informatica educativa

28
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROFº MARCO SILVA ALUNOS: ANDRESSA FERNANDA LUIS DUPRET VANESSA SANTOS

Upload: vanessavsp

Post on 06-Jun-2015

391 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informatica educativa

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROFACULDADE DE EDUCAÇÃOPROFº MARCO SILVA

ALUNOS: ANDRESSA FERNANDA LUIS DUPRET VANESSA SANTOS

Page 2: Informatica educativa

Este trabalho se propõe a fazer um

levantamento sobre a opinião dos

professores e a utilização da tecnologia

de informação e comunicação no ensino .

Justificamos este estudo com base na

importância do papel do professor diante

da utilização da informática no ensino,

acreditando que ele é fundamental para a

motivação e a concretização do processo

ensino/aprendizagem.

Page 3: Informatica educativa
Page 4: Informatica educativa

Pesquisa foi realizada na Escola Nossa

Senhora do Sagrado Coração. Uma Escola

de ensino religioso. Esta possui uma faixa

de 200 alunos de 03 a 12 anos, vai da

Educação Infantil ao 5º ano do Ensino

Fundamental, particular e localizada na

Zona Sul do município de Niterói.

Page 5: Informatica educativa

PROFESSORA

A entrevistada foi a professora Elaine de Moura, formada em Pedagogia e Técnica em Informática. Ela é funcionária da EDUTEC uma empresa que presta serviços de Informática Educacional. As aulas são as segundas, terças e quintas para Ensino Fundamental e as sextas para Educação Infantil.

Page 6: Informatica educativa

PERGUNTAS

Que softwares o professor usa nas salas de aulas ou no laboratório de informática?

Elaine de Moura: Power point, Word, Paint, Movie Maker, Corel Draw, Photofiltre, além de softwares educativos voltados para alunos da Educação Infantil e séries iniciais do Fundamental. Os softwares são usados de acordo com a turma e a proposta de atividade.

Page 7: Informatica educativa

A professora foi em algum momento formada especificamente para atuar com a informática na educação?

Elaine de Moura: Sim, O professor deve ter sua formação na área de educação e conhecimentos de informática.

Page 8: Informatica educativa

A professora acredita que o uso do computador pode potencializar o pensamento e a criatividade?

Elaine de Moura: Com certeza, o computador quando bem utilizado pode potencializar o pensamento e a criatividade, basta o professor explorar esta ferramenta que é tão atrativa às crianças.

Page 9: Informatica educativa

Esta escola tem um projeto de informática educativa ou cada professor faz seu projeto particular?

Elaine de Moura: Esta escola tem alguns projetos de informática educativa e também projetos específicos para cada turma.

Page 10: Informatica educativa

O computador é utilizado em sua sala de aula para construção de conhecimento ou para transmissão de conhecimento? Como você trabalha com o computador nas suas aulas?

Elaine de Moura: Sem dúvidas, o computador deve ser usado para construção de conhecimento. Eu uso como uma ferramenta para auxiliar e facilitar o aprendizado do aluno.

Page 11: Informatica educativa
Page 12: Informatica educativa
Page 13: Informatica educativa
Page 14: Informatica educativa
Page 15: Informatica educativa

O Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR) é a Organização de Ensino de pós-formação do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade capacitar militares e civis do COMAER para o desempenho de cargos e funções que requeiram habilidades e conhecimentos específicos, por meio dos cursos e estágios incorporados e outros que lhe forem determinados.

Page 16: Informatica educativa

PROFESSORA

A entrevistada foi a 1º Ten Vanusa Cachoeira, formada em Pedagogia e Técnica em Informática. Ela é Oficial temporária e Chefe da Subdivisão de Ensino Presencial. Os Cursos são ministrados de acordo com o plano anual de cursos da FAB.

Page 17: Informatica educativa

Que softwares o professor usa nas

salas de aulas ou no laboratório de informática?

Vanusa Cachoeira: Nós trabalhamos com a plataforma Windows, no sistema operacional, browser e aplicativos: Windows, Internet Explorer e BR Office. Quando questionamos a utilização de cada um deles, Trabalham ainda com softwares Educativos próprios da FAB.

Page 18: Informatica educativa

O professor foi em algum momento formado especificamente para atuar com a informática na educação?

Vanusa Cachoeira: A maioria dos professores também conseguem integrar suas atividades com as atividades de informática, utilizando jogos educativos e a Internet. Nós temos conhecimento básico de computadores, tendo seu treinamento em informática adequado, basicamente, fora do horário do trabalho, com investimento deste Centro.

Page 19: Informatica educativa

A alfabetização digital não é um curso de informática sobre WORD, POWER POINT e EXCEL, ela é a apropriação do computador e seus recursos no cotidiano das aulas para potencializar a docência e a aprendizagem, para formação da cidadania na era digital. O que o professor pensa sobre essa afirmação?

Vanusa Cachoeira: Correto, Eu acredito “que o computador é ferramenta que pode mudar conceitos sobre as matérias e as habilidades, transformando-as ou substituindo-as”. Apoiados na motivação do aluno, podem conseguir mudanças como “desenvolver estratégias de aprendizado e habilidade de solução de problemas”.

   

Page 20: Informatica educativa

A quanto tempo você usa informática na sala de aula? A partir do uso da informática, que modificações ocorreram na sua prática docente?

Vanusa Cachoeira: Há 5 anos, as aulas

ficaram mais dinâmicas e os alunos interagiram mais nas aulas.

 

Page 21: Informatica educativa

O professor acredita que o uso do computador pode potencializar o

pensamento e a criatividade? Vanusa Cachoeira: Sim, as atividades

com aulas expositivas para motivar o estudo, abrir um tema, descrever experiências, ou para colaborar numa síntese do estudo feito sobre o um assunto proposto, ou se processa de forma dialogada com o grupo, com perguntas instigadoras, provocando a curiosidade e reflexão.

Page 22: Informatica educativa

Costumamos ouvir dizer que: a informática virou um atrativo para os alunos se envolverem com as. aulas O que o professor pensa à respeito?

Vanusa Cachoeira: Sim, a prática educativa informatizada está servindo como ferramenta motivadora dos alunos, promovendo a autonomia, o diálogo e a interatividade, eliminando virtualmente as paredes da sala de aula e possibilitando o desenvolvimento do raciocínio lógico.

 

Page 23: Informatica educativa
Page 24: Informatica educativa
Page 25: Informatica educativa
Page 26: Informatica educativa
Page 27: Informatica educativa

ConclusãoO computador torna-se hoje ferramenta

indispensável ao desenvolvimento dos indivíduos e a educação deve incorporar essa ferramenta. Nesse contexto, os profissionais em educação devem se atualizar e buscar formas de usar o computador em sala de aula. Apesar da aparente complexidade do desenvolvimento de softwares, o profissional em educação pode utilizar ferramentas disponíveis de forma versátil para desenvolver material que se contextualize com a realidade local do estudante.

Page 28: Informatica educativa

REFERÊNCIA REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICABIBLIOGRAFICA• SILVA, Albina Pereira de Pinho; TRUGILLO, Edneuza Alves. Inserção da informática educativa na formação de educadores: compartilhando resultados e algumas reflexões. Comunicação Oral apresentada no IV Seminário de Educação do Vale do Arinos: UNEMAT/Juara, 2009.