informativo colégio santa marcelina 2012

28
Informativo | 2012

Upload: artur-borges-lisboa

Post on 11-Mar-2016

317 views

Category:

Documents


37 download

DESCRIPTION

Informativo

TRANSCRIPT

Informativo | 2012

10060

1912/2012

1952/2012

anos

de brasil

de bH

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 3

Apresentação

É com grande júbilo que iniciamos o ano le-tivo de 2012, pois se todos os anos temos inúme-ros motivos para agradecer a Deus, este é um anoespecial para nós, Marcelinas: comemoramos ocentenário das Irmãs Marcelinas no Brasil e os 60anos de presença em Belo Horizonte.

São gerações e mais gerações que carre-gam em seus corações a semente da edu-cação marcelina. Uma educaçãopautada na fomação de valores huma-nos e cristãos, comprometida com aformação integral do serhumano, atenta aossinais e deman-das dos temposatuais.

Acreditamosque uma congrega-ção educacional queatravessa todos estesanos tem muito a co-memorar. Vivenciamosum século de impor-tantes transformaçõescientíficas, geohuma-nas, tecnológicas, com-p o r t a m e n t a i s ,geopolíticas e econômi-cas, às quais a educação Marcelina estevesempre atenta, acompanhando a evolução glo-bal, firme em seus princípios formando e edu-cando crianças e adolescentes no espírito defamília marcelino, tornando-se cidadãos éti-cos e profissionais competentes no seio da so-ciedade brasileira.

Hoje continuamos esta história, construindoo conhecimento nesta árdua e nobre missão deeducar. Dia após dia, temos páginas a escrever edesafios a vencer; limites a superar e sonhos a

realizar; vitórias a alcançar e sucessos a conquis-tar; ideais a construir sem jamais desistir. A edu-cação não é obra isolada de uma ou váriaspessoas, ela é fruto do trabalho contínuo da fa-mília e de toda a comunidade educativa.

Congratulamo-nos com todos poreste momento histórico de nossa Con-

gregação e agradecemos o apoio defuncionários, professores, alunos,pais e da sociedade por esta con-

quista. Que a nossaeducação seja luz e

guia na formaçãode novas compe-tências e grandesempreendedores,

sempre a serviçode nosso povo, por-

que acreditamos quesó a educação, em qual-

quer tempo e em qual-quer circunstância, faz adiferença.

Pedimos a Deus, pelaintercessão de Santa Mar-celina, nossa mestra e mo-

delo, que continue nosabençoando e nos condu-

zindo com sua sabedoria divina, para que conti-nuemos vivendo com intensidade o carismaeducativo Marcelino e formando outras tantasgerações para o Reino de Deus e para nosso país.

Ir. Roseli Teresinha HartDiretora Pedagógica

“A educação não é obra isolada de uma ou várias pessoas, ela é fruto do trabalho contínuo da família e

de toda a comunidade educativa”.

O ideal Marcelinode educação

A missão da educação Marcelina tem por princípioformar, ensinar e evangelizar o homem para que ele sejafeliz. Educar à luz da sabedoria cristã e do conhecimentopara que transforme o meio em que vive, tornando-o umcidadão capaz de ser exemplo a ser seguido. A direção dasescolas marcelinas, professores, funcionários, pais e alu-nos buscam uma educação fraterna e compartilhada.Uma educação capaz de ser luz e sabedoria.

4 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 5

Nestaedição

Apresentação 3

O ideal Marcelino 4

100 anos da Congregação Marcelina no Brasil 7

Os 60 anos do Colégio Santa Marcelina em Belo Horizonte 8Sua trajetória 10Espaços de Arte e Cultura, Ciência e Arte, Esporte e Lazer 14Atividades Extraclasse 16Entidades estudantil e sociais 19

Aplausos dos ex-alunos 20

Nossos educadores 22

Cronograma 2012 25

6 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

Santa MarcelinaMarcelina nasceu em Roma, em 327, na ilustre família dos Ambrosiis, sob o Im-

pério de Constantino Magno. Em uma época de profundas mutações culturais, a fa-mília de Marcelina era cristã. Aos 13 anos de idade, com a morte precoce do pai, voltoupara Roma, com a família. Antes dos 20 anos, perdeu também a mãe, ficando com aresponsabilidade da educação dos irmãos. Em Roma, Sátiro e Ambrósio foram con-fiados aos melhores mestres, dedicando-se com sucesso, a estudos jurídicos. Ela en-tregou-se a servir o próximo. Em 372, Ambrósio foi eleito governador em Milão. Sátirofoi nomeado para uma prefeitura. Dois anos depois, Ambrósio foi eleito Bispo de Milão,e Marcelina tornou-se a sua auxiliar na sede milanesa. Embora no silêncio de sua vidarecolhida, desenvolveu um apostolado eclesial, participando das solicitações do BispoAmbrósio, orientando-o a lutar corajosamente em defesa da justiça e da fé. Marcelinamorreu em 17 de julho, pouco tempo após o falecimento do seu irmão Ambrósio, efoi sepultada em Milão, na Basílica Santambrosiana. A voz do povo a proclamou santa.Realizam-se, assim, as palavras do Papa Libério: “Muitos jovens te seguirão...”

O FundadorO Beato Luigi Biraghi, nascido em Vignate (Milão), em 2 de novembro de 1801, foi

sacerdote exemplar, sempre fiel a Cristo e à Igreja. Nos seminários da diocese mila-nesa instruiu e guiou os jovens que lhe foram confiados. Doutor e vice-prefeito da Bi-blioteca Ambrosiana, dedicou seus estudos ao serviço da fé. Faleceu em Milão em 11de agosto de 1879.

O Começo A Congregação Marcelina foi fundada em Cernusco, Milão - Itália, em 1838, por

Monsenhor Luis Biraghi (1801–1879). Biraghi era um homem de grande cultura e atentoàs questões sociais de seu tempo. Viveu em uma Itália devastada pelas guerras. Porisso, acreditava que era preciso educar bem as mulheres, as grandes responsáveis pelaformação das futuras gerações.

Em 22 de setembro de 1838, ele celebrou a missa que marcaria o nascimento daCongregação junto de Madre Marina Videmari e outras quatro colaboradoras. Biraghielegeu Santa Marcelina como a padroeira da Congregação por ser ela a educadora deseus dois irmãos, Sátiro e Ambrósio, órfãos muito cedo. Marcelina fez deles sábios esantos e, por isso, sua obra sintetizava bem as aspirações de Biraghi para a Congrega-ção que acabava de fundar, tendo como pedagogia a busca do saber para transformar.

Ganhou o MundoAlém da Itália, a Congregação Marcelina se instalou na França, Inglaterra, Suíça,

Albânia, no Brasil, México, Canadá e Benin. Além das escolas e faculdades, as IrmãsMarcelinas atuam em diversos setores da sociedade: hospitais, obras assistenciais epromocionais, asilos, creches, leprosário, educação popular e catequese paroquial.

Congregação Marcelina

Chegada ao brasil 100 Anos | 1912 - 2012

No início do século XX, Botucatu já se constituía em importante polo irradiador de cul-tura. Na segunda metade de 1880, a imigração dos norte-americanos, derrotados na GuerraCivil, propiciou a que Botucatu passasse a ser importante sede do Protestantismo, inclusivecom escolas. A criação da Diocesse de Botucatu, veio com o esforço de Monsenhor PaschoalFerrari. Em 1908, o Papa Pio X instituiu a Diocese de Botucatu, e seu território abrangia 50%do Estado de São Paulo.

Com a criação da Diocese de Botucatu, foi designado como seu 1º Bispo Diocesano, DomLúcio Antunes de Souza, sagrado em Roma, em 15/11/1908, tomando posse em 20 de fevereirode 1909, sendo que Monsenhor Ferrari governou a Diocese em seus primeiros dias.

Por solicitação de Dom Lúcio, diretamente ao Papa, a Congregação de Santa Marcelinafoi escolhida para implantar esse importante projeto educacional, voltado às meninas, emtoda a região. Aos 16 de fevereiro de 1912, decidiu-se fundar uma Casa em Botucatu, tendoà frente a Irmã Antonieta Valentini. Dom Lúcio designara o seu vigário-geral, MonsenhorPascoal Ferrari, para supervisionar a implantação do mais novo educandário da cidade.

COLÉGIO DOS ANJOS | denominação "Colégio dos Anjos" permaneceu até os anos 40,quando, com a reforma do ensino, passou a ser "Instituto Santa Marcelina". Em 1973, o co-légio, que recebia só meninas, passou a ser misto.

EXPANSÃO PELO BRASIL | Com o sucesso do Colégio dos Anjos, em Botucatu, as IrmãsMarcelinas expandem pelo Brasil o seu método de ensino. Assim, surgem os Colégios SantaMarcelina em São Paulo (capital); na Tijuca, Rio de Janeiro; Muriaé e Belo Horizonte, emMinas Gerais; Palmas, no Tocantins; Piraí do Sul, no Paraná; Alto Paraíso, Embratel, e MarcelloCândia, em Rondônia. Sendo que sua Rede Socioeducacional está em Botucatu - Núcleo As-sistencial Madre Marina Videmari; em São Sebastião do Passe, na Bahia, Creche Escola; emTerra Nova, na Bahia, Centro do Menor; e no Rio de Janeiro, Centro Comunitário Vila Marina.

Atuação Por todo o mundo, no Brasil e, especialmente, em Minas Gerais, as Irmãs Marcelinas, a

exemplo de Santa Marcelina, se esforçam para oferecer educação em escolas de todos osníveis de ensino. Também atuam em hospitais, na assistência aos idosos, obras paroquiaise missionárias. O estilo familiar, simples e sereno, tornou-se sua principal característicana educação. O método evangélico “viver junto” forma e educa mais com a força do amore do exemplo do que com palavras. Em todo o Brasil são aproximadamente 25 casas e obrasdirigidas pelas Irmãs Marcelinas.

8 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

Colégio Santa Marcelina de

A chegada a

Minas Gerais Década de 40. O jovem médico, Juscelino Kubits-

chek de Oliveira, assume a prefeitura de Belo Horizontee, à margem de uma lagoa artificial, convida seu amigoe arquiteto Oscar Niemeyer para construir o ComplexoArquitetônico da Pampulha formado pela Igreja de SãoFrancisco de Assis com pinturas de Portinari e escultu-ras de Ceschiatti; a Casa do Baile; o Cassino e o IateGolf Clube.

As famílias da capital mineira e do interior buscamescolas e internatos para seus filhos. A Igreja Católica estápresente e atuante. O primeiro arcebispo de Belo Hori-zonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, quer para sua ar-quidiocese religiosos que se ocupem da educação decrianças e jovens.

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 9

Belo Horizonte

Em Julho de 1948, duas marcelinas,superiora Sophia Marchetti e Ir.Maria Ra-quel Pires, andam pelas ruas de Belo Ho-rizonte, determinadas, em busca de umespaço tranquilo para a construção de umcolégio para alunas internas.

Chegam à Pampulha e dão por esco-lhido o lugar. Dirigem-se a Dom Cabral queas acolhe e aprova a obra e o local. Em 30de setembro de 1949, é assinada a escri-tura da compra do terreno e, em abril de1950, a construção fica sob a responsabili-dade do engenheiro Domenico Marchetti.

Em 19 de julho deste mesmo ano,Monsenhor José Augusto Dias Bicalhobenze o terreno e a pedra fundamentalda capela.

Já no final dos anos cinquenta teminício o Sistema Arquidiocesano de Ensinocom a fundação da Universidade Católicade Minas Gerais (PUC/MG).

E é neste cenário histórico, educa-cional, artístico e de beleza natural quese emoldura a chegada das Irmãs Marce-linas a Belo Horizonte. Em 26 de setem-bro de 1951, um avião da FAB (ForçaAérea Brasileira) aterriza no Aeroportoda Pampulha com as primeiras irmãsque vão trabalhar no colégio e são rece-bidas pela superiora Sophia e Ir. MariaPires. E, em 1952, é inaugurado o ColégioSanta Marcelina de Belo Horizonte, quevem compor a beleza arquitetônica daPampulha, região Noroeste da capital mi-neira, Belo Horizonte.

1 0 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

A Trajetória do Colégio Santa Marcelina

1952São abertas asmatrículas para ocolégio e novasirmãs chegam nomês de janeiro efevereiro. Em 1° defevereiro, começamas aulas do SantoAmbrósio,responsável pelaescola primáriagratuita; em 20 de fevereiro iniciam-se as aulas do cursoprimário e, em 10 demarço, as aulas dasduas primeirasséries do cursoginasial. Tambémtem início emfevereiro o regimede internato, semiinternatoe externato.

1953O colégio ficaconhecido como“casa da luz”, apartir de observaçãofeita pela MadreMaria Eliza Zanchi,em visita ao mesmo.

1954Conclusão de cursoda primeira turmade 4ª série ginasial.

1955Em 11 de maio, aconstrução estáterminada. Dá-se,então a bênção dacapela e aconsagração doaltar. Dom Cabral éo oficiante.

1956Estuda-se a aquisição de um órgão.

1957É criado o ensinoNormal de 2° ciclopara formação deprofessor para ocurso primário.No final da décadade 50, o ColégioSanta Marcelinacontava com maisde 650 alunos, eseguia asorientações doMinistério eSecretaria deEstado daEducação. A comunidade da região da Pampulha desenvolvia-se e o colégio acompanhava ocrescimento daregião.

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 1 1

1959Formatura daprimeira turma docurso Normal.

1962Eleição da primeiradiretora daAssociação de Paise Mestres doColégio.

1964Inaugurado o órgãoda Capelaconstruído pelaempresa VenezianaBalbiani VegezziBossi.

1970Concerto do músicoalemão ErnestUlrich Von Rameke.

1971Os cursos Primárioe Ginasial sefundem e passama ter uma duraçãode 8 anos. Foramcriados os cursos deHabilitaçãoProfissional de 2ºgrau nas áreas deDesenhista dePublicidade eLaboratorista deAnálises Clínicas.Peregrinação àAparecida do Nortecomemorativa dos150º aniversário daIndependência doBrasil.

1973atividades doCurso Normal sãointerrompidas.

1977Confraternizaçãodas ex-alunas emcomemoração aos25 anos do colégio.

1979Comemorações docentenário defalecimento doMonsenhor LuísBiraghi.

1980Uma das primeirasalunas dacongregação, Ir.Maria Ana Sala, ébeatificada em 26de outubro.

1982Dispensadas daobrigatoriedade decursosprofissionalizantes,as escolaspassaramnovamente a darmaior ênfase àformaçãogeral. O ColégioSanta Marcelina foiterminando,gradativamente, oscursosprofissionalizantes eimplantando o cursocientífico.

1983Reativação do CursoNormal.

1984Inauguração doGinásio Esportivo.

2003Em 20 de dezembro,Mons. Luigi Biraghié proclamadoVenerável.Em sua caminhadahistórica, o ColégioSanta Marcelina deBelo Horizonteesteve junto àcomunidade localpor meio de eventos,cedendo o seuespaço físico,realizandoencontros, reuniões,entre outrasatividades.

2004Intenso trabalhopré-capitularrealizado em todasas comunidades;Realização do XXIVCapítulo Geral daCongregação;Mostra culturalfocalizando o temaÁgua.

2005Reorganização dosespaços do colégiopara melhor atenderàs necessidades;.Restauração daspastilhas de vidrotilem todo o prédio;Participaçãoefetiva da comunidadeeducativa na CF“Fraternidade e Paz”.

2006Pintura externa doprédio;Renovação total doparquinho;Peregrinação ascidades italianas deIrmãs e leigos porocasião dabeatificação dofundadorLuigi Biraghi,realizada em Milão;Peregrinação doscolégios marcelinosà Aparecida do Nortecelebrando abeatificação dofundador.

2007Pavimentação dascalçadas com pedra;Construção darampa de acesso aopiso superior.

2008Peregrinação Marcelina a Aparecida do Norte pelos 170anos de fundação daCongregação;Restauração dosvitrais da capeladanificados pelachuva de granizo;Troca das coberturasda entrada dosalunos e pátio derecreação,danificadas pelachuva de granizo;Irmãs e leigosparticiparam daperegrinaçãomarcelina a Lourdescomemorando 170de fundação daCongregação.

1 2 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

1985O ensino de 2º graufoi ampliando Brasilafora. Já não havianecessidade deinternatos paracontinuar osestudos. No SantaMarcelina, o númerode alunos externosaumentava e deinternos diminuía.Os dormitórios eramtransformados emclasses e os espaçosfísicos do colégioadaptados às novasfunções,principalmente, parareceber alunos apartir da 5ª série, noano de 1985.

1986As responsabilidades au-mentavam com aexpansão do colégioe era precisoreestruturar a suadireção. À superiorada comunidadereligiosa caberia adireçãoadministrativa docolégio e uma outrairmã ficaria com adireção pedagógica.

1988Missa em comemoraçãodos 150 anos das IrmãsMarcelinas (1838-1988) edos 45 anos do ColégioSanta Marcelina; 1º Encontro da FamíliaMarcelina em Belo Horizonte/MG.

1989Extinção do cursoNormal (Magistério,de acordo com anova denominação).

2000Encerramento dasatividades da EscolaSanto Ambrósio.

2002É comemorado ocinquentenário doSanta Marcelina emBelo Horizonte, obicentenário denascimento deMosenhor LuigiBiraghi. Estiverampresentes àscomemorações aMadre geral Ir.MariaÂngela Agostoni eIr.Giuseppina Parma.

2009Participação dosalunos no ProjetoEstudantesMarcelinos semFronteiras queintegra Brasil-Canadá eBrasil-México;Restauração doórgão da capela;Pintura interna doprédio.

2010Participação denossos professoresna construção daMatriz Curricular daRede Marcelina deEducação;Cobertura de duasquadras esportivas;Construção darampa de acesso àssalas da EducaçãoInfantil;Revestimento emcerâmica da quadrano pátio interno..

2011Reforma e modernizaçãodo Auditório do ColégioSanta Marcelina. Em 22de setembro implantaçãoda nova LOGOMARCApara toda a Rede de Educação Marcelinas.

2012Centenário da Congregação Marce-lina no Brasil e 60anos do Colégio SantaMarcelina em BeloHorizonte, Minas Ge-rais.

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 1 3

Capela A capela, teve o lançamento da pedra fundamental em 19 de julho de 1950, oficializado pelo

Monsenhor José Augusto Dias Bicalho, vigário geral da Arquidiocese de Belo Horizonte. Somenteem maio de 1955, a obra foi concluída e, em 1993, passou por uma reforma no altar e na entrada.Sua decoração é sóbria e os vitrais inspirados nas invocações da Ladainha de Nossa Senhora.Conta com uma imagem de Nossa Senhora, em madeira do artista Giovanni Tomazellii – Outrapreciosidade são os quadros da Via Sacra, 14 baixos relevos, em cerâmica, do artista De Marchis.Os dois afrescos que encimam as portas laterais da sacristia representam a Assunção de NossaSenhora e Santa Marcelina, obras de um artista beneditino. No frontispício, temos três belos mo-saicos: o do centro representa o Cordeiro de Deus, à esquerda e à direita, anjos em atitude de lou-vor e de oferta.

Órgão balbiani O instrumento musical, inaugurado em 11 de

outubro de 1964, é um dos três existentes em BeloHorizonte. Foi escolhido e montado, especialmentepara o local onde está, pela empresa Balbiani Ve-gezzi Bossi, de Milão, Itália. Possui cerca de 1618tubos sonoros e altura que varia entre alguns milí-metros e cinco metros, peso total de aproximada-mente 7.663 quilos. O órgão veio de Gênova, em 12de maio de 1964, em 24 caixas, sob encomenda dasuperiora Maria R. Pires, organista e diretora do co-légio na época. O instrumento foi montado no coroda capela por Pedro Inglanda, técnico organista, edividido em dois blocos, ladeando o majestoso vitralde Santa Marcelina com seus irmãos S.Sátiro e S.Ambrósio. À direita, ficou o “Organo Expressivo” e àesquerda, o “Grand Organo”. Entre os organistasque tiveram o privilégio de tocar este instrumentoestão Ernest Ulrich Von Kamelke, em 1965, acompa-nhado pelo coral Ars Nova, da UFMG. Além de Re-nato Koch, Heide Schek, Josf Schmithals, jurSonnenschimdt. Robert Wolffersteig, Elisa Freixo eLucas Raposo, jornalista, músico e organista, res-ponsável por zelar pelo instrumento na atualidade.A Capela é aberta à comunidade estudantil e local,e as celebrações eucarísticas, acontecem, diaria-mente, às 6h15min. Aos sábados, às 19h e aos do-mingos, às 8h30min.

Espaços de Educação para a Arte e Cultura,

Ciência e FéEsporte e Lazer

1 4 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 1 5

Ginásio esportivoO ginásio esportivo possui quadras para

a prática de diversos esportes como o vôlei,futsal e basquete. É terceirizado pelo Núcleode Esportes Repique, que, diariamente, desen-volve suas atividades a partir de 17h40min.

AuditórioCom capacidade para 400 pessoas, o au-

ditório. Todo modernizado em 2011 é equi-pado com tecnologia digital para atransmissão de filmes, palestras, ou ativida-des culturais. É utilizado, em sua maioria,para as manifestações artísticas dos alunos.

bibliotecaÉ um espaço utilizado para ouvir e con-

tar histórias, realizar atividades de leitura,pesquisa e empréstimo de livros e interpre-tação de textos. A frequência média é de2900 usuários ao mês e, aproximadamente,1000 empréstimos.

Para acompanhar os acontecimentos na-cionais e mundiais, a biblioteca coloca à dis-posição a hemeroteca, que é a seleção eindexação de artigos e reportagens com fina-lidade didática, no total de 3.818 laudas.Também, encontram-se na biblioteca assina-turas das mais diversas publicações de revis-tas e jornais.A biblioteca possui 20.512 itenscadastrados no sistema entre livros, vídeos,CDs, CD-ROMs e hemeroteca, por meio dosoftware Winisis, distribuído pela UNESCO.

1 6 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

Atividade ExtraclasseProcuramos diversificar e apresentar opções que enriqueçam a nossa ação pedagógica. As ati-

vidades extraclasse estão abertas para a comunidade Marcelina, alunos, familiares, funcionários,amigos e ex-alunos. Os espaços são oportunidades de participação.

Estudantes Marcelinos

Sem FronteiraEstudantes Marcelinos Sem Fronteira é o

projeto de Intercâmbio cultural mantido peloColégio Santa Marcelina e que acontece umavez por ano. Ele acontece em anos alternadospara o México e para o Canadá por um períodode 15 dias. Os alunos dos Colégios Santa Mar-celina recebem e são recebidos no Brasil deforma a completar o ciclo do intercâmbio cul-tural. Podem participar do projeto, os alunosdo nono ano do Ensino Fundamental II e doEnsino Médio. A atividade de intercâmbio éuma das ações de enriquecimento pessoal doaluno por meio de uma ação pedagógica queune arte e cultura, ciência e fé, esporte e lazer.É a oportunidade de interagir com outrospovos, buscando um conhecimento culturalatravés das viagens. Para todas as opções deintercâmbio são realizadas reuniões prepara-tórias para alunos e pais.

Teatro no SantaMarcelina

Entre os espaços de manifestações cultu-rais do colégio, destaca-se o teatro que des-perta a criatividade, desenvolve a expressãoartística de nossos alunos e incentiva a pro-dução. As aulas motivam a movimentar ocorpo, trabalhar a voz e dar vida à imaginaçãodo aluno. Os jogos cênicos servem para a pre-paração e criação de um espetáculo no finalde cada semestre. Coordenado pelo professorDanilo Filho, o curso é semanal com duraçãode 2 horas/aula.

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 1 7

Canto Coral Infanto-juvenil

As aulas de canto coral iniciaram em se-tembro de 2009 com o objetivo de educar ecriar uma cultura musical, desenvolver amusicalidade como forma de expressão ar-tística, além de proporcionar a consciência ea importância do coletivo, da disciplina,entre outros aspectos para a formação lú-dica dos alunos. O coral vem criando perfor-mances cênicas e musicais, usando o lúdicocomo uma das grandes características dogrupo, para torná-lo mais atrativo para oscoristas e o público. O repertório é ecléticocom músicas que variam entre sacra, folcló-ricas, MPB e clássicos internacionais. Regidopela maestrina Lúcia Amélia Batista Maciel,as aulas acontecem às terças e quintas-fei-ras, no auditório da escola.

Oficinas de Violãoe Teclado

A criação deste projeto é proporcionar àcriança uma experiência musical e que elaaprenda a tocar um instrumento. A pro-posta atende crianças de 5 a 12 anos commódulos musicais de acordo com o instru-mento escolhido, teclado (com ênfase empiano) e violão. São 20 vagas para as aulasde cada instrumento, sendo que os alunossão classificados por ordem de inscrição. Ocurso de música só acontecerá com o mí-nimo de 2 alunos por turma. As aulas, cominício em fevereiro, serão oferecidas umavez por semana com 50 minutos de duração,totalizando uma média de 16 aulas. Ao finaldo curso é feita uma apresentação e a en-trega do certificado de conclusão. Para fre-quentar as aulas, o aluno deverá adquiriruma apostila em cada módulo. As oficinasde Violão e Teclado acontecem na sala 107,no espaço da Educação Infantil. Para asaulas de violão, os alunos deverão possuir opróprio instrumento.

1 8 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 1 9

Entidades Estudantil e Social

Representantes de TurmaOs alunos são eleitos pelas turmas do Colégio Santa Marcelina para atuar junto

à diretoria do colégio e outras associações em defesa de seus objetivos. É a oportu-nidade do aluno contribuir para a sua formação e exercitar a cidadania.

Ex-alunos MarcelinasOs ex-alunos encontram-se uma vez por ano, sempre em setembro. Um momento

de aproximação, integração e congraçamento entre eles. Para receber informações ese inscrever como ex-aluno é só entrar no endereço www.marcelinas. com.br e clicarem ex-alunos Marcelina.

Responsabilidade SocialA Associação Santa Marcelina, entidade assistencial com atuação nas áreas da

educação, da cultura, da assistência social e de saúde, adota critérios de responsa-bilidade social em sua gestão e norteia a sua atuação de forma ética e transparente,orientando sua conduta com princípios e valores que fundamentam a sua missão.

A associação incorpora às atividades da instituição a valorização da comuni-dade em que ela está inserida, contribuindo para a sociedade e percebendo capazde intervir como alternativa para minimizar os problemas sociais que afetam o país.

Com isso, a Associação Santa Marcelina viabiliza ações solidárias por meio dodesenvolvimento de projetos que promovem a melhoria da qualidade de vida daspessoas e possibilitam a formação de cidadãos conscientes de seu papel social.

2 0 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

de Co la vi vi pa se o ne qu  de sa

pa M ch

fa da vi al se 20 co çã ná pe at in da no pe  An lo tu Sa

O aplauso e o

sucesso dos ex-alunos“

“Agradeço a honra em poderfazer parte da história do SantaMarcelina de Belo Horizonte,pelos ensinamentos e a educa-ção adquiridos e que foram res-ponsáveis pelo meu sucessoprofissional”.

Felipe O. PetryAluno pelo período de 1987 a 1995

Sócio administrador e diretor do Grupo NetexInternacional Ltda, formado pela UNA de Belo

Horizonte com especialização em IT e Businessem Sidney, na Austrália.

•"Gostaria de parabenizar

o Colégio pelos seus 60 anose ressaltar que nele vivi mo-mentos inesquecíveis, fiz mi-nhas melhores amizades,aprendi e reforcei valores fa-miliares e cristãos que meacompanharão para sempre.Aprendi a estudar e a amar oestudo, sem falar na belezadesta instituição! Sempre mesenti muito bem no colégio esem dúvidas é um local ondecolocarei meus filhos. Umgrande abraço a todos quededicaram e dedicam seusdias à educação no Colégio,na profundidade que estecompromisso representa.”

Gisele Macedo da Silva BonfanteEstudou no colégio dos 4 aos 18 anos (1984 a

1998). Formou-se em Odontologia pela PUCMGem 2003. Especialista em Endodontia pela

PUCMG, Mestre e Doutora em Saúde Públicapela UFMG. Atuo como dentista do Exército

Brasileiro e profissional liberal.

“Tenho o Santão dentro do meucoração. Fiz amigos para a vida epude conviver com pessoas mara-vilhosas neste tempo.”

Luciane Abrantes AlvesEstudou no de 1987 à 1997 (do pré até o 2º do

ensino médio).É bacharel em Ciência da Computação pelo

Unibh e pós-graduada em Engenharia deSoftware pela PUC-MG. Trabalha como

analista de teste sênior na Unisys/Datamec.

•“O colégio Santa Marcelina foi

uma escola que contribuiu, signifi-cativamente, para minha vida pro-fissional e pessoal onde estudei por16 anos. Professores e orientadores,mais do que educadores e tutores,sempre foram amigos e prestativos,dentro de um ambiente acolhedor.Após 13 anos, tenho muitas recor-dações, saudades e carinho portodos. Sempre me alegro quandoreecontro os professores, a irmãLourdinha (professora do pré-pri-mário) até os professores do terceiroano do ensino médio. O tempo deconvivência permitiu que surgis-sem grandes amizades e um fortevínculo com amigas do colégio”.

Aline Dayrell Ferreira SalesEstudou no colégio dos 4 aos 18 anos (1984 a

1998). Formada em Nutrição no Newton Paiva(1999 a 2003). É Mestre e Doutora em Saúde

Pública/Epidemiologia pela Faculdade deMedicina da UFMG. Atua como pesquisadora

do Observatório de Saúde Urbana de BeloHorizonte e é tutora do curso de Capacitação

em Vigilância das Doenças Crônicas nãoTransmissíveis.do Ministério da Saúde

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 2 1

“Sou feliz e tenho muito orgulhoe ter estudado no Santa Marcelina.onstrui minha vida nesse colégio ao

ado de professores e de amigos mara-ilhosos que marcaram muito minhaida. O Santa Marcelina não se com-ara com nenhum outro colégio. Ele é,empre foi e, com certeza, sempre será melhor colégio de Belo Horizonte. Foiele que eu consegui ótimas amizadesue levarei para a vida inteira.  "Amoe paixão esse colégio e tenho muitasaudades dele!"

Martha Helena Candido FernandesEstudou no Santa Marcelina de 1994 a 1998.

É formada em Administração de Empresas na Faculdade Estácio de Sá e trabalha na Empresa

Rodenstock na área administrativa.

•“Passei toda minha infância e

arte da minha adolescência no SantaMarcelina, ou como gostavamos dehamar, Santão.

A infância é considerada aquelaase da vida de que todos sentem sau-ade. Comigo não é diferente, já queivi no Santão momentos especiais elegres. Fiz amigos que continuamendo meus amigos mesmo depois de0 anos longe da escola. A rigidez doolégio, combinado com a boa educa-ão e carinho de professores, funcio-ários e das irmãs modelaram minhaersonalidade mostrando o valor detributos como respeito ao próximo,ntegridade e honestidade. Saudadeas olimpíadas da escola, do futebolo intervalo, das aulas de judo, do es-ecial do Aírton, das irmã Judith,  irmãngela, professora Bia, professor Car-

os, professor Marcelo, da Gizelda, daurma do Bizu... Enfim saudades doantão.”

Ricardo Andrez Machado de ÁvilaEstudou de 1ª a 8ª série até 1992.

Doutor em Bioinformática, prof. Pos-doc REUNI da UFMG,

Laborátorio de Imunoquímica de Proteínas.Departamento de Bioquímica e ImunologiaInstituto de Ciências Biológicas da UFMG.

Poder estudar no Colégio SantaMarcelina de Belo Horizonte foi umaexperiência fantástica para a minhaformação pessoal e profissional. Aeducação recebida abriu-me as portaspara a UFMG e de meus dois filhos,Bárbara Hissa, doutoranda em física ebiologia celular, e do meu filho, PedroHissa, estudante de engenharia aero-espacial, também ex-alunos do colé-gio. , postura, cultura e capacidade defalar em público. A presença de Deuse o respeito pelas pessoas foram valo-res plantados e que garantiram-mepostura, cultura e capacidade parafalar em público.

Soraya Hissa de CarvalhoMédica e psicanalista. Estudou da 4ª série até o

3º ano do ensino médio, de 1969 a 1977.

•É com muito prazer que me in-

cluo na comemoração dos 60 anos doColégio Santa Marcelina de Belo Hori-zonte. Como ex-aluna considero o Co-légio minha casa e a ele entreguei aformação acadêmica do meu bemmais precioso o meu filho Victor,agora também ex-aluno. Desejo a todaCongregação perseverança na educa-ção dos jovens dentro da doutrinaCristã não esquecendo jamais do ca-risma Marcelino.

Imaculada Diniz BallesterosMédica,estudou no Colégio Santa Marcelina

de BH, no período de 1967 a 1978.

ENSINO RELIGIOSO

Adriana Raimunda de Jesus3º e 4º ano EF I; Pastoral

Déa Lúcia Dayrell Ferreira 7º e 8º ano EF II

Débora Pinto Silva Ramos e Melo2º ano EF I

Fábio Adriano de Queiróz9º ano EF II; 1ª, 2ª e 3ª séries EM

Ir. Geralda de Oliveira Santos5º ano EF I

Ir. Ignez Zampieri2º ano EF I

Ir. Maria Helena de Carvalho6º ano EF II

Pe. Gleición Adriano da SilvaOrientador Espiritual

PORTUGUÊS, LITERATURA eREDAÇÃO

Ádria Cristina Oliveira AlvesLíngua Portuguesa e Redação 7ºano EF II

Igor Freitas de QueirózLíngua Portuguesa e Redação 6ºano EF II

Ilmar Maria Aparecida dos Santos Coelho

Língua Portuguesa e Redação 8ºano EF II

Luiz Fernando Lima Braga JúniorLiteratura 1ª, 2ª e 3ª séries EM

Maria Aparecida de Oliveira Martins Araújo

Língua Portuguesa e Redação 9ºano EF II e 3ª série EM

Maria Luiza Silva BorgesLíngua Portuguesa e Redação 1ª e2ª séries EM

INGLÊS e ESPANHOL

Danielle Martins BellezziaInglês 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos EF I

Laura de Carvalho TeodoroInglês 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos EF I

Leonardo Gomes de SouzaInglês 8º e 9º EF II; 1ª e 3ª séries EM

Patricia Maria Coelho LacerdaEspanhol 1ª, 2ª e 3ª séries EM

Patrícia Rodrigues Costa de SáInglês 6º e 7º anos EF II; 2ª série EM

Rejane Soares MathiasEspanhol 9º ano EF II

MATEMÁTICA e DESENHOGEOMÉTRICO

Átila Anderson Dias AzevedoMatemática 9º ano EF II e 3ª série EM

Carla de Moura Câmara LeiteMatemática 6º ano EF II

Danielle Christina de Paiva CarvalhoMatemática e Desenho Geométrico7º ano EF II

Edemilson Lemos Parreira JúniorMatemática 2ª e 3ª séries EM

Eliziê F. de Castro MonteiroMatemática e Desenho Geométrico8º ano EF II

Vânia Rodrigues NunesMatemática 1ª série EM

CIÊNCIAS, BIOLOGIA, FÍSICA e QUÍMICA

Adriana Gotschalg Maia SilvaCiências 6º ano EFII

Antônio Rocha MirandaFisíca 2ª e 3ª séries EM

Cristine Costa Braga MachadoCiências 7º ano EF II

Daniela Viveiros MartinsQuímica 2ª e 3ª séries EM

Deiber Willer Migliorini MendesCiências/Biologia 1ª e 2ª séries EM

Gilson Rodrigues de AlvarengaQuímica 9º ano EF II; 1ª série EM

Iuri Castro de Andrade PereiraCiências 8º ano EF II

José Nelo de OliveiraFísica 9º ano EF II; 1ª e 3ª séries EM

Manoel de Moura Barros JúniorQuímica 3ª séries EM

Michele Caroline Adami de Araújo

Ciências 9º ano EF IIPaulo Flávio Queiroz Gomes

Biologia 3ª série EM

FILOSOFIA, GEOGRAFIA,HISTÓRIA e SOCIOLOGIA

Adriano Trindade MachadoGeografia 1ª série EM

Cláudio Lima Ribeiro JúniorHistória 2ª e 3ª séries EM

Christina Yukie Caldas NakamuraHistória1ª série EM

Cristiano Fonseca DutraGeografia 2ª série EM

Davidson Fernandes RibeiroGeografia 8º ano EFII

Enilton de SouzaGeografia 3ª série EM

Érica Paula FradeHistória 9º ano EF II e 3ª série EM

Fabiana Patrícia FerreiraHistória 7º ano EF II

Kátia Teixeira Peifer BezerraHistória 8º ano EF II

Kely Maria Magalhães A. SilvaGeografia 7º ano EF II

Rodrigo César Ribeiro HortaHistória 6º ano EF II

Rosália Rosa de AguiarFilosofia 1ª, 2ª e 3ª séries EM;Sociologia 1ª, 2ª e 3ª séries EM

Simão Bossi SantanaGeografia 6º ano EF II

William Oliveira AndradeGeografia 9º ano EF II

EDUCAÇÃO FÍSICA

Alexsandra Viana de MouraEducação Física 6º, 7º, 8º e 9º anosEF II; 1ª série B EM

Amanda Tadeu de Almeida MatosEducação Física 3º anos C e D; 4ºano C e D; 5º anos C EF I

Daniel RochaEducação Física 1º, 2º e 3º períodosA e B, Educação Infantil; 2º anos Ae B; 3º anos A e B EF I

Henrique Roscoe Souza LimaEducação Física 1º períodos B, C; 2ºperíodos B, C; 3º períodos C, D;1ºanos A, B, C, D, E; 2º anos C, D EF I;1º série EM

Mairy Neiva Almada LemosEducação Física 4º anos A, B; 5ºanos A, B EF I

ARTES PLÁSTICAS, EDUCAÇÃOMUSICAL e TEATRO

Aloísio José de Assis RabeloArtes Plásticas 2º período A, B e C;3º período A, B, C e D; 1º, 2º, 3º, 4º e5º anos EF I; 7º e 9º anos EF II; 1ªsérie A e B EM

Danilo José de Paula FilhoTeatro 6º anos EF II e 2ª série EM

José Maurício Sant´Anna MenezesMúsica 3º, 4º e 5º anos EF I; 6º, 7º,8º e 9º anos EF II

Renata BenedettoMúsica Maternal 1º, 2º e 3ºperíodos Educação Infantil; 1º e 2ºanos EF I

ENSINO FUNDAMENTAL I

Rosemary de Oliveira Veras 1º ano A

Tatiana de Oliveira Lamas Cruz 1º ano B

Márcia da Costa1º ano C

Rochelli Ferraz Hotts Peixoto 1º ano D

Janaína de Fátima Cambuí1º ano E

Alessandra Francisca Ferreira2º ano A

Cristina Macedo Araújo Reis2º ano B

Maguy Sales de Souza2o ano C

Sônia Penido Ribeiro2º ano D

Sandra Lima 3o ano A

Carmen Lúcia Silva Britto3º ano B

Rosângela Gibelini3o ano C

Silvana Lunardi Toledo3º ano D

Simone Regina Carneiro Marra4º ano A

Ana Paula Martins Conrado4º ano B

Fátima Lúcia Brant Santos4º ano C

Elizabeth Medeiros Cruz4º ano D

Adriana Márcia Couto5º ano A

Ana Rosa Leite Rodrigues5º ano B

Frieda Gabrich5º ano C

2 2 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

Nossos EducadoresDIRETORIA

Ir. Marinez RossatoCoordenadora da Comunidade /Diretora Administrativa GeralIr. Diva Helena PasqualVice-Coordenadora da ComunidadeIr. Roseli Teresinha HartDiretora PedagógicaIr. Maria Helena de CarvalhoVice-Diretora Pedagógica

COORDENAÇÃO

SÉRIES/SEGMENTOS

Ir. Sirlene Carvalho da CostaEducação Infantil

Ir. Ignez ZampieriEnsino Fundamental I

Ir. Geralda de Oliveira SantosAuxiliar de Coordenação do EnsinoFundamental I

Ir. Maria Helena de Carvalho6º ao 8º ano do EnsinoFundamental II

Ir. Cacilda Oliveira de Carvalho9º ano Ensino Fundamental II eEnsino Médio

PASTORAL

Ir. Lair VieiraCoordenadora da Pastoral

PEDAGÓGICA

Kátia Coelho RibeiroEducação Infantil

Eliane Brandão Pimentel GonçalvesEnsino Fundamental I

Rita de Cássia RangelEnsino Fundamental II e Ensino Médio

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Eliane de Cássia Andrade de NunesEducação Infantil

Reila Aparecida de Andrade GomesEnsino Fundamental I

Izabel Cláudia de Oliveira Macedo6º, 7º e 8º anos do EF II

Silvana Maria Dias Camelo9º ano do EF II e Ensino Médio

ÁREA

Ir. Cacilda Oliveira de CarvalhoArtes

Alexsandra Viana de MouraEducação Física

Átila Anderson Dias AzevedoCiências, Biologia, Física e Química

Fábio Adriano de QueirózEnsino Religioso

Leonardo Gomes de SouzaLíngua Estrangeira

Maria Aparecida de Oliveira Martins Araújo

Língua Portuguesa e LiteraturaVânia Rodrigues Nunes

Matemática e Desenho GeométricoWilliam Oliveira Andrade

Filosofia, Geografia, História eSociologia

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 2 3

EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Paula de Souza FerreiraMaternal II A

Tatiane Silva Pereira Maternal II B

Luciana de Souza Carneiro Carvalho Maternal II C

Ione Garcia Gambogi 1º período A

Roberta Regina Campos 1º período B

Renata Mota da Silva1º período C

Daniela Faria Nacur de Ávila 2º período A

Fernanda Benati de Andrade2º período B

Janine Helena Santos Carvalho 2º período C

Ingrid Morow Dias Ferreira 3º período A

Keilimar Vanessa Torres Queiroz3º período B

Fabiana Pires Santos 3º período C

Fernanda Melgaço Pereira3º período D

AUXILIARES de ADMINISTRAÇÃOda EDUCAÇÃO INFANTIL

Ir. Amália Mariga Ana Carolina Morais BarbosaAndréa Selma Gomes MagalhãesCláudia Nunes da SilvaGisele Silva de AssisJoice Carla de Oliveira SaraivaJuliana de Carvalho DuarteLaís LealLucimary Placidina da SilvaMaria Aparecida RodriguesMarizete Aparecida da Silva Nayara Gomes de JesusPatrícia Pires de FariaRenata Crosara Andrade SaldanhaThais Bolivar de Lima Bagno

AUXILIARES de ADMINISTRAÇÃOda DISCIPLINA

Ir. Albina RomanIr. Elza Rezende de OliveiraIr. Petronilha IsotonAline Abdonour AssisAlexandra Salgueiro ApolônioCláudio Pacheco Barbosa Ernani Silvio dos Santos Geraldo Aparecido Soares Hamilton Marçal de AraújoMárcio Félix MendesRicardo Luiz Mendes Ronaldo de Souza Pinto Valmir João da PaixãoVera Lúcia Pereira e Silva

BIBLIOTECA

Juliana Muniz Amaral de PaulaBibliotecária I

Joicy Aparecida Gomes PradosJovem Aprendiz- AuxiliarAdministrativo

Lidiane Alves de SouzaAuxiliar de Biblioteca

Mateus Felipe Pereira de MeloJovem Aprendiz- AuxiliarAdministrativo

CPD

Luciano Dutra NagliAnalista de Sistemas

DEPARTAMENTO de PESSOAL

Ir. Nívia Almeida dos SantosCoordenadora Administrativa

Elizabeth Viana de AraújoGerente de Pessoal

CPD

Luciano Dutra NagliAnalista de Sistemas

DIGITAÇÃO

Ir. Zélia Maria Maranhas Dias LeiteCoordenadora de Digitação

Edimar Silva DimasAuxiliar de Administração I

Vanilda Ferreira da Cruz PiresAuxiliar de Administração I

ENFERMARIA

Roseni da SilvaTécnico de Enfermagem – Manhã

Jeane Silva LopesTécnico de Enfermagem – Tarde

LABORATÓRIO de CIÊNCIAS

Rita de Cássia Pimenta Diniz Brito Silva

Laboratório

LABORATÓRIO de INFORMÁTICA

Edilaine Leite MirandaAssessora de Informática

Paulo Eduardo Soares do Nascimento

Jovem Aprendiz-AuxiliarAdministrativo

Paula Luciana Pereira VieiraTécnica de Laboratório deInformática

MECANOGRAFIA

Geralda Martins MendesAuxiliar de Administração I

Verônica Aparecida GuimarãesJovem Aprendiz - AuxiliarAdministrativo

RECEPÇÃO

Alexsandra Soares PintoRecepcionista - Tarde

Cristiane Gomes RochaRecepcionista - Manhã

Deysiane de Almeida MaltasRecepcionista - Tarde

Kênia Jussara AlvesRecepcionista - Manhã

RECURSOS HUMANOS

Ângela Celeste PiresAssessora de RH

SECRETARIA

Geralda de Fátima FragosoSecretária

Lucille Nunes ChagasAuxiliar de Administração

SERVIÇO SOCIAL

Cynara MachadoAssistente Social

TESOURARIA

Maria da Conceição Aparecida Lourenço

Auxiliar Tesouraria

SERVIÇOS GERAIS

Ir. Elvira BassoCoordenadora da Lavanderia

Ir. Elza Rezende de OliveiraAuxiliar da Sacristia e Lavanderia

Ir. Maria de Lourdes AlmeidaCoordenadora de Nutrição

Ir. Methilde Joanna ZanellaCoordenadora dos Serviços Gerais

Abraão Nascimento de PaulaEletricista

Adriana da Cruz SouzaAuxiliar de Serviços Gerais

Andréia Moreira SilvaAuxiliar de Serviços Gerais

Anecy Neves Prates de SouzaAuxiliar de Serviços Gerais

Arlene de Oliveira Castro AlvernazAuxiliar de Serviços Gerais

Cláudio Martins de MeloJardineiro

Cleide Vicente RochaServente

Cleusa de Oliveira AlvesServenteCristiane Custódio Ribeiro

Auxiliar de Serviços GeraisElieci Santos Silva

Auxiliar de ServenteGeny de Almeida Freitas

CozinheiraGiseli Coelho de Carvalho Lopes

Auxiliar de Serviços GeraisJosé dos Santos Chaves

Auxiliar de Serviços GeraisKênia Cunha Soares Leite

Auxiliar de ServenteLaudelina Bento Ferreira

Auxiliar de ServenteManoel Rodrigues Beirão

ServenteMarcos Jorge dos Santos

Auxiliar de Serviços GeraisMaria Aparecida Moreira da Silva

Auxiliar de Serviços GeraisMaria dos Anjos Gonçalves

CozinheiraMaria Ivani de Oliveira Santos

Auxiliar de ServenteMaria Joana de Souza Pereira

Auxiliar de Serviços GeraisMaria Lúcia do Nascimento

Coordenadora Serviços deManutenção

Marizete Soares de JesusAuxiliar de Serviços Gerais

Milton de Oliveira Rodrigues Jardineiro

Neidiane Alves Evangelista Auxiliar de Servente

Nilce de Fátima Moreira SilvaAuxiliar de Serviços Gerais

Rita Júlia Santana OliveiraCostureira

Rosely Dias da SilvaAuxiliar de Serviços Gerais

Roseni Nunes de Souza de LizAuxiliar de Serviços Gerais

Sandra Aparecida SalesAuxiliar de Serviços Gerais

SERVIÇOS de TERCEIROS

Danilo José de PaulaTeatro

Lúcia Amélia Batista MacielMaestrina do Canto Coral Infanto -Juvenil

Anjos da Guarda e EMIVESegurança

GULPLanchonete

Lipy Livraria e Papelaria, LtdaLivraria

Repique Núcleo de Esportes, Ltda.

2 4 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

Atendimento

Dias:segunda a sexta-feira

Horário7 às 17 horas

ContatosTel.: 31 3441 4988Fax: 31 3491 [email protected]

ImportantePara atender com eficiência o nosso público, fineza conferiros dias e horários durante a semana. Nos finais de semanae feriados não há expediente.

Recepção e secretariaA presença da Irmã Methilde, registrada na recepção do Colégio

Santa Marcelina de Belo Horizonte, é nossa homenagem a ela que foiuma das pioneiras da instituição na década de 50. Com ela, as IrmãsMarcelinas comemoram os 60 anos de educação em Minas Gerais.

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 2 5

Cronograma de Atividades | 2012Fevereiro

2 Início das aulas25 Reunião Geral de Pais e Educadores EF I, EF II e EM

20 a 22 Recesso de Carnaval

Março 1 Reunião Geral de Pais e Educadores E I3 CAEC - Tema CF 2012

5 a 9 Fotos das Turmas16 e 17 Encontro do 6º ano no Sítio da Comunidade

21 Encontro da 2ª e 3ª Série do EM no Sítio da Comunidade23 e 24 Encontro do 7º ano no Sítio da Comunidade

Abril 14 e 15 Encontro de ER em São Paulo - Tema: Eixo antropológico 21 e 22 Encontro do 8º ano no Sítio da Comunidade

28 Encontro do 2º ano do EF I no Sítio da Comunidade

Maio 5 Missa da Família – 60 anos do Colégio em Belo Horizonte

Horário: às19 horasLocal: Ginásio

19 Encontro do 5º ano EF I - Sítio da Comunidade

Junho 2 Festa Junina 7 Peregrinação da Família Marcelina do Brasil a Aparecida do Norte (SP)

Agosto 4 e 5 Encontro do 9º ano EF II no Sítio da Comunidade

11 CAEC com o tema “O ER nos segmentos básicos” 18 e 19 Encontro de ER em São Paulo

Setembro 22 3º ano do EF I no Sítio da Comunidade 16 Encontros de ex-alunos

Outubro 6 Encontros do 4º ano EF I, no Sítio da Comunidade

12, 13 e 14 EJOM em BH - Sítio da Comunidade 27 Primeira Eucaristia

Novembro 15, 16 e 17 Jogos em Botucatu - Comemoração do Centenário da Congregação no Brasil

com a presença dos alunos de todas as Unidades do Brasil.24 e 25 5º ano EFI Passeio

28 Celebração Eucarística da 3ª Série do EM

Dezembro 4 Missa do Natal - Família

20 Celebração do Natal dos Educadores Marcelinos

2 6 | I n f o r m a t i v o 2 0 1 2

A criação da logomarca da Rede Santa Mar-celina de Educação é a expressão de um desejode maior unidade de todos aqueles que vivem ocarisma educativo do beato Luigi Biraghi, funda-dor do Instituto das irmãs Marcelinas. A novalogomarca da rede fundamenta-se na inspiraçãodo fundador, explicitada no brasão, como indi-cação de um caminho de vida.

A estrela, elemento constitutivo das origens,indica-nos um caminho educativo que nos im-pele a educar por meio da construção do conhe-cimento, à luz dos ensinamentos cristãos,atendendo às necessidades dos tempos. A es-trela é um símbolo universal, forte e represen-tativo. Do ponto de vista daeducação é guia, do ponto devista do conhecimento é luz,pois tira da escuridão e daignorância aqueles quebuscam o aprendizado. Équente, pois só com ter-nura é possível ensinar. Érápida. pois assim comonós, não para no tempo, estásempre em movimento, em atua-lização. É referência, pois tem como principalcaracterística orientar, seja qual for o caminho.E, independente do caminho, que carregue o bri-lho dos nossos valores.

As cores traduzem nosso estilo educativo. Oazul representa: tradição, respeito, seriedade,comprometimento, nobreza de princípios, sere-nidade, força, determinação e sabedoria. E o la-ranja: amor, ternura, dinamismo, modernidade.E assim, unimos a seriedade do azul com a ener-gia do laranja ,criando equilíbrio perfeito: fir-meza e suavidade.

Brasil

I n f o r m a t i v o 2 0 1 2 | 2 7

Diretoria

Ir. Marinez RossatoCoordenadora da Comunidade /

Diretora Administrativa GeralIr. Diva Helena Pasqual

Vice-Coordenadora da ComunidadeIr. Roseli Teresinha Hart

Diretora PedagógicaIr. Maria Helena de Carvalho

Vice-Diretora Pedagógica

Conselho EditorialIrmã Sirlene Carvalho da Costa

Irmã Ignez ZampieriIrmã Geralda de Oliveira SantosIrmã Maria Helena de Carvalho

Irmã Cacilda Oliveira de Carvalho

Assessora de Recursos HumanosÂngela Celeste Pires

RevisãoIr. Diva Helena Pasqual

Edição Gláucia | Albernaz Comunicação

Projeto Gráfico e EditoraçãoJosé Afonso Cezar

FotografiasEdilaine Leite | Assessora de Informática

Banco de Imagem do Colégio

Tiragem2.500 exemplares

Alameda das Falcatas, 505 | Bairro São Luís | Pampulha31275-070 | Belo Horizonte - MG

Telefone: 31 3441 49 88 | FAX: 31 3491 6913c o l e g i o b h @ m a r c e l i n a s . c o m . b r

w w w. m a r c e l i n a s . c o m . b r