informativo jornal capul - ediÇÃo 123 - abril de 2011 - unaÍ-mg

24
4 décadas gerando vida e informação • ABRIL - 2011 Ano XVII númeRo 123 Impresso Especial 9912207376/2008 - DRMG CAPUL CORREIOS CAPUL REALIZA AGO Assembleia Geral Ordinária da CapuL contou com a presença de cerca de 200 pessoas, que aprovaram todos os assuntos propostos na Ordem do Dia Elmiro Nascimento, Secretário de Estado da Agricultura, visita Unaí e concede entrevista ao Jornal CapuL DIRETORIA SE DESDOBRA EM BUSCA DE BENEFÍCIOS PARA OS COOPERADOS Página 9 Página 8 Página 5

Upload: folha-de-unai

Post on 02-Jul-2015

248 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

• CAPUL REALIZA AGOAssembleia Geral Ordinária da CapuL contou com a presença de cerca de 200 pessoas, que aprovaram todos os assuntos propostos na Ordem do Dia• Elmiro Nascimento, Secretário de Estado da Agricultura, visita Unaí e concede entrevista ao Jornal CapuL• DIRETORIA SE DESDOBRA EM BUSCA DE BENEFÍCIOS PARA OS COOPERADOS

TRANSCRIPT

Page 1: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

4 décadas gerando vida e informação • ABRIL - 2011 • Ano XVII • númeRo 123

Impresso Especial

9912207376/2008 - DRMGCAPUL

CORREIOS

CAPUL REALIZA AGO

Assembleia Geral Ordinária da CapuL contou com a presença de cerca de 200 pessoas, que aprovaram todos os assuntos propostos na Ordem do Dia

Elmiro Nascimento, Secretário de Estado da Agricultura, visita Unaí e concede entrevista

ao Jornal CapuL

DIRETORIA SE DESDOBRA EM BUSCA DE BENEFÍCIOS PARA

OS COOPERADOSPágina 9

Página 8

Página 5

Page 2: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

2 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

Fala GerenteEstou na CAPUL há quase 22

anos, fui admitida em 02 de junho de 1989, foi praticamente meu primeiro emprego, onde estou até hoje graças a Deus. Comecei como telefonista, depois passei pelo laticínio, supermercado, confec-ções, departamento de compras, e nos últimos 12 anos estou no setor Despachante.

Aqui está toda minha história de vida, aqui adquiri experiência profissional, experiência de vida, vivi muitas histórias, presenciei muitas emoções boas, outras ruins, aqui fiz verdadeiras amizades, conheci pessoas entre colegas, cooperados que são realmente muitos especiais para mim. Passei por dificuldades, enfrentei desafios e com isso aprendi que devemos aproveitar cada oportunidade que a vida nos dá, nunca desistir, saber esperar o nosso momento, fazer sempre o bem, tratar as pessoas com igualdade, saber respeitar o próximo para ser respeitado também, saber reconhecer quando estou errada, pedir desculpas, compreender e ser compreendida.

Sou graduada em Ciências Contábeis e tenho uma boa experi-ência nesta área mais voltada para a contabilidade rural e trabalhista. Fui nomeada a gerente do setor

Despachante em 2007, cargo que ocupo com muito orgulho. Procuro passar para minha equipe tudo que aprendi, deixo bem claro a todos eles que o bom atendimento é prioridade para empresa, e sempre devemos tratar todos com igualdade, comprometimento, agilidade, enfim, dar segurança aos nossos cooperados e clientes em geral, para que fiquem satisfeitos e tenham uma boa satisfação e percebam a qualidade dos serviços prestados pela CAPUL.

Hoje digo que tenho prazer quando se trata de equipe bem formada, já passaram pessoas muito especiais que trabalharam comigo e foram promovidas deixando saudades. Atualmente estou satisfeita com a minha equipe, somos cinco colaborado-res, trabalhamos todos juntos e percebo que estão satisfeitos, isto é de grande importância, por que no final todos ganhamos.

O cooperado para mim é sem

dúvida a pessoa mais importante na CAPUL, desde o maior ao mais humilde, procuro ajudar sempre que me procuram, pode ser para qualquer assunto, sempre que não estiver direcio-nado a mim encami-nho para o setor correto, o importante é que se resolva o seu problema, pois muitas vezes o nosso cooperado está sempre com pressa e não tem muito tempo.

Com todos esses anos na CAPUL, não poderia deixar de falar um pouco de sua evolu-ção, da CAPUL de antes para a CAPUL de hoje, destacando o aumento na produção de leite, o desenvolvimento da informação, qualificação dos profissionais, e entre outros fatores. Essa evolu-ção se deu através de todos nós, diretores, colaboradores e princi-palmente de nossos cooperados, que vêm acompanhando este crescimento, buscando cada vez mais seu espaço na cooperativa, sabendo dos direitos e deveres,

predominando o cooperativismo, que eu particularmente defendo muito e tenho conhecimento, pois o cooperativismo tem a sua origem que é união para o bem comum, solidariedade com igualdade, justiça e ética, sobre-vivência e resistência, liberdade e crescimento, estes sim são os verdadeiros valores e objetivos do cooperativismo.

Na CAPUL tenho mais a agrade-cer do que a pedir, agradecer aos ex-diretores que me deram oportu-nidades, à diretoria executiva que a mim demonstraram confiança, me atribuindo responsabilidades e preocuparam com a importância do setor Despachante para nossos cooperados, e com certeza procuro retribuir esta confiança com um bom atendimento, dedicação e satisfação.

Para finalizar, hoje digo que sou uma pessoa muito feliz, tenho boa saúde, tenho uma família maravi-lhosa, tenho meu emprego, enfim, tudo de bom. Deixo aqui minha mensagem, vamos priorizar o cooperativismo, vamos todos juntos unindo forças para o cresci-mento da nossa cooperativa, e tenho um imenso orgulho de dizer que faço parte da nossa família CAPUL.

EDIÇÃO/REDAÇÃOREPORTAGENS/FOTOS

Comissão de Marketing (CAPUL)[email protected]

(38) 2102-5193Fotos: Arquivo CAPUL

Diagramação, editoração e Arte Final:

Print HouseFone: (38) 3676-7776 / 8818-2188

E-mail: [email protected]: www.graficaprinthouse.com

R. Prefeito João Costa, 1375 Centro - 38610-000 – Unaí-MG

Tel.: (38) 2102 5100Fax: 2102 5102

www.capul.com.br

ENTREPOSTOSArinos - 38 3635 1025

Bonfinópolis - 38 3675 2128Buritis - 38 3662 1622

Cabeceira Grande - 38 3677 8090Dom Bosco - 38 3675 7087natalândia - 38 3675-8051

número de funcionários: 480números de Associados: 3884

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Tiragem: 3.000 exemplaresImpressão: FUMARC - 31 3249 7400

REPRESENTANTE COmERCIAlAgromídia Ltda.

Fone: (11) 5092 3305E-mail: [email protected]

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Adriano Cecílio Dib Adriles Barbosa de Brito

Adalton Rodrigues Militão (Processo)Cláudio Manoel Rocha LimaCosme Damião Neto Silva

Elcio Heber França ResendeJesus Pedro Machado

José Venâncio CamargosJosé Américo Carniel

Luciano Lander LousadoTarciso Braz da Silva

SuplentesArenos Marinho Alves

Diretor PresidenteJesus Pedro Machado

Diretor AdministrativoTarciso Braz da Silva

CONSELHO FISCAL

EfetivosAdelson Eustáquio Basílio

Edson Machado GuimarãesJosé Alves Viana Filho

SuplentesAngelo Pereira de Freitas

Mauro Amparo Silva CoutoValter Marins

ÓRGão De DIVuLGAção e eDuCAção DA

CoopeRAtIVA AGRopeCuáRIA unAí

LtDA.

Lana Lúcia SilvaContadora

CRC-MG 090030/P-8

Page 3: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

3ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

O que é? O câncer de próstata (CP) é o

tumor mais comum em homens com mais de 50 anos de idade. Com os progressos da Medicina e de outras áreas que interferem com a saúde, espera-se para as próximas décadas uma população cada vez maior de homens atingindo faixas etárias bem superiores. Conclui-se, portanto, que mais casos de câncer de próstata serão diagnosticados. Atualmente, existem no país diversas campanhas de detecção precoce desse câncer. O diagnóstico precoce é deveras impor-tante, visto ser esse um câncer curável nos estágios iniciais.

Como se desenvolve? A próstata é uma glândula localizada

próximo à bexiga cercando a uretra na sua porção inicial. As secreções prostáticas são o maior componente do líquido seminal (ou esperma).

A origem do câncer de próstata é desconhecida, entretanto, presume-se que alguns fatores possam influenciar o seu desenvolvimento. • Entre eles, o fator genético, visto a

incidência desta neoplasia ser maior em familiares portadores da doença. A presença de câncer em parentes do primeiro grau aumenta a probabili-dade de diagnóstico desse câncer em 18%.

• O fator hormonal é bastante impor-tante, pois essa neoplasia regride de maneira significativa com a supres-são dos hormônios masculinos (por exemplo, castração). A testosterona não é indutora de câncer, entretanto, em homens já com a neoplasia ou com predisposição, a testosterona estimularia o seu crescimento.

• Ultimamente, tem se dado muita atenção ao fator dieta. Dietas ricas em gordura predispõem ao câncer e as ricas em fibras e tomate diminuem o seu aparecimento. Baseados em levantamentos epidemiológicos em áreas geográficas de maior incidência de câncer de próstata notou-se que

dietas ricas em gordura aumentam os riscos de seu aparecimento. Talvez por interferência no metabolismo dos hormônios sexuais, várias outras substâncias estão sob investigação como as vitaminas, o cádmio, o zinco.

• Doenças venéreas não tem relação com o câncer

• O fator ambiental é alvo, também, de investigação. Populações de baixa incidência de câncer, quando migram para áreas de alta incidência, apresentam um aumento na ocorrên-cia de casos. Fumaça de automóveis, cigarro, fertilizantes e outros produ-tos químicos estão sob suspeita.

O que se sente? Nas fases iniciais nada se sente. O

tumor somente é detectado em exames clínicos e laboratoriais de rotina que são: • o toque retal e• a dosagem do antígeno prostático

específico ou PSA.

Nos casos de câncer sintomático, o paciente se queixa de • dificuldade para urinar, • jato urinário fraco, • sensação de não esvaziar bem a

bexiga,• Sangramento na urina pode ser uma

queixa, embora mais rara. • O paciente pode manifestar dores

ósseas como sinal de uma doença mais avançada (metástases).

• Anemia, perda de peso, adenopatias (ínguas) no pescoço e na região inguinal podem também ser a primeira manifestação da doença.

Como se faz o diagnóstico? Todo o homem a partir dos 45 anos

deve realizar o toque retal e dosagem do PSA, principalmente aqueles com história familiar de câncer de próstata (e de câncer de mama), independente-mente de sintomas. Em caso de toque anormal e ou PSA elevado, o paciente

deverá ser submetido a uma ecografia transretal com biópsia prostática. Os fragmentos obtidos serão levados ao exame anátomo-patológico. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tumor deverá ser estagiado. Isto significa que exames deverão ser solicitados a fim de que se possa saber se o tumor está confinado à próstata ou se já invadiu órgãos adjacentes (bexiga, vesícu-las seminais, reto) ou se já enviou metástases. A cintilografia óssea é o exame mais útil nessa fase e nos dá informações quanto à metástases no esqueleto.

Outros exames eventualmente pedidos são: fosfatase alcalina, tomografia computadorizada de abdômen, radiografias de tórax, radio-grafias do esqueleto.

Como se trata? O câncer de próstata pode estar

confinado à próstata na forma de um pequeno nódulo, como também pode estar restrito a ela, porém envolvendo toda a glândula. O câncer, além de localizado, pode estar comprometendo os limites desse órgão e invadir outros órgãos adjacentes, como as vesículas seminais ou a bexiga.

Para descrever a extensão do tumor (estadiamento) existem várias classi-ficações baseado no estadiamento do tumor e de sua classificação de Gleason é que se escolhe o tipo de tratamento. • Para os tumores localizados dentro

da glândula, a prostatectomia radical e a radioterapia são as primeiras opções e consideradas curativas.

• Os tumores que avançam para fora da próstata, mas sem evidência de metástases, são geralmente tratados com radioterapia.

• Os tumores metastáticos são paliati-vamente controlados com hormônios femininos, orquiectomia, drogas anti-androgênicas ou análogos do LHRH.

O tratamento do câncer de próstata é muito controverso pois são muitas as

variáveis: • idade do paciente• níveis do PSA• estágio do tumor• tipo histológico

Além disso, deve-se discutir com o paciente as complicações do trata-mento. • Tanto a prostatectomia radical

quanto a radioterapia podem deixar o paciente impotente bem como incontinente urinário (urina solta).

• A hormonioterapia diminui o desejo sexual e causa impotência sexual.

• Deve-se considerar também a idade do paciente na época do diagnóstico e sua expectativa de vida sem a doença.

• Pacientes muito idosos e com baixa expectativa de vida certamente se beneficiarão com tratamentos menos agressivos.

• Problemas psicológicos e culturais fazem da orquiectomia (retirada dos testículos) um tratamento indese-jado.

Qual é o prognóstico? O prognóstico depende do estádio

(extensão) e grau histológico (Gleason), principalmente. Se o câncer é localizado e se o paciente realizar uma prostatectomia radical, a sobrevida em 10 anos pode atingir 90%, sendo equivalente à da população normal. O índice de recorrência local após 5 anos é de 10% contra 40% da radioterapia. A radioterapia utilizada no câncer localizado ou localmente avançado (fora da próstata mas sem metástases) apresenta biópsias positivas de 60 a 30% dos casos quando realizadas seis meses e dois anos respectivamente após o tratamento.

Nos casos metastáticos, o trata-mento é paliativo e o prognóstico bem mais reservado.

Por: Dr. Márcio Martins Rafael, médico do trabalho da Capul

HOMENS, É HORA DE CUIDAR DA SAÚDE!CÂNCER DE PRÓSTATA

Page 4: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

4 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

Na tarde de 22 de março, os presi-dentes das 31 Singulares da Coope-rativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR/Itambé) compareceram ao Escritório Central em Belo Horizonte e reelegeram com 18 votos o presidente Jacques Gontijo Álvares para novo mandato de três anos (2011-2014). Além de Gontijo, a nova Diretoria será composta pelo atual vice-presidente Administrativo Marcos Elias, pelo vice-presidente de Abastecimento Colifeu Andrade Silva e pelo vice-presidente Comer-cial Carlos Antônio Figueiredo Amorim.

Durante a AGO, também foram eleitos os membros dos conselhos Administrativo e Fiscal. Zuza Machado, presidente da CapuL foi eleito membro do Conselho de Administração da CCPR/Itambé.

A notícia foi recebida com entusiasmo pelos Conselheiros e pelo Diretor Administrativo da CapuL, Tarciso Braz: “A CapuL e nossos cooperados estão bem representados junto à Itambé. A força e a dedicação do Zuza como produtor de leite foi reconhecida também pelas nossas coirmãs, as cooperativas singulares do Sistema CCPR. Certamente, nós cooperados seremos beneficiados”.

A cerimônia de posse foi realizada no dia 04 de abril, segunda-feira, na capital mineira. Zuza Machado assumiu sua cadeira no Conselho e foi parabenizado pelos colegas e companheiros das outras Coopera-tivas Singulares, e pelo Conselheiro da CapuL, Cláudio Manoel, que acompanhou o presidente na viagem à Belo Horizonte.

O evento foi prestigiado pelo Vice--governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, que representou o governador do estado, Antônio Augusto Anasta-sia. Também estiveram presentes, o Secretário de Estado de Agricultura,

Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; o Presidente da Organi-zação das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG/SESCOOP--MG), Ronaldo Scucato; o Diretor Vice-Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) , Marcos Abreu; o Deputado Paulo Piau - Presidente da Frente Parlamentar de Cooperativismo da Câmara dos Deputados; e dezenas de Deputados federais e estaduais.

Veja a lista completa dos conse-lheiros:

Conselho AdministrativoAlém do presidente da CCPR/

Itambé e dos vice-presidentes, o conselho administrativo é formado por: João Félix de Godoy (Coope-rativa Regional Agropecuária do Centro Norte Mineiro - COOPER-NORTE); Tarcizo de Melo Mendes (Cooperativa dos Produtores de Leite Granelizado da Região de Pará de Minas - COOPERGRANEL); João Lúcio Gontijo de Melo (Cooperativa Regional dos Produtores dos Rurais de Carmo do Cajuru - COOPRA-CAL); Rafael de Oliveira Ribeiro (Cooperativa Agropecuária de Itaguara - CAPIL); Juber Correa de Figueiredo (Cooperativa Agropecuá-ria de Paraopeba - COAPA); Henri-que de Sousa Saldanha (Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região - COOPERABAETÉ); Alberto Adhemar do Valle Júnior (Cooperativa Agropecuária de Araxá - CAPAL); André Luiz Costa (Cooperativa dos Produtores de Leite de Esmeraldas - COOPES); José Geraldo de Carvalho (Cooperativa dos Produtores Rurais de Alvinópolis - COOPRAL); Rodrigo de Andrade (Cooperativa Agropecuária de Pedro Leopoldo - CAPEPE); Jesus Pedro Machado (Cooperativa Agropecu-

ZUZA MACHADO É MEMBRO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ITAMBÉCCPR realiza AGO e elege nova diretoria e conselhos

ária Unaí - CAPUL) e João Luiz de Carvalho Pinto (Cooperativa de Produção Agropecuária de Luz - COOPAGRO).

Conselho FiscalO Conselho Fiscal é formado por:

Romário Rosa de Morais (Coopera-

tiva Dos Produtores Rurais de Itaúna - COOPERITA); Milton Marques do Nascimento Filho (Cooperativa dos Produtores Rurais da Região Central de Minas Gerais - PRODUCEN-TRO); Hélcio de Oliveira Quintão (Cooperativa Agropecuária de Ferros - CAFEL).

Font

e: A

sses

soria

de

Com

unic

ação

da

CC

PR

/Itam

bé -

Imag

ens:

Lea

ndro

Cou

ri e

Gils

on d

e S

ouza

Zuza Machado e Ronaldo Scucato, presidente do Sistema OCEMG/SESCOOP-MG

Marcos Elias, vice presidente administrativo da Itambé e Zuza Machado

Page 5: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

5ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

A diretoria da CapuL realizou uma maratona de viagens para participar de várias reuniões com objetivo de fortalecer ainda mais a cooperativa e buscar melhorias e benefícios para seus cooperados. Zuza Machado reuniu-se com Ronaldo Scucato, Presidente do Sistema Ocemg/Sescoop, e outras autoridades em Belo Horizonte.

O diretor presidente da CapuL, Zuza Machado, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Itambé no dia 04 de abril, onde assumiu uma cadeira no Conselho Administrativo da CCPR. Ainda em Belo Horizonte, Zuza reuniu-se com ex-senador e atual vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, para solicitar uma avaliação e melhorias na distribuição de energia elétrica na zona rural para solucionar o grave problema da perca de leite que os cooperados da CapuL tem enfrentado em razão de constantes interrupções do fornecimento de energia elétrica nas fazendas, e principalmente, requerer a solução de variação de energia elétrica na unidade industrial da CapuL Nutrição Animal. Tal varia-ção na tensão elétrica tem ocasionado a diminuição parcial ou até mesmo a parada de todo o bloco industrial,

DIRETORIA DA CAPUL SE DESDOBRA EM BUSCA DE BENEFÍCIOS PARA OS COOPERADOS

promovendo prejuízos comerciais à cooperativa, e mesmo após inúme-ras reclamações oficiais junto ao Departamento de Média Tensão da CEMIG, o problema não havia sido solucionado.

Enquanto isso o diretor administra-tivo da CapuL, Tarciso Braz, cumpria os compromissos da agenda da direto-ria no estado de Goiás, participando do 2º Goiás Leite (04/abril) e buscando soluções para a implantação de um Regime Tributário Especial para que a CapuL possa atender aos pecuaris-tas de Cabeceiras de Goiás e região, e também em Brasília (05/abril) onde participou juntamente com mais de 20

mil produtores rurais de todo o país da manifestação em relação à votação do Novo Código Florestal.

Tarciso se encontrou com a Senadora e Presidente da CNA - Confederação de Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu uma das fomentadoras do manifesto. A manifestação pacífica se deu para pressionar o Congresso Nacional a votar com urgência o projeto que renovará o Código Florestal Brasi-leiro e que tem dividido opiniões no Brasil: os produtores rurais defendem uma preservação ambiental que não comprometa a atividade agropecuária, já os ambientalistas propõem medidas radicais de preservação ambiental que

tornarão a atividade do homem do campo mais difícil. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, Hélio Machado, juntamente com o presidente da Coanor, Irmo Casavecchia, com o presidente da Coagril, José Carlos Ferigolo, e demais autoridades e líderes do Noroeste se fizeram presentes no encontro.

Tais ações da diretoria irão promo-ver benefícios para o associado, sua família, e principalmente, para a cooperativa. Quando a CapuL avança, ela coopera com o desenvolvimento da região e com o crescimento da bacia leiteira do noroeste de Minas.

Conselheiro Cláudio Manoel, Arlindo Porto e Zuza Machado se reunem em Belo Horizonte

Em Brasília, Tarciso, José Américo e Claudimar se encontra com a senodora Kátia Abreu

Foto: www.redeagromais.com.br

Page 6: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

6 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

Na última terça-feira, dia 15 de março, aconteceram na CapuL os primeiros eventos que selam a parce-ria entre a Merial e a CapuL no que diz respeito ao Simpósio de Atuali-zação Técnica Merial. Este simpósio visa estabelecer uma referência junto aos públicos alvos do evento de que atualmente constitui-se um momento excelente para uma reciclagem dos conhecimentos técnicos, discussão sobre temas atuais e a ampliação da rede de relacionamento entre os parti-cipantes.

Primeiramente ocorreu, às 14h no Centro de Treinamento, uma mesa redonda que reuniu médicos veteriná-rios, estudantes e demais interessados para debates e discussões técnicas, onde foi possível também explorar o grande conhecimento do palestrante, Dr. José Carlos Morgado, sobre temática alvo (clostridioses). O encontro foi muito bem aproveitado por todos, segundo o palestrante, que é diretor técnico de biológico Merial, a oportunidade propiciou um tira-dúvidas excelente: “o evento

foi muito interessante, bastante interativo, a gente recebeu uma parti-cipação muito grande dos colegas da cooperativa, eles com a experiência de campo e nós com experiência de laboratório”, ele também afirmou que um dos maiores problemas está relacionado ao diagnóstico: “o diagnóstico às vezes confunde-se com outras doenças”. Assuntos como raiva e novos controles de mastite ambiental também foram discutidos.

Já no início da noite, às 19h, no Auditório da CapuL, houve a palestra

“Desenvolvimento de programas estratégicos de vacinação de clostri-dioses e controle de vacinas clostri-diais no Brasil”, aberta a todos, onde 39 pessoas puderam aprender mais com o conhecimento de Dr. Morgado.

O objetivo da Merial é que este simpósio entre para o calendário oficial dos produtores rurais e médicos veterinários da região noroeste de minas, e a CapuL apoia todas as ações em prol da capacitação do cooperado e aprimoramento dos profissionais que dão assistência à nossa região.

SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO TÉCNICA MERIALCapuL é palco do evento que promove a capacitação dos produtores rurais

Na tarde de quarta-feira, dia 16 de março, a nova gerente do super-mercado CapuL foi apresentada à equipe. Djanira Angelina Menezes é unaiense, mas conquistou sua carreira profissional fora daqui, ela tem grandes expectativas: “estou empolgadíssima. Acho que eu tenho muito conhecimento, com certeza vou ajudar muito, mas também espero aprender com as pessoas com quem eu vou trabalhar, estou super orgulhosa de trabalhar na CapuL”.

Djanira tem um excelente currí-culo e grande experiência na área de gestão comercial, nos últimos 10 anos trabalhou em Brasília como gerente em uma das unidades da Ri

Happy Brinquedos, a maior rede de brinquedos da América Latina. Ela está de volta para casa e afirma estar muito feliz por isso. Djanira, seja muito bem vinda à Família CapuL!

SUPERMERCADO CAPUL CONTA COM NOVA GERENTE

Djanira Menezes se diz orgulhosa de trabalhar na CapuL

Colaboradores da Merial e da CapuL: parceria positiva em evento de capacitação Cooperados e colaboradores prestigiaram a palestra ministrada pelo Dr. José Carlos Morgado

Parte da equipe do Supermercado Capul de Unaí se reunem com a nova gerente Djanira

Page 7: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

7ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

CAMPANHA DE VACINA DE AFTOSA

No mês de maio teremos a etapa de vacinação contra a FEBRE AFTOSA (obrigatória ) para bovinos e bubali-nos (búfalos) em todo o rebanho (a partir de um dia de vida ate adultos).

Esta é uma boa oportunidade para fazer a vacinação também contra a RAIVA, inclusive dos cavalos, uma vez que em nossa região ainda tem ocorridos casos suspeitos desta doença em função da existência de muitas cavernas que abrigam morce-gos hematófagos.

Por: Marcélio A Marques, Médico

Veterinário da CapuL

Todo o organisno animal é dotado de um sistema de proteção contra a invasão de microorganismos patogênicos que podem causar lesões ao seu funcionamento levando ao aparecimento de doenças, causando o enfraquecimento do animal ou mesmo levando-o a morte.

Vários são os microorganismos que podem levar à ocorrência de lesões, tais como: bactérias (pneumonias, diarreias mamites, etc.), viros (raiva, aftosa, dengue, etc.) e tantos outros maléficos.

Quando um destes organismos patogênicos penetra no corpo do animal, seu sistema de defesa é acionado a fim de dar combate a este invasor e evitar a doença. Acontece que o sistema de defesa só pode dar combate ao invasor quando ele já teve um contato anterior com o mesmo para que ocorra este tipo de proteção (sem essa proteção o animal adoece) por isso é importante induzir esta defesa do animal (imunidade) através da vacinação, estimulando as suas defesas imunitárias.

A vacinação nada mais é do que a inoculação no animal do próprio organismo causador da doença. Estes

microorganismos são trabalhados em laboratórios biológicos através de técnicas especiais que fazem com que sejam inócuos ao animal estimulando seu sistema de proteção sem causar nenhum dano ao mesmo. Portanto a vacinação é um fator importante para a saúde do rebanho.

Em se tratando de fêmeas prenhas, é muito importante que estejam bem imunizadas contra doenças, pois esta resistência é repassada aos filhotes após o nascimento, através do colos-tro (primeiro leite ou leite sujo ), já que as crias nascem sem nenhuma resistência imune, daí a necessidade de que seus filhotes (bezerros, leitões, etc.) mamem o colostro nas primeiras horas de vida.

Esta imunidade passiva dura em media três meses nos bezerros. A partir desta idade é que eles responde-rão às vacinações.

COMO REALIZAR COBERTURA VACINAL

- Para se realizar a cobertura vacinal em um rebanho, é importante seguir a um calendário sanitário elaborado para a propriedade, onde pode-se observar: a época do ano, categoria

animal e idade dos mesmos.- As vacinas ao serem adquiridas nas

farmácias veterinárias deverão estar acondicionadas em caixas térmicas (isopor com gelo) para manutenção da temperatura e serem aplicadas nos animais o mais rápido possível.

- Vacinas que congelam ou esquen-tam perdem sua capacidade de imuni-zar os animais causando prejuízo e não devem ser aplicadas em nenhum rebanho.

- Durante a etapa de vacinação, os animais devem ser mantidos calmos, separados por tamanho (separar os bezerros). Animais doentes, cansados ou estressados têm pouca resposta à vacinação.

- As vacas leiteiras em lactação devem ser vacinadas logo após a ordenha de manhã ou da tarde para se evitar o estresse e queda da produção de leite.

LEMBRE-SE Vacinar corretamente o rebanho

é um ato preventivo que aumenta a resistência às doenças e eleva a sanidade dos animais: “É melhor prevenir (vacinar) que remediar (medicar animal doente)”.

A IMPORTANCIA DA VACINAÇÃO DOS ANIMAIS

No dia 18/03 a Capul, represen-tada pela Gerente Ilza dos Santos, esteve presente na Aula Inaugural dos cursos de Licenciatura da UnB – Universidade de Brasília, ofere-cidos no Polo da Universidade Aberta do Brasil - UAB em Buritis.

A Câmara Legislativa de Buritis recebeu cerca de 150 convidados, entre autoridades e universitários, que acompanharam uma apresen-tação dos cursos disponibilizados pela instituição de ensino superior: Letras, Música, Artes Visuais e Educação Física, que funcionam com a metodologia de ensino a distancia (EAD).

Além do Prefeito de Buritis Dr. Keny, o momento histórico

CAPUL NA AULA INAUGURAL DA UnB EM BURITIS

também foi prestigiado pelos vereadores locais, pela a Coordena-dora Geral da UAB Wilsa Ramos,

e a coordenadora do Polo Superior de Ensino, Edite Brito, esposa do sócio da Capul André F. Brito.

Os produtos do laticínio CapuL foram degustados pelos convida-dos.

Presidente da Câmara, Elias Fonseca e a coordenadora aula inaugural da UNB Estudantes e autoridades prestigiaram o evento

Page 8: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

8 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

No dia 31 de março, Unaí recebeu a visita do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento de Minas Gerais, Elmiro Nasci-mento; do Presidente da Emater-MG, Maurílio Guimarães; do Superinten-dente Regional do Banco do Brasil, Marcos Melo Frade; do Coordenador de Estratégia e Novos Negócios da Vale do Rio Doce, William Almeida; do Deputado Federal Zé Silva, Deputado Estadual Delvito Alves e outras inúmeras autoridades da região noroeste.

Recepcionados pelo Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Unaí, pelos dirigentes das cooperati-vas locais e produtores rurais de toda a região, os convidados se reuniram para fomentar ações que beneficiem o Noroeste de Minas, otimizando o diálogo entre as entidades locais e estaduais. Esta reunião foi proposta pela própria SEAPA - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento de Minas Gerais, através da Emater-MG, IMA, Ruralminas e Epamig, juntamente com a AMNOR.

Elmiro Nascimento explicou a todos o motivo de sua visita: “Nosso intuito é trazer aqui pra região o apoio da Secretaria de Agricultura e do Governo de Minas e principal-mente alavancar cada vez mais nossa agricultura e pecuária. Nós estamos passando por momentos inéditos na história desse Brasil e temos perspec-tivas incríveis de, cada vez mais, aumentarmos nossa produtividade e fazermos desse estado o celeiro não só do país mas do mundo. (...) e o governo está aqui para apoiar cada vez mais, conversarmos, e para colocar o Estado à disposição para que possamos trabalhar em parceria.”

Acompanhe a seguir uma entrevista com o Secretário Elmiro Nascimento na ocasião de sua visita a Unaí:

JornaL CapuL (JC): Além de grandes produtores rurais, nossa região é composta em sua maioria por pequenos produtores. O que o senhor tem a falar da importância do pequeno produtor para nossa região?

Elmiro Nascimento: Nós do estado temos por obrigação apoiar-mos principalmente o pequeno produtor. O Governador Anastasia está muito empenhado, tanto é que tem o Comitê do Leite e o Comitê do Café, itens de produção que são muito afetos do estado. Hoje o leite é o produto mais democrático que tem em Minas, porque todo município tem sua produção de leite, e aqui possui uma produção expressiva em nível de Minas. Somos o primeiro produtor de leite do Brasil, Minas hoje produz 33% do leite nacional e precisamos agregar valor a esse produto para que possamos, cada vez mais, dar um ganho a mais para nosso produtor. O leite é um assunto fundamental no governo de Minas para que possamos vislumbrar uma perspectiva melhor para o pequeno produtor dentro da agricultura familiar. O Governador está muito empenhado em fazer uma política para que realmente possamos agregar valor ao produto e dar uma condição melhor ao nosso produtor.

JC: O que o senhor tem a dizer sobre a importação de leite já que esse é uma assunto que preocupa muito o produtor de leite da região noroeste no que diz respeito ao mercado?

Elmiro Nascimento: O governo está fazendo certa política para que realmente possa resguardar a produ-ção de Minas em si. Logicamente, todo produto que vem e é concorrente nosso é taxado para que possa ter uma condição leal de concorrência. O governo está se preocupando muito com isso, tanto é que, o projeto de Minas em relação à agricultura familiar é caucado no leite e no café que são dois produtos básicos para que realmente dê uma sustentabili-dade a mais ao pequeno produtor e logicamente vislumbrar dias melhores para ele.

JC: Sabemos que a partir de 1º de julho de 2011 o produtor de leite terá que cumprir a Normativa 51, que obriga os produtores a diminuir o número de CCS e CBT, aumen-tando a qualidade do leite. O senhor acredita que o pequeno produtor tem

Autoridades e líderes ligados a agropecuária visitam Unaí

condição de cumprir esta Norma-tiva?

Elmiro Nascimento: Nós tivemos uma reunião semana retrasada (meados de março) em Brasília, justa-mente com o pessoal do Ministério da Conseagri – Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricul-tura, onde conversamos muito com Ministro neste sentido para que possa postergar essa resolução por mais tempo. Nós sabemos da importância que é você fazer um produto de qualidade e principalmente dentro da sanidade padrão, mas nós temos que reconhecer também que o pequeno produtor não está adequado a isso ainda. Então o estado está ajudando, como as cooperativas estão ajudando, as cooperativas fazem um trabalho

fantástico nesse sentido, mas que realmente o Estado, a área federal tem que fazer uma condição para que realmente possa adequar isso aí. E nós estamos fazendo um movimento para que possa postergar um pouco essa Normativa 51, e logicamente o estado entrar com a ajuda, o município entrar, estamos aí convocando todo mundo já realmente só estado não dá conta se não tivermos os parceiros (...) quando realmente unirmos todo mundo aí sim nós vamos deslanchar e colocar nosso produto em condições exemplares. O IMA tem feito um trabalho belíssimo nesse sentido, não em termos de fiscalizar e punir, mas de mostrar ao produtor que quanto melhor a qualidade mais valor ele vai agregar ao seu produto.

Hélio Machado, Irmo Casavechia, José Carlos Ferigolo e Zuza Machado se reunem com o secretário Elmiro Nascimento

Diretoria da CapuL se encontra com o Deputado Federal Zé Silva

Visitantes recebem das mãos da diretoria da CapuL cestas de produtos lácteos

Page 9: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

9ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

A Assembleia Geral Ordinária da CapuL foi realizada em 27 de março, domingo, e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre coope-rados, aptos ou não a votarem, e seus familiares.

Os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal se fizeram presentes, assim como o coordenador do Comitê Educativo Central, Maurí-cio Bento Martins, os ex-presidentes da CapuL: Valdinei Paulo de Oliveira, José Augusto de Carvalho, e os presi-dentes do Sindicatos Rurais de Unaí e Buritis, Hélio Oscar Machado e Délio Prado, respectivamente.

O Diretor Presidente da CapuL, Zuza Machado conduziu os traba-lhos durante a AGO assessorado pelo Diretor Administrativo Tarciso Braz, e pelo Departamento Jurídico da cooperativa, através do Advogado Carlos Eduardo Campos Vieira e da Bacharel em Direito, Juliana da Silva Couto.

Claudimar Oliveira, Contador da CapuL demonstrou o Balanço Patri-monial relativo ao exercício de 2010. A Empresa de Auditoria Indepen-dente, Alvim Auditoria Empresarial S/S Ltda., apresentou um parecer da adequação das demonstrações contábeis que foi lido pelo Auditor, Norberto Lucas Alvim. O parecer favorável do Conselho Fiscal da CapuL foi lido pelo conselheiro

CAPUL REALIZA ASSEMBLÉIA

e coordenador, Edson Machado Guimarães.

Sobre a deliberação da Ordem do Dia, todos os itens foram aprova-

dos pelos cooperados por meio de votação. Deste a prestação de contas dos órgãos de administração, a aprovação do orçamento e do plano

de atividades para o ano de 2011, eleição dos componentes do Conse-lho Fiscal, até a não distribuição de sobras do exercício. Esta última aprovação foi recebida pela diretoria como um voto de confiança já que no ano de 2006 foi a última vez que os cooperados haviam autorizado a incorporação das sobras ao capital social de cada associado.

A única chapa inscrita para compor o Conselho Fiscal foi eleita, sendo formada por: Adelson Eustáquio Basílio; Edson Machado Guimarães; José Alves Viana Filho; e tem como membros suplentes, Ângelo Pereira de Freitas; Mauro Amparo Silva Couto; e Valter Marins.

Em vários momentos a realização das pré-assembleias nos municípios que abrigam filiais da CapuL foi mencionada e elogiada. O trabalho feito pela diretoria, de visitar as cidades e de se reunir com os coope-rados para apresentar os documentos que foram demonstrados na AGO e poder responder todas as dúvidas dos associados, refletiu de forma muito positiva. “O cooperado pôde chegar na AGO munido de todas a informações que ele precisava para votar os itens da Ordem do Dia, e isso é trabalhar com transparência”, concluiu Tarciso Braz, que esteve nas seis filiais da CapuL realizando as pré-assembleias.

“Além de ser um ato democrático, como sempre, hoje tivemos uma demonstração de confiança

nessa administração, algo importantíssimo para nós. Há muitos anos a cooperativa não retinha uma sobra, então isso é uma demonstração de que o cooperado está satisfeito com essa

administração, está satisfeito com sua cooperativa, e que o cooperado tem a certeza que a nossa luta é para a melhora do cooperado, e principalmente

a melhora para o produtor de leite.”

“Essa incorporação da sobra significa muito para a CapuL, os R$ 925.595,28 repre-

senta poder de compra para a cooperativa, e se entregue ao produtor seria uma soma muito pequena para cada um. Essa AGO deixa a gente mais engrandecido pois o

cooperado está mostrando que está satisfeito e a CapuL está mais forte do que nunca.”

Tarciso Braz - Diretor AdministrativoZuza Machado - Diretor Presidente

Diretoria, conselheiros e ex-presidentes fizeram parte da mesa

Cooperados aprovaram todos os itens propostos na AGO

Salão Rural do Parque de Exposições abrigou aproximadamente 200 pessoas

Novo Conselho Fiscal é eleito Claudimar Oliveira demonstra o Balanço Patrimonial

Page 10: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

10 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

Participe de sua Cooperativa, nossa união gera desenvolvimento!

ComItês eDuCAtIVos

Brejinho .............................. 26.04 ............. 10:00 .................................. Cleusmar Izanete Comitê Central ................... 27.04 ............. 10:00 .....................................Sala Capul Unaí Arinos ................................. 28.04 ............. 10:00 .....................................Salão Paroquial Papamel .............................. 29.04 ............. 10:00 ...................................... Antônio DivinoBrejinho .............................. 26.04 ............. 10:00 ................................. Cleusmar IzaneteCOMITÊ CENTRAL ............ 27.04 ............. 10:00 ....................................Sala Capul UnaíArinos ................................. 28.04 ............. 10:00 .....................................Salão ParoquialPapamel .............................. 29.04 ............. 10:00 ...................................... Antônio DivinoBom Sucesso ..................... 03.05 ............. 10:00 .................................................... EscolaSaco Grande ...................... 04.05 ............. 12:00 .................................. Sede AssociaçãoQuilombo ............................ 05.05 ............. 10:00 .................................. Sede AssociaçãoParaíso ................................ 06.05 ............. 12:00 .............................................. EustáquioBarra do Córrego ............... 10.05 ............. 12:00 ........................................... José CarlosCurral de Fogo ................... 11.05 ............. 12:00 ..................................................... JorivêPiau ..................................... 12.05 ............. 12:00 ................................................. Sr. AlmirChico Mendes .................... 13.05 ............. 09:00 .................................. Sede AssociaçãoRiacho Claro ...................... 17.05 ............. 08:30 .................................. Sede AssociaçãoSão João Batista ................ 18.05 ............. 12:00 .....................................Sr. João BatistaRenascer ............................ 19.05 ............. 12:00 .................................. Sede Associação

EscondidinhoIngredientes

1 k de mandioca cozida300 ml de leite de coco2 xícaras de creme de leite fresco2 colheres de Manteiga CapuL4 colheres de Queijo Minas

CapuL ralado

Modo de PreparoPasse a mandioca pelo espre-

medor ou processador. Coloque no liquidificador, o leite de coco, o creme de leite e a Manteiga CapuL. Aos poucos vá colocando a mandioca. Vai ficar um creme. Retire parte do creme e adicione mais mandioca e vá repetindo até

terminar de bater toda mandioca. Acrescente, sem bater, o Queijo CapuL ralado.

À parte, fazer um refogado de sua preferência: carne seca, carne moída, carne moída com linguiça ou frango.

Em uma travessa, coloque metade do creme, o recheio e cubra com o restante do creme. Salpique Queijo CapuL ralado e cheiro verde e leve ao forno para gratinar.

Obs: Sobre o recheio, pode colocar Requeijão CapuL.

Tempo de preparo: 30 minutosRendimento: 6 porções

Luiz Araújo se tornou o Presidente da Associação dos Municípios da Micro Região do Noroeste de Minas – AMNOR durante Assembleia reali-zada em 05 de abril. Foram 07 votos favoráveis.

Carlos Alberto Rech, Prefeito de Arinos, recebeu 6 votos, e assumiu a Vice-presidência da Associação.

O Prefeito de Bonfinópolis de Minas irá suceder Vasco Praça Filho, Prefeito de Paracatu, quem presidiu a AMNOR nos dois últimos anos.

A associação representa os 13 municípios do noroeste junto aos governos Estadual e Federal, forta-lecendo parcerias que beneficiam as cidades da região.

A Diretoria da CapuL parabeniza a todos pelo trabalho desenvolvido através da AMNOR.

DIRETORIA DA CAPUL PARABENIZA O PREFEITO DE BONFINÓPOLIS POR TER SIDO ELEITO PRESIDENTE DA AMNOR

Foto: Everson Luis

Page 11: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

11ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

O objetivo de todo empresário é a obtenção de lucro e com o produtor de leite isso não pode ser diferente. Contudo, não devemos obter ou ampliar este lucro depositando toda esperança no aumento do preço do leite, há muito mais a se fazer dentro da empresa leiteira e que está ao alcance do produtor para atingir este fim.

Tornar a atividade mais eficiente através da melhoria dos índices produtivos, do aumento das receitas, da redução do custo ou até da redução de desperdícios são alternativas bem mais tangíveis pelo produtor para manter a contas equilibradas e conse-quentemente atingir o tão almejado lucro.

Em uma análise dos dados segmen-tados dos produtores participantes do Educampo-Leite, referentes ao período de 11/2009 a 10/2010, corri-gidos pelo IGP-DI 10/2010, separou--se os produtores do Educampo em dois grupos, os que obtiveram preju-ízo com a atividade leiteira e os que obtiveram lucro durante o período analisado.

Os produtores que obtiveram prejuízo tiveram um desempenho técnico da atividade leiteira aquém do desejado. Desta forma, a produ-ção diária de leite foi prejudicada, causando impacto negativo na rentabilidade do seu negócio. O baixo desempenho resultou numa produção média de 680 l/dia, com um desempenho da mão de obra de 217 l/dia-homem, abaixo do mínimo recomendado, de 300 l/dia-homem. A produtividade da terra foi de 2.546 l/há/ano, retratando também pouca eficiência. O gasto com concentrado para o rebanho com relação à renda bruta do leite foi de 35%, um pouco acima do preconizado, que é em torno

de 30%, sugerido para sistemas com esta produção de leite. Até porque a produtividade da mão de obra está baixa, o que resulta num desequilí-brio dos custos de produção. O preço médio do leite para este grupo, não foi ruim, pois alcançou uma média de R$0,80/l.

Entretanto, quando conjugamos baixo desempenho produtivo, que leva ao desequilíbrio dos custos, não tem preço de leite que cubra tais distor-ções, ou melhor, tais ineficiências. O reflexo é demonstrado pelos indica-dores econômicos. O prejuízo deste grupo foi de R$ - 0,17/l, perfazendo um total de R$ - 41.827,31 por ano.

Será que tem solução? É claro que sim, para isto tem que haver mudança de atitude. E é o que tem feito o grupo de produtores do Educampo Leite, que tem alcançado bons resultados econômicos com a atividade leiteira.

Os produtores que obtiveram sucesso econômico com o seu negocio, o leite, primeiramente conseguiram explorar a atividade com bons indicadores técnicos. Estes refletiram na produção de leite, com média de 1011l/dia, na produtividade da terra de 3.200 l/ha/ano e da mão de obra de 327 l/dia homem. O gasto com concentrado com relação à renda bruta do leite foi de 30%, conforme preconizado como valor de referência.

O preço alcançado por este grupo de produtores foi de R$0,82/l. A diferença para os R$ 0,80/l do outro grupo, é de 2,5%. Será que somente esta pequena diferença explica todos os bons resultados técnicos e por consequência os econômicos? Com certeza não.

Enquanto a turma de baixo desem-penho produziu um litro de leite com um custo total de R$0,85/l, o outro

PORQUE ALGUNS PRODUTORES GANHAM DINHEIRO COM LEITE E OUTROS NÃO?

Um comparativo entre produtores que tem prejuízo e os que têm lucro na atividade leiteira dentro do Projeto Educampo de Minas Gerais

grupo produziu por R$ 0,66/l, ou seja, 22% menor.

A combinação do bom volume de leite, com o preço justo, de acordo com os fundamentos de mercado, e principalmente com os custos de produção equilibrados, compõe a cesta básica para a boa rentabilidade da atividade leiteira.

O grupo que reuniu todos esses predicados obteve um lucro de R$ 0,15/l, ou R$ 55.054,00/ano, com a atividade leiteira. Um resultado bem mais atrativo.

Agora é com você, caro produtor.

Seja eficiente, monitore seus índices, planeje suas ações e faça parte do time que está ganhando.

LEMBRE-SE: O LUCRO NADA MAIS É DO QUE O RESULTADO DAS COISAS BEM FEITAS.

TENHA ASSISTÊNCIA TÉCNICA - PARTICIPE DO EDUCAMPO !!!

Fonte: Carta do Educampo aos Produtores – Fevereiro/2011

Page 12: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

12 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

Em sua segunda edição, o Goiás Leite percorreu oito municípios goianos, promovendo palestras e levando informação aos produtores de leite. Realizado pela FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, pelo Senar-GO e pelos Sindicatos Rurais, o evento reuniu milhares de convidados e dezenas de parceiros.

A CapuL foi uma das parceiras e se fez presente na realização do evento no município de Cabeceiras, localizado na região nordeste de Goiás. “Fizemos questão de prestigiar o Goiás Leite aqui em Cabeceiras. A Capul tem grande amigos e parceiros nesta terra”, ressaltou Tarciso Braz, Diretor Administrativo da cooperativa durante o evento.

O estande da Capul foi intensa-mente visitado pelos mais de 300 participantes do evento. A equipe da CapuL Nutrição Animal apresentou toda a linha de rações e suplementos minerais, enquanto os produtos do Laticínio CapuL eram degustados pelos visitantes. “Poder apresentar nossas rações e suplementos aos produtores da região de Cabeceiras nos deixa muito contente. Alguns não conheciam nossos produtos, outros não sabiam que nossa linha de rações era tão completa, mas o que mais nos surpreendeu foi que nosso preço é muito competitivo neste mercado também”, comentou

Lourival Caetano, Gerente Comercial da CapuL Nutrição Animal ao final do 2º Goiás Leite. Alguns negócios foram fechados ao longo do dia, o que fez Anderson Oliveira, Supervisor Técnico Comercial comemorar: “Me alegra perceber que nossos produtos são bem recebidos também em Cabeceiras de Goiás”.

Durante a abertura do evento, que contou com a presença do Diretor Tesoureiro da FAEG Eurípedes Bassamurfo, do Presidente do Sindi-cato Rural de Cabeceiras Arno Weis e do Diretor Secretário Joaquim Pereira Cardoso, além do Prefeito Nadir José de Paiva, a presença da CapuL foi destacada e a expectativa sobre a formalização de um Regime Especial entre os estados de Minas e Goiás foi reafirmada. Em sua fala, Tarciso Braz ressaltou o grande interesse da CapuL em captar leite dos pecuaristas de Cabeceiras e fez referencia ao empenho da cooperativa em agilizar este processo de instalação de um Regime Tributário Especial, assim como o esforço do município de Cabeceiras.

Após a abertura, o momento se fez oportuno e foi realizada uma reunião entre os líderes presentes para tratarem do assunto. Eurípedes Bassamurfo afirmou que para a implantação do Regime Especial falta apenas a aceita-ção do estado de Goiás. “A partir desta reunião realizada hoje a FAEG será a

CapuL cruza fronteiras e participa do Goiás Leite

interlocutora entre as partes (CapuL e Cabeceiras) junto ao Secretário da Fazenda do Goiás, Simão Cirineu”, completou Eurípedes.

Após a reunião, Tarciso Braz se mostrou satisfeito: “Estamos todos envolvidos na busca por este Regime Especial e tenho certeza que todos vão ficar sensibilizados com esse problema para resolvermos o mais rápido possível”.

Ao término da programação do 2º Goiás Leite, que contou com duas palestras sobre qualidade e gestão da produção de leite, ministradas por profissionais da Embrapa Gado de Leite, foram sorteados inúmeros

Regime Especial foi lembrado pelas autoridades locais e pelo diretor da CapuL, Tarciso Braz

Os ganhadores dos prêmios da CapuL visitaram os stand e receberam os cumprimentos da equipe CapuL Nutrição Animal

Tarciso Braz se reuniu com representantes de Cabeceiras e da FAEG para tratar da

implantação do Regime Tributário Especial

brindes e prêmios aos presentes. A CapuL presentou 8 sortudos com: 7 kits de produtos CapuL Nutrição Animal e uma cesta de derivados Lácteos CapuL

Page 13: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

13ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

Dentre os princípios que norteiam o cooperativismo e que contribuem para o fortalecimento de qualquer cooperativa e seus cooperados, não podemos deixar de destacar a união, pois é uma fonte geradora de força e se faz fundamental para o sucesso de uma cooperativa.

Uma cooperativa forte é constru-ída com trabalho, transparência, comprometimento e união dos seus cooperados, a CapuL vem se baseando nesses princípios e trabalhando para fortalecer os laços de união com seus

cooperados. Não podemos deixar de considerar a questão da educação cooperativista como fator de forta-lecimento, o acesso à informação abre um horizonte de oportunidades, além de contribuir para estreitar os laços entre cooperativa e seus cooperados, minimizando as dúvidas e fortalecendo a relação. A CapuL vem investindo nessa relação, os Comitês Educativos tem sido fonte de informações, palestras educativas vêm sendo ministradas no intuito de enriquecer os conhecimentos dos

cooperados sobre a cooperativa, além de prestação de outros serviços como na área de saúde e comporta-mento.

A participação do cooperado nos Comitês Educativos é fundamental, funciona como um elo de ligação, transmitindo e recebendo informa-ções, uma oportunidade do coope-rado esclarecer suas dúvidas em relação à cooperativa e manifestar seus anseios aperfeiçoando conhe-cimentos em diversas áreas. Muitas opiniões são transformadas em ações

que beneficiam o quadro social. Desde janeiro de 2011, a Capul vem aumentando o volume de informa-ções e serviços levados aos Comitês Educativos, o objetivo é manter o cooperado informado das ações da cooperativa, fortalecendo a cultura cooperativista, além de fornecer serviços que venham a contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos cooperados.

Por: Alon Vale - Gerente de RH e Ações cooperativistas da CapuL

COMITÊS EDUCATIVOS: UNIÃO À FAVOR DO COOPERATIVISMO

A reunião do Comitê Educativo da comunidade de Santa Clara

Agente de Saúde ministra palestra aos cooperados da comunidade Almesca

Agente de Saúde realiza atendimento à cooperado em Boa Vista

Agentes de saúde de Unaí realizam atendimento no Galho

Alon Vale ministra palestra sobre cooperativismo aos cooperados do Galho

Associados da região de Boa Vista participam do Comitê Educativo

Através da parceria CapuL e Secretaria Municipal de Saúde atendimento chega

até os cooperados de Santa Clara

Comitê Educativo na comunidade da Larguinha

Cooperado recebe atendimento de agente de saúde em Almesca

Cooperados ouvem atentos às palavras de Alon Vale sobre o cooperativismo em Santa Clara

Cooperados participam da reunião em Ruralminas

Na região de Almesca os cooperados adquirem conhecimento durante reunião do Comitê

Reunião do Comitê Educativo foi realizada na comunidade do Sapezal

Ruralminas também recebeu a visita dos agentes de saúde

A agente de saúde Joyce levou informação aos cooperados de Ruralminas

A palestra sobre cooperativismo foi bem recebida por todos na Larguinha

Page 14: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

14 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

Maiores Fornecedores de LeiteMARÇO DE 2011 Fonte: ITAMBÉ

BONIFICAÇÃO...... COOPERADO ......................................VOLUME.... R$/LITRO1.... GERSON MARTINS DE BARROS...............1135 .......0,17002.... JOSE TERESO DOS REIS ........................1867 .......0,17003... A NTONIO GONCALVES SOBRINHO 1 .......14233 ......0,16924.... WAGNER DE CAMPOS ...........................1207 .......0,16915.... EDMILSON BENTO MARTINS ..................3130 .......0,16836.... JOAO LOPES SANTANA ..........................1394 .......0,16667.... GESNER DOMINGUES CARVALHO ............1560 .......0,16578.... AGROPECUARIA YKK LTDA ......................4137 .......0,16549.... MAURO GAIA LOPES .............................5837 .......0,165010.. LEOCADIO GONCALVES SOBRINHO..........3800 .......0,164311.. SINVAL FIRMO DA COSTA ......................4159 .......0,164312.. FRANCISCO RODRIGUES SANTANA ..........3167 .......0,164013.. JOSE FRANCISCO DE FREITAS ................1661 .......0,162914.. HOSANA LUIZ DE FARIA .........................5428 .......0,162615.. EUSTAQUIO JOSE COIMBRA ...................2986 .......0,162416.. JOAO GUALBERTO PEREIRA SANTANA ......1190 .......0,162317.. ADAO RODRIGUES ROSA .......................5499 .......0,161418.. GUIOMAR NARCISIO DE BARROS ............1766 .......0,161419.. SELMI VIEIRA COSTA ............................3481 .......0,161420.. JOSE MARIO DE SOUZA FERREIRA ...........285 ........0,1614

Planilha das 20 melhores bonifica-ções em conjunto, incluindo contagem total de bactérias, contagem de células somáticas, proteína e gordura.

Estes associados merecem o devido destaque e nosso reconhecimento, pois servirão como referência a todo o conjunto de cooperados. A Diretoria da CapuL parabeniza a todos.

Cooperados Destaques com os melhores resultados do conjunto pago por

Qualidade de Leite da CapuL

BonificaçãoATÉ 7.500 LITROS / MÊS............ COOPERADO ................................................................... VOLUME1.......... LUCIANA DE OLIVEIRA SOUZA CA ........................................... 74702.......... VICENTE CIRINO FERREIRA ............................................... 74683.......... JOSE AUGUSTO DE CARVALHO .......................................... 74554.......... DJALMA TEIXEIRA DE ANDRADE ........................................... 74555.......... WILSON SOARES DE LIMA ............................................. 74446.......... MANOEL PIRES MACIEL ............................................... 74377.......... JOÃO EVANGELISTA VIANA .............................................. 74328.......... VALDISSON ANTONIO DA SILVA ........................................... 74229.......... GILMAR DA SILVA RODRIGUES ............................................ 742010........ MARCOS V MARTINS FERREIRA .......................................... 740911........ SILVANIO MARTINS DE MELO ............................................ 737912........ EDIVALDO MACHADO ROSA ............................................ 736313........ JOSE IVALDO M. DO AMARAL ............................................ 733814........ DONIZETE JOSE MARIA ................................................ 733615........ MARIA SOLANGETEIXEIRA DE SOU ......................................... 733516........ OMAR LACERDA DOS REIS ............................................. 731517........ MANOEL PEREIRA DOS SANTOS .......................................... 726118........ NELSON MILO DE ANDRADE ............................................ 725419........ LUCIMAR ALVES DA SILVA ............................................... 723320........ TACIO CONCEIÇÃO ROCHA TEODOR ........................................ 7216

ATÉ 30.000 LITROS / MÊS............ COOPERADO ............................................................................ VOLUME1.......... PAULO NUNES CAIXETA ......................................................297842.......... EDI BERNARDES FRANCO .....................................................288903.......... ADRILES BARBOSA DE BRITO ...................................................288884.......... FRANCISCO JOSE CAXITO .....................................................279105.......... VALTER TOMAZ CORREA ......................................................270836.......... PAULO CESER RIBEIRO .......................................................266657.......... FABIO DE SALLES MEIRELLES ....................................................264258.......... PEDRO JOSE DA SILVA ROCHA ...................................................258679.......... NIVALDO RODRIGUES DE ARAUJO ................................................2571410........ FRANCISCO PEREIRA DOS SANTOS ...............................................2530911........ AGROPECUÁRIA NEIVA MARTINS L .................................................2474112........ LUCIANO LARA REIS .........................................................2473513........ ALBERT BARTELE CNOSSEN ....................................................2428114........ MARIA LUCIA CARNEIRO BARBOSA ................................................2422015........ JOSE ALVES MOREIRA .......................................................2414116........ JADER FARIA DE OLIVEIRA .......................................................2401317........ CARLOS GEOVANI F SOUZA ....................................................2389918........ ERNALDO DE CASTRO MACHADO ...............................................2385419........ LUCIO FLAVIO BOTELHO CANCADO ................................................2345620........ JAIRO MANOEL SOUTO ......................................................23320

ATÉ 15.000 LITROS / MÊS............ COOPERADO .............................................................................VOLUME1.......... SEBASTIAO LINDIVAL BATISTA .................................................... 149872.......... EUGENIO RENAULT CARNEIRO DE ................................................. 148693.......... JOSE DOMINGOS DA COSTA ................................................... 145244.......... ANTONIO BERNADINO MAXIMO ................................................ 142705.......... JOSE ANTONIO VASCONCELOS ................................................. 142706.......... ANTONIO GONCALVES SOBRINHO 1 .............................................. 142337.......... ADILIO MARTINS ALVES ....................................................... 141508.......... OLINDA DE CARVALHO CARNEIRO ................................................ 141259.......... PAULO VITOR BERNARDO ..................................................... 1408810........ SUPRIANO MARTINS DE MELO ................................................. 1406111........ SILVESTRE BRAZ DA SILVA ...................................................... 1404912........ REGINALDO APARECIDO DO G. BE ................................................. 1395113........ VONE JOSE DE CARVALHO .................................................... 1376214........ MIGUEL MARIA DE OLIVEIRA .................................................... 1374415........ BADIA TEIXEIRA DE CARVALHO ................................................... 1372216........ MARIA DA PENHA AMARAL .................................................... 1360117........ JOSE ANTONIO DIAS FILHO ..................................................... 1354818........ VALMIR SIMAO DE OLIVEIRA .................................................... 1352619........ COSME DAMIAO NETO SILVA ................................................... 1345020........ LEIA CRISTINA VIANA ......................................................... 13427

ACIMA 30.000 LITROS / MÊS............ COOPERADO ............................................................................ VOLUME1.......... JESUS PEDRO MACHADO .................................................... 998302.......... JORGE VICTOR RODRIGUES .................................................... 845373.......... JAN BOERMAN .......................................................... 770914.......... RAIMUNDO SAUER ....................................................... 745215.......... TARCISO BRAZ DA SILVA ....................................................... 660126.......... EDSON DIAS VALADARES ..................................................... 651237.......... MARCIO MACIEL BROSTEL .................................................... 609348.......... AGROPECUARIA SCHUILING LTDA ................................................. 579989.......... JOSE OTAVIO FERREIRA ....................................................... 5779210........ VALDINEI PAULO DE OLIVEIRA .................................................... 5702411........ PEDRO ARAUJO .......................................................... 5509412........ LUIZ ANTONIO RIBEIRO ....................................................... 5241813........ AGROPECUARIA YKK LTDA ..................................................... 5202614........ DILSON BARBOSA DE BRITO ................................................... 5038215........ GERALDO JOSE DE MOURA ................................................... 5024016........ NAIR FAGGION CAPPELLESSO ................................................... 4893917........ ENOCH DE SOUZA CAMPOS .................................................. 4813218........ EULER BAETA DE MENDONCA .................................................. 4650419........ DARI ONAR PISETTA ......................................................... 4619620........ DARIO JOSE JACINTO ........................................................ 45461

ATÉ 22.500 LITROS / MÊS............ COOPERADO ............................................................................ VOLUME1.......... FRANCISCO ASSIS DOS S PRIMO ................................................. 223802.......... LUIS CARLOS MATOS ....................................................... 220923.......... FABIANO LUCAS COELHO ..................................................... 218204.......... ANTONIO S GONCALVES PRIMO ................................................. 215925.......... MAYARA CRISTINA ALVES ROCHA ................................................. 213406.......... ABADIO MACHADO DE PAIVA ................................................... 213367.......... LUIZINHO GRANDI ......................................................... 212748.......... ANIZIO SILVA ............................................................. 206839.......... MARIO OLIVEIRA GUIMARAES ................................................... 2066110........ JOSE ADAO PEREIRA DE SOUZA .................................................. 2052711........ ARUALDO DOS SANTOS DE SOUZA ............................................... 2052112........ JOSE LUIZ NETO ........................................................... 2045613........ NILTON JOSE DE ASSIS ....................................................... 2015814........ PEDRO FERREIRA JUNIOR ..................................................... 1984415........ JOAO PEREIRA DOS SANTOS ................................................... 1961316........ EDSON ALCEBIADES NETO .................................................... 1932717........ JOSE VENANCIO DE CAMARGOS ................................................ 1924218........ SEBASTIAO CAETANO DE OLIVEIR .................................................. 1917619........ MAURICIO BENTO MARTINS ................................................... 1894420........ ELCIO HEBER F REZENDE ...................................................... 18874

20 maiores Associações de Produtores de Leite............ NOME .......................................................................... FORNECIMENTO1.......... COOP. MISTA AG. DO P.R.RIACH .................................................. 3773152.......... ASS P P COM ALTO GADO BRAVO .............................................. 3118643.......... ASSOC COMUN PROD R E ARINOS ............................................... 822154.......... ASSOC. DOS PROD.DE LEITE PA ................................................... 686825.......... ASSOC. COMUN. AGRICOLA E PEC ................................................ 647236.......... ASSOC COM PRODUTORES FUNIL ............................................... 589327.......... AS P P R S VICENTE DA ESQUER ................................................... 484068.......... ASSOC D P.R.DA C.DO CERCADO .................................................. 466329.......... ASSOC.P.R. RIACHO DAS PEDRAS .................................................. 4395410........ ASSOC. COM. DO PROJ. DE ASSE ................................................. 4146411........ ASSOC.DOS PRODS.R.DA CACHOEI ............................................... 4012712........ ASS DOS PEQ PROD DO ASSENT V ............................................... 3874613........ ASSOC COM DOS PEQ PROD R PER ............................................... 3690414........ ASSOCIACAO PROD L S LARANJAL ................................................. 3599115........ ASS PEQ PROD RURAIS FAZ STA .................................................. 3501316........ ASSOC PROD LEIT P A PARAISO ................................................... 3372817........ COOPERATIVA AGROP FUNIL LTDA ................................................. 3311018........ ASSOC PROD LEITE DE MURZELO ................................................. 3264219........ ASSOC.P.E MEDIO P.R. MUN BON ................................................. 3170920........ ASSOC.DOS TRABS.RURAIS DE DO................................................ 23912

Segundo o coope-rado Gerson Martins de Barros, a qualidade do leite produzido em sua propriedade é fruto do conheci-mento adquirido no curso de vaqueiro realizado através da

parceria Capul/Senar. “Mudamos costu-mes antigos e priorizamos a higiene”, enfatiza Gerson Martins que também fez questão de ressaltar a consciência de produzir um leite com qualidade que contribua com a saúde do consumidor.

Page 15: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

15ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

Melhores resultados do mês de MARÇO de 2011

....... COOPERADO ........................................................FORNECIMENTO .............M. GORDA1 ...... MAURICIO GERALDO COSTA DE AL ................................................. 3309 ......................................5,082 ...... ALIRIO DIAS DE CARVALHO ....................................................... 3029 ......................................4,963 ...... DARIO BARBOSA LOPES ....................................................... 1725 ......................................4,934 ...... DAVID FRANCISCO DA FONSECA ................................................... 2495 ......................................4,855 ...... JOAO SOARES DA SILVA ......................................................... 1051 ......................................4,846 ...... COOP. MISTA AG. DO P.R.RIACH ...................................................... 4345 ......................................4,827 ...... SEBASTIAO ANTONIO DA COSTA ................................................... 4163 ......................................4,798 ...... LONGINO LEÃO FERREIRA ....................................................... 3993 ......................................4,769 ...... FRANCISCO ANTONIO DE SOUZA .................................................. 2530 ......................................4,7510 .... AGENOR VIEIRA GUIMARAES .................................................... 1319 ......................................4,7411 .... SILVICELSO SILVA EVANGELISTA ..................................................... 10440 .....................................4,7412 .... CONCEIÇAO ANA DE JESUS ...................................................... 2794 ......................................4,7313 .... MARCOS V MARTINS FERREIRA .................................................... 7409 ......................................4,7314 .... HAROLDO ADJUTO M CARNEIRO .................................................. 975 .......................................4,7115 .... GERALDO MARCELO DE MOURA ................................................. 3232 ......................................4,6916 .... JOAO GUALBERTO PEREIRA SANTA ................................................. 1190 ......................................4,6917 .... ANTONIO DE CASTRO NETO ..................................................... 1437 ......................................4,6818 .... ASS PEQ PROD RURAIS FAZ STA .................................................... 2175 ......................................4,6719 .... ADELSON MENDES FERREIRA .................................................... 6850 ......................................4,6620 .... ODILON GONÇALVES DE SOUSA .................................................. 1190 ......................................4,6421 .... ARISTOPHANES CORD VALADARES ................................................ 7003 ......................................4,6122 .... SERVULO TADEU BROCHADO COSTA ............................................... 1630 ......................................4,5923 .... ERNESTO MIRANDA FILHO ...................................................... 2337 ......................................4,5924 .... AGROPECUARIA YKK LTDA ...................................................... 4137 ......................................4,5825 .... FRANCISCO RODRIGUES SANTANA ................................................ 3167 ......................................4,57

Qualidade de LeiteFaça parte desta lista

...... COOPERADO ............................................................FORNECIMENTO .................... CBT1 ......MOISES SOARES CHAVES ............................................................1857.................................3.4642 ......JOAO PEREIRA NETO ...............................................................5111.................................4.2433 ......RONAM CAETANO MATTOS .........................................................17959................................4.2434 ......HELIO GONÇALVES DA SILVA ...........................................................2361.................................4.4725 ......GERSON MARTINS DE BARROS ........................................................1135.................................4.8996 ......GERALDO ROQUE DA SILVA ..........................................................18312................................5.4777 ......WILSON TAVARES FILHO .............................................................3543.................................5.4778 ......DILERMANDO TIAGO DA SILVA .........................................................2781.................................5.4779 ......EXPEDITO FERREIRA PIRES ...........................................................10942................................5.47710 ....GERALDO GRACIANO FILHO .........................................................10145................................5.65711 ....SEBASTIAO MEDEIRO DE ARAUJO .....................................................17347................................5.74512 ....CELSO JAQUES FILHO ..............................................................12378................................5.91613 ....DEUSDEDE TEIXEIRA PAZ ............................................................15583................................6.48114 ....LUZIANO APARECIDO DE SOUZA .......................................................3378.................................6.70815 ....IVAIR LUIS SCHUCH .................................................................6898.................................6.70816 ....JOSE DOS S. DE SOUZA ..............................................................2982.................................7.34817 ....SEBASTIAO JOSE DE SOUZA ..........................................................10966................................7.48318 ....JESUS FRUTUOSO DA SILVA ...........................................................3257.................................7.48319 ....ILDEU VIEIRA JUNIOR ...............................................................3498.................................7.74620 ....DOLIMAR VIEIRA DINIZ ..............................................................3999.................................7.74621 ....ROSIMAR JOSE DA SILVA .............................................................4801.................................7.74622 ....JOSE TERESO DOS REIS ..............................................................1867.................................8.12423 ....REGINALDO MARTINS BORGES .......................................................16261................................8.24624 ....ALCEU BARBOSA DE BRITO ...........................................................6946.................................8.48525 ....JOÃO VIEIRA DE SOUZA .............................................................4044.................................8.485

.......COOPERADO ...................................................... FORNECIMENTO PROTEINA1 ......GERALDO MAGELA GONTIJO ..................................................3615 ........................................3,812 ...... IZIDRO TOMAZ P DE FREITAS ...................................................10374 .......................................3,813 ...... JOAO BATISTA DE FARIA SANTOS ..................................................1955 ........................................3,794 ......HAROLDO ADJUTO M CARNEIRO ................................................975 .........................................3,785 ......MODESTO ALVES MENDONCA .................................................6988 ........................................3,756 ......DARIO BARBOSA LOPES ......................................................1725 ........................................3,717 ......VANDER EUSTAQUIO DE SOUZA .................................................1749 ........................................3,718 ...... JAIR JOSE DE OLIVEIRA .........................................................4234 ..........................................3,79 ......PAULO BROCHADO ........................................................5159 ........................................3,6910 ....PAULO CELESTE MUNDIM COSTA .................................................2113 ........................................3,6811 .... SEBASTIAO ANTONIO DA COSTA .................................................4163 ........................................3,6812 ....DARIO JOSE JACINTO .........................................................4361 ........................................3,6813 .... JOSE FIGUEREDO ROCHA .....................................................4343 ........................................3,6714 .... LUIZ FERNANDO BORGES .....................................................3429 ........................................3,6715 ....ASSOC. PEQ. P. RURAIS DO P A .....................................................2736 ........................................3,6716 .... JOSE TERESO DOS REIS ........................................................1867 ........................................3,6617 ....DECIO GERALDO DE MORAIS ...................................................2750 ........................................3,6618 ....GERALDO LIBIZI DE OLIVEIRA ....................................................4905 ........................................3,6619 .... SILVICELSO SILVA EVANGELISTA ...................................................10440 .......................................3,6620 ....VALDEMIRO LEOPOLDO VIEIRA ..................................................4455 ........................................3,6521 ....DJALMA JOSE DA COSTA ......................................................3265 ........................................3,6522 ....ONOFRE MAXIMO DOS SANTOS ................................................2040 ........................................3,6523 ....DIRCEU JOSE DA SILVA ........................................................20637 .......................................3,6424 ....DAVID FRANCISCO DA FONSECA .................................................2495 ........................................3,6425 ....AMIRO INACIO PEREIRA .......................................................3505 ........................................3,64

.......COOPERADO .......................................................FORNECIMENTO ........................ CCS1 ...... JOSE MARIA DA SILVA ..........................................................3183 ...................................13.4162 ...... LUZIANO APARECIDO DE SOUZA .................................................3378 ...................................13.9643 ......DIVINO DOS SANTOS DONIZETE P ..................................................692 ....................................20.9764 ...... JOSE MARIA PEREIRA SANTANA ...................................................4834 ...................................24.8195 ...... IVAN DE ASSIS PINHEIRO ........................................................5756 ...................................26.7396 ......GILVAN BENICIO VILA NOVA ......................................................2353 ...................................29.3947 ......WILCOX DA COSTA ...........................................................3359 ...................................35.3278 ......PAULINO SOARES TEIXIERA ......................................................1632 ...................................37.2299 ...... JOSE ADARLAN A DA SILVA .....................................................11683 ..................................37.98710 .... ELIO QUIRINO DA SILVA .........................................................3566 ...................................38.89711 ....ANTONIO ALVES FERNANDES ....................................................6551 ...................................52.07712 .... JOSE NUNES DA SILVA .........................................................3208 ...................................53.66613 ....WILSON TAVARES FILHO ........................................................3543 ...................................55.39014 ....VICENTE PAULO DE SOUZA FERRE ..................................................1686 ...................................57.00015 .... LEOCADIO GONCALVES SOBRINHO ................................................3800 ...................................57.60216 .... SINVAL FIRMO DA COSTA .......................................................4159 ...................................57.60217 .... JUAREZ LEOPOLDO VIEIRA ......................................................1556 ...................................59.24518 ....CLEUTON DOMINGOS DA SILVA ..................................................3037 ...................................60.10019 ....DANIEL DOMINGOS DA SILVA ....................................................4155 ...................................60.10020 ....MOACIR R DE ALBUQUERQUE ...................................................3312 ...................................62.08121 ....MELO VIANA RIBEIRO .........................................................3469 ...................................64.15622 .... JESUS FRUTUOSO DA SILVA ......................................................3257 ...................................64.70723 .... LAZARO GOMES ...........................................................1559 ...................................65.23824 ....DJALMA JOSE DA COSTA .......................................................3265 ...................................65.69625 ....GERSON MARTINS DE BARROS ..................................................1135 ...................................71.246

A CapuL E CCPR, atentendo a IN-51 do Ministério da Agricultura, estão fazendo palestras nos Comitês Educativos para melhor informar e conscientizar os cooperados sobre a importância de se produzir leite com qualidade. Estamos divulgando os 100 melhores resultados. Para melhorar os resultados das análises e ter melhor preço, procure os técnicos da ITAMBÉ ou CapuL e tire suas dúvidas. Fonte: ITAMBÉ

Page 16: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

16 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

No dia 07 de abril, quinta-feira, os alunos do 7º período de Enfer-magem da Factu compareceram nas dependências da CapuL para realizar aferição de pressão arterial e glicemia capilar de cooperados e colaboradores. Dezenas deles verificaram como estava sua saúde.

Os alunos do curso de Enferma-gem deram dicas de como prevenir doenças relacionadas aos exames realizados no local e aproveitaram para falar sobre o Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril.

A Factu e a CapuL criaram o projeto Cooperfactu que visa melhorar e acompanhar a saúde das pessoas ligadas à cooperativa.

COOPERFACTU É INICIADO NO DIA MUNDIAL DA SAÚDE

A Sala de Treinamentos da cooperativa sediou, nos dias 18 e 19 de março, o 6º módulo do curso de Gestão da Pecuária de Leite, realizado pela ReHAgro e que tem a CapuL como parceira.

Este módulo tratou do “Controle de Mastite e Qualidade do Leite”, com o principal objetivo de identi-ficar, controlar e gerenciar a mastite e a qualidade do leite, assim como ressaltar a importância econômica do controle deste mau.

Este módulo foi ministrado por Talita Silva, membro da equipe técnica da ReHAgro e que já havia

ministrado o 4º módulo deste curso. Durante as aulas os alunos puderam aprender sobre:

• Critérios de identificação e geren-ciamento da mastite;

• Estratégias de controle da mastite;• Índices para gerenciamento da

mastite;• Parâmetros de qualidade do leite;• Estratégias para melhoria da quali-

dade do leite.

O próximo módulo do curso de Gestão da Pecuária de Leite acontece nos dia 15 e 16 de abril na CapuL.

GESTÃO DA PECUÁRIA DE LEITECapuL sedia o 6º módulo do curso da ReHAgro

Acompanhados pela Profes-sora Nathália Oliveira Martins, os alunos Rayane, Sani Mara, Girliane, Graziela, Nadiane, Naiara e Rodrigo, realizaram os atendimentos que marcam o início do Cooperfactu. Esta foi a primeira ação de várias outras já previstas para serem realizadas em 2011.

Page 17: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

17ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

O Senar Minas, em parceria com a CapuL, realizou o curso de Tratoristas Agrícolas - Manutenção e Operação com Implementos, no período de 5 a 9 de abril, na fazenda Mangal, em Natalândia, com 12 participantes. O curso é gratuito e atende produtores e trabalhadores rurais, com idade superior a 18 anos.

O objetivo do curso é possibilitar que os participantes possam realizar operações de campo e manutenção dos tratores agrícolas, de forma minimizar os custos e ampliar os rendimentos. O curso também atende a Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho.

Para isso, os 12 participantes do curso adquirem conhecimentos

básicos sobre a estrutura, manobras básicas na condução, segurança, meio ambiente, sistema do TAP e manutenção do sistema de arrefe-cimento, alimentação, elétrico, transmissão, rodado, lubrificantes e lubrificação, preparação do trator para o trabalho, acoplamento e desacoplamento de implementos, regulagem e manutenção dos

implementos do TAP com imple-mentos.

O curso foi ministrado pelo Instrutor do Senar Minas Engenheiro Agrícola João Batista Pedro. Segundo o Mobilizador de cursos da CapuL, Geraldo Isidoro, a demanda e importância do curso é grande. Maiores informações com Isidoro 9914 0864.

TRATORISTAS APRENDEM A OPERAR MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Curso de Aplicação de Agrotóxicos - 24 a 26/03/11 - Chácara Capul - Instrutor Wanderley Freire Curso de Vaqueiro - Chácara Capul - 28/03 a 01/04/11 -Instrutor Ricardo Marcus

Curso de Tratorista - Fazenda Lajes - 15 a 19/03 - Instrutor João Batista Pedro Curso de Organização para Atividades Coletivas - Fazenda Canaã - 17 a 19/03 - Instrutor Geraldo Isidoro

Page 18: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

18 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

ABRILMARCIA DA SILVA COUTO 1ROSENI MARTINS DE MELO SANTOS 2EDNEY CARLOS DE OLIVEIR 4LOURIVAL CAETANO DE ARAUJO 4ADRIANO DA SILVA MENEZES 4LUIZMAR TEIXEIRA DE SOUZA 5CRISTIANA BRANDAO SANTANA 5MARDJORI LIAN KIRSCHNER GOBBI 6DIEGO ROMUALDO GUIMARAES 7DERMIVAL RODRIGUES BORGENS 7RONALDO BARBOSA DE BRITO 8SIDNEI RODRIGUES DE MOURA 8EDMILSON FRANCISCO NASCIMENTO 9CLEITON PEREIRA DA SILVA 10MARCOS BISPO N. DOS SANTOS 10ELIAS CORREIA VIANA 11LITON GOMES DE SOUZA 11GABRIEL ACASSIO SIQUEIRA REIS 11JULIANA DA SILVA COUTO 11GILBERTO LUIZ RIBEIRO 12ANTONIO PEREIRA SANTANA 14GILSON FRANCISCO DA SILVA 14FAUSTO DYEINE PEREIRA DA SILVA 14SALVADOR FONSECA CALDEIRA 15FABIANA CORDEIRO DE BRITO 15VAGNER RODRIGUES BARBOSA 15ERICA CRISTINA SOUZA B. COUTO 15ROSIVAL PEREIRA DA SILVA 16ALECIO FARIA DE OLIVEIRA 17IRAN LUIZ TEODORO 17ELIAS GOMES BARBOSA 17LEANDRO CESAR DA SILVA 17FABIANO OLIVEIRA NOVAIS PINTO 17ALINE CORREA DE BRITO 17DANILA BRUNO CARLETTI 18ANA CRISTINA BORGES 19MOACIR RODRIGUES A. JUNIOR 19PEDRINHO PONCIANO DE ALMEIDA 20WAGNER PEREIRA DA MOTA 21ORIVALDO MANOEL TAVARES 22REGINA FARIA FERREIRA 22DOUGLAS ALVES DE SOUSA 23MARCELO ORNELAS VALADARES 24WANESSA MATOS BARBOSA 24JAICLER FERREIRA DE ANDRADE 24MARCONE MOREIRA DA SILVA 24GUILHERME P. DA SILVA RIBEIRO 24ALEXANDRE CAMPOS DA MOTA 25ANIVALDO XAVIER LISBOA 26CARLOS ALEXANDRE P. MAGALHAES 28KATIA GONCALVES DE ARAUJO 29RENATA BORGES FREITAS 30MAYARA JANAINA LIMA DOS SANTOS 30

Colaboradores Aniversariantes

É com muita alegria e satisfação que o cooperado Luiz Carlos Bonato, sua esposa Renete Lago Bonato e o filho Hércules Lago Bonato, comemoram a conclusão do curso de Bacharel em Farmácia por Jane Lago Bonato, no Centro Universitário Luterano de Palmas/Universidade Luterana do Brasil em Palmas-TO. Seus pais, seu irmão e amigos parabenizam pela conquista. A Família CapuL deseja muito sucesso à nova farmacêutica!

Dirceu Hebert Silva Ribeiro, Neto dos cooperados Dirceu José da Silva e Dalva Oliveira Silva, proporcionou uma imensa alegria aos seus familiares e amigos com a conclusão do curso de Sistema da Informação pela Faculdade INESC. A Família CapuL está orgulhosa. Parabéns pela vitória, Dirceu!

Lana Lúcia, gerente do setor de Despachante da Capul, foi surpre-endida pelos colegas da cooperativa com uma festinha de aniversário, celebrado em 19 de março. Filha do ex-sócio Herculano Ferreira da Silva (in memoriam) e da cooperada Maria Aparecida Campos Silva, Lana recebeu o carinho e as felicitações dos amigos. A Família CapuL lhe deseja muitos anos de uma vida plena de sucesso e saúde. Parabéns Lana Lúcia!

Lavínia Isabela Mariano dos Santos, completou no dia 15 de março seu primeiro aninho de vida. Esta linda menina é neta dos coope-rados Luzimar José Ribeiro dos Santos e Sebastiana Martins de Melo dos Santos, e filha de Diego Ribeiro dos Santos e Cristiane Mariano dos Santos. Parabéns família Santos!

Dona Aremita Moreira, esposa do cooperado Élvio José de Oliveira, completou mais um ano de vida no dia 08 de abril. Amigos e vizinhos parabenizaram-na durante a reunião do Comitê Educativo da Larguinha. A Família CapuL deseja à Dona Aremita muita saúde, alegria e prosperidade pela especial data!

No dia 23 de março, os funcionários da Capul de Arinos comemoraram o aniversário do colega José Geraldo Ribas de Araújo. O aniversariante recebeu o carinho da Família CapuL. O gerente da filial, Aécio Valadares, ressaltou que isto demonstra a união da equipe da CapuL de Arinos. Felicidades!

Graduação! Formatura! Felicidades!

Feliz Aniversário!

Apagando mais uma velinha!Parabéns!

Page 19: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

19ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

Caro cooperado, conheça o setor de Contabilidade Rural da CapuL, estamos de portas abertas para melhor atendê-lo, e facilitar sua vida. Saiba mais sobre nossos serviços e com grande satisfação iremos recebê-los.

Veja os serviços prestados no setor de Contabilidade Rural/Despachante:

• Registro de funcionários em geral;• Cadastro de produtor rural pessoa física;• ITR - Imposto Territorial Rural;• Declarações, decore, contrato de arrendamento ;• Emissão de Nota Fiscal produtor rural e cálculo de imposto (ICMS

mercadoria e frete) quando devido;• Xerox, emissão de certidões, pesquisa e consultas na Receita Federal e

Estadual. Enfim, todo serviço ligado à área rural.

Espaço do cooperado: atendimento a Cemig, venda cartão de crédito para celular, guias para desconto, consultas e exames de laboratório.

A CapuL tem o melhor preço, visando o melhor para nossos cooperados e conta com uma equipe qualificada para atendê-los.

Horário de funcionamento: das 7:00 às 17:30h, de segunda a sexta-feira.

Encarregada do Setor Despachante - Lana Lúcia Silva

SETOR DE CONTABILIDADE RURAL

Conheça a

No dia 01 de março de 2011 o gerente Aécio Valadares, junta-mente com os funcionários Cezar, Etevaldo, Leandro Lopes, Fabiano, Alécio. Fizeram um time com os demais colegas de outras entidades Banco do Brasil, IMA, IFET. Com o nome da CapuL chegaram a final do torneio Taça Verão no 48° aniversá-

rio de Arinos, disputando a final com o bom time do Azulão Esporte Clube e ficou como vice campeão. Para o gerente Aécio, “foi muito importante a nossa participação neste campe-onato, já que a CapuL vem sempre buscando prestigiar estes eventos ligados a nossa querida cidade de Arinos”.

ARINOS COMEMORA MAIS UM ANIVERSÁRIO

CapuL participa das comemorações do 48º aniversário de emancipação de Arinos

Aos domingos das 07:00 às 08:00 horas.

PARTICIPE ! RÁDIO GLOBO AM 650 MHz

Programa A Voz do Campo CapuL / EMATER

Page 20: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

20 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

A Capul Nutrição Animal trabalha buscando atender da melhor forma possível seus cooperados e produtores da região, e para isso lançou a linha de rações CAPULNUTRE Suínos. Com essa linha temos a ração Inicial, Crescimento e Terminação atendendo a todas as fases de criação dos animais e com todos os níveis de garantia tecnicamente estudados e analisados.

A alimentação representa de 65 a 80% dos custos de produção da carne de suínos. Sendo esta porcentagem consideravelmente elevada, deve-se atentar-se ao fornecimento de rações bem balanceadas. Para se obter uma ótima eficiência alimentar, o criador precisa conhecer a fisiologia diges-tiva do suíno, especialmente o uso de fibra; suas necessidades nutritivas de energia, de proteína, de minerais e de vitaminas; as características e utili-zação dos alimentos que comumente compõe sua dieta etc.

A aplicação dos conhecimentos de nutrição deve contribuir para a preser-vação do ambiente e isto significa que o balanceamento das rações deve atender estritamente as exigências nutricionais nas diferentes fases de produção. O excesso de nutrientes nas rações é um dos maiores causadores de poluição do ambiente, portanto, atenção especial deve ser dada aos ingredientes, buscando aqueles que apresentam alta digestibilidade e disponibilidade dos nutrientes e que sejam processados adequadamente, em especial quanto à granulometria. Em complementação, a mistura dos componentes da ração deve ser

CapuL Nutrição Animal: Rações para SuínosA linha CAPULNUTRE Suínos proporciona eficiência alimentar para seu plantel

uniforme e o arraçoamento dos suínos deve seguir boas práticas que evitem ao máximo o desperdício.

Através da nutrição e do manejo da alimentação e da água devem ser atendidas as necessidades básicas dos animais em termos de sacie-dade da fome e da sede, sem causar deficiências nutricionais clínicas ou subclínicas e sem provocar intoxicações crônicas ou agudas, aumentando a resistência às doenças. Os animais não devem ser expostos, via alimentação e água, a produtos químicos ou agentes biológicos que sejam prejudiciais para a produção e reprodução. No contexto do bem estar

animal, a nutrição deve assegurar o aporte adequado de nutrientes para a manutenção normal da gestação, para a ocorrência de partos normais e para uma produção adequada de leite que garanta um desenvolvimento normal dos leitões durante o período de lacta-ção.

O objetivo principal é o aumento da produtividade de suínos, melho-rando o desempenho e a utilização mais eficientemente nas rações de alimentos tradicionais e alternativos. Simultaneamente, as exigências nutricionais dos animais deveriam ser adequadamente ajustadas para evitar o excesso de nutrientes nas dietas,

que não sendo aproveitados acabam eliminados nas fezes e urina, podendo contaminar o solo e as reservas de água. Na elaboração de rações para animais monogástricos é de funda-mental importância o conhecimento do valor nutricional dos alimentos, representado pelo conteúdo de amino-ácidos, coeficientes de digestibilidade dos nutrientes e valores energéticos.

Por Luciano Assis Rosa, Zootecnista

e Responsável Técnico da CapuL

Nutrição Animal

Page 21: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

21ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

Em função da chuva, a 1ª Copa CapuL de Futebol de Campo terminou uma semana após a data prevista. A fase das semi-finais e a grande final aconteceram nos dois primeiro finais de semana de abril, respectivamente, prolongando o campeonato até o dia 9.

Para os times que chegaram às fases mais emocionantes da disputa, nada atrapalhou o clima de confra-ternização e lazer vividos em campo.

Das 10 equipes participantes, chegaram às semi-finais Casa dos Colchões/ Viveiro Sacoman, Vetera-nos do Itapuã, Veteranos do Colina e Cachoeirense. Nas finais, o terceiro lugar do campeonato ficou com a turma da Casa dos Colchões/Viveiro Sacoman que venceu o Cachoeirense por dez gols a um. Já os times dos Veteranos do Colina e do Itapuã se enfrentaram pelo segundo e primeiro lugares. Após um jogo difícil que terminou no zero a zero, a decisão se deu nos pênaltis: Vet. Itapuã 01 x Vet. Colina 04. Veteranos do Colina sagram-se campeões da 1ª Copa CapuL de Futebol de Campo.

Após as partidas finais, as equipes confraternizaram em um animado churrasco no Itapuã Iate Clube e os times vencedores receberam a

premiação: 3º Lugar – Troféu e 2 caixas de cerveja; 2º Lugar – Troféu e 6 caixas de cerveja; 1º Lugar – Troféu e 10 Caixas de cerveja. O artilheiro do campeonato foi o Cascão que integra o time dos Veteranos do Colina, por marcar 9 gols. Já o goleiro menos vazado foi o jogador Tatu, também dos Vetera-nos do Colina, ambos receberam troféus.

A realização e organização da 1ª Copa CapuL de Futebol de Campo é do Departamento de Esportes do Itapuã com o apoio da Liga Despor-tiva de Unaí. A CapuL patrocinou a premiação e incentivou seu colabo-radores e cooperados a participarem, já que valoriza a prática desportiva.

Gilberto Oliveira Lopes, conhe-cido como Gilbertinho da CapuL, e também Diretor de Esportes de Campo do Itapuã, mobilizou os associados do clube e seus colegas colaboradores da CapuL a participa-rem da Copa. Ao todo 9 colaborado-res e vários cooperados integraram as equipes.

Integrante da equipe Veteranos do Itapuã, Gilbertinho não se entriste-ceu com o segundo lugar: “Consi-dero a 1ª Copa Capul um sucesso! Nós só temos a agradecer a diretoria da cooperativa e a diretoria do clube, e a Liga Desportiva de Unaí e a SEJEL pelo apoio em eventos como este que promovem a saúde e o lazer dos unaienses”, declarou.

4ª rodada: 12/03Mamoeiro 0 X 09 Casa dos Colchões/Viveiro Sacoman

Cachoeirense 02 X 03 ELCAM

4ª rodada: 13/03Vet. Itapuã 14 x 01 Santa ClaraVet. Colina 15 x 00 São José

5ª rodada: 19/03União Itapuã 02 x 08 Santa ClaraVet. Itapuã 02 x 02 Vet. Colina

5ª rodada: 20/03ELCAM 00 x 01 Casa dos

Colchões/Viveiro SacomanPrimavera 03 x 05 Cachoeirense

Fase Semi-final: 02/04 Casa dos Colchões/Viveiro

Sacoman 00 x 03 Vet. ItapuãVet. Colina 05 x 00 Cachoeirense

Fase Final: 09/04Casa dos Colchões/Viveiro

Sacoman 10 x 01 Cachoeirense Vet. Itapuã 01 x 04 Vet. Colina

Confira a tabela

Equipe de Veteranos do Colina foram os grandes campeões da Copa CapuL A equipe de Veteranos do Itapuã fizeram um grande campeonato mas ficaram com o vice

Paladio, Capitão do Veteranos do Colina recebe troféu das mãos do treinador do Itapuã

O colaborador da CapuL, Gilberto Oliveira comemora o sucesso do campeonato

Page 22: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

22 ABRIL - 2011Jornal CAPUL

Cumprindo compromisso de transparência total, a Diretoria publica as atas de reunião do Conselho de Administração e Fiscal

Livro de Atas do Conselho Fiscal

Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda - CAPUL

003

FOLHA Nº 088

LIVRO Nº

FOLHA Nº

18.03.2011

DATA

Ata da 372ª (trecentésima septuagésima segunda) reunião do Conselho Fiscal da Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda, “CAPUL”, realizada aos 18 (dezoito) dias do mês de março de 2011 (dois mil e onze), às 8:00 horas, em suas dependências, situadas na Rua Prefeito João Costa nº 1.375, Bairro Planalto em Unaí/MG, com a presença dos conselheiros: Aguinelo Silvestre de Oliveira, Edson Machado Guimarães e José Alves Viana Filho. I – Iniciamos nossos trabalhos com a leitura da Ata de número 371 deste Conselho a qual foi devidamente assinada; Fizemos também a leitura das Atas de números 653 e 654 do Conselho de Administração. II – Em seguida passamos a analisar a regularidade da situação fiscal da entidade e não constatamos irregularidades quanto aos recolhimentos dos tributos federais, estaduais e municipais. Havia entretanto uma pequena irregularidade cadastral junto a Secretaria da Receita Federal do Brasil que impediu a emissão de certidão negativa. Tal irregularidade foi imediatamente sanada, estando apenas aguardando processamento por parte da Receita Federal para exclusão da pendência. III - Em seguida analisamos a conta leite e constatamos que existem 48 (quarenta e oito) associados que pararam de fornecer leite com débitos cujo montante atinge R$290.104,94; Existem 59 (cinqüenta e nove) associados com saldo devedor entre uma e duas folhas de fornecimento cuja dívida soma R$233.349,14; 17 (dezessete) associados com saldo devedor entre duas e três folhas de fornecimento, cuja dívida soma R$ 135.154,60 e 24 (vinte e quatro) associados com saldo devedor acima de três folhas de fornecimento cuja dívida soma R$167.319,68. O saldo devedor da conta leite, incluindo os associados com saldo devedor inferior a uma folha de fornecimento que somam 317 associados, cuja dívida soma R$519.524,68, atinge o montante de R$1.403.082,99, enquanto no mês anterior este saldo era de R$1.329.519,23, o que representa um aumento da ordem de 5,5331%. Notamos que houve um aumento significativo no saldo devedor dos associados com saldo entre uma e duas folhas de fornecimento, razão pelas quais recomendamos ações por parte dos setores competentes no sentido minimizarem tal inadimplência. IV – Em seguida passamos a analisar o balanço patrimonial, demonstração de resultados e as peças contábeis relativas ao ano calendário/exercício de 2010, com a finalidade de emitir parecer sobre os mesmos, para encaminhamento à Assembléia Geral Ordinária: Na oportunidade convocamos o responsável pela contabilidade Sr. Claudimar Dias Oliveira que nos fez uma exposição do relatório anual emitido. Constatamos que embora o endividamento total tenha subido de 55% para 58%, não verificamos motivos para preocupações vez que o aumento foi gerado em razão das renegociações feitas que mudaram o perfil das dívidas, o que gerou uma melhora na qualidade das mesmas, passando de pequeno para médio prazo para longo prazo, e com melhor escalonamento para pagamento. Por outro lado constatamos que houve um aumento significativo dos créditos a receber (conta Duplicatas a Receber) que passou de R$8.730.908,45 para R$12.391.407,97, o que também justifica aumento do endividamento, vez que parte dos recursos obtidos foram repassados para os associados. V - O Sr. Coordenador agradeceu a participação e colaboração de todos, e deu por encerrados os trabalhos desta reunião e eu, Aguinelo Silvestre de Oliveira, secretário deste Conselho lavrei a presente ata, que após lida e aprovada será assinada por todos os membros deste Conselho. Conselho Fiscal da Cooperativa Agropecuária Unaí Ltda – CAPUL. Edson Machado Guimarães ___________________ Aguinelo Silvestre de Oliveira ___________________ José Alves Viana Filho ___________________.

Geradores e forrageiras em 36 xAtenção cooperados e clientes cadastrados, a CapuL está financiando ensiladeiras, desintegradores e motores elétricos em até 36 parcelas. Procure a Loja de Peças e Ferragens da CapuL ou as filiais e conheça

a completa linha de produtos ou ligue no 2102-5150.

Page 23: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

23ABRIL - 2011 Jornal CAPUL

tores para que se inscrevam e parti-cipem do Balde Cheio na CapuL. A presença do Diretor Presidente da CapuL, Zuza Machado alegrou a todos. Zuza aproveitou para incen-tivar os convidados a fazerem parte dos projetos de assistência técnica oferecidos pela cooperativa para que melhorem a gestão de suas proprie-dades e aumentem a qualidade do leite fornecido. “Assim a vida de toda a família melhora”, concluiu.

Juliano Albuquerque e sua equipe têm obtido resultados concretos a cada Dia de Campo o que gera um sentimento de “satisfação e de dever cumprido, pois nós vemos que o pessoal saiu motivado e isso demons-tra que o evento foi proveitoso para nós do Balde Cheio e para os produ-tores”, conclue o Coordenador.

O cooperado Armando, que não participa do Balde Cheio, aceitou o convite e prestigiou o Dia de Campo. Em entrevista declarou que achou ótimo os resultados percebidos na fazenda do Seu Ciro Gomes: “pelo o que eu já tinha visto aqui a propriedade é fraca e hoje o que eu estou vendo é que as suas pastagens não perdem pra nenhuma terra boa de cultura. E outra coisa, eu estou vendo retorno para o pequeno produ-tor”. Seu Armando ainda completou: “pretendo entrar no projeto, estou muito satisfeito com o que eu vi e com muita vontade de entrar no Balde Cheio”.

A terça-feira, 22 de março, foi um dia de aprendizado para quem parti-cipou do primeiro Dia de Campo do Projeto Balde Cheio no ano de 2011, que aconteceu no P.A. Canabrava, próximo a Unaí.

Para quem ainda não sabe, este é um projeto focado na capacitação do pequeno produtor, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, e já tem sido aplicado há mais de uma década em diversas regiões brasileiras. Aqui em Minas, a parceria e capacitação dos coordenadores do projeto são feitas pela Faemg – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais – e no noroeste do estado, isso ocorre também com a participação da CapuL, Itambé e Sistema Ocemg/Sescoop-MG.

O clima colaborou muito para a confraternização e debate entre os produtores, pois com a ausência de chuva, foi possível verificar de perto os benefícios no pasto do produtor e anfitrião do evento, Seu Manoel Pereira dos Santos, amplamente conhecido como Manoel Pão de Queijo.

Durante a palestra ministrada por Juliano Albuquerque, médico veteri-nário e responsável pelo Balde Cheio na CapuL, ressaltou-se a grande importância de uma excelente dieta para as vacas: “pois é a partir de uma boa alimentação que se pode ver um aumento considerável na produção de leite”, diz Juliano. Cerca de cem pessoas assistiram às etapas teórica e prática do Dia de Campo, o que demonstra o interesse de todos pelo projeto.

O Superintendente da CapuL, Nidelson Falcão, participou do evento e representou a Diretoria Executiva, que esteve ausente em função das Pré-Assembleias reali-zadas em Dom Bosco e Natalândia, e da eleição da CCPR/Itambé no mesmo dia. “Parabenizo a todos os cooperados que participam do

DIA DE CAMPO PROJETO BALDE CHEIO CAPUL Sucesso de público nas duas edições do evento em 2011

Balde Cheio, isso demonstra que eles buscam aprimorar sua produção e principalmente melhorar a gestão de sua propriedade. A CapuL entende a importância de disponibilizar assistência técnica de qualidade ao pequeno e médio produtor e tem isso como uma de suas prioridades”, declarou Nidelson.

Desde o último Dia de Campo do Projeto Balde Cheio, que aconteceu em dezembro do ano passado, 21 produtores rurais aderiram ao projeto. Seu Manoel está orgulhoso com os resultados: “eu tinha um sonho, mas depois de um tempo, ano passado, acordei do meu sonho e percebi que parecia impossível realizá-lo, pois parecia grande demais, mas com a participação no Projeto Balde Cheio, voltei a sonhar e agora busco alcan-çar meus objetivos”, diz Seu Manoel, com o balde cheio de alegria.

Já no dia 29 de março (terça--feira), a fazenda do cooperado Ciro Gomes, no PA Brejinho, foi palco de outro Dia de Campo Projeto Balde Cheio CapuL. Novamente, os produtores da região prestigiaram o evento, formando um público de 110 pessoas que conheceram de pertinho

os benefícios que o Balde Cheio promoveu na propriedade do Seu Ciro Gomes.

Ele e sua esposa, Dona Ivani Rosa, e seus filhos Rayane e Ciro Rander, comemoram os bons resultados de um trabalho que começou há um ano, a partir da adesão ao Projeto.

A família vive na fazenda há 6 anos. Em junho de 2010, quando já participava do projeto Balde Cheio, Seu Ciro produzia 100 litros de leite por dia com 11 vacas em lactação. Hoje Seu Ciro fornece à cooperativa uma média de 110 litros de leite diariamente proveniente de apenas 8 vacas. A redução do custo do manejo do rebanho é visto pelo cooperado como uma vitória: “Diminuiu o serviço e aumentou a produção”.

Dona Ivani relembra que seu esposo conheceu o Projeto Balde Cheio em Uberlândia e que hoje eles têm o Projeto dentro do município e dentro de casa: “O Balde Cheio foi uma coisa muito boa para minha família e por isso é um prazer receber todos aqui em nossa casa”, comple-tou Ivani.

O objetivo do Dia de Campo é sensibilizar outros pequenos produ-

Manoel “Pão de Queijo” recebeu dezenas de cooperados em sua fazenda

Seu Ciro e sua família abriram sua fazenda para os convidados verem os benefícios conquistados

Page 24: INFORMATIVO JORNAL CAPUL  - EDIÇÃO 123 - ABRIL DE 2011 - UNAÍ-MG

24 ABRIL - 2011Jornal CAPUL