informativo oncotrata - março de 2015

8
news Março/2015 • Ano II • Edição II A energia feminina através dos tempos A terapeuta transpessoal, Camila Weinamann, fala sobre o papel da mulher nesse momento de transformações, tanto exteriores quanto interiores. Pág. 4 e 5 Fotos: Google/Divulgação Chi Kung (Qi Gong) O Qi Gong terapêutico é um exercício suave, preventivo e curativo por excelência. Pág. 3 Mês da Mulher na Oncotrata Atividades especiais marcaram o Mês da Mulher na Oncotrata. Pág. 6 Foto: Arquivo Oncotrata Doações ao Projeto Descubra sua Cabeça Projeto Descubra sua Cabeça rece- beu doações de lenços e echarpes de Gru- po de Escoteiros de Santa Cruz do Sul, no dia 27 de março de 2015. Pág. 7 Edição Universo Feminino

Upload: oncotrata-tratamentos-oncolologicos

Post on 21-Jul-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo Oncotrata - Março de 2015

TRANSCRIPT

newsMarço/2015 • Ano II • Edição II

A energia feminina através dos tempos A terapeuta transpessoal, Camila Weinamann, fala sobre o papel da mulher nesse momento de transformações, tanto exteriores quanto interiores. Pág. 4 e 5

Fotos: Google/Divulgação

Chi Kung (Qi Gong) O Qi Gong terapêutico é um exercício suave, preventivo e curativo por excelência. Pág. 3

Mês da Mulherna Oncotrata

Atividades especiais marcaram o Mês da Mulher na Oncotrata. Pág. 6

Foto: Arquivo Oncotrata

Doações ao ProjetoDescubra sua Cabeça

Projeto Descubra sua Cabeça rece-beu doações de lenços e echarpes de Gru-po de Escoteiros de Santa Cruz do Sul, no dia 27 de março de 2015. Pág. 7

Edição Universo Feminino

Editorial

Expediente

O ano de 2014 representou a busca constante pela qualidade, com contínuos treinamentos da equipe médica e colaboradores.

M a n t e n d o o a t e n d i m e n t o integral aos nossos pacientes, fizemos palestras, oficinas e projetos, como o Descubra sua Cabeça, que recebeu recente doação do interior do Estado, a u x i l i a n d o o s p a c i e n t e s c o m empréstimos de perucas e lenços.

A luta Rosa em Outubro e Azul, e m N o v e m b r o , c o l o c o u t o d a a Oncotrata pela causa do câncer de mama e de próstata. Comemoramos 2 Anos da Unidade Mais Vida, uma abordagem inovadora em Oncologia Integrativa, única em nosso Estado.

F e c h a m o s u m a n o e i n i c i a m o s o u t r o c o m m u i t a alegria de ver nossos pacientes satisfeitos e bem cuidados por uma equipe de excelência e humana.

Que tenhamos um 2015 de muito trabalho e saúde!

Ana Paula Muller, MD PhDDiretora Médica - Mastologista

CRM 20322

Foto: Arquivo Oncotrata

Redação e Editoração Gráfica: Departamento de Comunicação e Marketing da Oncotrata - Mariana Fraga e Júlia Córdova

Distribuição: Pacientes, médicos e comunidade

Colaboraram nesta edição: Dra. Ana Paula Muller, Susete Queiroz e Camila Weinmann.

Entre em contato conosco:E-mail: [email protected] • Fone: (51) 3327.9400

ONCOTRATA ONCOLOGIA INTEGRATIVARua Germano Petersen Júnior, 629 - Higienópolis - Porto Alegre - RS

2

Chi Kung (Qi Gong)por Susete Queiroz*

O Qi Gong terapêutico é um exercício suave, preventivo e curativo por excelência.

QiForça que anima todos os elementos na Terra e no Céu. Significa sopro - uma substância invisível, presente em todo o universo.

Gong É um trabalho contínuo e metódico, até que se atinja a maestria ao longo de um tempo.

O Qi Gong é um trabalho que consiste em captar a energia a fim de nutrir nosso corpo e de fazê-la circular em nosso organismo para reforçar a saúde ou mesmo restabelecê-la.

Os exercícios são realizados com movimentos simples e lentos, conectando todo o corpo. O trabalho de concentração e visualização é importante, assim como o controle da respiração. Sua prática traz inúmeros benefícios, pois evita ou dissolve bloqueios de energia, estimulando a circulação e corrigindo desequilíbrios. Com isso, conservamos a juventude do corpo e do espírito e aumentamos a resistência ao esforço e às infecções

A prática dessa arte nos permite estabelecer uma conexão clara com o nosso centro de equilíbrio, a partir do mapeamento do nosso campo de energia e assim detectando com mais rapidez o que perturba nossa harmonia interna.

Trabalhe pelo seu bem estar físico, mental e emocional praticando Qi

Gong.

Ilustração: Mestre Lam Kam Chuen,O Caminho da Energia. Ed. Gaia Books, 1991.

*Susete Queiroz é terapeuta na Unidade Mais Vida, ministrando aulas de Tai Chi Chuan e Chi Kung.

Unidade Mais Vida

3

Universo Feminino

A energia feminina através dos tempospor Camila Weinmann*

Qual o papel da mulher nesse momento de transformações?

O que significa ser mulher hoje para você? Se fizermos esta pergunta para várias pessoas, com c e r t e z a c o n h e c e r e m o s p o n t o s d e v i s t a diversificados. Num mundo em que muitas mulheres ainda precisam buscar igualdade de c o n d i ç õ e s , t a m b é m a c o n t e c e m o u t r o s movimentos, que estimulam a conexão com o que há de essencial em cada gênero.

Para entender melhor, vamos voltar um pouco no tempo. Diversas tradições milenares representaram os aspectos feminino e masculino da criação, de diferentes formas: Yin e Yang no taoísmo, Shiva e Shakti entre os hindus, Sol e Lua para os povos pagãos... Como antigamente a vida dependia muito mais diretamente da agricultura, os ciclos naturais eram os guias que orientavam os dias das populações.

As fases da Lua e as mudanças de estação – s o l s t í c i o s e e q u i n ó c i o s – e r a m a b a s e d a organização dos plantios, colheitas e celebrações. As mulheres eram consideradas deusas que, além de gerar os novos membros da aldeia (por muito tempo era desconhecido o papel do homem na fecundação), sangravam todos os meses e ainda assim continuavam saudáveis.

Conhecia-se a conexão entre o ciclo da mulher, as lunações e as marés, com suas influências no corpo e na psique feminina. O período menstrual, em que elas ficam à flor da pele, era honrado como sagrado, o ápice de conexão

com a Terra, um momento de purificação em que afloram muitas visões intuitivas. Em algumas tribos elas se reuniam em tendas para fazer preces e meditações.

O elemento água é relacionado com as emoções, e o sangue é a materialização desta dimensão do nosso ser. Todo mês, quando uma mulher menstrua, ela também tem a oportunidade de liberar os velhos sentimentos e padrões que já não servem ao seu bem, abrindo espaço para que o novo possa chegar. Sangrar é devolver para a natureza a fertilidade, e também um momento de morte e renascimento, em que há uma limpeza emocional. Na TPM – que preferimos chamar de “Tempo Para Meditar”, a alteração hormonal as deixa mais intuit ivas, com necessidade de interiorização, reflexão e repouso.

Se essa função natural fosse respeitada, muitos problemas poderiam ser evitados. Porém, com o passar dos séculos foi se introjetando nas mentes humanas uma série de conceitos negativos sobre as oscilações naturais das mulheres e seus resultados. Principalmente durante a inquisição e a partir da revolução industrial. Isso porque este fluxo contraria aqueles que não têm interesse em consolidar valores como empoderamento, autoconsciência, sensibilidade, conexão com a natureza e liberdade.

Opostos complementares

O que se conhece por energia feminina é descrito em muitas literaturas como o princípio receptivo da criação, de entrega e aceitação. No masculino encontramos a força mais ativa, de racionalidade e comando. Todos nós, homens e mulheres, contemos as duas polaridades. E uma delas pode ser mais desenvolvida do que a outra em diferentes áreas da vida. No nosso corpo, estes aspectos estão representados pelos dois hemisférios cerebrais. O direito, feminino, está ligado a questões subjetivas, ao mundo interior, criatividade e intuição. O esquerdo, masculino, é relacionado à objetividade, ao pensamento lógico e à vida prática. Em geral, no

Foto: Terra/ Divulgação

4

Foto: Movimento Acordar/ Divulgação

Universo Feminino

p a r a d i g m a m e c a n i c i s t a a s c a r a c t e r í s t i c a s masculinas são supervalorizadas – é preciso produzir, se está em atividade mental permanente e com pouco tempo para o autocuidado. Será por acaso que a sociedade está tão agressiva e pouco sensível às questões naturais? A sabedoria ancestral responde que é importante voltar a fluir com a Lua, que representa também o nosso inconsciente. Diferentemente do que faziam os povos conectados com a natureza, utilizamos um calendário que não considera as lunações, apenas o giro solar, nos separando da frequência em que vibram todas as outras espécies. Além de nos organizar para uma vida de consumo que está esgotando os recursos da Terra – e também a nossa energia vital - ele estimula de tal forma o hemisfério racional que o sobrecarrega, desequilibrando o aspecto masculino e suprimindo o feminino.

Em busca do equilíbrio

Qual é, então, o papel da mulher no contexto atual? Esta pergunta não tem uma resposta única e nem objetiva. Mas tem sido um guia para muitos encontros de autoconhecimento e cura da consciência feminina. Numa onda pós feminismo – o movimento em que as mulheres lutaram por direitos iguais – ressurgem em todo o globo os círcu-

los femininos. São rodas de partilha de experiências que ajudam a resgatar a união entre as mulheres, o desenvolvimento do princípio receptivo e os valores ancestrais das antigas sociedades de equilíbrio. Aqui não se trata mais de uma questão de gênero, mas da harmonia interior entre os polos opostos. Precisamos desenvolver os aspectos masculino e feminino de forma que eles interajam em sincronia. Sentir além de pensar, nos permitir pausas além de produzir, cooperar em vez de competir, apenas ser e não só fazer. Ter esta intenção clara é o primeiro passo para acabar com as disputas entre homens e mulheres, e retornar à nossa essência complementar. A saúde da humanidade está diretamente relacionada com essa mudança de paradigma. Não apenas as mulheres foram oprimidas, mas também a energia feminina presente em todos os seres está pedindo por liberação. A vida emocional precisa ter espaço em nossas rotinas, assim como o exercício de olhar para dentro. A consciência e a expressão do que sentimos previne doenças. Já que elas tantas vezes têm mais habilidade para perceber os sentimentos do que eles, quem sabe esta pode ser uma boa dica para responder a pergunta inicial deste texto...

*Camila Weinamann é terapeuta transpessoal eatua na Unidade Mais Vida, como terapeuta de Reiki..

5

Mês da Mulher

Durante o Mês de Março, a Oncotratacomemorou o Mês da Mulher

Sob a vertente das várias faces da mulher, durante o Mês de Março, lançamos a Campanha do Mês da Mulher, em que, a cada semana, uma nova identidade feminina foi revelada e assim, enfatizamos a s u a p r e s e n ç a n a s m a i s v a r i a d a s s i t u a ç õ e s , c o m a s m a i s d i v e r s a s h a b i l i d a d e s , v e r i fi c a n d o q u e a s u a valorização deve se dar a cada novo dia, seja por grandes feitos históricos ou atividades rotineiras.

No dia 17 de março, realizou-se um Bazar, no Anfiteatro Mais Vida, em que contamos com a presença de pacientes, familiares e parceiros para exposição de trabalhos de artesanato, como tricô e c r o c h ê , s a c h ê s d e b a n h o , d o c e s a r t e s a n a i s , c o s m é t i c o s , p e r u c a s e acessórios, dentre outros.

Agradecemos imensamente o apoio que recebemos para a realização desta a t i v i d a d e e t a m b é m a p r e s e n ç a d e pacientes, familiares e colaboradores que prestigiaram o evento.

Fotos: Arquivo Oncotrata

6

Descubra sua Cabeça

Projeto Descubra sua Cabeça recebe doações de lenços eecharpes de Grupo de Escoteiros do Interior do RS

Foto: Arquivo Oncotrata

Quando uma iniciativa é tomada em prol de uma causa maior, não existem fronteiras, nem falta de vontade. A prova é a arrecadação recorde de lenços e echarpes, conquistada pelo Grupo de Escoteiros de Santa Cruz do Sul-RS, a qual recolheu aproximadamente 1 mil lenços, destinados à doação entre diversas entidades de assistência às pessoas portadoras de câncer. No dia 27 de março, parte destes itens foi doada à Oncotrata, para o Projeto Descubra sua Cabeça.

Trata-se do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária, que, no ano de 2014, teve o tema Viver a Melhor Idade. O Grupo Escoteiro Santa Cruz p a r t i c i p o u d e s t e m u t i r ã o , p r o m o v e n d o a Campanha Lenço Solidário. Por meio dela, os jovens escoteiros tiveram a oportunidade de interagir com as pessoas portadoras de câncer e vislumbrar uma outra realidade, inclusive ensinando diversas formas de utilização dos lenços.

A doação ao Projeto Descubra sua Cabeça foi uma iniciativa da Sra. Silvia Rosa (foto), paciente em acompanhamento da Dra. Ana Paula Muller e também uma integrante do Grupo de Escoteiros. Em suas palavras, estamos encerrando a nossa Campanha, com a doação destes lenços junto à Oncotrata e nos sentimos alegres em poder partilhar com vocês esses nossos ideais. Com esta ação, cumprimos com nossa promessa Escoteira, ajudando o próximo em toda e qualquer ocasião e ensinando aos nossos jovens que podemos ajudar com pequenas ações, que farão toda a diferença. O Projeto Descubra Sua Cabeça funciona com empréstimos e doações de echarpes, boinas, perucas, lenços e chapéus aos pacientes que se encontram em tratamento na Oncotrata. Para participar, entre em contato conosco junto à Unidade Mais Vida. 7

Equipe

Participações em Congressos/Eventos

* Entre os dias 25 e 27 de fevereiro de 2015, as Dras. Andrea Moretto e Patrícia Moretto, integrantes do corpo clínico da Oncotrata, participaram do Congresso de Tumores Genito-Urinários da ASCO, em Orlando-Flórida (EUA).

Foto: Arquivo pessoal Dra. Patrícia Moretto

* No dia 6 de março, a Dra. Patrícia Moretto esteve presente no Cancer Pain Forum, em São Paulo.

Foto: Arquivo pessoal Dra. Patrícia Moretto

Produção Científica

* Título: A survey of thrombosis experts evaluating practices and opinions regarding venous thromboprophylaxis in patients with active cancer hospitalized with an acute medical illnessAutores: Moretto Patricia, Park Junghyun, Rodger Marc, Le Gal Grégoire, Carrier MarcPublicação: Thrombosis Journal, Canadá.

* Título: Bone-Seeking Targeted Radio-Nuclide Therapy (BT-RNT) in Management of Metastatic Castration-Resistant Prostate Cancer (mCRPC): Shifting from Palliation to Improving SurvivalAutores: Vimoj J Nair, Colin Malone, Patricia Moretto, Eugene Leung, Shawn MalonePublicação: Ottawa, Canadá

Foto: Divulgação Oncotrata

Unidade Mais Vida

*Oficina de Terapia Floral em novo dia e horário: segundas-feiras, às 15h. Atividade gratuita.

8