informativo ilbj retrospectiva 2016 · 2017-02-08 · o ano de 2016 começou com o ilbj recebendo a...

2
INFORMATIVO Aracaju | Janeiro de 2017 www.ilbj.org.br /instituto luciano barreto junior /@_ilbj | | RETROSPECTIVA ILBJ 2016 Recordar os acontecimentos vividos é uma ótima forma de corrigir os erros e melhorar ainda mais o que deu certo. Em 2016, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade da Construtora Celi, trilhou o caminho da consolidação de algumas atividades, recebeu o reconhecimento da sociedade civil e o mais importante, formou mais de 900 adolescentes e jovens sergipanos. O ano de 2016 começou com o ILBJ recebendo a medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto que reconhece artistas, produtores e instituições que contribuem com o desenvolvimento cultural do Estado. O instituto também ganhou o Jubilei de Ouro, concedido pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe a profissionais, organizações e personalidades que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento técnico-científico e social da Ciência da Administração. Ainda no primeiro semestre, o instituto realizou o projeto Cinema Integra em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES) ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Outras parcerias foram fortalecidas como a com o Tribunal de Justiça, através da Coordenadoria da Mulher, com o Tribunal Regional Eleitoral, através da Escola Eleitoral de Sergipe e com o Ministério Público, através do Centro Operacional de Apoio à Infância e à Adolescência. Outro ponto importante foi o reconhecimento dos adolescentes e jovens da Oficina de Desenho que participaram e saíram vencedores de concursos artísticos. O 25º concurso do Salão dos Novos da Galeria Álvaro Santos (GAAS) contemplou as educandas Brunna Souza e Lílian Araújo, o 1º Festival de Artes Visuais na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação contemplou os adolescentes Vinicius Santos e Laryssa Cardoso, e o Concurso Paisagem Cultural Sergipana - Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda contemplou os jovens Vinicius Santos e Mariza Oliveira. “O ILBJ em 2016 a propósito dos últimos dois anos vem consolidando suas práticas pedagógicas tendo em vista oferecer aos jovens um serviço socioeducativo de qualidade. Apesar de se tratar de um ano muito difícil, em que as mudanças políticas ocorridas no país alteraram a economia das famílias, percebemos que por termos um projeto social consolidado, estratégias de permanência surtiram efeito evitando ao máximo o fantasma da evasão, concluímos o ano com número significativo, 83% de formandos”, avaliou a gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Pinto Freire.

Upload: vokiet

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

INFORMATIVO

Aracaju | Janeiro de 2017 www.ilbj.org.br/instituto luciano barreto junior /@_ilbj| |

RETROSPECTIVA ILBJ 2016Recordar os acontecimentos vividos é uma ótima forma de corrigir os erros e melhorar ainda mais o que deu certo. Em 2016, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade da Construtora Celi, trilhou o caminho da consolidação de algumas atividades, recebeu o reconhecimento da sociedade civil e o mais importante, formou mais de 900 adolescentes e jovens sergipanos.O ano de 2016 começou com o ILBJ recebendo a medalha do Mérito Cultural Tobias Barreto que reconhece artistas, produtores e instituições que contribuem com o desenvolvimento cultural do Estado. O instituto também ganhou o Jubilei de Ouro, concedido pelo Conselho Regional de Administração de Sergipe a profissionais, organizações e personalidades que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento técnico-científico e social da Ciência da Administração.Ainda no primeiro semestre, o instituto realizou o projeto Cinema Integra em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa Comunicação, Educação e Sociedade (GECES) ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes. Outras parcerias foram fortalecidas como a com o Tribunal de Justiça, através da Coordenadoria da Mulher, com o Tribunal Regional Eleitoral, através da Escola Eleitoral de Sergipe e com o Ministério Público, através do Centro Operacional de Apoio à Infância e à Adolescência.Outro ponto importante foi o reconhecimento dos adolescentes e jovens da Oficina de Desenho que participaram e saíram vencedores de concursos artísticos. O 25º concurso do Salão dos Novos da Galeria Álvaro Santos (GAAS) contemplou as educandas Brunna Souza e Lílian Araújo, o 1º Festival de Artes Visuais na Escola, promovido pela Secretaria de Estado da Educação contemplou os adolescentes Vinicius Santos e Laryssa Cardoso, e o Concurso Paisagem Cultural Sergipana - Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda contemplou os jovens Vinicius Santos e Mariza Oliveira.“O ILBJ em 2016 a propósito dos últimos dois anos vem consolidando suas práticas pedagógicas tendo em vista oferecer aos jovens um serviço socioeducativo de qualidade. Apesar de se tratar de um ano muito difícil, em que as mudanças políticas ocorridas no país alteraram a economia das famílias, percebemos que por termos um projeto social consolidado, estratégias de permanência surtiram efeito evitando ao máximo o fantasma da evasão, concluímos o ano com número significativo, 83% de formandos”, avaliou a gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Pinto Freire.

Produção: Assessoria de Comunicação | Gerência ILBJ

Projetos e Oficinas

Realizada desde 2012, a Oficina de C o a c h i n g , e m 2 0 1 6 , c r i o u a oportunidade para que mais de 400 jovens olhassem para si mesmo e se a v a l i a s s e m , a u m e n t a n d o a autoconfiança que é imprescindível para alguém que quer acessar um mercado de trabalho extremamente competitivo. Como fazer o currículo certo, aprender como procurar oportunidades, o que fazer antes, durante e depois da entrevista e como se portar dentro da empresa depois de c o n t r a t a d o s ã o a l g u m a s d a s estratégias trabalhadas na oficina.O Instituto Luciano Barreto Júnior ofertou também aulas preparatórias para a elaboração de redação, já que as provas dissertativas-argumentativas são exigência nos exames das instituições superiores. Na oficina de r e d a ç ã o f o i t r a b a l h a d o a s competências transversais, as quais englobam as operações cognitivas, c o m o o b s e r v a ç ã o , a n á l i s e , comparação, relação, inferência e interpretação, entre outras, por meio d a s q u a i s s e e x p r e s s a m n a s habilidades de leitura e construção de sentido.

Para 2017

Realizar um trabalho de excelência promovendo desenvolvimento h u m a n o a t r a v é s d e a ç õ e s socioeducativas voltadas para a preparação para o mundo do trabalho, infoinclusão social e o exercício pleno da cidadania é e sempre será o objetivo de todos os que fazem o ILBJ. “A expectativa para 2017 é de q u e c o n s i g a m o s c o n t i n u a r desenvolvendo nosso projeto âncora, o Conectando com a Vida, de modo que possamos contribuir com a melhoria na qualidade de vida dos adolescentes, jovens e suas famílias. A l g u m a s m u d a n ç a s institucionais/pedagógicas serão empreendidas visando melhorar e ampliar o aproveitamento dos jovens pelas ações que ofertamos, a exemplo das oficinas que complementa o projeto âncora e possibilita uma formação mais ampla dos jovens”, ressaltou Valéria Freire.

Inscrições no interior

Pelo segundo ano consecutivo, o ILBJ realizou a divulgação das i n s c r i ç õ e s p a r a 2 0 1 7 n o s municípios vizinhos a Aracaju. Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, Itaporanga, Japaratuba, Riachuelo, Areia Branca, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão foram alguns dos municípios visitados pela equipe do instituto. A ação deu tão certo que os prefeitos dos municípios de Estância e Santa Rosa de Lima entraram em contato com o ILBJ com a finalidade de ser realizada uma parceria. Ao final das negociações os municípios ficaram responsáveis em disponibilizar o transporte para os adolescentes e jovens de seus municípios que foram aprovados no processo de seleção para o Conectando com a Vida.