Índice · nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a...

18
Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Informações de Apoio Instalando o aplicativo da ferramenta do monitoramento em tempo real (RTMT). Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de chamada Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de CTI Reproduza a edição e tome notas Recolha os traços pedidos Verifique a cobertura do arquivo de rastreamento Anexe um pacote do traço a seu pedido do serviço Resumo Introdução Este documento descreve as etapas para guiá-lo eficientemente com o processo da coleção do traço de Cisco unificou o comedoiro do atendimento (CUCM). Um cenário comum será usado para a ilustração. Pré-requisitos Requisitos A Cisco recomenda que você tenha conhecimento destes tópicos: Aplicativo da ferramenta do monitoramento em tempo real (RTMT). Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de chamada. Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de CTI. Componentes Utilizados A informação neste documento é baseada em versões atual do gerente das comunicações unificadas de Cisco. Para versões antes de CUCM 9.x, refira por favor a coleta de traços CUCM de CUCM 8.6.2 para um SÊNIOR TAC. As informações neste documento foram criadas a partir de dispositivos em um ambiente de laboratório específico. Todos os dispositivos utilizados neste documento foram iniciados com uma configuração (padrão) inicial. Se a sua rede estiver ativa, certifique-se de que entende o impacto potencial de qualquer comando. Informações de Apoio

Upload: dinhnguyet

Post on 14-Aug-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Índice

IntroduçãoPré-requisitosRequisitosComponentes UtilizadosInformações de ApoioInstalando o aplicativo da ferramenta do monitoramento em tempo real (RTMT).Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de chamadaConfigurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de CTIReproduza a edição e tome notas    Recolha os traços pedidosVerifique a cobertura do arquivo de rastreamentoAnexe um pacote do traço a seu pedido do serviçoResumo

Introdução

Este documento descreve as etapas para guiá-lo eficientemente com o processo da coleção dotraço de Cisco unificou o comedoiro do atendimento (CUCM). Um cenário comum será usadopara a ilustração.

Pré-requisitos

Requisitos

A Cisco recomenda que você tenha conhecimento destes tópicos:

Aplicativo da ferramenta do monitoramento em tempo real (RTMT).●

Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de chamada.●

Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço do gerenciador de CTI.●

Componentes Utilizados

A informação neste documento é baseada em versões atual do gerente das comunicaçõesunificadas de Cisco.

Para versões antes de CUCM 9.x, refira por favor a coleta de traços CUCM de CUCM 8.6.2 paraum SÊNIOR TAC.

As informações neste documento foram criadas a partir de dispositivos em um ambiente delaboratório específico. Todos os dispositivos utilizados neste documento foram iniciados com umaconfiguração (padrão) inicial. Se a sua rede estiver ativa, certifique-se de que entende o impactopotencial de qualquer comando.

Informações de Apoio

Page 2: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Se você trabalha com um coordenador TAC em uma edição do Gerenciador de Comunicações,você pode precisar de recolher traços do Gerenciador de Comunicações. Esta pode ser umatarefa que você faz raramente, ou nunca ter feito antes.

Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que aconfiguração do CUCM-lado pareça estar correta. O administrador recebe mensagens de alarmepara cada atendimento que não gravou, assim que o coordenador TAC perguntou-lhe quereproduzir a edição e recolher gerenciador de chamada detalhado seguem, detalharam traços dogerenciador de CTI e logs do visualizador de eventos de CUCM toma partido. Estes logscapturarão os eventos da sinalização de chamada, as mensagens CTI que são trocadas com oserver que grava os atendimentos, e os alarmes do atendimento que não gravou.

Para terminar esta tarefa, você precisará:

Instale o aplicativo da ferramenta do monitoramento em tempo real (RTMT).●

Configurar ou confirme traço detalhado para o serviço do gerenciador de chamada.●

Configurar ou confirme traço detalhado para o serviço do gerenciador de CTI.●

Reproduza a edição e tome notas.●

Recolha os traços pedidos.●

Verifique a cobertura do arquivo de rastreamento.●

Anexe um pacote do traço a seu pedido do serviço.●

Instalando o aplicativo da ferramenta do monitoramento emtempo real (RTMT).

Em CUCM, o aplicativo da ferramenta do monitoramento em tempo real (RTMT) recolher traçospara a maioria de tipos de edições. Cada major e versão menor de CUCM têm uma versãoassociada do aplicativo RTMT. Se, em seu PC, você não vê um grupo de programas unificadoRTMT sob o Start > Programs > o Cisco, ou se a versão RTMT não combina seu conjunto CUCM,você deve instalar a ferramenta RTMT para sua versão CUCM antes de mover-se para a frente.

O início de uma sessão a Cisco unificou a página de administração CM.1.

Selecione o aplicativo > os encaixes.2.

Clique o botão Find Button.3.

Clique o link da transferência para a ferramenta unificada Cisco do monitoramento em temporeal? Windows de encaixe.

4.

Salvar o arquivo CcmServRtmtPlugin.exe.5.

Execute CcmServRtmtPlugin.exe.6.

Siga os sentidos do wizard de instalação de InstallAnywhere, aceite o contrato de licença einstale-o ao local da pasta do padrão. Se você teve uma versão velha de RTMT instalada, owizard de instalação dirigi-lo-á desinstalar a versão velha antes de continuar.

7.

Navegue ao Start > Programs > ao Cisco > RTMT unificado, monitoramento em tempo real8.

Page 3: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

unificado Cisco do lançamento utilizam ferramentas.

No indicador do início de uma sessão da ferramenta do monitoramento em tempo real,incorpore o endereço IP de Um ou Mais Servidores Cisco ICM NT para seu editor CUCM.

9.

Adicionar o certificado para confiar o indicador de loja, clique aceita.10.

Na autenticação o indicador exigido, incorpora o mesmos nome de usuário e senha quevocê faz para entrar à página de administração CUCM.

11.

Page 4: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Se você é incapaz de entrar, para adicionar a permissão de RealtimeandTraceCollection asua conta de usuário, ou para usar a conta do administrador de aplicativo criada quando osistema foi instalado, e a tentativa outra vez.

O aplicativo abrirá, e você verá uma janela de configuração seleta. APROVAÇÃO do cliquepara selecionar a configuração padrão.

12.

A página de sumário do sistema abre.13.

Page 5: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Você tem verificado agora que RTMT está instalado, e que você pode entrar a seu conjuntoCUCM usando a ferramenta.

                      

Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço dogerenciador de chamada

Nas versões 9.x, no 10.x e no 11.x de CUCM, o traçado detalhado é permitido à revelia para oserviço do gerenciador de chamada. Antes de continuar, confirme que o traçado detalhado estáconfigurado ainda. Se não, configurar-lo.

Entre à página unificada Cisco da utilidade.1.

Selecione o Rastrear > Configuração.2.

Para o server, selecione o editor CUCM e o clique vai.3.

Para o grupo de serviço, os serviços seletos e o clique CM vão.4.

Para o serviço, o CallManager da Cisco e o clique seletos vão.5.

Se o sistema é configurado para o traçado detalhado padrão, mostrado nesta imagem:6.

Page 6: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

O traço é selecionado sobre.O nível de rastreamento debugar é ajustado a detalhado.Todosos filtros do traço são selecionados, à excecpção de:

Permita o traço variado

Permita o traço da chave macia

Permita o traço da lista da rota ou da caça

Permita todo o traço do gateway

Permita o traço da manutenção de atividade SCCP

Page 7: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Permita o traço de SpeedDial

Permita o traço da manutenção de atividade do SORVO (o REGISTRO refresca)

Se o sistema não é configurado com pelo menos os ajustes de seguimento detalhadospadrão, e se você está usando CUCM 9.x ou mais tarde:Clique o padrão do grupo. Isto reverterá a configuração do traço para este serviço àsconfigurações padrão.Seleto aplique a todos os Nós.Clique em Salvar.

7.

Confirme a configuração do traço nos outros server no conjunto.8.Note por favor que, se você está usando uma versão anterior de CUCM, você precisará deconfigurar manualmente seus ajustes do traço para combinar a ilustração. Clicar o botão DefaultButton do grupo em umas versões mais velhas ajustará o nível de rastreamento debugar ao erro,não detalhado.

Configurar ou confirme traçado detalhado para o serviço dogerenciador de CTI

Nas versões 9.x à 11.x de CUCM, o traçado detalhado é permitido igualmente à revelia para oserviço do gerenciador de CTI. Porque isto poderia ter sido mudado, confirme ou configurar istoantes de continuar.

Entre à página unificada Cisco da utilidade.1.

Selecione o Rastrear > Configuração.2.

Para o server, selecione o editor CUCM e o clique vai.3.

Para o grupo de serviço, os serviços seletos e o clique CM vão.4.

Para o serviço, o CallManager da Cisco e o clique seletos vão.5.

Se o sistema é configurado para o traçado detalhado padrão, segundo as indicações destaimagem:

6.

Page 8: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

O traço é selecionado sobre.O nível de rastreamento debugar é ajustado adetalhado.Permita todo o traço é selecionado.Se estes ajustes foram alterados, e se você está usando a versão 9.x ou mais recenteCUCM:Clique o padrão do grupo para reverter a configuração do traço às configuraçõespadrão.Seleto aplique a todos os Nós.Clique em Salvar.

7.

Confirme a configuração do traço nos outros server no conjunto.8.Como com os ajustes do traço do gerenciador de chamada, se você está usando uma versãoanterior de CUCM do que este documento é pretendido para, você precisará de configurarmanualmente seus ajustes do traço para combinar a ilustração. Clicar o botão Default Button dogrupo em umas versões mais velhas ajustará o nível de rastreamento debugar ao erro.

Nota: Mas que sobre os logs do visualizador de eventos? Você não precisa de mudar níveis dedebug para os log de aplicativo event viewer ou o visualizador de eventos - log de sistema. Vocêcontinuará com reprodução da edição.

Reproduza a edição e tome notas    

Nesta encenação, você colocaria chamadas de teste para gerar uma falha. Contudo, se você dá ogrupo do coordenador A TAC de traços sem a informação sobre as chamadas de teste, não

Page 9: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

podem poder encontrar os atendimentos para analisar. Você igualmente arrisca recolher dadospara o quadro de horas incorreta e tem que começar sobre.

Para cada chamada de teste, grave esta informação:

Número de telefone da chamada originada●

Número de telefone do número chamado●

Horas inicial do atendimento●

Tempo do fim do atendimento●

Hora e descrição para algumas edições experimentadas durante o atendimento●

Porque os traços CUCM podem ser muito longos, o TAC precisará aqueles detalhes da chamadade encontrar suas chamadas de teste nos dados.

Recolha os traços pedidos

Depois que a edição foi reproduzida, recolha os traços pedidos pelo TAC imediatamente. Istoimpedirá que os arquivos de rastreamento estado overwritten antes que você puder os recolher.

Em nossa encenação, nós precisamos de recolher traços do gerenciador de chamada, traços dogerenciador de CTI, e todos os logs do visualizador de eventos. A menos que o TAC lhe deroutras instruções, você recolherá aqueles arquivos de todos os server, porque o intervalo detempo completo que cobre seus chamada de teste ou atendimentos. Isto impedi-lo-á dos traçosde falta de um server que você não conheça esteja no fluxo de chamadas.

Lance a ferramenta do monitoramento em tempo real.1.

Conecte ao endereço IP de Um ou Mais Servidores Cisco ICM NT de seu editor CUCM.2.

Entre usando as mesmas credenciais que você se usa para a página da web deadministração CUCM.

3.

Naviigate e sistema > ferramentas > central seletos do traço & do log.4.

Page 10: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Fazer duplo clique recolhem arquivos. O indicador dos arquivos da coleta abre paraselecionar serviços/aplicativos UCM.

5.

Em serviços seletos/aplicativos UCM, clique a caixa de seleção em toda a coluna deservidores para:CTIManager de CiscoCisco CallManager

6.

Page 11: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Clique em Next. A coleta arquiva avanços do indicador para selecionar serviços desistema/aplicativos.

7.

Em serviços de sistema/aplicativos seletos, clique a caixa de seleção em toda a coluna deservidores para:Log de aplicativo event viewerLog do Visor-sistema do evento

8.

Page 12: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Clique em Next. A coleta arquiva avanços do indicador à tela das opções de arquivo dacoleta.

9.

Configurar seu tempo da coleção Porque você tem timestamps para sua chamada de teste,selecione a escala absoluta.Por da data/hora, ajuste o momento para 1 minuto antes desua primeira chamada de teste.Para até agora/tempo, ajuste o momento para 1 minutoapós sua última chamada de teste.

10.

Configurar suas opções de arquivo da transferência. O clique consulta para configurar seudiretório de arquivos da transferência, e especifica um diretório novo para cada coleção doarquivo de rastreamento. Por exemplo, você pode querer transferir estes arquivos aDesktop\TAC\callrectest01. Os traços para um teste mais atrasado podiam ir aDesktop\TAC\callrectest02. Isto mantém os conjuntos de arquivos recolhidos para cadareprodução da edição organizada e separada.Deixe todos ajustes restantes ajustados aospadrões.

11.

Page 13: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Clique em Finish.12.Você observará que a coleta arquiva atualizações do indicador com o estado da coleção do traço.Quando a coleção do traço for em curso, você verá que um botão Cancel está disponível. Quandoa coleção está completa, o botão Cancel será esmaecida para fora.

Page 14: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Verifique a cobertura do arquivo de rastreamento

Reveja os arquivos que você recolheu para assegurar que cobrem o tempo de frame doproblema. A maneira a mais simples de fazer isto é rever os arquivos TraceCollectionResult*.xml.

Quando RTMT recolhe um grupo de arquivos, redige um arquivo TraceCollectionResult*.xml aodiretório de arquivos da transferência para cada server que recolhe dados de. Você verá estesarquivos junto com sub-diretórios para cada server CUCM. O TraceCollectionResult*.xml arquivao estado que os arquivos foram transferidos com sucesso de cada server. Os sub-diretórioscontêm o traço e os arquivos de registro reais.

Page 15: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Abra cada arquivo de TraceCollectionResult, e observe se a data alterada para o arquivo listadoou mapa de arquivos à escala da data e hora para sua coleção do traço. Se os arquivos derastreamento não poderiam ser recolhidos, por exemplo devido ao seu que está sendooverwritten, faltarão.

Uma coisa você notará se você é familiar com as versões anterior de CUCM é que os traços doCisco Call Manager serão um conjunto único de traços SDL*, não um grupo de SDL* segue e umgrupo de ccm* segue. Isto é porque, começando com CUCM 9.x, os traços são intercalados emum conjunto único de arquivos para mais facilidade do Troubleshooting. O mesmo é verdadeiropara o serviço do gerente do CTI Cisco. Em vez lá de ser traços SDL* e traços do cti*, todos osdados estarão nos traços SDL* para esse serviço.

As edições da coleção do traço podem geralmente ser evitadas recolhendo traços imediatamentedepois de uma reprodução da edição.

Importante: Os arquivos TraceCollectionResult*.xml contêm simplesmente uma lista de arquivosque foram recolhidos com sucesso de cada server CUCM. O TAC precisará de rever o traço e osarquivos de registro reais que foram recolhidos.

Anexe um pacote do traço a seu pedido do serviço

Agora que você tem um conjunto completo de traços para seu atendimento da reprodução daedição, você precisa de obtê-los a seu coordenador TAC.

Quando você transferiu os traços, você especificou um diretório de arquivos novo datransferência. Este diretório contém agora todo o log e arquivos de rastreamento, assim como osarquivos TraceCollectionResult*.xml. O TAC quererá geralmente todos os índices do diretório dearquivos da transferência, não apenas um ou dois arquivos.

Para fazer este simples, transfira arquivos pela rede um único arquivo do .zip usando nossaferramenta de Uploader do arquivo do caso.

Page 16: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Comprima o diretório de arquivos inteiro da transferência a um único arquivo morto do.zip.

1.

Consulte a https://cway.cisco.com/csc.2.

Você será reorientado a uma página de login. Início de uma sessão com seu nome deusuário e senha CCO.

Isto trá-lo-á à ferramenta de Uploader do arquivo do caso.●

Page 17: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Incorpore seu número do pedido do serviço.Adicionar seu arquivo do .zip.Adicionar umadescrição de arquivo para seu coordenador TAC. Esta é uma boa oportunidade de comunicarsuas notas da reprodução da edição.Transferência de arquivo pela rede do clique.A ferramenta de Uploader do arquivo do caso indicará o estado da transferência de arquivopela rede. Espera para que a transferência de arquivo pela rede termine.

Page 18: Índice · Nesta encenação, você troubleshoo um atendimento que não fosse gravado, mesmo que a configuração do CUCM-lado pareça estar correta

Feche a janela de navegador.●

Ultimamente, assegure-se de por favor que você se comunique a seu coordenador todo TAC desuas notas da reprodução da edição, se este estava através da ferramenta da transferência dearquivo pela rede, através do email, ou verbalmente. Isto permitirá que obtenham começada emanalisar os dados para você.

Resumo

Como usar RTMT para recolher os tipos o mais geralmente necessários de traços detalhadospara pesquisar defeitos CUCM com seu coordenador TAC, cobrindo a instalação RTMT, aconfiguração de seguimento em CUCM, recomendando pratica para edições de reprodução,recolhendo e verificando arquivos de rastreamento, e eficientemente anexando aqueles arquivosa um pedido do serviço.