informativo junho 2011

5
Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Junho/2011 | Ano 1 | Nº 12 Pág. 4 Confira como foi a Festa de Nossa Senhora de Fátima Sagrado Coração de Jesus Fonte de amor e misericórdia

Upload: murilo-reinert

Post on 20-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Formação e informação

TRANSCRIPT

Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio - Joinville/SC - Junho/2011 | Ano 1 | Nº 12

Pág. 4Confira como foi a Festa de Nossa Senhora de Fátima

Sagrado Coração

de JesusFonte de amor e misericórdia

2 3Presença Salesiana | Abril/2011 Presença Salesiana | Abril/2011

Presença de todos Presença da juventudeExperiência Salesiana

Que Jesus Cristo esteja sempre no centro de nossas vidas

Edito

rial

No próximo dia 5 de junho o mundo comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Data que nos conclama a refletir sobre as in-terferências do mundo moderno em nossa vida e em nossos relacio-namentos. Não podemos ignorar os novos meios de comunicação de massa, pelo contrário, neles devemos proclamar o Evangelho, ocupar nosso espaço, fincar a bandeira de Cristo, como Senhor e Salvador.

O Papa Bento XVI, em sua mensagem especialmente dedicada para este dia, solicita de nós cristão que assumamos esta postura co-rajosa de, por meio da internet, em especial, das redes sociais, levar-mos a Palavra de Deus.

“[...] devemos estar cientes de que a verdade que procuramos parti-lhar não extrai o seu valor da sua «popularidade» ou da quantidade de atenção que lhe é dada. Devemos esforçar-nos mais em dá-la conhe-cer na sua integridade do que em torná-la aceitável, talvez «mitigando--a». Deve tornar-se alimento quotidiano e não atração de um momento. A verdade do Evangelho não é algo que possa ser objeto de consumo ou de fruição superficial, mas dom que requer uma resposta livre. Mes-mo se proclamada no espaço virtual da rede, aquela sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária.” (Trecho da Mensagem do Papa: Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital)

Pe. Severino Piccinini, SDB

Aconteceu

Capacitação

Pres

ença

da J

uven

tude

Cerca de 40 jovens fizeram parte do evento realizado na comunidade Nossa Senhora Aparecida

Queridos paroquianos,O ano litúrgico vai se adian-

tando e as celebrações vão marcando a nossa vida cris-tã. Sinto-me muito feliz em ter percebido que todas as comu-nidades se empenharam em celebrar bem o Mistério de Jesus Cristo com a Semana Santa e o Tríduo Pascal. Pude perceber também que o esfor-ço em bem celebrar trouxe ale-gria e gratificação para todos.

Agora, preparemo-nos para mais festas no decorrer des-te mês de junho. Embora a solenidade do Sagrado Cora-ção de Jesus, neste ano, seja celebrada no dia 01 de julho, vamos nos manter unidos du-rante todo o mês a este Divino e Generoso Coração, sinal da pessoa do próprio Jesus que arde de amor por todos nós.

Nossa comunidade paro-quial se rejubila com a festa de Santo Antonio. Mais do que fazer um evento que vise ar-recadar meios financeiros de manutenção de nossa Igreja, vamos celebrar a nossa comu-nhão paroquial para formar-mos cada vez mais uma Igre-ja unida na grande tarefa da evangelização.

Dia 12 deste mês, encerra-remos os festejos pascais, com a solenidade de Pentecostes. O Espírito de Deus quer estar sempre junto conosco para nos apoiar na caminhada rumo à verdadeira vida e felicidade.

E no dia 23, mostremos na rua nossa fé na Eucaristia com a festa e procissão de Corpus Christi, que é uma manifesta-ção pública de unidade eclesial em torno deste grande Mistério do Corpo e Sangue de Jesus.

Que Deus abençoe todos nós.

1º Retiro da NSA tem resultado positivo

Nota

s Cur

tas

Paróquia no Muticom

A Articulação da Juventude Salesiana de Joinville (AJS) realizou nos dias 30 de abril e 1° de maio a escola de coordena-dores e líderes. Foram dois dias de for-mação e espiritualidade para cerca de 40 lideranças da Paróquia Santo Antônio. O evento aconteceu na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde os jovens tam-bém passaram a noite. O seu objetivo era capacitar a juventude para continuar o trabalho dos sete grupos de jovens da paróquia. Em setembro, acontecerá a se-gunda etapa da escola, mas desta vez na Comunidade Nossa Senhora de Fátima.

Os jovens puderam conhecer mais a fundo a realidade na qual estão inseri-dos. A palestra sobre “O Que é Juventu-de” serviu para os próprios participantes identificarem o perfil dos jovens que fre-quentam os grupos. Os coordenadores e

líderes descobriram e listaram algumas características mais comuns na juventu-de, como medo da solidão, sentir-se in-serido e ter amigos.

Em outros momentos, a formação foi mais técnica, porém voltada ao funciona-mento da Igreja. Dois temas trabalharam a liturgia católica e organização da Igreja. Segundo o assessor e palestrante Jean Davi Frainer, muitas vezes os coordena-dores não têm noção da hierarquia que cerca os grupos de jovens e qual o seu papel dentro dela.

A noite do primeiro dia foi encerrada com um momento de espiritualidade. A adoração na capela do centro de forma-ção lembrou o Evangelho do caminho de Emaus. Na manhã de domingo, os jovens também participaram da Celebra-ção Eucarística da comunidade.

Espaço para que você dê a sua opinião.

O Sagrado Coração de Jesus, para mim, é fonte de todo o Bem e toda a Graça. A centralidade de nossa fé está na Palavra e na Eu-caristia, que é o próprio Cristo que se doa a cada dia. Do coração, brotam todos os sentimentos e do Coração de Jesus uma bondade infinita: que ama em plenitude acolhe com ternura e mansidão, escuta com atenção e compreen-de por que já se fez um de nós; olha com compaixão a integrida-de do Ser e abraça no aconchego do seu coração. Este amor que transborda do seu coração e en-volve todo o Espírito. Ele que nos amou primeiro, nos fez conhecer seu amor que é pleno de bênção, glória e Ressurreição.

Espontâneo

Sagrado Coração de Jesus

Autênticos no mundo virtual

O grupo de jovens Nossa Senhora Aparecida (NSA) realizou nos dias 13, 14 e 15 de maio seu primeiro retiro. O tema “Maria nos leva a Jesus” foi traba-lhado com onze jovens da Paróquia Santo Antônio, para envolver os membros do grupo, da catequese de crisma e de outros grupos de jovens. O encontro aconteceu na Arca da Aliança. O seu encerramento ocorreu no domingo, com a Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Segundo a coorde-nação do grupo, o resultado foi extremamente positivo, tanto que essa primei-ra experiência serviu de base para os próximos retiros.

O Regional Sul 4, atendendo uma das metas da CNBB, realizou o seu 1º Mutirão Regional de Comunicação nos dias 13, 14 e 15 de maio, com o tema "Comunicação na vida da Igreja" e o lema: “Investir na Comunicação para ganhar na Evangelização”.

A Diocese de Joinville sediou o evento que foi uma prévia do Mutirão Brasileiro de Comunicação que será realizado na PUC-Rio de 17 a 22 de julho de 2011. A Paróquia Santo Antônio esteve representanda em grande número de participantes especialmente nos seminários e oficinas de Liturgia, Catequese, e no da Pastoral da Comunicação, visto que a PASCOM paroquial já esta se articulando desde o mês de novembro de 2010.

Dalila Dellai Souza

Lideranças da AJS de Joinville participam de formação

Como Dom Bosco é o padroeiro da juventude, na nossa comunidade temos a participação muito forte de vários grupos de jovens nesta festa de grande importância paroquial [Festa do Padroei-ro] e que acontece há muitos anos. Por este mo-tivo, a presença dos jovens se faz fundamental para a realização deste evento.André Santos

A importância do jovem na festa é é por ser uma paróquia salesiana. Por isso, todo o evento, seja uma reunião ou uma festa do porte que é a do padroeiro, é muito importante a presença da ju-ventude. Seja trabalhando ou prestigiando.Jeferson Junio Moreira

Por ser uma paróquia salesiana, a participação da juventude é importante por ser um momento dos grupos mostrarem a sua cara. É um momento onde a comunidade pode ver que a juventude está ativa, trabalhando e colaborando com a paróquia.Darlan Camilo

Trabalhar, organizar e prestigiar a festa da comu-nidade serve para os jovens mostrarem que têm um papel fundamental nela. Mas também serve para integrar os participantes dos grupos, ajudan-do a fortalecê-los.Eduardo Rogerio Schmitz

Jovem também é trabalho! E a juventude da Paróquia Santo Antônio já confirmou presença na festa do pa-droeiro deste ano. Confira o que eles têm a dizer:

Um convite para a juventudeVocê jovem, acima de 14 anos, já pensou no que

vai fazer de sua vida? Não? Tem dúvidas? Ou está perdido nessa? Então, participe do evento Projeto de Vida que será realizado dia 19 de junho, nas depen-dências do Centro Educacional Dom Bosco. Esta é a oportunidade que você esperava para se encontrar. Mais informações, entre em contato por e-mail, atra-vés do endereço eletrônico [email protected], ou por telefone, pelo número (47) 3435-3229.

4 5Presença Salesiana | Abril/2011 Presença Salesiana | Abril/2011

Presença de comunhão MovimentoDevoção A construção de uma

Cultura de Pentecostes

Assim como os apóstolos no Cenáculo dese-javam ardentemente uma vida nova e o cumpri-mento da promessa do Pai, também cada um de nós hoje deve ter o mesmo desejo. O Es-pírito Santo derramado em Pentecostes sobre os apóstolos reunidos em oração é exatamente o mesmo que se derrama sobre nós. Deus Pai envia abundantemente sobre o mundo todo em nossos dias esse Espírito Santo, que gera ho-mens e mulheres novos para a vivência de uma Cultura de Pentecostes.

E é nessa data que a Renovação Carismá-tica Católica (RCC) se volta para celebrar de modo especial a solenidade. Conforme a orien-tação da organização nacional, o Grupo de Oração Santo Antônio, da Matriz, se prepara

para a data que comemora a base do movi-mento através da Novena de Pentecostes, em 9 quartas-feiras consecutivas, iniciado em 13 de abril.

Como existem grupos de oração pelo Brasil inteiro, em diversos dias da semana, também acompanhando essas nove semanas, o Movi-mento está unido em oração.

O fundamental é que passemos este perí-odo que antecede a festa de Pentecostes em unânime e perseverante meditação e clamor ao Santificador das Almas para renovar a face da Terra. Permitamos que o Espírito Santo suscite em nós e a partir de nós um mundo novo, que vem do coração de Deus, o início de uma Cultura de Pentecostes!

Um caminho de luz com Cristo Ressuscitado

Paróquias de Joinville se unem no Corpus Christi

Nota

s Cu

rtas

Nota

s Cu

rtas

Em tempos recentes e como coroamento natural da Via-Crúcis, nasceu na Igreja a prática da Via Lucis. A meditação orante dos mistérios gloriosos do Senhor - os eventos compreendidos entre a Ressurreição e o Pentecostes - ensina-nos a caminhar no mundo como “filhos da luz”, testemunhas do Ressuscitado.

A Paróquia Santo Antônio motiva seus paroquianos e visitantes a prática da Via Lucis, com iniciativa da Pastoral Litúrgica da Comunidade Matriz, mas aberta a todos. Com início no dia 1º de maio, os fiéis continuam a se encontrar para a Via Lucis até 12 de junho, todos os domingos, às 17h45, na Matriz. Participe!

Presença da Família SalesianaGrupos Bíblicos

Reunidos com Maria

Família Salesiana

Candidatas a rainha são apresentadas

Grupos Bíblicos

Comunidade de Fátima homenageou padroeiraCardápios variados e muitas atrações não faltaram na programação do evento

As 20 paróquias que compõem a cidade de Joinville estarão reunidas no dia 23 de junho para a Missa e a procissão de Corpus Christi no Centro do município. A celebração terá iní-cio na Praça Nereu Ramos, às 15h, seguida da procissão com o Santíssimo Sacramento pela Rua do Príncipe até a Catedral, onde será feita a bênção final.

Cada paróquia é responsável pela confecção de uma parte do tapete por onde o bispo dioce-sano levará Jesus Eucarístico. Como a Diocese vive o ano das visitações no Triênio Missionário, o tema trabalhado ao longo do caminho será "Sem Mim nada podeis fazer", colocado no início e no final do tapete. A Paróquia Santo Antônio tam-bém é chamada a participar, por isso se organize e venha demonstrar o seu amor pelo Santíssimo Sacramento. Mais informações com lideranças das comunidades e na secretaria paroquial.

Nos dias 13, 14 e 15 de maio a Comunidade Nossa Senhora de Fátima realizou a festa em memó-ria a sua padroeira. Na primeira noite (13) foi celebrada a Santa Missa em honra à Santa, presidida pelo Pe. Santiago Canals, EP (Arautos do Evangelho), em seguida ocorreu à noite do pastel.

Já no dia 14, a Santa Missa teve a presidência do pároco, Pe. Severino Piccinini, SDB e logo após da celebração seguiu-se a festa popular com churrasco, galeto entre outras variedades de cardápio e atrações.

No dia 15, domingo, aconteceu a Missa com a benção dos festeiros, também presidida pelo Pe. Severino e contou com a participação das outras três comunidades que compõem a Paróquia Santo Antônio. Em sinal de unidade elas seguiram em carreata até o local da celebração, na ocasião Pe. Severino abençoou o novo Centro Catequético que foi entregue à comunidade Nossa Senhora de Fátima, depois todos foram convidados a participar do almoço festivo com a comunidade local.

Renovação Carismática promove em seus Grupos de Oração a Novena em preparação a uma das festas mais importantes da Igreja Católica

Aconteceu, no dia 22 de maio, o 2º Encontro Inspetorial da ADMA, no Centro Educacional Dom Bosco, com a participação de 70 membros vindos de todas as presenças da Inspetoria Salesiana São Pio X. Foi um dia de in-tegração, de conhecimento e de troca de experiências entre os grupos.

O Inspetor, Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, abriu o encontro dizendo que pertencemos a um grande movimento espiritual apostólico iniciado por Dom Bosco e que precisamos criar, entre nós, laços de comunhão e de fraterni-dade, para que possamos ser cristãos ao estilo do santo.

O Delegado Inspetorial da ADMA, Pe. Tarcizio PAulo Odelli, falou da ex-periência mariana de Dom Bosco, que teve origem no seu lar com a sua mãe. Foi mamãe Margarida que incutiu nele este grande amor a Nossa Senhora.

A Família Salesiana existe para os jovens. "Precisamos crescer no conhe-cimento de Dom Bosco e cultivar esse grande dom de Deus para a Igreja e para a humanidade, para que seu ca-risma se mantenha vivo", disse uma das participantes, Marlene Hartkopf.

Denise Cardoso Ignacio

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que co-memora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai 50 dias depois do Êxodo. Para os cristãos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do Dom de Línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém.

Em 2011, a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes no dia 12 de junho. Por isso, par-ticipe de modo especial da Santa Missa!

Saiba maisReunião dos missionários da Pastoral do Dízimo

A Pastoral do Dízimo da comunidade ma-triz sob a coordenação do casal Vilson e Vilma Schatzmann, realizaram no dia 23 de março a reunião com os missionários, em uma das sa-las do Centro Catequético da comunidade. Este encontro acontece sempre uma vez por mês.

O Concurso de Rainha da Festa de Santo Antônio promovido pelos Grupos Bíblicos de Reflexão já virou tradição na Paróquia. Nele, cada setor do GBR apresenta uma candidata e, a partir daí, todo o grupo se une para vender os votos de sua candidata. Os setores trabalham de três em três para fazer uma grande promoção gastronômica. O recurso adquirido é revertido para os grupos conforme o empenho e arreca-dação de cada um. Além disto, ainda fazem outras promoções e formas de angariar fundos para serem revertidos em votos das candidatas.

Candidatas a Rainha da Festa do Padroeiro 2011:

Setor 1 - Thamires Cristine FernandesSetor 2 - Julia Carvalho RomanivSetor 3 - Tamires Aparecida CanônicaSetor 4 - Amanda Cristina dos Santos Setor 5 - Leticia PetersSetor 6 - Mayara Cristina Stringari

Denise Cardoso Ignacio

6 7Presença Salesiana | Abril/2011 Presença Salesiana | Abril/2011

Presença no mundo

Presença Salesiana recebe visita Inspetorial

Presença da salesianidade

Evento Salesianidade Acolhimento

Aproximadamente 80 jovens se reuni-ram no Centro Educacional Dom Bosco na tarde de domingo, dia 15 de maio, com intuito de participar do 1º Encontro União Jovem. Este evento foi organizado por educandos, que são coordenadores ou membros de grupos de jovens de diver-sas comunidades católicas de Joinville, com assessoria de educadores do CEDB.

A animação musical ficou por con-ta do Ministério de Música Marcas da Promessa. A tarde teve momentos de oração, apresentações artísticas, dinâ-micas e um lanche partilhado.

O jovem, Marcos Jr. Pederssetti, edu-cando do Centro Educacional Dom Bos-co e coordenador de Grupo de Jovens JAF, diz que o evento foi um sucesso e espera ver resultados positivos pós--encontro. “Quando vi toda aquela ga-lera pulando, dançando e curtindo à tar-de, pude ver a presença de Dom Bosco ali sorrindo, pois sua casa estava cheia de jovens felizes”. Graças ao empenho e trabalho de toda a equipe, o encon-tro aconteceu. “Agora vamos trabalhar para desenvolver o 2º Encontro União Jovem”, finaliza

5 de junho de 1841. Na capela do Arcebispado, João Bosco, vestindo a alva, deita-se no chão diante do altar. Saem do órgão as notas austeras do canto gregoriano. Os sacerdotes e os seminaristas presentes invocam, um a um, os grandes santos da Igreja: Pe-dro, Paulo, Bento, Bernardo, Francis-co, Catarina, Inácio...

Pálido pela emoção e pelos últimos dias extenuantes, João se ergue e vai ajoelhar-se aos pés do arcebispo. Luís Fransoni impõe-lhe as mãos na cabeça e invoca o Espírito Santo para que ve-nha e o consagre sacerdote. Sacerdote para sempre.

Alguns minutos depois, João Bosco, unindo-se à voz do arcebispo, inicia sua primeira concelebração. Tornou--se Dom Bosco (NT: “dom”, em italiano, quer dizer padre).

Celebrei a primeira missa – escreve-rá com simplicidade – na igreja de São Francisco de Assis, em Turim, assistido pelo padre Cafasso, meu benfeitor e di-retor. Esperavam-me ansiosamente no meu povoado (era a festa da Santíssi-ma Trindade) onde há muitos anos não havia uma primeira missa. Mas preferi celebrá-la em Turim, sem barulho, no altar do Anjo da Guarda.

Posso chamar aquele dia de o mais belo da minha vida.

Sacerdote para semprePe. Orestes Carlinhos Fistarol interagiu com paroquianos, educandos e educadores

e lideranças em sua passagem por Joinville

Da oração à confraternização1º Encontro União Jovem proporciona tarde diferente para a juventude, no CEDB

CEDB também possui GBR

Nota

s Cu

rtas

Uma das prioridades da Diocese de Joinville é os Grupos Bíblicos de Reflexão - GBR(s). Para auxiliar na dinamização destes encon-tros, é preparado semestral-mente um livro, com uma ti-ragem de 45 mil exemplares.

Além disso, toda terça-fei-ra esta atividade é reservada para os grupos de famílias, tendo sempre o cuidado de que as comunidades não agendem nenhum outro en-contro neste dia.

Buscando caminhar em comunhão com a Diocese, a Comunidade Educativo--Pastoral do Centro Educa-cional Dom Bosco (CEDB), também realiza nas terças--feiras, às 17h, o seu Grupo Bíblico de Reflexão.

Mais fotos deste evento você pode encontrar no endereço abaixo:https://picasaweb.google.com/cedbjoinville2011

Na primeira semana do mês de maio, 24 educan-dos, que participam da Oficina de Artes, confec-cionaram várias lembranci-nhas para homenagear as mães. A atividade fez parte do processo de geração de renda e de avaliação da aprendizagem.

Lembranças para as Mães

No dia 24 de maio de 2011, o Centro Educacio-nal Dom Bosco realizou a missa de Nossa Senhora Auxiliadora. Este dia foi ce-lebrado com muita alegria, desde a Missa até a Gin-cana Mariana. No início do dia, ocorreu a celebração em honra a santa, que foi presidida pelo Pe. Tonon.

Logo após a Missa, co-meçou a tradicional Gin-cana Mariana com os educandos. No período da tarde, Pe. Lino Satler pre-sidiu uma linda celebração. Durante a sua homilia, o padre contou um pouco da história da devoção a Nos-sa Senhora Auxiliadora dos Cristãos.

Este dia comemorativo contou também com um almoço festivo como forma de confraternização para toda a Família Salesiana.

Missa e gincana mariana

Começava o tempo do “tudo compreenderá”

A Presença Salesiana de Join-ville recebeu uma visita muito especial de 19 a 22 de maio. O inspetor salesiano Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, SDB, repre-sentante regional do Reitor Mor na Inspetoria São Pio X, esteve em contato com os diversos ra-mos e obras dos salesianos de nossa cidade.

Já no primeiro dia teve uma agenda cheia. Pela manhã se reu-niu com os salesianos para co-nhecer suas realidades, verificar a saúde e vida espiritual dos reli-giosos, e acompanhar a documen-tação histórica no livro tombo e a crônica salesiana. Também esteve com os educandos e educadores do Centro Educacional (veja qua-dro), em períodos da manhã e da tarde, e com as lideranças paro-quiais após celebrar a Santa Missa na Igreja Matriz, às 19h.

Na sexta-feira, 20, encontrou--se com o prefeito Carlito Merss. No final do dia, reuniu-se com um grupo representativo dos Ex-Alu-nos de Dom Bosco que vivem em Joinville.

No outro dia, 21, falou com o Bispo Diocesano Dom Irineu Ro-que Scherer. Às 17h, esteve com os Salesianos Cooperadores e, em seguida, presidiu Missa na Comunidade Cristo Bom Pastor.

Por causa do Encontro Inspe-torial da Associação de Maria Au-xiliadora (ADMA), continuou em Joinville no domingo para parti-cipar do evento. Foi celebrada a Santa Missa às 9h, e o dia contou ainda com um almoço festivo, tar-de de reuniões e a bênção de Nos-sa Senhora Auxiliadora. A visita foi encerrada às 16h30, quando Pe. Orestes viajou para Itajaí/SC.

Mais sobre a visita inspetorialO inspetor visita todos os

anos as paróquias e obras sale-sianas de toda a Inspetoria São Pio X, que compreende os Esta-dos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde que a Congregação dos Salesianos de Dom Bosco foi fundada, o representante regional do Reitor Mor faz essas visitas. O objeti-vo é se aproximar da realidade salesiana, ter contato pessoal com os agentes e a parte admi-nistrativa e pastoral, e ter conhe-

cimento de todos os aspectos da presença salesiana naquela comunidade.

No ano passado, a visita inspetorial foi substituída pela pre-sença do conselheiro regional no Cone Sul e representante do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Natale Vitali, em setembro.

Inspetor salesiano no CEDB

No dia 19 de maio, o Centro Educacional Dom Bos-co recebeu o Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, SDB, du-rante o “Bom Dia” e “Boa Tarde”, com a presença dos educandos e educadores. No encontro houve o Mo-mento da Palavra, apresentações musicais, culturais e artísticas, e a explanação sobre a parceria da obra social com o Instituto de Oportunidade Social – IOS/TOTVS. Na oportunidade, o inspetor fez uma breve reflexão, seguida de uma visita aos diversos ambien-tes. No final da tarde reuniu-se com os educadores e educadores de apoio.

Trecho do livro ''Um sonho Uma vida''Terésio Bosco - Editora Salesiana

8 Presença Salesiana | Abril/2011

Rumo aos 50 anos

Devoção e festa em honra a Santo Antônio

Paróquia promove momentos especiais para fazer memória ao seu padroeiro

A Paróquia se une para a novena em honra ao padroeiro Santo Antônio, de 3 a 11 de junho, quando ocorre a cada dia uma celebra-ção, sempre às 19h, com tema específico refletindo sobre o olhar deste Santo tão popular. Nos dia 12 de junho, a partir das 10h ocorre a Missa dos Festeiros e a noite é a vez da Missa Sertaneja.

Já no dia 10 de junho tem início a Festa Popular com a Noite da Tainha. No sábado, 11, é servido o churrasco e galeto, às 18h, com atrações artísticas. O mesmo para o domingo, 12, contudo neste dia é o almoço que reunirá a paróquia. Para o dia do Santo, 13 de junho, haverá a Noite do Pastel.

Acompanhe a programação da festa abaixo:

NovenaHorário: 19h1º dia - 03/06 - Santo Antônio e a oração2º dia - 04/06 - Santo Antônio nosso Padroeiro3º dia - 05/06 - Santo Antônio na vida dos Jovens4º dia - 06/06 - Santo Antônio o grande Doutor da Igreja5º dia - 07/06 - Santo Antônio e a Caridade 6º dia - 08/06 - Santo Antônio e os Milagres7º dia - 09/06 - Santo Antônio e a Bíblia 8º dia - 10/06 - Santo Antônio e a Eucaristia 9º dia - 11/06 - Santo Antônio e a Família

Festa Popular10/06 – Noite da Tainha – 18h às 24h11/06 – Churrasco, galeto e atrações artísticas – 18h às 24h12/06 – Churrasco, galeto e atrações artísticas – 11h às 15h

Missas especiais12/06 – 10h – Missa dos Festeiros12/06 – 19h – Missa Sertaneja

As tradicionais novenasNovena é um encontro para orações, realizado durante o pe-

ríodo de nove dias. Essa tradição começou entre a Ascensão de

Jesus ao céu e a descida do Espírito Santo, quando se passaram

nove dias. A comunidade cristã estava reunida em torno de Ma-

ria. Foi a primeira novena cristã. Essa reunião original é repetida

todos os anos pelas comunidades cristãs, orando-se pela unida-

de dos cristãos. Esse se torna também o padrão das novenas ce-

lebradas com outros objetivos. O número nove possui ainda um

significado especial no culto católico, por ser igual ao quadrado

de três, número perfeito por estar relacionado à Trindade.