Índice remissivo -...

33

Upload: dangtruc

Post on 14-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma
Page 2: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

3

4

5

10

11

15

18

21

24

27

30

32

Índice Remissivo

Direitos Autorais

Introdução

Sentimentos que destroem

Um novo olhar

O pessimismo merece sua atenção e ação?

Dica 1

Dica 2

Dica 3

Dica 4

Dica 5

Conclusão

Sobre a autora e referencias

2

Page 3: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Direitos Autorais

Autor

Bethânia Albuquerque

Todos os direitos reservados.

Copyrigth@ 2015 Bethânia Albuquerque

[email protected]

3

Page 4: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Introdução

“Nós não vemos as coisas como elas são, vemo-las como nós somos. ” –

Anais Nin.

Nós, seres humanos, somos totalmente perceptivos, damos significadoas coisas de acordo com nossa percepção de vida e a mesma dependede expectativas, contexto e background, ou seja, a forma comoenxergamos as coisas difere totalmente de uma pessoa para outra.Até aí tudo bem, não vejo problemas em termos percepções diferentes,isso é até natural, o problema está no momento em que passamos a terpercepções que nos desfavorecem, aquele olhar totalmente distorcidoque nos leva ao abismo emocional, ver problemas em todas assituações, ser vítima do universo e sofrer demasiadamente, muitas vezespor motivos irrelevantes, definitivamente não são atitudes que noslevarão a ter uma vida mais plena e feliz.

Percepção é um modo de atribuir sentido as coisas, ok, mas que taltransformar esse sentido em algo mais positivo e que nos favoreça?

Muito prazer, eu sou a Bê Albuquerque e aqui nessas linhas vamos falarsobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar umalinda jornada de bem-estar no seu dia a dia.

Gosto de usar o termo “dia a dia” porquê acredito que as mudanças setornam mais fáceis e prazerosas quando são fracionadas, e também seique gerar expectativas, no anseio de um resultado ao qual buscamos eesse resultado demorar a aparecer, é algo que tende a nos desmotivar,porém, se buscarmos criar maneiras de transformar um dia após ooutro, as coisas começam a acontecer e a motivação se expande, atransformação se torna mais leve e gostosa.

A vida, seja ela profissional ou pessoal, é feita de dia a dia, um dia apóso outro, um passo após o outro...E é assim que vamos começar, sejamuito bem-vinda a essa deliciosa leitura.

4

Page 5: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Sentimentos que destroem

Você se sente culpada? Vazia? Sem coragem, sem motivação, semvontade de trabalhar, de fazer exercícios físicos, de sair ou fazer o quegosta? O dia a dia te engole ou é enfadonho? Você se sente cansada eparece que as horas não passam ou talvez passem rápido demais?

Você tem ficado irritada com pequenas coisas e torna o seu dia aindamais difícil? Tem a sensação de impotência por não ter feito o queprecisava ou o que entende ser necessário e se sente uma inútil? Àssegundas-feiras lhe deixam imensamente ansiosa e triste e somente nassextas você volta a ter brilho nos olhos?

Talvez você brigue com seus maiores amores por coisas simples e osentimento de culpa e remorso te consuma, talvez você se sinta a vítimado mundo e das circunstâncias e ache que as pessoas e o universo sãoingratos e que tudo de ruim acontece com você.

Talvez você não tenha a motivação necessária para iniciar e concluirseus maiores desejos, projetos, mudanças e talvez você saiba o que devefazer, mas não consegue, vive um padrão totalmente diferente dos seusvalores e deixa a vida te levar sem ter ligação alguma com as melhorescoisas da sua vida.

Eu também já passei por isso e ao final desse EBOOK você vai entendera minha mensagem, antes quero compartilhar contigo um pedacinho daminha história.

Eu tenho 33 anos e sou de uma família bem grande e de origemhumilde, imaginem uma casa com muitas e muitas pessoas rindo efalando muito alto, SIM, a reunião da minha família sempre foi assim,muita conversa e muitas risadas, um verdadeiro ambiente familiar, naminha casa, com meus pais e irmãos, não foi diferente, nunca nos faltouamor e carinho, minha mãe foi divina em nos mostrar o poder do amore da união, porém dinheiro e orientação, quando o assunto eraprosperidade financeira, foram coisas das quais não tive muito acesso,meus pais vieram para São Paulo quando eu ainda era uma recém

5

Page 6: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

nascida e a vida para eles não foi tão fácil por aqui, eu tive uma infânciae adolescência privada de abundância financeira e isso me geroucrenças negativas com as quais eu não soube lidar por um bom tempo.

Já na adolescência comecei a enxergar a vida como algo ruim, algo quenão era para ser plena e vivida. Vi meus pais passarem por diversasdificuldades financeiras e amorosas, tive inúmeras vontades e desejosque não puderam ser atendidos por falta de grana ou de entendimentos,fui mãe muito cedo, fiz um aborto antes de ter minha primeira filha, fuitraída por diversas vezes, roubei pessoas, menti por muito tempo,engordei muitos quilos e emagreci outros muitos, não levei estudo econhecimentos a sério, confundi diversão com abusos, não tive coragemde assumir meus maiores erros, ralei como louca para conseguir umbom emprego, me meti em várias furadas, me enforqueifinanceiramente, me envolvi com pessoas e coisas erradas, amei muitoquem não me amava, sofri demais vendo pessoas que eu amo sedestruindo...Entre inúmeras outras coisas que fizeram parte dos meus22 anos de vida.

Eu culpava meus pais, meus amigos, Deus, o universo, a família, o lugaronde eu morava, o governo, a falta de oportunidade para uma meninasem estudo e sem talentos, etc, eu tinha muita vergonha da minha vida etinha muita raiva das coisas serem como eram, além dessa raiva domundo eu nunca acreditei que fosse possível eu ser talentosa em algo,minha autoestima era péssima, me achava desinteressante em todos osaspectos. Eu poderia ter enxergado as coisas de outra forma, mas nãofoi o que fiz, em decorrência da nossa situação financeira e dascondições de vida que levávamos eu logo direcionei o meu olhar para ocopo meio vazio.

Em 2003 já com uma filha de quase 2 anos, separada do pai dela emorando com meus pais novamente, eu não tinha emprego, não tinhadinheiro para custear o mínimo necessário para eu e minha filha, nãoconseguia ajudar financeiramente na casa dos meus pais, eles estavamem um vai e vem de separação e o clima dentro de casa era muito tenso,minha mãe trabalhava por horas em uma padaria para nos manter (eu emeus irmãos) e eu nada conseguia fazer, estava estagnada, apenassofrendo pelas situações e culpando o universo, eu realmente acreditavaque essa era a vida que Deus havia me dado e as oportunidades não

6

Page 7: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

eram para mim e era assim, eu não me responsabilizava pela MINHAVIDA, eu achava realmente que tudo de ruim acontecia comigo, eu nãome abria para o mundo, não enxergava as coisas boas, não tinha umapercepção de vida com o olhar direcionado ao que eu tinha de melhor ecom isso não conseguia assumir a responsabilidade dos meus dias,minha realidade era baseada no pessimismo, no negativismo eobviamente eu criava a minha realidade baseada nessa percepção.

Por muito tempo eu não enxerguei esse meu padrão de comportamento,mas chegou um momento em que me dei conta do meu pessimismo elutei por algum tempo contra ele, me julgando e brigando comigomesma, me destratando e me humilhando para ver se algo acontecia, eusabia que estava indo por um caminho obscuro, mas não conseguia enão tinha motivação para enxergar uma saída.

Lembro que em 2004, num dia frio e de maus pensamentos, eu estavachorando e sofrendo as mazelas da vida, resolvi então, naquelemomento, conversar comigo de forma mais genuína e mais aberta, euprecisava encontrar o meu caminho, eu precisava criar minha realidade,eu não sabia como, mas eu precisava mudar, essa era a minha vida e euera responsável por ela, naquele momento um sentimento de vergonhatomou conta de mim, por que será que eu não conseguia ter forças paramudar? Eu era jovem, tinha uma família linda e unida, tinha muita saúde,eu era responsável pelas minhas escolhas e eu estava escolhendoerrado. Eu tinha uma filha de quase 3 anos já e naquele dia eu olhei bempara ela em seu bercinho e pensei – Eu vou vencer por nós duas, eu lheprometo que eu vou tentar - Eu não queria ser aquele “exemplo de mãe”para ela e aquele sentimento foi tão forte que me moveu em direção amudança, naquele momento eu criei forças para tentar e ali eu decidiassumir a responsabilidade da minha vida, decidi ser a protagonista daminha história.

A minha parte na mudança seria acreditar e me mover, eu não fazia issoa muito tempo, eu apenas reclamava e me entristecia, culpando a todospelas adversidades que me acontecia e me fazendo de vítima dosacontecimentos. A partir da minha decisão comecei a mudar algunscomportamentos, eu me esforcei muito para criar uma paredetransparente com o meu universo externo, não deixando que asadversidades externas me bloqueassem e comecei a lidar com a vida

7

Page 8: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

através de uma perspectiva nova e original e as coisas começaram amelhorar, eu comecei a ver a mudança no meu dia a dia e me interesseicada vez mais por alterar minha percepção, eu percebi que a maneiracomo eu reagia as coisas que me acontecia e o significado que eu davapara cada uma delas influenciava diretamente o meu a dia a dia ecomecei a perceber que eu não podia mudar meu passado e nemmesmo prever meu futuro, mas eu podia e devia alterar meu presente epercebi que mudando esse momento presente eu estava criando o meufuturo, isso me encheu de poder sobre minha vida e me abriu umajanela linda, logo percebi que eu era a responsável pelas travas dessajanela.

Com o passar dos anos eu fui percebendo a melhoria em meusmomentos e a plenitude em minha vida, hoje 11 anos depois, eu jáconquistei alguns dos meus maiores sonhos, tenho uma família linda(ainda maior) duas filhas que são meus maiores presentes de Deus, ummarido companheiro e amoroso, por quem sou apaixonada e que meajudou muito nessa minha caminhada, pais e irmãos confidentes,amorosos e meus tesouros, amigos e familiares maravilhosos queformam a minha base fundamental. Me tornei, nesse meio tempo e fuipor mais de 8 anos, uma executiva de sucesso na área comercial,criando uma vida de abundância financeira, onde pude oferecer a mim eaos meus mais conforto e realizações e contrariando o senso comum(de que mesmo "sem” oportunidades é possível prosperar, eu criei asminhas próprias oportunidades).

A mais de um ano tive a coragem de largar minha "estabilidadefinanceira" para me arriscar no empreendedorismo e assim criar maisflexibilidade no meu dia e estar mais presente na vida das minhas filhas(umas das melhores coisas que pude fazer nos últimos tempos) e mesinto muito feliz assim, não por ter alcançado "sucesso" (ainda) noempreendedorismo, mas por ter feito escolhas baseadas nos meusvalores e ter a certeza que com minhas ações tudo ficará bem e tudodará certo.

Hoje eu acredito que a vida é cíclica e que podemos dar o significadoque quisermos aos momentos pelos quais passamos, mas tambémpassei a acreditar que mudanças diárias e pequenas de comportamentoinstalam em nossa mente esse “chip” de CRER, AGIR e esperar sempre o

8

Page 9: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

melhor e é esse o convite que eu te faço ao ler esse EBOOK, faça umesforço e você também conseguirá, você merece VIVER MELHOR.

9

Page 10: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Um novo olhar

Com essa leitura eu desejo que você tenha um olhar muito mais objetivodos acontecimentos diários da sua vida, que enxergue a vida com maisentusiasmo e acredite que você pode e merece se sentir mais completae inteira em seu dia-a-dia, desejo que se sinta mais leve e presente emsua rotina e que entenda melhor a si mesma.

Você vai mudar o seu olhar e vai aprender a ter uma visão mais objetivae menos catastrófica dos acontecimentos diários, vai se sentir maismotivada à se dedicar as coisas que gosta, terá o carinho ereconhecimento dos seus, pois é dando que se recebe e com pequenasmudanças você aprende a se relacionar de forma mais pura, harmônicae mais feliz em todos os seus círculos de convivência.

Com pequenas mudanças diárias, você terá mais paciência com seusfilhos, com seus subordinados, com seu marido e com você, será umaamiga mais amável e mais presente, uma filha mais carinhosa, umaprofissional mais dedicada, uma mulher com muito mais inspirações emuito mais vontade de viver.

Nesse caminho você vai enxergar que é possível ter coragem para agir emudar o que está em seu poder, aceitar o que não está e caminhar coma certeza de que sua vida merece ser melhor, você merece o melhor,você veio ao mundo para ser feliz, para amar e ser amada, paraprosperar, para entregar o seu melhor, para viver sua melhor forma, paracontribuir.

A mudança começa em você e essa mudança te trará uma novapercepção do seu entorno e tudo ficará mais fácil e leve.

10

Page 11: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

O pessimismo merece sua

atenção e ação?

“É impressionante verificar em estudos o quanto o lado positivo da vida

foi negligenciado. A cada 100 artigos de jornais que engloba a tristeza

apenas um é escrito sobre a felicidade. ”

Frase de Martin Seligman no livro Felicidade Autentica.

O olhar com base apenas no lado ruim dos fatos nos leva a crer que aspossibilidades da vida são finitas e que não somos merecedoras dobom, esse sentimento é um verdadeiro drenador de energia e consomediariamente nosso brilho e nossa vontade de viver.

O padrão pessimista vem das respostas aprendidas, padrões prontos deexplicar os problemas que vivemos e são transmitidos de geração parageração, é nosso dever, a partir de hoje, estarmos consciente dessepadrão, quanto mais consciente estivermos, mais fácil de mudar.

Pesquisas demostram que só o fato de nos conscientizarmos do padrãojá o diminui em 50% e isso já é o início de uma boa notícia. Esse padrãopode ser alterado, você pode mudar sua visão e criar uma vida compensamentos mais otimistas e com isso se sentir mais ativo, maispresente e mais feliz em sua rotina diária.

** 225 estudos sobre os benefícios da felicidade demonstram o poderdas emoções positivas no ser humano e um dos sentimentosprovenientes das emoções positivas que podemos desenvolver é oOtimismo, os estudos concluíram que pessoas que possuem um olharmais positivo em relação a vida são mais produtivas, ganham mais,trabalham melhor, estudam melhor, elas produzem mais em seustrabalhos, na escola, na família, vivem mais e tem mais saúde.

Em contrapartida as emoções negativas e os sentimentos que podemosdesenvolver com o acúmulo delas (como o pessimismo), quando

11

Page 12: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

desenvolver com o acúmulo delas (como o pessimismo), quandosentidas de forma desordenada, ao longo do tempo, causam doençasnocivas ao nosso corpo e geram o oposto das emoções e atitudespositivas.

O Otimismo é fundamental em muitas circunstâncias, pois nos liberta do"coitadismo", do conformismo e do medo de correr riscos paraencontrarmos o sentido da vida.

Uma pessoa otimista é criativa e inovadora, capaz de encontrar no caose no deserto condições de criar um jardim.

Então, eu refaço a pergunta, O PESSIMISMO merece sua atenção e ação?

Não, definitivamente, ele não merece sua atenção e muito menos suaação e eu falo com propriedade, não desperdice partes importantes dasua vida com esse sentimento.

Obviamente, como tudo na vida, é necessário ter flexibilidade nootimismo e conseguir modelá-lo de acordo com a necessidade. O quequero dizer com isso é que você precisa de um termômetro para certasocasiões e esse termômetro é seu, somente você poderá usá-lo daforma correta.

Você não pode [por exemplo] se apoderar do pensamento otimistaquando estiver em dúvidas se dirige ou não seu carro após ter ingeridobebida alcoólica, ok? Meça sempre o otimismo tendo como parâmetroas consequências dessa escolha - como se lançar em um novoempreendimento - qual o risco caso não dê certo? Com essa respostavocê tem um medidor interessante para fazer uso do Otimismo.

Antes de iniciar eu já te adianto que NÃO, eu não sou a favor do castelo-cor-de-rosa como visão de mundo, a vida real não é tão simples assim,eu bem sei disso, porém HOJE eu acredito e vivo uma realidade em quea maior parte do meu dia eu consigo intencionar um olhar maisequilibrado, mais positivo e isso muda radicalmente o meu dia paramelhor.

Contudo quero lhe alertar que essa escrita não vai te entregar fórmulasmágicas de mudanças, não existe aqui uma palavra mágica que irá tetransportar do estado A para o B, ok? Mas aqui, há sim, muitasinspirações que se forem seguidas, te levarão do lado A para o lado B e asua parte nessa leitura é LER e AGIR, essas informações não chegaramaté você à toa, ACREDITE, se você está disposta a ter uma vida com mais

12

Page 13: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

significado e se move nesse sentido, o universo leva até você onecessário para que algo aconteça, essa força, que muitos chamam deDEUS, é magnífica e está sempre a nosso favor.

“ O que perturba os homens não são os acontecimentos, mas sim a

avaliação que cada um faz dos acontecimentos. ”

Epicteto – Filosofo Romano

Você já parou para pensar sobre isso? Já se percebeu e já se pegoutendo perturbações por avaliações, muitas vezes, precipitadas ouerradas de algum acontecimento?

Eu fiz isso quando iniciei minha busca pelo autoconhecimento e percebique desde os meus 22/23 anos eu vinha aprimorando essas percepçõese com as inúmeras experiências e estudos eu cheguei a algumasconclusões sobre o poder que temos de mudar o nosso dia.

Aqui nesse ebook eu divido com você algumas dicas que metransformaram, essas dicas se baseiam no seguinte:

No decorrer do dia são muitos os acontecimentos que tiram nossa PAZ,esses acontecimentos, na maioria das vezes, são externos e por isso nãoconseguimos alterá-los, como [por exemplo] o trânsito, a separação ou abriga dos pais, o emprego que não conseguimos, o amor não retribuído,a comida que não saiu como desejávamos, o aumento de salário quenão deu certo, os filhos que sujaram todo o sofá, o projeto que pelosproblemas em casa não conseguimos entregar, o marido que ficou atétarde no bar e nos deixou em casa sozinha com as crianças, entre tantosoutros imprevistos diários, essas adversidades acontecem a todomomento e com todas as pessoas, o que diferencia uma das outras é aforma como reagem a tudo isso e essa forma modela todo o seu dia e asua vida.

O que quero lhe mostrar aqui é que você pode alterar a forma como vêas coisas que te acontecem, quando você tem uma adversidade no seudia, consequentemente você ativa uma crença que esta guardadinha noseu inconsciente e em seguida gera uma consequência por conta dessacrença (algum sentimento, como desprezo, insegurança, raiva, ciúmes,etc) e é esse o círculo dos acontecimentos que fazem com que você

13

Page 14: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

enxergue as coisas de forma não favorável à você, sua mente se fecha evocê não consegue enxergar as possibilidades e assim não gerasuperação e não cria novas oportunidades.

Para mudar esse padrão você precisa mudar o seu olhar, se conectarcom você, contestar seus pensamentos, treinar suas palavras, sintonizaras coisas boas e agradecer o seu caminho.

Essas são dicas valiosas que eu usei em minha vida e quetransformaram meus dias.

Eu partilho com você com o desejo de que te ajude em sua rotinatambém, desejo do fundo do meu coração que você se abra e se conectecom seu EU MAIOR, se permita e se entregue às suas reflexões eintuições e que se sinta bem, dia após dia, esse é o melhor presente quevocê pode dar a você mesma e aos seus.

**Sonja Lyubomirsky, Laura King and Ed Diener - The Benefits ofFrequent Positive Affect Does Happiness Lead to Success?(PsychologicalBulletin 2005, Vol. 131, No. 6, 803– 85)

14

Page 15: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Dica 1

AME-SE todos os dias.“É muito bom aprender que o amor-próprio é respeitoso, generoso,

solidário e cheio de compaixão. ”

Louise Hay

Louise Hay ensina em seus muitos livros que amar a nós mesmosparece simples, mas às vezes é muito difícil, ela também nos mostra quequem ama a si entra em sintonia com o universo no que ele tem demelhor e tudo flui em sua vida, parece meio clichê, mas é a mais puraverdade, o ato de se amar transforma o seu dia e a sua vida.

Eu li a algum tempo um dos melhores livros dela (na minha opinião)chamado “Você pode curar sua vida” e esse livro mudou a minha vida,ele fala em todo seu contexto sobre como se amar e desenvolve aolongo da leitura uma reflexão para o auto-amor, além de lhe entregar

15

Page 16: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

exercícios práticos para exercer esse amor todos os dias, eu não meconhecia a ponto de me amar, mas fiquei intrigada com a sugestão eentão resolvi testar, eu posso te afirmar, com convicção, que mesmo quevocê não se conheça o suficiente esse ato de se dar amor, todos os dias,vai mudar suas manhãs.

É impressionante como não percebemos isso, temos muita dificuldadeem amar a nós mesmas, é muito importante que possamos dar carinhoe amor ao nosso EU, quando nos amamos somos capazes de recebertodo o amor do universo, ficamos abertos a todas as maravilhas dessemundão e sabe por quê? Porque nos sentimos merecedoras.

Quando crianças ouvimos muito de nossos pais, professores, irmãos,entre outros:

“ Você não pode isso. Se fizer isso será castigada. Olha que coisa feia defazer. Você só faz coisas erradas. Deus castiga quem faz isso”.

Essas palavras ficam gravadas em nosso inconsciente e levamos paravida toda, esses e outros acontecimentos, ditos como normais, geramum desamor em nossa jornada, acreditamos não ser merecedores decoisas boas e queremos sempre superar as expectativas de todos(entenda, não estou sugerindo nenhuma culpa a essas pessoas, cada umdá o que tem e essas foram as ferramentas que nossos pais e familiarestiveram para nos educar) agora como adultos podemos e devemosmudar isso, devemos nos tonar conscientes e mudar esses sentimentose pensamentos que ficaram em nossa memória.

Por isso eu te convido a se olhar no espelho todas as manhãs e dizer a simesma “Eu me amo e me aceito”, olhe bem dentro dos seus olhos e digao quanto você é importante, o quanto é esforçada, bondosa, amável, oquanto você é linda e o quanto é útil, não espere esse reconhecimentode ninguém, você precisa se amar antes de qualquer um.

A visão que temos de nós mesmas, muitas vezes, é bem pior do que avisão que as outras pessoas possuem de nós e ficamos tão preocupadascom o que os outros pensam, não é mesmo? Se você fizer uma levereflexão verá que a sua percepção de si é muito cruel, que as cobrançase as críticas que você faz a si mesma são muito perversas e radicais, nãoparamos para pensar, mas é verdade.

Então, por favor, não hesite em se amar, em momento nenhum se

16

Page 17: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

pergunte se você merece amor, eu lhe garanto que se você disserTODOS os dias a si que se ama, aos poucos você muda o seu padrão depensamento em relação a você, qualquer mudança de pensamento temque partir primeiramente de você, a partir do momento que você tiveruma visão mais otimista de si própria, você começa a melhorar o seuolhar em relação ao universo e aos acontecimentos do seu a dia-a-dia.

Quando você se ama o seu dia começa muito melhor, com esse simplesgesto toda manhã você já muda sua rotina e verá que é muito mais fácilamar o próximo na rua e eu te digo que isso é muito inspirador e quepode abrir os seus olhos para o amor-próprio e o amor ao próximo. Nãosinta medo, talvez no início não seja tão fácil (e é interessante observarisso), mas seja persistente, você merece isso, você merece amor todosos dias.

Você já percebeu como os bebês se desenvolvem e aprendem de formarápida e leve? Você já parou para pensar porque isso acontece? Eles nãose criticam e não há ninguém criticando eles, eles iniciam o processo decaminhar e quando caem estamos todos lá, batendo palmas e dizendo:“Que lindo! Você conseguiu!”.

O mesmo acontece com as crianças que iniciam sua alfabetização,quando elas estão em ambientes favoráveis e cheios de amor, oprocesso é tão mágico que chegamos a pensar: “Como conseguiram tãorápido!? ” É simples, elas não se criticam. Use esse exemplo em sua vidae comece quando colocar em prática as dicas aqui sugeridas, não secritique se algo não sair como deseja, tenha paciência consigo mesma, aculpa é capaz de drenar toda sua energia e aí fica difícil continuar,sempre que TOPAR, diga a si mesma que vai continuar, que é umainiciante, mas que chegará a excelência com a prática.

17

Page 18: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Dica 2

Altere seus diálogos internos." Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta"

Carl Jung

Alguém já te disse para fazer isso? Em algum momento em sua vida vocêfoi ensinada a prestar atenção nessa “vozinha” que grita aí dentro da suacabeça?

É engraçado como não estamos conscientes dessa “amiga” para todas ashoras, ela está lá, mas nunca questionamos de verdade sua existência,somos ensinados, ao longo da vida, a nos comunicar com as pessoas(muitas vezes de forma errada), mas infelizmente ninguém nos ensina aconversar conosco de forma objetiva.

Sabe, eu descobri a algum tempo, que há muitas coisas na vida queestão além de nosso controle: O modo como as pessoas nos tratam, aschuvas que caem mais em um lado do nosso país do que em outro,

18

Page 19: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

nossa altura, a família que temos, etc... Mas há uma imensidão de coisasdas quais podemos assumir controle (ou cedê-las a terceiros ou aodestino como fiz durante parte da minha vida) e essas coisas tecem amaneira como conduzimos as nossas vidas, como lidamos com aspessoas, como ganhamos as nossas vidas e uma dessas coisas quepodemos escolher são os nossos diálogos internos, nossospensamentos a respeito do que nos acontece, a nossa vozinha interiorque jamais se cala e aí você pode pensar: “ Ah mas é muito difícil”, naverdade é um tanto complicado, mas nada que a prática não resolva,você precisa se conscientizar dela (voz) em primeiro lugar e depois aospoucos aprender a lidar e a questioná-la da forma adequada.

Quando aprendemos a questionar essa voz, passamos a ter diálogosmais favoráveis conosco e isso melhora muito nosso dia, isso nãoacontece tão rápido e nem tão devagar, é apenas uma questão deprática, quanto mais praticamos, mais nos tornamos excelentes.

Passamos boa parte de nossas vidas lidando com esses diálogos deforma automática, dessa forma pode ser que no começo pareçaestranho, mas ao longo do tempo você se acostuma, comece seobservando, observe sua voz interior, por exemplo: Quando seu filhoestá atrasado para escola e você começa a gritar com ele para que várápido ou quando ele quer sua atenção enquanto você faz algoimportante para si e você perde a paciência e o manda deixá-la em paz,qual pensamento e sentimento você tem após essa atitude? Nós quesomos mães tendemos a nos culpar, sentimo-nos tristes e deprimidasem consequência desse ato, é natural do nosso ser, tente reconheceresses sentimentos em você.

Após fazer isso, questione seu pensamento para saber se temfundamento o que diz a si mesma, você pode dizer a si que é umapéssima mãe, que tem tão pouco tempo com seu filho e sempre faz ascoisas erradas, você pode se considerar uma inútil por não conseguirconciliar as coisas, entre outras coisas, isso vai te gerar uma sensaçãohorrível e ao longo do tempo você passa a acreditar que realmente éassim, você dá essa conotação ao fato e acredita nele e repete oocorrido cada vez mais e se culpa cada vez mais, mas será que é TUDOisso mesmo? Você não está sendo abrangente demais? Dura demais? Eas vezes que você faz tudo por ele? E as noites que passa em claro? E o

19

Page 20: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

"colinho" nas melhores horas? Entenda, eu não quero que você utilizedessa dica para justificar os erros que comete, você precisa contestar opensamento, se houver fundamento nele, aceite o que aconteceu e jáimagine o que pode ser feito para resolver e mudar esse tipo decomportamento que te tira a paz, se não houver fundamento, somente ofato de questioná-lo em si já te abre automaticamente uma percepçãodiferente e mais condizente com a realidade.

Outro exemplo: Não acredite que não é capaz, se você almeja umemprego melhor ou uma profissão diferente e se lança nesse objetivo,todas as vezes que algo externo acontecer para te desanimar, questioneos seus pensamentos em relação a esse algo que aconteceu - Quandoeu comecei a escrever meu blog e a escrever esse ebook, todas as vezesque eu lia artigos, blogs e sites de pessoas que fazem isso a mais tempoque eu, minha querida “amiga” me dizia: “ Você é tão pequena emrelação a eles, como quer se comparar? Você nunca chegará lá, você nãoé competente o suficiente...” E eu questionava: “Sou tão pequena emrelação a eles? Sim! Nesse aspecto posso ser, porém eu não quero mecomparar, na verdade, tenho-os como referência e posso chegara lá sim,por que não sou competente o suficiente? Em qual situação não soucompetente? “ E esses questionamentos me traziam respostas muitomais coerentes com a realidade do que a minha querida amiga meentregava.

Por muito tempo a minha "vozinha" interior me disse que eu não podiamudar, que eu não era capaz, que eu não tinha valor, que eu jamais seriauma boa mãe, uma boa profissional, uma boa filha, uma boa esposa,nem cozinhar eu sabia (não que eu saiba muita coisa hoje, rs, mas, nãoporquê eu não consigo, apenas por não priorizar essa tarefa). E euaprendi a contestá-la, a analisá-la, a questioná-la, será mesmo que eunão consigo? Será mesmo que eu não posso? É mesmo tão difícil assim?Por quê? Por que não posso? Com base no que eu não consigo?

Todas as vezes que você contesta a sua voz interior (que como eu jádisse é muito crítica) ela perde um pouco mais da força e com a práticavocê aprende a lidar com ela e se torna uma pessoa muito mais abertaao mundo e mais feliz com a vida.

20

Page 21: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Dica 3

Altere seus diálogos externos.“O homem é dono do que cala e escravo do que fala, quando Pedro me

fala sobre Paulo, sei mais de Pedro do que de Paulo. ”

Sigmund Freud.

Alterar seus diálogos internos pode ser um pouco mais demorado quealterar seus diálogos externos, eu acredito que uma coisa leva a outra,mude primeiro o que for melhor ou mais fácil para você.

O que você fala e pensa em seu dia a dia, para as pessoas, sobre elas ousobre você mesma, causam a realidade com que vivência sua vida.

Se você tem o hábito de dizer que não tem sorte, que seu chefe nãogosta do seu trabalho, que seu filho, marido ou professora não teentendem, que o dinheiro está acabando, sinto te dizer, assim será.

21

Page 22: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Então vamos mudar essas palavras? Comece identificando aquelas queutiliza diariamente, se observe, peça a opinião sincera das pessoas maisíntimas, escreva sobre elas, normalmente estamos no automático e nãopercebemos a forma como nos comunicamos, nem externamente, neminternamente, mas à medida que você se observa você se tornaconsciente e estando consciente fica mais fácil a mudança , depois daobservação faça as alterações do que te incomoda para algo maispositivo e mais de acordo com a sua realidade.

E por favor, não me diga: "Mas e a crise? E o meu maridoincompreensível?". Eu entendo, eu sei, eu também vivo neste planeta eestou sujeita a estas influências externas como você. O que estoudizendo é que, apesar desta realidade ou mesmo de qualquer outra quepossa parecer difícil de lidar, você deve ter o controle de suas palavras.Só quando você tiver a consciência de que pode escolher o que estáfalando, pensando e sentindo, terá o prazer de materializar novasoportunidades e uma realidade mais otimista.

Alguns exemplos para iniciar:

A nossa mente só processa afirmações. Quando temos negativas somosobrigados a primeiro pensar no evento negado para depois apagá-lo.

Por exemplo: Não pense agora em um carro vermelho e grande!...eresponda, em que você acabou de pensar?

Sendo assim, sempre que possível, faça afirmações no positivo.

Exemplo: Sempre que tiver que lembrar alguém de algo que precisa serlembrado ou algo que você precisa lembrar, elimine a palavra NÃO dafrase, diga: “Você precisa lembrar de levar nosso filho ao dentista. ” Aoinvés de: “Não esqueça de levar nosso filho ao dentista. ” Verás comoessa pequena alteração faz todo sentido.

Troque, sempre que possível, a palavra problema por projeto, diga: “omeu projeto de saúde” ao invés de: “o meu problema de saúde” “ o meuprojeto em família” ao invés de: “o meu problema de família” Troque,sempre que possível, a palavra preocupação por ocupação. “ A minhamaior ocupação na vida hoje é educar meus filhos para serem pessoasdo bem”. Essas palavras dão mais leveza ao que está sendo proferido,você vai se sentir melhor assim.

Não diga que você não consegue ou que é muito difícil para você, diga22

Page 23: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

apenas que você escolhe aprender e se empenhar para conseguir, digaque pode ser um tanto complicado, mas que com empenho e dedicaçãovocê consegue, diga que no momento o dinheiro não está circulando deforma fluída, mas que você vai identificar o que acontece e vai seempenhar para mudar a situação ou não diga nada a respeito disso,apenas aja em prol da mudança.

Isso não é fugir da realidade, isso é enxergar de outra forma, com outroolhar, se tem algo te incomodando e você pode mudar, MUDE, se nãopode mudar aceite e viva melhor com isso, plante as palavras deotimismo para mudar seus pensamentos e sentimentos sobre esse algo,você merece uma energia melhor e você pode fazer isso, crie palavras econsequentemente pensamentos que favoreçam você e te ajudem emprol dos seus objetivos de vida, teste e verás.

A sabedoria oriental nos diz que para aquietar a mente devemos treinaro silêncio e que isso nos ajuda com o controle e direcionamento denossos pensamentos, eu sei que pode ser um tanto complicado noinício, eu demorei um certo tempo para entender e praticar a meditação,por exemplo, mas hoje eu não vivo sem ela, eu te sugiro que se aindanão faz, comece a procurar algo com o qual você se identifique, ameditação me ajuda com o controle dos meus pensamentos, com meusdiálogos internos e externos e consequentemente, com as ações do meudia a dia e isso pode te ajudar também. Tente!

23

Page 24: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Dica 4

Foque na abundância.“Sintonize a realidade que você deseja e inevitavelmente essa é a

realidade que você terá. ”

Albert Einstein.

Você tem sintonizado coisas boas para você e sua família? Qual a saúdeda sua energia atualmente? Onde está o seu foco?

Escassez sugere o contrário de abundância e focar na escassez é focar[por exemplo] nas pessoas que NÃO gostam de você, nas pessoas queestão ficando doentes, nas pessoas ruins, nas coisas que NÃO dão certo,nas vagas de emprego que NÃO existem, a sua atenção é dirigida paraonde você foca, se você continuar alimentando esse lado, lamento, masvocê vai sintonizar essa realidade.

Quando você olha as vagas de emprego que se ESGOTARAM você está24

Page 25: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

focando na escassez, quando você olha a quantidade de clientes que aconcorrência tem e você NÃO tem, você esta focando na escassez,quando você pensa nas empresas que fecham todos os anos, você estácom a mente focada na FALTA. O resultado é uma mente fechada quenão consegue enxergar as possibilidades e assim não gera superação enão cria novas oportunidades.

Faça uma pergunta a si mesma: Você tem a sensação de que não hárecursos para todos no universo? Que as possibilidades estãosaturadas? Que o mal sobressai o bem? Que as pessoas não te dãoamor e atenção? Como a sensação da escassez se manifesta na suavida? Você pensa que emprego é difícil de arrumar? Cliente é difícil deconseguir? Você acredita que NÃO há público para seu produto?

Já parou para pensar que para todas essas situações existem muitos queconseguem? Há sempre os que se dão bem, mesmo em épocas depossíveis crises? Engraçado né? Por que você acha que isso acontece?Acha que é inferior aos outros ou se considera sem sorte? Tudo isso sãocrenças limitantes e tendem a levar o seu pensamento, palavras esentimentos sempre ao lado ruim das coisas.

Entenda, não quero minimizar a realidade ou fazer votos de loucura,apenas reflita se esse seu pensamento não está sendo generalizado,realmente não há empregos? Realmente não há empregos bons? A suaárea está realmente defasada, não há oportunidades MESMO? Aspessoas não possuem mesmo dinheiro para pagar o que seu serviço ouproduto merece? Conteste essas afirmações.

Você já parou para observar quantas farmácias há no bairro aonde vocêmora? Já parou para observar quantas padarias possuem e quantosmercados? Você já refletiu como se sustenta grandes/gigantes nomes domercado eletrônico somente no Brasil? Você já pensou em quantaspessoas legais existem no universo? Você chegou a pensar que aquantidade de pessoas más nesse mundo é infinitamente menor do queas boas e de bom coração? Você já parou e pensou um pouquinho emquantas coisas você poderia criar para ajudar o seu semelhante e a vocêmesma? Você sabe quais seus dons? Sabe mesmo? Ou só foca naquiloque não faz com tanta excelência?

Reflita e mude seu olhar, foque na abundância, dirija sua atenção para oMAIS, para o SIM e para dar início a esse padrão comece evitando ver

25

Page 26: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

noticiários de televisão, eles estão carregados de coisas ruins, você pode(para se atualizar das notícias do dia-a-dia) escolher suas matérias nainternet, em revistas ou jornais impressos, assim, você escolhe as maisrelevantes para sua atualização e conhecimento e não precisa sermetralhado com notícias ruins da grade de grandes emissoras de TV quenão te levam a nada, não te ajudam em nada em sua caminhada, essetipo de conteúdo, ao longo do tempo, te leva a ter atitudes inconscientesde escassez e medo.

Tente também evitar programas diários que tendem a transmitirsentimentos como inveja, ódio, discórdia, preconceito e etc (as novelaspossuem muito disso em suas produções) o efeito, a longo prazo, sãoatitudes inconscientes baseadas na escassez, pode acreditar, e se você éuma adepta as novelas, não fique brava comigo, saiba, eu assisti novelapor muitos anos e quando decidi cortar essa programação da minhavida se tornou muito mais fácil e fluída a minha caminhada, a minhaintuição, a minha conexão com o universo.

É necessário limpar o canal para que coisas boas possam entrar, se dêesse presente, limpe o seu canal, quando você para e pensa, vocêenxerga as infinitas possibilidades do universo.

26

Page 27: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Dica 5

Pratique a gratidão.“Expresse gratidão com palavras e atitude, sua vida mudará muito de

modo positivo. “

Masaharu Tanigushi

Você é consciente das coisas boas que a vida te apresenta? Aprecia elasde forma genuína?

Normalmente não somos, fique tranquila se você se pegar pensando“poxa, como sou ingrata” o automático tende a nos deixar nesse estadode “normose” tudo é normal e passa desapercebido, mas vamos mudarisso, a relação dessa última dica com o otimismo diário é muitopertinente pelo fato de te auxiliar na reconstrução positiva das suaslembranças traumáticas.

O que desejo que você pratique com a gratidão não é apenas agradecerpela casa que tem, pela família, filhos e afins, isso eu imagino que você

27

Page 28: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

agradeça todos os dias, quero também que você olhe o que passou comcontemplação, as coisas que te aconteceram e que podem ter tecausado algum sofrimento, encare como aprendizado e seja grata porisso, e por que isso? É simples, não adianta você dizer que se ama,mudar seus diálogos internos e externos, sintonizar a abundância epermanecer com muitas feridas ou situações não aceitas, você vai sesabotar de forma inconsciente se não aceitar isso, já passou, não adiantaremoer o assunto, o passado não volta.

Olhe para dentro de você, sinta-se grata por ser quem é, quem foi equem será, agradeça aos seus pais por terem te concebido e por teremte cuidado, seja grata pelas pessoas que passaram por sua vida e lhedeixaram experiências, seja realmente grata pelo que vivencia e porestar aonde está, a vida é cíclica e os momentos desfavoráveis vãoaparecer, precisamos tirar o melhor deles, deixar passar e agradecer.

A gratidão além de te ajudar com suas memórias ela vai nutrir suasrelações, potencializar suas emoções positivas e elevar seu estadonatural de ser no presente, também vai te ajudar a enxergar o futurocom mais clareza – Quando você almeja algum objetivo e o resultado élento aos seus olhos, seu foco fica no distanciamento do ponto dechegada, quando na verdade ele deve estar no afastamento do ponto departida, essa é forma mais correta de se medir a evolução, você tem queolhar com gratidão para o que percorreu e assim alcançar de formaplena o que está por vir - ao contrário da ingratidão que eleva asemoções negativas, como rancor, angustia e raiva e podem gerarproblemas de saúde ao seu corpo físico e mental, além de nos sintonizarcom a escassez.

Quando nos sentimos insatisfeitos com o que recebemos ou com o quejá temos, as consequências negativas são muito óbvias, deixamos decrescer, pois o desânimo toma conta de nós, influenciando nossas açõese a tendência é que fiquemos estagnados.

A ingratidão acaba atraindo mais das coisas negativas que você nãodeseja. E não somente na parte material, nos relacionamentos também,quanto mais você reclama do comportamento de alguém, maior será atendência de você atrair aquele tipo de comportamento.

Então vamos praticar a gratidão com todo nosso empenho e assim teruma visão mais otimista do nosso passado, presente e futuro?

28

Page 29: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

• Desenvolva o hábito de escrever todos os dias (ao final dele) 3 coisasque te aconteceram pela qual você é grata, faça seu caderninho dagratidão, estudos clínicos sugerem que as intervenções de gratidão sãotão eficazes como terapias clínicas comumente usadas no tratamento dainsatisfação.**

• Desenvolva o hábito de criar expressões comportamentais de gratidão:mande e-mails e mensagens de gratidão às pessoas pela qual você foiou é grata por algo, grave um áudio para essa pessoa, faça um vídeo.

• Contemple situações gratificantes, faça exercícios de visualização,contemple o céu, a natureza, a água que você bebe, o alimento que tenutri, a força maior que te rege e seja grata por tudo isso.

Pratique uma das técnicas (a que te agradar mais) ou todas e crie ohábito de fazer isso todas as noites, você vai se sentir muito melhor aofinal do seu lindo dia e vai encontrar sempre algo a agradecer.

** Wood, 2008; Emmons, 2004

29

Page 30: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Conclusão

Você percebe que eu começo as dicas com o amanhecer (ama-se todasas manhãs) e termino com o anoitecer (exercícios de gratidão no final dodia)? Eu desejo que você aplique essas dicas no seu dia a dia, é assimque você vai encontrar mais significado nele e gerar bem-estar diário, eudesejo que seus dias sejam mais gratificantes, independente do que teacontecer, eu desejo que você inicie sua manhã já com o propósito deSER e FAZER feliz aquele dia e se algo acontecer, tudo bem, você saberálidar com isso e vai seguir em frente.

Você vai precisar de energia para seguir essa motivação, combinaratenção e esforço em busca desse objetivo (cuidado aqui é que se falha).No decorrer do dia apagamos tanto incêndio e ficamos tão apegadosaos acontecimentos diários que perdemos o foco no objetivo.

Você precisa desejar e se mover, desejar e se mover, quanto maisesforço você coloca, mais motivação você tem, quando a motivaçãoacaba, isso não significa que o sonho morreu e sim que você nuncacomeçou de verdade ou você não manteve o esforço real e se você nãose esforça você não vê resultado e a aí a motivação acaba, então nãodesista, comece com o objetivo do dia e conforme for atingindo, a suamotivação aumenta com o resultado, por favor não desista, acredite emvocê, tome as rédeas da sua vida e crie a sua realidade com um olharmuito mais OTIMISTA.

Por fim eu deixo abaixo o link de um vídeo lindo, que resume super bema forma mais simples de levar a vida, essa energia que o vídeo passa, é aenergia com a qual devemos nos conectar todas as manhãs. Desejo luz,muito amor e muitos risos em sua caminhada.

https://www.youtube.com/watch?v=KRC2smDYTTY

E se você chegou até aqui, eu te agradeço do fundo do meu coração poresse momento, por estarmos conectados através dessa leitura e teconvido a entrar no meu blog (www.viveremelhor.com.br) e me seguirnas redes sociais, minha jornada de autoconhecimento e

30

Page 31: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

desenvolvimento continua e quero partilhar contigo as minhasdescobertas, tenho como objetivo levar até você informações einspirações que possam te trazer bem-estar diário.

Gratidão!

Com amor e dedicação,

Bê Albuquerque

31

Page 32: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Sobre a autora e referências

Bê Albuquerque é mãe da Barbara e da Maria Clara e simplesmenteapaixonada por suas duas meninas, diz que ser mãe é o maiorempreendimento de sua vida, esposa apaixonada por seu parceiro dejornada, por quem nutri muita admiração e amor, uma mulher cheia deamor, carinho e reconhecimento por seus pais, irmãos, sobrinhos eafilhados, além de grata ao universo pela linda, grande e amável famíliaque tem e pelos maravilhosos amigos que ela diz ser “presentes douniverso”.

Teve uma uma carreira corporativa de sucesso por mais de 10 anos edecidiu sair desse mundo dos negócios para se dedicar integralmente amaternidade, ao empreendedorismo e ao estudo do comportamentohumano, hoje é Coach formada pelo IPPC (Instituto de Psicologia Positivae Comportamento) Empreendedora Digital e Facilitadora de Mudanças eEFT (técnica de libertação emocional).

Mudou sua vida com o autoconhecimento, com o desenvolvimento desuas habilidades e muito estudo sobre o comportamento humano, hojeajuda outras mulheres a terem um novo olhar desse mundão, abordatemas ligados ao desenvolvimento pessoal e autoconhecimento eacredita à partir do pequeno detalhe e de pequenas mudanças diárias,todos somos capazes de VIVER e MELHOR.

32

Page 33: Índice Remissivo - viveremelhor.com.brviveremelhor.com.br/poderotimismo/[EBOOK]o-poder-do-otimismo-diario... · sobre o Otimismo e como podemos dar aos mãos a ele e iniciar uma

Referências:

Martin E.P.Seligman Ph.D: Aprenda ser Otimista

Louise Hay: Você pode curar sua vida

Psicologia Positiva 2015 (Curso online Prof. Fabio Munhoz)

* Sonja Lyubomirsky, Laura King and Ed Diener - The Benefits of FrequentPositive Affect Does Happiness Lead to Success?(Psychological Bulletin2005, Vol. 131, No. 6, 803– 85)

** Wood, 2008; Emmons, 2004

33