informativo paroquial fev. 2013

5
Tudo pronto para o início da Campanha da Fraternidade 2013 com o tema "Eis-me aqui. Envia-me". Na página 2 Campanha da Fraternidade 2013 Fique por dentro de todas as obras de reforma da nossa igreja. Fotos e detalhes na página 7 Reformas da Igreja [email protected] Juventude Juventude em missão! em missão!

Upload: paroquia-n-s-mae-dos-homens

Post on 20-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Informativo da paróquia do mês de fevereiro de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Paroquial Fev. 2013

Tudo pronto para o início da Campanha da Fraternidade

2013 com o tema "Eis-me aqui. Envia-me". Na página 2

Campanha da Fraternidade 2013

Fique por dentro de todas as obras de reforma da nossa igreja. Fotos e detalhes na

página 7

Reformas da Igreja

[email protected]

JuventudeJuventudeem missão!em missão!

Page 2: Informativo Paroquial Fev. 2013

Palavra de Vida

2

Pe. João Estevão da Silva

Convertei-vos e caminhai na fé!

O ano de 2013 foi coroado como o Ano da Fé pela nossa igreja como apelo do Papa Bento XVI para que cada um de nós renovemos a nossa fé no Cristo Ressuscitado, mais uma fé viva que vai ao encontro do irmão, que nos mova em missão. É também neste ano que teremos a visita do Papa no Brasil na ocasião da Jornada Mundial da Juventude,.A Quaresma se aproxima e com ela caminharemos quarenta dias renovando nossa conversão diária para juntos subirmos o calvário com Jesus, mas acima de tudo proclamarmos sua vitória sobre a Cruz na ressurreição. Nesta quaresma vivenciaremos a Campanha da Fraternidade que, em preparação para JMJ, traz o tema: “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8), um apelo

para que a juventude saia em missão.Vocês poderão conferir mais sobre estes temas nesta edição, além de notícias sobre nossa paróquia e agenda. Convido-os a viverem uma santa quaresma buscando dia a dia a conversão e renovando a fé no Cristo, fé que seja traduzida em obras. Boa Leitura e que Deus os abençoe!

EXPEDIENTE

Diretor Responsável:Padre João Estevão da Silva

Jornalista Responsável:Evelyn Carbonari - Mtb 64578

Projeto Gráfico:Neto Rossi / Rodrigo Higa

Impressão / TiragemGráfica Aliança / 1.200 exemplares

Paróquia Nossa Senhora Mãe dosHomens e Santo Antônio de PáduaRua Treze de Junho, 240 - Santo Antônio 13290-000 Louveira - SP Fone: (19) 3848 1187 e-mail: Site:

[email protected]

Redação e Fotos:Equipe PASCOM - Pastoral da Comunicação

Revisão:Neusa Rangel

Diagramação:Neto Rossi

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013No próximo dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, será lançada mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens. O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.Fonte: CNBB

3

A ORIGEM DO CARNAVAL

Artigo

Vários autores explicam o nome Carnaval a partir do latim “carne vale”, isto é, “adeus carne” ou “despedida da carne”. Isso significa que, no Carnaval, o consumo de carne era considerado lícito, pela última vez, antes dos dias de jejum quaresmal. Outros estudiosos recorrem à expressão “carnem levare”, suspender ou retirar a carne.O Papa São Gregório Magno (590-604) teria dado ao último domingo, antes da Quaresma, o título de dominica ad carnes levandas; o que teria gerado “carneval” ou carnaval. Um grupo de etimologistas apela para as origens pagãs do Carnaval: entre os gregos e romanos, costumava-se fazer um cortejo com

uma nave dedicado ao deus Dionísio ou Baco, festa que chamavam em latim de “currus navalis” (nave carruagem), de onde teria vindo a forma Carnavale. As mais antigas notícias do que hoje chamamos “Carnaval” datam, como se crê, do século VI a.C., na Grécia: há pinturas gregas em vasos com figuras mascaradas desfilando em procissão ao som de músicas em honra do deus Dionísio, com fantasias e alegorias; são certamente anteriores à era cristã. Outras festas semelhantes aconteciam na entrada do novo ano civil (mês de janeiro) ou pela aproximação da primavera, na despedida do inverno.Eram festas religiosas dentro da concepção pagã e da mitologia com a intenção de, com esses ritos, expiar as faltas cometidas no inverno ou no ano anterior e pedir aos deuses a fecundidade da terra e a prosperidade para a primavera e o novo ano. Tudo isso parece ter gerado abusos estimulados com o uso de máscaras, fantasias, cortejos, peças de teatro, etc. As religiões ditas “de mistérios” provenientes do Oriente e muito difusas no Império Romano, concorreram para o fomento das festividades carnavalescas. Estas tomaram o nome de “pompas bacanais” ou “saturnais” ou “lupercais”. Como essas demonstrações de alegria tornaram-se subversivas à ordem pública, o Senado Romano, no séc. II a.C., resolveu combater os bacanais e os seus adeptos acusados de graves ofensas contra a moralidade e contra o Estado.Quando o Cristianismo surgiu, já encontrou esses costumes pagãos. E como o Evangelho não é contra as demonstrações de alegria, desde que não se tornem pecaminosas, os missionários, em vez de se oporem formalmente ao Carnaval, procuraram cristianizá-lo, no sentido de depurá-lo das práticas supersticiosas e mitológicas. Aos poucos, as festas pagãs foram sendo substituídas por solenidade do Senhor.l Portanto, a Igreja não instituiu o Carnaval; teve, porém, de reconhecê-lo como fenômeno existente e procurou subordiná-lo aos princípios do Evangelho. A Igreja procurou também incentivar os retiros espirituais e a adoração das Quarenta Horas nos dias

Prof. Felipe Aquino

Venha participar conosco do

3º Cristo Folia

neste domingo dia 10 de fevereiro das 8 h às 16 h no Salão Paroquial.

Teremos muita música, oração, pregação e a Santa Missa.

Organização: Renovação Carismática Católica

Venha louvar o Senhor conosco!

Page 3: Informativo Paroquial Fev. 2013

Anúncio - 6 x 7 cm

4

DOIS ANOS DO PADRE JOÃO ESTEVÃO

O dia a dia na Paróquia

Aluguel de Carro

Excursão

Fretamento

Translado

Transporte

Executivo

SERVIÇOS:

RUA: ROBERTO MAZALLI, 17 STO ANTÔNIO - LOUVEIRA/SP

19 3848-3222 / 9809-3101 ID:82*23829

[email protected]

No último dia 29 comemoramos dois anos da presença do Pároco Padre João Estevão da Silva em nossa paróquia.

Na celebração da Santa Missa das 19 h do dia 27 de janeiro, juntamente com o Pe João, toda a comunidade rendeu graças Deus pela presença e pastoreio do padre, bem como aproveitaram a oportunidade para homenageá-lo.

“Quando cheguei na paróquia encontrei muitas dificuldades e poucas informações de como estava a situação. Houve uma evolução nestes anos, mas ainda é pouco, precisamos continuar caminhando”, comenta o pároco.

Padre João ressalta que “precisamos dar continuidade ao projeto da Ação Evangelizadora apresentado pela nossa diocese, além de viver profundamente este Ano da Fé”.

Como mensagem deixa aos leitores as seguintes palavras do Evangelho de São Lucas 2,52: "E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens". Que possam continuar caminhando e crescendo na mesma qualidade, pela intercessão de Nossa Senhora Mãe dos Homens e Santo Antônio.

Missa em ritmo afro

Batismo de adultos

O dia a dia na Paróquia

5

Contribua com esta obra de evangelização!

ANUNCIE!!!

[email protected]

1ª Expo Pastoral

Festa de Santo Antônio

Contribua com esta obra de evangelização!

[email protected]

Page 4: Informativo Paroquial Fev. 2013

O dia a dia na Paróquia

6

ANUNCIE CONOSCO

Contribua para este projeto de evangelização

Contato:

[email protected]

ANO DA FÉ E JMJ: ANUNCIAR AO MUNDO A BOA NOVA

“Nenhum cristão autêntico deixa a transmissão da fé apenas ao cuidado de catequistas, párocos, missionários. Somos cristãos para os outros. Isto significa que cada cristão autêntico deseja que Deus chegue também aos outros.” ( YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica)

No dia 11 de outubro de 2012, o Papa Bento XVI proclamou em missa solene, o início do Ano da Fé, um tempo em que toda a Igreja é chamada a confirmar e testemunhar a fé cristã. É um momento de renovação da espiritualidade, um novo impulso para refletir sobre os ensinamentos deixados por Jesus e praticá-los, ser sinal da presença Dele viva no meio de nós. Assim, todas as paróquias receberam um círio para ser aceso em todas as celebrações deste período, que vai até o dia 24 de novembro de 2013.

Com isso, podemos observar nossa maneira de viver e pensar, no que podemos fazer de melhor para nossas vidas, como podemos transmitir a mensagem da alegria, vinda de Cristo à todos, principalmente para àqueles que por algum motivo se encontram desanimados. E, é com esse mesmo espírito de expressão de fé, que jovens do mundo todo estão se preparando para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, este ano. Com o tema: “Ide e

fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). Este encontro busca despertar a juventude, num chamado a ser a Igreja viva de Cristo. A JMJ acontece oficialmente desde 1986, quando o Papa João Paulo II reuniu cerca de 250 mil jovens, em Roma, e tem s ido um excelente meio de evangelização da Igreja. “O principal objetivo das Jornadas é fazer a pessoa de Jesus, ser o centro da fé e da vida de cada jovem; para que Ele possa ser seu ponto de referência constante e também a inspiração para cada inic iat iva e compromisso para a educação das novas gerações” (João Paulo II).

A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, símbolos das JMJ, já passaram pela nossa diocese em outubro de 2011 e continuam sendo acolhidos por diversas paróquias do país, até chegarem ao Rio de Janeiro.

Através de testemunhos de pessoas que já participaram, percebemos como o Espírito Santo se faz presente a age de maneira especial em cada peregrino q u e e x p e r i m e n t a a j o r n a d a profundamente, em seu verdadeiro sentido. “Jovens de todo o mundo professando a mesma fé, cantando hinos em seus idiomas, levantando suas bandeiras, rindo, dançando, rezando e, principalmente, demonstrando sua fé, publicamente. Acho que não há sequer uma cidade que receba a Jornada Mundial da Juventude que não seja tocada e modificada.” (Testemunho de um

peregrino que esteve na JMJ de 2008, na Austrália).

Por isso, jovens brasileiros vibraram quando o Papa Bento anunciou, ao final do último encontro, em Madri, que a próxima Jornada Mundial da Juventude seria no Rio de Janeiro, em 2013. A expectativa é que venham para o Brasil, 3 milhões de jovens. Acolher peregrinos de todo o mundo em nosso país, para um encontro com o sucessor de Pedro, será uma experiência muito importante, aos que seguem o Cristo e também aos que ainda não experimentaram Seu amor, pois a Boa Nova será anunciada pelas ruas e pode fazer germinar uma semente no coração daquele que a escutar. Podemos encontrar na nossa paróquia, jovens vendendo pizzas, trufas e organizando eventos para poderem participar desse grande encontro de fé. Que o Espírito Santo esteja com eles, dando força para evangelizar e que os conduza a buscar, cada dia mais, uma vida de santidade. Sarah Capati

é agente da PASCOM

7

O dia a dia na Paróquia

ANUNCIE EM NOSSO SITE:

Faça parte dessa obra de evangelização!

Contato:

Site Livre (11)9466-4788 (Heber)

[email protected]

www.maedoshomens.com.br

O ano de 2013 começou a todo vapor em nossa Paróquia. Muitas melhorias vêm sendo realizadas na estrutura da igreja, para melhor conservação da mesma e acolhida dos fiéis. Abaixo, segue uma lista das obras já realizadas:

No interior da Igreja:CALAFETAÇÃO: união entre as “placas” que revestem o forro da igreja.

TROCA DO DOMO: o domo (parte mais alta do teto da igreja, translúcido e de forma curva, utilizada para iluminar interiores) foi trocado, além de ser suspenso para a criação de uma saída de ar, pois o antigo não possuía essa saída.

ESTRUTURA DO DOMO: a estrutura que sustenta o domo também foi substituída; a antiga (de madeira) apresentava comprometimento, devido aos cupins. A nova estrutura foi feita em metalon.

RESTAURAÇÃO: o forro da igreja foi todo trocado juntamente com as lâmpadas. As novas são de LED e resultam numa economia de energia que pode chegar a 98%.SOM: foi colocado um novo sistema de som, com caixas de som de retorno, para os leitores e coral.

REFORMAS NA IGREJA

CORAL: foi construída uma estrutura com espaço próprio para abrigar o coral e todos os equipamentos utilizados.

No exterior:As paredes foram repintadas (com textura) e foi realizada uma jardinagem no entorno da igreja, além da colocação das grades, troca das calçadas e a construção de uma nova lixeira. A casa do caseiro também está sendo reformada.

Na CAPELA SANTO ANTÔNIO foi colocado som (antes não havia).

Confira as fotos!

Placas de forro calafetadas e novo domo: estrutura em metalon e saída de ar

Novo espaço para o coral

Obras no entorno da igreja

Page 5: Informativo Paroquial Fev. 2013

Agenda

Horários

Festa de Santo Antônio 2013

Neste ano de 2013 a Festa de Santo Antônio irá comemorar 80 anos e estamos preparando uma Revista

como edição comemorativa.

Precisamos de ajuda com informações para a produção desta

revista.

Se você tem informações, fotos e registros que possam nos ajudam

entrem em contato conosco:

(19) 3848 1187

Venha fazer parte desta história conosco!

[email protected]

Riquezas da nossa igrejaMISSASMatrizTerça, quarta e sexta-feira às 19h. Sábado às 19h30minDomingo às 7h, 10h e 19h.

Capela Santo AntônioQuinta feira às 7h

Capela Santa RitaSábado às 18hTodo dia 22 às 19h

Capela São JoséTerça feira às 19Domingo às 8h30min

Comunidade Nossa Senhora das VitóriasQuarta feira às 19h30minSábado às 18h

ATENDIMENTO DO PADRE MatrizQuarta e sexta-feira das 09h30min às 11h30minTerça, quarta e sexta-feira das 14h às 17hSábado das 09h às 11h

Segunda a Sexta das 8h às 12 h;13 às 17hSábado das 8 às 11 h

SECRETARIA

Dia 7Doação de Sangue no Salão Paroquial das 8 às 17h

Dia 10 3º Cristo Folia das 8 às 16hBatismo na Matriz às 10h

Dia 21Encontro de Espiritualidade e Carisma das Irmãs Franciscanas da Penitência Dia 28Penitencial na Com. Nossa Senhora das Vitórias às 19h30min Penitencial na Com. São José às 19h30min

Quarta-feira de Cinzas – 13/02/20137h Missa na Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens 19 hMissa na Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens Celebração nas Comunidades N. S. das Vitórias, Santa Rita e São José

O PELICANO

primeiros cristãos. Mas o que tem a ver ocorreu a eles, os primeiros cristãos, dar-Lhe uma comparação tão rara? No mínimo, poderiam tê-Lo comparado com um animal mais gracioso e não com um pássaro, com uma papada tão grande. Porém, a comparação não poderia ser mais correta. O pelicano não é um pássaro muito estético; sua grande bolsa, na qual armazena comida para suas crias o faz, inclusive, parecer ridículo. Mas, a comparação não foi feita tomando em conta qualidades, habilidades ou estética (que é no que normalmente nos fixamos hoje em dia) e sim, a um ato concreto realizado por esses pássaros. Quando nascem seus filhotes, os pelicanos como todos os animais, têm que buscar comida para alimentá-los. Estas aves são grandes pescadoras e alimentam a suas crias com pescados que armazenam em suas grandes “papadas”. O que é verdadeiramente fora do comum, é que, se o pelicano não encontra comida para seus filhos, em vez de abandoná-los (como a maioria dos animais faria) ele lhes dá de comer de sua própria carne. Isto é, o pelicano arranca de si nacos de carne utilizando seu pontiagudo bico, e alimenta-os com sua própria carne e sangue. Sacrifica sua vida para que vivam seus filhos. Aqui está o que o torna parecido com Cristo, que nos alimenta real e verdadeiramente com seu Corpo e seu Sangue sempre que O recebemos na comunhão. Como dizia no princípio, os primeiros cristãos conheciam a fundo sua fé e o que esta implicava, por isso fizeram esta comparação tão acertada. Para os que não conhecem bem a sua fé católica, isso pode parecer ilógico; mas é isso que ,infelizmente, acontece muito hoje em dia: não conhecemos nossa fé e as riquezas de nossa Igreja.

Jesus Cristo com um pelicano? Por que

Atenção! Dos dias 18 a 21 de

fevereiro o padre estará em retiro presbiterial

Há no altar de nossa paróquia, uma imagem dourada, muito bonita (foto), e muita gente fica se perguntando o que é e o que significa. Trata-se da imagem de um pelicano. Isso mesmo! Aquela ave que todos nós conhecemos por ter um papo bem grande e o utiliza para levar alimento para seus filhotes. Acontece que o Pelicano é uma representação litúrgica de Jesus Cristo, criada pelos