informativo fundamig ano 19 nº 63

12
INFORMATIVO Ano 19 nº 63 – setembro a novembro 2014 DESTAQUES Rua Goitacazes nº 71 - conjunto 813, centro, Belo Horizonte - 30.190-050 CAFÉ ENTRE PRESIDENTES DEVOLUÇÃO GARANTIDA CORREIOS IMPRESSO ESPECIAL Nº 7317847305 - DR/MG FUNDAMIG ...CORREIOS... NOVAS FILIADAS COEP –MG HOSPITAL DA BALEIA FUNDAMIG INAUGURA NÚCLEO NO SUL DE MINAS Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado 20 ANOS FUNDAMIG N os dias 21 e 22 de outubro, foi inaugurado o Núcleo FUNDAMIG no sul de Mi- nas, com a palestra “Implicações da Lei 13.019/14 – Marco Regu- latório do Terceiro Setor”. Em Var- ginha, o evento foi realizado em parceria com a Fundação Procafé e, em Lavras, com a UNILAVRAS e o apoio da AFEESMIG. O principal objetivo do núcleo é contribuir cada vez mais para o desenvolvi- mento sustentável das entidades da região. O principal objetivo é promover o fortalecimento das entidades da região. PÁG. 6 PÁG. 7 PÁG. 9 PÁG. 10

Upload: fundamig

Post on 06-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

InformatIvoAno 19 nº 63 – setembro a novembro 2014

Destaq

ues

Rua Goitacazes nº 71 - conjunto 813, centro, Belo Horizonte - 30.190-050

CAFÉ ENTRE PRESIDENTES

DEVOLUÇÃOGARANTIDA

CORREIOS

IMPRESSO ESPECIALNº 7317847305 - DR/MG

FUNDAMIG

...CORREIOS...

NOVAS FILIADASCOEP –MG HOSPITAL DA BALEIA

FUNDAMIG INAUGURA NÚCLEO NO SUL DE MINAS

Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado

20 AnosFUNDAMIG

Nos dias 21 e 22 de outubro, foi inaugurado o Núcleo FUNDAMIG no sul de Mi-

nas, com a palestra “Implicações da Lei 13.019/14 – Marco Regu-latório do Terceiro Setor”. Em Var-ginha, o evento foi realizado em parceria com a Fundação Procafé e, em Lavras, com a UNILAVRAS e o apoio da AFEESMIG. O principal objetivo do núcleo é contribuir cada vez mais para o desenvolvi-mento sustentável das entidades da região.

O principal objetivo é promover o fortalecimento das entidades da região.

PÁG. 6 PÁG. 7 PÁG. 9 PÁG. 10

Page 2: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

2 Informativo FundamIg

eDItorIal

Órgão Informativo Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado

Rua Goitacazes nº 71 | Belo Horizonte, centro - conjunto 813 CEP - 30.190-050Site: www.fundamig.org.br | E-mail: [email protected] | Tel.: 31 - 3274-6522

PALAVRA DO PRESIDENTE

Com o anúncio do novo Mar-co Regulatório do Terceiro Se-tor, a lei 13.019/2014 suscitou uma grande ansiedade diante dos impactos às organizações sociais que, para além do rigor das diretrizes, colocava curto prazo para sua vigência. Uma das principais mudanças é que o Governo abrirá um edital com as parcerias a serem celebradas e os critérios a serem seguidos pelas entidades, e estas precisa-rão fazer diversas adequações em seus estatutos. A FUNDA-MIG, com o intuito de promover o esclarecimento às entidades do Terceiro Setor, tem realizado seminários, palestras e debates, além de enviar informações às filiadas e disponibilizá-las em nosso site.

A Comitiva FUNDAMIG foi uma das ações lançadas nes-te ano. Com a inauguração de dois núcleos no sul de Minas, a Comitiva teve o objetivo de explorar, trocar ideias e escla-recer dúvidas por meio de ca-pacitações que poderão ajudar

inúmeras regiões dos núcleos já formados, como aconteceu com a palestra sobre o Marco Regu-latório do Terceiro Setor. Visi-tamos as cidades de Varginha e Lavras – cuja receptividade e carinho foram marcas de nos-sas filiadas, Fundação Procafé e UNILAVRAS, que nos acolheram disponibilizando infraestrutu-ra e mobilizando outras orga-nizações, poder público, mídia e empresas. Os auditórios fica-ram lotados.

Todo esse empenho para unir e fortalecer o Terceiro Se-tor é o que nos inspira, há 20 anos, desde 30 de novembro de 1994, quando a FUNDAMIG foi

Diretoria Executiva

Presidente: Leonardo Leopoldo Costa Coelho (Instituto InterSector / Fundação de Arte Madrigal Renascentista / Fundação de Saúde Integral Humanística / Espaço Criança Esperança)Vice-Presidente: Solange Bottaro (Associação Missão Ramacrisna)Diretor Financeiro: Álvaro Antônio Nicolau (Instituto Intersector)

Diretoria Adjunta

Diretor de Relações Internacionais: José Galeno de Oliveira Filho (Fundação CDL – BH para o Desenvolvimento Social da Criança e do Adolescente)Diretor de Relações Institucionais: Heliomar Manoel Quaresma (Instituto Intersector) Diretor de Educação: Evando José Neiva (Fundação Pitágoras) Diretor de Educação Adjunto: Antônio Carlos Cabral Aguiar (Fundação AMAE para Educação e Cultura)Diretor de Segurança: Pedro Seixas da Silva (Fundação Guimarães Rosa)Diretor de Desenvolvimento Estratégico: Orlando Euler de Castro (Fundação Gorceix)Diretor de Desenvolvimento Regional: Salomão Fernandes Assis Marinho (Fundação Cristiano Varella)Diretor de Meio Ambiente: Fernando Benício de Oliveira Paula (Associação Zeladoria do Planeta)Diretora de Meio Ambiente Adjunta: Prisce Mary Benício(Associação das Caminhantes da Estrada Real)

Diretora de Comunicação: Raquel Parreira (Fundação Cultural de Minas Gerais)Diretor Jurídico: Renato Dolabella Melo (Associação Missão Ramacrisna)Diretor de Políticas Intersetoriais: Gilson de Assis Dayrell(Fundação José Fernandes de Araújo)Diretor de Saúde: Damião Coutinho Paes (Fundação Benjamim Guimarães)Diretor Adjunto de Saúde: João Batista Caetano (Fundação UNIMED)

Conselho Fiscal

Marco Antônio de Souza Leão (Fundação Educacional Comunitária Formiguense – FUOM)Antônio Fonseca da Silva(Fundação Educacional da Caratinga – FUNEC)João Antônio Argenta (Fundação Educacional de Lavras - FELA)Euler José Fonseca(Fundação Educacional de Oliveira – FEOL)Larissa de Araújo Velano(Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas)Daniel Carvalho Monteiro de Andrade (Fundação Felice Rosso)

Conselho Consultivo

Cláudio Almeida de Oliveira (Fundação Felice Rosso)Éderson Bustamante (Fundação de Educação Artística)Amintas Jaques Jost (Fundação de Saúde Integral Humanística)Tereza Gama Guimarães Paes (Fundação Benjamim Guimarães)

Vicente Queiroz (Vice-presidente Fundação Espírita Irmão Glacus)Dom Serafim Fernandes de Araújo (Fundação José Fernandes de Araújo)Marcelo Augusto Nascimento (Fundação Nair Villela Rabello)Tomaz de Aquino Resende (Associação Mineira do Ministério Público)Venilson Vitorino (Fundação Aperam Acesita)

Conselho Consultivo Nato (ex-presidentes da FUNDAMIG)

Francisco de Assis Oliveira AzevedoFrancisco Graça de MouraCássio Eduardo Rosa ResendeHeliomar Manoel QuaresmaSuei Maria Baliza Dias

Superintendente ExecutivoAlexandre Scoralick

Assistente de ComunicaçãoCaroline Lima

RevisãoCaroline Lima

DiagramaçãoDiego Bittencourtwww.capacidadecriativa.com

FUNDAMIG

TODO ESSE EMPENhO PARA UNIR E FORTALECER O TERCEIRO SETOR é O qUE NOS INSPIRA, há 20 ANOS, DESDE 30 DE NOVEMbRO DE 1994, qUANDO A FUNDAMIG FOI FUNDADA.

Prof. Leonardo Coelho

Raquel Parreira Reis Carvalho

O Terceiro Setor revela o pluralismo das formas de atuação comunitária e reforça a necessidade de conhecer me-lhor os atores e organizações que dele fazem parte, sinalizando a abrangência atual do segmento em expansão. Dentro desse espírito de fortalecimento das en-tidades, foi inaugurado o Núcleo FUN-DAMIG no sul de Minas. Em Varginha, o evento foi realizado em parceria com a Fundação Procafé e, em Lavras, com a UNILAVRAS e com apoio da AFEESMIG.

Reforçando o objetivo de contribuir com a transformação social e desenvol-vimento sustentável, o artigo de Rober-to Alonso, nos brinda com um texto re-fletivo sobre “Tempo de Mudança”.

A FUNDAMIG, a fim de estreitar o relacionamento entre as entidades fi-liadas, promove um encontro mensal denominado “Café entre Presidentes” e, desde 16 de setembro, já recebeu vários representantes de fundações e associações.

Também em setembro, foi inaugu-rado o sistema de videoconferência com o objetivo de aumentar a possibilidade de participação à distância de cursos, palestras, reuniões.

No Giro pelas Filiadas, vários eventos foram promovidos com muito sucesso.

Desejamos boas vindas às quatro novas filiadas da FUNDAMIG: Sociedade de Obras da Beneficência e Assistência Social e Cultural (SOBRAS), a Associação Municipal de Educação, Inclusão Social, Digital e Tecnologia de Brumadinho, o Instituto Avaliar e Serviço Assistencial Salão do Encontro.

Acreditamos sempre no poder trans-formador do conhecimento e esperamos que juntos possamos inspirar mais pesso-as e instituições em suas iniciativas.

fundada. Precisamos de todos. Assim seremos mais vozes em favor da transformação social com base na fraternidade e sus-tentabilidade.

Contamos com vocês! Paz e alegria.

Leonardo Coelho Presidente da FUNDAMIG

Page 3: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

3Informativo FundamIg

TEMPO DE MUDANÇA

“ Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma

coisa e esperar resultados diferentes.”

Albert Einstein

Novamente me deparei com a cita-ção de A. Einstein que sempre nos direciona a uma reflexão sobre o que estamos fazendo e o que pre-tendemos obter com o que esta-mos fazendo.

Em outra citação deste, que é um dos maiores cientista da era moderna, encontramos o seguinte: “Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado”.

Assim, se juntarmos os pensa-mentos, teremos como resultado a clara definição de que precisamos mesmo mudar, mudar as atitudes, as ações, o pensamento, mudar o que tem sido feito. Se formos além, encarar o que não puder ser mudado e, então, ajustar, adaptar tudo o que, necessariamente, pre-cisa ser integrado a um novo tem-po. Sem a atitude e a força de von-tade de encarar os desafios dos novos tempos, nada será mudado e, por consequência, os resultados podem ser os mesmos. Ou piores.

O processo de relacionamento entre as pessoas e instituições se baseia basicamente em conceitos como credibilidade, interativi-dade, convencimento, afinidade, entre diversos outros. No entan-to, embora os conceitos sejam os mesmos no decorrer da história da humanidade, a sua compreen-

são e o seu valor mudam ao longo do tempo. E o tempo, por sua vez, está mais escasso, mais valoriza-do. O valor e o seu tempo. O tempo e o seu valor.

Percebam que as pausas para as conversas, para a leitura, para a informação estão mesmo menores. Então, fazer como no passado pode não ser mais eficaz. O que funcionou bem anteriormente, já não funciona mais. A alternativa? Mude você tam-bém e mude a sua organização, a sua entidade, então.

As instituições, particularmen-te as do Terceiro Setor, precisam ter claro em suas estratégias (sim,

RobeRto Alonso

AR

TIG

O

suas estratégias) que o campo do diálogo está diferente do passa-do. As pessoas estão mais intole-rantes, mais apressadas, menos sensíveis, menos pacientes muitas vezes. Assim, atrair a atenção, pro-mover o convencimento e o envol-vimento está mais difícil. Não pe-las pessoas, mas pela conjuntura social. Fala-se menos, diminuem--se as palavras e minimizam-se os diálogos, cortam-se contextos. É preciso entender esse novo am-biente de comunicação intrapes-soal sob pena de ter um discurso caindo no vazio. E até mesmo não se estabelecendo o diálogo.

Perdem-se, ao longo do tempo, os aprendizados, os exemplos e as experiências.

A experiência, por sua vez, essa sempre terá valor. E tanto mais será esse valor se o ambiente não sofrer alterações, se o contex-to não sofrer alterações. Bem, não acredito muito nisso. Acredito que os valores se sedimentam na me-dida em que os relacionamentos se afinam, os laços se fortalecem e na medida em que o tempo passa a aproximar pessoas, organizações e instituições.

Mudar o que se tem feito, sem perder os valores institucionais e, mais que isso, os valores pessoais, é um grande desafio. A mudança é benéfica. A mudança é uma boa estratégia.

Sair da zona de conforto pode até não ser muito fácil. Se existe a busca por novos horizontes e novos resultados, a mudança é o único caminho. Enfrentar o que se depara com possibilidade ou não de mudança, é consequência. Sem enfrentar os desafios já termina-mos o que, sequer, foi iniciado.

É uma forma de conquista pro-movida pelo diálogo. A pergunta que fica é: você está preparado para mudar? E a sua instituição, está?

Pensemos nisso.A comunicação começa por

aqui. E pode terminar por aqui também. É tempo de mudança. Para melhor!

INSANIDADE é CONTINUAR

FAzENDO SEMPRE A

MESMA COISA E ESPERAR

RESULTADOS DIFERENTES”.

ALbERT EINSTEIN

Fonte: Observatório do Terceiro Setor

Page 4: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

4 Informativo FundamIg

FUNDAMIG INAUGURA NÚCLEO NO SUL DE MINAS

FU

ND

AM

IG

Para a inauguração do Núcleo FUNDAMIG no sul de Minas, o Diretor Jurídico da Federação, Dr. Renato Dolabella, e o Superintendente-Executivo, Ale-

xandre Scoralick, estiveram em Varginha e em Lavras, no mês de outubro, com a palestra “Implicações da Lei 13.019/14 – Marco Regulatório do Terceiro Setor”.

No dia 21 de outubro, o evento foi realizado em Var-ginha, em parceria com a Fundação Procafé, filiada e sediadora do núcleo, e contou com a participação de 60 pessoas. Dentre as diversas lideranças da cidade que par-ticiparam do evento, estava o ex-Presidente da FUNDA-MIG, Prof. Francisco Graça de Moura. “Ao ver a instalação do núcleo sul mineiro da FUNDAMIG, fico profundamen-te feliz e realizado. Vejo que aqueles sonhos de colocar a instituição próxima às entidades são concretizados pela atual administração e a grande parceira na instalação desse núcleo”, conta Prof. Moura.

Na abertura da solenidade, o Presidente da Fundação Procafé, José Edgar Paiva, destacou que o intenso traba-lho com a Federação Mineira será uma forma de dissemi-nar novos conhecimentos, além de aproximar e atender

O principal objetivo é promover o fortalecimento das entidades da região.

melhor as entidades da região. “Acredito que, por meio desse encontro junto à FUNDAMIG, nossas dificuldades serão diminuídas”, ressalta o representante da Associa-ção Beneficente Cáritas de Alfenas, Leandro de Souza, um dos participantes da palestra.

No dia seguinte, o mesmo evento foi realizado em La-vras, em parceria com o Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS, filiada e sediadora do núcleo, e com o apoio

da Associação das Fundações Educacionais de Ensi-no Superior do Estado de Minas Gerais (AFEESMIG). Na abertura do evento, que contou com a participa-ção de 100 pessoas, o Presidente da UNILAVRAS, Diretor Financeiro da AFEESMIG e também Conse-lheiro da FUNDAMIG, Prof. João Antônio Argenta, re-forçou a importância da instalação do núcleo e disse que o Centro Universitário passará a ser uma nova casa da Federação. “É um orgulho e uma alegria ter a FUNDAMIG mais próxima do associado, mais per-to do Sul de Minas. Acredito que podemos ampliar muito mais essa parceria que beneficiará toda a re-gião”, conta Prof. Argenta.

Tendo em vista que a Federação promove capa-citações e atividades de relevância para o Terceiro Setor há 20 anos, o principal objetivo do núcleo é contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável das entidades no sul de Minas. Segundo a Analista de Projetos da Rede Sesc Ação Comuni-tária, Camila Castelari, essa ação é de extrema im-

Alexandre Scoralick, José Edgar Paiva, João Marcelo Aguiar, Renato Dolabella e Ana Carolina Paivana na Fundação Procafé .

Page 5: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

5Informativo FundamIg

FU

ND

AM

IG

portância na região, já que as insti-tuições, principalmente do Terceiro Setor, carecem e necessitam de co-nhecimentos como, por exemplo, o Marco Regulatório. “A vinda da FUNDAMIG para o sul poderá aju-dar tanto as entidades privadas quanto o poder público a trabalha-rem juntos e construírem uma par-ceria mais estável”, comenta Angely Mayara de Avelar, Gestora Munici-pal do Município de Nazareno.

Com essa inauguração, a FUN-DAMIG marca um novo momento em sua trajetória, se aproximando mais das suas filiadas e dando su-porte para as entidades da região. Esse projeto prevê atuação em todo o Estado e o sul de Minas foi o pri-meiro destino da Federação, sedia-da em Belo Horizonte.

FUNDAÇÃO PROCAFÉA Fundação Procafé reali-

za estudos e pesquisas cafeeiras nas áreas de produção, preparo e qualidade do café, biotecnologia, gerenciamento agrícola, diagnósti-cos, divulga alertas fitossanitários e estudos socioeconômicos, entre outros. Nesse contexto, promove e apoia treinamentos de técnicos e cafeicultores, realiza periodica-mente cursos e eventos técnico--científicos e de transferência de tecnologias.

UNILAVRASO Centro Universitário de La-

vras – UNILAVRAS, instituição de ensino superior que completou 39 anos de atuação em junho de 2007, procura pautar sua conduta em seu lema – “Pro Deo et Homine” – que

é o de dar glória a Deus através da promoção honesta da criatu-ra humana, com solidariedade e amor, por causa da sua dignida-de, buscando sempre qualidade e seriedade em ensino, pesquisa e extensão, sendo o aluno o elemento fundamental em todas estas atividades.

AFEESMIGA Associação das Fundações Educacionais de Ensino Superior

do Estado de Minas Gerais – AFEESMIG – surgiu com o intuito de multiplicar as forças das suas associadas a fim de se tornar um ele-mento determinante na representação e defesa do interesse das instituições de ensino superior perante todos os organismos (Exe-cutivo, Legislativo e Judiciário), que estão direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento da educação superior de Minas Gerais.

Fonte: Assessoria de Imprensa FUNDAMIG/PROCAFÉ/UNILAVRAS/AFEESMIG

Dr. Renato Dolabella, Prof. João Antônio Argenta e Alexandre Scoralick na UNILAVRAS.

Auditório da UNILAVRAS.

Auditório do Podium Apart Hotel em Varginha.

Page 6: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

6 Informativo FundamIg

FU

ND

AM

IG FUNDAMIG PROMOVE CAFé ENTRE PRESIDENTES

A fim de estreitar o relacionamento entre as entidades, a Federação promove um encontro mensal.

Em setembro, foi iniciado o Café entre Presidentes, en-contro entre representan-

tes de fundações e associações filiadas à FUNDAMIG com o Pre-sidente e Diretores da Federação. O encontro, que será mensal, visa conhecer melhor o trabalho de cada instituição, ouvir demandas, consultar estratégias, a fim de es-treitar o relacionamento entre as entidades.

No dia 16 de setembro, quando foi inaugurado o Café, a FUNDA-MIG recebeu o Superintendente Executivo da Fundação Renato Azeredo, Antônio Carlos Braga, o

Gerente de Projetos da Fundação Israel Pinheiro, Péricles Mattar de Oliveira e o Presidente do Sistema Divina Providência, Mário Agosti-no Cenni.

No segundo encontro, que aconteceu no dia 28 de outubro, estavam presentes o Diretor Ad-ministrativo da Fundação Tori-no, Magno Braz, a Gerente Geral da Junior Achievement Minas Gerais, Catarina Lutero, o Pre-sidente da Fundação Cultural de Minas Gerais, Francisco José Fo-gaça e o Presidente da Orquestra Jovem das Gerais, Ailton Mendes Fonseca.

E, no terceiro encontro, pro-movido no dia 18 de novembro, a FUNDAMIG recebeu a visita de representantes de seis filiadas: a Vice-Presidente da Terra da So-briedade, Débora Melo, o Diretor e Secretário Geral da Fundação Educacional Mário Penna, Adair Fraga, o Presidente, Sebastião Costa Filho, e o Diretor Doutriná-rio e Conselheiro, Marcelo Orsini, da Fundação Espírita Irmão Gla-cus, a Responsável pelo Desenvol-vimento Institucional do Projeto Assistencial Novo Céu, Nathália Simões, o Gerente de Projetos da Sociedade de Obras de Beneficên-

cia Religiosa e Assistência Social (SOBRAS), Carlos Alberto Mar-tins, e o Assessor da Diretoria da Fundação José Fernandes de Araújo, Jorge Enrique Mendoza.

Nos encontros, os convidados apresentaram a história e o obje-tivo de sua instituição e se intei-raram sobre o trabalho e as novi-dades da FUNDAMIG. Tendo em vista que o objetivo é reunir-se com todas as filiadas, a cada mês, novos representantes de funda-ções e associações filiadas serão convidados.

Fonte: Assessoria de Imprensa FUNDAMIG

Café entre Presidentes em novembro.

Café entre Presidentes em outubro. Café entre Presidentes em setembro.

Page 7: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

7Informativo FundamIg

FU

ND

AM

IGC

OE

P

SISTEMA DE VIDEOCONFERÊNCIA DA FUNDAMIG é INAUGURADO EM SETEMbROO objetivo da inovação é trazer novos benefícios às instituições filiadas e a todo Terceiro Setor.

Reunião da Diretoria no auditório da FUNDAMIG.

No dia 16 de setembro, durante a reunião da diretoria, foi inaugurado o sistema de vide-oconferência, no auditório da FUNDAMIG.

O Presidente da Federação, Prof. Leonardo Coelho, e o Diretor de Relações Institucionais, Dr. Heliomar Quaresma, participaram à distância, e puderam conversar, em tempo real, com os diretores que compareceram à reunião.

Segundo o Prof. Leonardo Coelho, essa inova-ção representa um novo projeto de expansão para a entidade, já que possibilitará uma atuação mais assertiva no interior de Minas Gerais. Além disso, de acordo com o Presidente, essa modernidade po-derá promover a educação à distância, já que irá trazer possibilidades de cursos e palestras virtu-ais.

Em Minas Gerais, há mais de 66 mil fundações e associações espalhadas pelo Estado. A intenção da FUNDAMIG é buscar o relacionamento com novas instituições e estreitar cada vez mais o relaciona-mento com as 160 filiadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa FUNDAMIG

CRIADOR DO PÃO FORTE RECEbE hOMENAGEM DO COEP-MG

No dia 06 de novembro, acon-teceu um encontro entre os par-ceiros do COEP-MG na sede da Diretoria da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Belo Horizonte. Na abertura da reu-nião, o Diretor Regional dos Cor-reios e Presidente do Conselho Deliberativo do COEP-MG, Pedro Amengol, saudou os presentes e ressaltou a importância da parce-ria entre as duas entidades.

Um dos momentos principais do evento foi a homenagem fei-ta ao Munir Chamone, professor aposentado da UFMG e criador do Pão Forte, um dos projetos apoiados pelo Instituto de Cida-dania dos Empregados do BDMG (INDEC), parceiro do COEP-MG.

Criado para dar suporte a uma pesquisa sobre o sistema imuno-lógico de crianças desnutridas, o Pão Forte - composto alimentar de alto teor nutritivo – comple-tou 25 anos de existência e se tornou um poderoso instrumento de combate à subalimentação em comunidades carentes de Minas Gerais. Para homenagear o pro-fessor, o COEP-MG o presenteou com um Selo Comemorativo aos 25 anos do projeto.

Fonte: Assessoria de Imprensa dos Correios/INDEC

Pedro Amengol e o Professor Munir Chamone seguram a folha de selo personalizado dos 25 anos do Pão Forte.

Page 8: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

8 Informativo FundamIg

GIR

O P

EL

AS

FIL

IAD

AS

Como acontece todo final de ano, a FEA - Fundação de Educação Ar-tística - divulga sua campanha de

conscientização para os contribuintes de todo o país. Muita gente ainda não sabe, mas pode-se abater até 6% do Imposto de Renda devido, doando esse valor ao Programa de Bolsas de Estudo de Música da FEA.

O Programa, que é aprovado na Lei Rouanet, atende a dezenas de estudan-tes de música, carentes, e só é possível se manter com essas doações. Você precisa doar até 30 de dezembro de 2014 para que a FEA possa receber o valor e para que você possa deduzi-lo na declaração de 2015. Por isso, a FEA aceita todo valor de doação. E pede que cada um que acre-dita nessa proposta generosa nos ajude a divulgar a campanha. É rápido e fácil de fazer a doação: http://feabh.org.br

TRANSFORME SEU IMPOSTO DE RENDA EM MÚSICA

No dia 28 de outubro, a Fundação CDL Pró-Crian-ça inaugurou mais uma

brinquedoteca do programa Brin-cadeira é Coisa Séria. A entidade beneficiada foi a Casa-Lar Espe-rança Francisca Paula de Jesus, lo-calizada no bairro Nova Esperan-ça. A solenidade de inauguração foi realizada das 9h às 11h30.

Na ocasião, a Fundação CDL Pró-Criança prestou uma home-nagem a Sebastião Mauro Figuei-redo Silva, cujo nome foi dado à brinquedoteca. Sebastião Mauro foi um dos fundadores contribuin-tes do braço social da CDL/BH e, desde 1999, era membro do Con-selho Fiscal e Consultivo da insti-tuição. No Movimento Lojista, ele atuou por mais de 30 anos. Sua constante atuação no setor co-mercial e, principalmente, no âm-bito social será sempre lembrada e aplaudida por todos.

Estiveram presentes na inau-guração: o presidente da Funda-ção CDL, Vilson Mayrink; o diretor institucional da Fundação CDL, Moacir Muzzi; a vice-presidente do CDL Jovem, Emely Gaspar (re-presentando o presidente, Lucas Pitta); os membros do CDL Jovem, Gabriela Peixoto e Renato Reis; a

FUNDAÇÃO CDL PRÓ-CRIANÇA INAUGURA A 5ª bRINqUEDOTECA DO PROGRAMA bRINCADEIRA é COISA SéRIA

supervisora de marketing da Fa-culdade Pitágoras, Andrea Lima, e a assessora de imprensa da Facul-dade, Ana Guerra; e familiares do Sr. Sebastião.

O primogênito da família, Ro-berto Neves Silva, agradece a ho-menagem feita ao seu pai. “Nós, da família, achamos fantástica a iniciativa da Fundação CDL. Conseguimos ver nos olhinhos das crianças a alegrias delas ao entrar na nova brinquedoteca. E

saber que esse espaço, que pro-porciona felicidade e aprendizado para crianças, carrega o nome do nosso pai, é muito bom. Foi uma homenagem muito bonita. Todos nós da família ficamos muito fe-lizes e tenho certeza de que meu pai também está”, diz ele.

O colaborador da CDL/BH, Jacquison Vieira, que trabalhou como voluntário no dia da ação, comenta que “é muito gratifi-cante fazer parte da equipe de

voluntários, pois temos a opor-tunidade de participar de um momento que traz felicidade para essas crianças que tanto necessitam. Mais do que as doa-ções materiais, o mais importan-te é a doação do nosso tempo, do nosso carinho, é disso que elas mais precisam. Foi um dia muito especial para mim”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação CDL Pró-Criança

Fundação Educacional Artística

Fonte: Assessoria de Imprensa FEA

Nova brinquedoteca do programa Brincadeira é Coisa Séria.

Page 9: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

9Informativo FundamIg

GIR

O P

EL

AS F

ILIA

DA

S

hOSPITAL DA bALEIA CELEbRA SEUS 70 ANOS COM EVENTO TRADICIONAL

CAMINhANTES DA ESTRADA REAL CELEbRAM O MÊS DA áRVORE COM PLANTIO Nº 60 MIL

Caminhantes da Estrada Real.

A 13ª edição do Jantar Amigos da Baleia, comemoração que marcou os 70 anos da instituição, reuniu personalidades de reconhecida atuação nas áreas de cultura e do meio

empresarial, além de autoridades civis e governamentais.Realizado em 02 de outubro, à noite, na Serraria Souza Pinto,

em Belo Horizonte, o evento reuniu cerca de 800 convidados que dançaram ao som do cantor internacional, Donny Ray Evins, in-térprete de Nat King Cole e outros nomes da música Soul, Black e Jazz. O menu foi cuidadosamente preparado pelo Rullus Buffet e a decoração ficou a cargo da Verde Que Te Quero Verde.

Durante a solenidade, várias homenagens foram feitas aos personagens dessa história de sucesso, inclusive colaboradores, voluntários e integrantes da família Guimarães. O montante ar-recadado com a venda dos convites do jantar é revertido para o Hospital da Baleia, que aplica os recursos em melhorias em infra-estrutura e nos tratamentos oferecidos aos pacientes. Este ano, o evento foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal, Grupo Bonsucesso, Strada, Drogaria Araujo, Banco BMG e Rullus Buffet.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital da BaleiaJorge Delbons, Ricardo Guimarães, Tereza Guimarães Paes, Manoel

Guimarães, Sônia Guimarães Diniz e Luiz Flávio Pentagna Guimarães.

Em comemoração ao mês da Árvore, na manhã do dia 30 de Setembro, a

Associação das Caminhantes da Estrada Real (ACER) realizou, em parceira com a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o plantio de uma muda de pau-brasil de nú-mero 60 mil do Projeto “Árvore é Vida”. O principal objetivo do projeto é gerar uma dinâmica coletiva capaz de impulsionar a conscientização ecológica e a mudança de comportamento social, através do plantio de mu-das de árvores para atingir mais qualidade de vida no planeta.

Durante o evento, que contou com o apoio de grandes parcei-ros como a EMATER, IEF e Fun-dação Zoo-Botanica/FZB-BH, as Caminhantes homenagearam algumas pessoas que foram es-senciais para o crescimento da Associação, como a Ângela Dou-rado, que desenvolveu o unifor-

me da equipe, e o Eberhart, con-siderado o Pai da Estrada Real pelas Caminhantes. Este evento também contou a presença das

crianças do Colégio Instituto Coração de Jesus, cuja diretora, Christina Fabel, também é uma Caminhante.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACER

Page 10: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

10 Informativo FundamIg

NO

VA

S F

ILIA

DA

S

CONFIRA AS MAIS NOVAS FILIADAS À FUNDAMIG

ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL,DIGITAL E TECNOLÓGICA DE bRUMADINhO (AME bRUMADINhO)

Nos meses de setembro e outubro, a FUNDAMIG con-

quistou quatro novas filiadas: a Sociedade de Obras

de Beneficência e Assistência Social e Cultural (SO-

BRAS), a Associação Municipal de Educação, Inclusão Social,

Digital e Tecnológica de Brumadinho (AME Brumadinho), o

Instituto Avaliar e o Serviço Assistencial Salão do Encontro.

SOCIEDADE DE ObRAS DE bENEFICÊNCIA E

ASSISTÊNCIA SOCIAL E CULTURA (SObRAS)

Com a finalidade de valorizar o ser humano, a Sociedade de

Obras de Beneficência e Assistência Social e Cultural – SOBRAS

foi criada em abril de 1966 pelo Padre Oswaldo Barbosa Pena,

na época pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, e por

membros de outras entidades assistenciais de Nova Lima.

No dia 19 de novembro de 2012, conforme portaria nº 250,

publicada no Diário Oficial da União, a SOBRAS foi qualificada

como Organização Social de Interesse Público – OSCIP. Além

disso, está inscrita no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adoles-

cente – CMDCA e no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS. A entida-

de também foi declarada de Utilidade Pública, conforme Lei Municipal n° 476 de

10 de outubro de 1966.

Atualmente, a SOBRAS está executando diversos projetos sociais, tendo sem-

pre como foco crianças e adolescentes que vivem em área de vulnerabilidade

social e em áreas consideradas de risco. Os nossos projetos de música, teatro, ka-

ratê, dança e outros esportes, já estão atendendo mais de 700 jovens na região.

Fonte: Assessoria de Imprensa SOBRAS

A AME - Associação Municipal de Educação, Inclusão

Social, Digital e Tecnológica tem como objetivo fortalecer as

ações de formação e qualificação do trabalho da população,

com foco no estabelecimento da relação oferta x demanda

de empregos. No ano de 2013, a Associação foi contempla-

da, através de Edital Público, com o Projeto FormAção, que

pretende atender 250 jovens e adolescentes, preferencial-

mente em cursos de qualificação para o trabalho, além de

55 empresários no que se refere à visão empreendedora.

Até o momento, estão sendo desenvolvidos os cursos

Atendimento ao Público, Operador de Telemarketing, In-

formática Básica, Construção Civil e Consumo de Energia

Elétrica em Comércio Lojista. Ressalta-se que a Petrobras é

referência em políticas de fortalecimento do Terceiro Setor

e assiste aos projetos contemplados plenamente, orientan-

do, acompanhando e fortalecendo as ações previstas.

Fonte: Assessoria de Imprensa AME

Page 11: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

11Informativo FundamIg

NO

VA

S FIL

IAD

AS

INSTITUTO AVALIAR

O Instituto Avaliar foi qualificado como Organização da So-

ciedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Estado de Mi-

nas Gerais, nos termos da Lei nº 14.870, de 16 de dezembro de

2003, em 11 de novembro de 2006. Criado por um grupo de

educadores, assumiu a missão de contribuir para mudanças e

transformações educacionais de grande impacto no desenvol-

vimento social e profissional.

Com o lema Avaliar para transformar, oferece consultoria

em educação e avaliação, áreas em que já desenvolveu im-

portantes projetos para instituições como o Banco Mundial, a

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais SEE/MG, a

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, o Ser-

viço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Entre as

áreas de maior especialização, estão todas as modalidades de

avaliação educacional (avaliação institucional, de desem-

penho, da aprendizagem escolar e acadêmica, avaliação em

larga escala ou de sistemas educacionais, monitoramento

de ações, projetos e programas, certificação ocupacional e

profissional, processos seletivos e concursos), informática

e tecnologias na educação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Avaliar

SERVIÇO ASSISTENCIAL SALÃO DO ENCONTRO

Fundada em 1970, o Serviço Assistencial Salão do Encontro

busca a erradicação da pobreza e a dignidade de vida por meio

da educação, capacitação profissional, cuidados com a saúde e

moradia a pessoas de baixa renda e pessoas com deficiência da

cidade de Betim/MG. Com foco na arte e no fazer artesanal, a

organização sem fins lucrativos promove a cidadania e prepara

a população carente para trilhar seu próprio caminho, através

do resgate da autoestima.

O objetivo é atuar em todos os pilares do núcleo familiar

– pais, filhos e avós - promovendo a redução da desigualdade

social e o crescimento do indivíduo e da comunidade. Devido

à competência, seriedade e qualidade do trabalho desenvol-

vido, atualmente, o Salão do Encontro representa um

“Centro de Referência Educacional e de Difusão da Arte

Popular”.

Fonte: Assessoria de Imprensa Salão do Encontro

Rua Silvio Menicucci, 55 - 102 - Buritis - Belo Horizonte/MG . www.pcabh.com.br . (31) 3312-5503 9819-6886

Contabilidade, Departamento Pessoal,

Certificações, Elaboração de Projetos,

Prestação de Contas, Balanço Social

Especializada em Fundações e Associações

Page 12: Informativo FUNDAMIG ano 19 nº 63

12 Informativo FundamIg

Rua Goitacazes nº 71 - conjunto 813, centro, Belo Horizonte - 30.190-050 | Tel. (31) 3274 6522 email: [email protected] | www.fundamig.org.br

Informativo da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado - FUNDAMIG

Espaço Eudoro VillelaA FUNDAMIG possui em sua sede, na cidade de Belo Horizonte, um auditório multimeios com capacidade para 70 pessoas,

sala para reuniões, copa e biblioteca. O Espaço Eudoro Villela está à disposição das filiadas para a utilização durante todo o ano. Mais informações (31) 3274-6522.

Faça sua reserva!

A FUNDAMIG deseja a todos um Ano Novo repleto de realizações!

FUNDAMIG