informativo jca - maio de 2014

2
INFORMATIVO ANO 2014 Nº 43 MARÇO Novas Turmas do Oficina do Ensino – 2014 Ao todo 70 jovens ingressaram no programa Oficina do Ensino em 2014. Turmas que tem como desafio uma formação profissional que procura qualificá-los para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Nesse sentido, procuramos contribuir na formação dos jovens a partir de uma metodologia própria de capacitação profissional desenvolvida pela equipe do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA). Formando profissionais desde 2005 No mês de fevereiro encerramos mais um ciclo do programa Oficina do Ensino, numa solenidade de formatura que certificou profissionalmente 80 jovens. Na ocasião estiveram presentes o Gerente de Manutenção da Auto Viação 1001, Fabrício Longo, e a Gerente de Responsabilidade Social da FETRANSPOR, Marcia Vaz. Esses jovens somam-se às demais turmas de 2013, formando um total de 139 jovens que estão certificados para atuar nas áreas de: Mecânica com Injeção Eletrônica, Elétrica e Refrigeração Veicular, Funilaria e Solda, e Pintura Automotiva. Desde a fundação do IJCA, ingressaram no Programa Oficina do Ensino 1400 jovens, atingindo o número de 1146 jovens certificados desde 2005. Em 2013 foram 517 inscrições para os cursos do programa, que resultaram em 185 jovens ingressando na formação. Da esquerda para a direita: Itamar Braga (professor de Mecânica), Maysa Gil (Coord. de Prog. e Projetos do IJCA), Leandro Bastos (Secr. Transporte de São Gonçalo), Márcia Vaz (Gerente de Resp. Social da Fetranspor) e os formandos do semestre. Fabrício Longo (Gerente de Manutenção da Auto Viação 1001) e Elen Alves (Analista do Programa Oficina do Ensino) com os formandos da turma de Elétrica e Refrigeração Veicular. Para o primeiro semestre contamos com jovens de: São Gonçalo – 67% Maricá – 9% Niterói – 11% Rio de Janeiro – 3% Itaboraí – 10% Mostra Coletiva do Diálogo Jovem em exposição no IJCA A iniciativa da Fetranspor convidou jovens da região metropolitana do Rio de Janeiro para pensar, discutir e propor coletivamente melhorias relacionadas a mobilidade urbana no território. Após a passagem pelo IJCA, a exposição receberá visitantes no mês de maio, no SindPass, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.

Upload: instituto-jca

Post on 01-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Nesta edição: - Formando Profissionais desde 2005 - Novas Turmas Oficina do Ensino 2014 - Mostra Coletiva do Diálogo Jovem em exposição no IJCA - Projeto de Vida é premiado como referencial da categoria Educação no Prêmio ANTP/ABRATI - COM A PALAVRA... Wilson Vasconcelos, Sociólogo e Pesquisador do IPEA fala sobre formação de educadores para metodologia de projetos

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo JCA - maio de 2014

INFORMATIVO

ANO 2014 Nº 43

MARÇO

Novas Turmas do Oficina do Ensino – 2014 Ao todo 70 jovens ingressaram no programa Oficina do Ensino em 2014. Turmas que tem como desafio uma formação profissional que procura qualificá-los para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Nesse sentido, procuramos contribuir na formação dos jovens a partir de uma metodologia própria de capacitação profissional desenvolvida pela equipe do Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA).

Formando profissionais desde 2005 No mês de fevereiro encerramos mais um ciclo do programa Oficina do Ensino, numa solenidade de formatura que certificou profissionalmente 80 jovens. Na ocasião estiveram presentes o Gerente de Manutenção da Auto Viação 1001, Fabrício Longo, e a Gerente de Responsabilidade Social da FETRANSPOR, Marcia Vaz. Esses jovens somam-se às demais turmas de 2013, formando um total de 139 jovens que estão certificados para atuar nas áreas de: Mecânica com Injeção Eletrônica, Elétrica e Refrigeração Veicular, Funilaria e Solda, e Pintura Automotiva. Desde a fundação do IJCA, ingressaram no Programa Oficina do Ensino 1400 jovens, atingindo o número de 1146 jovens certificados desde 2005. Em 2013 foram 517 inscrições para os cursos do programa, que resultaram em 185 jovens ingressando na formação.

Da esquerda para a direita: Itamar Braga (professor de Mecânica), Maysa Gil (Coord. de Prog. e Projetos do IJCA), Leandro Bastos (Secr. Transporte de São Gonçalo), Márcia Vaz (Gerente de Resp. Social da Fetranspor) e os formandos do semestre.

Fabrício Longo (Gerente de Manutenção da Auto Viação 1001) e Elen Alves (Analista do Programa Oficina do Ensino) com os formandos da turma de Elétrica e Refrigeração Veicular.

Para o primeiro semestre contamos com jovens de:

São Gonçalo – 67% Maricá – 9% Niterói – 11%

Rio de Janeiro – 3% Itaboraí – 10%

Mostra Coletiva do Diálogo Jovem em exposição no IJCA

A iniciativa da Fetranspor convidou jovens da região metropolitana do Rio de Janeiro para pensar, discutir e propor coletivamente melhorias relacionadas a mobilidade urbana no território. Após a passagem pelo IJCA, a exposição receberá visitantes no mês de maio, no SindPass, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, de Barra Mansa, Resende e Volta Redonda.

Page 2: Informativo JCA - maio de 2014

O IJCA recebeu o prêmio de Referencial de Excelência na categoria “Responsabilidade Sócio Ambiental” pelo desenvolvimento do “Projeto de Vida”. Pensando em trabalhar os aspectos acima mencionados, o Instituto JCA inseriu a atividade “Projeto de Vida” ao programa Oficina do Ensino visando apoiar no processo de busca e definição de uma identidade profissional do jovem em encontrar respostas para os grandes questionamentos

COM A PALAVRA... Wilson Vasconcelos, Sociólogo e Pesquisador do IPEA. Formação de Educadores para Metodologia de Projetos Com o objetivo de aprimorarmos os projetos finais apresentados em nossa Mostra de Trabalhos, convidamos o sociólogo para ministrar o conteúdo e a metodologia de projetos para o corpo

docente do IJCA. Esta capacitação parte do pressuposto de que os professores ainda não haviam entrado em contato com a metodologia de projetos. Sendo assim, houve uma pequena introdução do que vem a ser projeto e sua importância tanto na produção de conhecimento quanto na apresentação de trabalhos, produtos e serviços. As aulas são bastante dinâmicas no que tange a exposição de vídeos, slides e na participação maciça do corpo docente tanto no debate de ideias quanto nas propostas de exercitar possíveis cenários para a produção de projetos. As principais dúvidas elencadas foram: Como cumprir metas? Como se organizar com relação ao tempo? Como fazer com que os alunos não se desmotivem? Como dominar o risco? Ao final do primeiro encontro foi proposto que cada pessoa fizesse um projeto contendo o Título e o Objetivo Geral, sendo que este deveria ser elaborado com referência a disciplina ministrada ou acompanhada por cada um.

Rodovia Amaral Peixoto km 2,5 – Figueira – Niterói – RJ Tel.: (21) 2627-7200

E-mail: [email protected]

INFORMATIVO

66% dos alunos do Fortalecendo Trajetórias que prestaram vestibular em 2013 foram aprovados para o ingresso em universidades públicas ou instituições particulares de excelência, através do acesso às bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal. Dentre os cursos mais procurados estão as Engenharias, com destaque para a Engenharia de Produção.

Parcerias citadas neste informativo:

Projeto de Vida é premiado como referencial da categoria Educação no Prêmio ANTP/ABRATI

O prêmio de Boas Práticas do Transporte Terrestre de Passageiros é promovido pela ANTP - Associação Nacional de Transportes Públicos com o apoio da ABRATI - Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros, que busca dar visibilidade e reconhecimento aos esforços destinados à promoção do transporte público de passageiros rodoviários de média e longa distância. O PROJETO DE VIDA é uma das atividades integrantes do módulo básico de formação dos jovens, desenvolvida pela psicóloga do IJCA, Mariângela Gonçalves. A carga horária de 16 horas é dividida em 4 encontros presenciais durante o curso , tendo como objetivos principais estimular a reflexão sobre a vida pessoal e profissional dos jovens e estabelecer metas e estratégias para que os jovens atinjam essas metas.