inconfidência mineira mapa de apoio

4
História – Turma 71 Professor Alcir Martins Mapa “Roteiro dos Inconfidentes” Extraído de : SANT’ANNA, Sonia. Inconfidências mine- iras: uma história pri-vada da Inconfidência . Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores. 2000. Acompanhe nas informações em anexo as descrições e legendas As informações extraídas desta nossa sugestão de leitura, complementam o trabalho realizado a partir do nosso livro.

Upload: alcir-martins

Post on 12-Jun-2015

838 views

Category:

Documents


15 download

DESCRIPTION

Fragmento do livro "Inconfidências Mineiras", de Sônia Sant'anna.Um relato com fragmentos ficcionais dando suporte a uma apresentação da rica história do Brasil no séc. XVIII, na região de Minas Gerais.

TRANSCRIPT

Page 1: Inconfidência Mineira mapa de apoio

História – Turma 71 Professor Alcir Martins

Mapa “Roteiro dos Inconfidentes”

Extraído de :

SANT’ANNA, Sonia. Inconfidências mine-iras: uma história pri-vada da Inconfidência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores. 2000.

Acompanhe nas informações em anexo as descrições e legendas

As informações extraídas desta nossa sugestão de leitura, complementam o trabalho realizado a partir do nosso livro.

Page 2: Inconfidência Mineira mapa de apoio

História – Turma 71 Professor Alcir Martins

Roteiro dos Inconfidentes (SANT’ANNA, Sonia. Inconfidências mineiras: uma história privada da Inconfidência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores. 2000.)

Page 3: Inconfidência Mineira mapa de apoio

História – Turma 71 Professor Alcir Martins

A obra de onde retiramos este mapa e estas informações é uma bela opção de leitura para quem deseja conhecer mais este importante momento da História Brasileira.

“Inconfidências Mineiras” apresenta a história aliada à literatura, retratando o estilo de vida da sociedade que se formou em torno da mineração.

Com detalhes sobre a vida familiar, social, política e econômica, apresenta personagens históricos dentro de uma teia de relações em que buscavam status, prestígio e riqueza; numa relação tensa com a Coroa Portuguesa de quem desejavam reconhecimento, títulos e nobreza mas também deviam pesados impostos e obediência à regulações que tolhiam a liberdade econômica e de desenvolvimento, começam a aproximar-se de idéias separacionistas e republicanas muito mais por necessidade que por idealismo.

As linhas gerais desta história, aprenderemos em nossas aulas, mas os pormenores que esta obra apresenta merecem nossas atenções para uma prazerosa leitura.

Aos que se lançarem nesta jornada: BOA LEITURA!