informática aplicada à gestão da educação

20
INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Upload: cengage-learning-brasil

Post on 25-Jul-2016

218 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Nesta obra iremos conhecer os recursos tecnológicos na gestão da educação, quais são as habilidades e competências para o uso das tecnologias da informação e comunicação na educação. O texto traz ainda alternativas para a otimização dos processos de gestão com tecnologias, por meio do uso do computador na educação. Conheceremos ainda softwares educacionais: a utilização de programas para a gestão acadêmica de uma instituição de ensino.

TRANSCRIPT

Page 1: Informática Aplicada à Gestão da Educação

INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO

DA EDUCAÇÃO

Page 2: Informática Aplicada à Gestão da Educação

INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO

DA EDUCAÇÃO

Page 3: Informática Aplicada à Gestão da Educação

5Apresentação

Apresentação Um conteúdo objetivo, conciso, didático e que atenda às expectativas de quem leva a vida em constante movimento: esse parece ser o sonho de todo leitor que enxerga o estudo como fonte inesgotável de conhecimento.

Pensando na imensa necessidade de atender ao desejo desse exigente leitor é que foi criado este produto, voltado para os anseios de quem busca informação e conhecimento com o dinamismo dos dias atuais.

Com esses ideais em mente, nasceram os livros eletrônicos da Cengage Learning, com conteúdos de qualidade, dentro de uma roupagem criativa e arrojada.

Emcadatítuloépossívelencontraraabordagemdetemasdeformaabrangente,associada a uma leitura agradável e organizada, visando a facilitar o aprendizado e a memorização de cada disciplina.

A linguagem dialógica aproxima o estudante dos temas explorados, promovendo a interação com o assunto tratado.

Ao longo do conteúdo, o leitor terá acesso a recursos inovadores, como os tópicos Atenção, que o alertam sobre a importância do assunto abordado, e Para saber mais,queapresentadicasinteressantíssimasdeleituracomplementarecuriosi-dades bem bacanas para aprofundar a apreensão do assunto, além de recursos ilustrativos, que permitem a associação de cada ponto a ser estudado. Ao clicar nas palavras-chave em negrito, o leitor será levado ao Glossário para ter acesso à definiçãodapalavra.Paravoltarnomesmopontoemqueparounotexto,oleitordeve clicar na palavra-chave do Glossário, em negrito.

Esperamos que você encontre neste livro a materialização de um desejo: o alcance doconhecimentodemaneiraobjetiva,concisa,didáticaeeficaz.

Boa leitura!

Page 4: Informática Aplicada à Gestão da Educação
Page 5: Informática Aplicada à Gestão da Educação

7Prefácio

PrefácioFoinoiníciodadécadade70queoBrasilcomeçouainserirnomeioeducacionalo suporte informatizado, ocasião em que se começou a discutir a inclusão do com-putador no processo de gestão e de aprendizagem.

Apartirdaí,algumasiniciativasnoEnsinoSuperiorcomeçaramasurgir,fortale-cendo a ideia de conceder espaço à tecnologia nos meios educacionais.

A versatilidade da informática permitiu vislumbrar a execução de atividades e ações diversas, como o fomento às pesquisas, a facilitação da comunicação, o aprimoramentonaelaboraçãodetextos,imagens,gráficos,cálculosesimulaçãode fenômenos. É incontestável que a ferramenta se tornaria um importante – e, atualmente, indispensável –, recurso pedagógico.

Pararefletirsobreaimportânciadainformáticanoâmbitodaeducação,umconteúdopróprio foi elaborado com assuntos importantes que remetem a importantes debates.

A Unidade 1, além de outros conceitos, vai levar ao leitor informações sobre os recursos tecnológicos necessários para aplicar na gestão de ensino.

Na Unidade 2, o foco do aprendizado será voltado para as plataformas necessárias e as suas funções, bem como a atuação do usuário/administrador desses recursos.

A Unidade 3 trata do computador e a sua utilização no âmbito da educação ao longo do tempo.

Parafinalizaroestudo,aUnidade4vaiexplorarossoftwaresadequadosparauti-lização na gestão acadêmica dentro das Instituições de Ensino.

Bons estudos.

Page 6: Informática Aplicada à Gestão da Educação
Page 7: Informática Aplicada à Gestão da Educação

9Unidade 1 – Componentes

COMPONENTES

Capítulo 1 Em busca de uma conceituação do processo, 11

Capítulo 2 O contexto social atual, 13

Capítulo 3 Os recursos tecnológicos necessários, 14

Capítulo 4 Habilidades e competências para o uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação, 17

Capítulo 5 Operfildesejado,18

Glossário, 24

UNIDADE 1

Page 8: Informática Aplicada à Gestão da Educação

10 Informática aplicada à gestão da educação

O estudo da utilização de recursos tecnológicos na gestão da educação coloca algunsdesafios,principalmenteemumpaísnoqualagestãoescolarpoucosevale desse tipo de recurso para oferecer iniciativas de ensino e aprendizagem de elevada qualidade.

Épossívelcolocarcomodestaqueentreasiniciativasgovernamentaisaimplan-tação do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, constantedoPlanodeDesenvolvimentodaEducação(PDE).Nasjustificativasdo programa estão as bases para a compreensão da necessidade imperiosa que a escola tem de organizar os seus quadros.

P ARA SABER MAIS: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/livro/livro.pdf>. Acesso em: 4 dez. 2015.

Somente assim a escola poderá se compatibilizar com as necessidades do mer-cado de trabalho e entregar para os níveis educacionais superiores pessoasbem formadas. Essa formação de gestores pode ser acessada em uma rede de universidades públicas parceiras do MEC, nas quais qualquer pessoa interes-sadapodeobtersuamatrículaparaumcursonamodalidadeEaD.Alémdisso,aqualificaçãodegestoresemeducaçãoéobjetodedesenvolvimentodediversoscursos oferecidos como MBA – Master of Business Administration –, fato que re-velaexigênciassobreapráticadiferenciada,desenvolvidaporesseprofissional.

O processo de gestão é um campo de estudo acadêmico e também corporativo. Aplicar técnicas de sucesso no mercado corporativo é uma proposta rejeitada por alguns educadores, que pretendem manter a “pureza” do ambiente escolar e acadêmico.

Muitas propostas de adoção nas escolas de um contexto social similar ao de atuação corporativa falharam exatamente por esse impedimento, que conside-rava toda e qualquer sugestão ou aplicação de alguma técnica de sucesso em termos administrativos como uma ingerência indevida. Somente fazer o aporte financeironãoeraalgodeinteressedessasiniciativas.

Termos e práticas provenientes do ambiente corporativo, tais como gestão de relacionamento com o cliente, encontram resistências pela recusa de se tratar o aluno como um cliente.

A utilização do termo coaching educacional, uma necessidade nos cursos ofe-recidos on-line frente à necessidade de personalização do processo de ensino e aprendizagem, desejada por alguns alunos, também encontra resistência.

Aefetivaçãodoprocessodegestãoenvolveumgrupocoletivodeprofissionaisaltamente comprometidos com a educação, que inclui diretores das instituições deensino,professoreseoutrosprofissionaisdaeducação.

Page 9: Informática Aplicada à Gestão da Educação

11Unidade 1 – Componentes

Osideaisdemuitosdessesprofissionaisesbarramnafaltaderecursosparaasinstituições públicas e na exigência de ROI – Retorno de Investimento – para as instituições particulares, em um mercado marcado por uma competitividade sem limites. É uma guerra sem quartel, que não apresenta vencedores e na qual todos perdem, principalmente a qualidade em educação.

P ARA SABER MAIS: Anote os seguintes destaques, que podem ser utilizados como argumentos de pesquisa ou montagem de pequenos artigos de opinião:

• A gestão escolar pouco se vale de recursos tecnológicos para oferecer iniciativas de ensino e aprendizagem de elevada qualidade.

• A personalização do ambiente de ensino e aprendizagem está colocada como uma tendência futura em educação.

• A melhoria do relacionamento entre o mercado corporativo e o setor acadêmico está posta como um dos principais desafios atuais para a instituição de ensino.

1. Em busca de uma conceituação do processoParaumaboaconceituaçãoénecessárioquesepartadeumaboadefinição,ainda mais se ela for convergente com o pensamento de diversos especialistas. Mas esse objetivo nem sempre é obtido.

A gestão ou administração educacional está associada com escolas de Ensino Fundamental e Médio e instituições de Ensino Superior (públicas ou privadas)

Page 10: Informática Aplicada à Gestão da Educação

12 Informática aplicada à gestão da educação

queoferecemcursosdegraduaçãoepós-graduaçãoemdiversosníveiseemdi-ferentes áreas educacionais.

Ela é referenciada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação, que regula as iniciativaseducacionaisemnossopaísemseusartigos12e18.Recomenda-seque você efetue uma leitura complementar, levando em consideração a impor-tância de o gestor conhecer de forma detalhada o marco legislativo.

Parte-se de um pressuposto importante. Tudo o que vai se falar sobre gestão remete a uma condição ideal (a gestão democrática), que pode não estar pre-sente nas escolas públicas pelo prevalecer da ideologia dominante, não importa qualseja,enasescolasprivadaspelopredomíniodocapitalsobreosocial.

Discussões ideológicas serão evitadas neste momento – não que elas não sejam importantes –, mas apenas para permitir maior concentração sobre o assunto gestão.Aáreaeducacionalémuitosensívelàsinfluênciasideológicas,princi-palmente em alguns estabelecimentos públicos, onde o poder dominante age de forma direta e coercitiva.

A gestão da escola e das pessoas que a compõem é, então, uma obrigação da instituição de ensino. É ela quem direciona os caminhos a serem trilhados para que sua proposta pedagógica seja desenvolvida.

Essa proposta é a bússola da escola. De uma boa formulação depende o maior ou menor sucesso que ela poderá vir a obter. O processo de gestão envolve a obediênciaàlegislaçãoeocumprimentodeseuscompromissosfinanceiros.

Oquesefalouatéagoraenvolveuobrigações.Nãoénelasqueestãooprincípioeo fundamento do processo de gestão democrática, mas sim na disseminação de ideiasenaformaçãodeprofissionaisparaacidadania,quesejamproficientesnos ambientes sociais em que irão desenvolver suas atividades. É na relação es-cola – comunidade que se pode observar a sua atuação.

Na coparticipação de todos os envolvidos no processo se efetiva a proposta da gestão democrática. Na avaliação permanente está a possibilidade da correção dedesviosnarotadeatingiroobjetivomaior.Odebateemnívelnacionalestáreservado ao Fórum Nacional de Educação.

Apartirdessasconsideraçõesiniciais,podemostrazerumaprimeiradefiniçãosobre o processo de gestão escolar. Ela se constitui na atuação de todos os agentes educacionais envolvidos e visa promover: a organização da escola; a sua estruturação; o conjunto de atividades de planejamento e execução; a mo-bilizaçãoe,finalmente,proporcionarascondiçõesmateriaisehumanasneces-sárias para garantir o seu crescimento.

Ao atender a essa proposta, a escola está no caminho, que certamente não será sem percalços.

Page 11: Informática Aplicada à Gestão da Educação

13Unidade 1 – Componentes

P ARA SABER MAIS: Anote os seguintes destaques que podem ser utilizados como tarefas complementares:

• Leitura da LDB e troca de comentários no fórum com outros participantes do curso.• Procure mais informações sobre a importância do relacionamento escola versus

comunidade e sua influência na gestão democrática.• Navegue no Fórum Nacional de Educação e informe-se mais sobre iniciativas públicas.

2. O contexto social atualNa visão de alguns sociólogos (GIDDENS, 1991; CASTELLS, 2004), vivemos um mo-mento de transição da sociedade indus-trial para umanova configuração social,na qual se estabelece a sociedade do conhecimento.

Giddens compara essa sociedade com o carro de Jagrená, considerando que a socie-dade atual está colocada no interior de um veículoemmovimento,emdesabaladacarrei-ra,semfreios,indoladeiraabaixo,nofimdaqualhá um espesso muro.

A metáfora se aplica principalmente quando se observa a perplexidade com que aspessoasolhamparaasmodificaçõessociaisapontodepreferiremviverailu-são da sociedade do espetáculo (DEBORD, 1997) do que enxergarem a realidade.

A robótica, a miniaturização; a realidade virtual e a realidade aumentada; a inteligênciaartificialeossistemasespecialistas;dronesvoandosobrenossascabeças;amobilidadelevadaaextremos–todosessesfatoresconfiguramumasituação que o ser humano não consegue acompanhar mais. Todos esses ele-mentos são componentes da tecnologia educacional.

Mal se adquire e se aprende uma nova tecnologia, uma nova já a torna obsoleta e bate às nossas portas. Este é um processo em evolução constante, para o qual nãoépossívelpreverumfinalnemsuporoníveldevelocidadequepoderáatingir.

Ofimdasnarrativasede todasascertezas,assimcomoa físicaquânticaaquebrar todos os paradigmas que dão sustentação à ciência até este momento, completam um quadro de profundas mudanças sociais.

O medo da sociedade do grande irmão (ORWELL, 2013); a perspectiva de um mundosemempregos;todasasficçõessetornandorealidades–cenáriosqueinstigam o medo diante daquilo que está por vir.

Page 12: Informática Aplicada à Gestão da Educação

14 Informática aplicada à gestão da educação

P ARA SABER MAIS: Anote os seguintes destaques que podem ser utilizados como argumentos de pesquisa ou montagem de pequenos artigos de opinião:

• Destaque para leitura o texto de Giddens sobre as mudanças sociais e o uso da me-táfora do carro de Jagrená.

• Procure mais informações sobre o tema sociedade do espetáculo, pontuado por Debord.• Analise o medo que ronda a vida das pessoas com relação à implantação da socieda-

de do grande irmão.

3. Os recursos tecnológicos necessáriosNeste momento, não nos interessa qual é a tecnologia necessária para movi-mentar a escola, nem sistemas que permitam atender às suas obrigações legais (folha, contabilidade etc.).

O que mais interessa para a proposta deste material é investigar qual é a tecno-logia necessária para que o processo de ensino e aprendizagem possa ocorrer de formaeficaz.Deve-selevaremcontaquevivemosemumasociedadeemacele-rado desenvolvimento e que tem, no enfrentamento da evolução tecnológica, o grandedesafioparaasescolas,principalmenteparaaquelasdotadasdemeno-rescondiçõesfinanceiras.

Toma lugar no centro das atenções a tecnologia educacional, e o primeiro pas-soéasugestãoeimplantaçãonainstituiçãodeumprogramadequalificaçãoque envolva todos os agentes educacionais em um processo de formação per-

Page 13: Informática Aplicada à Gestão da Educação

15Unidade 1 – Componentes

manente e continuada desenvolvida em serviço, voltada para aquisição de competênciasehabilidadesquenivelemoconhecimentosobreaspossíveistec-nologias a serem utilizadas.

Neste material, serão relacionadas as tecnologias mais recentes que podem vir a fazer parte do arsenal que se recomenda que seja proporcionado pela instituição de ensino aos participantes dos programas educacionais.

• Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs): a observação do contexto escolar mostra que praticamente todas as instituições de ensino, indepen-dentementedoníveldeatuaçãodentrodosistemaeducacional,apresen-tam um “portal” que agrega valor aos cursos oferecidos. Elas têm, ainda, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mais conhecido como Sis-temas de Gerenciamento de Conteúdo e Aprendizagem (SGCA), a partir do seu original Learning and Content Management System (LCMS). Esses sistemas tratam e disseminam conteúdo e proporcionam o processo de co-municação interativo e diferenciado entre todos os agentes educacionais.

• Ferramentaldisponívelparaproporcionaracriaçãoeediçãodeáudiodigi-tal a ser utilizado em comunicações curtas que podem ser colocadas para cópia no SGCA, em uma rádio web ou em algum servidor em nuvem. É um recurso de fácil utilização e que tem uma boa recepção pelos alunos. O programa gratuito indicado é o Audacity.

• Ferramentaldisponívelparaproporcionaracriaçãoeediçãosimplificadadevídeodigitalquepodesercaptadoemestúdiosmontadospelainstituiçãooucom câmeras Web, sendo colocado à disposição no site do Youtube (http://www.youtube.com), Vimeo (https://vimeo.com) ou em algum provedor es-tabelecido na nuvem. Os programas de edição normalmente acompanham a câmera ou podem ser baixados. Windows Movie Maker (http://windows.mi-crosoft.com/pt-br/windows/movie-maker) ou Wondershare (http://www.wondershare.net/) são os mais utilizados na lista de softwares gratuitos.

• Liberação para utilização de bookmarking social que permite o compar-tilhamento de recursos entre todos os agentes educacionais; o Delicious (https://delicious.com/) tem sido um dos mais utilizados.

• Autorização para utilizar blogs (o Wordpress – https://wordpress.com/web site/ – tem a preferência), wikis, como o Tiki Wik (https://info.tiki.org/) e o Zoho (https://www.zoho.com/), e permitir que sejam criadas pla-taformas on-line para estudantes.

• Disponibilizar ferramentas para criação de mapas conceituais e ma-pas mentais (CmapTools – http://cmap.ihmc.us/ – para os mapas con-ceituais e o Mindmaster – https://www.mindmeister.com/pt – para os mapas mentais).

Page 14: Informática Aplicada à Gestão da Educação

16 Informática aplicada à gestão da educação

• Dar acesso e proporcionar utilização de gerenciadores de imagens digitais (Gimp–http://www.gimp.org/),construçãodeinfográficos(Piktochart–http://piktochart.com/) e apresentações (Prezi – https://prezi.com/).

• Liberar a utilização das redes sociais públicas (Twitter, Linkedin, Facebook e comunidades de prática) ou internas criadas nos servidores de nuvens.

• Compilar um e-portfólio digital para o seu próprio desenvolvimento e o dos alunos (Evernote – https://evernote.com/intl/pt-br/).

• Manter ativa a ferramenta capaz de detecção de plágio (Plagium –http://www.plagium.com/detectordeplagio.cfm?language=pt – ou o on-line Pla-giarism Detect – http://plagiarism-detect.com/).

• Criarvídeosemteladecapturaetutoriais(Camstudio–http://camstudio.org/ – e Capture Fox – https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/capture-fox/ – são os softwares livres mais utilizados).

• Liberar o uso de conteúdo web Curation para a aprendizagem em sala de aula. O Scoop.it! (http://scoop.it/) e o Storify (https://storify.com/) são os mais utilizados.

• Liberar o uso e proporcionar aos agentes educacionais as ferramentas de gerenciamento de tarefas para organizar seu trabalho e planejar a sua aprendizagem, como Trello (https://trello.com/), Google Drive (https://www.google.com/intl/pt-BR/drive/) e Evernote.

• Proporcionar acesso e liberar em sala de aula software de pesquisa para criar um levantamento em tempo real na sala de aula (Google Acadêmico – https://scholar.google.com.br/ – e Copernic –http://www.copernic.com/en/ – têm a preferência).

• Ferramentas Easy Poll de pesquisa para professores, entre as quais a Flisti (https://flisti.com/)éumadasmaisprocuradas.

• Liberar e incentivar o uso de ferramentas de avaliação digitais para criar quizzes. Socrative (http://www.socrative.com/), Flubaroo (http://www.flubaroo.com/)eTestmoz(https://testmoz.com/)sãoosmaisprocurados,mas existem aproximadamente vinte produtos gratuitos e de boa qualida-de que podem ser localizados no Google.

• Proporcionar o uso de ferramentas de gerenciamento de tempo ligadas ao ambiente virtual de aprendizagem e atividades do curso; PMSURVEY (http://www.pmsurvey.org/), Dropbox (https://www.dropbox.com/) e Xmind (https://www.xmind.net/) são as ferramentas preferidas.

• Orientar o uso compartilhado de ferramentas sticky notes (anotações). Você poderá utilizar o Evernote para efetuar essa atividade. Existem diver-sas opções à escolha, a maioria composta por softwares livres.

Page 15: Informática Aplicada à Gestão da Educação

17Unidade 1 – Componentes

• Utilizar ferramentas para gerenciamento de e-books (oCalibre−http://calibre-ebook.com/−éaopçãomaisutilizada).

• Utilizar ferramentasparagerenciamentodebibliografia (opreferido temsidoosoftwareReferencer−http://www.referencer.in/).

Com o arsenal supracitado, os agentes educacionais envolvidos, com apoio da instituição de ensino, podem proporcionar diversas facilidades para a utilização da tecnologia como ferramenta de gestão do processo de ensino e aprendi-zagem desenvolvido.

Existem diversos outros produtos que não são de utilização geral, como os que foram relacionados, mas vale a pena orientar os agentes educacionais sobre comodesenvolverpesquisasparalocalizaçãodeprodutosespecíficos,voltadospara necessidades pontuais.

P ARA SABER MAIS: É importante que você acesse e copie para seu equipamento os softwares livres indicados. Nenhum deles envolve custos, e a instalação é simples.

Qualquer dúvida consulte os colegas do curso ou os tutores envolvidos.

4. Habilidades e competências para o uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação

Expectativas

Assim como é comum a divulgação do que o mercado de trabalho espera do profis-sional do conhecimento,fornecendoaosprofissionaisindicativosdequaiscom-petênciasehabilidadessãodesejadasmasaindanãocompõemoseuperfilprofissio-nal, há também expectativas do mercado com relação à atuação do chamado professor digital, professor autônomo ou professor do terceiro milênio.

Uma pesquisa no referencial exis-tente permite o levantamento do que sepodeesperardesseprofissionaleaconstruçãodeumperfilemqueeste-jam relacionadas como competências e habilidades uma série de exigências e desafiosdelerequeridos.

Na atualidade, há um sentimento não revelado de forma aberta pelo docente,

Page 16: Informática Aplicada à Gestão da Educação

18 Informática aplicada à gestão da educação

mas que existe como preocupação real. Ele origina um questionamento: para que sociedade estou formando os meus alunos? Essa preocupação decorre da evolução tecnológicaquemodificaatitudesecomportamentosemumritmoacelerado.

Noconjuntodosdocentes,épossívelidentificardoisdiferentestipos.Naprimei-ra categoria é colocado o que Demo (1999) considera como o docente “auleiro”: umprofissionalpreocupadoapenasemministraralgumasaulasparacomple-tar o seu orçamento quebrado.

Ele é o docente que apenas reproduz conhecimentos acabados. Sua preocupa-çãoemacompanharaevoluçãodoalunoémínimaeatéinexistente.Elesco-piam textos e artigos de outros professores, sem dar o devido crédito às fontes de consulta.

Felizmente, há uma segunda categoria de docentes, totalmente diferenciada. SãoaquelesprofissionaisconsideradosporAlves(1995)comovelhasárvores,que habitam um mundo em que o que vale é a relação que os liga aos alunos. Estesnãosefurtamaenfrentarumasériededesafios,quesãoimpostosparaque os docentes mudem a sua ação e prática.

Para esse grupo de abnegados docentes, diversos pesquisadores, citados durante o desenvolvimento do texto, lançam olhares para o contexto da sociedade atual.

A principal conclusão é que, na sociedade atual, muitos docentes não têm o co-nhecimento necessário das modernas tecnologias que permeiam o campo edu-cacional.Estaéumafalhaqueimpedeumaaçãoepráticaprofissionaleficaze,ainda, provoca algumas distorções no processo de ensino e aprendizagem.

P ARA SABER MAIS: Anote os seguintes destaques que podem ser utilizados como argumentos de pesquisa ou montagem de pequenos artigos de opinião:

• Procure mais informações sobre o profissional do conhecimento na obra de Peter Drucker.• Estude a colocação de Alves sobre os professores como velhas árvores; ela é impor-

tante para que se conheça o verdadeiro papel dos professores na atualidade.• Procure responder ao questionamento: qual é a tecnologia necessária para o profes-

sor na atualidade?

5.OperfildesejadoPara o grupo de professores preocupado com a relação com seus alunos interes-saanalisarascolocaçõesdealgunsdenossosrenomadoseducadores.Épossíveliniciaraanálisedeumperfildiferenciadoparaum“novodocente”,aliando-seàsrecomendações do relatório para a educação do século XXI, segundo um projeto montado por um grupo de educadores para a Unesco.

Page 17: Informática Aplicada à Gestão da Educação

19Unidade 1 – Componentes

Podemos, ainda, basear conclusões sobre o comportamento docente em recomendações contidas na obra de Libâneo. Uma análise de colocações de Giroux, Dewey, Nóvoa, Foresti, Demo, Silva, Belloni, entre outros, permite in-ferirolevantamentodeumperfilparao educador do século XXI.

Libâneo (1998) considera a atualidade como um tempo de reavaliação do pa-pel dos professores frente às exigências postas pela sociedade comunicacional, informatizada e globalizada. É um novo tempo, que exige um novo professor, capaz de ajustar sua didática às novas reali-dades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos diversos universos culturais e dos meios de comunicação.

ConsideraLibâneoqueessenovoprofessorprecisaria,nomínimo,deumacul-tura geral mais ampliada, capacidade de aprender a aprender, competência para saber agirna salade aula,habilidades comunicativas, domínioda linguageminformacional, saber usar os meios de comunicação e articular as aulas com as mídiasemultimídias.

Épossívelrelacionar,comoumaadaptaçãodascolocaçõesdeLibâneo(ibidem),que é recomendável que o docente venha a:

• assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a me-diação pedagógica do professor;

• modificaraideiadeumaescolaedeumapráticapluridisciplinaresparauma escola e uma prática interdisciplinares;

• conhecer estratégias do ensinar a pensar e ensinar a aprender a aprender;

• persistir no empenho de auxiliar os alunos a buscarem uma perspectiva críticadosconteúdos,asehabituaremaaprenderasrealidadesenfocadasnosconteúdosescolaresdeformacrítico-reflexiva;

• assumir o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolver a capacidade comunicativa;

• reconhecer o impacto das novas tecnologias da comunicação e informação nasaladeaula(televisão,vídeo,jogos,computador,internet,DVDetc.);

• atender à diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da es-cola e da sala de aula;

Page 18: Informática Aplicada à Gestão da Educação

20 Informática aplicada à gestão da educação

• investirnaatualizaçãocientífica,técnicaecultural,comoingredientesdoprocesso de formação continuada;

• integrarnoexercíciodadocênciaadimensãoafetiva;

• desenvolver comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, às relações humanas, a si próprios.

Libâneo completa, em outro ponto, a necessidade da leitura pedagógica dos meios de comunicação, exercita sobre a quebra do fator resistência dos educa-dores,delegandoàsrazõesculturais,políticasesociaisgrandepartedamoti-vação desse fator, estranho no corpo docente de muitas instituições de ensino.

A motivação maior dessa pesquisa mostra-se de acordo com a opinião de Giroux (1997), quando ele considera ser necessária uma contribuição do conhecimento de educadores pesquisadores para a cultura pública de muitos professores, que mostram diariamente em suas salas de aula a coragem, a dignidade e a visão necessária para fazer diferença na vida de seus alunos.

Giroux considera que os movimentos de reforma atuais apresentam aos pro-fessorestantoumaameaçaquantoumdesafioqueparecemsemprecedentesdentro da história da humanidade, tentando transformá-los em técnicos de alto nível,cumprindoditameseobjetivosdecididosporespecialistasumtantoafas-tados da realidade cotidiana da vida em sala de aula.

Giroux ainda leva em conta ser necessário o desenvolvimento crescente de ide-ologias instrumentais, que enfatizam uma abordagem tecnocrática para a pre-paração de professores e sua atuação nas salas de aula.

As suas colocações estão apoiadas na argumentação de que os programas de treinamento de professores que enfatizam somente o conhecimento técnico prestam um desserviço, tanto à natureza do ensino, quanto a seus estudantes.

A sugestão de considerar professores como intelectuais transformadores signi-ficaencará-loscomoprofissionaisreflexivosenãosimplesmentecomooperado-resprofissionalmentepreparadosparaatingiremdefatoquaisquermetasaelesapresentadas.

Os intelectuais transformadores precisam desenvolver um discurso que una a linguagemdacríticaàdapossibilidade,deformaqueoseducadoressociaisre-conheçam que podem promover mudanças, devendo manifestar-se contra injus-tiçaseconômicas,políticasesociais,dentroeforadosambienteseducacionais.

Antonio Nóvoa (NÓVOA apud SERBINO, 1998), frente ao crescente descrédito queatingeoprofessorado,colocaemnossopareceraquestãodemododefiniti-vo,aoexigirumacríticadastesesqueprocuramerigirosprofessoresembodesexpiatórios de todos os males sociais, devendo ser abandonada a visão extrema

Page 19: Informática Aplicada à Gestão da Educação

21Unidade 1 – Componentes

de um professor salvador da humanidade ou, no polo oposto, de um professor que se limita a reproduzir o que já existe, recomendando aos professores que não alimentem utopias excessivas nem criem situações que podem se virar contra eles próprios, obrigando-os a carregar nos ombros o peso de grande parte das injustiças sociais.

Notamosoutracríticaàrigidezquetornaosprofessoresindisponíveisparaamudança e, ainda, a alguns nichos em que os professores comportam-se como “modistas”, frente à invasão quase delirante das inovações tecnológicas.

Considerando as limitações e contradições da prática pedagógica, como prática social, sejapresencial ouadistância, é enfatizadaa importânciada reflexãocríticaparamudaraspráticasautoritáriaseasrelaçõesdepoderdominantesna relação professor-aluno, dentro da educação a distância, que tem desconsi-derado o conhecimento e a experiência do aluno adulto que procura esse tipo de sistema.

Silva(2000)apontaalgumascaracterísticasdaformaçãodoprofessor,frenteaosurgimento do conceito de salas de aula interativas, como meio de substituição dos modelos tradicionais de salas de aula.

Aoidentificaratransiçãodeumalógicadadistribuiçãoparaumalógicadaco-municação, devido à tendência geral da sociedade para a informação e a comu-nicação, os ambientes de sala de aula e, consequentemente, o comportamento dos professores, mudam.

Dos professores será exigido o repensar das práticas comunicacionais em sala de aula, alterando o ditar/falar adotado atualmente, abrindo janelas à participação/integração dos alunos nas questões que dizem respeito ao ensino e à aprendi-zagem e à participação bilateral entre aluno e professor, quebrando o processo autoritárioe,finalmente,otratamentodosconteúdosemumarededeconexões.

Assim, o professor constrói um conjunto de territórios a serem explorados pelos alunos e disponibiliza coautoria e múltiplas conexões, permitindo que o aluno também faça por si mesmo.

Oprofessormodifica sua açãopedagógica a partir domovimento contempo-râneo que engendra a modalidade comunicacional interativa, preparando os alunos para uma participação cidadã, exercitada na sala de aula que não mais separaaemissão/recepçãocaracterísticadosambientestradicionais.

Assim,épossívelidentificarnopanoramaatualdenossasuniversidadesoco-nhecimentotomadocomoacabadoesemraízes;adisciplinaintelectualtomadacomo reprodução das palavras, textos e experiências do professor; a valorização da memória, sendo os processos de avaliação o pensamento e/ou a palavra do livro e do professor; o destaque dado ao pensamento convergente, em vez de se

Page 20: Informática Aplicada à Gestão da Educação

86 Informática aplicada à gestão da educação

Nesta obra iremos conhecer os recursos tecnológicos na gestão da educação, quais são as habilidades e competências para o uso das tecnologias da informação e comunicação na edu-cação. O texto traz ainda alternativas para a otimização dos processos de gestão com tecnologias, por meio do uso do com-putador na educação. Conheceremos ainda softwares educa-cionais: a utilização de programas para a gestão acadêmica de uma instituição de ensino.

INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO DA EDUCAÇÃO