informativo especial juventude 2014

36
1 Informativo da Província-Edição Especial

Upload: pe-inacio-medeiros

Post on 06-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Este Informativo Provincial é um registro histórico e uma recordação de momentos marcantes vividos pela Juventude, pelo Secretariado Vocacional e pelas comunidades formativas e pastorais da Província. Por isso só me resta desejar um bom proveito e uma boa leitura.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo especial juventude 2014

1Informativo da Província-Edição Especial

Page 2: Informativo especial juventude 2014

2 Informativo da Província-Edição Especial

Page 3: Informativo especial juventude 2014

3Informativo da Província-Edição Especial

Sumário.

2. Palavra do Editor

4. Ponto de partidaJUMIRE – Pastoral da Juventude Redentorista

5. Jornada da Juventude RedentoristaO Santuário Nacional se fez jovem – A Juventude Redentorista reunida para a Jornada no BrasilReflexão – Pe. Michael BrehlHomilia – Pe. Michael Brehl em Aparecida

14. Ano Vocacional Missionário RedentoristaCarta convocatória – Pe. Michael BrehlCarta de Manaus – Propostas da Comissão Nacional

18. Experiências, iniciativas e realizaçõesJovem: Chamado a experimentar o amor do RedentorO Canal “Jovens de Maria” estabelece diálogo com a Juventude

24. Iniciativas de Ação na Província de São PauloAno Vocacional Redentorista na Província de São Paulo – Propostas de AçãoEncerramento – Carta-Convite

27. Juventude, uma realidade em constante mutaçãoA experiência de ser um jovem redentoristaPerfil da juventude na Cidade Tiradentes – São Paulo – Thais Goes das Neves

31. Pós-Jornada AfonsianaPós-Jornada Afonsiana – DiademaPós-Jornada Afonsiana – Sorocaba

Page 4: Informativo especial juventude 2014

4 Informativo da Província-Edição Especial

1. Palavra do Editor

A necessidade premente de trabalhar com a Juventude fez surgir a JUMIRE, Juventude Missionária Redentorista. Como ponto de partida, explicamos então o que é e como funciona a Juventude Missionária Redentorista.

A partir dessa necessidade, criou-se então uma Comissão Nacional para trabalhar o tema específico da juventude, tendo em vista também a Jornada Afonsiana e a JMJ de julho de 2013. Na Província de São Paulo o trabalho de preparação foi coordenado pelo Secretariado Vocacional. Um dos trabalhos preparatórios à jornada foi a peregrinação da cruz e do ícone da jornada que percorreram as comunidades, com boa adesão, sobretudo de algumas paróquias e comunidades de formação.

No dia 22 de julho de 2013, em Aparecida, aconteceu a JMA, Jornada Mundial Afonsiana. O Ir. Diego conta-nos como foi a participação dos jovens da Província de Goiás nesse evento redentorista. Dela trazemos também a fala do Pe. Michael Brehl aos jovens, feita sob um sol escaldante, na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider. Trazemos também sua homilia da missa acontecida no interior do Santuário Nacional no encerramento do encontro.

A partir desse evento, veio a decisão de se convocar um Ano Vocacional Missionário a ser celebrado por todas as unidades da Congregação do mundo todo. Por isso trazemos a carta convocatória do Pe. Michael Brehl e a Carta de Manaus, com as decisões e encaminhamentos das diversas unidades redentoristas do Brasil, representadas na sua Comissão Nacional para os anos de 2013 e 2014.

Por fim, passamos a descrever algumas iniciativas, realizações e experiências de um trabalho mais organizado com os jovens, destacando um texto elucidativo do Pe. Evaldo, a experiência dos Jovens de Maria, a Romaria Nacional da Juventude e outros, a Pós-Jornada afonsiana realizada em Diadema e Sorocaba e alguns textos que retratam a realidade da juventude na Paróquia Menino Jesus, de Diadema, e também a realidade dos jovens da Paróquia Senhor Santo Cristo, da Cidade Tiradentes, São Paulo.

Este Informativo Provincial é um registro histórico e uma recordação de momentos marcantes vividos pela Juventude, pelo Secretariado Vocacional e pelas comunidades formativas e pastorais da Província. Por isso só me resta desejar um bom proveito e uma boa leitura.

Pe. Inácio Medeiros, C.Ss.R.Redator

[email protected]

Ponto de Partida

Page 5: Informativo especial juventude 2014

5Informativo da Província-Edição Especial

Expediente.Capa.InfoRMAtIVo dA PRoVÍncIA - EdIção ESPEcIAl JuVEntudE E Ano VocAcIonAl 2014Órgão da Província Redentorista de São Paulo

Superior ProvincialPe. Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

coordenador EditorialPe. José Uilson Inácio Soares Junior, C.Ss.R.

RedatorPe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

RevisãoAna Lúcia de Castro LeiteLuana Galvão

design e diagramaçãoHenrique Baltazar

Leia as últimas ediçõesdo Informativo da Província.

Acesse: www.a12.com/redentoristas

Page 6: Informativo especial juventude 2014

6 Informativo da Província-Edição Especial

2. Ponto de Partida

Pastoral da Juventude Redentorista

Uma das decisões do XXIV Capítulo Geral da Congregação Redentorista foi a de criar redes de trabalho que facilitassem e favorecessem o cumprimento de algumas prioridades da evangelização. Uma dessas prioridades, como consta no documento fi nal, é a Pastoral da Juventude.

Buscando responder a essas interpelações e aos desafi os lançados pelo Governo-Geral, a União dos Redentoristas do Brasil (URB), numa de suas reuniões de 2011, decidiu criar uma Comissão Nacional para tratar o assunto. Desde fevereiro de 2012, representantes das nove unidades redentoristas do Brasil têm reunido esforços e trabalhado em conjunto para a formação da Juventude Redentorista. O objetivo é criar um perfi l do jovem missionário redentorista no Brasil.

É hora de avançar com os trabalhos e buscar novas iniciativas. Que cada Unidade Redentorista do Brasil possa ter a coragem de investir forças na busca de bons trabalhos junto aos nossos jovens.

A Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE) busca evangelizar por meio da ação

conhEçA E fAçA PARtE do JuMIRE

missionária dos jovens, visto que as novas gerações têm a capacidade de gestar o novo. A partir do carisma e da espiritualidade da Congregação do Santíssimo Redentor, o grupo mobiliza os jovens para ações em diversas áreas, como paróquias, santuários, missões populares, entre outras.

A JUMIRE procura, também, despertar a dimensão vocacional nos jovens para uma vida leiga missionária, vida religiosa consagrada ou vida Sacerdotal. As equipes da JUMIRE são orientadas por representantes do secretariado vocacional redentorista de cada cidade.

Em sintonia com a Província, os grupos atuam de acordo com a realidade de cada comunidade.

Mais informações pelo facebook.com/juventudemissionaria.jumiresp

Ícon

es d

a JM

A e

m S

anta

Bár

bara

D’O

este

-SP

Page 7: Informativo especial juventude 2014

7Informativo da Província-Edição Especial

O sol brilhou forte do dia 22 de julho de 2013 na cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, no Brasil. Foi o dia em que jovens redentoristas reuniram-se no pátio das Palmeiras, em frente ao Santuário Nacional de Aparecida, para a Jornada Afonsiana. O evento foi a etapa final da preparação dos jovens das paróquias redentoristas no mundo inteiro para participação na Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro.

A Jornada Afonsiana acolheu os jovens logo no início da manhã com muita música e animação.

A província redentorista de Goiás, por exemplo, marcou presença no encontro com mais de 180 jovens, além de muitos seminaristas, como relata o padre Fábio Pascoal, que integra a equipe de coordenação. “Nós criamos uma comissão nacional que se preocupa em como alcançar os jovens na realidade de nossas províncias e paróquias. Por isso, agora seguimos

APAREcIdA, 22 dE Julho dE 2013A JuVEntudE REdEntoRIStA REunIdA PARA A JoRnAdA no BRASIl

Jornada da Juventude Redentorista 3.

O Santuário Nacional se fez jovem

colaborando na dimensão da animação vocacional, já que iniciaremos em agosto o Ano Vocacional Redentorista.”

De acordo com o padre Fábio, a Jornada Afonsiana foi importante para oferecer aos jovens um maior engajamento na missão dos redentoristas. “Falta beber um pouco mais na fonte da espiritualidade redentorista. Estes jovens, que já estão conosco, precisam perceber que são redentoristas também e têm como herança também o carisma de Santo Afonso.”

O Superior-Geral da Congregação do Santíssimo Redentor, padre Michael Brehl, participou do evento ao lado do conselheiro-geral, padre Alberto Eseverri. Os dois caminharam, conversaram com os jovens e tiraram muitas fotos. Em seu discurso no pátio do Santuário Nacional, padre Michael falou aos presentes sobre a missão da juventude e a emoção de reuni-los na Jornada Afonsiana. “Esse é um importante momento de estima para os redentoristas e para os jovens

Page 8: Informativo especial juventude 2014

8 Informativo da Província-Edição Especial

reunidos aqui com a Senhora Aparecida. É um dia especial também para celebrarmos, juntos, Santo Afonso: um fundador próximo de seus irmãos. Nós queremos profundamente e com alegria entender a essência que Jesus Redentor nos envia, como fez com os discípulos quando os enviava.”

A Jornada Afonsiana teve a apresentação de diversas bandas católicas e foi encerrada com uma missa no Santuário Nacional, no final da tarde. Em seguida, alguns retornaram para suas casas e outros seguiram para o Rio de Janeiro, para participarem da Jornada Mundial da Juventude.

Durante a Jornada Afonsiana, padre Michael Brehl deixou uma mensagem aos jovens redentoristas. Na carta, ele recorda o testemunho deixado por Santo Afonso de Ligório, “um jovem inquieto como vocês, interessado em viver plenamente como vocês!” Retomando a biografia do fundador da Congregação, destacando seus valores pessoais, que brotaram de sua experiência cotidiana com Jesus Redentor.

O Superior-Geral retomou o chamado feito pela Igreja no Brasil para que os jovens assumam o compromisso de serem missionários. “Não se conformem com a vivência íntima da fé que anima nossa esperança. Saiam de si mesmos e procurem o irmão que está abandonado. Não alimentem a vocês mesmos e a seus amigos mais próximos, arrisquem em ir ao encontro dos pobres e dos solitários, dos doentes e dos infelizes. Sejam missionários do Redentor!”

Nesse sentido, padre Michael fez um pedido para que os jovens perseverem no seguimento de Jesus. “Não deixem que essa alegria do dia de hoje se perca no horizonte de vocês! Lembrem-se de Santo Afonso. Lembrem-se dos amigos que vocês fizeram nessa Jornada Afonsiana. Lembrem-se dos redentoristas que encontraram aqui. E, claro, lembrem-se de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ela disse aos serventes daquelas bodas de Caná, na Galileia: ‘Façam o que Ele mandar’ (Jo 2,5). Rezem pelos redentoristas do mundo

MEnSAgEM

PAStoRAl dA JuVEntudE

inteiro. E, quando voltarem às suas casas, levem um abraço meu aos seus pais e irmãos”, concluiu.

No XXIV Capítulo Geral da Congregação Redentorista, foi definida a criação de redes de trabalho para algumas prioridades da evangelização, entre elas, a Pastoral da Juventude. Em resposta a esse desafio, a União dos Redentoristas do Brasil (URB) criou uma Comissão Nacional para tratar o assunto. Desde fevereiro de 2012, representantes das nove unidades do Brasil têm reunido esforços e trabalhado em conjunto para a formação da Juventude Redentorista, sob a coordenação do Superior Provincial do Rio de Janeiro, padre Vicente de Paula Ferreira. O objetivo é criar um perfil do jovem missionário redentorista no Brasil.

Ir. Diego Joaquim, C.Ss.R.Diogo Silva, C.Ss.R.

Page 9: Informativo especial juventude 2014

9Informativo da Província-Edição Especial

Refl exão do padre Michael Brehl

durante as atividades da Jornada da Juventude redentorista, debaiXo de um sol inclemente, na praça das palmeiras, no santuário

nacional, o superior-Geral apresentou aos Jovens esta refleXão.

Em nome do Governo-Geral da Congregação dos Redentoristas, eu trago um abraço caloroso a cada um de vocês que se encontra aqui em Aparecida nesta Jornada Afonsiana. A Jornada Mundial da Juventude nos aguarda no Rio de Janeiro, mas o Papa Francisco vai fazer como nós estamos fazendo: ele virá primeiro a Aparecida, depois de amanhã, para ser abençoado pela Padroeira do Brasil, e depois vai voltar ao Rio para realizar os encontros mais importantes desse evento maravilhoso, que está mobilizando jovens do mundo inteiro.

Esse gesto do Papa nos honra muito, pois a Igreja confi ou aos redentoristas, há mais de 100 anos, o cuidado pastoral deste Santuário. E, desse modo, nossa família religiosa participa diretamente desta festa e se renova na alegria do encontro com nossos jovens vindos de todas as unidades da Congregação espalhadas por esse país lindo e imenso. Além disso, temos a honra de receber jovens redentoristas de outros países que estão aqui no Brasil para participar da Jornada Mundial.

Santo Afonso de Ligório foi um jovem inquieto como vocês, interessado em viver

plenamente como vocês! Um jovem que viveu a fé e se deixou tocar pelo encontro profundo com Jesus Redentor do mesmo modo como vocês, hoje também, realizam suas vidas na companhia de Cristo! Santo Afonso, o fundador da nossa Congregação, portanto, com seu exemplo de vida, é a nossa mais bonita e poderosa mensagem para esse encontro de hoje! Sua história pessoal, nós já conhecemos, a história de nossa Congregação também é bem conhecida entre nós, mas hoje, podemos fazer um caminho breve para reencontrarmos Santo Afonso e nos unirmos aos redentoristas que atuam em 78 unidades presentes nos cinco continentes da Terra.

QuERIdoS JoVEnS!JM

A e

m A

pare

cida

, SP

Page 10: Informativo especial juventude 2014

10 Informativo da Província-Edição Especial

Esse caminho nos aponta para os valores do jovem Afonso que nos são reapresentados nessa jornada. Os valores do jovem Afonso são os valores que brotam da experiência cotidiana com Jesus, nosso Redentor.

Eu sei que a Igreja no Brasil, em sua mensagem constante aos jovens, tem insistido nesses mesmos valores da vida com o Redentor que Santo Afonso tanto procurou viver e pregar. E é da orientação da Igreja no Brasil que busco uma primeira inspiração para o primeiro passo do nosso caminho: sejam missionários do Redentor!

Não se conformem só com a vivência íntima da fé que anima nossa esperança. Saiam de si mesmos e procurem o irmão que está abandonado. Não alimentem a vocês mesmos e a seus amigos mais próximos, arrisquem em ir ao encontro dos pobres e dos solitários, dos doentes e dos infelizes. Sejam missionários do Redentor! Jamais se entreguem à acomodação, mas procurem dar testemunho da fé nas escolas que vocês estudam, nas rodas de amigos que vocês frequentam, nas festas e em todos os lugares onde vocês gostam de estar e de celebrar a vida.

Santo Afonso foi um jovem apaixonado por Deus, pela vida e pelos irmãos. Em toda a sua vida, nos menores detalhes, ele demonstrou essa paixão que consumia seus dias. Uma paixão tão bela e tão profunda que ele não admitia perder tempo. Vocês estão aqui hoje movidos por uma paixão semelhante, porque foram capazes de mobilizar suas comunidades, fazerem uma longa preparação, tomar uma condução e vir para

Aparecida. Essa mesma paixão está sustentando a alegria de encontrar outros jovens, os romeiros de Nossa Senhora e os missionários redentoristas que estão aqui no dia de hoje.

Eu peço a vocês, de todo o meu coração: não deixem que essa paixão diminua! Permitam que esse fogo continue a aquecer seus corações e garanta a vocês uma vida de muita felicidade. Conservem essa paixão por meio da oração constante e pela fidelidade à vida em comunidade. Podem estar certos: a graça de Deus não vai faltar! E a paixão que envolve o trabalho de todo redentorista tem uma fonte inesgotável que nós não podemos deixar de ir a ela para buscar sempre ânimo e força. Essa fonte é o coração do nosso Redentor. Sejam frequentadores do coração de Jesus e encontrem nele sustento do fogo da paixão que sustenta nossa vida de missionários!

JMA - Pe. Inácio, Pe. Michael Brehl e Pe. Luís Rodrigues

Pe. M

icha

el B

rehl

Page 11: Informativo especial juventude 2014

11Informativo da Província-Edição Especial

Sob o fogo dessa paixão afonsiana, lembremos que as condições indispensáveis para a nossa missão são a integridade pessoal e unidade com os irmãos. Jamais conseguiremos anunciar verdadeiramente o Redentor se não o temos como o Senhor de nossas vidas. Antes de tudo, meus queridos jovens, é preciso que aprofundemos a nossa amizade com Jesus e dele aprendamos tudo o que é necessário para assumir a tarefa de proclamar a vontade do Pai, amparados e iluminados pela força do Espírito Santo.

Essa experiência nos deixa inteiros, íntegros diante do mundo e dos irmãos. E essa integridade pessoal nos habilita para, juntos com os irmãos, construir a unidade. A Igreja é o nosso ambiente de comunhão. Ela nos capacita para permanecer íntegros e unidos aos irmãos.

Na Igreja, a comunidade dos filhos de Santo Afonso recebe do Evangelho a orientação de que é preciso frequentar a escola de Maria para aprendermos a ser humildes. A humildade que nos coloca no lugar certo na vida: nem maiores nem menores do que somos. Vocês devem ouvir todos os dias e de todos os lados que devem ser grandes, vencedores. Que devem brilhar, ganhar muita fama, destacarem-se dos demais e construir carreiras excepcionais. Vocês devem ouvir que a vida só vale a pena com muita abundância de bens e exercendo muitos poderes.

Esse cenário que se apresenta de forma constante para vocês e para todos nós, no mundo de hoje, está em profundo contraste com o que

aprendemos na escola de Maria. Se observarmos bem o que ela nos ensina, vamos entender que ser grande, vencedor e para brilhar nesta vida só há um caminho válido que é o caminho da humildade: “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome” (Lc 1,49).

Santo Afonso frequentou essa escola. Era um grande devoto de Maria. E a humildade santa que se tornou lição permanente em sua vida o levou a conhecer, a estudar a ciência da justiça e a encontrar o mundo dos miseráveis, dos pobres e dos doentes. Ele contemplava a vida da Mãe do Belo Amor e se jogava, com toda coragem, em direção aos abandonados do mundo. Pode-se dizer até que o zelo pela justiça tomava conta dos seus dias pelo empenho que sempre demonstrou em fazer o que é certo, o que é justo, o que é da vontade de Deus.

Ele não assistia a tudo sem se mover. Ele saia do seu ambiente de conforto, da sua casa, da sua cidade e foi para as montanhas na Costa Amalfitana. Lá no alto, ele conheceu o abandono dos cabreiros e, também lá, ele resolveu redirecionar sua vida em Deus realizando uma consagração especial a serviço desses abandonados. Esse zelo de Santo Afonso é o motivo de um grande apelo que faço nesta jornada: jovens, do Brasil e do mundo, sejam zelosos, busquem praticar a justiça e nunca se esqueçam dos pobres!

Jovens: realizem essa missão com entusiasmo, com alegria no rosto e com a força da fé. Mantenham viva essa chama acesa por nosso fundador. Honrem o que nossos missionários fizeram nesses quase 300 anos de história da nossa Congregação. Vocês são a nossa força e o nosso rosto nos dias atuais.

Os jovens seminaristas, os jovens vocacionados à vida consagrada e ao sacerdócio e, claro, os jovens chamados a outras vocações na Igreja e que fazem parte de nossas paroquiais, vocês representam a vitalidade de nossa ação missionária. Vocês não são meros aprendizes dos velhos redentoristas, mas vocês são também mestres e nos ensinam a não desanimar, não calar

Pe. M

icha

el B

rehl

na

TV A

pare

cida

Page 12: Informativo especial juventude 2014

12 Informativo da Província-Edição Especial

a voz, a não ter medo deste mundo tão complexo pelo avanço tecnológico e pela profusão de ideias sociais e econômicas, que tanto causam impactos em nossas culturas. Repito: vocês, jovens, são a expressão da nossa vitalidade!

Daqui a muito pouco tempo, vamos acompanhar os movimentos da Jornada Mundial da Juventude e nela veremos o fervor dos jovens do mundo inteiro em proclamar sua fé no Redentor. Vocês sabem bem: a Igreja no Brasil, de forma inspirada, preparou essa Jornada promovendo, em todas as dioceses de onde vocês vieram, uma Semana Missionária. Como foi bom saber dessa iniciativa da Igreja! Como foi bonito ver essa movimentação dos jovens dentro de um ambiente tão conhecido dos redentoristas. Em várias paróquias foram realizadas atividades que lembram, perfeitamente, nossas missões populares.

Vocês viram de que modo maravilhoso as famílias e as comunidades participaram dessa Semana Missionária. E, certamente, vocês participaram de tudo isso. Desse modo, o dia de hoje, o dia da Jornada Afonsiana, se torna o dia de renovarmos um compromisso bem redentorista. O compromisso de participarmos dessas jornadas e voltarmos para nossas comunidades para seguir em nossa ação missionária explícita, corajosa e criativa! Este dia de hoje, então, é um dia de profundo e profético otimismo para a Congregação. É o dia de olharmos para frente com esperança e alegria, contando com todos vocês em nossa obra missionária.

Santo Afonso, vocês sabem, ficou muito conhecido na Igreja como um verdadeiro apóstolo da reconciliação pela obra teológica que desenvolveu no campo da Moral e pelo fulgurante testemunho que nos deixou como confessor. Por causa disso, não podemos deixar de destacar que o trabalho missionário de todos os redentoristas, especialmente, dos jovens padres, consagrados e leigos, deve ser marcado pela misericórdia.

Santo Afonso se preocupava com as consciências e deixou-nos uma grande

contribuição espiritual, que pode ajudar-nos a formar as nossas consciências na retidão e na misericórdia. Para um redentorista, a bem- -aventurança da misericórdia é uma lei de ouro. Vocês sabem, queridos jovens, que a tirania e o moralismo estão nos tentando o tempo todo a ficarmos apontando o dedo para os erros uns dos outros. Não podemos ceder. Para todo cristão, mas particularmente para nós redentoristas, o anúncio e o testemunho da misericórdia são de fundamental importância: “Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso” (Lc 6,36).

Jovens: vocês estão em nosso coração! Podem estar certos de que, de um canto ao outro do mundo, nossas comunidades redentoristas estão em sintonia conosco aqui em Aparecida. Os confrades de longe e de perto se alegram

Pe. I

náci

o, E

loisa

(Ara

raqu

ara)

e P

e. Lu

ís Ro

drig

ues

Page 13: Informativo especial juventude 2014

13Informativo da Província-Edição Especial

Pe. Michael BrehlSuperior-Geral

com este nosso encontro. Juntos, como irmãos, renovamos o amor que nos faz sempre abertos para receber de Cristo seu maior dom: a copiosa redenção. O amor que une os redentoristas neste dia é o amor do Redentor.

Lá no Rio de Janeiro, no alto do Monte do Corcovado, servindo de sinal de identificação daquela cidade linda no mundo inteiro, está uma belíssima e gigantesca imagem do Redentor. E Ele olha para a cidade de braços abertos. Essa imagem já correu o mundo e se tornou uma marca da cidade. Vejam vocês: o Redentor é a marca do Rio. O Redentor de braços e coração abertos para receber a humanidade inteira num abraço de redenção. Essa particularidade dá aos redentoristas um sinal bonito da nossa participação na Jornada Mundial da Juventude. Eu desejo que todos que lá para o Rio de Janeiro

vão viajar que se deixem abraçar pelo Redentor! Sintam a força, o conforto e o amor daqueles braços e daquele coração.

Minha última palavra é um pedido: perseverem! Não deixem que esta alegria do dia de hoje se perca no horizonte de vocês!

Lembrem-se de Santo Afonso. Lembrem- -se dos amigos que vocês fizeram nesta Jornada Afonsiana. Lembrem-se dos redentoristas que encontraram aqui. E, claro, lembrem-se de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ela disse aos serventes daquelas bodas de Caná, na Galileia: “Façam o que Ele mandar” (Jo 2, 5). Ela nos diz, hoje, a mesma coisa.

Sigamos essa sua santa orientação e vamos participar, com todo o nosso vigor, da Jornada Mundial da Juventude indo ao Rio ou acompanhando o Papa Francisco e os milhões de jovens que estarão lá, a partir de amanhã com nossas orações. Rezem pelos redentoristas do mundo inteiro. E, quando voltarem às suas casas, levem um abraço meu aos seus pais e irmãos. Um abraço especial. Digam no ouvido deles: “este abraço é do Pe. Michael, o Padre-Geral dos Redentoristas, que eu trouxe para você!”.

Pe.

M. B

rehl

e P

e. V

icen

te (R

J)

Page 14: Informativo especial juventude 2014

14 Informativo da Província-Edição Especial

Homilia do padre Michael Brehl em Aparecida

Homilia proferida na missa realizada no interior do santuário nacional e concelebrada por inúmeros redentoristas.

No final da nossa Jornada Afonsiana aqui juntos em Aparecida, estamos celebrando a Missa de Santo Afonso. Ainda hoje, um pouco mais tarde, muitos dos jovens que estão aqui vão para o Rio de Janeiro para participar das celebrações da Jornada Mundial da Juventude, que começam amanhã. Após um longo dia juntos, a Eucaristia nos dará alimento para a viagem, enquanto continuamos a seguir Jesus, o Redentor, que nos chama a fazer discípulos seus todos os povos.

Deus chama vocês, meus queridos irmãos e irmãs, para partilhar a Boa-Nova que vocês receberam. Como ouvimos na primeira leitura esta tarde, o Espírito do Senhor Deus está sobre vocês. Deus ungiu vocês para levar a Boa- -Nova aos pobres e oprimidos, para proclamar a liberdade para os cativos, para confortar todos os que sofrem.

São Paulo escreve a Timóteo para encorajá-lo. Mas as palavras de São Paulo são destinadas a cada um de vocês. Não fiquem

QuERIdoS IRMãoS E IRMãS, nervosos ou tímidos por serem jovens. Porque vocês são jovens, vocês entendem as esperanças e os desafios dos jovens de hoje. Vocês têm uma palavra de esperança para seus irmãos e irmãs. O Senhor vai ajudar vocês a levar aos outros essa esperança.

Como Jesus no Evangelho, quando vocês virem as multidões de pessoas devem sentir compaixão por elas. São tantos os jovens de hoje que se parecem como ovelhas sem pastor! Não só jovens, mas durante a Jornada Mundial da Juventude, focalizamos nossa atenção no mundo jovem. “A Messe é grande, e os operários são poucos.” Quando vocês pedirem ao Senhor que envie operários para a sua messe, não se surpreendam se ele mandar vocês!

Quando Santo Afonso viu as multidões de pessoas à procura de sentido para suas vidas, sem ninguém para lhes levar o Evangelho, ele viu que Jesus estava pedindo a ele que aceitasse essa missão. É fácil para nós pensar que algum outro faria isto melhor, ou que talvez Deus vá chamar outra pessoa mais adequada. Santo Afonso viu os

Page 15: Informativo especial juventude 2014

15Informativo da Província-Edição Especial

pobres pastores em Scala e percebeu que Deus o estava chamando. Quando Afonso percebeu isto, sua vida mudou. Pouco a pouco, ele descobriu como fazer a diferença para outras pessoas.

Penso que vocês também querem fazer a diferença no mundo. Vocês querem fazer algo importante e significativo com suas vidas. Realmente, não é tão difícil. A gente começa vendo outras pessoas como elas são e onde elas estão. Como diz o Papa Francisco, temos que chegar tão perto das pessoas – especialmente dos pobres e daqueles da periferia – para que tenhamos “o cheiro das ovelhas”. Então, aprendemos a escutar as outras pessoas, a escutar de verdade. Quando abrirmos nossos olhos para realmente enxergar e nossos ouvidos para realmente escutar, nós descobriremos também a compaixão e aprenderemos como responder.

Peço a Deus que esta Jornada Mundial da Juventude seja uma celebração muito especial para todos vocês. Jesus chamou vocês para estarem juntos durante esses dias. Ele está aqui com vocês. Ele convida vocês a fazer discípulos entre todas as nações. Ele promete estar sempre com vocês.

Santo Afonso é um maravilhoso exemplo e modelo para nós. Ele nos mostra como ser um discípulo de Jesus. Mais que isso, ele é um bom amigo para nós. Ele nos acompanha em nossa jornada.

Hoje nos reunimos em Aparecida, neste lugar muito especial. Aqui acontecem milagres. Estamos na casa de nossa Mãe Aparecida, Maria, Mãe de Jesus. Seu maior desejo e seu maior milagre são que todos os seus filhos encontrem o seu lugar nesta casa, nesta mesa. Há espaço para

todos. É por isso que seu Filho, Jesus, envia vocês para fazer de todos os povos discípulos seus.

Rezemos por todos os que virão à Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro e por todos os jovens de hoje. Pela intercessão de nossa Mãe Aparecida e pelas orações de Santo Afonso, possamos nós experimentar o amor e a presença de Jesus, nosso Redentor. Amém.

Pe. Michael BrehlSuperior-Geral

em tempo: no final da santa missa conclusiva da Jornada afonsiana, o

superio-Geral, padre micHael breHl, encontrou-se com todos os redentoristas presentes em aparecida para um rápido, mas produtivo,

diáloGo, na casa do pequeno

Pe. M

. Bre

hl fa

la a

os re

dent

orist

as

Page 16: Informativo especial juventude 2014

16 Informativo da Província-Edição Especial

4. Ano Vocacional Missionário Redentorista

Carta convocatória do padre Michael Brehl

Queridos confrades, irmãs religiosas e leigos Redentoristas:

Saudações do Rio de Janeiro, onde nós celebramos a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco e milhões de jovens peregrinos. Muitos Missionários Redentoristas, Leigos Missionários e jovens somaram na celebração da Jornada Afonsiana em Aparecida e na Jornada Mundial da Juventude no Rio. Foi muita alegria vivenciar esses dias acompanhado pelos confrades Enrique López, Alberto Eseverri, Noel Londoño e Ulysses da Silva do Governo-Geral. Em especial, eu gostaria de agradecer à Província do Rio de Janeiro, São Paulo e a todas as (Vice) Províncias da URB, como também, a todos os voluntários que contribuíram muito para essa bonita experiência.

Na Quinta-Feira, 1 de agosto de 2013, na Igreja de Santo Afonso, no Rio de Janeiro, abrirei ofi cialmente o Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista, o qual foi proclamado em abril. O Governo-Geral encoraja cada Província, vice-Província, Região e Missões, a iniciar esse Ano Vocacional no dia 1º de agosto ou logo que vocês puderem. [Nota do tradutor: A Comissão Nacional da Juventude sugeriu que a abertura, nas paróquias e comunidades no Brasil,

fosse no dia 4 de agosto – domingo.] Durante esse ano, nós urgimos que vocês planejem eventos, celebrações, orações, catequeses, dias de retiro da comunidade e outros meios criativos na promoção do Ano Vocacional.

Neste momento, o Secretariado-Geral de Formação apresenta a vocês alguns elementos sobre o Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista: o logo, o tema, a oração e a capelinha. Esses elementos são sugestões do

Page 17: Informativo especial juventude 2014

17Informativo da Província-Edição Especial

Governo-Geral, mas cada Província, Vice- -Província, Região ou Missão irão adaptá-las à situação particular onde se vive a Missão Redentorista.

Como testemunhas e Missionários da Redenção, nós rogamos a Deus para renovar a nossa vocação como indivíduos e especialmente como um corpo missionário (C. 2). Na tradição de Santo Afonso, os grandes mistérios da redenção incluem: a Encarnação (humanidade infusa com a presença de Deus, cf. C. 19); a Paixão (compromisso e doação pelos outros em Jesus Cristo, cf. Cc. 48- -50); e a Ressurreição (vida nova, presença permanente e transformação no Espírito, cf. C. 51, 56).

Como testemunhas, nós damos testemunho não somente para relembrar os grandes mistérios da nossa Redenção, mas também através do viver mais intensamente esses mistérios. Como missionários, nós convidamos outros a partilhar mais intensamente a Copiosa Redenção proclamada por Jesus o Redentor.

Possa esse Ano Vocacional Redentorista inspirar todos nós – Confrades, Irmãs, Leigos Redentoristas e os Jovens – a uma profunda renovação da nossa identidade como Testemunhas e Missionários da Redenção.

Michael Brehl, C.Ss.R.Superior-Geral

Roma, 1 de agosto de 2013

Com Santo Afonso, possamos nós “seguir o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor, pregando a Palavra de Deus aos pobres” (C. 1), com paixão, criatividade, alegria e esperança.

Na festa do nosso fundador, Santo Afonso, eu desejo a vocês muitas graças e bênçãos. Seu zelo apostólico, sua paixão por Jesus Cristo e seu amor pelos mais abandonados e pelos pobres continuem a nos dar esperança e coragem na missão nos dias de hoje. Abençoado e alegre dia de festa a cada um de vocês.

Que a Mãe do Perpétuo Socorro e Santo Afonso nos acompanhem durante todo esse ano de graça.

Seu irmão no Redentor.

Page 18: Informativo especial juventude 2014

18 Informativo da Província-Edição Especial

Carta de ManausPropostas da Comissão Nacional

a partir da realização da Jornada afonsiana em aparecida, da carta convocatória do superior-Geral, a comissão nacional indicada pela urb começou a delinear os trabalHos referentes ao ano vocacional, enviando a todas as unidades redentoristas uma carta motivadora.

Ano Vocacional RedentoristaTema: O Redentor te chama pelo nomeLema: Sê forte na fé e alegre na esperança!

Por decisão da União dos Redentoristas do Brasil (URB), a Comissão Nacional da Juventude ampliará seus trabalhos e, além da juventude, o grupo se dedicará ao Ano Vocacional Redentorista no país, contando com a participação dos animadores vocacionais. Em reunião realizada

em Manaus, de 23 a 25 de setembro, reafirmando as decisões do encontro em abril e observando a proposta do Governo-Geral, a Comissão apresenta o tema, o lema, a oração e o logotipo (ver documentos em anexo) que deverão ser usados em cada (Vice) Província, dando unidade à proposta de Promoção da Vocação Redentorista, tanto leiga quanto consagrada.

Cada (Vice) Província confeccionará uma capelinha vocacional, com as imagens do Redentor ao centro, Santo Afonso e Nossa

cARoS confRAdES REdEntoRIStAS,

Jum

ire -

Com

issão

Nac

iona

l

Page 19: Informativo especial juventude 2014

19Informativo da Província-Edição Especial

Senhora do Perpétuo Socorro nas laterais (modelo em anexo). Será fornecido um roteiro celebrativo para a entronização da referida capela, a ser enviado via e-mail para cada unidade. No entanto, a forma de se trabalhar esse símbolo é livre, podendo ser adaptada de acordo com a realidade local.

Além da Onzena, especialmente elaborada para o Ano Vocacional, algumas publicações poderão ser utilizadas como subsídios nos trabalhos. Haverá a produção de vídeos e spots que, para divulgação do carisma redentorista, deverão ser utilizados nos diversos meios de comunicação.

O site www.juventuderedentorista.org.br continuará sendo um canal de publicação das novidades e das atividades realizadas.

Considerando a proximidade da Jornada Afonsiana e da JMJ, a Comissão decidiu não promover um novo evento nacional. Sendo assim, no dia 9 de novembro de 2014, data em que a Congregação celebra sua fundação, cada unidade realizará uma romaria dentro de sua própria (Vice) Província, encerrando o Ano Vocacional Redentorista. Um roteiro será fornecido pela Comissão para auxiliar durante esta celebração.

Comissão Nacional da Juventude Redentorista

25 de setembro de 2013

É importante lembrar que o engajamento e comprometimento de cada confrade são fundamentais para, a partir do carisma e espiritualidade redentorista, promover a vocação missionária em todas as suas dimensões. Cada unidade deve formar grupos de trabalho, contando com a colaboração do membro da Comissão e da participação de institutos afiliados e leigos, a fim de colocar em prática as decisões tomadas em âmbito nacional.

Contamos com o apoio e a animação de todos! Que Santo Afonso e a Mãe do Perpétuo Socorro intercedam por nós nesta missão.

Jum

ire -

Com

issão

Nac

iona

l

Page 20: Informativo especial juventude 2014

20 Informativo da Província-Edição Especial

5. Experiências, iniciativas e realizações

Jovem: Chamado a experimentar o amor do Redentor

a realização da Jornada afonsiana, em aparecida, e a participação da conGreGação na Jornada da Juventude 2013, no rio de Janeiro, querem ser um Grande alento para a retomada dos trabalHos relacionados com a pastoral da Juventude redentorista, em todas as unidades do

brasil.

O clima da Jornada Mundial da Juventude ainda paira sobre nós. Junto a ele, ecoam as palavras do Papa Francisco, que claramente convidou os jovens a irem às ruas, serem revolucionários e encontrarem-se pessoalmente com Jesus Cristo. O papa reafi rmou aquilo que tem sido a base de nossa espiritualidade cristã desde sempre – somos seguidores de uma pessoa antes de sermos vocacionados a seguir alguma ideologia. Alicerçados nesse ponto, gostaria de refl etir um pouco sobre a evangelização da juventude nesse começo de século XXI. Tenho tido a agradável possibilidade de escrever para jovens nos últimos anos, convivido com eles, tanto no ambiente profi ssional quanto no

Page 21: Informativo especial juventude 2014

21Informativo da Província-Edição Especial

pastoral, e isso provoca algumas reflexões que podem auxiliar no cumprimento de nossa missão, a saber, aquela de colocar como destinatários do evangelho a juventude do Brasil e do continente latino-americano.

Não há receitas certas e perfeitamente claras de como proceder um trabalho de evangelização com a juventude, aliás, creio que nunca na história da Igreja foi possível definir claramente o modo de levar os jovens a experimentar o amor de Jesus. Os que fazem parte do tempo chamado “juventude” são frutos das novidades de sua época, além de estarem fadados a enfrentar as vicissitudes comuns a este período da vida: amadurecimento da personalidade, equilíbrio emocional e sexual, enfrentamento do mercado de trabalho, conflitos familiares e estabelecimento de relacionamentos sociais e afetivos. Por isso, os referenciais propostos são sugestões, insights, possibilidades de alcançar o coração do jovem e ajudá-lo a se conduzir ao coração amoroso de Jesus Cristo.

Proponho refletir sobre três pontos: 1) o encontro pessoal com Jesus, 2) a busca de sentido de vida e 3) a força das mídias sociais. Aparentemente, esses três temas podem parecer isolados e distintos, mas quando está em jogo o modo de evangelizar os jovens, eles se intercruzam e completam um quadro de necessidades pastorais em qualquer missão. Entretanto, antes de mais nada, existe o cárater motivacional do projeto missionário com jovens: é preciso querer estar com eles, conhecê-los, dispensar tempo e esforço humano por eles, estar disposto a colher, não raro, limitados frutos, uma vez que não há certeza nem recompensa para os evangelizadores que querem se dedicar aos jovens. Nenhuma outra faixa etária é tão desafiante para a pastoral da Igreja!

EncontRo PESSoAl coM JESuS cRISto

Uma das vertentes missionárias mais antigas e mais olvidadas na Igreja é justamente a centralidade da promoção do encontro pessoal com Jesus Cristo. Basta olharmos a tradição dos evangelhos e perceberemos que sempre o que leva as pessoas ao compromisso com Jesus é o contato pessoal com Ele; todos, sem exceção, mais do que se ligar ao discurso de Jesus, encontravam Nele algo que nunca tinham visto em nenhum outro em seu tempo e antes dele – uma autoridade divina, capaz de surpreender em cada situação e dar respostas para perguntas que pareciam indecifráveis!

Acontece que, dada a complexidade das estruturas eclesiais e eclesiásticas, no nosso tempo e antes de nós, houve quem acreditasse que seriam as formas, e não a pessoa de Jesus, o modo de pregar o evangelho corretamente. Apostamos nas mais diversas metodologias de adesão ao Cristo, vangloriamos da força de movimentos e pastorais, misturamos religião e ideologias, sufocamos a ação do Espírito com a forma da Lei e da letra, elaboramos discursos inflamados e racionalmente perfeitos, mas pouco ou quase nada apresentamos aos jovens o rosto de Jesus Cristo, o homem-Deus, filho de Maria, a novidade de Deus encarnada no ser humano!

Obviamente, todas as estruturas que pudermos usar para estar com os jovens serão úteis, mas antes de estruturas o jovem busca referenciais fortes, modelos de vida e precisam olhar para Jesus como alguém que possa dar a eles uma razão para dar sentido a vida. Ao contrário, a adesão do jovem será passageira, efêmera, baseada em ações afetivas humanas e não numa opção fundamental por um projeto de vida enraizado em Jesus. E aqui surge o desafio: como apresentar Jesus para os jovens? Como propor a eles a adesão ao Cristo? Que características de Jesus são capazes de atrair a atenção do jovem?

Só se ama o que se conhece, e esta imagem de Jesus, apresentada ao jovem, deve ser tão

Page 22: Informativo especial juventude 2014

22 Informativo da Província-Edição Especial

irradiante de novidade e paixão que ele queira aprofundar-se no conhecimento amoroso do Cristo. Essas ideias podem parecer abstratas, mas paremos um pouquinho e pensemos em nossa ação pastoral – é possível sim mostrar Jesus como novidade de Deus para os jovens e despertar neles o compromisso eclesial. O próprio exemplo do Papa Francisco, na JMJ, deixou isto muito claro: quando se fala sem rodeios e meias palavras, quando se provoca o jovem a ser ele mesmo e quando se mostra ao jovem que Jesus foi um jovem apaixonado pelo ideal de um mundo melhor – pelo Reino de Deus –, a adesão acontece de modo natural e duradouro. Quando se age assim, o Espírito Santo consegue fazer com segurança a parte que é dele, tocar o íntimo de cada jovem e chamá-lo à missão!

Esse encontro pessoal com Cristo passa, então, por algumas fases: apresentar ao jovem a pessoa de Jesus, mostrar a ele a novidade trazida pelo Filho de Deus, provocar o jovem a se defrontar com esta novidade, avaliando sua própria vida e desejos, levar o jovem a estar com Jesus, pela vida orante e pelo conhecimento mais profundo da pessoa de Jesus, e enviá-lo em missão, como gesto que concretiza a adesão fundamental. O jovem conhece, ama, compreende e passa a ser um agente multiplicador dessa experiência. Esta é a pedagogia de Deus, visível, por exemplo, na história do jovem Saulo de Tarso.

Ligado ao tema do encontro pessoal com Jesus Cristo está a necessidade de apresentar, ao jovem, no nosso trabalho missionário, um sentido para a vida, a beleza de um projeto que possa ser duradouro e que preencha a existência de felicidade e realização pessoal, familiar, profissional e espiritual. Encontrar-se com Cristo precisa necessariamente ser uma experiência existencial, no sentido mais profundo da palavra: o jovem busca uma razão para viver, num mundo que só tem oferecido a ele razões passageiras e descartáveis de felicidade.

Para o evangelizador esse é um desafio enorme, já que terá que lutar contra a cultura reinante na sociedade. Enquanto ousamos propor algo duradouro e sólido para a vida de um jovem, ele facilmente cede às facilidades de uma vida sem grandes projetos – tudo é efêmero, passageiro e ter o prazer momentâneo é o discurso que o jovem mais ouve, vindo de todas as direções, e principalmente das mídias que regem a vida da juventude. Essa versão atual de um epicurismo exacerbado é a barreira que o missionário terá que enfrentar – convencer o jovem de que é mais razoável lutar pelo duradouro do que aproveitar, sem preocupação, o que é passageiro. É a tarefa de propor a teologia da porta estreita diante da largueza da porta do individualismo, subjetivismo e hedonismo modernos!

A BuScA dE uM SEntIdo PARA A VIdA

Page 23: Informativo especial juventude 2014

23Informativo da Província-Edição Especial

O que o jovem sente, na corrente da cultura que o cerca, é a difi culdade de ter pelo que lutar e sonhar. A juventude está sem objetivos! As grandes conquistas políticas, sociais, religiosas e econômicas parecem estar todas encaminhadas, e lhes falta motivação para acreditar em algo que alicerce o sonho de lutar por um ideal. A democracia foi conquistada, pouco ou quase nada se fala sobre desigualdades sociais, e ninguém mais parece preocupado com o bem- -estar do outro, o respeito religioso esvai-se num relativismo institucional, o consumismo torna- -se padrão entre os jovens, sentimentos são leiloados e, no fundo de tudo isso, dessa aparente tranquilidade psíquica, instala-se um tsunami de solidão, fraqueza, medos, depressão, paranoias... sinais de que a sociedade do prazer, do efêmero e da novidade constante não está suportando o desenvolvimento integral do humano. Basta parar e ouvir um jovem para sentir que nele há algo que deseja integração, plenitude. Os subterfúgios das drogas, do álcool, da vivência sexual desregrada, dos confl itos com os pais e do isolamento social, ou da adesão a grupos marcados pela excentricidade nada mais são possibilidades errôneas de encontrar algo em que se apoiar.

Ao evangelizador, cabe ter a sensibilidade e a criatividade em perceber estes sinais na juventude e propor a ela um caminho que seja ao mesmo tempo interessante e desafi ador, que provoque nela a vontade de investir a existência em um caminho que seja capaz da integração completa da personalidade. Para isso, o evangelizador terá que estar literalmente “ao lado deles”, sentir com eles as barreiras sociais, encontrar saídas para os problemas que os afl igem e não temer o fracasso. Tudo isso com a presença libertadora e integradora de Jesus Cristo, aquele que dará sentido a essa aventura missionária com os jovens.

O terceiro ponto toca no instrumental fundamental, pelo qual o jovem pode ser alcançado e convidado à experiência de amor e adesão a Jesus Cristo. Não quero dar às mídias sociais uma força maior do que elas possuem, mas é inegável que, para o jovem do século XXI, a evangelização terá que passar, necessariamente, por esses novos canais de relacionamento humano. Não dou menor importância aos encontros paroquiais, grupos de oração, catequeses, retiros, inserções sociais, pastorais, mas penso que esses sejam hoje um segundo momento da acolhida do jovem. Primeiro ele precisa ser “fi sgado” em seu ambiente de relacionamentos, e depois, ele passa pelo processo de inserção na vida e mistério da fé. Esse ato de ir ao encontro dos jovens, do “sair

A foRçA dAS MÍdIAS SocIAIS

23Informativo da Província-Edição Especial

Page 24: Informativo especial juventude 2014

24 Informativo da Província-Edição Especial

às ruas”, nas palavras do Papa Francisco, passa pelo descobrimento das mídias e redes sociais – esses são os novos areópagos juvenis. Essas são as avenidas pelas quais trafegam a juventude!

Quando penso nas redes sociais, vejo dois movimentos: o primeiro é o que se refere a encontrar o interesse dos jovens e tocar na ferida certa. Ali, nessas comunidades virtuais, os jovens expressam de fato o que são e o que pensam, ou seja, ali eu tenho uma radiografia clara de que caminhos os jovens gostam de percorrer. Sensibilidade, e mais, ausência de preconceitos devem guiar o olhar do evangelizador nesses caminhos. No mundo das redes sociais juvenis, não cabem meus pensamentos formatados e quadradinhos. Ali, nesse mundo, preciso mergulhar como quem quer aprender do zero. E por que conhecer esses caminhos e interesses?

Ora, justamente porque será este conhecimento que permitirá ao evangelizador ter a postura certa ao apresentar a eles a novidade de Jesus. Cristo e seu projeto precisam aparecer nos caminhos dos jovens. Ficar plantado em nossas comunidades esperando que eles cheguem é perder tempo. Ir ao encontro deles, no local e do modo como se relacionam e, ali, apresentar a proposta de Jesus, esse é o desafio. É muito mais difícil; certamente, exigirá mais disciplina e tempo, mas os resultados serão mais duradouros.

O segundo movimento é o de espalhar o nome de Jesus e um conteúdo cristão entre os jovens que convivem nas redes. Aqui é preciso ter clareza metodológica e teológica, pois O QUE será dito precisa completar o COMO é dito. Ninguém duvida de que nas redes sociais temos um campo aberto para semeadura, mas que tipo de sementes lá lançaremos? Uma religião adocicada, um Jesus descompromissado, um revolucionário político, um profeta da cura? Que rosto de Jesus queremos ver presente no meio da juventude?

O conteúdo nas redes dirá de nossas opções eclesiais e teológicas. E o modo de dizer é o mais desafiante, pois ainda que consigamos sintetizar um bom itinerário pastoral evangelizador, que tenhamos confiança sobre que rosto de Jesus

iremos apresentar nas redes, ainda assim fica o desafio de COMO fazer isso. Que tipo de conteúdo o jovem consome nas redes e de que forma ele o acessa? Longos textos, reflexões com palavras difíceis, catequeses moralizantes? Ou precisaremos converter o Evangelho, sem que ele perca sua essência, em cartões com frases curtas, pequenos vídeos, possivelmente bem- -humorados, enquetes, frases de efeitos, pequenos seriados de conteúdo humano-cristão? Eis o desafio para o evangelizador que quiser conversar com o jovem sobre Jesus de Nazaré e sobre sua Igreja.

termino com duas notas: a primeira refere- -se ao trabalho com os jovens que começamos fazer no portal A12.com. Unidos aos nossos grupos evangelizadores, o A12.com, sentindo que havia carência de uma linguagem para os jovens em nossos meios de comunicação, mantém hoje, com certo sucesso, o canal www.a12.com/jovensdemaria. Aconselho uma visita e esperamos inclusive a sua crítica. A segunda informa sobre o livro para a juventude, escrito sob encomenda da Editora Santuário, que tem tido aceitação entre os jovens e entre pais e mães de jovens, catequistas e outros agentes pastorais. Sob o nome “Para curtir e compartilhar – reflexões para jovens”, tentamos expressar em alguns temas os assuntos que os próprios jovens pediram por meio das redes sociais. Fica o pedido para que o leiam, o critiquem e, claro, o divulguem!

Pe. Evaldo César de Souza, C.Ss.R.Comunidade Afonso de Ligório

Aparecida

Page 25: Informativo especial juventude 2014

25Informativo da Província-Edição Especial

O Canal “Jovens de Maria” estabelece diálogo com a Juventude

Projeto do Portal A12, o Canal “Jovens de Maria” é um espaço de comunicação do Santuário Nacional de Aparecida com a juventude. Com linguagem própria e diversidade de conteúdos ligados ao universo do jovem católico, o “Jovens de Maria” traz aos internautas conteúdos que colaboram para a formação do jovem, bem como a cobertura dos principais eventos relacionados à juventude.

Com o apoio de alguns parceiros e colunistas, o canal oferece artigos e conteúdo multimídia que abordam as temáticas do jovem e seu comportamento a respeito de religião, sociedade, família, amigos etc. O “Jovens de Maria” exibe todos os meses o programa em vídeo “Pra pensar”. Apresentado pelo jovem Michell

Lima, da Comunidade Sodalício de Vida Cristã, o programa tem como objetivo falar sobre questões importantes do cotidiano dos jovens para torná- -los mais questionadores.

Redes Sociais – Para estabelecer diálogo com a juventude, o “Jovens de Maria” está presente nas principais redes sociais como facebook, twitter e instagram.

Mensalmente, o canal gera mais de 10 mil acessos e desde sua reformulação, em julho de 2013, já obteve mais de 435 mil visitas únicas.

Todo o conteúdo é elaborado por uma equipe que está sob a direção do Missionário Redentorista Padre Evaldo Souza, diretor executivo do A12.com.

Page 26: Informativo especial juventude 2014

26 Informativo da Província-Edição Especial

Província de São Paulo Propostas de Ação

Depois de várias reuniões realizadas, a comissão designada pela Província de São Paulo para tratar do Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista esboçou um planejamento, com pistas concretas de ação para que o Ano Vocacional fosse vivenciado concretamente nas comunidades e frentes pastorais da província. Desde o final de 2013 já estão sendo desenvolvidas diversas atividades referentes ao Ano Vocacional em cada setor, e diversos projetos e eventos estão por acontecer ao longo deste ano.

Muita coisa já está acontecendo nas comunidades redentoristas em prol do Ano Vocacional. Em Campinas, por exemplo, os jovens já começaram a promover encontros para rezar. E também estão programando uma gincana, momentos de formação e estudo. Já o grupo de leigos redentoristas tem rezado o terço em favor das vocações, visitando as casas das famílias dos jovens envolvidos na Paróquia Menino Jesus de Diadema, SP.

O Secretariado Vocacional e a comissão responsável pela promoção do Ano Vocacional na Província pretendem atingir os mais diversos setores e frentes pastorais da província como as missões, comunicações, grupos de jovens, paróquias e Santuário Nacional, entre outros. Para isso, ao longo do ano serão realizados alguns eventos em comum, com a proposta de unir ainda mais o povo a nós confiado em torno à proposta do Ano Vocacional.

Em fevereiro, já começou a passagem da Capela Vocacional pelas comunidades da Província de São Paulo. O Ícone percorre, até novembro, todas as paróquias redentoristas no estado. O encerramento do Ano Vocacional também será celebrado de maneira especial e a comissão está organizando uma Romaria Redentorista a Aparecida, a ser realizada no dia 16 de novembro (domingo), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional.

6. Iniciativas de Ação na Província de São Paulo

Page 27: Informativo especial juventude 2014

27Informativo da Província-Edição Especial

São estas as datas da passagem da Capela Vocacional pelas cidades onde há paróquias redentoristas:

05/02 – Araraquara 08/02 – São João da Boa Vista15/02 – Santa Bárbara d’Oeste01/03 – Campinas22/03 – Tietê05/04 - Sorocaba26/04 – Heliópolis03/05 – Miracatu31/05 – Diadema09/08 – Sapopemba30/08 – Cidade Tiradentes20/09 – Jardim Paulistano - São Paulo18/10 – Aparecida

EncerramentoCarta-Convite

A Congregação Redentorista e Institutos Afi liados celebram, até o dia 16 de novembro de 2014, o Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista, com o tema “O Redentor te chama pelo nome” e o lema “Sê forte na fé e alegre na esperança”. A proposta do Ano Vocacional é que nós paroquianos e sacerdotes, religiosos e religiosas, pais, crianças e jovens, sejamos testemunhas e missionários da Redenção no mundo de hoje.

Dentro desse contexto, cada unidade foi convidada pela Comissão Nacional da Juventude Redentorista a realizar uma romaria dentro de sua própria (Vice) Província, no dia 16 de novembro de 2014, data em que a Congregação celebra sua fundação, para marcar o encerramento do Ano Vocacional Redentorista.

Sendo assim, a Província de São Paulo organizou uma Comissão Local que visa tratar das questões relativas ao Ano Vocacional, e está, portanto, coordenando os preparativos para a Romaria Redentorista.

Cap

ela

Voca

cion

al e

Irm

ãs M

ensa

geira

s

Page 28: Informativo especial juventude 2014

28 Informativo da Província-Edição Especial

Então, anotem na agenda:Romaria Redentorista – Encerramento do Ano Vocacionaldia: 16/11/2014 (domingo)local: Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida – Santuário Nacional, Aparecida-SP.

Convidamos, desde já, a todos os redentoristas e Institutos Afiliados, que estão na Província de São Paulo, para participarem desse evento a ser realizado no dia 16 de novembro (domingo), no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida-SP.

Lembramos que ainda é possível organizar para que o povo de nossas comunidades participe em peso neste dia! Organizem-se de tal modo que seja uma verdadeira romaria redentorista ao Santuário Nacional. Na programação teremos missa e outras atividades a serem definidas pela coordenação da Romaria Redentorista. Lembramos que as atividades se encerrarão por volta do meio-dia.

Comissão de Preparação para o Ano Vocacional Redentorista

Província de São Paulo

“Alguns de nós somos chamados a uma expressão mais formal dessa Vocação Missionária Redentorista como sacerdotes, irmãos, irmãs e missionários leigos. Vocês podem fazer a diferença no mundo – como vocês vão responder? Como Maria, nossa Mãe, como Santo Afonso nosso Padroeiro e São Geraldo Majela, por favor, digam ‘sim’. Nós precisamos de vocês.” Padre Michael Brehl, C.Ss.R. – Superior-Geral Redentorista, na missa de abertura do Ano Vocacional Redentorista, dia 1/8/2013, no Rio de Janeiro.

Capela Vocacional - Comunidade rural de Santa Bárbara d’Oeste

Igreja Santa Cruz - Araraquara

Page 29: Informativo especial juventude 2014

29Informativo da Província-Edição Especial

Juventude, uma realidade em 7. constante mutação

A Experiência deser um Jovem Redentorista

Posso dizer que me sinto uma pessoa privilegiada por Deus, primeiramente porque Ele me chamou à vida, trouxe-me ao mundo, e depois por ter recebido o sacramento do batismo e, pelo batismo, pela unção do Espírito Santo tornei-me cristão.

Hoje eu, como jovem cristão, sinto-me muito mais privilegiado por Deus ao poder dizer que sou um Jovem Redentorista, pois ser jovem, e jovem redentorista, não é uma missão muito fácil diante da realidade em que vivemos no mundo nos dias de hoje, de acordo com tantas propostas com as quais nós jovens nos deparamos e nos são apresentadas no mundo...

Ser jovem, e jovem redentorista, possibilita- -nos mostrar que, além de curtir a vida, podemos também levar Jesus e ter a Copiosa Redenção constantemente como foco da nossa vida Cristã, da nossa alegria, motivação da nossa caminhada como cristãos... É ser testemunha viva do Evangelho de Jesus, é se dispor a doar a vida, o talento por Jesus, nosso Redentor. Fazer parte da Família Redentorista é uma alegria, pois nos torna grandes parceiros ativos para a obra da Evangelização, missão esta que os Redentoristas vêm realizando há mais 280 anos.

Eu, em particular, me alegro muito em fazer parte da Família Redentorista como jovem, leigo cristão, ajudando a evangelizar outros jovens que têm sede de Deus, que têm sede de esperança. Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., Superior- -Geral da Congregação Redentorista, deixou-nos em evidência durante a Jornada Afonsiana que numa sociedade e num mundo disperso, que leva o jovem para consumismo apenas, induzindo-o àquilo que o marketing propõe, o que podemos lhe oferecer são os grandes desafi os da vida. Mas diante desses desafi os temos um desafi o ainda maior que é o de anunciar o Evangelho. Esse desafi o precisa ser enfrentado de mãos dadas, como uma só equipe missionária, que aponta na mesma direção e fala a mesma linguagem. Trata-se de fazer a experiência de uma grande Missão-Jovem, que pode constituir-se numa iniciativa contínua de Evangelização dos nossos Jovens em nossa sociedade, em nossas paróquias e comunidades.

As palavras do Pe. Michael Brehl nos fortaleceram e nos deixaram mais esperançosos e confi antes no anúncio do evangelho de Jesus Cristo.

Page 30: Informativo especial juventude 2014

30 Informativo da Província-Edição Especial

Disse Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, “Fazer o que Deus quer é querer o que Deus faz”. Deus nos quer anunciadores da Boa- -Nova de forma comprometida com nós mesmos e depois com a comunidade, fazendo-nos a cada dia mais fiéis a Jesus e a Maria, fiéis a seus divinos ensinamentos.

Como jovem redentorista, como Jovem Evangelizador, propagador do Evangelho de Jesus Cristo, palavra viva que fortalece a nossa vida, preenche a nossa alma, queremos fazer as escolhas certas.

A Juventude Redentorista da Paróquia Menino Jesus, em Diadema-SP, atua nas diversas pastorais e nos movimentos. Temos jovens presentes na Legião de Maria, Liturgia, Catequese, equipe de música, Ministério Extraordinário da Palavra e Sagrada Comunhão; jovens atuando em teatros, expressando seus dons por meio de artigos escritos em jornal feito por eles mesmos e divulgado na paróquia. Os jovens também sempre se encontram presentes nos momentos festivos de nossa paróquia, tais como: Missas de Aniversário, quermesses, confecção do tapete de Corpus Christi. Os jovens estão sempre dispostos ao trabalho comunitário e os grupos estão bem-estruturados, bem-formados e com uma atuação formidável na comunidade; sempre presentes nas atividades realizadas pela paróquia e na Diocese.

Vivemos em nossa paróquia uma realidade bastante desafiadora, mas os desafios não nos fazem desanimar. Grande parte da juventude de nossa paróquia está presente no grupo da Legião de Maria, grupo que é um grande exemplo para todos da Paróquia Menino Jesus, pela missão de sempre estar em oração pelas pessoas que mais precisam, pelas visitas realizadas às famílias necessitadas e pelo amor a Maria.

O fato de atuarmos em uma paróquia administrada pastoralmente pelos Redentoristas

coMo é A AtuAção do JoVEM REdEntoRIStA EM SuA PARóQuIA?

nos faz atuar em nossas pastorais e movimentos sempre vivendo o carisma Redentorista, carisma este transmitido pelos religiosos que aqui atuam. Isso muito nos fortalece. A Legião de Maria, que é um grupo muito forte na paróquia, vive esse carisma por meio dos momentos de oração do Santo Rosário e de sua devoção a Maria. Outros jovens atuam também como catequistas, na missão de evangelizar as crianças e mostrar a elas o sentido da vida e de viver o evangelho. Atuam como músicos, colocando o dom que Deus lhes deu de evangelizar. Outros como Ministros Extraordinários da palavra e Comunhão, vivendo seu carisma Redentorista em sua missão de evangelizar com suas pregações, na distribuição da Comunhão do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Que nós jovens redentoristas, diante de tantas dificuldades da vida, possamos sempre viver nosso ardor missionário e sermos sempre “fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração”. santo afonso, rogai por nós.

Fábio PavanelloDiadema, SP

Fábio Pavanello - Diadema, SP

Page 31: Informativo especial juventude 2014

31Informativo da Província-Edição Especial

Perfi l da juventude na Cidade Tiradentes – São Paulo

A Cidade Tiradentes é um bairro de periferia do extremo leste do município de São Paulo, localizado a 35 km do marco zero da capital, por sua grande distância do centro e escassez de postos de trabalho é conhecido como um “bairro-dormitório”. Sua população está estimada em 219.868 mil habitantes que vivem predominantemente em COHABs e em algumas favelas; 20% desse total é de jovens, com possibilidade de crescimento desse número, já que 38% da população é composta por crianças (dados da prefeitura da cidade de São Paulo e IBGE).

O distrito é resultado de uma política habitacional que “separou” geograficamente seus habitantes, que se encontram marginalizados da sociedade. Problemas como a precariedade escolar, a falta de postos de saúde e hospitais, a insufi ciência de transporte público de qualidade, péssimas condições habitacionais assolam a população, levando a patologias sociais que afetam diretamente os jovens, como o alto consumo de drogas e elevados índices de violência, que desqualifi cam socialmente a juventude local. Por outro lado, existem diversas ONG’s e obras sociais que administram projetos nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer, a fi m de reverter o atual quadro.

Por conta da precariedade de emprego e educação no bairro, os jovens fi cam na maioridade do tempo ociosos, o que aumenta a procura por atividades de lazer. O número

de parques com atividades ao ar livre e eventos culturais promovidos pelos CEUs (Centro de Educação Unifi cado) da região vem crescendo, porém apenas uma pequena parcela da população jovem participa de tais atividades. Observa-se que como fonte de diversão os jovens costumam reunir-se nas praças e nas ruas, transformando os mesmos em locais de sociabilidade, muitas vezes, de bailes ao ar livre, com músicas em alturas não apropriadas para um bairro residencial, e alto consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Outra forma de lazer do bairro são os esportes, principalmente o futebol; há vários campos e quadras no local onde os meninos, preferencialmente, reúnem-se para jogar, organizando campeonatos disputados entres times de ruas e regiões do bairro. A internet também é prioritariamente utilizada como fonte de diversão; antes, existiam muitas lan houses

Page 32: Informativo especial juventude 2014

32 Informativo da Província-Edição Especial

espalhadas pelo bairro, hoje em dia, a maioria utiliza a internet no computador em casa ou pelos celulares. Assim como em todo o mundo, há um destaque para as redes sociais que, desde a infância, já fazem parte da vida da população.

Um fato alarmante é o número de adolescentes gestantes. Pesquisas comprovam que no bairro é onde ocorre a maior incidência de gravidez na adolescência na cidade de São Paulo, fato preocupante, pois, por falta de emprego e educação precária nessa região, as jovens mães criam seus filhos com poucos recursos, o que leva o bairro a uma perspectiva negativa de crescimento.

Assim como os adultos, que estão acostumados a se deslocarem para o centro da cidade à procura de emprego, os jovens estão realizando o mesmo percurso, a fim de melhores condições de trabalho e educação. Muitas crianças já enfrentam o transporte público para estudarem em outras regiões da capital e, com a melhoria do acesso aos jovens de periferia às universidades, nota-se que aumentou o número de jovens à procura de ensino técnico e superior. Já existem escolas técnicas no bairro, o que facilita o acesso a tal nível educacional, porém ainda em número insuficiente em relação à procura e à falta de universidades no bairro e proximidades, levando os jovens a também disputarem o transporte público oferecido pelo distrito.

A política parece não ocupar um lugar importante na vida da juventude desse local; quando acontecem reuniões, debates e eleições de conselhos que não obrigam ao voto da população, os jovens praticamente não participam e não elegem representantes para as disputas. A ignorância política ainda reina na juventude das periferias de São Paulo.

Assim como a política, a religião parece não ser prioridade na vida dos jovens. Muitos declaram possuir uma religião, porém poucos a praticam efetivamente. No bairro, há várias capelas e paróquias católicas e, assim como na maioria do país, o número de igrejas evangélicas vem crescendo em larga escala, também há centros espíritas e pontos de encontros de diversas religiões. A maioria dos jovens frequenta os cultos evangélicos e missas católicas. Dentro

do catolicismo, percebe-se uma participação significante dos jovens nas celebrações e alguns até procuram os sacramentos, porém poucos se interessam pelas atividades pastorais desenvolvidas nas paróquias e comunidades. Os jovens sentem-se pouco acolhidos pelos outros membros das comunidades, talvez por falta de entenderem o momento, as motivações e atitudes próprias dessa fase da vida.

Por fim, apesar dos pontos negativos do bairro, há uma perspectiva de mudança no perfil do jovem morador da Cidade Tiradentes, por conta do crescimento de jovens universitários, das melhorias que estão ocorrendo no bairro e do aumento da participação dos jovens nas religiões, o que leva a uma conceitualização mais esclarecida do termo cidadania e da participação da juventude dentro da sociedade.

Thais Goes das NevesMaio, 2014

Page 33: Informativo especial juventude 2014

33Informativo da Província-Edição Especial

Fr. João Paulo de Oliveira, C.Ss.R.Comunidade Pe. Agenor

Cidade Tiradentes

DiademaNo dia 16 de março, aconteceu na cidade de

Diadema a Pós-Jornada Afonsiana. O encontro foi promovido pelo Secretariado Vocacional e pela coordenação do JUMIRE-SP, com o objetivo de refl etir acerca do Ano Vocacional Redentorista. Participaram desse momento mais de 400 jovens provenientes das Paróquias Redentoristas de Diadema, Sapopemba, Miracatu, Aparecida, Heliópolis e Cidade Tiradentes.

No Período da manhã, os jovens refl etiram com o Pe. Anísio Tavares, C.Ss.R., o tema do Ano Vocacional Redentorista: “Sê forte na fé e alegre na esperança”. Ele trabalhou a importância do chamado de Deus na vida do jovem a partir de exemplos vocacionais concretos contidos na Bíblia e na vida dos santos redentoristas. A manhã foi concluída com o testemunho de diversos jovens a respeito da Pré-Jornada Afonsiana, Jornada Afonsiana e Jornada Mundial da Juventude. Os jovens partilharam com bastante dinamicidade e animação suas experiências durante esses eventos que movimentaram a Juventude Redentorista durante o ano de 2013.

A parte da tarde foi iniciada dividindo os jovens em pequenos grupos denominados de tendas. Para cada tenda havia um assessor que refl etiria sobre os seguintes temas: vocação religiosa, vocação sacerdotal e vocação leiga. Depois da palavra do assessor nas tendas, cada grupo deveria criar uma apresentação, seja com dança, teatro ou música, para todos os participantes. As apresentações surpreenderam pela criatividade e dinamicidade. Com muita espontaneidade produziram, em um curto espaço

de tempo, apresentações riquíssimas referentes à vida religiosa, sacerdotal e leiga. Foi encenado, também, um fl ash mob chamado “rezo, rezo”, composto pelos próprios participantes do encontro, que está sendo muito acessado na internet por meio das redes sociais.

Encerramos o dia com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Luís Rodrigues Batista, Superior Provincial da Unidade de São Paulo. O empenho da Paróquia Menino Jesus para a realização desse encontro merece destaque. Com uma equipe muito disponível e bastante unida, a paróquia organizou toda a infraestrutura desse encontro com dedicação e seriedade. O evento marca diretamente a união da Juventude Redentorista de São Paulo em torno desse assunto que vem mobilizando a Congregação Redentorista em todo o mundo. Por isso, fortes na fé e alegres na esperança, a JUMIRE continua seus trabalhos neste ano destinado à promoção vocacional.

Pós-Jornada Afonsiana 8.

Pe. A

nísio

, Pe.

Prov

inci

al e

Pe. L

uiz C

arlo

s

Page 34: Informativo especial juventude 2014

34 Informativo da Província-Edição Especial

SorocabaNum domingo, dia 25 de maio, o Seminário

e Igreja São Geraldo, em Sorocaba-SP, sediaram mais um grande encontro da juventude redentorista da Província de São Paulo. Jovens das cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Sorocaba, Campinas, Tietê e Porto Feliz participaram da segunda edição da Pós-Jornada Afonsiana.

Na programação, muita música e oração, além de momentos para refl exão e debate. A animação do evento fi cou por conta da Banda Tua Face, de Porto Feliz. Ao fi nal do encontro, houve Missa de Envio presidida pelo padre Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R., Superior Provincial.

A Pós-Jornada fez parte do calendário de eventos do Secretariado Vocacional Redentorista, organizado em prol do Ano Vocacional,

– Acolhida – Oração Inicial – Animação – Refl exão (Diác. Lucas) – Debate e Trabalhos em grupo – Plenária e Apresentação – Café – Show Missionário – “Cristoteca” – Adoração ao Santíssimo (Banda Tua Face) – Missa de Envio (Pe. Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.) – Lanche partilhado / Retorno

13h 13h3014h 14h20 15h 15h30 16h 16h30 17h30 18h30 19h 20h

Portal a12.com

vivenciado pela Congregação Redentorista no mundo todo.

Para Jonas de Pádua, seminarista redentorista e um dos organizadores do encontro, os trabalhos com a juventude são importantes para “possibilitar e apresentar um modo de ser Igreja na Igreja como jovens redentoristas, mostrando que isso é possível atualmente nos nossos variados meios de atuações juvenis, a partir de nossa jovialidade, atualização, sonhos e felicidade”.

Todos os jovens redentoristas da região foram convidados a participar desse momento. As inscrições aconteceram no dia e no local do próprio evento.

PRogRAMAção

Page 35: Informativo especial juventude 2014

35Informativo da Província-Edição Especial

Page 36: Informativo especial juventude 2014

36 Informativo da Província-Edição Especial