informativo do c.e.i.j. -...

8
BOLETIM BOLETIM BOLETIM BOLETIM BOLETIM Informativo do C.E.I.J. Informativo do C.E.I.J. Informativo do C.E.I.J. Informativo do C.E.I.J. Informativo do C.E.I.J. Ano 25 - n o 263 - SANTOS, JULHO/AGOSTO DE 2015 Centro Espírita “ISMÊNIA DE JESUS” - CASA DOS POBRES - 78 Anos No Brasil, como em vários países, discute-se a prática de procedimentos que comprometem a vida em várias de suas etapas. A Federação Espírita Brasileira mantém, há duas décadas, a Campanha Em Defesa da Vida e se envolve ativamente em mobilizações nacionais que tenham em comum este objetivo, principalmente aquelas relacionadas com orientações e ações que evitem a legalização do aborto. Esta experiência brasileira e os relatos sobre os contextos dos diversos países provocaram análises e intercâmbios em reuniões do Conselho Espírita Internacional, balizando propostas de atuação do Movimento Espírita em cada um deles. Como consequência, recentemente foi definido o tema central “Em Defesa da Vida” para o 8 o Congresso Espírita Mundial, programado para Lisboa (2016). Os posicionamentos e ações espíritas devem estar respaldados na obra inaugural da Codificação Espírita: Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem? “O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal.”¹ Vivemos, conforme anotou Emmanuel, momentos de aferição de valores.² Há advertências da Espiritualidade superior no sentido de que não se reincida em situações do passado, nas quais não havia respeito à vida corpórea. Aliás, o sexagenário romance Ave, Cristo! comove os leitores com as cenas de perseguições e de sacrifícios humanos. É chegado o momento em que precisamos valorizar o corpo, como “o primeiro empréstimo recebido pelo Espírito trazido à carne”.³ ¹KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. 92. ed. 2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2012. q. 880. ²XAVIER, Francisco C. A caminho da luz. Pelo Espírito Emmanuel. 37. ed. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2012. Introdução, p.13. ³VIEIRA,Waldo. Conduta espírita. Pelo Espírito André Luiz. 32. ed. 1. imp. Brasília: FEB, 2012. cap. 34. Preservação da Vida Viver é o primeiro de todos os direitos naturais do homem.” - Allan Kardec

Upload: phungmien

Post on 10-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

BOLETIMBOLETIMBOLETIMBOLETIMBOLETIMInformativo do C.E.I.J.Informativo do C.E.I.J.Informativo do C.E.I.J.Informativo do C.E.I.J.Informativo do C.E.I.J.

Ano 25 - no 263 - SANTOS, JULHO/AGOSTO DE 2015

Centro Espírita “ISMÊNIA DE JESUS” - CASA DOS POBRES - 78 Anos

No Brasil, como em vários países, discute-se a práticade procedimentos que comprometem a vida em várias desuas etapas. A Federação Espírita Brasileira mantém, háduas décadas, a Campanha Em Defesa da Vida e se envolveativamente em mobilizações nacionais que tenham emcomum este objetivo, principalmente aquelas relacionadascom orientações e ações que evitem a legalização doaborto.

Esta experiência brasileira e os relatos sobre oscontextos dos diversos países provocaram análises eintercâmbios em reuniões do Conselho EspíritaInternacional, balizando propostas de atuação doMovimento Espírita em cada um deles. Comoconsequência, recentemente foi definido o tema central“Em Defesa da Vida” para o 8o Congresso EspíritaMundial, programado para Lisboa (2016).

Os posicionamentos e ações espíritas devem estarrespaldados na obra inaugural da Codificação Espírita:

Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem?“O de viver. Por isso é que ninguém tem o de atentar

contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que querque possa comprometer-lhe a existência corporal.”¹

Vivemos, conforme anotou Emmanuel, momentos deaferição de valores.² Há advertências da Espiritualidadesuperior no sentido de que não se reincida em situaçõesdo passado, nas quais não havia respeito à vida corpórea.Aliás, o sexagenário romance Ave, Cristo! comove osleitores com as cenas de perseguições e de sacrifícioshumanos.

É chegado o momento em que precisamos valorizaro corpo, como “o primeiro empréstimo recebido peloEspírito trazido à carne”.³¹KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Trad. Guillon Ribeiro. 92. ed.2. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2012. q. 880.²XAVIER, Francisco C. A caminho da luz. Pelo Espírito Emmanuel.37. ed. 4. reimp. Rio de Janeiro: FEB, 2012. Introdução, p.13.³VIEIRA,Waldo. Conduta espírita. Pelo Espírito André Luiz. 32. ed.1. imp. Brasília: FEB, 2012. cap. 34.

Preservação da Vida“Viver é o primeiro de todos os direitos

naturais do homem.” - Allan Kardec

Page 2: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

2 - BOLETIM INFORMATIVO - C.E.I.J.

Convencionou-se, ao longo do tempo, que a oração éum recurso emocional e psíquico para rogar e receber

benefícios da Divindade, transformando-a em instrumentode ambição pessoal realmente distante do seu altosignificado psicológico.

A oração é um precioso recurso que faculta aaquisição da autoconsciência, da reflexão, do exame dosvalores emocionais e espirituais que dizem respeito àcriatura humana.

Tornando-se delicado campo de vibrações especiais,enseja a sintonia com as forças vivas do universo,constituindo-se veículo de excelente qualidade para avinculação da criatura com o seu Criador.

Todos os seres transitam vibratoriamente em faixasespeciais que correspondem ao seu nível evolutivo, aoestágio intelecto-moral, às aspirações e atos, nos quais sealimentam e constroem a existência.

A oração é o mecanismo sublime que permite amudança de onda para campos mais sensíveis e elevadosdo cosmo.

Orar é ascender na escala vibratória da sinfoniacósmica.

Em face deste mecanismo, torna-se indispensável quese compreenda o significado da prece, sua finalidade e amaneira mais eficaz, através da qual se pode alcançar oobjetivo desejado.

Inicialmente, orar é abrir-se ao amor, ampliar o círculode pensamentos e de emoções, liberando-se dos habituaise viciosos, a fim de se criar novos campos de harmoniainterior, de forma que todo o ser beneficie-se das energiashauridas durante o momento especial.

A melhor maneira de se alcançar esse parâmetro éracionalmente louvar a Divindade, considerando agrandeza da Criação, permitindo-se vibrar no seu conjunto,como seu filho, assimilando as incomparáveis concessõesque constituem a existência.

Considerar-se membro da família universal, tendo emvista a magnanimidade do Pai e sua inefável misericórdia,enseja àquele que ora o bem-estar que propicia a captaçãodas energias saudáveis da vida.

Logo depois, ampliar o campo do raciocínio em tornodos próprios limites e necessidades imensas, predispondo-se a aceitar todas as ocorrências que dizem respeito ao seuprocesso evolutivo, mas rogando compaixão e ajuda, a fimde errar menos, acertar mais e de maneira edificante opasso com o bem.

Nesse clima emocional, evitar a queixa doentia, amorbidez dos conflitos e exterioridades ante a magnitudedas bênçãos que são hauridas, apresentando-se desnudadodas aparências e circunlóquios da personalidadeconvencional.

Não é necessário relacionar sofrimentos, nemexplicitar anseios da mente e do coração, porque o Senhorconhece a todos os seus filhos, que são autores dos próprios

destinos e ocorrências, mediante o comportamento mantidonas multifárias experiências da evolução.

Por fim, iluminado pelo conhecimento da própriapequenez ante a grandeza do Amor, externar o sentimentode gratidão, a submissão jubilosa às leis que mantêm oarquipélago de astros e a infinitude de vidas.

*Tudo ora no cosmo, desde a sinfonia intérmina dos

astros em sua órbita, mantendo a harmonia das galáxias,até os seres infinitesimais no mecanismo automático dereprodução, fazendo parte do conjunto e da ordemestabelecidos.

Em toda parte vibra a vida nos aspectos maiscomplexos e simples, variados e uniformes. Sem qualqueresforço da consciência, circula o sangue por mais de 150mil quilômetros de veias, vasos, artérias, em ritmo própriopara a manutenção do organismo humano, tanto quantode todos os animais.

Funções outras, mantidas pelo sistema nervosoautônomo, obedecem a equilibrado ritmo que as preservaem atividade harmônica.

As estações do tempo alternam-se, produzindo asvariadas manifestações dos organismos vivos, dentro dedelicadas ondas de luz e de calor que lhes facultam aexistência, a manifestação, o desabrochar, oadormecimento, a espera...

O ser humano, enriquecido pela faculdade de pensare dotado do livre-arbítrio, que lhe propicia escolher, atadoàs heranças do primarismo da escala animal ancestral poronde transitou, experiência mais as sensações do imediatodo que as emoções da beleza, da harmonia, da paz, dasaúde integral.

Reconhece o valor incalculável do equilíbrio, noentanto, estigmatizado pela herança do prazer hedonista,entregasse-lhe à exorbitância até a exaustão, ou permite-se sucumbir pela revolta nos transtornos de conduta comoforma de imposição grotesca.

Ao descobrir a oração, logo se permite exaltar falsasou reais necessidades, desejando respostas imediatas,soluções mágicas, para atendê-las, distantes do esforçopessoal de crescimento e de reabilitação.

É claro que não alcança as metas propostas, aqueleque assim procede, pois que ainda não pode percebê-las,por nele faltarem os requisitos básicos para oestabelecimento da harmonia interior.

A oração é campo onde se expande a consciência e oEspírito eleva-se aos páramos da luz imarcescível do amorinefável.

Quem ora, ilumina-se de dentro para fora, tornando-se uma onda de superior vibração em perfeita consonânciacom a ordem universal.

O egoísmo, os sentimentos perversos não encontramlugar na partitura da oração. Torna-se necessário desfazer-se desses acordes perturbadores, para que haja sincro-

A psicologia da oração

Page 3: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

BOLETIM INFORMATIVO - C.E.I.J. - 3

BOLETIM INFORMATIVOC.E.I.J.

Órgão Informativo doCentro Espírita “Ismênia de Jesus”

CASA DOS POBRESRua Campos Melo, 312

Santos - S.P. CEP. 11.015-012Tel. (13) 3202-8080Fax (13) 3202-8083

[email protected]ável pelo Informativo:

Silvio Ricardo [email protected]

Produção Gráfica:Demar Gráfica Editora Ltda

Tel. (13) 3222-2656Periodicidade: Bimestral

Tiragem: 2.500 exemplares

Expositores do Mês

Segundas-Feiras (20h)

Dia 03 - Paulo Roberto

Dia 10 - Vansan

Dia 17 - Altivo Ferreira

Dia 24 - Dr. Hélcio

Dia 31 - Dr. Fernando Guimarães

Terças-Feiras (15h)

Dia 04 - Rita Guedes

Dia 11 - Domeiver Verni

Dia 18 - Ângela Caneo

Dia 25 - Claudia Cassiano

JulhoJulhoJulhoJulhoJulho AgostoAgostoAgostoAgostoAgosto

Segundas-Feiras (20h)

Dia 06 - Dadvidson Lamela

Dia 13 - Margarete

Dia 20 - Altivo Ferreira

Dia 27 - Miguel Pasquarelli

Terças-Feiras (15h)

Dia 06 - Dr. Rodrigo

Dia 14 - Rita Guedes

Dia 21 - Cláudia Cassiano

Dia 28 - Ângela Caneo

Faça sua doação para as obrasAssistênciais do C.E.I.J.

Banco do Brasil S/A

Agência: 3145-3 - C/C: 106-6

Visite nosso canal no Youtube.com:www.youtube.com/user/ismeniadejesus

nização do pensamento com as dúlcidas notas damusicalidade divina.

A psicologia da oração é o vasto campo dossentimentos que se engrandecem ao compasso dasaspirações dignificadoras, que dão sentido e significado àexistência na Terra.

Inutilmente, gritará a alma em desespero, rogandosoluções para os problemas que lhe compete equacionar,mesmo que atraindo os Numes tutelares semprecompadecidos da pequenez humana.

Se não ocorre sintonia entre aquele que ora e a fonteexuberante de vida, as respostas, mesmo quandooferecidas, não são captadas pelo transtorno da menteexacerbada.

*Quando desejares orar, acalma o coração e suas

nascentes, assumindo uma atitude de humildade e deaceitação, a fim de que possas falar àquele que é o Pai demisericórdia, que sempre providencia todos os recursosnecessários a que o homem conquiste a sua plenitude.

Convidado a ensinar aos seus discípulos a melhormaneira de expressar a oração, Jesus foi taxativo e gentil,propondo a exaltação ao Pai, em primeiro lugar, e, emseguida, as rogativas e a gratidão, dizendo:

– Pai Nosso, que estais no céu... Entrega-te, pois, aDeus, e nada te faltará, pelo menos, tudo aquilo que sejaimportante à conquista da harmonia, mediante a aquisiçãoda saúde integral.

Joanna de Ângelis(Página psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, na manhãdo dia 29 de outubro de 2012, em Sydney, Austrália.)

Page 4: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

4 - BOLETIM INFORMATIVO - C.E.I.J.

Evangelização Espírita Ismênia de JesusHorário: 19h45min às 21h - Dia: Segunda-Feira

Turmas:Jardim – 3 anos à 5 anos * 1º Ciclo – 6 anos à 8 anos * 2º Ciclo – 9 anos à 11 anos

VEJA AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS NOSSOS EVANGELIZANDOS!

Jardim: Aula sobre “Importância da Evangelização Espírita”Objetivo: reconhecer a importância de participar da evangelização

infantil como um meio de evolução e identificar seus participantes.Atividade desenvolvida: Montagem de mural sobre evangelizandos e

evangelizadores

1º ciclo: Aula sobre “Vida em Família”Objetivo: Reconhecer que a família não se forma por acaso, mas porcompromissos, necessidades e afinidades de seus integrantes.Atividade desenvolvida: quebra-cabeça com diferentes tipos de família.

No dia 1/06/2015 os evangelizandos demonstraram alguns temastrabalhados durante este semestre. O tema geral do evento foi

“Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto.Todas as aulas da evangelização iniciam com uma prece a fim de que nos

sintonizemos com a espiritualidade e Deus, nosso querido pai e criador.Assim aturma do 2º Ciclo dramatizou este tema.

O Espiritismo foi codificado graças ao trabalho de uma falange deespíritos encarnados e desencarnados e ao trabalho de um espírito queassumiu essa tarefa com grande dedicação, Allan Kardec. Para contaruma breve trajetória de vida de Allan Kardec a turma do 1º Ciclo fezuma dramatização.

Somos espíritos eternos,criados por Deus, mas a cadaencarnação recebemos umcorpo a fim de evoluirmos.Para desenvolver o temacorpo e espírito a turma doJardim contou uma história.

Apresentação da Evangelização Espírita da Infância.

Público presente

Page 5: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

BOLETIM INFORMATIVO - C.E.I.J. - 5

Aos pais espíritas“Deixai vir a mim os pequeninos...” – Jesus

Se já recebestes as luzes do conhecimento espírita,porfiai por extrapolá-las além do vosso mundo íntimo,beneficiando a quantos vos constituem a seara familiar.

O conhecimento enobrecedor é qual sol de radiosasbênçãos necessitando expandir-se na direção de muitospara que jamais se estiole nos arsenais do egoísmo.Iluminai vosso lar com os ensinamentos que a DoutrinaEspírita vos proporcionou ao conforto da existência.

Seja, igualmente, espírita, como vossa realidadecristã, o lar que erigistes em nome do amor, quer nosexemplos do cotidiano, quer nos testemunhos ante acomunidade espreitadora. Seja, de igual modo, espírita, aprole que o Pai vos confiou à vigilância docoração.

Conquanto vos rogue especial interessee carinho na meditação da palavra de Jesus,venho suscitar-vos a análise da questão 383de O livro dos espíritos, quando as vozescelestes nos forneceram excelentes informesem torno das responsabilidades paternasdiante da reencarnação.

Transcrevemos, colaborando napesquisa, o parágrafo que destacamos nesteregistro: “Encarnando, com o objetivo de seaperfeiçoar, o Espírito, durante esse período [a infância],é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lheauxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuiros incumbidos de educá-lo”.

Não negligencieis, pois, com os vossos encargosmaiores.

Olvidarmos a educação da criança ou do jovem serácontribuirmos para a decadência da Humanidade.

Por certo, a pediatria garantirá a higidez do homem,tanto quanto a instrução burilará os arraiais da cultura.

Mas, somente a educação, principiada a partir do lar,será garantia da paz e do equilíbrio mundial a que todosalmejamos em nome da concórdia e da fraternidade.

Jamais titubeeis ante vossos deveres fundamentais.Oferecei aos rebentos de vosso amor o amor de vossa

dedicação a Jesus.

Se vosso carinho é capaz de selecionar o melhoralimento para a saúde da prole, o mais eficiente agasalhopara cobrir-lhe a nudez, o medicamento indispensável àmanutenção da saúde, nunca poderá ser omisso na escolhadas verdades espirituais que auxiliarão no adiantamentomoral que o Espírito requer.

Descobristes os celeiros da Doutrina, um tantoavançado em idade, contemplando os filhos amadurecidosno corpo? Tanto melhor! O testemunho de vossaexperiência será o mais veemente apelo a que excursionemconvosco pelos novos horizontes da fé que raciocina.

Albergais junto ao coração os filhinhos implumes,frágeis ornamentos da vinha doméstica? Melhor ainda!Tendes uma semeadura valiosa a desenvolver ante osdesafios do tempo.

Não cultiveis a enganosa suposição de que os assuntosreligiosos devam aguardar a maioridade dosfilhos para a livre escolha de seus roteiros defé.

Ensino que vem tardio é qual semeadurafora do tempo. Malbaratam-se as horas eperdem-se as sementes.

Auxiliai vossos filhos, crianças oujovens, preparando-lhes o porvir, conscientesde que exibirão no futuro, aqueles mesmoscaracteres que lhes plasmardes agora, paraaprimorar, em seguida, os tesouros de fé eidealismo que lhes apresentais hoje.

Será justo examinardes, quanto antes, vossa posiçãofrente à Vida.

Há lares em soledade e tédio, no presente, carpindo oabandono imposto, no pretérito, aos filhos.

Responsabilidade que assumimos é deverintransferível em nossa conta espiritual.

E aquele que se omite de seus encargos com plenaconsciência das obrigações a desempenhar será,invariavelmente, o devedor maior ante o inapelávelTribunal da Consciência.

Guillon RibeiroFonte: Página psicografada em reunião pública da Casa Espírita Cristã,em 7 de agosto de 1970, em Vitória (ES), pelo médium Júlio CezarGrandi Ribeiro e publicada em Reformador, out. 1976, p. 302 e 303.In: DUSI, Miriam M. (Coord.). Sublime sementeira: Evangelizaçãoespírita infanto-juvenil. 2. reimp. Brasília: FEB, 2012. pt. 2, it. 15, p.201 a 203.

Auxiliaivossosfilhos,

crianças oujovens,

preparando-lhes o porvir

Page 6: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

6 - BOLETIM INFORMATIVO - C.E.I.J.

O C.E.I.J. oferece todos os dias do ano, refeição diária aosnecessitados do pão material e espiritual das 12h30 às 14h.

Em média 180 pessoas são atendidas diariamente.Com o objetivo de mantermos essa atividade e até incrementá-la,solicitamos toda e qualquer doação de gêneros alimentícios,

aparelho de barbear, sabonetes e roupas.Os assistidos, encontram instalações adequadas para sua saúde e higiene.

Às 12h45 no salão, ouvem um expositor sobre vários temas, logo após, às 13h,dirigem-se ao refeitório, onde já está a mesa servida.

Uma equipe de voluntários, nesse horário, seguindo uma escala, fornece o apoio necessário.

ESPIRITISMO

“O Livro dos Espíritos” - “O Livro dos Médiuns”“O Evangelho Seg. o Espiritismo” - “O Céu e o Inferno” - “A Gênese”

VISITE NOSSA LIVRARIA E NOSSA BIBLIOTECA, VOCÊ ENCONTRARÁUM VASTO ACERVO COM AS PRINCIPAIS OBRAS DA DOUTRINA ESPÍRITA.

Comece pelo começoComece pelo começo

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Leia Kardec, Sinta Kardec, Estude Kardec

Page 7: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

BOLETIM INFORMATIVO C.E.I.J. - 7

24/05 - Almoço de Massas

13 e 14/06 - Sest / Senat

15/08 - Noite dos Caldos

24/10 - Noite da Pizza

22/11 - Viagem à RibeirãoPires

12/12 - Confraternizaçãodos Tarefeiros

Cadastre-seCadastre seu e-mail para receber o

Boletim Eletrônico do C.E.I.J.Envie um e-mail para: [email protected]

Frequentemente, anseias por segurança etranquilidade, no entanto, é forçoso não esquecer que paze estabilidade estão em ti e se irradiam de ti.

Se o tumulto te rodeia, envia pensamentos deharmonia aos que se emaranham nele, desejando-lhesreajuste.

Ante conflitos que surjam, silencia projetandovibrações de entendimento a quantos se lhe fazem vítimas,aspirando a vê-los repostos na luz da fraternidade.

À frente de companheiros entregues à desesperação,imagina-te a envolvê-los em serenidade, rearticulandolhes o otimismo e a esperança.

Perante o desequilíbrio de alguém, auxilia a essealguém com os teus votos íntimos de recuperação erepouso.

Se te vês ao lado de um enfermo, detém-te meditarem melhora e restauração, augurando-lhe saúde e alegria.

Diante de irmãos abatidos e tristes, canaliza para

eles a tuas mais amplas ideias de reconforto.Quando ouvires uma pessoa imatura ou portadora

de conversação menos feliz, busca socorrê-la sempalavras, encaminhando-lhe mensagens inarticuladas decompreensão e simpatia.

Se te recordas de amigos ausentes, mentaliza apoioe bondade, relativamente a eles, a fim de protegê-los eanimá-los na execução dos compromissos que abraçam

Saibamos suprimir sentimentos, ideias, atitudes,palavras e ações, tudo o que relacione com ressentimento,perturbação, ódio, azedume, amargura ou violência e,trabalhando e servindo no bem de todos, procuremos agire pensar em paz, doando paz aos que nos compartilham avida.

O Reino dos Céus é luz de amor em refúgio de paze não nos será lícito olvidar que Jesus, a cada um de nós,afirmou convincente: - “Não procures o Reino de Deusaqui ou além, porque o Reino de Deus está dentro de ti.”

ENCONTRO DE PAZPelo Espírito Emmanuel. Psicografia de Francisco Cândido Xavier.

“A maior caridade que podemos fazer paraa Doutrina Espírita é a sua própria divulgação.”

Emmanuel

Page 8: Informativo do C.E.I.J. - ismeniadejesus.org.brismeniadejesus.org.br/resources/boletim/Boletim_263_bim.pdf · “Espiritismo” e cada turma abordou um aspecto. Todas as aulas da

C.E.I.J. - Centro Espírita "Ismênia de Jesus"CASA DOS POBRES # Fundado em 01/01/1937

Sede Santos - R. Campos Melo, 312 - Tel. (13) 3202-8080 / Tel/Fax (13) 3202-8083www.ismeniadejesus.org.br E-mail : [email protected]

Sub-sede Ribeirão Pires - R. Cap. José Galo, 1074 e 1514 - Tel. (11) 4828-1146 ou 4828-3103

Atividades em Santos

Segunda-feira13h - Departamento de Costura.13h30 às 16h30 - Curso de Patchcolagem.19h - Esperanto.19h - Atendimento Fraterno, Orientações.19h45 - Mocidade Espírita e Evangelização Espírita Infanto-Juvenil.20h - Palestra e Passes.

Terça-feira13h - Departamento de Costura.13h - Curso Família Saudável / Gestantes14h15 - Atendimento Fraterno, Orientações.15h - Palestra e Passes.20h - Reunião Privativa - Desobsessão,20h - EGESE - Estudo em Grupo do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Quarta-feira20h - 1a - 3a e última semana - Estudo Mediúnico e Vibrações.

Quinta-feira13h - Curso Família Saudável / Artesanato.20h - IEDE - Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita.20h - ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.20h - EADE - Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita.

Sexta-feira09h - Cine C.E.I.J. (Atividade para os irmãos do Prato de Sopa)15h - Reunião quinzenal da Diretoria Executiva.20h - Reunião Privativa - Desobsessão.

Sábado15h - Grupo de Visita Fraterna “Maria Dolores”.

Campanhas Permanentes

Campanha do Enxoval para Recém-nascidoArrecadação de peças para composição de enxovais.

Campanha Prato de SopaArrecadação de gêneros alimentícios, aparelhos de barbear, sabonetes, roupas, etc.

Campanha do ReaproveitamentoRecebimento de doações de móveis, roupas, utilidades domésticas, livros, brin-quedos, etc.

Campanha colaborador ContribuinteSeja um Colaborador Contribuinte do CEIJ e ajude a manter suas Obras Assistenciais.

Campanha Faça uma Criança SorrirApadrinhe uma criança da Creche “Ismênia de Jesus” para fornecer a tradicio-nal Sacolinha de Natal.

Setor de Promoções

Bazar de Móveis:Móveis usados e restaurados, onde

você encontra de tudo.Venha conhecer nosso acervo.Av. Cons. Nébias, 395 e 397

(13) 3233-9257 ou 3233-9106

Doações:Tudo o que tiver aproveitamento.

Móveis, roupas, brinquedos,utilidades domésticas, etc...

Você pode entregar àR. Campos Melo, 312,

ou solicitar o recolhimento.Disque Doações(13) 3202-8080

Colaborador Contribuinte:Seja um Colaborador Contribuinte

do C.E.I.J.Associe-se a uma casa que tem mais

de 78 anos de história no ServiçoAssistencial na Baixada Santista.Venha conhecer nosso trabalho!

Informações na secretaria.

Roupas:Venha conhecer nosso Bazar de

roupas novas, semi-novase variedades em presentes.

Av. Cons. Nébias, 397 e 399de 2a à 6a das 9h às 18hSábado das 9h às 13h.

Atividades Diárias

Prato de Sopa e EvangelhoTodos os dias às 12h30

Creche "Ismênia de Jesus"de 2a à 6a das 7h às 17h.

Escola Espiritualista"Ordem e Progresso"

Ensino Fundamental e MédioPeríodo Integral para alunos do

1o ao 5o Ano do Ensino Fundamental.