informativo centro espanhol | abril 2015

12

Upload: pablo-leiro

Post on 21-Jul-2016

219 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de Abril de 2015 do Informativo do Centro Espanhol, com Lazer, Eventos Esportivos, Entrevista com o Presidente e muito mais!

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015
Page 2: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

PRESTANDO CONTAS

Prezado Associado,

Muito se tem falado sobre a prestação de contas do Clube Espanhol. Tivemos um ano difícil, pois foi o ano da inauguração e como toda casa nova, para ser habitada você precisa fazer as adequações necessárias para o funcionamento ao fim de que se destina o imóvel.

Com o nosso Clube não foi diferente. Imagina que quando você compra um apartamento com uma média de 100 a 150 m², leva-se pelo menos 60 dias para deixar do “nosso jeito”. Imagina o Clube Espanhol, com cerca de 22 mil m²... É muita coi-sa! Já fizemos muita coisa, os salões estão prontos, parque infantil, quadra de squash, quadras de tênis, quadras poliesportivas, salão de jogos, mobiliar a piscina, iluminar todo o clube, gradis e cercas divisórias, e por aí vai. Sabemos que ainda faltam algumas coisas, como a Taberna, que es-tamos dando início agora em abril e esperamos finalizar em junho, cobrir o parque infantil devido à incidência do sol sobre o mesmo, ampliar o parque infantil aquático e pequenas adequações.

O que se gastou até o fim de dezembro de 2014 foi na ordem de R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais), com obras estruturantes que pouco aparecem, mas nos dão a certeza do futuro, como por exemplo os salões que vêm sendo disputados para a realização de eventos de toda ordem. Isto já era previsto, como podem analisar na coluna específica sobre os faturamentos do clube que segue com o detalhamento que os sócios estão a cobrar, nada mais justo para não ocor-rerem surpresas desagradáveis como a gente vê por aí nos noticiários.

Mas o que mais nos preocupa é o descompromisso de alguns associados com a inadimplência da taxa de manutenção. O nome já está a dizer, TAXA DE MANUTENÇÃO... como podemos manter em qualidade de uso decente um patrimônio tão valioso, que é de todos, e não de uma Diretoria ou de um Conselho? Gente, o clube nos pertence, e temos que cuidar dele para que não ocorra o que aconteceu com o outro, que tivemos que nos desfazer de metade do terreno para pagarmos dívidas e reconstruir um novo. Será que vai ser sempre assim?

Page 3: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

Não me conformo com esse descompromisso e descaso. É desestimulante. Até agora está dando para segurar com o aluguel dos camarotes, que, aliás, alguns protestam pela locação do espaço. Eu quero ver alguém sobreviver com a taxa de manutenção de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), e o clube não falir... não tem jeito, ou loca ou fecha, ou também podemos dobrar o valor da taxa, aí talvez dê para sobreviver, sem fazer nenhum tipo de investimento novo.

Meus caros associados: já chegou o equipamento eletrônico e vamos instalar o mais breve possível, para coibir o acesso desses inadimplentes ao nosso clube. Ou paga o que os outros pagaram ou não terão acesso, não importa se frequentou ou não, o clube estava aí com as portas abertas e fazendo eventos e sendo utilizado por mais de mil associados que pagaram em dia com sua obrigação. Não é justo que os que não pagaram queiram ter esse privilégio, de não cumprir com suas obrigações e saírem ilesos e rindo dos outros. Me desculpem pelo desabafo!

Segue neste informativo toda a prestação de contas, receitas e despesas. Nos colocamos à dis-posição do quadro associativo para qualquer explicação e sugestões. Teremos a Assembleia Geral Ordinária para a prestação de contas e estamos no aguardo de todos vocês.

Um fraternal abraço,

Um Setor de Esportes atuante - com oferta de diversas modalidades e calendário de eventos concorrido - sempre foi uma tradição na história do Clube Espanhol e com o primeiro aniversário da nova sede, a história se repete. Veja as novidades, competições, eventos e tudo o que o setor prepara!

................................................................................................................ Pág.04

“O Clube, antes de completar 1 ano, já estará com mais de 95% de conclusão, ficando restante apenas a montagem da Taberna, que começaremos agora em abril”. Em en-trevista sobre o primeiro aniversário da nova sede, Presidente fala sobre desafios, problemas, soluções e panorama do Clube Espanhol................................................................................................................. Pág.07

Confira o Balanço Anual, com as Despesas e Receitas de 2014 do Clube.

................................................................................................................ Pág.10

Sucesso nas noites de sexta-feira há mais de uma década, os famosos bailes das “Sextas com Dança” estão de volta ao Clube Espanhol, com força total. Saiba todos os detalhes nesta edição do Informativo Espanhol................................................................................................................. Pág.12

NESTA EDIÇÃO .............................................................................................

Page 4: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015
Page 5: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

A todo vApor! Superintendência de Esportes trabalha com gás total e tem

programação confirmada até o final do ano!

Um setor de esportes atuante - com oferta de diversas modalidades e calendário de eventos concorrido - sempre foi uma tradição na história do Clube Espanhol e com o primeiro aniversário da nova sede, a história se repete. A todo vapor, o Clube já oferece matrículas para clube de cor-rida, tênis, tênis de mesa, natação, hidroginásti-ca, futebol, karatê, judô, jiu-jitsu, muay thai, boxe, aikidô, a academia de ginástica e aulas particulares de squash. Vale ressaltar que isso representa a manutenção das modalidades an-teriores, com ampliação de áreas.

“Estão sendo reimplantadas todas as atividades que já existiam no Clube, acrescidas de outras novas. Todas as atividades estão sendo avali- adas para agregar ainda mais valor ao Clube”, afirma o Superintendente de Esportes, Roberto D’Autilia. E no próximo dia 12 de abril, domingo, o Clube vai lançar o Mini Clube, com atividades de animação e entretenimento para crianças, proporcionando ao mesmo tempo atividades lúdicas para os filhos e netos dos sócios, como também possibilitando aos pais e avós, a usu-fruírem da estrutura do Clube sabendo que suas crianças estão sendo bem cuidadas.

Entre as atividades do calendário dos próximos três meses, destaques para o Torneio de Tênis de Mesa, na IIª Etapa ABTM 2015 (para sócios e não sócios adultos e crianças), que será no pró- ximo dia 11 de abril, às 13 horas, no Salão Galí-cia; para o 1º Torneio de Squash (para sócios e não sócios, adultos), que será realizado no dia 25 de abril, às 9 horas; para o 1º Campeonato interno de Natação Clube Espanhol (só para crianças, sócias e alunos não sócios matricula-dos). O campeonato será no dia 26 de abril, às 9 horas.

Outro destaque será o 1º Torneio de Futebol dos associados, que acontece no dia 26 de abril, a partir das 8h, mas terá inscrições realizadas na Secretaria do Clube apenas até o próximo dia 23. Para saber sobre todo o cronograma de atividades esportivas oferecidas pelo Clube, basta entrar em contato com a Secretaria, pelo telefone (71) 3332-6311 ou pessoalmente; ou ainda acompanhar as novidades no site www.clubeespanhol.com.br.

Estão sendo reimplantadas todas

as atividades quejá existiam no Clube,

acrescidas de outras novas. Todas as atividades

estão sendo avaliadaspara agregar ainda

mais valor ao Clube

Roberto D’Autilia

Page 6: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

InAugurAção dA QuAdrApolIesportIvA

II CorrIdA sAntIAgode CompostelA

Os sócios já podem desfrutar também da quadra poliesportiva, que será utilizada para as escolinhas de basquete e vôlei. A inauguração será neste mês de abril e já tem atividades especiais programa-das para o espaço. No dia 25 de abril, às 9 horas, terá aula livre inaugural de Vôlei e Basquete, dire-cionada a sócios e não sócios, adultos e crianças.

Serão abertas no dia 1 de junho as inscrições para a II Corrida Santiago de Compostela, corrida ca- pitaneada pelo Clube Espanhol e que oferece as modalidades 5km e 10km. A corrida será realizada no próximo dia 9 de agosto, com saída da sede do clube. Mais informações pelo telefone (71) 3332-6311, pessoalmente na Secretaria do Clube; ou ainda no site www.clubeespanhol.com.br.

Page 7: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

entrevIstA:Humberto CAmpos peso

Qual o seu balanço para o primeiro ano de nova sede? O Clube é satisfatório para os sócios?

HC - Extremamente positivo no sentido de que nós pegamos uma casa com não 100% de ha- bitabilidade e fizemos uma série de obras com muito sacrifício e reaproveitamento de móveis antigos para que o Clube trabalhasse de modo satisfatório. Isso sem contar com as parcerias com shows e réveillon. O Clube, antes de com-pletar 1 ano, já estará com mais de 95% de con-clusão, ficando restante apenas a montagem da Taberna, que começaremos agora em abril, mas não se trata de uma “atividade” do Clube e sim de um serviço agregado. Feito isso, já não teremos como ampliar mais nada. Estaremos em 100%.

O Clube hoje é melhor do que o anterior?

HC - A estrutura de hoje é, sem dúvidas, muito superior à de 4 anos atrás. Claro que um imóvel novo tende a ser melhor do que um usado, mas eu citaria apenas um item de conforto, que é o estacionamento interno do Clube, que an-tes não existia praticamente. Hoje oferecemos vagas para o sócio. Sem falar no restante, que está funcionando com equipamentos dos mais

modernos do mercado.

O Clube tem um custo fixo alto. Como justificar esse gasto?

HC - Nós estamos lutando com a prefeitura para a redução do IPTU aqui do Espanhol, que hoje está na faixa de 800 mil reais anuais. Com segurança, também temos um gasto grande, porque esse sempre foi um ponto de preocu-pação nosso. A nossa água é pressurizada e não por gravidade, o que aumenta o custo de energia elétrica – e inclusive estamos prevendo uma obra para mudar o sistema e reduzir esse custo. Já estamos com os estudos de engenha-ria para reverter isso. A manutenção é onerosa, devido ao ambiente de beira de praia e salitre. Além de que a área construída hoje é muito maior do que a anterior. Temos também fun-cionários que não são sazonais, a exemplo dos salva vidas e do pessoal do posto de enferma-gem, que precisam estar ali independente do número de sócios que temos. A grande questão é as pessoas entenderem que o Clube é como o condomínio onde você mora. Precisa pagar a taxa de manutenção, mesmo que você não fre-quente uma determinada área.

Prestes a completar um ano de casa nova, o Clube Espanhol vive um momento de quase plenitude. Hoje, 95% do Clube estão prontos e sendo vivido pelos sócios.

O momento pede celebração pela agremiação que não tem dívidas na praça,mas ao mesmo tempo pede atenção e preocupação com sócios que não estão

honrando com suas obrigações. São necessários cerca de 400 mil reais por mês para manter toda a estrutura e, para que não volte à crise anteriormente vivida,

o Presidente Humberto Campos Peso conta, em entrevista, as estratégias adotadaspara gerir a instituição. Confira:

Page 8: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

O Clube aluga espaço para eventos e cama-rotes. Hoje, dá pra viver sem esse aluguel?

HC - Cobrando uma taxa de 150 reais por mês de manutenção, não tem. A conta não fecha... Alugar a área para eventos e para camarotes é a solução administrativa para fazer a conta fechar. Mas eventos não dão uma firmeza. Os eventos que alugam o espaço interno têm uma periodicidade e me preocupa que a gente pre-cise ficar “dependendo” deles para pagar nos-sos custos. Assim como eles, os camarotes têm altos e baixos. Esse ano eu soube que a maioria deles deu prejuízo para os donos e não sabe-mos o que acontece nos próximos anos. Mas uma coisa é fato: o Clube não se manteria hoje se não fossem as rendas alternativas. Não existe milagre. Ou paga as contas ou fecha as portas. Porque é uma série de encargos que existem e as pessoas não imaginam.

Hoje o Clube tem dívidas na praça?

HC - Não! A nossa promessa foi fazer o novo, sem dívidas, mas para que isso continue a acon-tecer eu preciso ter um retorno do quadro as-sociativo. Senão não tem como manter. Temos 1600 associados, que geram um valor mensal

que já não é suficiente para manter os custos fixos, e se deixarmos de receber uma parte dis-so, aí sim as coisas se complicam...

Quais as vantagens que o Clube oferece ao as-sociado hoje?

HC - Como eu disse no início dessa entrevista, acho que uma das grandes vantagens desse novo clube é oferecer um estacionamento pri- vativo. Além dele, oferecemos todos os equipa-mentos de antes. Piscina, quadras, espaço de jogos, trocamos a lanchonete da piscina para oferecer mais qualidade, porque havíamos re-cebido queixas sobre atendimento de quem estava explorando o espaço. Além disso, o as-sociado adimplente tem acesso livre a todos os eventos de terceiros realizados dentro do nosso espaço. As atividades esportivas também estão a todo o gás e os associados têm preços espe-ciais em todas elas.

É necessária uma quantidade maior de sócios então, para fechar as contas?

HC - Tivemos uma reunião com o Conselho e foi autorizado pelo mesmo vendermos 1000 no-vos títulos de sócios. Eu prefiro esgotar todos os meios possíveis para que os sócios inadim-plentes voltem a pagar, entendendo a necessi-dade desses aportes para o Clube, antes de vol-tar a vender títulos. Ou se o sócio inadimplente desistir do título porque não tenha condições ou não queira arcar com o pagamento men-sal, aí sim repasse esse título para alguém que venha a cumprir com as obrigações. Digo isso porque 1000 novos sócios, contando com de-pendentes, representam cerca de 3000 pessoas a mais circulando pelo Clube e isso traria des-conforto. É uma solução financeiramente posi-tiva, mas socialmente não.

Mesmo com dificuldade, o Clube está gastando. Acabou de gastar muito com o Salão no Módulo 2. Como justificar?

HC - Não se trata de gasto. Investimos, mesmo com toda essa dificuldade, quase 1,5 milhão de

A grande questão éas pessoas entenderem

que o Clube é comoo condomínio onde

você mora.Precisa pagar

a taxa de manutenção, mesmo que você

não frequenteuma determinada área.

Humberto Campos Peso

Page 9: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

reais no Clube. Foram mais de 300 mil só de ar condicionado e hoje o clube está inteiramente climatizado (nas áreas pertinentes). Em elétri-ca foram mais de 150 mil reais. Fora isso, teve forro, gesso, somando uns 80 mil. Gradis, cercas e portões somaram mais 60 mil aproximada-mente. Parque infantil, entre o que já foi feito e a cobertura, que estamos providenciando, soma mais 50 mil reais. Nós temos hoje, com inadimplência de sócios, cerca de 600 mil na rua. Se isso estivesse em caixa, teríamos uma condição de uso melhor.

Como está hoje a relação do Clube com a Prefei-tura da cidade?

HC - Está excelente. Como eu disse, estamos discutindo a questão do IPTU porque conside-ro o valor de 800 mil reais, muito exorbitante. Mas fora isso, temos hoje uma relação muito boa com a administração pública. Não deve-mos nada, estamos quites financeiramente e ainda investimos no calçadão, em parceria com a prefeitura, em prol do cidadão. Hoje temos o calçadão já no novo padrão de obras que a gestão municipal tem feito. Um calçadão largo, nivelado, que permite e incentiva a prática de esportes por parte dos cidadãos.

Presidente, como o senhor vê o futuro do Clube Espanhol, tendo em vista o histórico da agre-miação?

HC - Olhando para trás, eu vejo um futuro aus-picioso. Vejo o Clube crescendo. Todos que pas-sam por aqui elogiam a nova estrutura. Com 500 inadimplentes – que em sua maioria são sócios antigos – é difícil, mas o nosso desafio é ter uma administração que faça o Clube crescer ainda mais, agregando serviços, agregando valor. Aproveito a oportunidade para dizer que em abril estaremos enviando cartas genéricas para todos os que estão devendo, mas que na sequência, vamos interpelar juridicamente to-dos os devedores. E aproveito também para re-iterar que já chegaram as catracas eletrônicas, que em breve estarão em funcionamento para coibir a entrada de quem não esteja quite com as contas. Não pagou, não usa. E assim vamos seguir no desafio de fazer o nosso Clube crescer.

Uma coisa é fato:o Clube não se manteria

hoje se não fossemas rendas alternativas.

Não existe milagre. Ou paga as contas ou fecha as portas.

Existe uma série de encargos e as

pessoas não imaginam.

Humberto Campos Peso

““

Olhando para trás,eu vejo um futuro

auspicioso. Vejo o Clube crescendo.

Todos que passampor aqui elogiama nova estrutura

Humberto Campos Peso

Confira a seguira planilha anual

de Prestação de Contasdo Clube Espanhol,com as Despesas

e Receitas de 2014.

*

Page 10: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

prestAção de ContAs DESPESAS CLUBE ESPANHOL - 2014

DESPESAS FIXAS (Salários, Segurança, Luz, Água, Impostos, Taxas, etc):

Total

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 1.437.818,68

DESPESAS ESPORTES (Benfeitorias para Quadras, Materiais – Bolas, Redes, Traves; etc):

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 80.944,50

DESPESAS SEDE PROVISÓRIA (Sede Morro do Gato: Aluguel, Água, Luz, etc):

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 122.669,50

DESPESAS COM A TABERNA (Empréstimo e Sublocação):

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 259.383,53

DESPESAS COM EVENTOS (Inauguração do Clube e Salões, São João, Réveillon 2014, etc):

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 455.524,23

DESPESAS COM NOVA SEDE (Obras e Serviços):

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 1.630.349,17

DESPESAS COM VENDA DE TÍTULOS:

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 38.649,52

PAGAMENTOS DE PROCESSOS TRABALHISTAS E IMPOSTOS, E TAXAS PARCELADOS:

Janeiro/2014 R$ 66.960,14

Fevereiro/2014 R$ 78.858,36

Março/2014 R$ 72.830,51

Abril/2014 R$ 57.817,65

Maio/2014 R$ 55.585,17

Junho/2014 R$ 62.436,84

Julho/2014 R$ 62.526,89

Agosto/2014 R$ 62.539,71

Setembro/2014 R$ 55.138,80

Page 11: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

TOTAL DESPESAS ANO 2014

Outubro/2014 R$ 19.537,66

Novembro/2014 R$ 19.539,56

Dezembro/2014 R$ 17.040,94

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 630.812,23

R$ 4.656.151,36

Total

ESPORTES:

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 157.382,30

ESTACIONAMENTO:

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 31.464,78

EVENTOS:

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 776.745,11

TAXAS DE MANUTENÇÃO (Mensalidades):

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 1.221.664,26

VENDAS DE TÍTULOS

Período Janeiro a Dezembro/2014 R$ 498.007,37

TOTAL RECEITAS ANO 2014

ALUGUEL ESPAÇO CAMAROTES:

Aluguel Espaço M4 R$ 20.000,00

Aluguel Espaço Camarote da Central R$ 210.690,74

Aluguel Espaço Camarote Madeirada R$ 250.000,00

Aluguel Espaço Camarote do Reino R$ 628.348,52

Aluguel Espaço Camarote Skol R$ 505.524,32

Total Aluguel Camarotes R$ 1.614.563,58

R$ 4.299.827,40

RECEITAS CLUBE ESPANHOL - 2014

Page 12: Informativo Centro Espanhol  |  Abril 2015

espAnHol retornA Com “sextAs Com dAnçA” e ConfIrmA pArCerIA AnuAl Com CAntor beto nArCHISucesso nas noites de sexta-feira há mais de uma década, os famosos bailes das “Sextas com Dança” estão de volta ao Clube Espanhol, com força total, desde o último dia 20 de março. O projeto passa a ser realizado, nessa nova etapa do Clube, no Salão Pepe Otero, localizado no Módulo II da nova estrutura. A festa, que passa a ser realizada semanalmente, será aberta para os sócios e não sócios. O cantor Beto Narchi, grande ícone da noite baiana, é o anfitrião da festa e já firmou parceria anual com o clube, para comandar os eventos. Com isso, Beto sempre comandará a festa e contará com uma atração convidada para abrir a noite, toda sexta-feira. As primeiras edições já aconteceram com grande êxito e reuniram um público admirador do formato, que já estava sentindo falta de balançar o esqueleto pelos salões, com grandes clássicos da música mundial.

Vale lembrar que os sócios adimplentes têm livre acesso ao evento. E quem não for sócio e tiver interesse em participar dos bailes, pode comprar o ingresso na própria sede do Clube Espanhol por R$ 35,00, preço único. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria ou na hora do Baile. Mais informações na secretaria do Clube através dos telefones (71) 3332-6311.