informativo sindcd-am

2
Informativo SINDCD-AM Ano 1 / Ed. 1 / Mar-Abril-Maio de 2012 / www.sindcd-am.blogspot.com.br A companhando o movi- mento nacional de mobi- lização contra a prática abusiva dos Planos Odontológi- cos, o Sindicato dos Cirurgiões- Dentistas do Amazonas também entrou nessa luta. O trabalho de conscientização, junto à categoria e a sociedade, iniciou em março e se estende até hoje. Depois de convocar os Planos Odontológicos, o Sindicato en- cabeçou a paralisação aos Pla- nos: MaisOdonto, Odonto Empresas e Dental Plan. Em alerta, permanecem os planos Bradesco Dental, Servdonto e Odonto Prev, assim como toda a Rede UNNA. Problemas a serem combatidos: Problemas a serem combatidos: 1-Exigir radiografias INICIAL E FINAL nos procedimentos odon- tológicos (ato ilegal das operadoras, pois contraria a portaria 453/1998/SVS do Ministério da Saúde e a Resolução do CFO 102/10) visto que radiação ionizante é cumulativa e pré-cance- rígena; 2-Limitação/mês de procedimentos por paciente. Operadoras liberam apenas quatro procedimentos por mês (contrariando a MP 1.976-22, de 11 de janeiro de 2000, que regulamenta a lei 9.656, que veda as operadoras de limitar o número de proce- dimentos ou atendimentos); 3-Glosas* por preenchimento errado e/ou falta de preenchi- mento de algum campo da ficha do paciente. (ex: se o CD es- quecer o telefone do paciente, o serviço não é pago pela operadora); 4-Glosas quando a radiografia inicial ou final apresentar qual- quer problema técnico na reprodução da imagem; 5-Alguns planos odontológicos não pagam pela consulta; 6-Não pagam pelo procedimento de raspagem gengival em crianças de até 12 anos; 7-Tabelas com valores aviltantes; 8- Fusão de novo planos a uma única rede, Rede UNNA. *Glosas são procedimentos feitos pelo profissional e não pagos pela operadora. Em reunião realizada na sede do SINDCD-AM profissionais dizem “NÃO” a prática abusiva dos planos odontológicos Aplicação da CBHPO-AM (Classificação Brasileira Hie- rarquizada de Procedimentos Odontológicos) com índice 0,85. saiba mais: www.cbhpo.com.br OBJETIVO DA CATEGORIA:

Upload: louise-simoes

Post on 10-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Confira todas as conquistas e ações do Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Amazonas em prol da categoria.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo SINDCD-AM

InformativoSINDCD-AMAno 1 / Ed. 1 / Mar-Abril-Maio de 2012 / www.sindcd-am.blogspot.com.br

Acompanhando o movi-mento nacional de mobi-lização contra a prática

abusiva dos Planos Odontológi-cos, o Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do Amazonastambém entrou nessa luta. Otrabalho de conscientização,junto à categoria e a sociedade,iniciou em março e se estendeaté hoje.Depois de convocar os PlanosOdontológicos, o Sindicato en-cabeçou a paralisação aos Pla-nos: MaisOdonto, OdontoEmpresas e Dental Plan. Emalerta, permanecem os planosBradesco Dental, Servdonto eOdonto Prev, assim como todaa Rede UNNA.

Problemas a serem combatidos:Problemas a serem combatidos:

1-Exigir radiografias INICIAL E FINAL nos procedimentos odon-tológicos (ato ilegal das operadoras, pois contraria a portaria453/1998/SVS do Ministério da Saúde e a Resolução do CFO102/10) visto que radiação ionizante é cumulativa e pré-cance-rígena;2-Limitação/mês de procedimentos por paciente. Operadorasliberam apenas quatro procedimentos por mês (contrariando aMP 1.976-22, de 11 de janeiro de 2000, que regulamenta a lei9.656, que veda as operadoras de limitar o número de proce-dimentos ou atendimentos);3-Glosas* por preenchimento errado e/ou falta de preenchi-mento de algum campo da ficha do paciente. (ex: se o CD es-quecer o telefone do paciente, o serviço não é pago pelaoperadora);4-Glosas quando a radiografia inicial ou final apresentar qual-quer problema técnico na reprodução da imagem;5-Alguns planos odontológicos não pagam pela consulta;6-Não pagam pelo procedimento de raspagem gengival emcrianças de até 12 anos;7-Tabelas com valores aviltantes;8- Fusão de novo planos a uma única rede, Rede UNNA.

*Glosas são procedimentos feitos pelo profissional e não pagos pela operadora.

Em reunião realizada na sede do SINDCD-AM profissionais dizem “NÃO” a prática abusiva dos planos odontológicos

Aplicação da CBHPO-AM(Classificação Brasileira Hie-rarquizada de ProcedimentosOdontológicos) com índice0,85.saiba mais: www.cbhpo.com.br

OBJETIVO DA CATEGORIA:

Page 2: Informativo SINDCD-AM

De olho nas ações...De olho nas ações...

O SINDCD-AM esteve na As-sembleia Legislativa doAmazo-nas e na Câmara Municipal deManaus em busca de apoiojunto aos parlamentares envol-vidos com as causas da saúdepública no Amazonas.Na Aleam o espaço foi conquis-tado por meio da DeputadaConceição Sampaio, integranteda Comissão de Saúde da casae também por meio do Depu-tado Marcos Rotta, vice-presi-dente da Ale e presidente daComissão de Diretios do Con-sumidor.Já na CMM o sindicato tevetotal apoio dos vereadores Mar-cel Alexandre e Lúcia Antony. Apartir de agora o Cirurgiã-Den-tista tem espaço garantido naALE e na CMM.

O artigo 40, § 4 da ConstituiçãoFederal estabelece o direito àAposentadoria Especial ao ser-vidor público que mantenha ati-vidade insalubre por 25 anos,situação na qual esta incluso oCirurgião-Dentista. Visando ocumprimento da Lei, o Sindicatoimpetrou Mandado de Injuçãopara requer o direito dos CD’sdo Amazonas ao benefício.

* Em Iranduba fomos recebidospelo Presidente da Câmara Mu-nicipal que se comprometeu emajustar o Edital do ConcursoPúblico, reduzindo a carga ho-rária dos CD`s para 20h sema-nais como estabelece a Lei3.999 de 15 de dezembro de1961.

Tribuna PopularTribuna Popular

No dia 28 de março o vereadorMarcel Alexandre abriu espaçopara que o SINDCD-AM colo-casse para os demais parla-mentares a real situação dosdentistas.Foram apresentados os proble-mas dos planos e principal-mente da SEMSA, comoPCCS, reajuste, pagamento deinsalubridade, subsídio ESF ,aparelho de RX das UBSF.

O Sistema Único de Saúde(SUS) foi tema de discussão naCâmara Municipal de Manaus.A Audiência Pública propostapela vereadora Lúcia Antony(PCdoB) levou para a casa odebate sobre o tema da Cam-panha da Fraternidade, desteano, da Igreja Católica: Frater-nidade e Saúde Pública.Autoridades de diversos seg-mentos da saúde estiverampresentes na audiência paraexpor a realidade da saúde pú-blica no Amazonas. Represen-tando a Odontologia estiverampresentes a Presidente emexercício do SINDCDAM Dra.Margareth Ishigaki e a Dra. Síl-via Passos, que levaram a co-nhecimento de todos a realsituação da odontologia noAmazonas.

Expediente Jornalista Responsável: Louise Simões - SRT/AM 602

Projeto Gráfico / Diagramação: Louise SimõesFotos: Louise Simões / Danielle Vasconcellos

Sindicato dos Cirurgiões-Dentistas do AmazonasAv Djalma Batista, 369, 1 andar, sala 06, ChapadaFone: 3081-2524 / 8124-3020contato: [email protected]

* Por meio da Assessoria Jurí-dica do Sindicato, os CD’s LuizCouto e Bernadete Tiba garan-tiram o direito de nomeação noconcurso de 2005 da SEMSA.

Espaços GarantidosEspaços Garantidos Audiência PúblicaAudiência Pública

ConcursosConcursos

Aposentadoria EspecialAposentadoria Especial

Camp. da FraternidadeCamp. da Fraternidade

Na CMM os vereadores LúciaAntony e Paulo De´Carli deba-teram os problemas da Odonto-logia no Amazonas. PlanosOdontológicos e SEMSA foramalvos da discussão para propormelhorias e soluções. Participa-ção massiva dos CD’s, que de-monstram compromisso com aprofissão.