informativo carmo do paranaíba - 2013 /2016

32

Upload: ronan-junior

Post on 25-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Publicação da Administração Municipal de Carmo do Paranaíba - MG

TRANSCRIPT

Nas páginas seguintes você conhecerá ainda mais as obras e os serviços da Administração Municipal de Carmo do Paranaíba. Obrigado e boa leitura!

Atendendo a crianças a partir de seu nascimento até à adolescência, em situação de vulnerabilidade, com riscos pessoais e sociais, maus tratos, descuidos, em especial com a saúde, são acolhidos pela Casa do Aconchego, que tem capacidade para abrigar até 20 crianças, onde, 24 horas por dia, recebem todos os cuidados necessários.

Casa do Aconchego

É admirável a área de atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que envolve toda a população. Na sua de abrangência estão: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Bolsa Família, o Conselho Tutelar, o Curumim e a Casa do Aconchego. As parcerias com outros segmentos da Administração Municipal (Saúde, Educação e Obras), além das instituições de cunho social, aumentam a promoção da pessoa em Carmo do Paranaíba.

Atende a uma grande parte da comunidade, oferecendo aos mais maduros, cursos de bordado, tricô, pintura, artesanato, culinária entre outros, além de atividades físicas, como a hidroginástica. Atende à família quando algum de seus membros esteja em situação de vulnerabilidade. Foi instalado no CRAS o “Programa Acessuas Trabalhador”, para promover a capacitação e emprego de jovens e adolescentes, que poderão ser contratados por empresas, como aprendizes. O “Cantinho da Sagrada Face” e o “Programa de P r o m o ç ã o d o M e n o r ” ( P R O M E N ) a t u a m conjuntamente em programas sociais do Município. O prefeito municipal e técnicos do CRAS carmenses receberam, da Associação Mineira de Municípios (AMM), o “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, pela execução do “Projeto Bem Viver na Terceira Idade”.

CRAS

A gestão do Cadastro Único (CadÚnico) do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, orienta as 1.290 famílias carmenses inscritas, que recebem benefícios financeiros, redução da tarifa de energia elétrica, entre outros, além de benefícios como: Água de graça, auxílio funeral e apoio ao migrante, desde que sejam preenchidos os requisitos da Lei Municipal de Ação Social.

Bolsa Família

Atendendo a uma média de 100 crianças e adolescentes, o Programa Curumim promove aulas de Informática, Música, Crochê, e Artesanato, além da prática de esportes e de reforços escolares. Atendendo em grupo ou individualmente, uma equipe do CRAS, composta por Assistente Social Psicóloga, e Educadora Social realizam trabalhos voltados para a socialização dos alunos.

Curumim

20

Em parceria com o PRONATEC, do Governo Federal, com o SESI, com o SENAC e com o SEBRAE, o Município ofereceu à população, nos últimos três anos, vários cursos profissionalizantes: Cabeleireiro, Salgadeira, Auxiliar Administrativo, Mecânica de Motos, Eletricista Predial, Língua Brasileira de Sinais (Libras)-de comunicação com surdos, Cuidador de Idosos, Técnico em Meio Ambiente e Operador de Caixa. Centenas de pessoas receberam Certificados de Conclusão dos cursos de Culinária, através do programa “Cozinha Brasil”. Seus cursos, de variadíssimas receitas, ensinam também técnicas de aproveitamento máximo do sabor e dos nutrientes dos alimentos.

O Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), orgão municipal, proporciona assistência jurídica e social a pessoas de baixa renda, que são atendidas por duas advogadas, e uma Assistente Social. Atualmente, 850 processos, especialmente da Vara da Família, estão em tramitação no Fórum da cidade.

CAC - Assistência Jurídica

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) também atua na proteção a crianças, adolescentes, jovens e idosos, que tiveram seus direitos violados, como agressões físicas e morais. Desenvolve programas de reabilitação comportamental, de prevenções e de ações contra as drogas. Carmo do Paranaíba foi uma das cidades contempladas pelo programa Itaú Social, que direciona recursos para atividades que produzam benefícios de proteção social. O programa repassou, em 2015, R$465 mil reais ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os valores estão sendo aplicados em obras e serviços direcionados ao social e foram conseguidos através da apresentação, ao banco, do “Programa Jogos Teatrais, Psicodrama e Terapia Comunitária Para Educação Afetivo-Sexual e Quanto ao Uso de Drogas”, elaborado por psicólogos que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Social carmense. Em parceria com o CREAS, importantes medidas socioeducativas (MSE) são promovidas pela Vara da Infância e do Adolescente do Poder Judiciário, e pelo Ministério Público.

CREASApoios e Parceria

21

25

30