informação para doentes português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante...

9
Página 1 / 9 Informação para Doentes - Disfunção eréctil Tratamento da Disfunção Eréctil (DE) 3 A disfunção erétil (DE) (constitui uma patologia) é uma doença comum e, embora não esteja associada a risco de vida, afeta negativamente a sua qualidade de vida. Por estar relacionada com outras doenças, como a doença cardíaca, é importante que faça o tratamento correto. Existem (muitas formas) várias opções de tratamento para a DE, discuta com o seu médico qual a melhor opção para si. Educação e aconselhamento do casal Uma parte importante do tratamento da DE reside na compreensão da doença e no impacto que esta tem nas (intimidade dos casais) suas relações íntimas. O seu médico recomendará frequentemente uma com- binação das abordagens física e psicológica para o tratamento da DE. No passado, os médicos focavam- -se especialmente no tratamento dos aspetos físicos da DE. Atualmente os aspetos psicológicos e emo- cionais também são contemplados. Está demonstrado que o tratamento que também in- clui uma abordagem psicológica consegue ser mais eficaz que o tratamento que é dirigido apenas aos sintomas físicos. Esta abordagem também demons- trou ser eficaz para doentes solteiros, ou nos casos em que o parceiro não está envolvido. Se mantém uma relação estável, é benéfico para o tratamento que o seu parceiro concorde com o tipo de tratamento, conheça a forma como este funciona e que o possa discutir com ele. Lembre-se que o tratamento se baseia na sua situa- ção individual e que aquilo que pode ser útil para ou- tros nem sempre é útil para si. Se tiver outras doenças que possam estar relaciona- das com a DE, o seu médico falará sobre elas e irá encaminhá-lo para um especialista para ser avaliado e tratado. Aconselhamento de estilo de vida Melhorar a sua saúde de forma global (terá um im- pacto naturalmente positivo na sua doença) poderá ajudar a melhorar os sintomas. O seu médico irá aconselhá-lo a parar de fumar, a reduzir o consumo de álcool e a praticar exercício regularmente. Dependendo da sua situação individual, o seu mé- dico poderá recomendar que adapte a sua dieta. É importante discutir primeiro isto com o seu médico. Português Informação para Doentes Os termos sublinhados estão listados no glossário.

Upload: vuongkhanh

Post on 10-Nov-2018

228 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 1 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

Tratamento da Disfunção Eréctil (DE)33

A disfunção erétil (DE) (constitui uma patologia) é uma doença comum e, embora não esteja associada a risco de vida, afeta negativamente a sua qualidade de vida. Por estar relacionada com outras doenças, como a doença cardíaca, é importante que faça o tratamento correto. Existem (muitas formas) várias opções de tratamento para a DE, discuta com o seu médico qual a melhor opção para si.

Educação e aconselhamento do casalUma parte importante do tratamento da DE reside na compreensão da doença e no impacto que esta tem nas (intimidade dos casais) suas relações íntimas. O seu médico recomendará frequentemente uma com-binação das abordagens física e psicológica para o tratamento da DE. No passado, os médicos focavam--se especialmente no tratamento dos aspetos físicos da DE. Atualmente os aspetos psicológicos e emo-cionais também são contemplados.

Está demonstrado que o tratamento que também in-clui uma abordagem psicológica consegue ser mais eficaz que o tratamento que é dirigido apenas aos sintomas físicos. Esta abordagem também demons-

trou ser eficaz para doentes solteiros, ou nos casos em que o parceiro não está envolvido.

Se mantém uma relação estável, é benéfico para o tratamento que o seu parceiro concorde com o tipo de tratamento, conheça a forma como este funciona e que o possa discutir com ele.

Lembre-se que o tratamento se baseia na sua situa-ção individual e que aquilo que pode ser útil para ou-tros nem sempre é útil para si.

Se tiver outras doenças que possam estar relaciona-das com a DE, o seu médico falará sobre elas e irá encaminhá-lo para um especialista para ser avaliado e tratado.

Aconselhamento de estilo de vidaMelhorar a sua saúde de forma global (terá um im-pacto naturalmente positivo na sua doença) poderá ajudar a melhorar os sintomas. O seu médico irá aconselhá-lo a parar de fumar, a reduzir o consumo de álcool e a praticar exercício regularmente.

Dependendo da sua situação individual, o seu mé-dico poderá recomendar que adapte a sua dieta. É importante discutir primeiro isto com o seu médico.

PortuguêsInformação para Doentes

Os termos sublinhados estão listados no glossário.

Page 2: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 2 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

quada às suas necessidades e o efeito ocorre 30-60 minutos após a toma e pode durar 12 horas ou mais. Se comer uma refeição rica em gorduras antes de tomar este medicamento o efeito é menos eficaz. TadalafilO tadalafil é comercializado em comprimidos e nas doses de 5, 10 e 20 mg. A dosagem deve ser ade-quada às suas necessidades e o efeito ocorre 30 minutos após a toma. O pico de eficácia é atingido 2 horas após a toma e o seu efeito pode durar 36 ho-ras. Ao contrário de outros PDE5I, os alimentos não têm qualquer efeito na ação do tadalafil.

VardenafilO vardenafil é comercializado na forma de compri-mido ou comprimido orodispersível, nas doses de 5, 10 e 20 mg. A dosagem pode ser adequada às suas necessidades e o efeito ocorre 30 minutos após a toma. Se comer uma refeição rica em gorduras antes de tomar Vardenafil o medicamento é menos eficaz.

AvanafilO mais recente PDE5I do mercado. Comercializado na forma de comprimido e nas doses de 50, 100 e 200 mg. A dosagem pode ser adequada às suas ne-cessidades e o efeito ocorre cerca de 15-30 minu-tos após a toma. Tomar o comprimido com alimentos pode atrasar o efeito.

Efeitos secundáriosOs PDE5I podem causar dores de cabeça, vermelhi-dão, azia, congestionamento nasal e tonturas. O var-denafil pode estar associado a alterações da visão; o tadalafil e o avanafil estão associados a dores nas costas e musculares. Todos estes efeitos secundá-rios cessam quando deixa de tomar os comprimidos.

Em que situações os PDE5I não são recomendados?A utilização de PDE5I está totalmente contraindicada se estiver a tomar medicação com nitratos, ou com bloqueadores alfa. A utilização simultânea de um PDE5I com estes medicamentos pode desencadear uma queda súbita da pressão arterial. Em caso de dúvida, deve falar com o seu médico.

Regra geral, tente ter uma dieta variada, pobre em açúcar, sal e gorduras.

Inibidores da Fosfodiasterase-5Os inibidores da fosfodiesterase tipo 5 (PDE5I) são um grupo de medicamentos para o tratamento da DE. Actuam no relaxamento do músculo liso dos va-sos do pénis para aumentar o fluxo sanguíneo. Sem estimulação sexual, não causam ereção.

Existem 4 PDE5I aprovados:

• Sildenafil• Tadalafil• Vardenafil• Avanafil

Os PDE5I são o tratamento mais prescrito para a DE. Todos os tipos de PDE5I podem ser igualmente efica-zes. O melhor medicamento para si vai depender da frequência com que quer ter actividade sexual e da sua experiência pessoal.

Devido ao êxito dos PDE5I no tratamento da DE existem muitos comprimidos falsificados no merca-do. Estes medicamentos não estão aprovados para venda (ao público), podem ser tóxicos e prejudicar a sua saúde. Fale sempre com o seu médico ou presta-dor de cuidados de saúde antes de comprar ou tomar medicação para a DE.

SildenafilO sildenafil é o mais antigo PDE5I disponível no mer-cado, comercializado na forma de comprimido e nas doses de 25, 50 e 100 mg. A dosagem deve ser ade-

CuriosidadeO sildenafil, mais conhecido pelo nome

comercial Viagra®, é o medicamento mais

famoso e mais antigo para (no tratamento d)

a DE. Embora tenham surgido novas drogas,

ainda representa mais de 40 % das vendas

de PDE5I.

s

Page 3: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 3 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

E se os PDE5I não funcionam?Se acredita que o medicamento não está a fazer efei-to, é importante perceber a causa. Para isso deve responder às seguintes questões:

• Utilizou o medicamento pelo menos 4 vezes di-ferentes?

• Utilizou a dose máxima do medicamento?• Existiu estimulação sexual suficiente após a toma

do medicamento?• Esperou o tempo suficiente para o medicamento

fazer efeito?• Esperou demasiado tempo antes de iniciar a es-

timulação sexual?

Se mesmo com a toma correcta e a dose máxima o PDE5I continua ineficaz, discuta com o seu médico outras opções de tratamento.

Terapêuticas tópicas

O que são as terapêuticas tópicas?As terapêuticas tópicas referem-se a medicamentos que são aplicados na pele. Existem duas formula-ções específicas de alprostadil que foram aprovadas para terapêutica tópica. A primeira trata-se de uma bisnaga com um creme que se insere directamente na ponta do pénis (intrauretral). A segunda trata-se de um creme que se aplica na abertura externa da uretra, na ponta do pénis.

Quando devo considerar as terapêuticas tópicas?O alprostadil é um medicamento bem conhecido no tratamento da disfunção erétil. Normalmente é con-siderado um medicamento de segunda linha, mas também pode ser considerado de primeira linha. A principal vantagem do alprostadil creme são os efei-tos secundários muito raros e a ausência de intera-ção com outros medicamentos (p. ex., medicamentos para a pressão arterial, medicamentos que aumen-tam a fluidez do sangue como heparina ou varfarina).

Como funcionam as terapêuticas tópi-cas?O alprostadil é absorvido pela uretra, relaxando o te-cido muscular liso dos vasos sanguíneos do pénis e aumentando a sua irrigação. O alprostadil creme in-clui um estimulador da permeabilidade para facilitar a sua absorção. O mecanismo de ação é semelhante ao do alprostadil intrauretral

Em que situações não estão recomendadas as terapêuticas tópicas? Não deve utilizar o alprostadil se for alérgico a ele ou se tiver:• anemia falciforme ou traço de células falciformes• leucemia• tumor da medula óssea (mieloma múltiplo)• curvatura ou deformação do pénis• fibrose peniana ou doença de Peyronie• implante peniano

Quais são os efeitos secundários?Os efeitos adversos mais comuns com o alprostadil intrauretral são a dor local e tonturas com possível hipotensão associada. Em certos casos, pode existir hemorragia uretral e infeção do trato urinário. A fibro-se e o priapismo são situações muito raras.

O alprostadil tópico tem a vantagem de apenas ter efeitos secundários tópicos, incluindo eritema, sen-sação de queimadura e dor no pénis. Os efeitos se-cundários sistémicos são muito raros.

Para garantir que a utilização do alprostadil é segura para si, diga ao seu médico se tem:

• uma história de coágulos• doença cardíaca ou tensão arterial elevada (hi-

pertensão)• um distúrbio hemorrágico ou de coagulação do

sangue; ou• uma doença que possa ser transmitida pelo san-

gue (como hepatite ou HIV)

Use preservativo para evitar a transmissão deste medicamento ao seu parceiro/a sexual.

Page 4: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 4 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

Aparelho de Vácuo

O que é um aparelho de vácuo (AV)?O aparelho de vácuo (AV) é um dispositivo de forma cilíndrica que traz um anel constritivo de borracha ou silicone que se coloca na base do pénis e permite originar e manter uma ereção.

Quando devo considerar a utilização de um AV?Deve considerar a utilização de um AV quando os PDE5I não foram eficazes. Os AV também constituem uma alternativa para os doentes que não podem ou não querem tomar medicação para a DE.

Como funciona um AV?Após colocação do cilindro no pénis, o vácuo é cria-do através de uma bomba manual ou eletrónica que remove o ar do cilindro. Este processo direciona san-gue para o pénis, tornando-o intumescente e, poste-riormente, ereto (Fig. 1).

Após retirar a bomba é necessário colocar um anel de borracha ou silicone à volta do pénis para manter

Fig. 1: Um tipo comum de aparelho de vácuo com bomba controlada manualmente.

bomba

cilindroanel constritivo

a ereção. Nunca deixe o anel mais que 30 minutos.É importante compreender que o sangue direciona-do para o pénis é escuro. Como resultado, o pénis fica mais frio ao toque e parece ligeiramente mais azulado quando o anel está colocado. Algumas pes-soas não se importam, mas se isto for desconfortável para si ou para o seu parceiro discutam a situação um com o outro, e com o seu médico.

É muito importante saber que o anel deve ser retira-do após 30 minutos. O sangue atraído para o pénis é pobre em oxigénio, e a falta de oxigénio pode danifi-car a pele do pénis.

Se decidir usar um anel constritivo sem um AV asse-gure-se que é feito de um material flexível, como bor-racha ou silicone, nunca de materiais rígidos, como aço ou plástico rígido, pois pode ser difícil retirá-lo.

©2017 patient.uroweb ALL RIGHTS RESERVED

Page 5: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 5 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

Em que situações não estão recomendados os AV?Estes dispositivos não estão recomendados se esti-ver a tomar medicação para prevenir coágulos, ou se tiver um distúrbio da coagulação.

Quais são os efeitos secundários dos AV?Os AV podem causar algum desconforto, dificuldade na ejaculação durante o orgasmo, hematomas da pele do pénis e dormência. Usar o anel constritivo por mais de 30 minutos pode causar danos graves na pele do pénis.

Terapêutica por ondas de choque

O que é o tratamento com Ondas de Choque? A Terapêutica por Ondas de Choque (Extracorporeal Shock-Wave Therapy -ESWT) consiste em aplicar pulsos curtos de ondas de choque de baixa intensi-dade focados no pénis para a melhorar a função eré-til. É um procedimento realizado em várias sessões e pode ser repetido, se necessário.

Actualmente, a ESWT está a ser investigada como um novo tratamento para DE, não sendo considerado uma opção geral de tratamento. Para tratar a DE são necessários aparelhos ESWT específicos, fale com o seu médico sobre se é o tratamento adequado para si e se está disponível no seu hospital.

Quando devo considerar a ESWT?Se tiver um DE ligeira e não puder ou não quiser to-mar PDE5I o seu médico pode recomendar ESWT. Lembre-se que a ESWT não é atualmente uma op-ção geral para o tratamento da DE.

Como funciona?A EWST causa danos pouco significativos nos teci-dos do pénis. Durante o processo de cura formam-se novos vasos que aumentam o fluxo de sangue no pénis. Isto pode ter como consequência numa capa-cidade acrescida para obter uma ereção.

Injeções Intracavernosas

O que são as injeções intracavernosas?As injeções intracavernosas são uma opção de tra-tamento para a DE que consiste na injeção de medi-camentos no tecido esponjoso do pénis para abrir os vasos sanguíneos.

Quando devo considerar as injeções intracavernosas?As injeções intracavernosas são uma opção de tra-tamento nos casos de insucesso após alteração do estilo de vida e toma de PDE5Is. Embora muitos ho-mens se assuste com a ideia de introduzir uma agu-lha no pénis, a maioria dos homens que escolhem a terapêutica de injeção percebe que os benefícios da injecção compensam bastante uma pequena picada.

Como funcionam as injeções intracavernosas?Os medicamentos das injeções intracavernosas rela-xam o músculo liso nos vasos do pénis para aumen-tar o fluxo sanguíneo. Isto tem como resultado uma ereção 10-15 minutos após a injeção, mesmo sem estimulação sexual.

O medicamento mais frequentemente utilizado é o al-prostadil. Em algumas situações o seu médico pode recomendar uma combinação de drogas para melho-rar a eficácia ou reduzir os efeitos secundários. Os medicamentos mais comuns incluem: papavarina, fentolamina, péptido vasoativo, atropina, forskolina. As dosagens podem variar e ajustadas conforme a necessidade. Lembre-se que nem todas as drogas estão disponíveis em todos os países.

Como faço a injecção intracavernosa?O seu urologista ensinar-lhe-á na consulta como dar a injeção a si próprio e, nalguns casos, o seu parceiro também poderá aprender. Durante a aprendizagem o urologista também falará consigo sobre a dose cor-reta para si.

A localização da injeção também é importante. Asse-gure-se que dá a injeção na base do pénis, na posi-ção entre as “2h-4h” ou entre as “8h-10h”, para não

Page 6: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 6 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

provocar nenhum dano na uretra, nervos ou vasos do pénis (Fig.2). Depois, deverá pressionar levemente o local da injeção durante 2 a 5 minutos para preve-nir hematomas. Se tiver sido injetada a dose correta, terá uma ereção ao fim de 10 a 15 minutos.

Em que situações não se recomendam as injeções intracavernosas? Não deve usar as injeções intracavernosas se tiver hipersensibilidade a algum ingrediente do medi-camento, quando estiver em risco de priapismo ou quando tomar medicação para prevenir a coagulação do sangue. O seu urologista poderá esclarecê-lo em pormenor sobre estas contraindicações e discutir a sua situação individual.

Quais são os efeitos secundários?Os efeitos secundários mais comuns das injeções

intracavernosas são a dor no pénis durante a ere-ção, situação que só se verifica em 1 de cada 10 in-jeções. Geralmente essa dor desaparece com o fim da ereção. Outro efeito secundário menos grave é o hematoma no local da injeção.

O efeito secundário mais grave é o priapismo. Isto significa que uma ereção se prolonga por mais de 4 horas, e é dolorosa. O priapismo pode provocar danos nas células dos músculos lisos dos vasos do pénis, podendo agravar a DE. É muito importante contactar o seu médico se tiver uma ereção que dure mais de 2 a 3 horas. Geralmente o priapismo pode ser tratado de forma eficaz com a injeção de um an-tídoto.

Fig. 2: As injeções intracavernosas constituem uma alternativa terapêutica para a DE.

uretra

uretra

corpos cavernosos

osso púbico

corpos cavernosos

©2017 patient.uroweb ALL RIGHTS RESERVED

Page 7: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 7 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

Próteses penianas

O que é uma prótese peniana?Uma prótese peniana, também chamada implante peniano, é um dispositivo médico que é implantado cirurgicamente nos corpos cavernosos do pénis nos casos de DE grave.

Quando devo considerar a colocação de uma prótese peniana?As próteses penianas constituem uma solução para os casos em que tentou os PDE5I e as injeções in-tracavernosas e estes não tiveram sucesso no trata-mento da DE. Também podem estar recomendadas se não puder usar os PDE5I ou os medicamentos das injeções intracavernosas. Caso tenha experi-mentado os PDE5I e injeções intracavernosas mas não esteja satisfeito com os resultados e queira uma solução permanente, a prótese peniana poderá ser uma solução para si.

Como funciona uma prótese peniana?Existem dois tipos de próteses penianas: próteses semirrígidas, não insufláveis, e próteses insufláveis.

As próteses semirrígidas consistem em dois cilindros sólidos de consistência maleável que são implanta-dos nos corpos cavernosos do pénis e que podem ser dobrados durante a atividade sexual. Com este tipo de implante o pénis está sempre semirrígido, o que pode ser difícil de disfarçar.

As próteses penianas insufláveis são dispositivos cheios com fluido que consistem em dois cilindros que se implantam nos corpos cavernosos do pénis, uma bomba manual colocada no escroto e um reser-vatório que armazena o fluido quando o pénis não está ereto. A prótese é ativada ao apertar várias ve-zes uma bomba para injetar o fluido do reservatório nos cilindros. A bomba também é usada depois para fazer voltar o fluido para o reservatório (Fig. 3).

É necessária cirurgia para ambos os tipos de pró-teses que são colocadas completamente dentro do corpo. As próteses insufláveis são mais utilizadas porque se obtém um efeito mais natural. As próteses maleáveis/semirrígidas podem ser mais indicadas em casos complicados. A escolha entre as duas pró-teses deve ser discutida com o seu urologista.

Fig. 3: Tipo comum de uma prótese peniana insuflável.

cilindros insufláveis

osso púbico

reservatório

bomba de controlo manual

escroto

©2017 patient.uroweb ALL RIGHTS RESERVED

Page 8: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 8 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

Como me preparo para a cirurgia?O seu médico irá aconselhá-lo detalhadamente sobre a preparação para a cirurgia. Não deve comer, beber ou fumar nas 6 horas anteriores à cirurgia para se pre-parar para a anestesia. Se está a tomar alguma medi-cação deve conversar com o seu médico, pode preci-sar de parar de a tomar alguns dias antes da cirurgia.

Como se faz a cirurgia da prótese peniana?Para a colocação de uma prótese peniana, irá ser submetido a uma anestesia geral ou raquianestesia. Também lhe será colocado um cateter urinário que será retirado, no dia após a cirurgia. Depois de es-tar anestesiado o cirurgião faz uma pequena incisão mesmo acima do pénis, ou entre o pénis e o escroto, que expõe os corpos cavernosos e o cirurgião me-de-os para colocar uma prótese com o comprimento adequado ao pénis.

Após a colocação dos cilindros, o reservatório é co-locado atrás da parede abdominal e a bomba é colo-cada no escroto, entre os testículos, para a esconder. De modo geral é colocado um dreno que é retirado no dia após a cirurgia.

Para terminar, todos os componentes da prótese pe-niana são ligados e a incisão da pele é suturada. As feridas são limpas e é colocada uma ligadura com-pressiva. A maioria dos cirurgiões optam por deixar a prótese insuflada durante as primeiras 24 horas. Alguns cirurgiões preferem deixar um dreno que é normalmente retirado um dia depois da cirurgia.

Quando tempo demora até poder voltar às minhas atividades diárias?Geralmente pode ter alta do hospital no dia seguin-te à cirurgia, quando ter sido retirada a ligadura de compressão e a prótese tiver sido esvaziada pelo seu médico. Nos primeiros dias após a cirurgia, e durante algumas semanas, pode sentir dor ou desconforto e edema do pénis: Isto é normal e pode ser tratado com gelo e analgésicos. Nos primeiros 2-3 dias depois da cirurgia pode haver uma pequena quantidade de cor-rimento da incisão. Não é necessário tratamento, nor-malmente para por si só.

Nas primeiras 4 a 6 semanas após a cirurgia:

• Não levante pesos superiores a 5Kg.• Não pratique exercício físico pesado e evite an-

dar de bicicleta ou mota• Não faça banhos termais nem sauna• Fale com o seu médico sobre qualquer medica-

ção prescrita

O seu médico irá agendar uma consulta para insuflar a prótese pela primeira vez. Isto é feito após o edema e a dor terem desaparecido, geralmente ao fim de 4 a 6 semanas. Após essa consulta poderá retomar a sua actividade sexual.

Informe o seu urologista se:• O edema for grave ou não melhorar• Tiver todos os dias uma grande quantidade de

corrimento • A dor piorar ou não melhorar• Se notar aumento da vermelhidão ou sensibilida-

de à volta do local da incisão• Tiver febre

Vantagens da cirurgia de prótese peniana• Baixa taxa de falha mecânica

• É possível insuflar o dispositivo de forma

discreta

• Os implantes insufláveis são facilmente

disfarçáveis

• Não existe risco de priapismo

• O nível mais elevado de resultados

satisfatórios entre todos os tratamentos

possíveis

• O nível de satisfação do doente mais elevado

de todas as terapêuticas para a DE, se os

doentes e os respetivos parceiros forem

corretamente informados sobre o que podem

esperar do implante

Page 9: Informação para Doentes Português · • curvatura ou deformação do pénis ... • implante peniano Quais são os efeitos secundários? Os efeitos adversos mais comuns com o

Página 9 / 9Informação para Doentes - Disfunção eréctil

Desvantagens da cirurgia de prótese peniana• A cirurgia é definitiva

• No caso de o dispositivo ser retirado não há

retorno à função erétil

• Risco baixo de infeção

• Risco baixo de falha do dispositivo. Em geral

os implantes insufláveis duram de 10 a 15

anos. Podem ser substituídos no caso de

falha.

• Risco muito baixo de hemorragia

descontrolada após a cirurgia e de

necessidade de voltar a operar

• Risco muito baixo de formação de cicatriz

• Risco muito baixo de erosão que exige

remoção

• A glande não aumenta de tamanho durante a

ereção

• As próteses penianas não aumentam

o tamanho do pénis nem corrigem uma

perda de comprimento anterior devida

a uma prostatectomia radical, radiação,

envelhecimento, aumento de peso ou DE

prolongada

Este folheto faz parte da Informação da EAU para Doentes sobre Disfunção Erétil . Contém informações gerais sobre esta doença. (Em caso de existirem) Se tiver quaisquer perguntas específicas sobre a sua situação médica individual deverá consultar o seu médico ou outro profissional de saúde. Nenhum folheto pode substituir uma (consulta presencial) conversa pessoal com o seu médico.

Esta informação foi produzida pela European Association of Urology [Associação Europeia de Urologia] (EAU), em colaboração com a Section of Andrological Urology [Secção de Urologia Andrológica] da EAU (ESAU) e a Young Academic Urologists [Jovens Urologistas] (YAU).

O conteúdo deste folheto está de acordo com as Guidelines da EAU.

Pode encontrar esta e outras informações sobre doenças urológicas no nosso site: http://patients.uroweb.org

Colaboradores:Dr. Maarten Albersen Lovaina, BélgicaDr. Eduardo GarcíaCruz Barcelona, EspanhaProf. Dr. Kostas Hatzimouratidis Tessalónica, GréciaProf. Dr. Markus Margreiter Viena, ÁustriaDr. Ege Can Serefoglu Istambul, TurquiaDr. Chaira Simonelli Roma, ItáliaProf. Dr. Wolfgang Weidner Giessen, Alemanha

Tradutores:Dr. João Dores Lisboa, PortugalDr. Francisco Fernandes Lisboa, Portugal

Esta informação foi atualizada em maio de 2015.