informe final curso de formação de professores da eja em educação a distância

35

Upload: gisele-o-freias

Post on 28-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Este informe apresenta o resultados do curso de formação de professores em educação a distancia da Rede SESI Bahia de educação.

TRANSCRIPT

Page 1: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância
Page 2: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 2

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA – SESI

Superintendente

José Vagner Fernandes

Gerente de Educação

Clessia Lobo de Morais

Assessora de Educação Continuada

Elisabete Mercadante Alves da Cunha

Coordenação e Tutoria

Gisele Marcia de Oliveira Freitas

Page 3: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 3

Índice Apresentação 04

Programação do curso 05 Participantes 07 Informe Fórum Módulo 2 07 Informe Blog 10 Informe Fórum Módulo 3 11 Atividade Colaborativa Módulo 4 Equipe 1 13 Atividade Colaborativa Módulo 4 Equipe 2 15 Atividade Colaborativa Módulo 5 19 Atividade Colaborativa Módulo 6 22 Depoimentos 23 Pesquisa de opinião 25 Agradecimento 34

Page 4: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 4

Apresentação O curso online de Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos em Educação a Distância proporcionou o descobrimento de novos caminhos rumo à aprendizagem, troca de experiências e aprendizagem entre pares. Durante os 80 dias de curso os participantes exploraram diversos recursos, experimentaram papéis de tutores e coordenadores de equipe. A metodologia contemplou a aprendizagem entre pares, onde todos puderam apreciar a contribuição do outro e construir colaborativamente novas aprendizagens.

Gisele Marcia de Oliveira Freitas

Page 5: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 5

Objetivos:

Refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos na modalidade a Distância bem como conhecer as características e peculiaridades da Metodologia SESIEduca na Plataforma Web.

Debater sobre as vantagens, possibilidades da Internet e adquirir conhecimentos necessários para o planejamento de atividades utilizando as ferramentas da Web 2.0. Duração: De 19/03/2012 a 28/05/2012 (11 semanas) Carga horária: 55 horas. Público alvo: Coordenadores e Professores da Educação de Jovens e Adultos da Rede SESI Educação. Coordenação e tutoria: Gisele Marcia de Oliveira Freitas Total de acessos dos Alunos na Plataforma SESIEduca: 2100. Tempo online: 637:58:24. Total de contribuições no Fórum Módulo 1: 80. Total de contribuições no Fórum Módulo 2: 54. Total de contribuições no Fórum Módulo 3: 74. Total de contribuições no Ambiente de Grupo: 266. Total de perguntas respondidas: 52. Total de e-mails recebidos: 159. Programação Módulo 1: Navegando pela Plataforma SESIeduca 1. Funcionamento da Plataforma SESIeduca. Módulo 2: Para começo de conversa 1. A Sociedade em Rede e suas Implicações na Educação. 2. A População Brasileira de Jovens e Adultos e os Desafios para a Educação. 3. Cenário Legal para a Educação de Jovens e Adultos. 3.1 Na Constituição Federal. 3.2 Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei no 9.394, de 1996. 3.3 Diretrizes Curriculares Nacionais. 3.4 O Plano Nacional de Educação (LEI n º 10.172/2001). 3.5 CONFINTEA VI. 3.6 Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Módulo 3: Vivendo e aprendendo 4. Educação a Distância. 4.1 Conceito. 4.2 Tecnologias Digitais Virtuais. 4.3 Modelos. 4.3.1 Auto-estudo. 4.3.2 Aprendizagem orientada. 4.3.3 Blended Learning (híbrido). 4.3.4 Apoio ao presencial.

Apresentação do curso

Page 6: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 6

4.4 Princípios e pressupostos Teóricos. 4.4.1 Abordagem Interacionista-construtivista-sistêmica. 4.4.2 Interdisciplinaridade. 4.4.3 Dialogicidade. 4.4.4 Contextualização. 4.5 Metodologias Problematizadoras. 4.5.1 Projetos de Aprendizagem. 4.5.2 Identificação e Resolução de Problemas. 4.5.3 Situações-problema, desafios. 4.5.4 Casos. 4.5.5 Oficinas. 4.5.6 Seminários Integradores. 4.5.7 Workshops. 4.6 Mediação Pedagógica. 4.7 Formas, modalidades e Critérios de acompanhamento e Avaliação. Módulo 4: Vivendo e aprendendo/ Pensando e recriando 5. A Metodologia SESIeduca na Educação de Jovens e Adultos na Modalidade EaD. 5. 1 A Metodologia SESIeduca. 5.2 Sistema SESI de Educação a Distância . 5.3 Ambiente Virtual de Aprendizagem do SESI – Ambiente Virtual SESIEDUCA. 5.4 Orientações Gerais. 5.5 Organização e Dinâmica dos Cursos. 5.5.1 Ensino Fundamental. 5.5.2 Ensino Médio. 5.6 Materiais Didáticos e Objetos de Aprendizagem. 6. Educação de Jovens e Adultos na Modalidade EAD SESI: modelos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação. 7. Orientações Gerais para a Modalidade EAD SESI.

Módulo 5: Ampliando o seu conhecimento 8. Informação, conhecimento e aprendizagem. 8.1 O que é informação? 8.2 O que é aprendizagem? Como aprendemos? 8.3 O que é conhecimento? Como conhecemos? 8.4 No que o conhecimento se diferencia da aprendizagem e da informação? 9. Principais Concepções Epistemológicas. 9. 1 Apriorismo, Empirismo e Intercionismo. 9. 2 O interacionismo-construtivista. 9.3 Concepção Sistêmica e Autopoiese. 10. Modelos Epistemológicos e Modelos Pedagógicos. 10.1 Concepção Apriorista e as Metodologias Não-diretivas. 10.2 Concepção Empirista e as Metodologias Diretivas. 10.3 Concepção Interacionista e as Metodologias Relacionais.

Page 7: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 7

Módulo 6: Ampliando o seu conhecimento 11. Material Didático e Objetos de Aprendizagem. 12. Formação de comunidades virtuais de aprendizagem e de prática. 12.1 Indicadores da formação de CVA. 12.2 Animação das CVAs.

Participantes: Alexsandro Zamilute, Ana Conceição, Analidia dos Santos, Clara

Maria, Edivan Roberto, Edna Bispo, Eleonice Bárbara, Eremita da Silva, Erica, Fernanda Damos, Georgia Goes, Gustavo de Oliveira, Maria Elia, Marluce Cardoso, Osvaldo Mota, Regina Celia, Rose Santos, Sheila Janda, Thaís Barbosa e Vanderlea dos Reis.

Professora: Gisele Freitas Total de postagens: 54 Período: de 26/03/2012 a 01/04/2012

Considerações Dou minhas felicitações por esta excelente troca de conhecimento e informações. Riquíssimas contribuições foram lançadas e merecem atenção o seu aprofundamento. Edivan Batista nos apresenta um relato interessante: “... um professor falou que as crianças de hoje conseguem racionar utilizando os dois lados do cérebro, como segue: ouvem celular, entendem um texto e conseguem interagir com outros colegas que lhe chamem atenção sem que percam nenhuma ou poucas informações. Esta forma de raciocínio foi conquistada nesta geração. Nós os professores ficamos ultrapassados...”

Informe Fórum Módulo 2

Participantes do Curso de Formação de Professores

Page 8: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 8

Para refletir sobre o assunto acho oportuno analisarmos um pouco sobre a temática das gerações, como sugestão recomendo os seguintes vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=pydDtb18bxo e http://www.youtube.com/watch?v=ctx6OlURwuQ&feature=related. Nossa colega Maria Elia reflete sobre a contribuição de Edivan Batista e acrescenta “... concordo com você quando diz que não é prendendo alunos entre quatro paredes que vamos chegar ao nível dos mesmos. Os nossos alunos hoje vivenciam as novas tecnologias existente, e nós educadores precisamos está aberto ao novo...” Particularmente concordo plenamente com essa reflexão, e acrescento que além de precisarmos estar abertos ao novo, devemos incorporar as TIC em nossa prática educativa, não em momentos pontuais, mas sim em nosso fazer pedagógico diário. Gustavo de Oliveira pontua que “Entretanto, penso que não estamos plenamente preparados para atuarmos em sintonia com a ampla gama de recursos tecnológicos existentes (professores e alunos).” Brilhantemente Georgia Goes propõe uma solução para o questionamento de Gustavo Oliveira “É preciso cursos de capacitação para os professores, com o intuito de instrui-los para que utilizem as Tics de forma adequada, de modo a facilitar o processo de ensino aprendizagem.” Complementando todos os argumentos anteriores apresentados Thaís Barbosa propõe que “As escolas devem dar seu primeiro passo, conscientizando e capacitando os docentes para que eles possam enxergar nas TIC uma ferramenta útil ao aprendizado dos alunos, pois, temos que se adequar a era das tecnologias em que nossos alunos vivem.” Está claro para a maioria que o primeiro passo é a formação profissional, para não nos enquadrarmos no que o nosso colega Edivan Roberto pontua “Nós os professores ficamos ultrapassados” não devemos jamais ter medo ou vergonha em não saber, é claro que somos mestres na arte de dizer isso aos nossos alunos, mas por experiência vejo vários colegas abrirem mão de recursos tecnológicos pelo simples fato de não saber manipulá-los. Temos que ter consciência que sem a formação jamais seremos capazes de inovar, e se apropriar de fato das tecnologias da informação e comunicação. A colega Vanderlea dos Reis expõe que “A escola deve tomar as rédeas do aparato tecnológico, é apropriando-se desta ferramenta que a escola poderá ampliar saberes e intensificar a qualidade dos processos educativos.” Quando se fala em escola, estamos nos referindo a todos os envolvidos nos processos educativos formais, e isso inclui o professor, muito curioso o termo “tomar as rédeas”, a ideia que nos passa é a total falta de controle que nós professores possuímos com as tecnologias, mais uma vez reforço na importância de uma política de formação do professor para tal uso. As palavras de Sheila Janda corroboram com essa colocação “o aluno de hoje é aquele que conhece e domina muito mais do que o professor as tecnologias” Maria Elia pontua que “O vídeo deixa claro a importância de estarmos atentos às novas práticas associadas aos novos ambientes de aprendizagem, afastando cada vez mais do ensino tradicional, e a importância do uso das tecnologias usadas cada vez mais pelos nossos alunos, e nós enquanto educadores precisamos acompanhar esses avanços.” Corrobora com a ideia de Maria Elia a colega Eleonice Bárbara “O vídeo retrata a urgência de romper com o ensino apenas factual, que não leva em conta que fora da escola os estudantes, aprendem, consultando, dialogando, solucionando problemas diversos e que as Tecnologias permitem maior rapidez para essa interação e busca de soluções inovadoras.”

Page 9: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 9

Já Fernanda Damos compartilha que “Nós, professores precisamos aprender a interagir/manusear as novas tecnologias e ajudar os alunos a manipulá-las e não se permitirem serem manipulados por elas para uma melhor aprendizagem.” Outro argumento convergente é o da aluna Analidia que cita “O vídeo é uma confirmação de uma realidade que as escolas e nós, educadores, ainda não conseguimos dar conta: nossos alunos estão imersos na tecnologia que atualmente está bastante difundida, uma tecnologia atrativa, interativa, visual, estimulante, que amplifica visões e diminui distâncias e uma escola que não sabe se inserir nesse novo paradigma baseado em relacionamento, conectividade e acesso ilimitado”. A colega Regina Celia expõe que “A escola vem tentando utilizar as novas tecnologias como ferramenta de aprendizagem, mostrando aos alunos que o mercado de trabalho se encontra mais exigente, mais moderno e que eles precisam se adequar a essa nova realidade”. Mas sabemos que tanto a escola como os professores precisam estar prontos para fazer uso desse ambiente tão rico a ponto de desenvolver habilidades como: a capacidade de entender contextos, solucionar problemas, encontrar informações, ou seja, "aprender a aprender". Sobre a reflexão das nossas colegas, não há dúvidas que necessitamos estarmos atentos ao uso das tecnologias. Como vimos no próprio vídeo, não se trata de uma escolha, as tecnologias estão disponíveis e nós educadores devemos refletir e analisar de que forma estamos utilizando-as a nosso favor. Sabias as palavras de Marluce Cardoso “... os nossos alunos já estão inseridos neste mundo tecnológico, virtual, nós também individualmente estamos envolvidos o que nos falta creio eu é trazer esse envolvimento para sala de aula, fazendo com que as aulas se tornem mais atrativas e a altura do raciocínio rápido dos nossos alunos.” Com uma ideia bem convergente Osvaldo Mota propõe: “Temos que mudar nossa maneira de ensinar e refletir mais profundamente como pode se sustentar este sistema, ainda centrado em velhos paradigmas. Portanto, compreender os novos processos de aquisição e construção do conhecimento é básico para tentarmos superar este impasse.” É claro que essas discussões refletem uma política pedagógica, e mais certo ainda é que não iremos avançar sozinhos, os dirigentes escolares, os coordenadores pedagógicos e docentes devem estar juntos nesta discussão para que assim possamos avançar e colocar em prática as inovações. Reforça esse argumento a colega Edna Bispo “Precisamos, em parceria com a escola quebrar algumas barreiras que ainda há em relação á utilização das novas tecnologias eletrônicas pelos alunos no ato educacional”. Nada adianta ser um professor inovador, com habilidades e conhecimentos tecnológicos se a instituição escolar não acredita e não investe em recursos tecnológicos. Vale ressaltar o que pontua a colega Clara Maria “Sabemos assim, que a tecnologia não é somente computadores, mas tudo o que vai ajudando a vida e o bem-estar.” Os recursos tecnológicos, por si só, não são suficientes para garantir a inovação, eu posso ter uma ótima estrutura, mas utilizar os recursos de modo que não os potencializa. Para ilustrar minhas colocações recomendo o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=AGgLvrhviNs (Vídeo Metodologia ou Tecnologia na Escola). Alexsandro Zamilute aponta uma reflexão interessante “... as novas tecnologias precisam ser concebidas no espaço educativo mediante perspectiva humanizadora

Page 10: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 10

orientada para democratizar o acesso ao capital cultural e minimizar as desigualdades sociais. Nesse sentido, a educação não pode e nem deve ser encarada como gasto e sim emergida num contexto de investimento no ser humano, na superação do analfabetismo funcional e na melhoria da qualidade de vida.” A revolução tecnológica centrada nas tecnologias da informação e comunicação está remodelando a base material da sociedade em ritmo acelerado (CASTELLS, 1999). Seguindo essa lógica, a colega Ana Conceição apresenta a seguinte reflexão “Percebe-se assim, que os paradigmas educacionais presentes na atual Sociedade não dão mais conta das necessidades, relações e dos desafios sociais. Rompe-se então com a ideia de uma Sociedade centrada na individualidade, para a que valoriza a Educação em sua totalidade.” Com o objetivo de responder aos desafios de uma educação para uma sociedade rede que a UNESCO criou o documento Padrões de Competências em TIC para professores. A coleção reúne três documentos: Marco de políticas educativas; Módulos de padrões de competências e Diretrizes para a aplicação. Estes documentos estão publicados na biblioteca do curso. Para concluir, deixo como reflexão as brilhantes contribuições de Eudes Dias e Rose Santos “É verdade, o século XXI nos impulsiona para a real utilização das novas tecnologias, não é mais escolha, são necessidades. Material de trabalho para o presente e a garantia de melhor qualidade de aprendizado para a vida.” Eudes Dias. “O mundo ruma para uma nova era nas questões tecnológicas, nas relações entre as pessoas, as multiformes possibilidades de acesso ao saber, a maneira de ver, pensar e agir sobre as diversas situações da vida. Nesse contexto, o acesso ao saber tornou-se mais dinâmico o que favoreceu a universalização dos conhecimentos através das TIC´s.” Rose Santos.

Organização Gisele Marcia de Oliveira Freitas

Convido a tod@s um dar um passeio pelos Blogs desenvolvidos pelos participantes do curso. Seguem os endereços:

http://relampejante.blogspot.com.br/ (Desenvolvido pelo grupo 1)

http://educandoadultos2012.blogspot.com (Desenvolvido pelo grupo 2)

http://educadoresligadosnarede.blogspot.com.br/ (Desenvolvido pelo grupo 2)

http://redescobrindoaeja.blogspot.com.br/ (Desenvolvido pelo grupo 3)

http://mudacasdeparadigmasnaeja.webnode.com/ (Desenvolvido pelo grupo 4)

Informe Blog

Informe Fórum Módulo 3

Page 11: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 11

Participantes: Alexsandro Zamilute, Ana Conceição, Analidia dos Santos, Clara Maria, Edivan Roberto, Edna Bispo, Eleonice Caldas, Erica dos Anjos, Eudes Dias, Fernanda Damos, Gustavo de Oliveira, Maria Elia, Marluce Cardoso, Osvaldo Mota, Regina Celia, Rose Santos, Sheila Janda, Thais Barbosa e Vanderlea dos Reis.

Professora: Gisele Freitas Total de postagens: 74 Período: de 02/04/2012 a 15/04/2012.

Nuvens de ideias

Considerações A temática proposta teve a intenção de despertar sentimentos e provocar reflexões sobre nossas habilidades, nossos medos e capacidade de superação que possuímos. Diante aos novos desafios é quase impossível não sentirmos medo, “o medo de sair da zona de conforto gera inquietação.” Eleonice Caldas. A sociedade da informação apresenta uma quantidade infinita de recursos e tecnologias, e não podemos negar que “A tecnologia vem avançando rapidamente, não dando tempo de conhecer todas as ferramentas e nuances presentes!” Clara Maria. Encontrar o caminho rumo à educação que tanto desejamos é preciso “arriscar, buscar, se "inteirar" para que as mudanças no processo educacional ocorram de fato”. Analidia dos Santos. Sabemos que os avanços na educação não são rápidos, e que “A mudança de paradigmas é crucial para uma geração que foi educada na base da palmatória, bater

Page 12: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 12

para memorizar e decorar para poder decodificar e decodificar para consegui entender a cartilha”. Edivan Batista Hoje a realidade é outra “vivemos em um período de grandes transformações onde não se sustentam mais, uma prática docente descontextualizada, pautada em uma concepção de ensino e aprendizagem tradicional.” Ana Santiago e “Analisando os avanços tecnológicos, fica difícil acreditar que o surgimento do livro causou espanto algum dia.” Maria Elia Entretanto “Há muitos docentes, por exemplo, que acreditam fortemente que o modelo tradicional ainda é o mais eficiente e por isso, persistem nesta prática”. Osvaldo Mota Necessitamos posturas diferentes e um olhar para a sociedade que caminha a passos largos. “A mudança de paradigma pressupõe atitudes de renovação, visão crítica unida à esperança de melhorias da realidade”. Eudes Dias “A responsabilidade peculiar com o alicerce e com as possibilidades do saber requer meticulosa preocupação com qualquer possibilidade de esvaziamento de conteúdo e subsequente comprometimento com a formação”. Alexsandro Zamilute Sabemos que há muito desafios a serem superados e que muitos profissionais “não utilizam essa ferramenta fundamental que á a tecnologia, (computadores, pages... ), em suas práticas pedagógicas pelo simples fato de não conhecerem seu funcionamento.” Edna Bispo Novamente aparece a questão da necessidade de formação do professorado para o uso das tecnologias na sala de aula, “Precisamos urgentes de "monges" para dirimir as dúvidas sobre o uso das tecnologias que estão ao nosso dispor” Marluce Cardoso. Já que “Doar o computador para a escola e não colocar alguém que qualifique o professor não irá ocorrer a esperada evolução da escola” Fernanda Damos. Entretanto sabemos também que há aqueles professores que “preferem não se esforçar muito e acreditam ter sucesso utilizando velhas práticas (cuspe giz), pois já tem todas as aulas prontas na cabeça ou naquele caderninho que as páginas já estão amareladas.” Ana Santiago Outro desafio “o comodismo tem sido um grande problema, pois, é muito mais fácil para o professor dar 60horas de aula fazê-las tradicionalmente e sem inovação.” Thais Barbosa Apesar de todas as dificuldades e desafios não perdemos as esperanças que somos capazes de aprender e inovar. “Assistindo ao vídeo “Mudar Paradigmas é Difícil”, podemos perceber o quão é complicado adaptar-se a essas mudanças emergentes, sobretudo para as pessoas de uma geração que não está acostumada a esse tipo de inovação e com a rapidez com a qual as informações se processam. Não quero dizer com essa reflexão que é impossível o inserir-se nessa “teia global”, entretanto se constitui em desafios para alguns e que podem ser transpostos”. Rose Santos Porém não devemos esquecer que “A dificuldade com o novo sempre existiu, como vimos no vídeo, e as pessoas devem aprender e tentar utilizar os novos modelos de tecnologia.” Regina Celia Diante disso, acho oportuno listar algumas vantagens das tecnologias a fim de despertar paixão e desejo de aprender “o uso da internet favorece a sociabilidade, diminui o sentimento de alienação e o que poderíamos chamar de sentimento de estar isolado.” Gustavo de Oliveira

Page 13: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 13

Apesar de todas as tecnologias existentes, ainda passamos por uma situação triste e real em nosso país, “A grande contradição hoje é que mesmo com uma ferramenta tão magnífica quanto à internet ainda permanecemos com problemas estruturais, por vezes uma escola não tem sequer uma biblioteca minimamente preparada para ser suporte de conhecimento. Ainda existem tristes realidades paralelas: enquanto uns usam internet móvel em celulares outros ainda estão esperando os livros impressos por Gutenberg.” Erica dos Anjos Mas mesmo com tantos problemas de desigualdades sociais não podemos fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo “o mundo passa por uma revolução tecnológica que está alterando profundamente as formas de viver em sociedade, no trabalho, na escola etc., essas novas tecnologias, em especial a internet e as novas mídias, vem como ferramenta facilitadora ao acesso à informação e possibilita a disseminação do conhecimento humano”. Vanderlea dos Reis. O desafio está lançado, e nós professores temos que estar preparados para lidarmos com tantas ferramentas e tecnologias e para isso é importante “O entendimento continuado é necessário para uma prática docente inovadora, influenciando diretamente na seleção das metodologias utilizadas em sala, nas ações docentes e na implementação das reformas curriculares e de projetos pedagógicos das diversas instituições de ensino.” Sheila Janda Sugestões de leitura e vídeos apresentados no fórum: Tecnologia ou metodologia. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=IJY-NIhdw_4 Como utilizar a internet na Educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm

Organização Gisele Marcia de Oliveira Freitas

PLANO DE AULA

INTEGRANTES DA EQUIPE: Ana Conceição Alves Santiago, Analidia dos Santos Brandão, Maria Elia Lago Souza França, Regina Celia Fonseca Giles Costa, Edivan Roberto de Oliveira Batista, Eleonice Bárbara da Cruz Caldas e Eudes Dias Barbosa. CURSO: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: HISTÓRIA TURNO: NOTURNO BLOCO I: DE 23/04/2012 A 06/0502012 1.0 OBJETIVO GERAL Proporcionar abordagens processuais da História, através do conhecimento da evolução do homem e seu papel como agente transformador da Sociedade, na História Geral.

Atividade Colaborativa: Módulo 4 / Equipe 1

Page 14: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 14

2.0 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2.1 Compreender a história e as relações que se estabelecem entre o homem e o tempo; 2.2 Identificar o Feudalismo como regime socioeconômico que marcou a Idade Média; 2.3 Relacionar a sua história e estabelecer relações com a história geral; 2.4 Contextualizar o mundo atual com o Feudalismo. 3.0 CONTEÚDOS 3.1. APRESENTAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR E PLANO DE CURSO 3.2. TEMA: HISTÓRIA 3.2.1 Compreensão da história e as relações que se estabelecem entre o homem e o tempo. 3.2.2 Identificação do Feudalismo como regime socioeconômico que marcou a Idade Média. 4. METODOLOGIA FÓRUM I - INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA A utilização do Fórum como forma de construir colaborativa, informações e conceitos pertinentes ao estudo da História em uma perspectiva interdisciplinar; Aula interativa e dialógica. FÓRUM II – FEUDALISMO Planejando a rota; Investigando caminhos, desafios do percurso; ampliando horizontes; memórias de viagem. Discussão no fórum com contextos relativos ao Feudalismo, constituição histórica, contextos e descontextos. Atividade II – elaboração de um mapa conceitual, utilizando-se da ferramenta cmaptools: http://cmap.ihmc.us/ 5. LOCAL 1. No ambiente SESI – Educa; 2. No site http://cmap.ihmc.us/, fazer o download e depois postá-lo no ambiente de grupo; 6. QUANDO? Fórum I – de 23 a 27/04/2012. Fórum II – de 28 a 06/05/2012. Atividade I – de 28 a 06/05/2012. 7. AVALIAÇÃO – CRITÉRIOS 7.1. Participação efetiva nas discussões com contribuições teóricas (baseadas nos textos propostos para o curso) ao tópico de discussão proposto pelo professor tutor em cada fórum. 7.2. CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Page 15: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 15

Participante - Oferece pouca contribuição para a discussão; não há evidências de que apresenta conceitos ou opiniões. Apenas participou porque emitiu uma mensagem, expôs-se frente ao grupo, mas não traz contribuições significativas à temática, não informou nem sugeriu com links, ou outros textos de suporte; Colaborador - Faz intervenções relacionais colabora com algumas reflexões e indicações referentes à temática em questão; explicita conceitos e expressa posturas, traz alguns elementos para a discussão, mas não vai muito além do texto. Interventor - Faz Intervenções interpretativas e críticas, além de possuir todas as características sujeito colaborador, acrescenta novos elementos à discussão da temática; dá outro direcionamento à discussão, desdobrando-a; sistematiza, amplia o assunto abordado. 8. RECURSOS AVA; CMAPTOOLS; TEXTOS DE APOIO.

PLANO DE AULA

INTEGRANTES DA EQUIPE: Alexsandro Zamilute Passos, Fernanda Damos Pinheiro, Gustavo de Oliveira Andrade, Fernanda Damos Pinheiro, Osvaldo Mota Lima, Sheila Janda Santos da Silva, Edna Bispo Santana, Marluce Cardoso Barreto, Rose Santos de Jesus Pereira,

AT1: Nivelamento I - Curso de Informática

SESI - SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA Professor : _____________________________________ Data: ___/____/____ Disciplina : MATEMÁTICA Modalidade : ( ) EFI ( ) EFII ( X ) EM (1º ANO – EJA) PLANO DIAGNÓSTICO QUINZENAL: 04 aulas de (2,5h cada) Ementa Enfoque teórico-prático sobre o uso da Internet na sociedade contemporânea, destacando a participação em comunidades de aprendizagem. Objetivos Estabelecer relações entre a complexidade da sociedade contemporânea e as tecnologias de informação e comunicação;

Atividade Colaborativa: Módulo 4 / Equipe 2

Page 16: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 16

Desencadear processos de ensino-aprendizagem voltados para a busca, análise e tratamento de informações, criação e interação em comunidades virtuais de aprendizagem; Despertar e fomentar nos alunos e alunas a importância do protagonismo deles, para o sucesso do curso de informática. Conjunto teórico Usando redes: navegação e comunicação por e-mail e listas de discussão. Metodologia No curso, estaremos produzindo conhecimento através de listas, discussões, pesquisas análise de produções digitais, exploração das ferramentas de comunicação disponíveis. Estaremos também, ao longo de cada semana prolongando os estudos e as discussões via lista de discussão, troca de e-mail e cumprimento de atividades do módulo I.Com base nos estudos os alunos estarão produzindo, participando e socializando suas aprendizagens através desses suportes interagindo através da Internet. A cada semana faremos um encontro com minha presença, e ao longo da semana os alunos terão que realizar atividades propostas no modulo que receberam no inicio do curso, e para isso disponibilizarão uma hora de atividade no Tabuleiro Digital com orientação dos monitores (agentes de cultura), podendo também tirar dúvidas enviando e-mails para mim. Recursos Módulo: A Internet Computadores conectados a rede (Tabuleiro Digital) Software livre E-mail gratuito Lista de discussão. Avaliação A avaliação se constituirá de atividades desenvolvidas ao longo do curso, no cumprimento da carga horária proposta para cada semana de trabalho no decorrer do módulo I e a produção de um relatório no final do curso. Roteiro de trabalho 1º Momento: Conhecendo a turma - Levantamento de conhecimento prévio dos alunos; 2º Momento: Apresentação do Curso de Informática - Concepção do curso, plano de trabalho e alguns esclarecimentos a cerca do curso; 3º Momento: Apresentação do Módulo I - A Internet - leitura e discussão; 4º Momento: Abertura de e-mail. 5º Momento: Avaliação;

Page 17: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 17

6º Momento: Orientar a tarefa da semana - Enviar e-mails falando como foi o seu 1º dia de curso.

AT2: Nivelamento II – Revisão Matemática SESI - SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA Professor : _____________________________________ Data: ___/____/____ Disciplina : MATEMÁTICA Modalidade : ( ) EFI ( ) EFII ( X ) EM (1º ANO – EJA) PLANO DIAGNÓSTICO QUINZENAL: 04 aulas de (2,5h cada)

Objetivo - Traduzir informações geométricas para a linguagem algébrica. - Comparar escritas algébricas e reconhecer equivalências entre elas. - Reconhecer e desenvolver o quadrado da soma de dois termos utilizando estratégias de cálculo algébrico e geométrico. Recursos

Video-aulas via youtube; Laboratório de informática com softwares matemáticos online; Blogs e sites matemáticos, previamente disponibilizados; Jogos matemáticos online.

Conteúdo - Produtos notáveis. Material necessário Computador com acesso a internet Desenvolvimento 1ª etapa Planejando a Rota NovoTelecurso - Aula 13/70 - Matemática - Produtos Notáveis (YouTube) Explicar o significado do termo notável. Para exemplificar, use frases como "Os atletas tiveram um desempenho notável" e "Os EUA parabenizam o Chile pelo notável resgate dos mineiros soterrados". Em seguida, proponha que os alunos observem o quadrado abaixo e respondam às questões:

Page 18: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 18

- Quanto mede o lado do quadrado de área x²? - Quanto mede o lado do quadrado de área 9? 2ª etapa - Investigando Caminhos Apresentação de power point sobre produtos notáveis. Aula com imagens e áudio facilitando a compreensão do aluno. 3ª etapa - Desafios do Percurso Continue trabalhando com a figura da primeira etapa. Através da interação virtual via chat, Peça que os alunos respondam, levando em conta os resultados encontrados, se é possível determinar as áreas das superfícies I e II. Deixe claro que é necessário justificar a resposta. Acompanhe o trabalho, fazendo observações sobre os registros, pois eles são indicadores de como os estudantes pensam e ajudam você a reconhecer os principais obstáculos encontrados pelo grupo. Faça alguns questionamentos. "Há dados no problema que nos permitem determinar a área de cada retângulo?", "Em caso afirmativo, quais são eles?" e "Em caso negativo, que informações são necessárias para realizar o cálculo?" são bons exemplos de intervencão. Socialize as respostas e as dúvidas para que a turma levante hipóteses e chegue a uma conclusão. 3ª etapa – Ampliando Horizontes Através de um jogo matemático peça para os alunos representarem a área total do quadrado usando um polinômio. Estabeleça que, se houver termos semelhantes, eles devem ser agrupados para que o polinômio se apresente na forma reduzida. É importante que os alunos reconheçam a equivalência entre as escritas algébricas x² + 3x + 3x + 9 e x² + 6x + 9. Esclareça, porém, que para o enunciado proposto somente o segundo polinômio é adequado. 3ª etapa - Memória da Viagem Elabore um banco de questões com base nos conteúdos aplicados e peça para responderem. Avaliação Banco de questões, Interação virtual via chat, Questões “desafio”, Mini- olimpíada virtual, Acesso ao portal (leitura das apostilas e visualização de tele-aulas), Exame final (todos os conteúdos).

AT3: Plano – Matemática

SESI - SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA Professor: _____________________________________ Data: ___/____/____ Disciplina: MATEMÁTICA Modalidade: ( ) EFI ( ) EFII ( X ) EM (1º ANO – EJA) PLANO DIAGNÓSTICO QUINZENAL: 04 aulas de (2,5h cada) Pré-requisitos: Produtos notáveis Equação do 1º grau

Page 19: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 19

Operações com números naturais inseridas ou não em expressões numéricas e Situações- problema. Noções sobre conjuntos. Conteúdos essenciais para o referido período:

Os três casos dos produtos notáveis: ( a+b)*(a+b)= (a – b) * ( a –b)= ( a+b) *(a –b)= Equações do tipo ax+b = 0 Relações de pertinência e inclusão. Objetivos gerais: Compreender peculiaridades, semelhanças e diferenças entre algoritmo e álgebra. Relacionar corretamente com ou sem simbologia relações inerentes a elemento com conjunto (pertinência) e conjunto com conjunto (inclusão) Desenvolver e interpretar os produtos notáveis permeando as relações diretamente e indiretamente Objetivos específicos: Realizar operações contidas em expressões numéricas e/ou situações-problema seja de ordem algébrica ou não. Interpretar analiticamente relações de pertinência e inclusão entre elementos e/ou conjuntos Resolver equações de 1º grau encontrando inclusive sua raiz Habilidades e competências: Decodificar, interpretar e inferir no que tange a questões inerentes a álgebra e algoritmos perpassando pela teoria dos conjuntos. Instrumentos de avaliação: Banco de questões Interação virtual via chat Questões “desafio” Mini- olimpíada virtual Acesso ao portal (leitura das apostilas e visualização de tele-aulas) Exame final (todos os conteúdos) Indicadores: Compreendem peculiaridades, semelhanças e diferenças entre algoritmo e álgebra. Reconhece e utiliza corretamente a simbologia inerente às relações elemento-conjunto e conjunto-conjunto Desenvolve produtos notáveis (03 casos) Resolve equações de 1º grau descritas ou não em situações- problema perpassando pelo encontro da raiz.

Page 20: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 20

TEMA: A METODOLOGIA SESIEDUCA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EAD

Organizadora: Eleonice Caldas

Para compreendermos a metodologia SESIEDUCA, Fernanda disponibiliza um artigo intitulado: OBJETOS DE APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Com esse artigo, é possível compreender a metodologia para realização do ambiente de aprendizagem, que consiste em um dos mais amplos acervos de objetos de aprendizagem disponibilizados nesta área, integrados por meio de objetivos e estratégias pedagógicas delineadas especificamente para este contexto. Para encorajarmos na análise, é disponibilizado o relatório de pesquisa realizado pelo SESI da Paraíba junto a consultoria CONSILIA com o tema: EXPECTATIVAS, DIFICULDADES E NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA ATUAÇÃO EM EAD -- E-LEARNING .

Destaca-se nesse contexto a necessidade do educador dominar um conjunto de competências, que o autor denomina alfabetização digital e que envolve: 1. Conhecimento dos sistemas de informação (hardware, redes e software); 2. Uso de sistemas operativos; 3. Busca e seleção de informação na Internet; 4. Comunicação interpessoal e trabalho colaborativo; 5. Processamento de textos; 6. Tratamento da imagem; 7. Utilização de planilha de cálculo; 8. Uso de base de dados; 9. Entretenimento e aprendizagem com as tecnologias de comunicação e informação; 10. Tele gestão; 11. Atitudes gerais frente às TICs. Referenciado nesses conceitos, o presente estudo parte da premissa que para atuarem em EAD os educadores devem dominar um conjunto de competências básicas ou essenciais de e-learning, relacionadas a educação a distância e alfabetização digital. Devem deter também um conjunto de competências específicas relacionadas ao modelo de EAD da Rede SESI de Educação (nesse caso Paraíba) e ambiente virtual SESI EDUCA, o que implica saber utilizar o LMS e as ferramentas que o integram, bem como apropriar-se do conhecimento disponível nos repositórios “Enriqueça seu conhecimento” e “Teste seu conhecimento”; supõe também saber utilizar a metodologia SESI educa bem como o portfólio de educação continuada.

Como forma de compreendermos essa metodologia, é apresentada a experiência do SESI Mato Grosso que é marcada como uma iniciativa pioneira, pois oferece mais uma opção para trabalhadores da indústria e seus dependentes retomarem aos estudos. Trata-se do SESI Educa, uma plataforma web de ensino a distância desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) que é considerada o maior empreendimento pedagógico em Educação de Jovens e Adultos (EJA) na web já desenvolvido no Brasil. Mato Grosso foi o primeiro estado a implantar o sistema e oferece, gratuitamente, o Ensino Médio na modalidade EJA a distância (EJA EaD). Com proposta de ofertar também para o Ensino Fundamental (5ª a 8ª série).

Para complementar essa ideia Eleonice incentiva o uso da metodologia, indicando o vídeo para que o grupo interaja com a experiência vivenciada pelo SESI-MT. O vídeo oferece a possibilidade de conhecer as expectativas para implantação

Atividade Colaborativa: Módulo 5

Page 21: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 21

estratégica desta plataforma em outras localidades. Como forma de despertar a discussão sobre essa metodologia, mas principalmente a modalidade EJA/EAD, e franqueada a leitura do artigo: EAD – REFLEXÕES E INSTRUMENTALIZAÇÃO-CONHECENDO ALGUMAS BASES DO ENSINO A DISTÂNCIA. O Ensino a Distância é uma realidade e encontra-se em estado permanente de atualização. A apropriação dessa plataforma, de seus recursos (Moodle, as Wikis, os Blogs e os fóruns virtuais) e a possibilidade de sucesso no que se refere à utilização das mesmas depende, no entanto, da compreensão de seus elementos básicos e a diferenciação entre AVA e EAD com a intenção real de orientar as ações dos educadores quanto ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Diante das leituras e inferências, surge a primeira afirmação: Conhecendo algumas bases do Ensino a Distância facilita a implantação estratégica da metodologia SESI( Fernanda) ao que Sheila Janda faz considerações sobre tema: EXPECTATIVAS, DIFICULDADES E NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA A ATUAÇÃO EM EAD”. A eficiência da EAD é condicionada, entre outros fatores pela formação e regime de trabalho dos educadores. A dimensão “aprender a aprender” na formação dos educadores é apontada como elemento chave para a eficiência e eficácia da EAD. O acesso ao computador e a Internet também foram colocados como determinantes da eficiência, que pode ser comprometida pelas limitações de “banda” existentes nas cidades onde se localizam os núcleos operacionais e nos pólos de EAD. Dentre as dificuldades apontadas, destacam-se: experiência docente exclusivamente na modalidade presencial e a dificuldade de imersão na cultura da EAD; as dificuldades do educador com relação ao uso do computador; o pouco conhecimento do ambiente virtual e desconhecimento da Metodologia SESIeduca; a dificuldade para organização do tempo, tanto por parte dos professores quanto por parte dos alunos.

Para aprimorar a reflexão Alexsandro Passos nos provoca a aguçar o pensar e refletir em torno da qualidade da formação, dos valores agregados, na democratização do acesso ao capital cultural e na identidade funcional do tutor, ou seja, da etimologia ao perfil profissional de atuação.

Regina Costa afirma: “... professores devem ensinar instrumentalizados pelas novas tecnologias e os alunos devem estar preparados para aprender utilizando as novas tecnologias de informação.”.

Ana Santiago e Thais Moura corroboram com o mesmo texto, que nos leva a refletir sobre as ALTERNATIVAS DIDÁTICAS ATUAIS NA EJA/EAD, que aborda uma parte do projeto pedagógico desenvolvido junto a Educação de Jovens e Adultos na modalidade a Distância no Pólo localizado no Centro de Atividades de Porto Alegre do Serviço Social da Indústria, Que tem como pressuposto a reflexão a cerca da realidade, dificuldades, peculiaridades e necessidades do dos alunos da EJA, e realização de um trabalho pautado na pedagogia de projetos com a utilização de temas geradores atuais.

Com base legal partindo do tema: EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS MEDIADA E NÃO MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO –TICS MULTIMÍDIA EM COMUNIDADE este novo paradigma pressupõe uma reformulação no sistema educacional, especificamente a Educação de Jovens e Adultos no contexto da educação online, exigindo que esse sistema esteja planejado e organizado para que possa proporcionar uma educação coerente com as novas demandas educacionais. Sendo assim, ao se analisar o AVA SESI Educa pode-se

Page 22: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 22

perceber as potencialidades que este ambiente detém, proporcionando uma aprendizagem colaborativa e dialógica, principalmente no que se refere a EJA, onde a inserção das TIC´s neste contexto educacional pode ocasionar mais que uma crise paradigmática e sim repensar a necessidade urgente de realizar mudanças no currículo escolar e consequentemente na prática pedagógica.

Ana nos instiga a pensar de forma mais sistemática, contribuindo com PROPOSTA CURRICULAR DA EJA 1º SEGMENTO. Que tem como objetivo oferecer subsidio que oriente a elaboração de programas de educação de jovens e adultos, assim como os materiais didáticos e formação de educadores a ela dedicados.

Maria Elia respalda a certeza de que TICs tem total tão relevância na modalidade EJA, destacando as transformações e a sua valorização. Desta forma afirma: “Fazendo uso das TICs, a EAD vem ampliando horizontes e possibilitando pessoas que não foram oportunizadas, concluírem seus estudos, capacitando melhor para o mercado de trabalho” Enfatiza também a Importância da EAD para o desenvolvimento do EJA. Com o artigo: A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DA EJA.

Osvaldo nos provoca a pensar sobre o real sentido de aprender: “Aprender é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a autonomia em relação à busca, ao fazer e compreender”.

Partindo desse pensamento enfatiza: “A metodologia SESIEDUCA na EJA na modalidade EAD desempenha um papel importantíssimo na promoção da melhoria da escolaridade dos trabalhadores da indústria, uma vez que busca ampliar o atendimento da melhoria dos níveis educacionais, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação, no âmbito da modalidade de Educação a Distância”.

Para que essa metodologia se concretize, é importante o papel do educador e do educando. Clara Maria contribui afirmando: “O educador é o mediador entre o que o aluno sabe e o que passa, a saber; entre a competência atual e a nova que adquire. O educador não é um mero repassador de conhecimentos ou transmissor de informações, nem apenas organizador das condições ambientais, exteriores, como espaço físico, livros, textos, nem somente coordenador das ações dos alunos em situação de aprendizagem. Tendo mais experiência que o aluno, conhecendo mais matéria que ele, tendo domínio dos processos de construção do conhecimento, o educador ajuda o aluno a transitar do conhecido para o desconhecido.”.

O educador deve se colocar como um instrumento para que o sujeito da aprendizagem chegue ao conhecimento teórico, porque na EJA, o aluno já conhece na sua prática, basta agora incentivá-lo quanto à prática da pesquisa e da abordagem significativa. Para tanto, Gustavo afirma: “o uso de projetos constitui uma estratégia diferenciada e adequada de ensino para este público de alunos. Para utilização desta estratégia de ensino, faz-se fundamental a participação dos alunos, sua motivação, seus conhecimentos prévios, seus interesses, que devem ser considerados e aproveitados como material para o desenvolvimento de todas as etapas de aprendizagem.”

Page 23: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 23

Conclusão “É na medida em que se vive em um meio sobre o qual é possível com os

outros discutir, decidir, realizar e avaliar que são criadas as condições mais favoráveis para todos os aprendizados” Jolibert

Vivenciamos essa realidade com esse trabalho colaborativo envolvendo cada um de nós a construir novos saberes que nos apoiarão na caminhada rumo a educação de excelência na qual fazemos parte , pois construirmos o aprender a aprender, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a ser juntos. A atividade tutorizada contemplou a pesquisa, manuseio e a ampliação dos horizontes com as TICs. Os grupos foram envolvidos em atividades práticas utilizando recursos disponíveis na Web, utilizamos as seguintes ferramentas:

Audacity: Ferramenta de gravação de áudio é ideal para a produção de um podcasting.

Comic Creator. Ferramenta para a criação de histórias em quadrinhos com imagens preestabelecidas.

Pikikids: Ferramenta para a criação de histórias em quadrinhos com imagens escolhidas pelo usuário.

Google Docs: Ferramenta que possibilita a criação, compartilhamento e publicação de planilhas, documentos, apresentações e questionários desde o Gmail.

Prezi: Ferramenta para a criação de apresentação em formato flash.

Slideshare: Ferramenta para a criação e publicação de apresentação na Web.

Wordle: Ferramenta para a criação de nuvem de palavras.

VirtualDub: Software para a manipulação de vídeos.

Windows Movie Maker: Software para a criação de vídeos.

FreeMind: Aplicativo para montar mapa mental.

PollDaddy: Aplicativo para criar enquetes e questionários para web.

Doodle: Aplicativo para criar eventos.

Jigsaw Planet: É um aplicativo web gratuito para converter qualquer fotografia em quebra-cabeça personalizado e interativo.

“Sempre temos o que aprimorar no que tange a otimização das estratégias de transposição didática concernente ou não a metodologia EAD.” Alexsandro Zamilute Passos “O processo foi extremamente interessante, principalmente pelo apoio, mediação e colaboração por parte da tutora e o estimulo dela para com cada um os cursistas.

Atividade Colaborativa: Módulo 6

Depoimentos

Page 24: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 24

Permitindo a troca constante de informações e consequente construção significativa de conhecimentos”. Ana Conceição Alves Santiago “O curso foi bom, para o entendimento de novas estratégias para a EJA”.

Clara Maria Miranda de Sousa “Gostei muito. Fiquei bastante satisfeita com a professora, ela demostra domínio na área”. Analídia dos Santos Brandão “Não tenho sugestões, só elogios para toda a equipe responsável pelo curso. À professora Gisele Márcia gostaria de parabenizá-la por ter sido muito simpática e prestativa conosco. Desde já muito obrigada. Gisele fez as intervenções na medida certa, da forma adequada, simples e clara. O mérito do curso é todo dela”.

Edna Bispo Santana “Parabenizo a equipe do SESI em propiciar um curso que atende as necessidades do educador, frente às TICs. Agradeço a professora Gisele, pelo compromisso, mediação realizada e apoio em todas as solicitações dos alunos”. Eleonice Bárbara da Cruz Caldas “Todas as atividades foram de grande aproveitamento, inclusive e mais interessantes as atividades desenvolvidas no ambiente de grupo”. “Muito bom o curso... Adorei... Gostaria de saber quando tem mais desse tipo para poder me inscrever... Conhecimento nunca é demais e quando é de qualidade, melhor ainda!”

Fernanda Damos Pinheiro “O curso foi ótimo, apesar de ser a distância aprendi bastante, pena que a carga horária é pequena”. Maria Elia Lago Souza França “A Professora demonstrou domínio sobre os conteúdos durante suas observações nas discussões.”

Marluce Cardoso Barreto “O curso foi muito bom e de grande utilidade para os professores que atuam nessa modalidade de ensino”. Osvaldo Mota Lima “Gostei muito do curso, as ferramentas propostas pela professora são realmente muito interessantes e favorecerão a práxis pedagógica em sala de aula. O conteúdo desenvolvido tinha uma linguagem clara e acessível. Utilizei um dos temas abordados para promover reflexão com os professores da unidade em que trabalho e eles acharam bastante interessante”.

Rose Santos de Jesus Pereira

Page 25: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 25

“O curso é muito bom, porém as atividades de participação todos os dias da semana é complicado por conta do tempo, visto que eu trabalho o dia todo”. Thais Barbosa dos Santos Moura “Considero o curso muito bom, o material excelente, a professora com total domínio do conteúdo, outro momento rico foi a troca das experiências com outros colegas, houve muito aprendizado e com certeza o curso está deixando muita contribuição, tanto no suporte teórico, como a criação de objetos de aprendizagem, em resumo, aprendemos todos, professor e alunos, porque o aprendizado construído, será partilhado nos espaços de sala de aula. Parabéns ao SESI - DR Bahia/EAD pela iniciativa e a os colegas que não desistiram na caminhada”.

Vanderlea dos Reis Ribeiro “O interesse em nos motivar constantemente, com informes sobre as etapas que precisamos completar fazendo crer que seja especialista na matéria.” Edivan Roberto de Oliveira Batista

“A professora Gisele, sempre tentou atender as minhas necessidades, dúvidas respondendo em tempo adequado, estimulando a resolver as atividades propostas. Gostaria de encontrar em outros cursos tutores dedicados e atenciosos, nós sabemos que a atenção do tutor é importante para o desenvolvimento do aluno.”

Regina Celia Fonseca Giles Costa

“Muito bom o curso!!! Espero que continuem oferecendo este eficiente modo de formação continuada.” Eudes Dias Barbosa

“Elogio que a nossa tutora tem um conhecimento e propriedade do conteúdo.”

Sheila Janda Santos da Silva

Pesquisa de opinião

33%

67%

1. Os conteúdos do módulo estão atualizados?

De acordo

Totalmente de acordo

Page 26: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 26

50% 50%

4. Do plano de atividades desenvolvidas no curso, indique seu grau de satisfação com as atividades realizadas: Atividade Fórum

Satisfeito

Totalmente satisfeito

100%

5. Do plano de atividades desenvolvidas no curso, indique seu grau de satisfação com as atividades realizadas: Exercícios

tutorizados

Satisfeito

94%

6%

2. O volume dos conteúdos do curso foi:

Adequado

Inadequado

33%

67%

3. A documentação de orientação às atividades está redigida numa linguagem correta e apropriada à matéria tratada?

De acordo

Totalmente de Acordo

Page 27: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 27

Questionamento do aluno referente à 7º pergunta: “Quanto à autoavaliação: Se tirarmos nota baixa não pode-se refazer o teste após o reestudo, ficando com a mesma nota. Deveria ser dado mais oportunidades para nos avaliarmos melhor”. (sic) Edivan Roberto de Oliveira Batista. Resposta da coordenação: É um levantamento pertinente que será avaliado para uma futura modificação nas próximas turmas. 08. Que atividade lhe pareceu a mais adequada para a construção dos objetivos do curso? Por quê?

1. Não aplicável

2. Todas as atividades permitem reflexão e adequação a proposta de ensino da EJA.

3. As várias ferramentas que experimentamos e criamos, pois pudemos ver toda a

teoria através delas.

4. A última foi de grande valia para aperfeiçoamento de ferramentas para a

aprendizagem!

47%

53%

6. Do plano de atividades desenvolvidas no curso, indique seu grau de satisfação com as atividades realizadas: Teste

autoavaliação

Satisfeito

Totalmente satisfeito

100%

7. Pergunta referente a 4ª, 5ª e 6ª questão. Para os que não ficaram satisfeitos com as atividades desenvolvidas neste curso,

por favor, justifique e exponha os motivos. (Se não optou por essa resposta, coloque "Não Aplicável").

Não Aplicável

Page 28: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 28

5. A didática foi esclarecedora, porém seria melhor se ampliasse as filosofias

pedagógicas dos pensadores como Piaget, etc.

6. As atividades que possibilitam ao professor a utilização dos recursos da web em

suas aulas, como as do módulo 6. Por que através da web conseguimos passar o

conteúdo de forma leve, lúdica e interessante tanto para o aluno quanto para o

professor.

7. A construção do blog, os fóruns, os textos colaborativos, o acesso às várias

ferramentas.

8. Os conteúdos teóricos e as indicações de sites e ferramentas virtuais para o

aprendizado.

9. Todas as atividades foram de grande aproveitamento, inclusive e mais

interessantes às atividades desenvolvidas no ambiente de grupo.

10. Gostei muito do ambiente de grupo.

11. Todas as atividades foram boas, porém deveríamos explorar mais.

12. Os Fóruns, porque pudemos compartilhar conhecimentos.

13. O trabalho que incluía a utilização de ferramentas diversas para aprendizagem

virtual.

14. Fórum - Pois tive a oportunidade de trocar ideas, gostaria que tivesse mais chat.

Os exercícios tutorizados. Tive também a oportunidade de conhecer algumas

colegas e trabalhar com elas nas atividades proposta.

15. Colaboração no grupo. Achei as atividades bastante pertinentes e interessantes,

agregaram valor à práxis pedagógica.

16. Todas as atividades tem um grau de importância e de construção para o

desenvolvimento, cada uma com sua característica independente.

17. As atividades referentes ás ferramentas.

18. A criação de objetos de aprendizagem, porque possibilitou conhecer e aprender

novas ferramentas que pode ajudar e muito no processo de aprendizado, tanto do

aluno como do educador.

Page 29: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 29

100%

09. A professora respondeu a tempo às perguntas sobre o conteúdo que você lhe fez?

Totalmente de acordo

100%

10. A professora demonstrou possuir conhecimento e domínio sobre os conteúdos tratados no módulo?

Totalmente de acordo

100%

11. As intervenções e respostas da professora estimularam a sua participação no curso?

Totalmente de acordo

100%

12. Pergunta referente a 9ª, 10ª e 11ª questão. Para os que não ficaram satisfeitos com o acompanhamento pedagógico da

professora, por favor, justifique e exponha os motivos. (Se não optou por essa resposta nas referidas questões, coloque "Não

Aplicável")

Não Aplicável

Page 30: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 30

Questionamento do aluno referente à 12º pergunta: “A última pergunta que enviei não foi respondida!” Clara Maria Miranda de Sousa. Resposta da coordenação: Todas as perguntas registradas na Plataforma SESIEduca no espaço ‘tire suas dúvidas’ foram respondidas antes do prazo de 24 horas.

13. Quais considera terem sido as características da professora que mais o ajudaram no processo de aprendizagem.

1. Simpatia, conhecimento técnico, comunicação, tratamento da informação e

empatia.

2. Motivação, mediação, compromisso.

3. Fiquei bastante satisfeita com a professora, ela demostra domínio na área.

4. Entre-ajuda; Interesse em manter as pessoas no curso; Capacidade de escuta;

Disponibilidade e vontade de ajudar.

5. A professora demonstrou muito conhecimento na matéria, disponibilidade, e

instigou a minha participação em todos os momentos, tirando dúvidas e respondendo

aos meus questionamentos, em resumo houve total interação com a mesma.

6. O interesse em nos motivar constantemente, com informes sobre as etapas que

precisamos completar fazendo crer que seja especialista na matéria.

7. A disponibilidade em atender e responder às necessidades de aprendizagem dos

alunos e proatividade com que desenvolvia o exposto.

8. A professora Gisele estar de parabéns por ter se mostrado uma pessoa capacitada,

atenciosa, responsável e com muita competência. Todas as vezes que necessitei da

sua ajuda, recorri a ela, e ela prontamente me ajudou na medida do possível. Isso vez

com que eu cada vez mais me interessasse pelo curso. Pois, sabia que a qualquer

momento que houvesse dúvidas, com uma simples mensagem que eu enviasse

alguém prontamente iria me ajudar. Todos vocês estão de parabéns!

9. A professora tem o domínio da estrutura da matéria, extremamente motivada.

10. A professora se mostrou apropriada para mediar o curso, preocupada com o

desempenho dos alunos, etc.

11. Domínio do conteúdo.

12. Especialista na matéria, motivada, companheira, amiga, etc...

Page 31: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 31

13. A professora tem um grau de conhecimento muito atualizado, e tudo o que ela

favoreceu ao meu desenvolvimento é sempre a motivação que ela coloca em nossas

respostas.

14. Comprometida com o que faz, especialista na matéria e motivada.

15. A Professora demonstrou domínio sobre os conteúdos durante suas observações

nas discussões.

16. Bom atendimento e motivação no apoio nas atividades

17. A professora Giselle, sempre tentou atender as minhas necessidades, dúvidas

respondendo em tempo adequado, estimulando a resolver as atividades propostas.

Gostaria de encontrar em outros cursos tutores dedicados e atenciosos, nós sabemos

que a atenção do tutor é importante para o desenvolvimento do aluno.

18. Professora que motivou sempre os alunos; respondendo todas as perguntas em

tempo hábil. Especialista.

15. No curso, qual foi a proporção de tempo dedicado a atividades práticas relativamente ao tempo total de conteúdos teóricos?

1. Procurei equilibrar entre 50 à aproximadamente 5o por cento fomentando a sincronia entre teoria e prática.

2. Aproximadamente 54h

3. 10 horas

4. Penso que não tive tanto tempo, cerca de 4 horas semanais.

5. Três/ Quarto

6. Creio que em média 60% do tempo foi utilizado com as questões práticas do curso.

7. Dediquei muito mais tempo as leituras dos conteúdos teóricos, a questão das atividades práticas a minha dedicação com relação ao tempo, considero pouca, devido a sérios problemas relacionados às dificuldades para acessar. As apostilas, imprimir

100%

14. Aproximadamente quanto tempo você investiu, semanalmente, na realização do curso?

Entre 12 e 15 horas

Page 32: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 32

todas e isso possibilitou dispor de todo o material escrito em qualquer momento para estudo. 8. 12 horas

9. Uns 30 %

10. Dediquei o máximo que pude, umas 20 horas por semana... Mais ou menos uma 3 horas por dia. 11. 04 a 05 horas por semana.

12. Foi satisfatório 13. O tempo foi equilibrado de acordo entre as atividades práticas e teóricas. Sendo assim a proporção foi bastante relativa a cada módulo. 14. Ativ. Prática – 3 Ativ. Teórica -5

15. Não mensurei

16. Na verdade o tempo dedicado infelizmente foi pouco dentro do processo do meu trabalho, pois, sabemos que no espaço de trabalho não posso acessar e també viajo muito dando apoio pedagógico as turmas que coordeno, e vale ressaltar que em alguns desses municípios que atendemos não possuem conexão com o mundo tecnológico. Diante disso dificultou a leitura e também o aproveitamento de todo o material proposto. Mas deixo claro que, todos os textos propostos na biblioteca e outros, tive a oportunidade de salvar e assim que possível irei poder le-los. 17. Mais ou menos umas 10 horas.

18. A divisão de conteúdo foi ótima. O tempo foi necessário para realizar todas as atividades. Tempo médio de 14 horas.

100%

16. As ferramentas da plataforma (fóruns, correio, chat, etc) funcionaram corretamente?

Totalmente de acordo

100%

17. Pergunta referente a questão 16. Para os que tiveram problemas com a plataforma, por favor, justifique e exponha os

motivos.

Não Aplicável

Page 33: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 33

Questionamento do aluno referente à 17º pergunta: Teve uma atividade que eu fiz (nuvem de palavras), mas que a professora não conseguiu visualizar, entretanto, em meu computador, todas as vezes que acessei consegui visualizar. Resposta da coordenação: Este problema se refere à atividade desenvolvida fora do ambiente da Plataforma SESIEduca, e por motivos desconhecidos não foi possível visualizar a atividade desenvolvida pela aluna Rose.

18. Deixe algum comentário, elogios ou sugestões de melhoria.

1. Sempre temos o que aprimorar no que tange a otimização das estratégias de

transposição didática concernentes ou não a metodologia EAD.

2. O processo foi extremamente interessante, principalmente pelo apoio,

mediação e colaboração por parte da tutora e o estimulo dela para com cada um

os cursistas. Permitindo a troca constante de informações e consequente

construção significativa de conhecimentos.

3. Gostei muito, não vejo necessidade de melhorias.

4. O curso foi bom, para o entendimento de novas estratégias para a EJA. Mas a

grande dificuldade é disponibilizar como praticar de modo criativo se não tem

próximo os recursos tecnológicos!

5. Ampliar o estudo das pedagogias positivistas e construtivistas inerente ao uso

das matérias que ministraremos, tais como: Interpretação de texto, Teoria dos

Conjuntos, Planeta Terra, ou, seja como utilizar estas tecnologias nas disciplinas de

Português, Matemática, ciências.

6. Não tenho sugestões, só elogios para toda a equipe responsável pelo curso. À

professora Gisele Márcia gostaria de parabenizá-la por ter sido muito simpática e

prestativa conosco. Desde já muito obrigada. Gisele fez as intervenções na medida

certa, da forma adequada, simples e clara. O mérito do curso é todo dela.

7. Parabenizo a equipe do Sesi em propiciar um curso atende as necessidades do

educador, frente as TICs. Agradeço a professora Gisele, pelo compromisso,

mediação realizada e apoio em todas as solicitações dos alunos.

8. Muito bom o curso!!! Espero que continuem oferecendo este eficiente modo de

formação continuada.

9. Muito bom o curso... Adorei... Gostaria de saber quando tem mais desse tipo

Page 34: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 34

para poder me inscrever... Conhecimento nunca é demais e quando é de

qualidade, melhor ainda!

10. O curso foi ótimo, apesar de ser a distância aprendi bastante, pena que a carga

horária é pequena.

11. O que faltou no meu caso foi um retorno às minhas solicitações via e-mail.

12. O curso foi muito bom e de grande utilidade para os professores que atuam

nessa modalidade de ensino.

13. Gostaria de ter participado de chats, e os elogios acredito que fiz na questão.

Gostei muito do curso e da tutora sempre muito atenciosa!

14. Gostei muito do curso, as ferramentas propostas pela professora são

realmente muito interessantes e favorecerão a práxis pedagógica em sala de aula.

O conteúdo desenvolvido tinha uma linguagem clara e acessível. Utilizei um dos

temas abordados para promover reflexão com os professores da unidade em que

trabalho e eles acharam bastante interessante também.

15. Elogio que a nossa tutora tem um conhecimento e propriedade do conteúdo.

Sugestão ou talvez crítica, não obtive o resultado que eu queria no curso pois tudo

é dado muito rápido (tempo curto), o que quero dizer é que nem sempre consegui

acessar SESIeduca, pois a internet tinha conexão lenta.

16. O curso é muito bom, porém as atividades de participação todos os dias da

semana é complicado por conta do tempo, visto que eu trabalho o dia todo.

17. Considero o curso muito bom, o material excelente, a professora com total

domínio do conteúdo, outro momento rico foi a troca das experiências com outros

colegas, houve muito aprendizado e com certeza o curso está deixando muita

contribuição, tanto no suporte teórico, como a criação de objetos de

aprendizagem, em resumo, aprendemos todos, professor e alunos, porque o

aprendizado construído, será partilhado nos espaços de sala de aula.

Parabéns ao SESI - DR Bahia/EAD pela iniciativa e a os colegas que não desistiram

na caminhada.

18. Parabéns a toda equipe do curso!

Page 35: Informe final curso de formação de professores da EJA em educação a distância

Educação a Distância SESI - Bahia

Curso de Formação de Professores da EJA em Educação a Distância Página 35

Pensar em caminhos antes inexploráveis, descobrir, testar, errar, manipular, e ampliar horizontes foram os principais desafios que experimentamos durante o desenvolvimento do Curso Online de Formação de Professores da Educação de Jovens e Adultos em Educação a Distância. Agradeço imensamente a todos pela confiança, dedicação, empenho e principalmente pela vontade de aprender.

Gisele Marcia de Oliveira Freitas

Agradecimento