informativo cipa

4
CIPA Informativo Lorentz Edição n.º 05 Agosto 2009 Edição n.º 05 Agosto 2009 5.ª turma do treinamento em Gerenciamento da Rotina Diária 5.ª turma do treinamento em Gerenciamento da Rotina Diária Prevenção de Acidentes com lesões nas mãos e dedos Prevenção de Acidentes com lesões nas mãos e dedos Funcionários participam de curso de NR-10 no período de 13 a 17/07/2009 Treinamentos Matéria Especial Cuidado ao descer de ônibus e veículos em geral! Nesta Edição Consurso de Frase SIPAT 2009; Treinamento em Gerenciamento de Rotina Diária; Prevenção de acidentes com lesões nas mãos.

Upload: alvaro-cesar

Post on 28-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Informações Cipa

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Cipa

CIP

AInformativo

Lorentz

Edição n.º 05Agosto 2009Edição n.º 05Agosto 2009

5.ª turma do treinamento em Gerenciamento da Rotina Diária

5.ª turma do treinamento em Gerenciamento da Rotina Diária

Prevenção de Acidentes com lesões nas mãos e dedos

Prevenção de Acidentes com lesões nas mãos e dedos

Funcionários participam de curso de NR-10 no período de 13 a 17/07/2009

Treinamentos

Matéria Especial

Cuidado ao descer de ônibus e veículos em geral!

Nesta Edição

Consurso de Frase SIPAT 2009;Treinamento em Gerenciamento deRotina Diária;Prevenção de acidentes com lesõesnas mãos.

Page 2: Informativo Cipa

CIPA - AGOSTO - 2009

1. A depressão

É uma das doenças psiquiátricas mais frequentes, com perturbações de humor que não podem ser confundidas com sentimentos de alguma tristeza.

O seu diagnóstico passa muitas vezes desperceb ido, quer por fa l ta de reconhecimento da depressão como doença, porque os seus sintomas são atribuídos a outras causas (doenças físicas, stress, etc.), quer pelo facto da doença poder manifestar-se sob diversas formas que perturbam todas as áreas da vida do doente, pois afecta intensamente as emoções, afectos e comportamentos.

2. As causas

A depressão é actualmente a quarta causa mais significativa de sofrimento e incapacidade a nível mundial, depois das doenças cardíacas, cancro e acidentes de trabalho.

A organização mundial de saúde prevê que no ano 2020 esta doença passe para segundo lugar. Entre as causas da depressão pode-se incluir factores sociais como a pobreza, a solidão, a diminuição de humor, pós – parto ou perda de um ente querido, também pode surgir sem causas aparentes ou pode ser hereditário pois é mais frequente surgir mais casos no mesmo seio familiar .

Entenda a depressão

Editorial3. Os fatores

Existem vários fatores que podem contribuir para a depressão tais como:

3.1 Fatores ocupacionais como sobrecarga de trabalho, pouco descanso, não conseguir os objectivos, problemas com superiores e com a carreira, dificuldades econômicas e financeiras, despedimento e reforma.

3.2. Fatores familiares como famílias disfuncionais, luto e estar longe de casa.

3.3. Fatores ligados com a saúde, tais como doenças crónicas ou incapacitantes, lesões graves e também fármacos para tratar outras enfermidades.

3.4. Fatores ligados com acidentes, como acidentes rodoviários, domésticos e todo o tipo de acidentes com que as pessoas se possam sentir culpadas.

3.5. Fatores ligados com violência, como violência física e psicológica e toda a violência praticada em tempo de guerra, incluindo o rapto e o assalto.

4. Quais os sintomas da depressão?

· Estado de humor depressivo (sente-se triste ou vazio).

· Choro frequente e sem motivos.

· Perda de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades.

· Aumento ou diminuição de peso (anorexia, bulimia).

· Aumento ou perda de sono em relação ao habitual.

· Fadiga e perda de energia.

· Sentimento de desvalorização, desespero e de culpa.

· Dificuldades de concentração ou de tomar decisões.

· Inquietações, agitações e irritabilidade.

· Pensamentos sobre a morte ou suicídio ou tentativas de suicídio.

· Falta de memória.

· Desenvolvem sintomas físicos como cefaleias, problemas digestivos e dores difusas.

· Nos mais jovens a depressão também pode ser acompanhada por diminuição do rendimento escolar, tendência a isolar-se não querendo conv iver com n inguém, manifestações de certa agressividade e entrega ao álcool e as drogas.

5. Alguns conselhos para conviver com um deprimido.

Quando note algum problema é necessário falar com ela para que descreva o seu estado emocional. Ajude a pessoa procurar tratamento, se necessário acompanhe a uma consulta. Não despreze as conversas, ameaças, nem tentativas de suicídio. Convide para um passeio ou qualquer actividade que ela gostava.

Ouça tudo o que ela tenha a dizer, o mais importante é ouvir com paciência e carinho. Ajude a pessoa nas tarefas diárias de casa, ela não está a ser preguiçosa, no auge da depressão até o sair da cama é impossível.

Aprenda sobre a depressão, quanto mais souber, mais pode ajudar. Não deixe que a pessoa falte ás consultas e que toma a medicação a horas certas.

6. Alguns conselhos para pessoas com estados depressivos.

Além da medicação devem fazer todo o tipo de actividades fora de casa como: passear, ir ao teatro, cinemas, museus, praticar desporto, andar a pé, etc.

Quando estiver sozinho faça: paciências, puzzle, palavras cruzadas, reflectir, pensar, meditar, estudar, tocar um instrumento, relaxar, falar sozinha, cantar, etc.

Quando está com outras pessoas deve falar, conversar, discutir, dar um conselho, elogiar, criticar, comer, beber, jogar cartas, brincar com os filhos, fazer troca de carinhos, etc.

Quando está em casa deve fazer, jardinagem, bricolage, trabalhos domésticos, cozinhar, ver televisão, ouvir música pintar, desenhar, escrever,

realizar trabalhos criativos, etc.*Texto de Maria Lindalva Xavier

Lorentz pág.02

Editorial

A depressão e o stress hoje equivalem a 25% dos afastamentos por incapacidade no mundo, e estima-se que em 2020 será a 2ª, só perdendo para as doenças cardíacas, ocupando hoje a 4ª posição no ranking mundial. Por este motivo o

trás este assunto como ponto central desta edição. Além deste tema tão importante tem-se um novo espaço que será destinado a apresentação dos membros da CIPA, sendo que neste informativo temos a apresentação do nosso vice-presidente Carlos Alberto da Silva.

Espero que aproveitem o nosso Informativo, e por favor continuem a participar na formulação do mesmo.

Abraços,

Adriano Porfírio RiosPresidente da CIPA 2009

Informativo CIPA

Page 3: Informativo Cipa

CIPA - AGOSTO - 2009

Entenda a depressão

Editorial

Lorentz Pág.03

Treinamentos

Curso de NR-10 realizado no período de 13 a 17/07/2009

Treinamento Gerenciamento da Rotina Diária realizado nos dias 18 e 19.08.09

Treinamento de Proteção das Mãos realizado no período de 05/08 a 12/08/09

Dados Gerais até julho 2009:

1) ROS emitidos no ano de 2009 em geral: 1.2842) Incidentes ocorridos CBMM no geral: 493) Incidentes ocorridos no geral com terceiros: 304) Total de treinamentos “DDS” aplicados: 7.6065) Total de treinamentos “on the job” aplicados: 2.077

Page 4: Informativo Cipa

CIPA - AGOSTO - 2009

Editorial

Lorentz Pág.04

SIPAT 2009

Concurso: Frase tema SIPAT 2009

A informa que a partir de 22/08/2009 estão abertas as inscrições (envio) de frases para tema da SIPAT 2009.

É muito fácil participar:

a) Crie uma frase objetiva que aborde o tema da segurança no trabalho e no dia a dia das pessoas.b) Mande para o email de: SEGTRAB-AROLDOc) As frases serão analisadas pela comissão de organização da SIPAT 2009 (sem o conhecimento da autoria)d) A frase escolhida será o tema da SIPAT 2009, receberá um prêmio e aparecerá nos convites, banners e faixas do evento.

Use a sua criatividade!

CIPA 2009

EditorialMatéria Especial

Cuidadoao descer de ônibus e veículos em geral.

Ao descermos de veículos, principalmente ônibus, nunca devemos atravessar na frente deles, pois poderemos ser surpreendidos por outro veículo.

Já assistimos a morte de uma moça que depois de descer do ônibus na avenida Imbiara, ao passar na frente do veículo para atravessar a rua foi surpreendida por outro ônibus que a derrubo, passando sobre sua cabeça.

Portanto, devemos descer do ônibus e aguardar a sua saída para que tenhamos uma visão total do que está na via e atravessarmos com segurança, tanto na cidade como na CBMM.

Outros cuidados que devem ser tomados:

a) Ao descer do ônibus não pular degraus e ficar atendo onde esteja pisando para evitar entorses no tornozelo ou quedas no piso;

b) Não colocar partes do corpo para fora das janelas dos ônibus;

c) Não promover nem participar de brincadeiras ou discussões, que coloquem em risco a integridade física e moral dos colegas de trabalho, qualquer que seja o motivo;

d) Não viajar ao lado do motorista;

e) Não descer fora dos pontos de ônibus pré-definidos.

“O pior de tudo não é cometermos um erro; mas sim, tentarmos justificá-lo em vez de o aproveitarmos como

um aviso providencial contra nossa imprudência ou nossa ignorância.”

O começa nesta edição, a apresentar seus integrantes.

Conheça agora o Vice-Presidente da CIPA CBMM, eleito com o maior número de votos:

Nome: Carlos Alberto da SilvaData de admissão na CBMM: 12/09/1980Função: Lubrificador Industrial - cria, revisa e executa planos de lubrificação de equipamentos industriais de acordo com programas pré-estabelecidos.

Informativo CIPA

EditorialIntegrantes da CIPA 2009

Carlos Alberto da SilvaVice-Presidente da CIPA 2009

Tipo de Ocorrência até 30/07/09:

Informativo Cipa é uma publicação interna e mensal da CIPA CBMM/Lorentz.Participe enviando sugestões para: [email protected]ção e edição: Ralfer Zaidan

EditorialExpediente