informativo acin janeiro 2011

8
Informativo Janeiro 2011 | Edição nº 79 | ano 7 RETROSPECTIVA 2010 F otos: Alexandre Batista

Upload: acin-associacao-empresarial-de-navegantes

Post on 22-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Notícias Empresariais. Retrospctiva 2010.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo ACIN Janeiro 2011

Informativo

Janeiro 2011 | Edição nº 79 | ano 7

RETROSPECTIVA 2010

Foto

s: A

lexa

ndre

Batist

a

Page 2: Informativo ACIN Janeiro 2011

Parabéns aosAniversariantes de Fevereiro

José Gonzaga dos SantosPresidente da ACIN

É com muito orgulho e com a sensação de dever cumprido que chegamos ao final de dois mandatos a frente da Associação Empresarial de Navegantes. Foram 4 anos de muito trabalho e dedicação que resultaram em muitas conquistas. Realizamos inúmeras palestras e treinamentos, nas mais diversas áreas, que serviram para aperfeiçoar o conhe cimento dos nossos associados. Tratamos de questões primordiais para o desenvolvimen-to da classe empresarial, bem como do muni-cípio e região. A duplicação da BR 470, a ampliação do Aeroporto Internacional Ministro Victor Kon- der, os projetos que envolvem o Rio Itajaí-Açu, as questões ligadas a segurança pública e serviços básicos como fornecimento de energia, água, infraestrutura e até mesmo a entrega de correspondências, através dos correios, foram temas amplamente discutidos em reuniões na ACIN, durante o período em que fui presidente. Envolvemos nossa classe e usamos a força da nossa representatividade para buscar soluções aos problemas encon-trados no município. Posso dizer com convicção que muitas foram as conquistas da ACIN nos últimos quatro anos. Fortalecemos o cartão Util Card, inserindo grandes empresas ao siste-ma, Formamos os Núcleos Setoriais de Contadores, Corretores de Imóveis e Farmá-cias, aumentamos consideravelmente o nú-mero de associados na entidade, conquista-mos o título de Utilidade Pública Estadual e iniciamos o processo para a conquista do título em nível Federal, fundamos, com outras entidades de classe, a CREDIFOZ, Coope-rativa de Crédito dos Empresários da Foz do Rio Itajaí-Açu, juntamos força e construí-mos, em parceria, novas salas no Fórum do município, participamos das tratativas do projeto de revitalização da ponte da BR 101, que liga Navegantes a Itajaí, obra que hoje é uma realidade e que muito ajuda quem transita pelo local, permutamos um terreno com a prefeitura para a construção do Centro Empresarial de Navegantes, cujo projeto também concluímos em totalidade, estando pronto para a execução da obra, mantemos uma relação importante com o poder público municipal, bem como com representantes dos três poderes constituídos e, além disso, participamos ativamente de conselhos, co- missões e grupos de discussão de temas relevantes como o plano diretor do município, defesa civil, assistência social, turismo, segu- rança, economia, esporte, entre outros.

Outra conquista relevante da classe em- presarial durante a atual gestão foi a con-cretização da via portuária. Realizamos inúmeras reuniões e tratativas para que os recursos necessários para essa obra fossem liberados. A pressão exercida pela classe empresarial, juntamente com a vontade po-lítica dos nossos governantes resultaram na realização do sonho da via portuária, que ho-je é realidade. Agora estamos caminhando para uma no-va fase na ACIN e com a dedicação de sempre e o envolvimento dos associados vamos con-quistar muitos outros benefícios para a classe e para garantir o desenvolvimento susten-tável do município. Outro acontecimento importante, que cer-tamente vai ficar para a história da entidade e marcar o início oficial dos trabalhos neste ano, será a posse da nova diretoria, gestão 2011-2012, a qual tem como presidente o empresário, Francisco Carlos Gervásio, e com muito orgulho, sou vice-presidente. Estamos concentrando nossos esforços na organização deste evento que será realizado às 20h30min do dia 11 de fevereiro próximo, na Associação Beneficente Amizade, na Meia Praia. O local é amplo, climatizado e de fácil acesso. Optamos por fazer um cerimonial se guido por um jantar para celebrarmos, jun-tamente com toda a diretoria eleita, as-sociados, autoridades e demais convidados, o início de uma nova fase na Associação Em- presarial. Mais uma vez, aproveito este espaço, pa-ra convidar todos os nossos associados a participar do cerimonial e do jantar de posse da nova diretoria, gestão 2011-2012. Os convites são limitados e a confirmação pre- cisa ser feita antecipadamente. Contamos, desde já, com a participação expressiva da classe empresarial de Nave-gantes neste evento. Vamos iniciar o ano com uma grande confraternização, mostran-do a força do associativismo local, pois juntos sempre seremos mais fortes.

noTwitter

ACIN

@ACIN20anoshttp://twitter.com/acin20anos

Notícias

Ações ComunicadosEventos

ProdutosServiçosOpinião

e muito mais....

FLÁVIA APARECIDA MORALES AGULHAR ESTRELA DO MAR TURISMO LTDA 01/02

LUCIMAR ONEDA JL COMÉRCIO DE CELULARES LTDA 04/02

KARLA SCHACHT NAVETRAVEL AGE DE VIAGENS E TURISMO LTDA 05/02

ELIZANGELA PEREIRA ELIZANGELA PEREIRA ME 06/02

SIRLEIA VIEIRA ADRIANO CARPES IMOVEIS LTDA ME 07/02

ALEXANDRE BATISTA MÍDIA COMUNICAÇÃO E MARKETING LTDA 07/02

VERNER DIETTERLE CONSTRUTORA ATLÂNTICO SUL LTDA 10/02

CLAUDIOMAR VANDRESEN CENTRO DE IDIOMAS NAVEGANTES ME 11/02

MARLENE DOS SANTOS CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUT CM CAR LTDA 11/02

ODIMAR JAIME DE SOUZA MARY'S IND E COM DE CONFECÇÕES LTDA ME 14/02

MARIA PAMPLONA SODEMA COM DE MAT P/ CONSTR LTDA ME 14/02

EVERTON TADEU DE OLIVEIRA ASSOC. DOS SERVIDORES DA INFRAERO 16/02

MARINEI QUINTINO FARMÁCIA CORDEIROS LTDA EPP 16/02

RUDNEY RICOBOM RICOBOM FARMÁCIA E MANIPULAÇÃO LTDA ME 17/02

LARISSA PAWLENKO LARISSA PAWLENKO ME 17/02

JOSÉ CARLOS DALÇOQUIO JOSÉ CARLOS DALÇOQUIO 20/02

EDESIO RODRIGUES FARMÁCIA DO PESCADOR LTDA ME 20/02

CLÁUDIO LUIZ DETTONI DETTONI COM E REPRES DE MÓVEIS LTDA ME 20/02

PATRICIA CRISTINA DA SILVA BENASSI SUSETE ROSANGELA DA SILVA ME 22/02

ADALBERTO CIDNEI DE MENEZES AN STAR SYSTEM INFORMÁTICA LTDA ME 24/02

ORLANDO CARPES SUZETE MARIA DA SILVA CARPES ME 24/02

JOSÉ ROBERTO PEREIRA BOMBLOCO FAB. E COM. DE ART. DE CIMENTO 26/02

ROSIMERI TEIXEIRA ÓTICA RAUL LTDA ME 27/02

VANUSA PUFF ARNO ALBERTO PUFF ME 27/02

ALINE PIVATTO ANACLETO AZZES FITNESS ACA CORPO E MENTE LTDA ME 28/02

CLEITON CAMPOS JÚLIA ARAUJO TORRES ME 28/02

CARLOS OSMAR DOS SANTOS CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUT CM CAR LTDA 28/02

MARCIO SIRINEU FLEMING MERCADO GD LTDA 28/02

SUZETE ROSANGELA DA SILVA SUSETE ROSANGELA DA SILVA ME 28/02

PAULO ROBERTO REISER REISER IND. E COM. DE CONFECÇÕES LTDA ME 28/02

Page 3: Informativo ACIN Janeiro 2011

5 LOJAS, UMA PERTO DE VOCÊ.5 LOJAS, UMA PERTO DE VOCÊ.

Retrospectiva 2010...

Desenvolvimento Econômico de Navegantes foipauta da primeira reunião de 2010 na ACIN

tantes da Secretaria de Desenvolvimento Econô-mico de Navegantes, o então secretário, Evandro Argenton e o diretor, Antônio Carmona. O encon- tro, que foi realizado na sede da Acin, na manhã do dia 18 de janeiro de 2010, serviu para aproximar, ainda mais, a classe empresarial da cidade com o poder público, bem como para conhecer as pro-postas e ideias do, então, novo responsável pela pasta. Durante a reunião muito foi comentado sobre os incentivos fiscais que Navegantes oferece aos em-presários para que invistam no município. Para o presidente da Acin, a relação direta da clas-se empresarial com o poder público é saudável e necessária. “Todos nós trabalhamos incansa-velmente para fazer de Navegantes uma cidade destaque. Com a união dos empresários e o poder público, as ações se simplificam e todos saem ganhando, principalmente a população que precisa de emprego e renda. O que precisamos é desen-volver projetos em diversas áreas e com isso atrair, cada vez mais, investimentos para o município”, comentou Gonzaga.

O presidente da Acin, José Gonzaga dos Santose os vice-presidentes, Manoel Formento, Vinicio

Bortolatto, Alexandre Batista e Francisco Carlos Gervásio, estiveram reunidos com os represen-

Sucesso da ACIN com o cartão Util Card serviu de exemplo para a Associação Empresarial de Brusque

O presidente da Acin, José Gonzaga dos Santos e a então secretária executiva da entidade, Vânia Vailatti, foram convidados para participar de uma reunião de diretoria da Associação Empresarial de Brusque. O encontro foi realizado no dia 1º de fevereiro de 2010 na sede da entidade brusquense. Os representantes da entidade navegantina explanaram so-bre o cartão Util Card, que em Navegantes foi implantado em 2007 e segue conquistando, cada vez mais, usuários e garantindo um suporte as empresas associadas, sendo atualmente uma das principais soluções empresariais oferecidas pela Acin. Na oportunidade os diretores da ACI de Brusque ficaram conhecendo detalhes do cartão, com o objetivo implantá-lo naquele município. O modelo de gestão usado em Navegantes e as promoções criadas para incentivar o uso do Util Card serviram como modelo, atraindo a atenção dos diretores presentes no encontro. Muitos questionamentos foram realizados e o saldo da reunião foi considerado positivo pelo presidente da Acin. “Para nós foi uma honra ver a Associação Empresarial de Navegantes ser referência para o sistema Facisc.”, comentou Gonzaga.

34 empresas conveniadas, 180 comércios credenciados, 134 novos sócios após a implantação do cartão, 1.937 cartões ativos. Movimentação total em 3 anos de cartão: R$ 3.300.346,00. Só em dezembro de 2009 foram movimentados no comércio com o Util Card R$ 168.212,69.da cidade

Números do Util Card no início de 2010 em Navegantes

Alexandre Batista

Ale

xandre

Batista

Page 4: Informativo ACIN Janeiro 2011

Retrospectiva 2010...

ACIN promoveu a entrega dos prêmios ganhadores da Promoção ’’Compre com Util Card’’

aos

Os ganhadores da promoção, que foi criada para incentivar o uso do cartão Util Card em Navegantes, receberam das mãos dos diretores da Acin, na noite do dia 24 de fevereiro de 2010, os respectivos prêmios ofertados. A entrega foi realizada na sede da agência de viagens Estrela do Mar, que foi uma das prin-cipais patrocinadoras da campanha, organizada pela Associação Empresarial de Navegantes com o apoio da Facisc. Todos compraram nas lojas da Rede Top Supermercados de Navegantes, depositaram seus comprovantes de compra, foram sorteados e desfrutaram os prêmios. A promoção foi compreendida entre os dias 03 de novembro de 2009 e 31 de janeiro de 2010. Para o presidente da Acin, José Gonzaga dos Santos, o volume de compras registrado no período em que a promoção esteve em vigor, mostrou o sucesso que foi a iniciativa da Associação Empresarial. “Nosso cartão Util Card já faz parte do dia a dia de muitas empresas e funcionários da cidade. Queremos que ele fique ainda mais forte e por isso vamos desenvolver outras ações nesse sentido”, comentou Gonzaga.

Ganhadores: 1º Prêmio - Uma viagem de cruzeiro com saída de Itajaí, passando por Santos e Ilha BelaSP, com acompanhante; Ganhador: Gerônimo Calixtro 2º Prêmio - Um final de semana com acompanhante no Fazenda Park Hotel em Gaspar SC;Ganhador: Gilmar Arão da Cruz 3º Prêmio - Um passaporte, com acompanhante, para o parque temático Beto Carrero World.Ganhadora: Adriana Hoffmann

Segurança Pública de Navegantes foi discutida na ACIN A diretoria da entidade, através do presidente, José Gonzaga dos Santos, recebeu o delegado responsável pela Diretoria da Polícia Civil do Litoral, Dr. Márcio Colatto, o Delegado Regional de Itajaí, Dr. Silvio Gomes Filho e o Dele-gado Geral da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Dr. Maurício Eskudlark. Também participaram do encontro, diretores e associados da Acin, verea-dores, comissários de polícia que trabalharam na força tarefa em Navegantes. Durante a reunião que durou cerca

de duas horas, os então representantes da Polícia Civil apresentaram detalhes da operação realizada na época em Navegantes, a qual foi considerada um sucesso, tanto pelas autoridades, quan to pela classe empresarial do município, que não poupou elogios. “Só temos a agradecer o empenho da Polícia Civil, pois durante esse período de força tarefa, o que vimos foi um trabalho exemplar que teve um resultado prático e super positivo. Todos estão de parabéns”, comentou o presidente da Acin, José Gonzaga dos Santos.

Alexandre Batista

Alexandre Batista

Page 5: Informativo ACIN Janeiro 2011

AV. PREF. CIRINO ADOLFO (BEIRA MAR) Nº 1391 CENTRO - NAVEGANTES - SC - FONE: (47) 3342-8282 - 3319-5002

Centro Integrado à Saúde

Retrospectiva 2010...

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou, na noite da quarta-feira 24 de março de 2010, uma sessão solene no Clube Navemar, em Navegantes, para homenagear os 20 anos de fundação da Associação Empresarial de Navegantes (ACIN). Solicitada pelo deputado Adherbal Deba Cabral (PMDB), a solenidade teve a presença de autoridades, sociedade civil e colaboradores que passaram pela instituição ao longo desses anos. “Desde sua fundação, a ACIN vem promovendo o associativismo e a prestação de serviços ao empresariado e à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento regional. A partir do trabalho, a entidade conquistou a credibilidade do município e da região”, ressaltou. A fundação da ACIN ocorreu em 15 de maio de 1990, após um grupo de 115 empresários se reunirem e juntos detectarem a necessidade da criação de uma entidade que representasse a classe empresarial do município e que tivesse compromisso social, servindo como agente de desenvolvimento através do associativismo. Atualmente, passa de 360 o número de empresas associadas. Porém, a diretoria da entidade pretende ampliar esse número nos próximos anos. “Temos como objetivo expandir o movimento empresarial do município, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e zelando pela credibilidade conquistada. Completamos 20 anos de trabalho com muito sucesso, mas reconhecemos que ainda há muito a ser feito”, frisou o presidente José Gonzaga dos Santos. Presente ao evento o representante da região no Parlamento catarinense, o então deputado Rogério Mendonça Peninha (PMDB) mencionou que a iniciativa da ACIN foi fundamental para o crescimento econômico e o desenvolvimento das empresas em Navegantes. “O trabalho da associação, em parceria com as entidades públicas municipais, faz com que Navegantes fique entre os municípios catarinenses que mais crescem”, lembrou. Na oportunidade, o en-tão presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, vereador João Batista da Silva (PSDB), salientou que “graças à união e o esforço dos empresários que acreditaram no potencial de Navegantes o município vem atendendo às neces-sidades da sociedade e promovendo qualidade de vida”. Em nome dos homenageados, um dos ex-presidentes da ACIN, Vinicio Bortolatto, lembrou que a dedicação de todos os integrantes levou a iniciativa daquele primeiro grupo de 115 empresários a ser bem sucedida. “Precisamos de novos investimentos e vamos continuar trabalhando para que, futuramente, com o apoio do governo do Estado, possamos conquistar a construção de uma sede própria para ACIN.” Após os pronunciamentos, o deputado Adherbal, Deba, fez a entrega de uma placa, em nome do Poder Legislativo, aos presidentes que passaram pela diretoria da ACIN.

• José Gonzaga dos Santos • Andreia Lunarde Silva da Costa • Altair Genero • Vilmar Schereiber • Edemir José Campestrini • Clézio Bortolato • Arquelau Estevão Bonifácio • Vinicio Bortolatto

Homenageados:

20 Anos da ACIN foram homenageados pela Assembleia Legislativa de SC

Alexandre Batista

Page 6: Informativo ACIN Janeiro 2011

Retrospectiva 2010...

O presidente da Acin, José Gonzaga dos Santos, representou a classe empresarial da cidade durante a assinatura do convênio de R$ 11 milhões, entre o Governo do Estado e a prefeitura de Navegantes, realizado na sexta-feira, 08 de maio de 2010. Os recursos que tiveram um aporte de R$ 5,5 milhões foram usados para as desa-propriações dos imóveis que estão na rota da Via Portuária. De acordo com o empresário, apesar do mau tempo registrado naquela noite, o evento não per-deu o brilho. A Via Portuária de Navegantes tem 1.800 metros de extensão. A obra foi executada com recursos da Portonave e inaugurada no dia 21 de dezembro de 2010. A via, que foi motivo de muitas reuniões da classe empresarial, ajuda a desafogar o tráfego de caminhões que seguem em direção ao Porto, além de oferecer mais segurança para pedestres e ciclistas.

Presidente da ACIN acompanhou a assinatura doconvênio para a construção da Via Portuária

Hospital de Navegantes foi tema de reunião na ACIN

A diretoria da Associação Empresarial de Navegantes, através do presidente, José Gonzaga dos Santos, promoveu uma reunião, na noite do dia 08 de junho de 2010, para discutir a situação do Hospital de Nave-gantes, que é administrado pela Fundação São Camilo. O diretor administrativo do hospital, Cláudio Marmen-tini, foi convidado para participar do encontro. Claudio esclareceu as dúvidas do empresariado, apresentando detalhes da atual gestão. O encontro teve a participa-ção da vereadora Maria José Flôr, de representantes do Lions Club e da comunidade, bem como de empresários ligados a ACIN. Segundo Cláudio, a maior preocupação dos adminis-tradores do hospital é garantir um atendimento de qualidade e que venha de encontro às necessidades da população de Navegantes. Para isso, ainda segundo ele, um projeto de ampliação estava sendo elaborado em parceria com a Secretaria de Saúde do Município.

Alexandre Batista

Divulgação/ACIN

Page 7: Informativo ACIN Janeiro 2011

Retrospectiva 2010...07 - Informativo Acin

Grupo Meg passou a utilizar o Util Card

Em 2010, o cartão de benefícios Util Card, administrado, em Navegantes, pela Associação Empresarial, passou a contar com mais uma empresa de grande porte em seu quadro de conveniados. Na manhã do dia 09 de julho, uma comitiva da ACIN, formada pelo presidente, José Gonzaga dos Santos, pelo vice-presidente para assuntos aeroportuários e turismo, Vinicio Bortolatto, pela então secretária executiva Vânia Vailatti e pelo coordenador comercial da Facisc, Sérgio Acy Kollet, esteve na empresa e firmou um convênio, que proporcionou o uso do cartão para 300 colaboradores. Os representantes do empresariado navegantino foram recepcionados pelo diretor presidente do Grupo MEG, Morcolino Cipriani, que prontamente aceitou a proposta apre-sentada, demonstrando total confiabilidade aos produtos e serviços da ACIN. Durante a visita, Marcolino fez questão de apresentar setores da empresa aos líderes empresariais.

De acordo com o presidente da ACIN, com a adesão do Grupo MEG, que é uma das mais tradicionais empresas de Nave-gantes, o Cartão Util Card passou a ficar ainda mais forte e representativo no muni-cípio. Ele citou que empresas como Porto-nave e Leardini já utilizavam à ferramenta

que foi criada para facilitar a gestão dos setoresde recursos humanos e financei-ros das empresas. “O Util Card incentiva o consumo no comércio local fazendo com que os recursos fiquem no município. Com a adesão do Grupo Meg vamos ter cerca de 2500 cartões ativos na praça.

ACIN promoveu reunião itinerante na Portonave

Com um público de aproximadamente 40 pessoas, a reunião itinerante e comemorativa da Associação Empresarial de Navegantes realizada em 20 de julho de 2010, no auditório da Portonave, marcou mais uma ação da entidade. Os trabalhos foram comandados pelo, en-tão, presidente interino, Vinicio Bortolatto, que em nome de toda a diretoria agradeceu a participação de todos, destacando a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, vereador João do Posto (PSDB) e da vereadora Maria José Flor (PMDB).

Homenagem: O ponto principal da reunião itinerante foi a homenagem que a ACIN, através da sua diretoria, fez a Portonave pela conquista do Prêmio Empresa Cidadã ADVB 2010. Uma placa foi entregue ao Diretor Superintendente Operacional da empresa, Rene Duarte, que agradeceu os empresários pela iniciativa. O Terminal de Navegantes concorreu na categoria Participação Comunitária com o case “Portonave de Todos, de Mãos Dadas pela Responsabilidade Social” e foi um dos 15 vencedores entre os mais de 40 inscritos em SC.

O encontro foi marcado por uma homenagem ao terminal portuário.

Alexandre Batista

Alexandre Batista

Page 8: Informativo ACIN Janeiro 2011

Júlia e Cleiton, proprietários da Citolabreceberam certificado e direito do uso do selo do MPE Brasil

08 -Informativo Acin

Retrospectiva 2010...Presidente da Junta Comercial

de SC palestrou na ACIN

Diante de um público formado por contadores, representantes da prefeitura, Corpo de Bombeiros e empresários dos mais variados ra-mos de atividades, Antonio Zimmer man apresentou detalhes do Pro-grama de Registro Mercantil Inte-grado (REGIN), que foi criado para agilizar a constituição de uma em-presa nas cidades de SC. Com a implantação do sistema os empre-sários passaram a ter mais facili-dade para iniciar suas empresas. “Ao sair da JUCESC o empresário terá além do seu ato registrado na

Junta Comercial, o CNPJ, a Inscri-ção Estadual, o protocolo do Alvará de Funcionamento junto à Prefei-tura Municipal, da vistoria no Corpo de Bombeiros e do Alvará Sanitário na Vigilância Sanitária”, comentou Zimmerman. “Esta foi mais um conquista da classe empresarial de Navegantes, que através da ACIN vem somando muitos benefícios ao longo dos anos. Estamos muito otimistas com esse novo sistema, comentou o então presidente interino da ACIN, Vinicio Bortolatto.

Diretoria da ACIN Gestão 2011/2012 foi eleita por aclamação

O empresário Francisco Carlos Gervásio, proprietário do Posto Náutico Farol, foi eleito, por acla-mação, presidente da Associação Empresarial de Navegantes para a gestão 2011/2012. A eleição com chapa única, foi realizada na noite da terça-feira, 23 de novembro de 2010, na sede da entidade, em Assembleia Geral Or-dinária, conforme determina o Artigo 18 item II e Artigos 48 a 54 do Capítulo IV do Estatuto Social da entidade. Dezenas de associados acompanharam o pleito eleitoral,

que transcorreu dentro da mais absoluta normalidade, com primei-ra chamada às 19h30min e a se-gunda às 20h. O atual presidente da entidade, José Gonzaga dos Santos, compôs a chapa eleita e depois de ficar a frente da ACIN por 4 anos, vai ocupar a vice-presi-dência da nova gestão. A posse da nova diretoria será realizada no dia 11 de fevereiro de 2011, às 20h30min, na Associação Bene-ficente Casa dos Idosos Amizade, na Meia Praia.

Alexandre Batista

Alexandre Batista