- informa vo cooperfér l - ano 8 - nº 89 · cooperfér l - coopera va central de fer lizantes -...

4
Informavo Cooperférl - Junho 2019 Cooperférl - Cooperava Central de Ferlizantes - Informavo Cooperférl - Ano 8 - Nº 89 A família Cooperfértil está há 346 dias sem acidentes de trabalho. Vamos bater nosso recorde anterior que é de 947 dias. Produtividade da soja dobrou nos últimos 50 anos, diz estudo Copa América 2019 Glifosato pode tratar câncer, sugerem estudos Biotecnologia permite alimentos mais acessíveis Aniversariantes do mês Página 3 Variedades Página 4 Cooperfértil Informa Página 2 Cardápio do Mês Feriado do Mês Frases Interessantes Você Sabia? Fique por dentro Curiosidades Hora do Café Momento Saúde Biotecnologia permite alimentos mais acessíveis China Aposta no Controle Cerebral para Viciados em Drogas Bitcoin voltou a ultrapassar seu “valor real”, dizem ana- listas Burger King começa a realizar entregas no trânsito Cibercrime roubou 2 milhões de cartões de crédito no Brasil A utilização da biotecnologia na agricultura permite que ocorra um au- mento na oferta de alimentos com preços mais acessíveis ao consumidor, segundo informou o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

Upload: others

Post on 02-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 · Cooperfér l - Coopera va Central de Fer lizantes - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 A família Cooperfértil está há 346 dias

Informa�vo Cooperfér�l - Junho 2019

C

oo

pe

rfé

rl -

Co

op

era

va

Ce

ntr

al

de

Fe

rli

zan

tes

- In

form

a

vo

Co

op

erf

ér

l -

An

o 8

- N

º 8

9

A família Cooperfértil está há 346

dias sem acidentes de trabalho.

Vamos bater nosso recorde anterior

que é de 947 dias.

• Produtividade da soja dobrou nos últimos 50 anos, diz estudo

• Copa América 2019

• Glifosato pode tratar câncer, sugerem estudos

• Biotecnologia permite alimentos mais acessíveis

• Aniversariantes do mês

Página 3

Variedades

Página 4

Cooperfértil Informa

Página 2

• Cardápio do Mês

• Feriado do Mês

• Frases Interessantes

• Você Sabia?

• Fique por dentro

• Curiosidades

• Hora do Café • Momento Saúde

Biotecnologia permite alimentos mais acessíveis

• China Aposta no Controle Cerebral para Viciados em

Drogas

• Bitcoin voltou a ultrapassar seu “valor real”, dizem ana-

listas

• Burger King começa a realizar entregas no trânsito

• Cibercrime roubou 2 milhões de cartões de crédito no

Brasil

A utilização da biotecnologia na agricultura permite que ocorra um au-

mento na oferta de alimentos com preços mais acessíveis ao consumidor,

segundo informou o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).

Page 2: - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 · Cooperfér l - Coopera va Central de Fer lizantes - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 A família Cooperfértil está há 346 dias

2

Frases Interessantes

Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso

restaura a fé em si.

(Lucille Ball)

Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.

(Friedrich Nietzsche)

Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida.

(Sêneca)

A dúvida é traiçoeira. Ela impede o nosso crescimento pessoal, profissional e espiritual.

(Francisco José Gregório de Andrade)

Curiosidades

China Aposta no Controle Cerebral para Viciados em Drogas Os cientistas chineses começaram o primeiro teste clínico do mun-do de estimulação cerebral profunda (DSB) para as pessoas viciadas em drogas. O procedimento é invasivo e tem a perfuração dos orifí-cios no crânio do paciente para que os eletrodos sejam colocados

em seu cérebro. Esses eletrodos podem ser estimulados através de um dispositivo portátil. Segundo a ABC News, essa mesma tecnologia já foi usada para distúrbios como a doença da Parkinson. E essa é a primeira vez que o DSB vai ser usado com a esperança de acabar com o vício. O primeiro ensaio focou no vício em metanfeta-mina e está sendo feito no hospital Ruijim, em Xangai. Segundo os Institutos Nacio-nais de Saúde dos EUA, existem oito ensaios clínicos DBS registrados para a de-pendência de drogas. Seis desses oito estão na China. Mesmo que o país tenha um passado não muito bom com as cirurgias cerebrais, atualmente, a China se tornou o centro mundial de pesquisa DBS. O primeiro paciente é um viciado em metanfetami-na conhecido apenas como Yan.

Dormir faz bem

Passar poucas horas dormin-do implica em alterações hormo-nais que levam a um aumento do consumo de calorias diárias; atletas como Roger Federer, LeBron James e Usain Bolt dor-mem mais do que oito horas por noite. O sono como uma neces-sidade básica tem recebido im-portância cada vez maior não só para a saúde e o bem-estar, co-mo também para a melhora do desempenho esportivo. Um indi-cador deste fato pode ser cons-tatado no atual Congresso do Colégio Americano de Medicina Esportiva, que se realiza em Orlando, na Flórida, entre 28 de maio e 1º de junho.

Feriados do Mês

20 - O Corpus Christi é um feriado facultati-vo comemorado pela religião Católica. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade

Bitcoin voltou a ultrapassar seu “valor real”, dizem analistas

Desde o fim do mês passado, a Bitcoin vem operando em alta e, após uma breve derrapada nesta semana, vem sendo comercializada por valores na casa dos US$ 8 mil, cerca de R$ 32,7 mil. Aproveitando que a tendência está em pauta, os analistas do famoso grupo bancá-rio JP Morgan Chase & Co deram seus palpites sobre o futuro da criptomoeda e disseram que o dinheiro eletrônico ultrapassou seu "valor intrínse-co". Para chegar a essa conclusão, os analistas trataram a moeda como um com-modity e calcularam seu valor de produção, que inclui fatores como gasto de energia elétrica, poder computacional e custo de hardwares envolvidos no processo. Apesar de existirem divergências sobre a metodologia adotada pela JP Morgan, já que al-guns especialistas acreditam que a moeda não possui um valor base, o grupo acre-dita que a alta pode ser o presságio de uma nova "bolha", como aconteceu em 2017.

Burger King começa a realizar entregas no trânsito

Utilizando tecnologias como geolocalização e Big Data, o Burger King inaugurou um serviço de entrega de lanches no trânsito. Chamada de “Traffic Jam Whopper”, a funcionalidade está disponível no app da rede

de fast food a princípio apenas para a Cidade do México e permite que os motoristas recebam o lanche na janela dos carros. De acordo com o AdAge, a tecnologia por trás da plataforma consiste na captação de dados do tráfego em tempo real para delimitar as áreas mais congestionadas onde o serviço estará disponível. Com ajuda do Google Maps, o aplicativo rastreia a localização do usuário que fez o pedido e sua velocidade média, para ter precisão nas entregas.

Cibercrime roubou 2 milhões de cartões de crédito no

A empresa de cibersegurança Tempest descobriu uma cam-panha de infecção via malware que já roubou dados de 2,3 mi-lhões de cartões de crédito em 2,6 mil sistemas no Brasil — es-se número pode ser ainda maior, segundo a empresa. “Foi cons-tatado que esta campanha de fraude contra softwares que cap-turam transações eletrônicas contava com nove servidores usados por 10 operado-res distintos, os quais podem ser indivíduos ou grupos.

Até o momento, não há indícios de que os cartões roubados tenham sido usados em fraudes ou que tenham vazado em outros canais”, explica a Tempest.

O malware funciona roubando dados de cartões de crédito que fizessem compras em sistemas de pontos de venda e em computadores de estabelecimentos comerci-ais, todos infectados.

Por exemplo, lojas de conveniência, postos de gasolina, lanchonetes e lojas em shopping centers. Em apenas uma rede de restaurantes de fast food foram identifi-cados 200 computadores infectados em 150 lojas.

Page 3: - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 · Cooperfér l - Coopera va Central de Fer lizantes - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 A família Cooperfértil está há 346 dias

3

Cooperfértil Informa Produtividade da soja dobrou nos últimos 50 anos, diz estudo

Um estudo realizado pela Esalq revelou que a produtividade média brasileira de soja mais que dobrou nos últi-mos 50 anos. O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, da Escola Superior de Agri-cultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), sob orientação do professor Klaus Reichardt. “É estratégico compreender os fatores que contribuíram para esse aumento, pois a cultura ainda tem potencial de mais que dobrar os patamares médios atuais de produtividade”, comenta o engenheiro agrônomo Renan Caldas Umburanas, autor de um estudo

que revela como as cultivares brasileiras de soja foram modificadas para o aumento da produtividade ao longo desse período. De acordo com o autor, ao longo do tempo, novas práticas agrícolas e tecnologias foram desenvolvidas, bem como novos cultivares fo-ram disponibilizados aos agricultores.

11/06

Sebastião dos

Santos Baeta

21/06

Paulo Afonso da

Silva

24/06

Diego Fernan-

des da Silva

27/06

Edemilson Ani-

bal Buzutti

30/06

Genildo Lins

Santos

Copa América 2019

Copa América de 2019, oficialmente CONMEBOL Copa América 2019, será a 46ª edição da Copa América, o principal torneio de futebol masculino entre seleções da América do Sul. Será organizado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e disputado no Brasil, que recebe a competição pela 5ª vez na história da competição. O Brasil deveria sediar a Copa América de 2015, mas devido à organização de outros eventos esportivos no país durante a década, como a Copa das Confederações FIFA de 2013, a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, o país trocou de edição com o Chile, que sediou o evento em 2015.

Glifosato pode tratar câncer, sugerem estudos

Diversos estudos publicados nos últimos anos em revistas científicas sugerem que o glifosato possui propriedades de combate ao câncer. As pesquisas foram conduzidas por cientistas de universidades conceituadas e centros de pesquisa e saúde, além de terem sido revisados por especialistas. O primeiro desses estudos foi publicado em 2013 pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Tulane, Nova Orleans (Estados Unidos). Os pesquisadores expuseram as

células cancerosas humanas in vitro ao glifosato e ao AMPA (ácido aminometilfosfónico), que é o subproduto do glifosato metaboliza-do. O experimento mostrou que ambas as substâncias inibiram o crescimento das células cancerígenas e promoveram a apoptose (morte celular programada), mas deixaram as células saudáveis ilesas.

Biotecnologia permite alimentos mais acessíveis

A utilização da biotecnologia na agricultura permite que ocorra um aumento na oferta de alimentos com preços mais acessíveis ao consumidor, segundo informou o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB). A tecnologia Bt, por exemplo, que é aplicada em milho, soja, algodão e cana, permite culturas mais produtivas, com maiores rendimen-tos. “Em treze anos, de 2005 até 2018, as sementes de algodão, milho e soja com tecnologia Bt, ou seja, resistentes a insetos, geraram um lucro de R$ 21,5 bilhões para os agricultores, segundo o estudo Impactos Econômicos e socioam-bientais da resistência a insetos no Brasil: Análise histórica, perspectivas e desafios futuros. Além dos transgênicos e do melhora-mento genético, a biotecnologia na agricultura oferece produtos como biofertilizante. Técnicas da biotecnologia que podem ser apli-cadas à agricultura são a nanotecnologia e o silenciamento gênico”, informou o conselho. acordo com o CIB, a transgenia foi um dos pontos mais importantes e cruciais para que o melhoramento genético chegasse a esse ponto. “Uma dessas característica é a resistência a insetos; a outra é a tolerância a herbicidas. Os transgênicos estão presentes no Brasil desde 1997, quando a soja trans-gênica resistente ao herbicida glifosato foi liberada comercialmente. A ela seguiu-se a aprovação do algodão, em 2005, e do milho, em 2007, transgênicos”, indica.

Page 4: - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 · Cooperfér l - Coopera va Central de Fer lizantes - Informa vo Cooperfér l - Ano 8 - Nº 89 A família Cooperfértil está há 346 dias

4 Informa�vo Cooperfér�l

Hora do Café!

Momento Saúde

Cardápio do Mês

Reduzir consumo diário de álcool diminui risco de doença coronária

A redução do consumo diário de álcool diminui os riscos de doença coronária, de pressão arterial eleva-da e ajuda a perder peso, mostra estudo publicado no British Medical Journal. Ao contrário dos conselhos que muitos médicos dão aos pacien-tes, de que um copo ou dois de ál-cool por dia é bom para o coração, a pesquisa vai em sentido oposto e diz que essa medida "passa da mar-ca".

O trabalho foi feito por pesquisado-res que se basearam em 50 estudos sobre hábitos de consumo de bebi-

das alcoólicas e sua relação com a saúde em mais de 260 mil euro-peus. Os especialistas deram aten-ção especial às pessoas que tinham uma variante de um gene chamado ADH1B e correm menos risco de alcoolismo.

O novo estudo apurou que os indiví-duos com essa variante genética bebiam 17% menos por semana e tinham 78% menos probabilidade de ir bebendo ao longo do dia. Parale-lamente, mostravam um risco 10% mais baixo de doença coronária, além de pressão arterial e índice de

massa corporal mais baixos. "Esses resultados sugerem que a redução do consumo de álcool, mesmo sen-do o consumo diário baixo a mode-rado, é benéfico para a saúde cardí-aca", conclui o estudo.

No entanto, o assunto não é con-sensual, visto que outros especialis-tas têm alertado para o fato de que os consumidores com a variante ge-nética podem ter outros fatores cau-sadores da doença.

Pescaria em Família

A menina foi à pescaria com o pai.

Quando voltou, estava com o lado esquerdo do rosto in-chado. A mãe perguntou:

- O que foi isso no seu rosto, minha filha?

- Marimbondo, mamãe.

- respondeu a menina.

- Ele te picou? pergunta a mãe. - Não deu tempo. O papai matou com o remo.

Chegando de Viajem

Ao chegar de viagem, dona Tereza pergun-

ta para o filho de cinco anos: - E aí, Joãozi-

nho? Correu tubo bem por aqui na minha

ausência? - Tudo, mamãe! Só teve um dia

que deu uma chuva muito forte e eu fiquei

com medo e o papai veio dormir com eu. -

Comigo, Joãozinho! - corrigiu a emprega-

da. - Não, Maria! Isso foi no sábado! Eu

estou falando de domingo, quando choveu!

Elogios

A mulher olha-se no espelho e diz ao marido:

- Estou tão feia, gorda e aca-bada!

Preciso de um elogio...

E o marido responde:

- Sua visão está ótima!!!!