infojoi - iniciojoinville.ifsc.edu.br/website/images/2015/pdf/infojoi maro.pdf · ... conta com uma...

4
IFSC vai receber terrenos para ampliação O ano de 2015 começou com muitas novidades para o Câmpus Joinville. Uma delas é a confirmação do prefeito municipal, Udo Döhler, da doação de duas áreas para ampliação do Câmpus. A confirmação foi feita à reitora Maria Clara Kaschny Schneider e ao diretor-geral de Joinville, Maurício Taques, em reunião na prefeitura no dia 4 de março. O próximo passo é o encaminhamento do projeto de lei para aprovação na Câmara de Vereadores. A notícia foi recebida com alegria pelo IFSC, que pleiteia a doação destes terrenos desde 2008. Neste período, o pro- cesso passou por diversas fases até a efetiva incorporação dos lotes à Prefeitura, cujo registro saiu somente no mês de janeiro deste ano. O IFSC acompanhou e norteou todo processo, desde a declaração de utilidade pública até a desapropriação efetiva, levando em conta os prazos de levantamento topográfico, concordância dos proprietários Reunião na Prefeitura marcou a confirmação da doação das áreas Ginásio Esportivo: concluída a licitação da obra Mais uma boa notícia: as obras do Ginásio Esportivo do Câmpus Joinville devem começar em breve. O processo de licitação já foi concluído e a empresa vencedora da concorrência é a mesma que construiu os blocos 4 e 5. A expectativa é que o canteiro de obras seja instalado ainda em abril. INFOJOI INFORMATIVO DO CÂMPUS JOINVILLE Ano 4 | Edição 31 confrontantes e registros nos órgãos oficiais. Atualmente, o Câmpus Joinville, em uma área de 13 mil metros quadrados, conta com uma estrutura dividida em cinco blocos, e, além de salas de aula e quadra poliesportiva, tem vários laboratórios para aulas práticas de Elétrica, Eletroeletrônica, Mecânica, Robótica e Enfermagem. Com 1.400 alunos nos cursos regulares, a ocupação das salas é de 90% durante o dia e chega a 100% no período noturno, o que justifica a necessidade urgente de ampliação. O terreno ao lado do Bloco 5, de frente para a Rua Jaó, com 2.160 metros quadrados, será usado para a construção do Bloco 6, que vai comportar oito salas de aula e a biblioteca. Já o terreno na Rua Pavão, de 840 metros quadrados, vai abrigar o Bloco 7, que prevê a construção de salas administrativas e um auditório para aproximadamente 350 lugares. Com 2.073,35 metros quadrados, o Ginásio será construído onde atualmente fica a quadra de esportes. Além da quadra poliesportiva, a obra terá arquibancadas para 300 lugares, vestiários, academia, duas salas multiúso, um depósito para material e outro depósito para arquivo permanente.

Upload: nguyendieu

Post on 19-Jan-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

IFSC vai receber terrenos para ampliação O ano de 2015 começou com muitas novidades para o

Câmpus Joinville. Uma delas é a confirmação do prefeito municipal, Udo Döhler, da doação de duas áreas para ampliação do Câmpus. A confirmação foi feita à reitora Maria Clara Kaschny Schneider e ao diretor-geral de Joinville, Maurício Taques, em reunião na prefeitura no dia 4 de março. O próximo passo é o encaminhamento do projeto de lei para aprovação na Câmara de Vereadores.

A notícia foi recebida com alegria pelo IFSC, que pleiteia a doação destes terrenos desde 2008. Neste período, o pro-cesso passou por diversas fases até a efetiva incorporação dos lotes à Prefeitura, cujo registro saiu somente no mês de janeiro deste ano. O IFSC acompanhou e norteou todo processo, desde a declaração de utilidade pública até a desapropriação efetiva, levando em conta os prazos de levantamento topográfico, concordância dos proprietários

Reunião na Prefeitura marcou a confirmação da doação das áreas

Ginásio Esportivo: concluída a licitação da obraMais uma boa notícia: as obras do Ginásio Esportivo do

Câmpus Joinville devem começar em breve. O processo de licitação já foi concluído e a empresa vencedora da concorrência é a mesma que construiu os blocos 4 e 5. A expectativa é que o canteiro de obras seja instalado ainda em abril.

INFOJOIINFORMATIVO DO CÂMPUS JOINVILLE Ano 4 | Edição 31

confrontantes e registros nos órgãos oficiais.Atualmente, o Câmpus Joinville, em uma área de 13 mil

metros quadrados, conta com uma estrutura dividida em cinco blocos, e, além de salas de aula e quadra poliesportiva, tem vários laboratórios para aulas práticas de Elétrica, Eletroeletrônica, Mecânica, Robótica e Enfermagem. Com 1.400 alunos nos cursos regulares, a ocupação das salas é de 90% durante o dia e chega a 100% no período noturno, o que justifica a necessidade urgente de ampliação.

O terreno ao lado do Bloco 5, de frente para a Rua Jaó, com 2.160 metros quadrados, será usado para a construção do Bloco 6, que vai comportar oito salas de aula e a biblioteca. Já o terreno na Rua Pavão, de 840 metros quadrados, vai abrigar o Bloco 7, que prevê a construção de salas administrativas e um auditório para aproximadamente 350 lugares.

Com 2.073,35 metros quadrados, o Ginásio será construído onde atualmente fica a quadra de esportes. Além da quadra poliesportiva, a obra terá arquibancadas para 300 lugares, vestiários, academia, duas salas multiúso, um depósito para material e outro depósito para arquivo permanente.

Boletim Informativo do Câmpus JoinvilleAno 4 | nº 31 | Março 2015

Distribuição Gratuita

Produção: Assessoria de Imprensa

Jornalista: Liane Maria Dani (MTPR 3297)

Diretor: Maurício Martins Taques

Câmpus JoinvilleTelefone: (47) 3431-5602 Endereço: Rua Pavão, 1377

Bairro Costa e Silva

Joinville - SC

Envie sugestões, elogios ou críticas para o e-mail [email protected]

INFOJOI

Mobilização pelo SIASS Joinville une órgãos federais da região

O Câmpus Joinville retoma uma mobilização que atende aos interesses dos servidores federais de Joinville e região: a criação de uma unidade local do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), para que os órgãos não dependam mais exclusivamente da unidade de Flo-rianópolis, o que causa transtornos de deslo-camento justamente na fase em que o servidor ou seu familiar está com a saúde comprometida.

Após contatos iniciados ainda no ano passado, a primeira reunião com os órgãos federais aconteceu no dia 11 de fevereiro e, desde então, são realizados encontros quinzenais com os mem-bros da Comissão de Criação do SIASS Joinville: IFSC, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Delegacia da Receita Federal em Joinville (9ª R.F.), Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa), Procuradoria-Seccional Federal em Joinville e Advocacia-Geral da União – Procuradoria Seccional da União em Joinville.

Outros órgãos estão sendo incentivados a fazer parte do grupo, como o Instituto Federal Catarinense (IFC).

Conforme a assessora da Direção, Angela Morel Nitschke Dums, o SIASS atenderá o município e a região Norte, abrangendo, já no início, apro-ximadamente mil servidores públicos federais dos órgãos partícipes da cooperação. O número poderá aumentar conforme novos órgãos se interessarem a assinar o Termo de Cooperação Técnica. “No caso do IFSC, serão atendidos todos o câmpus da região Norte do Estado, compreendendo 520 servidores aproximadamente”, explicou.

Para viabilização da unidade, a Reitoria do IFSC disponibilizou um código de vaga de médico para o Câmpus Joinville, a ser incluído no próximo pro-cesso de redistribuição. A psicóloga da CGP, Kátia Griesang, e a enfermeira Juraci Tischer, professora do curso de Enfermagem, também se dispuseram a compor a equipe básica da unidade do SIASS Joinville.

Pelo termo de cooperação, os outros órgãos vão se responsabilizar pelos demais servidores, local de atendimento, móveis, equipamentos e material de consumo, conforme suas possibilidades.

2

INFORMATIVO DO CÂMPUS JOINVILLEANO 4 | Nº 31

Desde o dia 23 de fevereiro, Grasiela Lucia de Pinho é a nova coorde-nadora pedagógica e Karin Fetter a nova coordenadora de relações externas e ex-tensão.

Já a professora Elisabete Furtado Maia assumiu como chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos, vaga conquistada pelo Câmpus Joinville neste ano.

Gestores do IFSC fazem estágio no Canadá

Entre os dias 20 de fevereiro e 1º de março, o diretor-geral do Câmpus Joinville, Maurício Martins Taques, e mais 14 servidores do IFSC que atualmente ocupam cargos de gestão fizeram um estágio no Canadá. As atividades exercidas no exterior foram promovidas pela Organização Universitária Interamericana (OUI), que proporcionou a participação junto ao programa de estágio internacional do Instituto de Gestão e Liderança Universitária (Iglu).

Durante o estágio, os gestores tiveram a oportunidade de visitar as Universidades de Montreal e de Quebec – Trois-Riviéres. As atividades fazem parte do curso de Gestão Universitária realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a OUI, iniciado pelos servidores do IFSC em agosto de 2014. “O estágio IGLU Canadá 2015 foi um espaço propício para estabelecer uma maior cooperação entre o IFSC e as universidades quebequenses, com o objetivo de fortalecer a colaboração acadêmica no ensino superior, a gestão e a liderança universitária”, explicou Maurício Taques.

As diversas conferências e atividades apresentadas por altas autoridades universitárias, visitação aos laboratórios, bibliotecas e toda a estrutura acadêmica das universidades foram organizadas de maneira conjunta com a Universidade de Montreal, a Universidade do Quebec em Montreal, a Escola de Tecnologia Superior, a Universidade de Laval e a Organização Universitária Interamericana.

Como última etapa do curso, os participantes irão elaborar projetos que envolvam temas pesquisados durante a permanência no Canadá e que possam ser aplicados no IFSC. Além de servidores do IFSC, também participaram do curso representantes de instituições como Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Instituto Federal Catarinense (IFC) e UFSC, entre outras.

NOVIDADES NAS COORDENAÇÕES

Joinville sediará competiçãoDe 10 a 14 de junho, Joinville vai sediar a maior competição

esportiva do IFSC: a quarta edição dos Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (4º JIFSC). A finalidade é reunir estudantes de todos os câmpus do IFSC para participar dos jogos escolares, com foco na integração, no desenvolvimento integral do estudante e na prática esportiva como prática educativa e emancipadora. Os jogos serão realizados na Sociedade Esportiva e Recreativa Tigre, no Anita Garibaldi.

Embora não tenha participação direta na organização dos Jogos, o Câmpus Joinville quer mobilizar seus atletas e a torcida para fazer bonito no evento, tanto em competitividade e garra quanto em respeito e recepção aos visitantes.

No ano passado, a equipe de cerca de cem atletas do Câmpus Joinville trouxe de Gaspar, onde foi realizado o 3º JIFSC, muita experiência e um quadro de medalhas invejável:

Basquete masculino: campeão Vôlei masculino: campeãoTênis de mesa masculino: campeãoFutsal masculino demais cursos: campeãoBasquete feminino: 2º lugarFutsal masculino: 2º lugarVôlei feminino: 2º lugarVôlei de praia feminino: 2º lugarTênis de mesa em duplas masculino: 2º lugarFutebol 7 masculino: 3º lugarHandebol masculino: 3º lugarNatação: 10 medalhas em diversas modalidades

Uma das surpresas da equipe de Joinville no JIFSC do ano passado foi a vitória da equipe de futsal masculino na modalidade demais cursos, formada por alunos dos cursos concomitantes de Eletroeletrônica e Mecânica.

Os treinos começaram como brincadeira, em horários alternativos ao estudo e trabalho de todos, por meio do incentivo dos alunos Marcelo Cabral, Matheus Valenza e Felipe Eduardo da Silva, que já se conheciam antes de entrar no IFSC. Os estudantes Rafael, Jonathan, Otávio e Sergio reforçaram o time.

Para conquistar o título em sua primeira participação, a equipe de Joinville disputou o título com outros doze câmpus, inclusive os campeões dos anos anteriores, Chapecó e São José.

Futsal Demais Cursos: campeão em 2014

Aluno avalia participação no Propicie

3

O aluno Mateus Henrique Verplotz, do 8º módulo do integrado em Eletroeletrônica, regressou de seu intercâmbio em Portugal, pelo Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie), cheio de ideias e novidades para contar.

Seu objetivo era desenvolver um projeto no Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep) para automação de uma sala de reuniões. “A experiência técnica foi positiva e serviu como complementação para minha formação”, avaliou.

Mateus estendeu sua viagem em mais um mês para poder conhecer outros países. “Com certeza esse foi o melhor e mais engrandecedor saldo da viagem. Consegui visitar 18 cidades em dez países diferentes, cada uma com sua singularidade, como Amsterdã, Bruxelas, Madri, Berlim e Paris, entre outras.”

A experiência na Europa representou um grande amadurecimento para o jovem de 18 anos. “Mesmo parecendo clichê, volto com um gostinho de quero mais. É incrível como conviver com outras culturas e se aventurar sozinho em outros países muda a cabeça e a forma de encarar a vida. No mais, agradeço a oportunidade que o IFSC me proporcionou e espero servir de exemplo para outros alunos.”

Justamente seguindo seu exemplo, Rosangela Nehls, do concomitante em Mecânica, e Guilherme De March, do integrado em Eletroeletrônica, atualmente estão em Portugal, pela 7ª edição do Propicie. Eles participam de uma pesquisa do Instituto Politécnico do Porto (IPP) sobre transformação de instrumentos musicais em tecnologia.

Vem pro JIFSC!

INFOJOIINFORMATIVO DO CÂMPUS JOINVILLE

ANO 4 | Nº 31

Intercâmbio

Brincadeira levada a sério

4

Teatro Playback põe mulheres em cena

Alegrias, saudades, dores, medos e sonhos. Os sentimentos e histórias de mulheres reais foram encenados pela Companhia Teatral Dionisos, no dia 12 de março, no Auditório do Câmpus, dentro da programação alusiva às comemorações do Dia da Mulher.

Com o tema Mulheres em Cena, a apresentação integrou o circuito do projeto Circulação de Teatro Playback, em que os atores improvisam histórias contadas pelo público. Alunas dos cursos do programa Mulheres Mil, ofertado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), alunos de cursos técnicos, servidoras e trabalhadoras da empresa prestadora de serviços no Câmpus prestigiaram a apresentação e contribuíram com depoimentos para as encenações.

Rosvita Zonta Miranda, de 62 anos, e Maria da Graça Conrat, de 63, foram duas alunas Mulheres Mil que tiveram suas histórias contadas pelo elenco e emocionaram o público pelos exemplos de superação, como mulheres, mães e esposas.

Graça, que está em seu segundo casamento há 14 anos, contou seu sonho de se casar vestida de noiva, sua experiência traumática com o primeiro marido e a relação difícil com uma das filhas. Toda história foi encenada de forma poética pelo grupo, o que a sensibilizou ainda mais. “Foi uma experiência bem legal. Eles são muito criativos. Adorei cada detalhe”, elogiou.

Com o marido internado devido a problemas cardíacos, dona Rosvita, que obteve autorização para manter o celular ligado durante o espetáculo, falou sobre sua vida de 42 anos de casada, a dedicação ao marido doente há mais de vinte anos e a preocupação constante com a família. “Vivi e revivi minha vida inteira em questão de minutos. Foi como se pudesse me ver pelo lado de fora”, explicou.

Rosvita e sua história de dedicação ao marido ganham vida no palco

Dia da Mulher

INFORMATIVO DO CÂMPUS JOINVILLEANO 4 | Nº 31

INFOJOI

Em comemoração à Páscoa, a Coordenadoria Pedagógica realizou mais uma edição da tradicional brincadeira de caça aos avos de Páscoa, com as turmas dos três períodos. Ao seguir “as pegadas dos coelho”, os alunos, de todas as turmas e idades, entraram no clima da brincadeira.

Siga as pegadas do coelho

Simplesmente mulherVânia de Lucena Justino

Aluna de Gestão Hospitalar

Quando criança a doçura e o segredo de abraçar,Quando jovem a delicadeza no olhar,Quando adulta o desejo de amar,Quando idosa a contemplação serena desse caminhar.Fomos feita para ousar e também nos libertar.Nossa História, são de mulheres guerreiras,Que fizeram de suas amarras quebra de barreiras.Já sofremos, choramos e nos calamos,Não tínhamos direito sequer a libido,Só de procriação e lamentação,Dos filhos uma vida negada,Dos braços de sua mãe arrancada,E na roda dos expostos abandonada.Éramos escravas, não havia o que fazer.Brancas negras, índias, mulatas, caboclas, pura submissão.Um dia gritamos, queremos libertação!E eis que surge as Marias Marias.Trabalhadoras quituteiras, lavadeiras, boias-frias,No seu dia a dia carregando suas alegrias e cantorias.Operárias em construções, as Marias de várias profissões,Difícil citar tantas representações,Piloto de avião, professoras, advogadas, engenheiras, médicas de plantões.As Donas de suas vidas, seus ideais e corações.As Musas como fonte de inspiração,As Divas aplaudindo toda essa grande evolução.Porque dentro de cada uma está a força, o poder e a raça,Sem nunca perder a graça.Hoje, somos arrimo de família, profissionais de sucesso!Mulheres com o poder de transformação,Contribuímos e ganhamos admiração,Existe em nós o amor, a felicidade e o perdão.De que nossa derrotas e glórias,Farão sim, parte de nossa memória,Mas para mudar sempre o curso de nossa História.De elaborar alternativas com criatividade,Com os pés fincados em nossa realidade,E nunca deixar morrer o nosso infinito sonho de Liberdade...