informativo pp

6

Click here to load reader

Upload: jose-eustaquio-do-nascimento

Post on 22-Mar-2016

241 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

INFORMATIVO PP

TRANSCRIPT

Page 1: INFORMATIVO PP

PP APRESENTA NOVOS FILIADOS

O Partido Progressista de Passos vem se articulando para enfrentar o ano de 2012. Busca novos filia-dos e trava intenso debate interno sobre os rumos que a cidade deve tomar para voltar a crescer e se situar dentro dos dias atuais. Há um consenso sobre uma avaliação que Taquinho tem feito em quase todas

as reuniões do partido. A cidade hoje tem 110

mil habitantes, mas sua in-fraestrutura é para a época que tinha 60 mil pessoas. O argumento é fundamen-tado na realidade atual. Naquele tempo havia um Pronto Socorro, hoje, com 110 mil moradores, conti-nua com apenas um.

Em outros casos a cidade

até regrediu. Por exem-plo na oferta de campos de futebol à comunidade, naquela época tinha oito, hoje tem muito menos. A cidade já teve um dos mel-hores times profissional do Estado (O Esportivo). Até hoje não conseguiu levan-tar nenhum outro.

Além disso, nunca se viu tanta violência no mu-

nicípio. A inércia da prefeitura,

no entanto, continua, e não temos como mudar o quadro. Falta a instala-ção da Guarda Municipal, melhor iluminação das ruas, câmeras de monito-ramento e capina de lotes vagos. É esse debate que o leitor vai acompanhar.

O processo eleitoral está

fora disso e só vai ocorrer em junho de 2012, como determina a legislação. No dia 17 de novembro, no Espaço Absoluto, o PP apresentou a todo o partido, simpatizantes e partidos amigos seus no-vos filiados, com os quais pretende debater com a comunidade novos rumos para a nossa cidade.

Mais de 600 pessoas foram conhecer os novos filiados

Mesa diretora: Tia Cenira, Taquinho, Renato, Hélvio, Chaparral, João Resende e Leonardo MedeirosRenato Andrade apresenta Taquinho ao Partido Progressista

EDITORIAL

O PP VAI à DISPuTAHélvio Maia*

O Partido Progressista em Passos está mobilizado. Se prepara para em 2012 dis-putar as eleições municipais com chapa completa com prefeito e vereadores. A dis-puta eleitoral é da natureza dos partidos.

Mas no PP a discussão tem outro contorno que se soma a expectativa natural da vida dos partidos políti-cos. Aqui a observação mais séria é a que diz respeito à situação da nossa cidade. São os problemas e as ne-cessidades mais urgentes de nossa comunidade que nor-teiam as decisões que são tomadas sempre em con-junto.

Queremos construir a ci-dade nova, dinâmica, com crescimento planejado. E para isto é necessário ter o-lhos críticos. Mas não é ne-cessário que tenhamos que centrar críticas em pessoas que, por ocasião, ocupem ou ocuparam cargos públi-cos importantes, quer como vereador ou prefeito.

É claro que o cidadão tem o direito de exigir um serviço de saúde de qualidade, la-zer, esporte, educação, mais empregos, mais atividades para gerar renda, crescer

o comércio. Afinal, a vida dele evolui a partir daí, mas ao PP compete mais do que a crítica. Compete propor soluções.

Na verdade nossa ci-dade está estagnada não é de hoje. Temos ouvido o Taquinho afirmar que Pas-sos parou no tempo. Desde quando a cidade tinha em torno de 60 mil habitantes, que a infraestrutura é a mes-ma no que tange a área de saúde, por exemplo, quan-do tínhamos um Pronto So-corro apenas e isto continua sendo assim. Ou seja, hoje quando o município tem 110 mil habitantes continua tendo apenas um Pronto So-corro.

E quando a prefeitura constrói outros equipamen-tos não há recursos huma-nos (médicos) para colocá-los a serviço do povo.

Em outras situações houve regressão. Há algum tempo atrás havia muito mais cam-pos de futebol espalhados pela cidade do que hoje, quando dá para contar nos dedos de uma mão a quan-tidade deles que existem.

Num olhar panorâmi-co Passos cresce vegeta-tivamente, sua atividade

econômica se alicerça ain-da na agropecuária, com apoio razoável em outros setores como a confecção e moveleiros. Mas essas ativi-dades surgem por geração espontânea e quase nunca contam com a ajuda do poder público e só não mor-rem de inanição pela força dos empreendedores que a cidade tem e são muitos.

O PP quer aprofundar essa discussão internamente e com a comunidade. É esse o propósito do lançamento desse informativo. Levar ao conhecimento dos cidadãos quem é o PP, quem dele faz parte e como ele vê o pleito que se aproxima.

É claro que não há candi-daturas postas. Evidente que nomes são colocados, tanto para o Executivo como do Legislativo. Essas definições só ocorrerão mesmo em junho de 2012. Enquanto isso fazemos um convite à nossa comunidade para engajar nesse processo de discussão que almeja uma única coisa: o bem de nossa cidade. E, com este propósi-to, o PP vai à disputa.

*Hélvio Maia, ex-vereador, é presidente do PP

EXPEDIENTE

É 11 NA CAbEçA!No dia 11 de novem-

bro, às 11:11h, o PP reu-niu seus miltantes na Praça Monsenhor Messias e fez uma comemoração, com a adesão de novos filiados, soltando uma bateria de fogos de artifícios e balões. Era uma comemoração pela coincidência com o número do partido (11) e uma data que só voltará a acontecer daqui 825 anos.

SEGuRANçA IA vereadora Tia Ce-

nira (PR) teve a iniciativa de propor a formação da Comissão de Segurança Pública do Município. Como representante da comunidade, Taquinho acabou assumindo a vice-presidência. Propôs a cria-ção da Guarda Municipal, instalação de câmeras de monitoramentos (portas de escolas, áreas adjacentes a bairros e centro, melhor iluminação, capina de ter-renos baldios). Nada disso foi feito. E a criminalidade aumentando a cada dia.

SEGuRANçA IIPara Taquinho essas são

medidas emergenciais, que precisam ser tomadas urgentemente. Por outro lado, é importante que out-ras medidas acompanhem, como uma que permitisse o funcionamento adequa-do das quadras esportivas, criação de mais campos de futebol e de projetos culturais, de teatro e músi-

ca, como a Crediacip faz, para tirar os jovens das ruas. Nem isso, nem medi-das emergenciais. Só mu-dando tudo para que esta triste realidade também mude.

HAbITAçÃOO subsecretário de

Política Urbana, Renato Andrade, em parceria com Tia Cenira, e demais vereadores, agiu no sentido de permitir que moradores da Cohab pudessem ter acesso às escrituras defi-niitivas de suas moradias, há muito tempo quitadas. Representantes da Cohab vieram até Passos e par-ticiparam de uma reunião muito concorrida. Depois o governador Antonio A-nastasia, em 19 de agosto fez a entrega simbólica das escrituras.

PP MObILIZAO Partido Progressista

fez uma reunião histórica dia (17/11) no Espaço Absoluto. Mais de 600 pessoas participaram. A mesa diretora foi formada pelo presidente do partido Hélvio Maia, Subsecretário de Politíca Urbana, Re-nato Andrade, Presidente da Câmara de Passos, Tia Cenira, José Eustáquio do Nascimento, Taquinho; vereadores João Resende e Chaparral e o presiden-te da Casmil e Sinrural, Leonardo Medeiros. A re-percussão da reunião foi intensa na cidade.

NOTAS

Informativo PP: Produzido pela assessoria de comunicação do Partido Progressista, seção Pas-sos. Rua Cruzeiro do Sul, 39. Jd Panorama - CEP:37.904-102.

Jornalista Responsável: Adriana Dias - MTb: 025230. Impressão: Empresa Jornalística Santa Marta, Rua Dois Novembro, 200 - Passos - MGTiragem: 6.000 exemplares.

Page 2: INFORMATIVO PP

RENATO ANDRADE É ESPERANçA CONCRETA DE REPRESENTATIVIDADE POLíTICA FEDERALO vereador licenciado e a-

tual subsecretário de Polítíca Urbana pode vir a assumir uma cadeira na Câmara Federal. As razões para isso são as eleições de 2012, que podem levar deputados a se transformarem em prefeitos de sua cidade de origem e também a reforma ministerial prometida pela presidente Dilma Roussef já há algum tempo. Quando questiona-do sobre isto, ele analisa a situação com tranquilidade. “Minha missão é ser depu-tado federal, quero repre-sentar bem Passos e região na Câmara dos deputados”, explica. Enquanto isso “tento cumprir da melhor maneira possível a delegação que o governador Antonio Anasta-sia me confiou com o cargo de subsecretário de Política Urbana”.

Renato Andrade como é conhecido em toda a região, foi eleito pela primeira vez como vereador, na legis-latura 2005/2008, com 2.219 votos, sendo o segun-do mais votado na cidade naquele pleito. Foi reeleito nas eleições seguintes para a legislatura 2009/2012 com 1.428 votos, sendo o mais votado da sua coligação.

Durante o seu primeiro mandato se destacou pela defesa da ética, da coerência e da união em prol do povo de Passos. Foi o vereador res-ponsável por 25% de todas as leis aprovadas na Câmara Municipal de Passos no perío-do 2005/2008. No segundo mandato, Renato fez parte da Comissão de Constituição e Legislação da Câmara Mu-nicipal de Passos, bem como da Comissão de Educação,

onde atuou como membro e como relator.

Dentre seus projetos aprovados e recebidos como vitórias para a população es-tão: a aprovação do passe livre de ônibus para pes-soas com idade acima de 60 anos; várias ações para o setor rural e a grande luta pela aceleração nas obras da MG-050 em nossa região com a inclusão do trevo da Avenida Arlindo Figueiredo.

Renato Andrade foi can-didato a Deputado Federal pelo Partido Progressista-PP, com o apoio de seus amigos e pessoas que acreditavam em seu potencial. Sem mui-tos recursos, mas com muita vontade de vencer e resgatar a representatividade política para Passos, obteve nas urnas 58.443 votos pela coligação, PP / PR / PPS / DEM / PSDB, com o número 1100.

Depois da eleição foi con-vidado pelo Governador de Minas Gerais Antonio Anas-tasia para assumir uma sub-secretaria.

Renato Andrade conquis-tou com sua simplicidade, humildade e carisma a con-fiança de diversas lideranças políticas, como o senador e ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, o atual Vice-Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, o Chefe da Casa Civil Danilo de Castro, e também do go-vernador Antonio Anastasia, dentre muitos outros.

Renato Andrade se licen-ciou da Câmara Municipal de Passos e assumiu a sub-secretaria de Política Urbana, onde tem feito muito por Minas Gerais, com especial atenção à região.

São várias as ações como subsecretário, entre elas:• Conquista de cinco veículos zero quilômetros para Passos e região.• Mutirão de entrega de escrituras para os mutuários da COHAB em Passos e na

região, os proprietários já haviam quitado suas casas e ainda não tinham a escritura.• Trouxe a Passos uma equipe do BDMG que veio apresentar linhas de crédito rá-

pidas e mais baratas para empresários.• Módulos sanitários para famílias carentes do interior de Minas.• Pedido para que Passos receba o Centro de Apoio da Marinha.• Apoio para que projetos de revitalização do Lago de Furnas sejam selecionados

para pleitear recursos do PAC 2.

AçÕES COMO SubSECRETÁRIO

QuEM É RENATO ANDRADE

Renato Barbosa de Andrade, nasceu em 12/03/1971. É filho de Jonnes Andrade e de Wolnilza Barbosa Andrade, ambos já falecidos. É casado com Cláudia Lílian de Carva-lho Andrade, com quem tem os filhos Marcelo e André. É irmão de Renan e Rejane.

Renato participou ati-vamente de todos os três mandatos de seu pai, o sau-doso líder ruralista Jonnes Andrade, à frente do Sindi-cato dos Produtores Rurais de Passos.

Com certeza essa partici-pação fez despertar a sua vocação política e a vontade de trabalhar pelo próximo. Foi o criador das Olimpíadas Rurais, quando houve a pos-sibilidade de integração das comunidades rurais de nossa cidade, sendo que o sucesso foi tanto que neste ano será-realizadas, 49ª EXPASS, a 14ª edição do evento.Renato Andrade pode ser Deputado Federal em 2012

RENATO LIDEROu MOVIMENTO PELA ACELERAçÃO DAS ObRAS DA MG-050Uma idéia nascida do

vereador Renato Andrade materializou-se no dia 1º de dezembro de 2009, na insa-tisfação da comunidade pas-sense para com a situação da rodovia MG 050. Uma grande manifestação com o aval da Câmara Municipal paralisou o trânsito na rodo-via no meio da tarde, bus-cando chamar a atenção, sobretudo, do governo do Es-tado para a necessidade de antecipação do cronograma das obras de melhorias na estrada. Foi um dia históri-co. A Concessionária Nas-centes das Gerais tentou, (30/11/2009) impedir que a manifestação fosse reali-zada na rodovia impetrando uma liminar contra o organizador

da manifestação, o vereador Renato Andrade, porém o juíz que analisou o pedido au-torizou a manifestação com

DEPOIS DA MObILIZAçÃO NASCENTES DAS GERAIS IMPLANTOu TERCEIRAS FAIXAS E ACELEROu ObRAS NA MG - 050

Hoje Renato Andrade é Subsecretário de Política Ur-bana. Ele afirma que o go-verno do Estado “tem olhado com outros olhos paras as reivindicações, inclusive in-crementando investimen-tos na região”, citando que houve adiantamento de cro-nograma para a construção de terceiras faixas e a inicia-tiva do governo em analisar projeto novo para o trevo da Avenida Arlindo Figueiredo.

“Isto é resultado da luta, de toda a região, para que o governo desse mais atenção

ao que se reivindicava na época”.

Renato destaca que sua presença no Executivo tam-bém é um fator que pro-move mais agiliadade nas obras que estão sendo feitas na MG - 050, na região de Passos. “Cumpro o papel de ser o elo entre nossos interes-ses e o governo, mostrando a importância estratégica do Sudoeste, sua densidade populacional e a grande ca-pacidade de sua economia e, graças a Deus, temos sido ouvidos”, informa.

ressalva para tráfego livre para ambulâncias, viaturas e ônibus de passageiros.

QuEIXAS

As queixas eram contra a cobrança de pedágio sem a contrapartida adequada da concessionária Nascentes das

Gerais. Falta de terceira faixa nos trechos de maior risco; falta de unidades de resgate ao longo da rodovia. Além disso, o trevo de acesso da avenida Arlindo Figueiredo continua em situação de pre-cariedade.

A MANIFESTAçÃONa manifestação daquele

dia 01 de dezembro de 2009, o trânsito foi paralisado du-rante 30 minutos nos dois sen-tidos, a partir do trevo da ave-nida Arlindo Figueiredo. Um panfleto foi distribuído aos motoristas explicando os mo-tivos do movimento. Segundo a Polícia Rodoviária estadual, a paralisação gerou um con-gestionamento de cerca de 4 km dos dois lados, parando cerca de 500 veículos.

Depois da manifestação as obras ganharam pulso

Lideranças da região apoiaram movimento, à época

Page 3: INFORMATIVO PP

O subsecretário de Política Urbana, Renato Andrade tem como uma de suas metas o término do trecho de asfalto da BR 146 entre Passos e Bom Jesus da Penha.

Visando esta iniciativa do governo federal, o subsecre-tário tem mantido reuniões e colocado em pauta esta obra que tanto vai ajudar o

tráfego do Sul de Minas a São Paulo.

Algumas reuniões já foram realizadas entre Andrade e o Superintendente do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito), Sebastião Donizete de Souza e também com o Ministro dos Transportes, Paulo Ser-gio Oliveira Passos.

bR 146 ESTÁ NAS PAuTAS DO SubSECRETÁRIO

TREVO DA ARLINDO FIGuEIREDO PODE VIRAR ObRA DE VIADuTO

No dia em que completam dois anos do movimento que paralisou parcialmente a MG-050 pedindo pela construção de um trevo na entrada da rodovia com a Avenida Arlindo Figueiredo, em Passos, o autor da mani-festação, o subsecretário de Política Urbana, Renato An-drade (PP), afirma que está em negociação com o se-cretário de Transportes e O-bras Públicas, Carlos Melles, para que o trevo possa ser em forma de viaduto.

De acordo com Andrade, que esteve em reunião com Melles, o projeto do trevo da Arlindo Figueiredo com

a MG-050 já está pronto. “Conversando com Melles vimos a necessidade de agi-lizar junto à Concessionária Nascentes das Gerais o pedido para que o entron-camento já seja feito em for-ma de viaduto e ainda que se faça uma alça de entrada para a Rua São Francisco, um pedido do presidente do Conselho Curador da Fesp (Fundação de Ensino Supe-rior de Passos), o também subsecretário de Ciência e Tecnologia, Fábio Kallas”, disse.

Esta é uma luta antiga de Andrade, e há dois anos, quando ainda era vereador

conseguiu a promessa do então governador Aécio Neves de que incluiria o trevo na PPP (Parceria Pú-blico-Privada) da MG-050. “O compromisso do Aécio foi tão sério que o governo liberou R$ 80 milhões para antecipar as terceiras faixas e a concessionária ante-cipou de 2014 para abril de 2012 as obras. Isso tudo é graças ao empenho de pes-soas que realmente pensam em Passos como cidade pólo e que vêem a região como um forte ponto de integração dos estados de Minas e São Paulo”, salienta Andrade.

Ligação de Renato Andrade com Anastasia aceleram obras da MG - 050

TAQuINHO JÁ É FILIADO AO PARTIDO PROGRESSISTADesde 16 de maio deste

ano que o empresário e presidente da Crediacip José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, é filiado ao Partido Progressista de Passos. Ele assinou a ficha no Plenarinho da Câmara Municipal de Pas-sos, com outros 40 novos fili-ados.

Renato Andrade, subsecre-tário de Política Urbana de Minas, Ademir José da Silva e o deputado estadual, Cássio Soares, que na época era do PRTB (hoje ele está no PSD), também estiveram presen-tes à reunião presidida por Hélvio Maia, presidente do PP em Passos.

“O PP é um partido bom para se trabalhar. O trata-mento é igual para todos, não há privilégio para ninguém. O partido sempre trabalha em grupo”, disse Hélvio Maia ao dar boas vindas aos novos filiados.

Ao saudar o presidente da

Crediacip, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, o presidente do PP lembrou que ele já fora do PP e foi direto: “O PP vai ter candidatura própria, vamos discutir isso na hora certa. Aqui mesmo temos alguns bons nomes para isso, como é o caso de Renato Andrade, Ademir e Ta-quinho”, afirmou, ressalvan-do que antes será obedecido o rito legal, com a realização da convenção partidária.

“O primeiro passo está sen-do dado agora com as filia-ções”, disse, destacando que a escolha só vai ocorrer em junho de 2012, como “deter-mina a legislação eleitoral”.

Ao falar em seguida, Ta-quinho agradeceu a pre-sença do deputado estadual Cássio Soares e de Renato Andrade. “Quero agradecer a presença, e vou falar com a boca cheia, orgulhosamente, do nosso deputado, de Pas-sos e região, Cássio Soares e

de Renato Andrade um com-panheiro de primeira hora”.

Ao anunciar sua decisão de filiar ao PP, disse “que nessa noite nasce uma boa semente para Passos, surge um parti-do com nomes fortes, capaz de propor soluções para os problemas de nossa comuni-dade.”

Taquinho defendeu que a cidade precisa tomar outro rumo e que já “deveria ter havido aqui um choque de gestão, além de ter colocado fim a mordomias, como as tais assessorias especiais”, afirmou, esclarecendo que esta era uma opinião de ci-dadão e que a hora de dis-cutir candidaturas “será em junho de 2012”, mas que o partido precisa pensar sem-pre a cidade, o Estado e o País.

“Isto é uma obrigação. É para isso que servem os partidos”, enfatizou. O em-presário avalia que a cidade

tem recursos, o que “falta é visão administrativa, de pensar onde devem ser apli-cados os recursos, dando prioridades, por exemplo à saúde, com a construção de pelo menos mais três UPA’s, uma na região da Penha/Co-imbra e outra na região do Nossa Senhora Aparecida/MG 050 e outra na Avenida

da Moda”, defende. Além disso, o mais novo

membro do PP informou que vai trabalhar para fazer uma aliança forte, com partidos como “os que estão aqui”, mencionando o PRTB (hoje PSD), de Cássio Soares e o PR, presidido por Wanilton Chagas, PTN, PRB, entre out-ros.

CÁSSIO SOARES: “PASSOS PRECISA ESTAR EM bOAS MÃOS” O deputado estadual Cás-

sio Soares diz que é de par-tido. “Eu sou uma pessoa de partido, que acredita na política e não poderia dei-xar de vir dar um abraço no nosso amigo, José Eustaquio Nascimento, o Taquinho, di-ante da filiação e dos objeti-vos políticos e partidários que ele expôs na noite de hoje. Estendo esse abraço às ou-tras lideranças que hoje assi-nam a ficha partidária. Estão de parabéns.” Cássio frisou que Taquinho “é uma pes-soa de extrema capacidade gerencial e a classe política

ganha muito com a sua filia-ção ao PP”.

O deputado também avaliou cenários de possíveis alianças políticas no futuro. “Não vejo dificuldades (em fazer aliança), mas ressaltou que “nós temos uma série de partidos que nos acom-panham desde a nossa cam-panha eleitoral”. Teremos muitos diálogos para con-vergir para o objetivo que é o bem de Passos”. Ele avalia que o importante “é levar Pas-sos a boas mãos” na eleição de 2012.

O presidente do PR

Wanilton Chagas, que par-ticipou da reunião, disse que o PP está certo em começar a discussão sobre os problemas da cidade. Chagas elogiou o fato de o PP ter conseguido a filiação de Taquinho ao parti-do. “O Taquinho foi convida-do por várias legendas, como o PR e o PTB, e agora fez sua opção”. O presidente do PR avalia que Taquinho é ar-rojado e “um grande admi-nistrador. Onde ele coloca as mãos as coisas dão certo”. Quem também participou da reunião foi o vereador João Resende.

Taquinho assina filiação ao PP

Cássio Soares participou da reunião de filiação do PP

Page 4: INFORMATIVO PP

QuEM É TAQuINHOA INFÂNCIA E JuVENTuDE Foto 1

José Eustáquio do Nasci-mento, o Taquinho, filho de Arlindo Fagundes Nascimento (in memorian) e de Terezin-ha Maria Tame (82 anos). Família humilde, de sete ir-mãos (três homens e quatro mulheres). Desde pequeno Taquinho buscou no trabalho o sustento para si e para aju-

O EMPRESÁRIO DE SuCESSOAdministrou oito casas

noturnas ao mesmo tempo em Passos e Guaxupé, entre elas a EQUUS CLUBE; KUKA FRESCA, KUKA 2, HARD DAYS NIGHT: estes são ape-nas alguns nomes de casas noturnas que Taquinho cri-

O ESPORTISTA E O ESPORTIVO Foto 2

Taquinho começou sua car-reira de dirigente esportivo fazendo parte da diretoria do Oriente. Tornou-se dirigente da LPD (Liga Passense de Des-portos). Em 1984, chegou ao Esportivo. Em 1985 o

time sagrou-se campeão da Segunda Divisão. Em 1992 Taquinho entregou o clube a outros dirigentes, sem dívida e sem bingos. Os bingos foram realizados em outras direto-rias, com as quais Taquinho

nada tem a ver. Em 1998, Taquinho formou o Passos Futebol Clube, que se sagrou também campeão da Divisão de Acesso. “Não morro sem que Passos tenha futebol pro-fissional de novo. Tenho fé!”

O POLíTICO E A NOVA SEDE DA CÂMARA Foto 3

Eleito vereador em 1996, Taquinho assumiu a presidên-cia da Câmara Municipal em 1999. Consolidou uma re-lação institucional com fortes lideranças do País, como é o caso do vice-presidente José Alencar, então senador. Tra-balhou com afinco para viabi-

lizar o projeto de construção da Câmara Municipal e para concretizar a independên-cia do Legislativo do Execu-tivo. Em 13 meses, ergueu o prédio atual da câmara. Em 08/12/2000 entregou o prédio para a comunidade. O local hoje é últil para co-

lação de grau, eventos cívi-cos e políticos, além de abri-gar gabinetes de todos os vereadores, Biblioteca Virtual e Procon Legislativo. “Enten-demos que pronunciamentos marcam momentos, mas uma obra marca gerações”, disse Taquinho na inauguração.

CREDIACIP, uMA DAS MAIORES DE MINAS Foto 4

Há 10 anos, Taquinho as-sumiu a direção da Credi-acip. A instituição estava no nega-tivo em cerca de R$700 mil. Mostrando toda sua capaci-dade de gestão ad-ministrativa Taquinho tirou a cooperativa do vermelho e a transformou numa potência.

dar em casa. Vendia picolé no Estádio dos Eucaliptos (hoje Starling Soares) e o resulta-do obtido era entregue para Dona Terezinha.

Depois foi trabalhar na Francana, sorveteria tradicio-nal da cidade. Empreendeu. Adquiriu um bar próximo ao Estadual. Empreendeu outra

A Crediacip desenvolveu um programa de responsabi-lidade social que contribui para a sustentação de sete creches, entidades filantrópi-cas, como as cantinas Dona Bernadete e Padre Léo, Casa de Triagem da Fazendinha (Sagrada Família), distri-

buição de uniformes para equipes esportivas, patrocínio do CARAM (evitando que o Clube fosse a leilão), ativi-dades culturais, como o Pro-jeto de teatro nas escolas, Fazendo e Acontecendo, e musical, como a Orquestra de Vidros e Flautas.

vez. Adquiriu a Lanchonete Chacrete. Era o alicerce para se transformar no empresário de sucesso. Empreendeu de novo. Tornou-se (há 30 anos) produtor rural, sempre ligado a Casmil. Em 1975 Taquinho constituiu família. Hoje é pai e avô. E se orgulha dos filhos e netos que tem.

ou, que propiciaram a real-ização de grandes eventos, como os musicais Viva Holly-wod (1984), direção do sau-doso Gustavo José Lemos, e Luma de Oliveira no auge de sua carreira em Passos, em 1985.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

RENATO ANDRADE: “O PP SE FORTELECE PARA AS ELEIçÕES DE 2012”

Renato Andrade (PP), disse que “hoje o PP se fortalece com esses novos nomes e passa ter nomes bons para disputa da prefeitura e câma-ra de vereadores”. Entre esses nomes está o de Taquinho. “O Taquinho é leal, arrojado e onde ele coloca a mão o resultado é sempre positivo”.

HÉLVIO MAIA: “HISTóRIA DEMONSTRA QuE TAQuINHO É REALIZADOR”

Na apresentação que fez de José Eustáquio do Nascimen-to, o Taquinho, o presidente do PP, Hélvio Maia, lembrou a trajetória que ele teve como esportista, vereador e admin-istrador de empresa.

Hélvio disse que quando a cidade precisou de um homem para fazer um time de futebol, “Taquinho dirigiu o Esportivo e permitiu aos torcedores passenses ver os melhores jogos e conquistas do nosso futebol”. Na hora que a cidade necessitou de alguém “para fazer um novo prédio para a Câmara, ele sonhou, almejou e realizou a construção da nova sede do Legislativo, tirando-a do local acanhado em que fi-cava na sede na prefeitura”, disse. “Hoje, quando vemos o uso que faz das instalações da câmara escolas e órgãos

públicos, chegamos a admitir que o prédio já está peque-

no”, avaliou. Em outro momento de sua

fala, Hélvio lembrou o traba-lho que Taquinho faz frente a Crediacip. “Ele pegou a coo-perativa praticamente falida e a transformou na potência que é hoje”, ressaltou. “Na hora que todas as outras ins-tituições financeiras viraram as costas para a CASMIL, que oferece centenas de em-pregos, Taquinho, através da Crediacip, abriu as portas, acreditou, e hoje a CASMIL volta a ser a grande empresa de antes”.

Finalmente, o presidente do Partido Progressista, lembrou que recentemente foi a de-cisão do Taquinho em apoiar o CARAM que evitou que o clube fosse levado a leilão. “A decisão do Taquinho evi-tou que as crianças que par-ticipam da escolinha e os que usam o local para a prática do esporte ficassem sem o campo de futebol tradicional da cidade”.

“O PP precisa disso. De gente compromissada com realizações e, que provam pelo seu currículo, que são de fato empreendedoras, capazes e realizadoras e isso a história de Taquinho demonstra que ele é”, fina-lizou Hélvio. O presidente do PP Passos ressaltou que por isso o partido tinha o que comemorar com a filiação dele. “Não se trata nem de postulação de candidatura a qualquer cargo, porque para isso tem a hora certa, junho de 2012, mas de mostrar o quanto o PP de Passos se for-talece com a fili-ação de Ta-quinho”.

Renato Andrade esclareceu que não postula ser candida-to a prefeito. “Eu não postulo dentro do PP a candidatura de prefeito, tenho planos de continuar ajudando a cidade como deputado federal. Por enquanto “faço isso como subsecretário de Política Ur-bana, em BH”.

O novo filiado ao PP, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, diz que o momento certo para falar em candida-tura será em junho de 2012. “Gosto de desafios, mas não decido sozinho. Sou do par-tido e estou satisfeito com a acolhida que tive. Por isso pronto para ajudar no que quiserem de mim”, disse.

Ao analisar sua situação como presidente da Cre-diacip e como se-ria conciliar uma gestão municipal, ele faz, de novo, a ressalva, de que não há nada oficial. “Meu nome nem é ainda colocado como postulante oficial à disputa do cargo de prefeito”, mas acredita que é possível ad-ministrar mais de uma insti-tuição. Cita o caso de Carlos Melles, que “é deputado fe-deral, foi ministro, agora é se-

cretário de Estado e também preside a Cooparaiso”.

Assim se, por hipótese, ele tivesse que administrar Passos e a Crediacip, “te-nho certeza que conseguiria, mesmo porque sempre tra-taria os assuntos da Credi-acip com o mesmo zêlo e atenção de hoje, porque sou responsável com as obriga-

ções que assumo”, destaca.

Hoje Taquinho é presidente da Crediacip, partici-

pa ativamente da diretoria do Sinrural e atua com forte presença no Conselho de Ad-ministração da Casmil, e é do conselho fiscal da ACIP. “Sou convicto de que o homem pode trabalhar em várias frentes. O que não pode é descuidar de nenhuma delas e esse cuida-do, quem me conhece, sabe que tenho”, finaliza.

TAQuINHO: “O HOMEM PODE TRAbALHAR EM VÁRIAS FRENTES”

“Sou responsável com as obrigações que

assumo”

Hélvio Maia apresenta Taquinho e novos filiados

Vice Governador Alberto Pinto Coelho recebe Taquinho e Renato e vê com bons olhos candidaturas do PP em Passos

O Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, Renato An-drade e Superintendente do Dnit Sebastião Donizete de Souza

GALERIA

Page 5: INFORMATIVO PP

PP AMPLIA QuADROS DE FILIADOS E SE PREPARA PARA AS ELEIçÕES DE 2012

O Partido Progressista de Passos está se preparando para enfrentar as eleições de 2012. Isto quer dizer ter um quadro de filiados ca-pazes, representativos da comunidade, nos seus di-versos se-gmentos, prontos para participar do processo sucessório, seja até como candidatos, o que só será definido em junho, seja le-vantando temas e propondo saida para o marasmo em que hoje se encontra nossa cidade.

Hoje o PP tem mais de 400 filiados. Nomes como de Hélvio Maia, Ademir José da Silva, José Eustáquio do Nascimento, o Taquinho, Re-nato Andrade, João Resende e Nivaldo Chaparral, deixam claro o quanto o partido é qualificado para trabalhar pelo progresso de nossa ci-dade. Durante todo o ano de 2011 foram realizadas reu-niões, quando os mili-tantes se inteiravam e dis-cutiam os caminhos a serem seguidos. Essas discussões resultaram em propostas de-batidas internamente e que, nesse informativo, é levado ao conhecimento público.

A iniciativa visa informar a sociedade dos passos que o partido vem dando ao se pre-parar para o pleito munici-pal de 2012, aguardando o momento certo para discutir nomes para a disputa tanto ao cargo de vereadores, como de prefeito e vice, que acontecerá em junho. Acom-panhe algumas opi-niões, a seguir.

Alex Sandro Maurício de Moraes, filiado há 3 meses, casado, duas filhas, Isa-dora Ketory, 11 anos, Ana Clara, 1 ano e 6 meses. Mora no Novo Mundo. Comerciante, defende que a cidade precisa de um pro-grama que cuide da segu-rança pública. Avalia que a cidade precisa ter câmeras de monitoramento, guarda municipal, escola de tempo integral e programas de atividades voltado para os jovens. “Precisamos tirar a juventude das ruas e para isso o poder público pre-cisa oferecer oportunidades para que pratiquem espor-tes, desenvolvam ações cul-turais e se sintam dentro do contexto social”, afirma.

Alex Sandro tem preo-cupação com as questões socias. Ajuda com doações entidades filantrópicas, como creches. “A socie-dade precisa socorrer quem passa por dificuldades e apoiar quem busca a rein-tegração social. Nossa ob-rigação como pessoas é contribuir para um mundo melhor”, acredita.

Donizete Alves de Olivei-ra, filiou-se ao PP em 2011, casado, dois filhos: Ana Paula, 28 anos, Lívia, 21 anos. Mora no Jd. Con-tinental. Trabalha há 35 anos no INSS. Já foi chefe da agência de Passos, ago-ra trabalha no setor de perícias médicas. Participa do Terço dos Homens, o Pão da Vida na Igreja Santa Rita. Foi ministro da euca-ristia na Igreja Nossa Sen-hora das Graças.

Donizete avalia que um trabalho feito junto com os Conselhos Municipais te-ria uma importância muito grande, porque eles con-centram toda a discussão em torno dos problemas da comunidade.

“Mas vejo também que a nossa cidade carece de uma política mais efetiva para a questão de segu-rança, que precisa ser en-frentada com a implanta-ção da Guarda Municipal, melhor iluminação de ruas, maior efetivo policial e pro-gramas de atividades de lazer, esporte e cultura para os jovens”, enfatiza.

Gilson Aparecido dos Reis (Breu), no PP a partir deste ano de 2011, casado, três filhos, Guilherme, 20, May-ki, 19, e Lorrayne 17 anos. Mora no Bairro Penha. Tra-balha como Consultor de Vendas na SKY. Participa e ajuda no Terço dos Homens, atua na Associação ARCAS, em times de futebol e con-segue cestas básicas para pessoas carentes.

O cidadão Breu vê a ci-dade com deficiência na área de segurança e saúde. “Estas duas áreas são muito precárias e é necessário que algo seja feito com urgência para mudar o quadro de caos em que se encontram”, afirma. Mas é preciso ações em outras direções também. “Apoiar mais o esporte para que as crianças sejam tiradas das ruas e apoio mais efetivo às creches por parte da ad-ministração municipal”, ava-lia.

Para Gilson (Breu) integrar o PP tem sido uma surpresa agradável. “A discussão in-terna é intensa e não vejo ninguém posando de dono do partido”, diz.

Isabel Aparecida Ribeiro, filiada desde Abril de 2011, divorciada, três filhas, Renise, 16 anos, Karina, 15 anos, Rafaela, 13 anos. Mora no Jd. Canadá. Trabalha na Rádio Passos como locutora e é também produtora ru-ral. Atualmente é presidente da CARPA (Central das As-sociações Rurais de Passos). Reúne-se uma vez ao mês para discutir e elaborar a pauta de reivindicações das associações rurais (9 no to-tal) .

Isabel defende “um cho-que de gestão mesmo!”. Ela avalia que “em Passos está tudo errado, precisamos da administração trabalhar per-to da sociedade.”, afirma.

Ele aponta, como pessoa ligada ao meios rurais e às mulhreres, que “é necessário elaborar políticas públicas que envolvam às mulheres na produção rural, como a industrialização de produtos do meio rural, além de in-fraestrutura que possibilitem a formação profissional dos filhos de produtores que têm ligação com a propriedade rural”, avalia.

Joseli Gomes Silva, no PP a partir deste ano, casada, três filhos: Gisele, 18 anos, Guilherme, 17 anos, e Ga-briela, 7 anos. Mora no Centro. Trabalha na Rádio Passos, como radialista.

É também missionária evangélica. Atualmente cursa Pedagogia. Sua ação social acontece na rádio Pas-sos, através de seu programa e como missionária evangé-lica.

Joseli, como cidadã, se preocupa com as áreas de saúde, segurança e educa-ção. “São pontos estratégi-cos, que merecem ser olha-dos como prioridades por qualquer administração mu-nicipal”, pondera.

Esses setores, administra-dos com eficiencia, garan-tem a tranquilidade para que “os cidadãos possam viver em harmonia e paz”, acredita. Para ela, o partido está fazendo muito bem os preparativos para a disputa das eleições de 2012.

José Vasconcelos Botrel Junior (Alemão), solteiro, três filhos: Davi, 15 anos, Ana Cecilia, 12 anos, Cás-sio, 10 anos. Mora no Jd. Mª Augusta. Trabalha como representante comercial. Alemão tem semrpe dis-posição para ajudar o pró-ximo. Dá sua contribuição à sociedade ajudando o GAPOP e o Hospital Regio-nal do Câncer.”Acho que os cidadãos podem ajudar, mas o importante é que houves-sem politícas públicas para que as instituições funcionas-sem dentro de infraestrutura capaz de oferecer um aten-dimento adequado à co-munidade”. Alemão é uma apaixonado pelo esporte. Por isso defende, como ci-dadão, que este segmento precisa de “mais sustenta-ção, com o Departamento de Esportes dando mais apoio aos jovens, principal-mente nos bairros, inclusive disponibilizando professores nas quadras”.

Marcos Geraldo Baldini, filiado no PP, casado, um filho,Augusto 8 anos.Mora na Rua Japão. Trabalha como Advogado e na prefei-tura como Assistente Social. Ajuda no Conselho Munici-pal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal Anti-Drogas. Atua também na área do esporte e assistência a entidades com crianças e adolescen-tes. Marcos Baldini é dos que acredita no combate ao trá-fico de drogas. Também na sua avaliação é preciso criar uma politíca que dê oportu-nidades aos jovens. “Hoje não temos esta oportuni-dade, falta espaço público para crianças e adolescen-tes desfrutarem de lazer e práticas esportivas”, afirma. Ele, como cidadão, vê como primordial “o estímulo à convivência familiar, através de um trabalho efetivo, de apoio aos pais na aproxi-mação com seus filhos”, de-fende.

Maria Aparecida Maia, fil-iou-se ao PP em 2011 .Mora no Carmelo. Participa da Associação Espirita Pai Ka-chambi, já esteve na direção da mesma, exercendo a fun-ção de 1ª tesoureira por 2 anos. Depois de se aposen-tar pretende trabalhar como voluntária em creches e cuidando de animais aban-donados.

Maria Aparecida avalia que o pior problema de Pas-sos hoje é a saúde. “Acho mesmo que é um problema do Brasil, está um caos”, afirma. Quem “não tem um bom plano de saúde espera meses por uma consulta, um exame, um diagnóstico, quando não morre antes”, afirma.

Trabalhar para mudar este quadro é uma obrigação dos partidos políticos. “Somos to-dos iguais perante a Consti-tuição e ter um bom serviço de saúde é um direito do cidadão e oferece-lo obriga-ção do Estado”, defende.

Patrícia Garcia Silva San-tos, filiou-se em 2011, casada. Mora no Bela Vista. Trabalha como comerciante na Floricultura 2 Irmãs. Aju-da as Associações Rurais, entidades carentes e tam-bém com trabalhos sociais. “Quem me procura pedindo ajuda, eu dou assistência”, diz.

Patricia avalia que a área da saúde é que atravessa mais dificuldades. “Precisa-mos de mais médicos no Pronto Socorro e de maior atenção nos PSF’s”, afirma. Para ela, a área de saúde precisa melhorar a oferta de equipamentos, mas acima de tudo, precisa disponibi-lizar mais pessoal para a-tender a demanda. “Não adianta ter infraestrutura se não tiver gente para atender quem precisa de consultas”, afirma. Patricia Garcia tam-bém defende que a oferta de remédios deve ser constante. “Não se pode deixar faltar remédios”, avalia.

Ricardo Piotto, no PP a par-tir deste ano de 2011, casa-do, três filhos, Maria Clara, 15 anos, Nivaldo Bento, 12 anos e Ricardo Gabriel, 11 anos. Mora no Bairro Nossa Senhora das Graças. Trab-alha como Radialista. For-mado em Teologia. Faz parte da equipe litúrgica da Matriz, voluntário no Educandário

e também no Carmelo com instalações de som e leitura, ajuda também o CAPP com mensalidade. Ricardo Piot-to, quer pela sua formação profissional ou quer pela re-ligiosa, tem uma preocupa-ção cidadã com os menores, jovens e crianças. Por isso defende ajuda aos menores e uma política de ressociali-

zação de menores infratores. “Claro que esta politíca pre-cisa propor atividades a estes menores, ao separá-los do convivio social, senão podem voltar ainda mais margina-lizados do que quando foram apreendidos”, afirma. O radi-alista tem acompanhado as reuniões do PP e acredita que este seja o caminho. “Esta é

a melhor forma, primeiro de estabelecer o diálogo entre nós e, para, depois, termos condição de dialogar com a comunidade”, analisa. Neste rumo, o PP vai ter todas “as condições de oferecer, no ano que vem, nomes preparados para disputar as eleições de vereador, prefeito e vice”, conclui.

Page 6: INFORMATIVO PP

Rodrigo Moraes Soares Maia, advogado, atua nas áreas do direito cível e eleito-ral, 35 anos, filiado ao PP desde maio de 2011. Repre-sentou a OAB na Comissão Municipal de Segurança Pública.

Para Rodrigo Maia, so-mente o investimento respon-sável e políticas contínuas em Educação e Cultura, são capazes de proporcionar a qualquer sociedade um de-senvolvimento real e susten-tável, com reflexos positivos diretos em outros índices so-ciais, como saúde, seguran-ça pública, assistência social, etc. A exemplo dos ideais defendidos por seu avô, Dr. Breno Soares Maia, Rodrigo acredita que a política e o exercício do cargo público devam ser pautados pela ética e honestidade, visando sempre o bem comum. “Atuo na política com este pensam-ento”, diz.

Romis Eugênio da Silva, no PP a partir deste ano de 2011, casado, uma filha, Rafaela, 12 anos. Mora na Vila Santa Terezinha. Traba-lha como técnico de radiolo-gia na Santa Casa de Passos. Já foi ministro da eucaristia na Capela São Francisco, participou também da equi-pe do Dizimo.

“Toda vez que alguém com necessidade me solicita uma ajuda, estou sempre pronto a cooperar”, afirma.

“Investir na educação, no esporte e lazer para que a nossas crianças e jovens possam ter alternativas que as livre do caminho das dro-gas”. Esta é a visão política que o cidadão Romis tem e para o qual gostaria de ver políticas sérias serem implan-tadas.

Além disso, acha que a cidade precisa de aparatos de seguranças que outras da região já têm.

Sebastião Domingos da Silva (Nenem da Manuela), entrou para o PP este ano, solteiro, dois filhos, Matheus, 17 e Miguel, 9 anos. Mora no Vila Rica. Proprietário da Imóveis Brasil e Produtor Ru-ral. Ajuda no HRC, APAE, Associações, entidades filan-trópicas.

Nenem da Manuela já foi vereador e trabalhou na pre-feitura ligado a secretaria de Agricultura, Pecuária e Abas-tecimento.

Para Nenem o maior pro-blema de Passos é a segu-rança pública. Ele defende que a cidade instale câmeras de monitoramento e que este monitoramento aconteça durante as 24 horas do dia. “Cidades menores do que Passos ja fazem isso”. Citan-do o caso de instalação de câmeras de monitoramento e guarda municipal, melhor iluminação das ruas e capina de lotes vagos.

Sergio de Oliveira Lopes (Rochinha), filiou-se em 2011, casado,dois filhos, Flávio, 19, e Higor, 18 anos. Mora no Canjeranus. Trabalha como vendedor autonômo. Formado em Administração. Ajuda na Igreja Nsa Sra Aparecida na “Pastoral da Acolhida”. Foi Presidente da Associação de Moradores do bairro. Aju-dava com cestas básicas e no futebol, treinando os me-ninos no campo do Oriente e na quadra Geovani Ribeiro Maia, que fica próxima a saída para a cidade de São João Batista do Gloria.

A principal preocupação dele é com os jovens que, nos dias de hoje, “tenderam muito para as drogas”. A saída para isto, na sua opi-nião, “é dar ocupação para esse jovens, chamando os para atividades esportivas e culturais, como músicas e teatros”, afirma.

Walysson Maciel Melo, no PP há 6 meses, solteiro, pai de um filho, Otávio Augusto, 2 anos e 5 meses. Mora no Bela Vista. Trabalha como Agente de Endemia. Ajuda na Associação UNIFÉ, arre-cadando alimentos e orga-nizando festas para as crian-ças.

Walysson é um critico da área de saúde em Passos. “Este serviço precisa melho-rar muito em nossa cidade, porque hoje vemos muita gente precisando e não têm o que necessitam”, informa.

Ele avalia que a contrata-ção de mais médicos e a “implantação de mais Uni-dades de Pronto Atendimen-to contribuiriam muito para mudar o quadro caótico de hoje”. Para ele a atenção à educação também deveria ser prioridade. Aula de tem-po integral e mais escolas in-fantis é algo que ainda falta em Passos.

GALERIA

benefícios para Passos e Região Pela segurança da comunidade Manifestação pelo dia 11/11/11 Ato apresenta novos filiados

CHAPARRAL TEVE ATuAçÃO DE DESTAQuE E PRESIDIu O LEGISLATIVO POR DOIS MANDATOS

Nivaldo Oliveira de Souza (Chaparral), atualmente é vereador pelo PP (Partido Pro-gressista). Exerce seu quarto mandato como vereador. Foi

presidente da Câmara Muni-cipal de Passos por dois man-datos de dois anos cada.

No período leis importantes foram aprovadas. Entre elas o repasse de recursos para obras de restauração da ca-pela centenária da Penha. Promoveu a doação de trans-formador de energia para o Hospital do Câncer. Chapar-ral aprovou a devolução do Frigorífico Municipal (Frigom) para o município. Aprovou reversão de propriedade de imóvel do conjunto Cohab IV, permitindo que os mutuários possam comercializar seus imóveis.

Aprovou a abertura de crédito adicional especial ao orçamento do exercício finan-

ceiro de 2010, destinado ao Município de Passos e a FAET – Fundação de Apoio á Edu-cação Tecnológica do Instituto Federal de Educação Ciência Tecnológica do Sul de Minas Gerais – Campus Muzam-binho.

-Criou o Conselho Munici-pal Antidrogas.

-Chaparral aprovou recur-sos para implantação do Ce-rest.

-Com as sobras do orça-mento a Câmara Municipal devolveu para a Prefeitura a quantia de R$ 110.000,00 (cento e dez mil reais), os quais foram destinados às en-tidades assistenciais de nossa cidade.

-Chaparral buscou, com

CAPS II RECEbE VEíCuLO ATRAVÉS DE TRAbALHO DO VEREADOR JOÃO RESENDE

O Vereador João Batista de Resende tem caracterizado o

seus pares, soluções de vários problemas, como reunião no IPSEMG para tratar de con-vênio médico hospitalar para servidores estaduais em Pas-sos, reunião junto ao governo do estado para discutir a crise da saúde em Passos e tam-bém a criação do batalhão do Corpo de Bombeiros Militar.

-Ampliou o site da câmara, dando maior transparência para o legislativo. Chaparral também ampliou a biblioteca virtual oferecendo acesso gra-tuito á internet aos estudantes carentes, adquirindo novos computadores, e sobre sua iniciativa mobilizou a região quanto à rodovia BR-146.

-A Lei N° 2.073 de sua autoria dispõe sobre a obri-

gatoriedade de instalações sanitárias e bebedouros, nos bancos comerciais e coope-rativas de crédito, destinados aos usuários de seus serviços.

-A Lei N° 2.702 dispõe so-bre o descarte de lâmpadas, pilhas e outros tipos de acu-muladores de energia, preo-cupando assim com o meio ambiente.

-A Lei N° 2.570 também é de sua autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias a colo-car à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas e máquinas de auto-atendimento em quantidade adequada, garantindo ao usuário que lhe seja prestado um serviço de qualidade.

seu mandato pela ação em benefício de importantes gru-pos sociais da nossa comuni-dade. Em razão de um pedi-do de João Resende ao Sub Secretário de Estado Renato Andrade foi aprovada a doa-ção de um veículo zero quilô-metro para o Caps II (Centro de Atenção Psicossocial). O veículo foi entregue no dia 21 de outubro de 2011. João Resende também entregou diretamente ao secretário de Estado Carlos Melles e ao Presidente da Concessionária Nascentes das Gerais, que é a gestora da Rodovia MG 050, Emerson Bittar, um re-querimento solicitando a ins-talação urgente de uma pas-sarela na ligação dos bairros

Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora das Graças.

Uma antiga reivindica-ção de nossa comunidade foi atendida pelo Vereador João Resende, quando ele enviou um requerimento ao executivo solicitando que seja regulamentada a lei que rege a distribuição de panfle-tos e informativos em nossa cidade, já que a lei nos ter-mos em que foi sancionada não aplica qualquer penali-dade aos infratores, ou seja, temos uma lei que está sem eficácia, algumas empresas jogam panfletos e informati-vos nas portas das casas de forma indiscriminada, tra-zendo sujeira e entupimento de bueiros, que na época

das chuvas causam enormes transtornos. Também aten-dendo a uma solicitação da comunidade o vereador João Resende apresentou vários requerimentos à Polícia Mili-tar solicitando o reforço de policiamento em portas de escolas e em praças onde havia vândalos e criminosos atuando e tirando o sossego de nossos cidadãos.

Em mais um trabalho con-junto do vereador João Ba-tista de Resende e do sub secretário de Estado Renato Andrade, foram solicitadas várias pontes para estradas rurais, pontes essas que serão de grande utilidade para o escoamento da produção de nossos produtores rurais

que há muito sofrem com a falta de pontes e mata-burros reforçados onde pos-sam trafegar com segurança. Foi também solicitado por João Resende a doação de 10 computadores a serem utilizados na secretaria de saúde do município, o que melhorará muito o atendi-mento naquele local.

Cumprindo a sua função legislativa João Resende per-tence a duas Comissões Per-manentes da Câmara Muni-cipal de Passos, a Comissão de Saúde e Ação Social e também a Comissão de Edu-cação, Cultura, Desporto e Lazer, sendo relator em vários projetos que tramitaram na casa no ano de 2011.