informativo alô comunidade - ed. 015 / abr 2013

4
Publicação mensal – Circulação nas comunidades da Reta João XXIII e pontos focais de Santa Cruz • Ano 2 • Abril de 2013 • Edição 15 Pág. 3 Pág. 2 Pág. 4 Profissionais do futuro: invista na profissão certa e garanta um bom emprego. Lugar de lixo é na reciclagem: e você, o que faz com o seu lixo? A Arte em Movimento: a exposição que foi um sucesso em Santa Cruz.

Upload: thyssenkrupp-companhia-siderurgica-do-atlantico

Post on 16-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição nº 011 / Novembro de 2012 do informativo Alô Comunidade Edição nº 015 / Abril de 2013 do informativo Alô Comunidade

TRANSCRIPT

Publicação mensal – Circulação nas comunidades da Reta João XXIII e pontos focais de Santa Cruz • Ano 2 • Abril de 2013 • Edição 15

Pág. 3

Pág. 2 Pág. 4

Profissionais do futuro:invista na profissão certa e garanta um bom emprego.

Lugar de lixo é na reciclagem: e você, o que faz com o seu lixo?

A Arte em Movimento:a exposição que foi um sucesso em Santa Cruz.

2• Alô Comunidade!

Lugar de lixo é na reciclagem!

O lixo não some quando o jogamos fora e, se fizermos de forma indevida, ele volta a nos incomodar – seja em um dia de chuva forte, com a rua alagada por causa dos bueiros entupidos – ou então o mau cheiro quando ele se acumula. O descarte

precisa ser feito em locais e dias corretos para que o lixo seja recolhido pela Comlurb. Mas também podemos transformá-lo.

Foi o que fez a turma 3001 da Escola Estadual Erich Heine, sob a supervisão do professor de práticas administrativas, Alan Magalhães. “Criamos o Projeto Heine, onde os alunos criaram uma cooperativa de reciclagem. Pensaram desde a criação da logo, pesquisas, métodos de recolhimento, limpeza e pesagem dos materiais e produção”, explica.

Tudo começou com a atitude sustentável e os alunos passaram a utili-zar canecas ao invés de copos plásticos. Depois, a ação veio em seguida. “Eles reciclam garrafas, pneus, espumas e até lixo eletrônico. Usamos pufes reciclados nas áreas de convivência dos alunos e venderemos a produção para comprar material esportivo”, comemora Alan.

Alunos da Erich Heine se uniram e deram um destino eficiente ao lixo recolhido pela comunidade

Eles estão de parabéns!Os alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco recolhem óleo

de cozinha e trocam por produtos de limpeza para a escola. A partir de maio, o trabalho recomeça! Se você não sabe o que fazer com o seu óleo usado, dê uma força para a garotada! Uma atitude assim, além de fazer bem ao meio ambiente, ajuda a transformar a escola e incentiva os jovens a continuar no caminho certo. Rua do Matadouro, nº 25.

A empresa já recuperou 1,5 hectar, o que equivale a dois campos de futebol.

Preservar o mangue mantém a oferta de peixes da região.

Integrantes do Projeto Musical Água da Vida: música que toca o coração

A música não pode pararA música sempre esteve presente na vida do

assistente de produção Eraldo Raimundo e dividir esse dom com outras pessoas passou a ser um sonho deste morador da comunidade dos Jesuítas. Não demorou muito para mais seis outros professores abraçarem a ideia e para o pastor Carlos Alexandre, da Igreja Batista Água da Vida, disponibilizar o espaço.

Em menos de um mês, o grupo voluntário “Projeto Musical Água da Vida” já tinha 30 alunos inscritos nas aulas de canto, violão, guitarra, bateria e teclado. “Não existem muitos projetos sociais em Jesuítas e nós acreditamos que a música afasta os jovens das ruas, além de acalmar e fazer bem, prova disso é que a musicoterapia cada vez mais ganha força no meio médico”, alerta Eraldo.

Faça a sua parte!O Projeto precisa de doações de instrumentos musicais e mesmo os

que precisam de algum reparo são aceitos. Que tal doar aquele violão antigo encostado no fundo do baú? Ele ainda pode tocar muitas músicas!

Igreja Batista Água da Vida. Rua Adalgisa Suzano, 21, Jesuítas. E-mail de contato: [email protected]

Desde que se instalou em Santa Cruz, a CSA preserva o man-guezal da Baía de Sepetiba e realiza estudos para compreender a dinâmica do ecossistema e, assim, recuperar a fauna e flora local. O primeiro passo foi retirar todo o lixo – uma das principais causas da mortalidade dos caranguejos. “O lixo contamina os animais, destrói a germinação das plantas e cria obstáculos para a maré. Infelizmente muitas pessoas ainda jogam lixo nos rios e encostas e a chuva acaba o trazendo para o manguezal”, explica Marcelo Silva, especialista em meio ambiente da CSA.

?

3 Alô Comunidade! •

O mercado de trabalho está aquecido, mas é preciso ter qualificação. É comum recebermos currículos de pessoas com interesse em vaga de eletricista, sem o ensino médio completo

ou curso profissionalizante. Infelizmente, não conseguimos convidar para processo seletivo, já que trabalhar com baixa,

média e alta voltagem exige formação específica.

Capacitação profissional

Nos últimos anos as empresas instaladas no Distrito Industrial de Santa Cruz trouxeram desenvolvimento e mais empregos para região. Muitos jovens terminam o ensino médio e ainda não sa-bem que rumo profissional seguir ou desconhecem as diversas

opções que o mercado oferece.O Alô Comunidade! foi atrás das áreas que mais carecem de profissionais

no bairro e conversou com o coordenador técnico do Senai de Itaguaí, Hen-rique Santana. “Os técnicos são os que colocam a indústria para funcionar e, por isso, o número de vagas é bem maior do que áreas com formação universitária. Hoje um profissional ganha de R$ 1.500 a R$ 3.000, com chances de crescimento”, destaca Henrique.

Atualmente estudam cerca de 700 alunos no Senai de Itaguaí, construído pela CSA. A maior parte das vagas é destinada ao Programa Pronatec e às parcerias das empresas por meio dos Programas de Jovens Aprendizes, que selecionam os alunos por provas, dinâmica de grupo e entrevista pessoal. “Nossos alunos vêm de escolas públicas e são bem divididos entre homens e mulheres, o que até alguns anos atrás não acontecia. Elas vieram para ficar e provaram que podem ocupar vagas que antes eram predominantemente masculinas”, explica.

É o caso de Larissa Rosa, 18 anos, estudante dos cursos de automação industrial e eletricista. “É uma excelente oportunidade, vou terminar os dois cursos juntos e ter duas profissões. Meus pais não teriam condições de pagar por isso e também facilita ter um Senai tão perto de casa”, comemora Larissa.

Jéssica Oliveira e Larissa Rosa provam que as mulheres ganharam espaço nos cursos técnicos operacionais e nas indústrias

Turma de Jovens Aprendizes da CSA. Previsão de inscrições em setembro Gabriela Reis, Victor Magno e Rafael Canedo: Jovens Aprendizes das empresas Odebrecht, Rip e Gerdau

Duas vezes ao ano, a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro abre vagas no Senai pelo Pronatec, oferecendo bolsas gratuitas. Fique de olho na sua escola e não perca essa chance!

Anote quais são as áreas com maior carência no Distrito Instrustrial de Santa Cruz:

- Instrumentação- Automação- Mecânica- Elétrica

Denise Vaz, gerente de Recursos Humanos da CSA

4• Alô Comunidade! ThyssenKrupp CSA

ThyssenKrupp CSA

é uma publicação mensal de circulação externa da ThyssenKrupp CSA. Av. João XXIII, s/nº. – Santa Cruz – Rio de Janeiro – CEP: 23.560-352. n Conselho Editorial • Bianca Wien Prado • Cristina Valente • Denise Vaz • Elizabeth Andrade • Fernanda Candeias Guimarães • Luciana Finazzi • Luciana Ramos • Péricles Monteiro • William Nogueira n Reportagem • Luciana Ramos n Design • Casa do Cliente Comunicação 360° n Fotos • Reinaldo Azevedo • Arquivo TKCSA. n Atendimento • 0800 021 5123 – e-mail: [email protected] n Tiragem • 25 mil exemplares.

expediente

Saúde da gestante

Já está disponível no website da CSA (www.thyssenkrupp-csa.com.br), na aba Publicações, o Relatório do Estudo de Cheias do Canal São Fernando, feito pelo laboratório de hidráulica computacional da COPPETEC/UFRJ.

Samara Regina e Leonardo Oliveira à espera de Ryan

Uma das recomendações dos gineco-logistas para as mulheres que pretendem engravidar é que tomem ácido fólico pelo menos três meses antes – e continuem com o suplemento durante o primeiro semestre

da gravidez. É fundamental para o desenvolvimento do cére-bro e da coluna do bebê. Procure o seu médico e se informe!

?

No dia 7 de abril, em comemoração ao Dia Internacional da Saúde, o Centro Municipal de Saúde Cesário de Melo, o “Cesarão”, re-ceberá o evento Ação Social. Na ocasião, os visitantes poderão medir a pressão arterial e

participar de uma aula de ginástica. Além disso, profissionais das unidades darão palestras sobre tabagismo, hanseníase, tuberculose, diabetes, hipertensão, dengue e planejamento familiar. Rua 2, s/nº, Santa Cruz. Das 8h às 12h. Grátis.

Samara Regina, moradora da Reta João XXIII, conta que sempre esteve em dia com os exames médicos e

de olho na saúde. Mas agora, grávi-da de oito meses, passou a redobrar os seus cuidados. “Minha alimenta-ção é boa e já não bebia refrigeran-tes e álcool, mas com a gestação passei a caminhar e percebi que meus pés não incham tanto, além de não ficar sedentária”, explica.

A futura mamãe também não se descuidou dos exames pré-natais e, mensalmente, recebe o acompanha-mento de um médico do Programa Cegonha Carioca, da Prefeitura. “Eles são ótimos. Além de todo cui-dado necessário, ganhei enxoval e um número telefônico para entrar em contato quando chegar a hora do parto”, comemora Samara.

Foi um sucesso a exposição “A Arte em Movimento”, na ONG Casa Ser Cidadão. Durante o mês de março, cerca de 500 pessoas passaram pelo espaço, principalmente crianças das escolas de Santa Cruz. Elas conferiram as obras de arte feitas pelos alunos do Educarte – que passaram o dia em uma oficina de catavento e se divertiram com a apresentação do grupo teatral Cia. Carroça de Mamulengos.