informativo institucional - prefeitura de bom despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a...

11
Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho - Administração 2017-2020 - Ano 4 - Edição 17 - fevereiro 2018

Upload: vohanh

Post on 19-Sep-2018

229 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho - Administração 2017-2020 - Ano 4 - Edição 17 - fevereiro 2018

Page 2: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20182

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Cidadão, a Prefeitura fará Chamada Pública para definir o novo administrador da rodo-viária. Com a iniciativa, mais serviços serão oferecidos no local e ainda haverá economia do seu dinheiro.

“Receberemos as pro-postas e escolheremos a mais vantajosa para a população”, destaca o secretário de Admi-nistração, Denis Carvalho.

Oportunidade de bons negócios – o novo adminis-trador também fará um bom negócio. “Ele receberá um espaço bem localizado, bo-nito, amplo, com banheiros reformados, estacionamento, salas para alugar ou implan-tar novos serviços”, completa Carvalho.

Em breve mais informações.

Em breve, os bom--despachenses ganharão as primeiras minipraças da região. Uma ficará em frente à Conceito Soluções Ambientais, na Avenida das Palmeiras esquina com a Rua Rio Branco. A se-gunda ficara em frente a Pastelândia, na Dr. Miguel Gontijo, 95. Outra ficará em frente ao Armazém Vila Monte, que será inaugurado na Esquina das Ruas Padre Vilaça com Doutor José Gonçalves.

“Nossa nova unidade é uma loja de vizinhança, que

fica mais perto das pessoas. Esse conceito tem tudo a ver com as minipraças. En-tão, quando o secretário de Trânsito, Pontes, nos falou do projeto não pensamos duas vezes”, afirma o coor-denador comercial do Fide-lis, Luis Fernando Campos. Ele deseja que a cidade te-nha mais minipraças. “Va-lorizamos a ideia desta Ad-ministração, que abre mais espaço para os cidadãos e estimula a convivência”.

Instale uma minipra-ça em frente sua loja - Basta enviar o projeto para

[email protected] ou apresentá-lo à Secretaria de Trânsito, que fica no 3º andar da Prefei-tura. A principal exigência é que o espaço tenha área verde e fique disponível ao cidadão. Mais informações no 99106 5780.

Bom Despacho ganhará primeiras

minipraças

A Saúde Bucal da Prefeitura desenvol-veu projeto para com-bater o alcoolismo e tabagismo em Bom Despacho. Na ação, as equipes desenvol-vem diversas ativida-des nas unidades de saúde para alertar o cidadão sobre os ris-cos do consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Além disso, eles abordam cida-dãos em locais pro-pícios a este tipo de

consumo, como bares e restaurantes.

Diante de aborda-gem, o senhor José da Silva, morador do Engenho do Ribeiro, falou sobre a impor-tância da ação. “Há 13 anos parei de be-ber. Tomei esta deci-são antes que perdes-se tudo, até mesmo minha família. Foi uma mudança tre-menda na minha vida e sei que este traba-

lho que estão fazendo ajudará muitas pes-soas. Ainda luto para parar de fumar e sei que um dia vou con-seguir”, afirma José.

Saúde Bucal orienta população sobre os perigos do alcoolismo e tabagismo

Novo administrador da rodoviária ampliará serviços e economizará

dinheiro público

José

Luis

Espaços ficarão em frente à Conceito Soluções Ambientais, ao Armazém Vila Monte, nova unidade do

Fidelis e à Pastelândia

Moradores do Engenho do Ribeiro apoia a ação

Imagens mostram exemplos de minipraças

Secretário de Administração, Denis Carvalho

Page 3: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20183

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

O último LIRAa feito em Bom Despacho detectou índi-ce de infestação, 14,3%. Isso significa que de 100 casas vi-sitadas, 14 têm criadouro de mosquito. Este número é mui-to elevado. Se o cidadão não agir rapidamente, em poucas semanas a cidade pode sofrer um surto de dengue.

“O problema está espa-lhado pela cidade. No entanto, encontramos o maior número de focos nos Bairros Aeropor-to I e II, JK, Novo Horizonte, São Vicente, Novo São Vicente e Santa Marta”, esclarece Fer-nando Júnior, coordenador do levantamento.

Segundo o levantamento, os locais mais perigosos para

nós e mais favoráveis para os mosquitos são os bebedou-ros de animais e os vasos de flores. Depois deles estão as garrafas, calhas, lajes, caixa d’água, pneus, ralinhos e va-sos sanitários em desuso.

Como o mosquito está sen-do criado dentro dos imóveis, somente quem neles reside ou trabalha tem condições de afastar o perigo do surto de dengue, chikungunya, zika.

Para evitar o pior, você deve agora mesmo vasculhar sua casa e eliminar todos os focos. Esta é a única forma de proteger sua família.

Perigo de febre amare-la – No Brasil só existe febre

amarela na zona rural. Mas o Aedes aegypti pode transmiti--la também. “Este é mais um motivo para interrompermos a reprodução deste mosquito. Temos que evitar que a febre amarela chegue à cidade”, completa Fernando Júnior.

Prefeitura trabalha pe-sado para combater o mos-quito – Desde 2013, a Prefei-tura faz mutirões de limpeza, contrata e qualifica agentes, aplica venenos. Os agentes visitam as residências para conferir de perto onde há in-festação e orientar o cidadão. Desde 2015, a Prefeitura tam-bém multa os proprietários de imóveis que insistem em criar o mosquito.

Mosquito da Dengue está dentro de sua casa

Participe do Grupo Medida Cer-ta e emagreça com saúde. Os en-contros serão nas UBS Dr. Miguel e Dr. Hugo, a partir de amanhã, às 9h. Lá, você receberá dicas de boa alimentação. Fará avaliação de peso, altura, massa corporal. Ainda terá apoio e motivação.

“Indico a todos. Participe do grupo e viva com mais saúde”, afir-ma Rosângela Silva. Ano passado,

ela perdeu 21kg. “Tenho artrose e as dores diminuíram. Agora consi-go ir a pé à praça e não me can-so. Além disso, as roupas servem e minha autoestima aumentou”, diz sorridente.

Para participar do grupo fale com seu agente de saúde ou vá às UBS do Centro. Mais informações 99106 5102.

Emagreça com saúde no Grupo Medida Certa

Cidadã elogia enfermeira Angélica, servidora da UBS

Aeroporto

Com LIRAa de 14,3%, Bom Despacho tem risco elevado de sofrer surto de dengue. Mas, como 100% dos focos estão em residências, escritórios e fábricas, a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar.

Lorena dos Santos é paciente da UBS Aeroporto. Quando precisa de atendimen-to é acolhida com carinho pela enfermeira, Angélica Souza. “Ela é dedicada e com-petente. Não mede esforços para ajudar. Também é amorosa e nos passa confiança. Já me atendeu várias vezes. Fiquei encan-tada com a atenção e a seriedade dela”, elogia Lorena.

Para a paciente, servidoras como Angé-lica fazem a diferença por onde passam. “Nossa saúde precisa de profissionais que tenham mais amor ao próximo”, destaca.

Há dois anos a servidora se dedica aos moradores daquela região - “Estou muito feliz e agradecida com o reconhecimento, mas o bom atendimento da unidade é mérito de toda a equipe”, declara a enfermeira Angélica.

Angélica trabalha há dois anos na UBS

Page 4: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20184

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Oficinas de balé da Prefeitura encantam a

criançada

Projetos de obras serão acompanhados e aprovados pela internet

Revista Reval destaca Cartão Auxílio Educação

O balé melhora a articulação e a postura. Também dá flexibilida-de e disciplina. Por isso, a Prefeitura está ofere-cendo aulas de balé para crianças e adolescentes. “Elas estão bem entu-siasmadas. Aprenderão técnicas de dança e ex-pressão artística”, diz a orientadora social, Maria Maciel.

Os pais ainda eco-nomizarão R$ 70, pre-

ço médio cobrado nas academias da cidade. Corra, pois as vagas são limitadas. Mais informa-ções no 99106-0930 ou 99106-1552.

Inscreva-se nas au-las da Prefeitura - O balé é apenas uma das oficinas ofertadas pela Prefeitura. Tem ginás-tica, pintura em tecido, natação, capoeira, yoga, artesanato, futsal. Para participar procure o Cras

Ana Rosa-Centro, na Rua Padre Vilaça, 190 ou o Cras São Vicente, que fica na Rua Alisson Justino de Souza, 1.009.

Falta pouco. Nos próximos dias, os projetos de obras poderão ser acompanha-dos e aprovados 100% on line. A novidade facilitará a vida de quem reforma, constrói. Também de engenheiros e arquitetos. “O acompanhamento poderá ser feito de casa, da empresa ou qualquer outro lugar que te-nha internet”, destaca Paulo Matos, fiscal de Obras.

Hoje, o projeto deve ser protocolado na Secretaria de Obras e o acompanhamento é on line. “Já é um avanço. Nas adminis-trações anteriores era necessário compa-

recer à Prefeitura durante todo o proces-so”, lembra Paulo.

Com a modernização veio a facilidade. Mais projetos estão passando pela visto-ria da Secretaria de Obras. Isso resulta em obras mais seguras para o cidadão. Só em 2017 foram emitidos 453 alvarás de cons-trução e 495 autorizações de ocupação.

Clique aqui e veja mais resultados.

Para acompanhar seu projeto clique aqui.

A Revista Reval elogiou o sistema de Cartão

Auxílio Educação, adotado em Bom Despacho.

Especializada em materiais de papelaria, a revista

considera que o sistema adotado em Bom Despa-

cho deveria ser adotado em outras cidades.

Com o novo sistema, os pais recebem um

cartão e, com ele, podem comprar o material em

uma das papelarias da cidade. O método traz van-

tagens pois o comércio local recebe uma injeção

extra dinheiro. Ao mesmo tempo, os pais têm

tranquilidade para irem até as papelarias pegar o

material para seus filhos.

O cartão foi idealizado pelo Prefeito, Fer-

nando Cabral. “A ideia do Prefeito é exce-

lente: os alunos ganharam materiais de qua-

lidade, os pais economizaram e a Prefeitura

ainda injetou na economia da cidade mais

R$ 390 mil”, destaca a secretária de Educa-

ção Ivy Lílian.

Clique aqui e leia a matéria

Vagas Limitadas

Maria Clara Maciel

Prefeitura faz calçada em mais um trecho da Avenida

Doutor Roberto

Os cidadãos que usam a Doutor Roberto estão comemorando a construção de mais um passeio na avenida. A obra fica no trecho entre a rotatória com a Rua da Fábrica e o Beco do Zeca do Couto. “Ficou muito bom. Ganhamos mais um espaço para caminhar e correr”, agrade-ce o designer gráfico, Vinícius Marques.

A obra continua. “Faremos mais de 1 km de passeio. Em breve, todo o trecho será entregue à população”, comemora o secretário de Obras, Juliano Barreto.

Várias benfeitorias já foram feitas na ave-nida - Desde 2013, a Prefeitura já melhorou mui-to a Doutor Roberto. Recentemente fez drenagem, pavimentação, sinalizações de trânsito, instalou academias ao ar livre e reforçou a iluminação, tro-cando as lâmpadas comuns por LED. “A avenida ficou mais clara e mais segura à noite. Só temos elogios”, completa Vinícius. Vinícius Freitas Marques

Ivy Lílian

Page 5: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20185

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Bom Despacho está zerando as filas de

espera para cirurgias

Novamente, pais receberão cartão para comprar material

dos filhosAno Passado, a Prefeitura dis-

tribuiu o Cartão Auxílio Educação entre os pais, para que eles mesmos pudessem comprar o material es-colar de seus filhos. Foi um suces-so tão grande que a iniciativa será mantida. “Achei mais prático. Su-per aprovei o novo sistema”, elogia Daniela Soares, mãe da Lara, aluna da Escola Professor Elvino Paiva.

Os cartões serão distribuídos em uma reunião com os pais, na semana do dia 5 de fevereiro. “Já os kits po-derão ser retirados nas papelarias

credenciadas a partir do dia 19 do mesmo mês”, afirma o coordenador de compras da Secretaria de Educa-ção, Maique Alves.

Papelarias credenciadas – Os pais serão direcionados para as Pa-pelaria Amaral, Papelaria Central, Cia do Papel e Matheus Fortunato. Este último não possui loja. Para atender os pais, abriu espaço na Avenida Gustavo Lopes Cançado, 168 – Jardim América – em frente ao Café Bom Despacho.

Ano Passado, a Prefeitura distribuiu o Cartão Auxílio Educação entre os pais, para que eles mesmos pudessem comprar o material escolar de seus filhos. Foi um su-cesso tão grande que a iniciativa será man-tida. “Achei mais prático. Super aprovei o novo sistema”, elogia Daniela Soares, mãe da Lara, aluna da Escola Professor Elvino Paiva.

Os cartões serão distribuídos em uma reunião com os pais, na semana do dia 5 de fevereiro. “Já os kits poderão ser retirados

nas papelarias credenciadas a partir do

dia 19 do mesmo mês”, afirma o coordena-

dor de compras da Secretaria de Educação,

Maique Alves.

Papelarias credenciadas – Os pais se-

rão direcionados para as Papelaria Amaral,

Papelaria Central, Cia do Papel e Matheus

Fortunato. Este último disponibilizará seus

produtos na Avenida Gustavo Lopes Can-

çado, 168, Jardim América – em frente ao

Café Bom Despacho.

Com isso, Prefeitura injetará mais de R$ 320 mil na economia local

Paciente: Stella Vívian Gontijo Silva e sua mãe Andréia Vívian Silva

O macaco é nosso amigo. Ele não transmite febre amarela. Pelo con-trário, ele é sentinela. Quando morto pela doença, mostra que há mosquito contaminado na área. Isso permite que a Prefeitura bloqueie a região, vacine as pessoas que moram nela. Já sabe, se encontar macaco ou mico mortos avise na Saúde pelo 99106-4946.

150 idosos são atendidos pela Prefeitura em Centros de Convivência de Idosos. Neles, eles participam de aulas de ginástica, ioga, dança de salão, jogos, artesana-tos, natação, hidroginástica. Em breve, o grupo também formará um coral.

“Estamos expandido os grupos e ações para atender ainda mais idosos. Já temos grupos nos Bairros Ana Rosa, Monte Castelo e São Vicente”, comemora a servidora, Paula Lima.

Participe das atividades do CCI – Basta procurar o CRAS São Vicente – 99106 1552 (Rua Alisson Justino, 1.009, Bairro São Vicente) ou o CRAS Ana Rosa/Centro – 99106 0939 (Rua Padre Vilaça, 190, Centro).

Cidadão, informe a localização de macacos

ou micos mortos

Prefeitura oferece alegria, saúde e inclusão aos

idosos atendidos no CCI

Page 6: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20186

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Separe o seu lixo e participe do Projeto

Cidade Limpa

A Secretaria de Meio Am-biente está ampliando o Projeto Cidade Limpa para o Centro. Ci-dadãos desta área, separem o lixo em duas categorias. Os orgânicos e os não-recicláveis devem ser colocados na porta de sua casa na segunda, quarta e sexta. Já os re-cicláveis serão coletados na terça e quinta.

“É muito importante que toda a população colabore. Juntos podemos fazer com que a coleta seletiva cresça e se estenda para toda a cidade de forma prática e eficiente”, afirma Andréia Araújo, secretária do Meio Ambiente.

Cidadãos aderem ao proje-to – Os moradores dos Bairros Belvedere, Calais, Dom Joaquim, Jardim América e São José estão aderindo ao Projeto Cidade Lim-pa. Nele, a população separa seu lixo e a Prefeitura faz a coleta

seletiva. “Cidadãos de todos os bairros devem separar o lixo para garantir que ele seja reaproveita-do. Com isso acabaremos com o lixão, aumentaremos a renda de várias famílias carentes e ainda contribuiremos com a natureza”, completa Andréia.

Moradora comemora melhorias na Rua

Diamantina

Para facilitar a vida do bom-despachense, IPTU só será pago em abril

A Prefeitura está asfaltando e reforçando a iluminação na Rua Diamantina, no Bairro Santa Marta. A servido-ra pública, Dévola Sil-va, mora na via há sete anos. Ela e toda a famí-lia estão felizes com as benfeitorias.

“Melhorou bastan-te. Acabou com poeira

e o barro que sujavam minha varanda. A Ad-ministração Cabral está de parabéns”, agradece.

Os bom-despachenses terão des-conto e mais prazo para pagar o IPTU 2018. A cota única poderá ser quitada com 2% de desconto, até o dia 9 de abril. Outra opção é pagar sem juros e em três parcelas, com vencimentos para 6 de abril, 7 de maio e 7 de junho. “Este ano, a prioridade do investi-mento do IPTU será na construção do CTI”, destaca a secretária de Fazenda, Daniela Rocha.

Em breve, as guias serão distribu-ídas nos endereços que constam no Cadastro da Prefeitura. Para atuali-zar seu cadastro e receber o IPTU em casa clique aqui. Se você não receber até o dia 2 de abril poderá solicitar o

boleto clicando aqui ou pelo email [email protected]. Se preferir, vá ao setor de cadastro, que fica no 1º andar da Prefeitura.

Vale a pena pagar o IPTU – Com o dinheiro do seu IPTU, a Prefeitura já investiu muito em saúde, educação, cultura, esporte. A Administração Ca-bral também transformou seu imposto em pavimentação de ruas; duplicação da Martinho Campos; reforma, ilumi-nação e ampliação da Norte Sul; re-forma e ampliação de todas as escolas municipais; pavimentação da Estrada do Pica-pau; reforma, ampliação e ilu-minação da Dr. Roberto.

A Prefeitura credenciará e o Sicoob Credibom pagará produtores ru-rais interessados em preservar o Rio Capivari. Para participar é neces-sário ter propriedade próxima ao rio e enviar a documentação exigida no edital para a Secretaria de Meio Ambiente, entre os dias 5 de feverei-ro e 2 de maio. Mais informações no 9 9106 3336.

“O Sicoob Credibom sempre apoia ações sociais e ambientais. Este projeto em especial é importantíssimo, pois manterá o rio vivo, com volume maior de água e garantirá o abastecimento da cidade. A popu-lação ribeirinha e de Bom Despacho será muito beneficiada”, destaca o presidente da Credibom, José Fúlvio Cardoso.

Credibom pagará famílias ribeirinhas que preservarem o Rio Capivari

Andréia

Com o dinheiro do seu IPTU, a Prefeitura asfaltou a Estrada do Pica-pau

Ação faz parte do projeto da Prefeitura que está recuperando o principal rio de Bom Despacho

Saiba mais – a Prefeitura está recuperando o Rio Capivari com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), Cooperbom, Copasa, Emater, Cen-tro Universitário UNA Bom Despacho, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Polícia Militar de Meio Ambiente e Sicoob Credibom. Desde 2014 estão sendo feitas barraginhas, curvas de nível, plantio de mudas de árvores.

“As nascentes e as margens do rio também foram cercadas para evitar a entrada de gado”, acrescenta Maria de Fátima Rodrigues, secretária de Planejamento, pasta responsável pelo projeto. Mais de R$ 600 mil estão sendo investidos na recu-peração e preservação do Capivari.

Clique aqui para saber mais sobre o projeto de recuperação do Rio Capivari

Secretária de Planeja-mento Maria de Fátima

José Fúlvio Cardoso

Logomarca do Projeto de Preservação e Recuperação do Rio Capivari, criada pela aluna da Escola Dona

Duca, Kevely da Silva Alves

Dévola Silva

Page 7: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20187

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Prefeitura fará primeiro diagnóstico social de

Bom Despacho

O NASF e as UBS Dr. Hugo e Dr. Mi-guel realizam o Grupo Amigos do Coração. Para manter o coração saudável e reduzi os níveis de triglicérides e colesterol dos parti-cipantes, a nutricionista, Nathália, dá dicas de uma boa alimentação.

Devem participar pacientes das unidades do Centro com recomendação médica. Basta que eles falem com um dos agentes de saúde ou procurem as UBS, que ficam na Praça da Matriz, 320, Centro. “Esse grupo é de extre-ma importância. Com as dicas eles apren-dem muito e aumentarão sua qualidade de vida”, explica Jeane Silva, enfermeira. Jeane Cinara Silva

Paciente elogia Grupo de Alongamento da UBS Vila Gontijo-Esplanada

O senhor Erli, 73 anos, está feliz por participar do Grupo de Alongamento promovido pela UBS Vila Gon-tijo-Esplanada e o Nasf. “Estou gostando demais”, agra-dece. O grupo oferece atividades físicas e com isso au-menta a qualidade de vida dos pacientes. Eles ganham mais mobilidade e agilidade para realizar as tarefas do dia a dia.

Para participar, o paciente deve falar com um dos agentes de saúde. As aulas acontecem toda terça e sex-ta-feira, às 7h. Erli José da Silva

Prefeitura e Unilavras se unem para realizar o maior concurso de Bom Despacho

A Prefeitura e a Fundação Educacional de Lavras (Unilavras) organizarão o con-curso 1-2018, maior processo da história de Bom Despacho. As partes assinaram contrato e começaram os estudos que origi-narão as regras e prazos da seleção. “Fare-mos um concurso transparente e sério para selecionar os melhores servidores para

Bom Despacho”, destaca a gestora admi-nistrativa da fundação, Angélica Carvalho.

Serão disponibilizadas vagas para en-sino médio genérico, quase todas as áre-as de ensino médio técnico, e mais de 20 áreas de curso superior. “Nosso objetivo é ocupar os cargos de contratação com servidores efetivos. Dessa forma investi-

remos mais na qualificação deles, o que resultará em serviços com ainda mais qua-lidade para a população”, afirma o secre-tário de Administração, Denis Carvalho.

Saiba mais - Desde 2013, a Administra-ção do Prefeito Cabral já fez quatro con-cursos e nomeou mais de 300 servidores.

O secretário de Administração, Denis, recebeu os representantes da Unilavras, Angélica e Thales

Page 8: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20188

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Os alunos do Elvino Paiva ganharão uma biblioteca novinha e a tão sonhada cobertura da quadra. Também terão nova pintura, mais uma sala de aula, ampliação dos pátios.

“A Prefeitura está investindo mais de R$ 180 mil para criar um ambiente mais agradável para alunos e educado-res”, destaca Marco Túlio Freitas, coordenador da obra.

Prefeitura também está reformando outras creches - Tem obra na Dona Joesse, Dona Zulma, Doutor Hugo, Eraí-da Alves, Jacinto Salviano, Professora Valdira e São Vicente. A obra da Escola Virgílio Antônio terminou e os alunos de lá ganharam banheiros novinhos.

Pacientes do Engenho elogiam Grupo de

Alongamento

Faça como a Dona Ana: pratique

atividade física nas oficinas da Prefeitura

Pacientes do Engenho estão elogiando o Grupo de Alongamento promovido pelo Nasf e equipe da UBS Rosalina Teodora. “Participo dele desde que começou e estou adorando. Quem tem mais idade, como eu, deve participar”, afirma a paciente, Cla-rinda da Silva.

O grupo tem atividades físicas para oferecer aos pacientes mais saúde, mobilidade e agilidade nas ta-refas do dia a dia. “Trabalho na roça e estas aulas estão aumentando meu desempenho e diminuindo as dores que eu sentia no corpo”, agradece o fazendei-ro, Egídio do Couto.

Participe do Grupo de Alongamento – Para participar, o paciente da unidade deve procurar um agente de saúde. A unidade fica na Praça Padre Au-gusto, 135, Centro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social está oferecendo de graça diversas aulas, como fitdance, ginástica, balé, pintura em tecido. Para manter a saúde, Dona Ana Pereira se inscreveu nas oficinas de fitdan-ce e ginástica. “Agradeço à Prefeitura por essas aulas. Estão ajudando muitas pessoas”, elogia.

Participe de graça – inscreva-se no CRAS Ana Rosa-Centro, que fica na Rua Padre Vilaça, 190, Centro. As aulas acontecem na Secretaria de De-senvolvimento Social - Rua Picão Camacho, 500, Bairro Ozanan.

Clique aqui e veja fotos das oficinasClarinda Maria da Silva

Egídio Braga do Couto

Inscrições abertas para aulas de fitdance, ginástica, balé, pintura em tecido

Ana Maria Pereira

Alunos do Elvino Paiva ganharão nova biblioteca e reforma da escola

Marco Túlio

Page 9: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 20189

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Prefeitura está reforçando iluminação da Avenida

Doutor Juca

Prefeitura realiza mais de 1500 atendimentos odontológicos infantis

Servidores da Educação e da Licitação reduzem custos do transporte

escolar em R$ 500 mil

A Prefeitura instalou mais postes de iluminação na Avenida Doutor Juca. Eles foram colocados entre a Praça Manoel Nunes Guimarães (antiga Praça do Pamonhão) e a rotatória da Avenida Norte-Sul.

Há mais de 20 anos, o eletricista Cláudio Sil-va, tem comércio neste trecho. “Melhorará muito a avenida. Acompanhei também a iluminação feita entre a Norte-Sul e a Praça da Bíblia. Ficou muito boa”, destaca Cláudio.

Prefeitura iluminará toda a avenida – A Se-cretaria de Obras iluminará toda a avenida. Em bre-ve, moradores e motoristas terão ainda mais segu-rança e comodidade.

O Centro de Especialidades Odon-tológicas realizou no ano de 2017 mais de 1500 atendimentos em crianças de 0 a 5 anos. As jovens pacientes foram encaminhadas das suas UBS e recebi-das pela Dra. Cristina, em um ambien-te acolhedor preparado especialmente para elas.

“A atenção especializada com foco em odontopediatria tem possibilitado o

desenvolvimento de uma politica inclu-siva para atendimento à estes pacientes que têm necessidades especiais”, des-taca Cristina, odontopediatra.

Conheça o trabalho do CEO – Desde 2013, a Prefeitura oferece trata-mentos de canal, cirurgias de gengiva, odontopediatria. Em 2017, os bom-des-pachenses passaram a ganhar também dentaduras e rotes.

Graças ao excelente trabalho dos servidores da Educação combinado com as inovações introduzidas pelos servidores da licitação, este ano a Pre-feitura gastará R$ 500 mil a menos com transporte escolar. “Estão de pa-rabéns o Maique e seus colegas da Educação e João Paulo e seus colegas da licitação. É com avanços assim que poderemos prestar um serviço cada vez melhor à população”, elogia o Prefeito Cabral.

Para se ter ideia da economia, em 2017 a Prefeitura gastou R$ 1.608.729,87 transportando alunos. Em 2018 o gasto previsto é de R$ 1.183.611,80. “Isto significa competência para gerenciar os processos de contratações. Esta economia será revertida aos alunos das escolas munici-pais”, destaca a secretária de Educação Ivy Lílian.

Clarinda Maria da Silva

Ricardo, Maique, Neide, Helder, Ana Paula e João Paulo

Dra. Cristina com suas pacientes: na esquerda Ana Laura Santos Silva, na parte superior Antonella Silva Gontijo e na inferior Maria Eduarda Jacob

Page 10: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 201810

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Erilde da Silva re-cebeu nova dentadura da Prefeitura. Há mais de 20 anos ela usava a mesma. “Fico muito grata. Fui muito bem atendida por toda a equipe”, elogia.

A Prefeitura ofe-rece tratamentos de

canal, extração, ci-

rurgias. Em 2017, os

bom-despachenses

passaram a ganhar

também dentaduras

e rotes. “Só no ano

passado, melhora-

mos o sorriso de mais

de 600 pacientes”,

destaca Camilla Por-

to, coordenadora do

Centro de Especiali-

dades Odontológicas.

Paciente fica satisfeita com atendimento da

Saúde Bucal

O secretário de Ad-ministração, Denis Car-valho, está trabalhando para trazer mais cursos e até pós-graduações para os servidores. “Em mar-ço, haverá pós de ges-tão pública em Brasília. Estamos incentivando a participação dos servi-dores. Também estamos buscando parcerias com outras instituições con-ceituadas, para que es-pecializações como esta complementem a agen-da de cursos da EFESP

e valorizem ainda mais nosso pessoal”, destaca Carvalho.

Bom Despacho foi a primeira cidade da re-gião a criar uma escola para qualificar servido-res públicos. Os serviços oferecidos à população melhoraram muito com a fundação da EFESP, em 2013. Desde então, a Prefeitura já abriu mais de 250 cursos e minis-trou mais de quatro mil horas/aulas. “Só em

2017 abrimos 50 cursos e oferecemos mais de 1.700 vagas em cursos de qualificação de nível básico e médio”, come-mora Denis Carvalho.

A Prefeitura está investindo mais de R$50 mil na reforma da Creche Dona Zul-ma. Em breve, a esco-la terá mais banheiros, mais acessibilidade, salas mais bonitas e confortáveis.

“A comunidade es-colar agradece a Pre-feitura o investimento e compromisso para com nossas crianças. Com uma boa infraes-trutura, o aprendizado

ficará ainda mais pra-zeroso”, destaca Flá-via Carvalho, vice-di-retora da Creche Dona Zulma.

Também estão sen-do reformadas as Cre-ches Dona Joesse, Doutor Hugo, Eraída Alves, Jacinto Salvia-no, Professora Valdira, São Vicente e as Esco-las Virgílio Antônio da Silva e Dona Duca. “A Prefeitura já investiu mais de R$ 8 milhões

na reforma e amplia-ção das creches e es-colas municipais”, co-memora a secretária de Educação, Ivy Lilian.

Prefeitura trabalha para qualificar servidores e continuar melhorando serviços entregues

ao cidadão

Prefeitura está reformando Creche Dona Zulma

Cursos e especializações serão feitos por meio da Escola do Servidor (EFESP)

Secretário de Administração, Denis Carvalho

Erilde

Flávia Carvalho

Servidores durante cursos da EFESP

Alunos da Creche Dona Zulma terão mais conforto e acessibilidade

Prefeitura começa asfaltamento de ruas no

Bairro Dom Joaquim

A Prefeitura começou a terraplenagem das Ruas Xavantes, Nicarágua e Guiné-Bissau, no Bairro Dom Joaquim. Em breve elas serão asfaltadas para beneficiar moradores, pe-destres e motoristas com uma via de qualidade que durará muitos anos.

O morador da Rua Ni-carágua, João Júnior, falou

sobre a ação e como ela be-neficiará os moradores. “A obra será muito boa para a população pois aqui tinha muitos buracos e atrapa-lhava muito nas épocas da chuva e da poeira. Com a obra, aqui ficará muito bom”, comemora João.

Asfaltamentos não param por aí – A Prefei-tura está investindo R$ 344

mil para pavimentar essas ruas e a Rua Diamantina, no Bairro Santa Marta.

João Ferreira do Couto Júnior

Ruas Xavantes e Nicarágua

Idosa comemora resultados das aulas de yoga

Page 11: Informativo Institucional - Prefeitura de Bom Despacho ...§ão-17... · parar de fumar e sei ... a Prefeitura pouco pode fazer se o cidadão não colaborar. ... A obra continua

Jornal Boa Notícia - Bom Despacho / MG - fevereiro 201811

www.bomdespacho.mg.gov.br facebook.com/prefeiturabd instagram.com/prefeiturabd twitter.com/prefeiturabd

Yoga relaxa, corrige a postura, tonifica os mús-culos, aumenta a flexibi-lidade e a energia. “Tam-bém aumenta a autoestima e deixa que flua a criança guardada dentro da gen-te”, afirma o professor, Ernane.

Pensando nestes be-nefícios, a Prefeitura está oferecendo aulas de yoga aos idosos do centro de convivência. A senhora

Luzia Lúcio está apro-veitado a oportunidade. “Melhorei bastante. Não chorei esta semana. Tam-bém consegui retomar as atividades de casa”, co-memora.

Participe – A Prefeitu-ra também está oferecen-do aulas de ginástica, balé, futsal, costura. Inscri-ções e mais informações no Cras – 99106-0930 e 99106-1552.

Idosa comemora resultados das aulas de yogaInscreva-se, ganhe mais saúde, disposição e economia

Luzia e Ernane