informativo hágil

4
2014 - N 20 INFORMATIVO HÁGIL O jornal Homeopático em suas mãos! Vitrine º Em maio de 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) concedeu ao modo artesanal da fabricação do queijo em Minas Gerais, o veredicto de patrimônio cultural imaterial brasileiro. O queijo Minas é produzido de forma artesanal desde a época da mineração, no Século XVIII, feito à base de leite cru e fermento natural. É uma herança da cultura colonial mineira, tradição de mais de 300 anos. Sua técnica foi trazida das regiões serranas de Portugal, principalmente da Serra da Estrela. Atualmente, as microrregiões do Serro, da Canastra, de Araxá e do Salitre/Alto Paranaíba, são as áreas tradicionais demarcadas pela Emater-MG Q como produtoras do queijo tipo Minas artesanal. O objetivo desse processo é, além de fazer o registro histórico desse modo de produção, fomentar a sua atividade e o seu desenvolvimento econômico, desenvolver políticas de promoção, como incentivo à pesquisa e à associatividade, além da criação de estratégias de divulgação. Seguindo essa enorme conquista, o Iphan recebeu o pedido de registro do “modo de saber fazer queijo artesanal serrano de Santa Catarina e Rio Grande do Sul” como patrimônio cultural de natureza imaterial do Brasil. O registro incidirá sobre as práticas culturais e históricas que envolvem um saber bicentenário, transmitido de geração em geração. UEIJO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL Máximo Baby H1000 fortalece o sistema imunológico, protege contra intoxicação alimentar e favorece a expressão de todo o potencial genético dos bezerros. O

Upload: simon-favaro-santana

Post on 06-Apr-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição 20 - 2014

TRANSCRIPT

2014 - N 20

INFORMATIVO HÁGILO jornal Homeopático em suas mãos!

Vitrine

º

E m m a i o d e 2008, o Instituto do P a t r i m ô n i o Histórico Artístico Nacional (Iphan) concedeu ao modo a r t e s a n a l d a

fabricação do queijo em Minas Gerais, o veredicto de patrimônio cultural imaterial brasileiro.

O queijo Minas é produzido de forma artesanal desde a época da mineração, no Século XVIII, feito à base de leite cru e fermento natural. É uma herança da cultura colonial mineira, tradição de mais de 300 anos. Sua técnica foi trazida das regiões serranas de Portugal, principalmente da Serra da Estrela.

Atualmente, as microrregiões do Serro, da Canastra, de Araxá e do Salitre/Alto Paranaíba, são as áreas tradicionais demarcadas pela Emater-MG

Qcomo produtoras do queijo tipo Minas artesanal. O objetivo desse processo é, além de fazer o registro histórico desse modo de produção, fomentar a sua atividade e o seu desenvolvimento econômico, desenvolver políticas de promoção, como incentivo à pesquisa e à associatividade, além da criação de estratégias de divulgação.

Seguindo essa enorme conquista, o Iphan recebeu o pedido de registro do “modo de saber fazer queijo artesanal serrano de Santa Catarina e Rio Grande do Sul” como patrimônio cultural de natureza imaterial do Brasil.

O registro incidirá sobre as práticas culturais e históricas que envolvem um saber bicentenário, transmitido de geração em geração.

UEIJO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL

Máximo Baby H1000 fortalece o

sistema imunológico, protege contra intoxicação alimentar e favorece a expressão

de todo o potencial genético dos bezerros.

O

Máx im o Baby H 1 000

Fábio Bitti Loureiro – Médico VeterinárioPesquisa e desenvolvimento da Hágil Terapêutica

O Máximo Baby H1000 é um medicamento homeopático, desenvolvido especificamente para a primeira fase de vida dos animais. Tem como objetivo promover o desempenho zootécnico e a saúde animal, durante esta fase tão crítica, em termos de mortalidade e doenças que acabam por comprometer toda a vida produtiva do bezerro.

Em média, no Brasil, temos uma mortalidade que chega aos 12% entre os 6 a 8 meses de vida, sendo o período mais crítico os primeiros 30 dias. Durante esses dias, o sistema imunológico do bezerro é passivo, dependente da colostragem recebida entre o nascimento e às primeiras horas de vida, ou seja, o fornecimento correto em quantidade e qualidade do colostro produzido pela matriz no período pré-parto, ou de um banco de colostro adequadamente mantido na propriedade. A partir daí os anticorpos presentes no colostro não são mais absorvidos pelo bezerro, apesar de promoverem um importante papel de proteção no trato gastrointestinal contra as afecções mais frequentes.

Do segundo dia de vida em diante, passamos a fornecer o Máximo Baby H1000. Este medicamento exerce diversos papéis na preservação da saúde e pleno desenvolvimento dos animais tratados em relação aos que não recebem o mesmo cuidado. Por exemplo, bezerras de leite, mas podendo extrapolar para outras categorias animais, os principais problemas que os acometem são:

1- Diarreia branca e de curso negro;2- Pneumonias;3- Verminoses e ectoparasitoses;4- Manejo nutricional inadequado;5- Estresse de manejo (bezerreiros contaminados

e com pouco espaço, com excesso ou falta de circulação de ar);

6- Estresse tér mico (baixas ou e levadas temperaturas);

7- Babesiose e anaplasmose.

O Máximo Baby H1000 ativa o sistema imunológico de maneira rápida, possibilitando que o próprio organismo do animal promova resistência às afecções do trato gastrointestinal, prevenindo contra diarreias e verminoses, e também carrapatos e problemas respiratórios em geral.

O desenvolvimento do animal, promovido pelo Máximo Baby H1000 como um todo faz com que a absorção de nutrientes seja equilibrada. Minimizando as deficiências nutricionais ao longo da vida dos animais, passamos a ter um sistema digestivo capaz de aumentar entre 10 a 15% a ingestão de matéria seca diária.

Quanto ao estresse devido às instalações, o aparelho respiratório do animal é o mais afetado. O Máximo Baby H1000 atua diminuindo de maneira eficaz a manifestação dos quadros clínicos relacionados, pois amadurece o sistema imunológico que combate os principais agentes das pneumonias. Já o índice de babesiose e anaplasmose em animais tratados é extremamente baixo, beirando a zero, assim como a eimeriose, causada por microrganismos que destroem permanentemente as microvilosidades do intestino, e terminam comprometendo toda vida produtiva do animal.

Portanto, o Máximo Baby H1000 modula o desenvolvimento das bezerras e bezerros ao seu nível máximo, obtendo-se assim, dentro dos limites do

facebook.com/paginahagilterapeutica

Siga a Hágil no facebook e tenha acesso a nossa Revista Digital, Posts informativos e muito mais!

manejo e da genética, animais que exprimam todo o seu potencial genético.

São vários os sistemas de criação de bezerros. Mas independente do sistema adotado, algumas práticas são essenciais para assegurar a boa sanidade e dieta adequada aos animais. Nesse sentido, eis alguns pontos importantes:

· Fornecimento de colostro – anticorpos do colostro são proteínas absorvidas no intestino e chegam ao sangue nas primeiras horas de vida. Aproximadamente seis horas após o nascimento, a absorção destas proteínas cai drasticamente. O colostro, além de possuir papel imunológico, possui também papel nutricional, sendo fonte de energia e nutrientes. Além disso, é importante fonte de geração de calor e manutenção da temperatura corporal. Tem efeito laxativo, sendo responsável pela eliminação do mecônio, que são as primeiras fezes do animal.

· Estoque de colostro – é muito útil a fim de garantir a imunização de bezerros que não puderam ingerir esse alimento de sua própria mãe. O melhor método de conservação do colostro é o congelamento, mas a qualidade do colostro está muito ligada à ausência de contaminação bacteriana. O colostro da segunda ordenha

não contém a mesma quantidade de anticorpos que o colostro da primeira ordenha. É preciso organizar o estoque de colostro, de maneira que sempre haja quantidade suficiente para atender à demanda.

· Tratamento do cordão umbilical – o cordão deve ser cortado na medida de dois dedos e desinfetado com solução de iodo a 10% imediatamente após o nascimento, com a intenção de evitar o aparecimento de infecções umbilicais. Quando estas infecções estão presentes há um retardo na cicatrização e prolongamento do tempo de exposição a microrganismos.

Ÿ Higiene no manejo – a lista de patógenos que podem causar doenças em bezerros é enorme: E. coli, Salmonella, Cryptosporidium etc. Todos esses patógenos estão presentes no ambiente ao redor do bezerro e geralmente não causam doença, a menos que existam em grande quantidade ou infectem um animal com baixa capacidade de resposta imunológica. Mantenha limpa a

área ao redor do bezerro. Utensílios de alimentação, leite e água limpos irão ajudar a reduzir o número de potenciais microrganismos causadores de doenças.

O bezerreiro não é um local onde se deve pensar em custo mínimo, mas sim, em lucro máximo. Pois, uma bezerra bem criada tem uma chance bem maior de virar uma boa vaca do que uma bezerra criada em condições de custo mínimo.

· Utilização de vacinas – as vacinas podem estimular os dois componentes do sistema imunológico, a imunidade humoral e a imunidade celular. Porém, lembre-se de que as vacinas não substituem a colostragem inadequada. O sistema imune do bezerro, ativado pela vacina, não consegue responder tão rapidamente quanto o uso do colostro.

Fornecimento de colostro, vacinação adequada e práticas de higiene são fatores determinantes no bom desenvolvimento de bezerros.

Dicas para cuidar em de ezerros

Culinária: Pamonha de tabuleiro

Ingredientes: Modo de Fazer:

Ÿ 5 espigas de milho verde (3 xícaras)Ÿ 2 xícaras de chá de açúcar cristalŸ 1 colher de sopa de manteigaŸ 3 colheres de sopa de queijo parmesão raladoŸ 3 colheres de sopa de farinha trigoŸ 200ml de leiteŸ 2 ovosŸ 1 pitada de salŸ 1 colher de sopa (rasa) de fermento

Bata todos os ingredientes, exceto o fermento, em um liquidificador até formar uma massa homogênea. Unte uma assadeira (50x25cm) e pré-aqueça o forno por 20 minutos. Depois é só assar e servir!

Vitrine

Rua Miguel Penchel, 152 - Bairro Ipiranga - Teófilo Otoni - MGCEP: 39.801-001 - Fone: (33) 3521 - 1928 Cel: (33) 8405-6384

[email protected]

O sucesso e o futuro de muitas propriedades dedicadas

à pecuária estão justamente nos bezerros. Mas as propriedades

que trabalham a cria e recria, enfrentam muitos desafios, como

as infecções e parasitoses que acometem os bezerros em sua

fase inicial de vida.

Em função deste cenário, a Hágil Terapêutica criou e

oferece ao mercado o Máximo Baby H1000. Trata-se de um

m e d i c a m e n t o c o m p l e t o p a r a b e z e r r o s , a g i n d o

preventivamente, evita os principais problemas na criação,

como: diarreias, tristezas, parasitoses, dentre outras doenças e

situações que causam danos aos recém-nascidos e mesmo aos

desmamados até um ano.

tratamento, prevenção e incremento

produtivo em um só pacote.

Em Itambacuri, no vale do Rio Doce, em Minas Gerais,

fomos conferir de perto os resultados do Máximo Baby

H1000 na Fazenda da Lagoa, do Sr. Mauro Cezar Ali, onde

antes de usar o medicamento, existia um número considerável

de óbitos. Hoje a situação é de equilíbrio nesta primeira fase de

vida dos bezerros e segundo o gerente, o Sr. Paulinho, as mortes

já não existem mais.

‘‘Criar e manejar os bezerros agora é muito tranquilo’’,

diz o Paulinho, ‘‘pois após a implantação do Máximo Baby

H1000, não tivemos mais perca de bezerros nem animais

doentes no plantel’’.

M á x i m o B a b y H 1 0 0 0 ,

Na Fazenda Brejão, de propriedade da Sra. Carolina

Laender, no município de Teófilo Otoni, Minas Gerais,

dedicada à pecuária leiteira, os bezerros também são tratados

com Máximo Baby H1000. Lá havia casos de mortalidade,

diarreia e tristeza parasitária, todos resolvidos com a utilização

deste medicamento que é tão específico para bezerros.

De acordo com os tratadores, os bezerros foram

restabelecidos rapidamente, mesmo os que estavam mais fracos

ou anêmicos. Ficou claro também, que os bezerros começaram

a pastejar mais cedo, o que transformou a bezerrada, salienta os

colaboradores da fazenda, que hoje apresentam com orgulho o

resultado do trabalho, ou seja, bezerros saudáveis e com ótimo

desenvolvimento.

Segundo o distribuidor da Hágil Terapêutica na região, o

Sr. Mário Santana, que desenvolveu os trabalhos acima, o

sucesso foi rápido e pode ser observado por todos nas fazendas.

Acabaram os casos de perda de bezerros e pode ser percebida a

precocidade no desenvolvimento dos animais tratados. Mário

ainda complementa dizendo que, o Máximo Baby H1000 traz

uma série de outros benefícios, como fortalecimento do sistema

imunológico, proteção contra casos de intoxicação alimentar, e

favorece a expressão de todo o potencial genético dos bezerros.