informativo educação infantil (dez/14)

10
Informativo da Educação Infantil 8ª Edição | Dez/2014

Upload: colegio-pitagoras

Post on 07-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Informativoda Educação Infantil8ª Edição | Dez/2014

1

A Unesco escolheu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, que tem como objetivo conscientizar a população mundial para a importância da agricultura familiar, na economia, na produção dos alimentos e na cultura da nossa sociedade.

Diante disso, a turma do Maternal I, turno da manhã, desenvolveu o projeto “Sucos saudáveis”, visando estimular e manter bons hábitos alimentares na vida de nossas crianças.

No desenvolvimento do projeto, as crianças aprenderam mais sobre o valor nutritivo das frutas, sua importância e, claro, experimentaram sabores e receitas deliciosas. Foram feitas receitas de sucos que favorecem o bom funcionamento do nosso organismo, como desintoxicante, calmante, para prisão de ventre, para quem não se alimenta bem, entre outros.Confeccionamos um lindo álbum de receitas, além de objetos com formato de frutas de diversos materiais, como maçã com garrafa PET, almofadas de morango e melancia, morangos com potinhos reciclados, tudo para deixar nossa exposição ainda mais bonita. Enriquecendo ainda mais nosso projeto, as famílias contribuíram com lindos cartazes, relatando como incentivam a alimentação saudável no dia a dia das crianças.

CréditosProfessoras: Priscila Corrêa de Avelar e Silvia Maria DaviteAuxiliares: Jennifer Almeida e Sara

O nutritivo universo das frutas invade e encanta as crianças do Maternal I com deliciosos sabores.

Agricultura familiar incentivando a alimentação saudável!

2

Maternal II aprende sobre a importância de uma alimentação saudável.

O Projeto Institucional, em parceria com a Unesco, tem como tema para o ano de 2014 a Agricultura Familiar. Durante todo o ano, foi desenvolvido com a Turma do Abraço – Maternal II – o projeto “Da colheita ao plantio”, que deu oportunidade às crianças de aprenderem um pouco mais sobre a alimentação saudável.

Trabalhamos de modo concreto, a fim de que os conhecimentos fossem construídos pelas crianças, por isso a turma toda participou plantando cebolinha, jiló, beterraba, ervilha, salsa e cenoura. Acompanhamos o crescimento dessas plantas a cada semente e aprendemos mais sobre o cuidado com a terra.

As crianças demonstraram curiosidade e interesse por essa atividade. O entusiasmo a cada semente plantada tomava conta da turma, eles queriam saber como cuidaríamos delas e como elas cresceriam... A turma do abraço aprendeu que os nossos alimentos são plantados e colhidos por pessoas que se dedicam ao trabalho no campo.

O processo final pode ser visto na nossa Festa da Família, na qual expomos a nossa horta, brincamos com jogos de quebra-cabeça e alinhavos de frutas e legumes.

CréditosProfessoras: Andréa Dias De Almeidae Camila Miguel Araújo

A Turma do Abraço conhece as sementes e se diverte plantando!

3

A Turma dos Agricultores confeccionou um quebra-cabeça com peças de papelão, o que facilita o manuseio para crianças de 2 anos. Em cada fase do jogo, uma fruta era escolhida pelos alunos para ser montada, de um lado maçã e do outro laranja. O jogo permite às crianças desenvolverem a atenção e o pensamento lógico, a coordenação motora, a aprendizagem. Auxilia também o amadurecimento e a resolução de questões de cunho psicológico, sem falar que a diversão é garantida. Por isso, jogamos diariamente e a cada dia descobrimos uma técnica nova para encaixar as peças com a participação de todos.

CréditosProfessoras: Adrielle Tatiane Duarte e Camila Miguel Araujo

“O quebra-cabeça permite à criança desenvolver diversas habilidades cognitivas. Daí a importância de utilizá-lo em sala de aula.”

Maternal II monta quebra-cabeça divertido

4

Os alunos do Maternal III vivenciaram manhãs diver-tidas e saborosas, contribuindo para alimentação

As crianças da Turma da Alegria tiveram contato com a terra e aprenderam um pouco mais sobre a importância dos alimentos de maneira prazerosa, estabelecendo relações entre o meio ambiente e suas formas de vida. Fato este que as leva à conscientização na preservação da natureza e amplia o conhecimento por meio da curiosidade, desenvolvendo atitudes de respeito e de preservação da vida, bem como atitudes de zelo com sua própria saúde.

As crianças receberam a visita da convidada, Adelaide, ou “vovó Dedê”. Foi uma manhã muito agradável na qual os alunos foram orientados passo a passo no cultivo das hortaliças, plantando as mudinhas e as sementes.O cuidado com a nossa plantação foi constante: molhando, tirando os matinhos e, às vezes, apenas observando. A ansiedade era grande para ver as hortaliças prontas para servirem como alimentação. Finalmente chegou o dia de colher – foi uma euforia total, as crianças colheram hortelã, salsinha, espinafre e até cenoura. Depois de colhidas, foi só levar as hortaliças para cozinha, lavá-las e preparar deliciosas receitas. A degustação do alimento semeado, cultivado e colhido pelas próprias crianças contribuiu como incentivo para que elas consumam esses alimentos, trabalhando com o conceito de alimentação saudável e amenizando essa difícil tarefa para os pais. Os alunos ficaram empolgados com o tema e com as descobertas, experimentaram novos sabores, confeccionaram livro de receitas, foi um sucesso!

CréditosProfessora: Keila Pardini de Castro

Plantando, cuidando, colhendo e preparandodeliciosas receitas

5

A Unesco estabeleceu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Procuramos ligar esse tema à história Sítio do Pica-pau Amarelo.Emília, na trama criada por Monteiro Lobato, foi feita por Tia Nastácia para a menina Narizinho. Nasceu muda e é curada pelo Doutor Caramujo, que lhe receitou uma "pílula falante".

Assim como Tia Nastácia criou a boneca, a família dos alunos do Maternal criou, junto com seus filhos, o seu próprio boneco de pano.

O resultado foram lindos bonecos, havia Pedrinho e Emília para todo gosto (só faltavam falar igual à Emília da história!), e, para completar a coleção, um jogador de futebol e uma princesa, que ficaram expostos na Mostra Cultural.

Ficamos gratos a cada família pelo cuidado e carinho que tiveram com a atividade.

CréditosProfessoras: Mariana Penchele Nubia Almeida

Famílias do Maternal criam bonecos de pano que são um sucesso!

Boneca de pano

6

Na Turma do Carinho, plantar, cuidar diariamente e observar o crescimento dos minivegetais proporcionou uma experiência espetacular, pois as crianças se conscientizaram de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão do nosso planeta.

Com o objetivo de sensibilizar governos e sociedade sobre a importância da contribuição da agricultura familiar como instrumento econômico na busca por uma sociedade mais justa e harmoniosa, a Unesco escolheu a agricultura familiar como tema para o ano de 2014.

Sabendo-se que é na Educação Infantil que plantamos a “sementinha” da consciência ambiental e conhcendo os problemas associados à falta dela, estimulamos os alunos a desenvolverem habilidades, atitudes, motivações e compromissos de modo a trabalhar individualmente e coletivamente na busca de soluções e prevenções desses problemas.

E na Turma do Carinho não foi diferente, escolhemos os minivegetais como tema por serem atraentes pelo seu pequeno tamanho. A partir daí realizamos excursão, pesquisas informativas e ilustrativas para a escolha dos vegetais a serem plantados, seu tempo para brotar, cuidados, valores nutritivos, sugestões de consumo, etc.

Após esse estudo, chegou a hora de “mãos à obra”. Todo o processo foi rico em aprendizagem, desde o contato com a terra, a escolha das sementes a serem plantadas, até o acompanhamento diário e o cuidado com a plantação. Regar, transplantar, tirar matinhos e espantar formigas é um exercício de paciência e perseverança, porém recompensador, afinal a natureza nos brinda com a transformação de pequenas sementes em vegetais – abobrinha, pepino, tomate e cenoura – viçosos e coloridos. Confiram nossa fantástica experiência!

CréditosProsessora: Priscila Cristina Toscano de Morais

Projeto Minivegetais

7

Diariamente a Turma da Amizade utiliza as brincadeiras e os jogos para enriquecer suas vivências pessoais e com os outros. As brincadeiras e os jogos infantis têm suas características e evolução próprias, que desenvolvem-se juntamente com a criança e com suas vivências com o meio.

Por meio dos jogos com regras, criam-se também estratégias e limites para conviver em grupo e estimula-se a cooperação e a competição positiva.

Como conteúdo do Livro Pitágoras, a proposta era realizar com os alunos brincadeiras que estimulassem capacidades cognitivas e afetivas. Segundo Piaget, o jogo inscreve-se em um conjunto de ações, acompanhando os estágios de desenvolvimento da criança, partindo de patamares simples para mais complexos.

Os alunos foram para a área externo do Colégio e tiveram a oportunidade de brincar de elástico e dominó. Eles se divertiram e aprenderam bastante com todas as brincadeiras.

CréditosProfessora: Rafaela Roveda

Brinquedos e brincadeiras é com a Turma da Amizade!

Brincando de elástico e dominó, aprendemos a competir de modo positivo

Em reconhecimento à contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e para a erradicação da pobreza no mundo, a Ano Internacional da Agricultura Familiar está sendo celebrado neste ano de 2014 por escolha da Unesco.

Para ampliar nossos conhecimentos sobre o tema, resolvemos pesquisar as plantas que utilizamos para fazer os chás que, além de nos alimentar, são saborosos e podem nos auxiliar na cura e prevenção de algumas doenças.

Além de pesquisas, fizemos excursões em sítios e hortas que cultivam essas plantas. Reconhecemos o solo como um ambiente onde habitam seres de várias espécies.

Estudamos a importância de todos os cuidados que devem ser tomados no processo de plantio, como molhar as plantas, deixá-las próximas à claridade, retirar matos, dentre outros. Observamos a germinação e até visitamos o laboratório de biologia do Colégio Pitágoras com o auxílio da professora e bióloga Cássia Maria de Carvalho Miranda Moreira, que pôde responder a algumas perguntas dos alunos.

A avaliação foi constante – todos os dias observando as curiosidades, o envolvimento e o interesse das crianças pelo projeto, valorizando e utilizando os recursos naturais.

Como escolhemos algumas sementes para plantar, cultivar e registrar, não poderíamos deixar de experimentar alguns chás feitos a partir delas.

O projeto realmente favoreceu muitas aprendizagens e desenvolveu aromas, sabores e sentimentos.

CréditosProfessora: Tamira Sarsur

A Turma da Alegria estudou e experimentou a importância das plantas em nossa saúde, como prevenção e até cura de algumas doenças.

Plantas medicinais: espécies vegetais curame previnem doenças

8

Colégio Pitágoras Cidade Jardimwww.pitagorascidadejardim.com.br

/pitagorascolegio/pitagorascol