independencia americana

14
Professor Edley www.professoredley.com.br

Upload: alunos-alunos

Post on 12-Jan-2017

1.673 views

Category:

Internet


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Independencia americana

Professor Edley

www.professoredley.com.br

Page 2: Independencia americana

A Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa

Gravura de Jean-François Janinet representando a Tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789.

As Revoluções do Iluminismo

Page 3: Independencia americana

Em 1776, em nome da soberania e da liberdade do povo, os habitantes das Treze Colônias fundaram os Estados Unidos da América (EUA). Em 1789, menos de quinze anos depois, começava a Revolução Francesa que, com base nos mesmos ideais, buscava outras formas de expressão e organização.

Em pouco tempo, as ideias desse movimento se espalharam e chegaram, junto com os colonizadores ingleses, à América, onde despertaram o sentimento de independência em muitos colonos.

Ao longo do século XVIII, a Europa foi palco de um movimento de ideias conhecido como Iluminismo, que defendia a liberdade de opinião, o uso da razão, a tolerância religiosa e o fim do absolutismo, entre outros preceitos.

Iluminismo e Revolução

Page 4: Independencia americana

A rendição de lorde Cornwallis, óleo sobre tela, de John Trumbull, pintado entre 1819 e 1820. Representa a rendição das tropas do general britânico Lord Cornwallis após perder a batalha de Yorktown

para as forças francesas e norte-americanas durante as guerras da independência americana.

A Independência dos Estados Unidos da América

Page 5: Independencia americana

A colonização inglesa

De forma geral, os colonos dessa região cultivavam produtos agrícolas em pequenas propriedades rurais.

Na região foi instaurado um sistema governamental conhecido como self-government (autogoverno), no qual os representantes dos colonos eram escolhidos diretamente por eles.

A região da Nova Inglaterra foi colonizada principalmente por pessoas que fugiam de perseguições religiosas na Europa.

No Norte das Treze Colônias

Na América do Norte, a colonização inglesa ocorreu por meio da divisão do território em diferentes colônias. Não havia um governo centralizado e as formas de organização variavam de uma região para outra.

A Independência dos Estados Unidos da América

Page 6: Independencia americana

Havia também o chamado comércio triangular, no qual os comerciantes compravam o melaço produzido nas Antilhas e com ele produziam o rum, que, por sua vez, era levado à África e trocado por pessoas escravizadas, que seriam revendidas para outras colônias e nas próprias Antilhas.

Outros produtos também faziam parte desse comércio.

A Independência dos Estados Unidos da América

Page 7: Independencia americana

As Treze Colônias e o comércio triangular

Page 8: Independencia americana

As colônias do sul eram marcadas pela existência de grandes propriedades exportadoras de produtos, como tabaco, algodão e arroz, nas quais eram utilizadas mão de obra de africanos escravizados e traficados.

As colônias do centro da América do Norte eram bem parecidas com as do norte, formadas por pequenas propriedades onde se praticava a agricultura e a pecuária, tendo alguns colonos se dedicado à exportação de madeira e pele e importação de açúcar, vinho e outros produtos.

Tal prática deu origem a uma rica aristocracia produtora de gêneros agrícolas.

As Colônias do Centro e do Sul

Page 9: Independencia americana

Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, movimento contra as medidas e cobranças abusivas do governo inglês. Resultou no encaminhamento de um protesto para o governo inglês e no boicote aos produtos metropolitanos.Latifundiários do sul apoiaram a manutenção dos laços com a Inglaterra e os comerciantes do norte queriam o rompimento com a metrópole.

Setembro, 1774

Fim da Guerra dos Sete Anos. A metrópole aumenta a cobrança de impostos sobre os produtos consumidos pela colônia, sob pena de punição àqueles que não pagassem os novos tributos estabelecidos.

1763

Batalha entre as tropas inglesas e os colonos armados. Início da guerra pela independência das Treze Colônias.

Abril, 1775

A Crise com a Inglaterra

Page 10: Independencia americana

O governo inglês intensificou o conflito bélico contra os então Estados Unidos da América, mas eles, por sua vez, tinham o apoio dos governos da Holanda, Espanha e França.

Em 4 de julho de 1776, o Congresso aprovou a Declaração de Independência das Treze Colônias, que se denominaram então Estados Unidos da América.

Seus participantes anunciaram o rompimento com a Inglaterra – assumindo o Congresso como governo informal das Treze Colônias –, e criaram o Exército Continental Americano, que teve a chefia entregue a George Washington, com o objetivo de lutar contra os ingleses.

Em maio de 1775, reuniu-se na Filadélfia o Segundo Congresso Continental.

Rompem-se os Laços Coloniais

Page 11: Independencia americana

Os ingleses foram definitivamente derrotados em 1781, na batalha de Yorktown. Essa foi a primeira separação de uma colônia de sua metrópole desde o início do processo de expansão marítima iniciado no século XV.

A bandeira escolhida para representar o novo país tinha treze listras brancas e vermelhas, cada uma representando uma colônia, além de treze estrelas. À medida que novos territórios foram anexados aos Estados Unidos da América, foram acrescentadas mais estrelas.

Atual bandeira norte-americana, com 50 estrelas, cada uma representando um estado da federação.

Rompem-se os Laços Coloniais

Page 12: Independencia americana

Negros e indígenas foram excluídos do conceito de cidadania americana e, dessa forma, só eram considerados cidadãos, basicamente, os homens brancos e que possuíam propriedades ou pertenciam às camadas intermediárias urbanas.

A Constituição assegurava aos cidadãos direitos políticos e civis, o que abriu espaço para as ideias de liberdade e cidadania, porém, na prática, nem todos eram contemplados por tais ideias – a escravidão foi mantida até 1863, por exemplo.

Em 1787, representantes eleitos pela população dos treze estados aprovaram uma Constituição que vigora até hoje no país.

Logo após a independência, não havia, nos Estados Unidos, um poder centralizado; sendo assim, cada ex-colônia manteve um certo grau de autonomia.

Quem era o Cidadão no Novo País?

Page 13: Independencia americana

Referência Bibliográfica

Projeto Teláris: História / Gislane Campos de Azevedo, Reinaldo Seriacopi. – 1ª Edição – São Paulo: Ática, 2012.

Page 14: Independencia americana

Professor Edley

www.professoredley.com.br