grandes, devemos cortar as unhas e não os dedos; o mesmo se aplica no relaciona-mento humano: Quando acontece algum mal entendido, devemos diminuir ou cortar o nosso ego, não o relacionamento.

Caranguejo

encontrar um meio termo para que o desenvol-vimento da actividade não fique em causa, afinal a boa performance profissional dita o melhor resultado. Em alguns momentos me senti fraca confesso, mais sempre pensei pro lado positivo e nada de desistir. Existem chefes que te motivam, confiam em ti e no teu traba-lho , partilham e participam de suas emoções e até fracassos, etc, etc e isso ajuda sim na relação interpessoal e profissional acima de tudo.

6. Acredita que as secretárias tenham real-mente o poder de influenciar nas decisões dos chefes?

Nos dias de hoje, o secretariado ocupa lugares mais evidentes na estrutura organizacional, surge como elemento chave da organização. A partir da visão empresarial esta profissional está preparada para assessorar a gestão da empresa, podendo proporcionar o suporte necessário para produzir as mudanças exigidas pelo ambiente organizacinal. É nesses moldes que ela de facto influência.

7. Qual o perfil da secretária do século XXI?

Com as constantes mudanças no mundo corporativo, a secretária passa a adquirir e assumir um novo perfil no mercado em que actua.

O mercado hoje passa a exigir mais do profissi-onal de secretariado, isto é, além das funções básicas que a secretária deve exercer (como planear, organizar) agora passa a exigir uma visão estratégica de negócios para que a mesma possa exercer funções em conjunto com seu superior e sua equipe.

Com essa visão, a secretária adopta um maior conhecimento das metas e os objetivos da organização, prioriza atividades, gere infor-mações, lidera equipes junto com o executivo, assume um relacionamento interpessoal, lida com conflitos, busca soluções para eventuais problemas, Enfim, melhora a qualidade a produtividade do trabalho e contribui para o desenvolvimento da empresa.

Podemos observar que, de uma simples função de secretária que antes geria somente a agenda, o telefone e as correspondências (cartas) nos tempos remotos, agora ela passa a atuar como uma "multiprofissional" , o que significa obter e aprimorar a capacidade de administrar funções.

Dessa forma conclui-se que a secretária tornou-se um elemento essencial no mundo corporativo actualmente, adoptando um perfil dinámico e administrativo com visão empre-endedora focada no objetivo e nas exigências da empresa como um todo.

8. Que conselhos ou recomendações deixa para as pessoas que exercem a mesma profissão que a sua?"

Assumindo a função de secretária, o cargo que esta ocupa é de fundamental importância para sua empresa. O seu comportamento, palavras e a sua postura, a partir do momento em que a secretária entra em seu local de trabalho, não são mais seus, mas, sim, representam a sua empresa. Por esse motivo a secretária deve ser uma pessoa emocionalmente capaz de contor-nar situações delicadas, ou suportar pressões, sem se descontrolar emocionalmente. Esta

3

deverá estar actualizada do ponto de vista cultural, econômico e empresarial; deve ser dinâmica, activa; e sobretudo dotada de aparência e postura adequadas ao ambiente de trabalho.

Eu recomendo o livro "O Monge e o Executivo - Uma História sobre a Essência da Liderança" de James Hunter.

É um livro que como já diz o próprio título, fornece aos líderes e aos que aspiram o cargo de liderança (e não só) as ferramen-tas necessárias para que exerçam o cargo de forma a produzirem resultados satisfa-

Sergio Joaquim

Chefe do Grupo de Vendas Institucionais

tórios e para que saibam conviver em harmonia com as pessoas que as rodeiam.

Algumas das passagens do livro que considero interessantes, ou marcantes são as seguintes:

"Um líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras para que possam servir ao cliente."

"O líder deve estar sempre mais preocupa-do com as necessidades do que com as vontades."

"A obediência, entre outras coisas, tam-bém têm feito maravilhas para quebrar meu falso ego e meu orgulho. Essas duas características têm a capacidade de interpôr-se ao caminho do nosso cresci-mento, se deixarmos".

eu recomendo

Page 4: informe mcel - outubro 2014

Departamento de Controle e Gestão

Olá colegas, para a nossa página dedicada ao "Conheça" iremos na presente edição conhecer o Departamento de Controle de Gestão que se encontra inserido na Direcção Financeira.

O Departamento de Controlo e Gestão é responsável pela preparação e controlo da execução orçamental em cada centro de custos e no global da empresa. É ainda responsável pela análise e selecção de clientes candidatos a contratos pós-pago, actividade esta conhecida por "credit vetting".

O departamento é composto por 9 elemen-tos subdivididos em dois grupos, nomeada-mente: Grupo de Análise Financeira, consti-tuído por Nilsa Khan, Nélio Mboana e Tércio Cumbe e ainda o Grupo de Análise de Risco de Crédito do qual fazem parte: Marília Antunes, Rosa Paunde, Alzira Mendes, Carmen Fumo e Joaquim Alfredo. Samuel Mandlate é o chefe de Departamento.

O cálculo das comissões a pagar aos dealers à luz dos contratos de comercialização das recargas, constitui também uma das funções a cargo deste departamento. É também responsável pelo acompanhamen-to das parcerias que a mcel estabelece com os seus parceiros para a exploração dos serviços de valor acrescentado, denomina-do "VASP", procedendo ao apuramento das receitas geradas e sua repartição.

Tem ainda como função, analisar junto dos intervenientes as necessidades de optimi-zação dos processos, com recurso às ferra-mentas existentes no SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) e agir proactivamente na investigação e pesquisa das inovações nos SIGE e ainda sugerir aos intervenientes as eventuais mais-valias com a implementação das mesmas.

Ora para pleno exercício destas actividades, os 9 colaboradores deste departamento encontram- se subdivididos em dois grupos, como havíamos dito anteriormente e cabe a cada grupo a distribuição das seguintes funções

Grupo de Análise de Risco de Crédito:

§Análise e aprovação das propostas de adesão a contratos

§Análise e aprovação de mudanças de contas bancárias

§Gestão de Débitos e Créditos na conta dos clientes (lançamentos no AR)

§Avaliação contínua e sistemática da base de clientes e a evolução quantitativa e qualitativa

§Lançamento de pagamentos feitos por via do e-Sistafe

§Gestão de reembolsos aos clientes

§Lançamento das regularizações de débito nas contas dos clientes

§Lançamentos no RMS de valores pagos e lançados no BSCS

Grupo de Análise Financeira:

§Acompanhamento e avaliação das parcerias no segmento de serviços de valor acrescentado que a mcel estabelece com outras entidades

§Análise numa base mensal da execução orçamental de cada centro de custos e do global da empresa. Na análise orçamental é verificado o nível de utilização das verbas, é feita a comparação com os parâmetros fixados aquando da orçamen-tação e são calculados os indicadores da "performance".

§Envio mensal a cada centro de custos (Direcção ou unidade) da execução orçamental e respectivos comentários.

§Avaliação financeira de projectos e propostas de produtos e serviços.

§Acompanhamento dos processos de recolha, armazenamento e tratamento dos dados e da informação para controlo de gestão de modo a garantir agilização e eficácia

§Analisar junto dos intervenientes das necessidades de optimização dos proces-sos com recurso às ferramentas existen-tes nos SIGE

§Agir proactivamente na investigação e pesquisa das inovações nos SIGE, e sugerir aos intervenientes as eventuais mais-valias com a implementação das mesmas

§Interacção com outros departamentos e funções na empresa de modo a assegurar a eficácia dos necessários interfaces para uma base de dados completa e consisten-te com informação de gestão

§Desenvolvimento de acções de esclareci-mento, sensibilização e formação aos intervenientes quando haja a necessidade de tratamentos especiais de dados e informação com eventuais novas imple-mentações ou reformulações de proces-sos e procedimentos.

conheça

Alfredo Joaquim, Marília Antunes, Tércio Cumbe, Nélio Mboana, Alzira Mendes ,Carmen Fumo, NIlsa Khan, Samuel Mndlate (chefe do Depmntº)

4

Page 5: informe mcel - outubro 2014

5

sorrisos da casa

O que é para si ser secretária?

Ser Secretária para mim é uma mistura de profissionalismo, responsa-

bilidade, postura, competência, descrição, organização, ética, pro-

actividade e paciência. E claro jogo de cintura!

A função de Secretária vai muito além de atender ao telefone e anotar

recados, ela é a parte importante que movimenta a organização, uma

vez que nela está centrada a confiança do executivo. Esta função tem

tarefas intermináveis, mas sempre cumprindo suas responsabilidades

com um sorriso nos lábios, e sempre disposta a trabalhar mais e mais!

Isso com certeza é mais uma qualidade muito relevante, pois cumprir

funções e manter-se motivada é para poucas!

Por forma a atingir o sucesso e crescimento, é essencial vestir a

camisola da organização, empenhar-se na função e, como consequên-

cia, tornar se vital para o bom andamento da empresa." Ela detém

imensa vantagem uma vez que, a natureza das actividades conexas

traduz-se em termos práticos, nas ligações intersectoriais, situando-se

efectivamente, como elo de ligação entre uma Direcção e as demais ou

seja, posição de " interface”.

Romina Marutica

( )Secretária da Direcção Técnica

Sou secretária a 13 anos. É uma profissão que tenho imenso orgulho e prazer de exercer. É ao mesmo tempo bastante desafiadora, pois exige muita confiança, lealdade, responsabilidade e sigilo profissional, pois lidamos com pessoas.

Sandra Pires

( )Secretária da Direcção Logística

Lara Fornasini

(Secretária da Administração)

Para mim, ser secretária, antes de mais nada é gostar do que faço, é estar num posição que me permite o contacto com a empresa toda, conhecer novas pessoas, sinto que o meu papel é importante na empresa, apesar de muitas vezes não ser reconhecido.

Page 6: informe mcel - outubro 2014

6

dicas profissionais

10 razões para se manter motivado no trabalho

A desmotivação no trabalho é um problema que afeta a vida de muitas pessoas e os motivos são vários: falta de reconhecimento, salário inadequado, condições insatisfatórias para exercer a actividade, política da empresa dentre vários outros. Mas, será que os estímulos motivacionais devem partir unicamente das empresas, ou os funcionários devem também fazer a sua parte?

Todos sabemos que os empregadores procuram as pessoas que são mais motivadas e procuram manter elevados os níveis de motivação dos seus colaboradores, simples-mente porque as pessoas motivadas são mais produtivas. No entanto se a pessoa não for auto motivada, mesmo que lhes sejam oferecidos pacotes de benefícios atraentes, salários acima da média e programas de qualidade de vida, lhes parecerão inúteis e sem valor nenhum, se cada uma delas não buscar a auto-motivação.

Propomo-nos por isso a apresentar neste artigo, algumas dicas que nos poderão ajudar a dar um impulso na nossa motivação, de forma que a mesma consiga manter-se o máximo de tempo em níveis elevados.

Todos os dias quando acordamos, temos duas escolhas: sermos uma pessoa optimista e feliz ou, uma pessoa pessimista e muito infeliz. Não devemos por exemplo, ver a noite do domingo como o início de uma contagem regressiva para enfrentar um verdadeiro calvário. Devemos é lembrar-nos que ao contrário de nós, há milhões de pessoas no mundo, cuja principal desmotivação da vida delas, é a falta de emprego, por isso devemos aproveitar este dia para preparar a nossa semana de trabalho e focalizarmo-nos no que será a prioridade do dia seguinte.

Chegou à empresa? Óptimo, afinal teoricamen-te você está ali para cumprir com suas actividades e o salário que é o garante da sua sobrevivência, dependerá disso. Se você recebe por aquilo que faz, então, tem seu valor. Essa já é uma razão para se sentir motivado em exercer sua profissão.

Nada motiva mais do que o progresso. Alcançar resultados e atingir metas é a melhor maneira de se manter motivado. O cumprimento dos

1 - Seja Optimista

2 - Defina metas

seus objectivos traz o sentimento de satisfação e faz com que você queira continuar com um bom trabalho. Tenha em mente as suas metas e se esforce para alcançá-las

Muita pressão pode acabar com o seu trabalho, mas nenhuma pressão também. O problema é que se não existem prazos e exigências as pessoas podem ficar, literalmente, entediadas. Saber que você tem uma data para entregar um relatório ou terminar qualquer outra tarefa vai manter você motivado a realizar o seu trabalho dentro do prazo.

A criatividade não resulta do dinheiro. As pessoas tendem a ser mais criativas quando tem amor a actividade que executam e não somente pela quantia que irão receber pelo trabalho. É importante desenvolver uma boa relação com o seu trabalho para que você o faça porque gosta e não porque precisa.

A auto-motivação exige que o profissional tenha iniciativas próprias e não fique de braços cruzados, a espera que a empresa ofereça

.

3. A pressão é necessária

4. Seja criativo

5. Auto-motive-se

estímulos diários. Quem busca a auto-motivação procura ir ao encontro de energias "positivas". Evite então contaminar-se, pelo pensamento das pessoas pessimistas e mal - humoradas que estão constantemente a lamentar-se e a culparem a empresa por todas coisas negativas que lhes acontece na vida.

Os desafios surgem para serem vencidos e mesmo que você cometa erros, aprenderá algo. Não se deixe abater e nunca perca de vista o lado positivo de uma experiência negativa. Os nossos erros acrescentam sempre algo novo a nossa experiência de trabalho. Descubra o quê. Os erros tornam-nos mais experiente e atentos com relação a novas situações, Portanto, não se bloqueie diante de uma falha, mantenha o foco

e siga em frente.

Não há nada errado em pensar grande. Nós precisamos de concentrar-nos em atingir grandes resultados, pois assim o seu esforço e motivação por alcançá-los, serão maiores ainda. O importante é sairmos da nossa zona de conforto e arregaçar as mangas.

É preciso conversar com as pessoas e aprender com elas. Converse com pessoas bem-sucedidas e se inspire em suas histórias. Peça feedback e saiba ouvir e interpretar todas as críticas de forma construtiva e positiva.

Reserve tempo para reflectir sobre atitudes, conquistas e fracassos. Essa análise é crucial para que você possa constatar se os seus objectivos estão alinhados com as suas acções, de forma que você possa redireccionar seus esforços para o que realmente almeja.

É importante ter a consciência dos resultados obtidos. Assim sendo, celebre suas vitórias e permita que a sensação de dever cumprido e metas alcançadas permeiem em seu ser.

6. Aprenda com as suas falhas

7. Pense grande

8. Relacione-se

9. Reflicta

10.Comemore as conquistas

Page 7: informe mcel - outubro 2014

O Dia Mundial do Doador de Sangue é come-morado desde 2005, a 14 de Junho, quando adoptou-se esta data para honrar os doadores voluntários. O dia marca o nascimento do médi-co austríaco Karl Landsteiner, ganhador do Premio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1930 pelo descobrimento do sistema AOB de ti-pagem sanguínea. No entanto, no nosso país, o dia escolhido para honrar aos dadores de san-gue é o dia 29 de Agosto, Dia Nacional do Dador de Sangue.

Anualmente, é lançado em todo o mundo um lema alusivo à data. Para o ano de 2014 o lema foi "Doe sangue para os que dão a vida. Sangue seguro para uma maternidade segu-ra".

Seja você também um doador e ajude a sal-var vidas (lembrando que só podem doar sangue as pessoas com idade compreendi-das entre os 16 e os 65 anos, saudáveis e que atendam os critérios exigidos neste pro-cesso).

7

O Dia Mundial da Árvore é comemorado no dia 21 de Outubro e tem como objectivos princi-pais:

�Explicar para as pessoas a importância das árvores para o meio ambiente e do quanto elas contribuem para a nossa qualidade de vida.

�Impulsionar a todos uma cultura de preser-vação ambiental; Criar projectos de reflo-restamento, visando aumentar a arboriza-ção; Incentivar o combate à exploração ile-gal das árvores; Valorização do meio ambi-ente; Sensibilizar a população sobre a im-portância e preservação das árvores.

Você já fez algo pelo Meio Ambiente? Faça algo por si, pelas gerações vindouras, pelo ambiente: plante uma árvore e cuide de to-das à sua volta, proteja-as e preserve-as.

Segundo o Wikipédia, os membros da comuni-

dade surda de todo o mundo (surdos e ouvin-

tes) comemoram o Dia Mundial do Surdo no úl-

timo domingo do mês de Setembro de cada

ano, com objectivo de relembrar as lutas desta

comunidade ao longo das épocas, como por

exemplo, a luta em prol do reconhecimento da

língua gestual nos diversos países do globo.

No entanto, a Federação Mundial dos Surdos

celebra o Dia do Surdo internacionalmente no

dia 30 de Setembro.

Já parou para pensar como tem sido a vida

dos surdos? Já fez algo para ajuda-los? O

que você tem feito pelo seu ouvido?

Mais de 150 países no mundo comemoram a 16 de Outubro o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração que teve início em 1981, é na actualidade uma forma de conscientizar a opinião pública sobre as questões ligadas à nu-trição e alimentação. Esta data assinala ainda a fundação da FAO- Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

Infelizmente nem todos temos a possibili-dade de ter o tipo de alimentação desejada, mas você que tem essa possibilidade, como tem sido a sua alimentação?

Saiba que uma alimentação equilibrada, ba-lanceada, previne-nos de várias doenças e cura muitas outras, fortalece o nosso orga-nismo e garante-nos uma vida saudável.

Datas Comemorativas

No dia 8 de Setembro comemora-se o dia mun-dial da alfabetização, data criada pela ONU através da UNESCO. O orgão foi criado para ten-tar reduzir os índices de analfabetismo em to-do o mundo, desenvolvendo vários projectos sociais nesse sentido, como o financiamento da formação de professores, a criação de esco-las, oferecendo recursos para pesquisas, de-senvolvimento dos meios de comunicação e a protecção de patrimónios culturais.

Faça algo para ajudar ao analfabeto: vo-luntarie-se para ajudar de alguma forma aos analfabetos, pode fazê-lo oferecendo li-vros e ensinando-os a base para a leitura, ou doando material escolar.

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro.

Este dia foi instituído em 1991 pela ONU Organização das Nações Unidas com vista a sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. Segundo a Organização Mundial da Saúde, são considera-das idosas as pessoas com mais de sessenta e cinco anos de idade e são também chamados de grupo da terceira idade.

Como tem sido o seu comportamento para com o idoso. Qual tem sido o seu apoio?

É um privilégio chegar à velhice, afinal, só se torna idoso quem vive!

Dia Mundial do Dador de Sangue

Dia mundial do Surdo

Dia mundial da Árvore

Dia Mundial da Alfabetização

Dia Mundial do Idoso

Dia Mundial da Alimentação

Page 8: informe mcel - outubro 2014

Administração da mcel exorta trabalhadores a elevarem os níveis de desempenho e produtividade no trabalho

Realizou-se no passado dia 12 de Setembro, no parque de estacio-namento do novo edifício o 1º happy hour do ano que teve o seu início por voltas das 17h e 45 min. O evento foi muito bem acolhido pelos colegas, facto constatado pela grande afluência ao local.

O Conselho de Administração fez-se representar pelo Administrador Delegado, António Saíze que após uma calorosa saudação aos presentes, iniciou com a apresentação do desempe-nho financeiro e comercial da empresa nos últimos dois anos e o plano estratégico de negócios para o próximo triénio.

António Saíze referiu que o desempenho financeiro e comercial nos últimos dois anos demonstram sinais de deterioração, devido a uma envolvente de negócios extremamente volátil e à presença no mercado de dois concorrentes internacionais, de poder financeiro notável que competem em pé de desigualdade com a mcel.

Segundo o Administrador Delegado, para pôr face a presente situação, a empresa desenvolveu um plano estratégico trienal em particular e um plano de negócios para o ano em curso extrema-mente agressivos, com a missão de, não criar apenas novas vantagens competitivas, mas também de estabelecer a liderança de mercado em todos os aspectos da sua oferta de serviços.

Como estratégia de acção para o próximo triénio, foram definidos três pilares para recuperação do posicionamento competitivo da empresa, nomeadamente: investimento na infra-estrutura de rede, a ampliação da rede de distribuição e a adopção de uma estrutura organizacional apropriada.

Debruçando-se sobre o plano de acção para o próximo triénio, Saíze referiu-se nos seguintes termos: "É necessário que a empresa alcance níveis de desempenho o mais próximos do planeado, para que no próximo triénio a empresa volte a conquistar vantagens distintas sobre os demais operadores e durante este processo os trabalhadores deverão elevar os níveis de desempenho e garantir maior produtividade no trabalho".

A administração da empresa, representada pelo Administrador Delegado, afirmou ainda ser de extrema importância que a empresa actue de acordo com a evolução e dinâmica do mercado, sendo imperativos, não só a capacidade da empresa para investir aos níveis necessários, mas que será também necessária a adaptação da própria organização ao longo dos próximos três anos, para ser mais capaz de concorrer num ambiente extrema-mente competitivo.

Dando seguimento ao programa, foi exibido em primeira mão para os colegas, um vídeo corporativo sobre as actividades de Responsabilidade Social Corporativa desenvolvidas pela empresa durante o primeiro semestre do presente ano. De seguida, foi apresentada uma peça teatral sobre o HIV, pelo grupo do Eco-SIDA como forma de deixar algumas mensagens e alertas sobre esta epidemia. Foi ainda servido um delicioso coquetel o qual os colegas presentes puderam degustar e preparar-se para os minutos de grande emoção que se seguiram, que foi o concurso de Karaoke.

Abrilhantado por grandes exibições vocais dos nossos colegas e acompanhados pelos demais que em uníssono entoavam com os nossos "cantores" maravilhosos temas de variadíssimos estilos musicais, os colegas puderam mais uma vez confraternizar entre sí e conviver como uma grande família que somos, a família mcel.

Foram premiados os três primeiros classificados do concurso Manuel Mabunda (Assistente de Segurança) que ocupou o 3º lugar, à Victória Cumbane (Supervisora de Distribuição de Facturas), vencedora do 2º lugar e o grande vencedor do evento foi o colega Sirereu do Rosário (Prog. d Relat. e Contr. da Cons. d dados). O evento terminou quando eram aproximadamente 19 horas e 45 minutos.

Bem-haja eventos similares, onde muitos e bonitos sorrisos são colhidos dos nossos colegas.

happy hour

8

Page 9: informe mcel - outubro 2014

9

Decorreu de 15 a 21 de Agosto passado em Nampula, uma campanha de doação de sangue, alusiva ao Dia Nacional do Dador de Sangue que se comemora a 29 de Agosto. A campanha foi promovida pela empresa em parceria com a AVODASA- Associação de Voluntários Dadores de sangue.

No dia 19 do mesmo mês, uma equipa composta por 4 membros e o Presidente da Associação acima referida, Zacarias Juriasse, deslocou-se as instalações da mcel para proferir uma palestra sobre a doação de sangue.

O auge desta campanha aconteceu no dia 21 de Agosto, quando uma equipa da brigada móvel do Hospital Central de Nampula dirigiu-se as nossas instalações em Nampula e procedeu a colheita deste importante líquido, vital para a nossa saúde.

A campanha foi bem acolhida, cerca de 60 % dos colegas aderiram e demonstraram a solidariedade para com os que precisam deste líquido muito precioso e escasso. No fim de cada doação, o doador recebia um lanche rico em proteínas para garantir a rápida reposição do líquido doado.

responsabilidade social corporativa

Colegas de Nampula Solidários

Ainda no âmbito desta campanha, a marcha de sensibilização, organizada pelos dadores de sangue daquela província, disponibilizando o seu apoio em camisetes para incentivar e

sensibilizar a sociedade civil este espírito de cidadania com os que precisam de sangue porque doando sangue salvamos vidas.

Hermenegildo Machango, Amina Satar, Giselda (Imovisa), estivador Nando, Mariamo Satar, Julio Silva, Jordina Carimo e Shelina Patel.

acima: à esquerda: Shelina Patel e o Presidente da AVODASA;

S. Patel durante a colheita pra efeitos de exames médicos que antecedem à doação; Mariamo Satar, Carlos Machado e

Tercia Gabriel doando sangue.

Hermenegildo machango doando sangue

Page 10: informe mcel - outubro 2014

A mcel, procedeu a entrega de mais uma sala de Informática ao abrigo do acordo existente entre esta e o Ministério das Ciências e Tecnologia, no âmbito do projecto Vilas do Milénio. A cerimónia de inauguração da sala teve lugar no dia 9 de Junho, na Escola Secundária de Chibuto, na Província de Gaza e contou com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, o Administrador da Área Técnica da mcel, Professores, Encarregados de Educação, alunos e outros convidados.

O apoio da nossa empresa neste projecto consistiu na disponibilização de 15 Computadores, mobiliário, pequena reabilitação da sala de informática, serviço de dados estruturado e livros didácticos para apetrechamento da Biblioteca da escola.

Intervindo na ocasião, o Administrador para a Área Técnica, Arlindo Mondlane, referiu que com este apoio, a empresa espera transmitir mais conhecimentos em tecnologia e obter resultados relevantes para toda comunidade da Vila do Milénio de Chibuto, porque a inclusão digital da população é hoje um factor importante para o desenvolvi-mento do nosso país.

É mais uma acção que se enquadra nas nossas acções de Responsabilidade Social Corporativa da mcel, a qual o apoio á Educação é uma das áreas privilegiadas pela operadora amarela, partindo do pressuposto que a educação é a base de formação de todas as comuni-dades.

Por sua vez, O Ministro da Ciência e Tecnologia, Louis Augusto Pelembe, agradeceu mais uma vez o apoio da nossa operadora pelo contributo

Mais uma sala de informática entregue às Vilas do Milénio

que tem dado no desenvolvimento deste projecto, particularmente no apoio em tecnologias de informação e comunicação que para eles, constitui uma meta fundamental dentro dos objectivos do governo.

Recomendou ainda aos alunos da escola e toda comunidade da vila, o bom uso do equipamento e melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem.

A nossa operadora tem por esta e outras acções ganhado milhares de sorrisos nas zonas mais recônditas do país.

10

O primeiro contacto dos estudantes com os computadores

Page 11: informe mcel - outubro 2014

11

Inserida em mais uma acção de Responsabilidade Social Corporativa, a empresa procedeu no passado mês de Julho, em parceria com o Gabinete da Esposa do Presidente da República, a entrega de Kits Profissionalizantes para áreas de Serralharia, Carpintaria, Pedreiro, Electricidade e Canalização

O evento teve lugar, no Pavilhão Municipal de Tete e contou com a presença da Esposa do Presidente da República, o Governador da Província de Tete, o Presidente do Município, o Administrador Comercial da mcel e a comunidade da província.

A cerimónia, que resultou da parceria existente entre a mcel e o Gabinete da Esposa do Presidente da República, no âmbito de um acordo assinado em 2012, visando a implementação do projecto de Formação e Promoção de Auto- Emprego nas várias províncias do nosso país, contou com a presença e intervenção da Esposa do

Procedemos a entrega de Kits profissionalizantes em Tete

Presidente da República, Dra. Maria Da Luz Dai Guebuza, que agrade-ceu o gesto da mcel no projecto, reiterando que os jovens deviam trabalhar muito porque o empreendedorismo requer muito esforço, inteligência e dedicação.

Por sua vez Dr. Cláudio Chiche, nosso Administrador Comercial referiu que a capacitação dos cidadãos, particularmente os jovens, constitui um desafio ainda maior na promoção do empreendedorismo e no alargamento das possibilidades de ocupação profissional e geração de renda, chave para o crescimento do nosso país.

Este acto, comprova mais uma vez o nosso empenho e compromisso no apoio aos vários sectores da sociedade e comprova a solidificação de uma mcel cada vez mais socialmente responsável e orgulhosamen-te moçambicana.

Foto de família com os jovens beneficiários

Administrador Comercial procedendo a entrega de um Kit de Canalizador

Parte do estudantes presentes no evento

Page 12: informe mcel - outubro 2014

Com muita honra apoiamos o relançamento do livro "Nós matamos o cão Tinhoso" e celebrámos orgulhosamente os 50 anos desta grande obra literária.

O Campus Universitário da UEM, tornou-se pequeno na tarde do passado dia 1 de Setembro, para acolher ao grande número de individualidades moçambica-nas, intelectuais e académicos que afluíram ao local para presenciarem in loco ao relançamento da grande obra intitulada "Nós Matamos o Cão Tinhoso", do clássico escritor e autor moçambicano, Luís Bernardo Honwana.

Foi uma cerimónia bastante concorrida e represen-tada por grandes individualidades moçambicanas, intelectuais e académicos como o Prof. Rui Baltasar, Professor Eugénio Lisboa e o Dr. Mário Machungo que estiveram presentes no local e prestaram vários depoimentos sobre a obra e seu autor.

Apoiamos o relançamento do livro "Nós matamos o cão Tinhoso", e celebrámos os 50 anos desta obra

12

Na ocasião , Fe l íc ia Nhama, Gestora de Responsabi l idade Socia l e Comunicação Corporativa, referiu em representação da empresa, que a aposta da mcel no apoio à cultura, particular-mente a literatura, constitui um desafio muito grande para promoção e elevação da identidade nacional. Acrescentou ainda que a empresa sentia-se honrada por ter a sua marca associada à uma obra de tamanha importância e que continuariam a dar o maior contributo à literatura.

Foram ainda reiterados vários agradecimentos pela Associação dos Escritores Moçambicanos e a Alcance Editores à mcel pelo facto de ser uma empresa que vem contribuindo de forma muito significativa na promoção dos autores e escritores moçambicanos.

Esta obra foi publicada pela primeira vez em 1964 e representou um marco muito importante na dinâmica histórica da literatura moçambicana. A sua relevância ética e estética para a ordem que se instala com a queda do regime colonial é testemu-nhada pelo resgate e elevação ao estatuto de principal fonte dos textos de ficção narrativa que povoam os manuais escolares dos primeiros anos, a seguir a independência nacional. Foi uma obra que através dos seus escritos revolucionou a literatura do nosso país e deu voz à mais escritores e autores moçambicanos para se expressarem através da escrita e conquistarem os seus espaços quer em jeito de liberdade artística e de expressão contra o colonialismo que o país vivia antes da independên-cia. É uma obra que vale a pena ler e reler e conhe-cermos no mais íntimo a nossa história, a nossa cultura.

Luis Bernardo Honwana, autor da obra

Momento musical, apresentado por uma dupla de estudantes da escola de Artes

Obra lançada

Page 13: informe mcel - outubro 2014

13

As iniciativas voltadas para a sustentabilidade surgiram, devido à necessidade de lutar contra acções que ameaçam a natureza e o seu ecossistema, bem como garantir a existência de água pura, solos férteis e também de garantir a existência de plantas e animais de qualquer espécie. Através de hábitos simples, é possível usar os recursos naturais de forma inteligente. Alguns métodos utilizados hoje promovem a exploração controlada de recursos florestais e o replantio das árvores derrubadas, criação de Zonas de Protecção Ambiental etc.

Conceito de sustentabilidade

Sustentabilidade é um termo usado para definir acções e actividades humanas que visam suprir as necessidades actuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustenta-bilidade está directamente relacionada ao desenvolvimento económi-co e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de Desenvolvimento do Milénio procuram garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental; através de quatro objectivos principais:

�Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.

�Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade.

�Reduzir para metade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico.

�Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos cem milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.

Sustentabilidade Ambiental

O meio ambiente sofre com os atos da humanidade há muito tempo. Os recursos hídricos têm sido muito usados como área de despejo para os restos de nossas produções, como lixo e dejetos industriais. Além dos rios, lagos e outros recursos, o clima é outra vítima do descaso humano, devido à grande quantidade de gases poluentes lançados na atmosfera diariamente. Outro factor que prejudica e muito a natureza é a devastação das florestas naturais do planeta, o que altera profundamente o ecossistema.

Algumas empresas, já adotam alternativas para conter o abuso ao meio ambiente, como reciclagem de produtos e matérias-primas, melhor despejo de lixos, uso de produtos menos agressivos ao ecossistema, entre outras metas.

Porém, não são só as empresas que precisam adotar medidas de preservação. As atitudes sustentáveis também têm que partir das camadas sociais e de atos individuais. O uso de sacolas recicláveis ao invés de sacolas plásticas para compras no mercado, é uma medida que pode ajudar a alterar os rumos do ecossistema, já que os sacos plásticos demoram mais de 100 anos para decompor-se a natureza.

Outra medida importante, é o uso reduzido de automóveis e outros meios de locomoção. A opção por meios coletivos e outros que não agridam o clima e o ecossistema, como bicicletas, são alternativas que ajudam conter a agressão ao planeta. Não despejar óleo e outros compostos dessa natureza no meio ambiente, reciclar o lixo de casa e jogar baterias e outros materiais pesados em lixos especiais também são medidas que diminuem o impacto sobre a natureza.

Page 14: informe mcel - outubro 2014

14

saúde e bem estar

Como eliminar o stress com 10 passos simples

2. Elimine obrigações desnecessári-

as

3. Faça agora!

4. Acabe com a desorganização

5. Pare de chegar atrasado

A nossa vida está cheia de obrigações: começando pelas profissionais, passando pelas familiares, cívicas, tarefas domésticas, aquelas ligadas a instituições, associações ou paróquias e terminando nos passatempos, actividades desportivas, culturais e online, entre muitas outras. Pese cada uma individualmente: a quantidade de stress que produzem versus o valor que retira de cada uma. Seja radical e faça o que tiver de fazer para eliminar aquelas que lhe proporcionam pouco valor e prazer.

Procrastinação é um hábito bastante comum hoje em dia: deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje. Só que, ao deixar que os afazeres da sua vida se amontoem, você faz sua vida ficar mais stressada. Desenvolva o hábito de "fazer agora" ou "tratar imediatamente" e mantenha tudo sob controle e em dia.

Todos temos uma pontinha de desorgani-zação dentro de nós. E a desorganização

também é stressante - visualmente é horrível e se nos impede de

encontrar as coisas que necessi-tamos, pior ainda! Reserve um tempo para se organizar: comece com o escritório e os mil e um papéis que lá abundam, passando progres-sivamente para as restantes

divisões da casa.

Estar atrasado stressa qualquer um. Temos de correr para nos arranjarmos,

correr para chegar ao sítio aonde já devíamos estar, enquanto nos stressamos

durante todo o processo sobre estarmos atrasados. Aprenda a chegar cedo, faça deste um novo hábito. Faça um esforço consciente e saia mais cedo. O resultado directo deste esforço é que dirigir vai ser muito mais prazeroso.

6. Deixe de ser controlador

7. Uma coisa de cada vez

8. Elimine os "suga-energias"

.

9. Evite as pessoas difíceis

.

10. Simplifique a sua vida

Tentar controlar tudo e todos não funciona. Mesmo assim, tentamos fazer isso sabendo que não gera resultados e que os nossos níveis de ansiedade sobem assustadoramente. É importante aprender a deixar as coisas fluírem naturalmente, respeitar a forma como as outras pessoas fazem as coisas, aceitar o desfecho das diferentes situações que povoam a nossa existência. A única coisa que realmente pode controlar é você próprio.

Executar, em simultâneo, múltiplas tarefas pode parecer produtivo, mas na realidade torna-nos mais lentos na medida em que não consegui-mos concentrar-nos o suficiente numa só tarefa para poder concluí-la. Entretanto, ficamos stressados. Faça apenas uma coisa de cada vez e aprenda a delegar.

Se já parou para analisar a sua vida, provavel-mente descobriu algumas coisas que lhe sugam a sua preciosa energia. Existem certas coisas na vida que são mais exaustivas que outras e com a desvantagem que não têm qualquer valor acrescentado. Saiba quais são e faça um 'delete' permanente. O resultado? Mais energia e mais felicidade

Sabe exactamente quem são. Sim, directores, colegas de trabalho, clientes, vizinhos, até alguns amigos e familiares - aquelas pessoas que tornam a sua vida mais complicada. Poderia sempre confrontá-los e discutir as desavenças, mas isso seria ainda mais stressante. O mais fácil é simplesmente evitá-las

Tornar mais simples as suas tarefas diárias, as suas obrigações, a quantidade de informação que regista, a sua casa e muitas outras coisas que preenchem a sua vida implicará uma redução significativa no seu nível de stress.

Olá colegas, a partir desta edição traremos sempre algumas dicas sobre saúde e bem estar.

Nos dias que correm muitos são os factores que contribuem de várias formas para o desgaste de nossa saúde física ou mental. O Stress, é uma delas. Hoje falaremos de como lidar com ele, ou melhor de como evitá-lo ou reduzir o seu impacto o nosso dia-a dia.

Siga-nos então nas dicas que se seguem:

Este é o primeiro passo e o mais importante. Pare para pensar 5 ou 10 minutos sobre as coisas que tornam os seus dias e as suas semanas mais stressantes. Quais são as pessoas, as activida-des, as tarefas ou as coisas que considera serem a raiz do mal. Elabore uma lista das top 10 e veja o que pode ser eliminado de imediato. Para aquelas que não têm uma solução definitiva, procure formas de atenuá-las.

1. Identifique as fontes do stress

Page 15: informe mcel - outubro 2014

15

Realizou-se no passado sábado dia 13 de Setembro pelas 15 horas no Pavilhão de Desportos do Maxaquene, a grande final do mega evento Básquete- Show.

O evento exclusivamente patrocinado pela mcel e que vai já na sua 8ª edição, tornou pequeno aquele recinto desportivo para o qual dirigiram-se milhares de jovens estudantes e adultos, para assistirem a competição das 12 escolas secundárias que participaram no torneio em masculinos e femininos.

Durante 9 semanas as escolas secundárias da Polana, da Matola, São Damaso, São Joaquim Francisco Manyanga, Nelson Mandela, Josina Machel, Eduardo Mondlane, Escola Secundária Av. Eduardo Mondlane Noroeste 1, Colégio Kitabo e o Colégio Midas mostraram os seus diversos talentos e colocaram a mão na bola rumo à finalíssima deste campeonato juvenil que para além do basquete, tiveram lugar vários concursos nomeadamente: "Cheer leader's", "este jogo é Giro", "soletrando" e o jogo estreado na presente edição que trouxe o conhecimento e o saber, baseado no cálculo mental intitulado, "Jogo 24".

A grande final de basquete em masculinos para o qual disputaram as Escolas Comunitária São Joaquim, Escola Secundária da Polana e Escola Secundária Nelson Mandela teve como grande vencedora esta última tendo as outras duas ocupadas o 3º e 2º Lugar respectivamente.

Em femininos participaram na final a Escola Secundária Josina Machel, tendo sido consagra-da a vencedora desta edição, a Escola Secundária da Matola que ficou classificada em

Escola Secundária Nelson Mandela é grande vencedora da 8ª edição do Básquete Show em Masculinos

2º lugar e à Escola Secundária de Malhazine coube o 3º lugar.

Num evento abrilhantado por muita luz, cor, energia e muita música, que por várias horas levantou o público presente, a 8ª edição veio garantir o patrocínio da mcel a este mega evento, para os próximos anos. O basquete show que no presente ano escalou as províncias da Beira e Nampula irá escalar nos próximos anos mais províncias do nosso país, segundo frisou Zófimo Muiuane Chefe do Departamento de Marketing, que esteve também presente no local.

Vários nomes da música jovem moçambicana como foram os casos de Hermínio, e vários grupos de dança como a grande revelação do

basquete show " Havaina dance" fizeram a grande festa dos jovens estudantes naquela tarde de sábado e deixaram muitas vibrações e emoções para os seus fãs.

O nosso Conselho de Gestão fez-se representar no evento e estiveram presentes os adminis-tradores, António Saíze e Albino Lemos, acompanhados pelo Director de Marketing Benjamim Fernandes, procederam a colocação das medalhas aos jogadores das equipas vencedoras, juntamente com nomes sonantes do desporto como Clarisse Machanguana, convidada de honra e Amade Mogne. Alguns membros do governo para a área do Desporto como foi a presença do Representante do programa Luis Amiel representante do Ministério da Educação, José Dimitre Inspector Nacional do Desporto marcaram presença naquela tarde para presenciarem ao grande sucesso que se tornou este grande evento.

Para além dos troféus atribuídos às equipas vencedoras do basquetebol, dos concursos "Cheer Leader's", "Este jogo é giro" e "Jogo 24" foram igualmente premiados: o melhor DJ; Melhor coreógrafo; melhor treinador de basquetebol, o jogador revelação; o melhor jogador em campo, os 5 melhores jogadores da 8ª edição, melhor juiz de mesa; melhor árbitro e foram igualmente homenageados os árbitros pelo seu desempenho.

É mais um motivo par aplaudirmos a nossa marca diante de tanta emoção e sorrisos deste evento que é hoje uma referência única para o país.

parte dos alunos da Escola Secundária Nelson Mandela aguardando no banco

jovem recebendo o cheque pelo título atribuído, como melhor jogador em campo

Page 16: informe mcel - outubro 2014

16

já está disponível a aplicação de mensagens

instantâneas da BlackBerry para todos os

usuários da plataforma da Microsoft. Se possui

um smartphone com Windows Phone e estava

ansioso para a chegada da versão final do BBM

para a plataforma, saiba que a sua espera

acabou!

Agora, com o BBM os usuários do Windows

Phone vão poder conectar-se gratuitamente

num instante, com os seus amigos e familiares,

em todo o mundo, através de bate-papos,

partilha de imagens, anotações de voz ,trocar

mensagens e fotos de forma divertida. A

intenção da BlackBerry é fazer com que esta

aplicação seja uma opção para os consumidores

que não estão satisfeitos com outras aplicações

do segmento e que estão presentes no sistema

operacional.

FICHA TÉCNICAUnidade de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa - Área de Comunicação Corporativa - Newsletter Interna

Coordenadora Geral: Felícia Nhama | Editora: Ângela Nhavoto da Silva | Fotografia: Loforte Irachande | email: [email protected] | mcel-Maputo - contacto: 82 217 2341

tecnologia

BBM para Windows Phone já é uma Realidade!

Se tiver gostado desta novidade e estiver interessado em obter mais informação a respeito do BBM para Windows Phone, deverá baixar o BBM para Windows Phone e seguir

algumas recomendações importantes que o ajudarão a fazer uso da aplicação.

Visite o link http: //bbid.com e obtenha toda a informação para aceder à esta aplicação.