impresso carnaval em bauru

24
Clubes de Bauru resgatam o carnaval de salão

Upload: vinicius-trombini

Post on 19-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Acompanhe a cobertura completa do carnaval de Bauru

TRANSCRIPT

Page 1: Impresso Carnaval em Bauru

Clubes de Bauru resgatam o carnaval de salão

Page 2: Impresso Carnaval em Bauru

EXPEDIENTEIniciativa

VINICIUS TROMBINI

Revisão GeralMARINA FOURNIER

J.A. JÚNIOR

DiagramaçãoVINICIUS TROMBINI

FotografiaMARIA MENEZES

MARCUS VINICIUS DOMINGOSMURILO FERREIRA

VINICIUS FERNANDESVINICIUS TROMBINI

ReportagensVINICIUS TROMBINIMARINA FOURNIER

AgradecimentosANIMAFEST

BAURU PAINÉISFIORELLA PIZZASREVISTA ATENÇÃO

ImpressãoEURO CARTÕES

contatofb.com/carnavalembauru

instagram: @carnavalbauru

EDITORIALAo longo dos anos, o carnaval tornou-se elemento da cultura nacional mesmo não tendo suas origens no Brasil. Entretanto ganhou grande notoriedade nos quatro cantos do mundo graças a exuberância dos tradicionais desfiles das escolas de samba cuja referência atualmente está em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Porém num passado não muito distante, o carnaval de Bauru já foi muito conhecido, e por vezes vários olheiros de grandes escolas de samba vinham a cidade para levar daqui ideias de diversos artistas locais que mostravam seu talento através de fantasias e alegorias que desfilavam por clubes, avenidas e no próprio sambódromo municipal.

Desde então, o carnaval bauruense passou por alguns altos e baixos e após ficar vários anos parado, vem mostrando em seu retorno, ano após ano, que nossa cidade não só tem condições de voltar a ser referência nacional como tem profissionais engajados e preparados para fazer daqui um exemplo a ser seguido.

Este impresso foi idealizado com o objetivo de mostrar aos nossos leitores que o carnaval de Bauru, seja ele em clubes, avenidas ou no próprio sambódromo, vem fazendo jus a sua própria história e não só é responsável por trazer inúmeras pessoas de fora para prestigiá-lo como mantém vivo as tradições que é capaz de agradar pessoas de todas as idades devido a inúmeras opções oferecidas na cidade. Espero que aprecie o seu conteúdo. Boa leitura!

VINICIUS TROMBINI MARTINSeditor idealizador do impresso Carnaval 2014

Page 3: Impresso Carnaval em Bauru

HISTÓRIAS DO CARNAVALDuas exposições sobre carnaval foram abertas ao público entre fevereiro e março em Bauru. A primeira aconteceu de 19 de fevereiro a 5 de março no Espaço Cultural Leônidas Simonetti na rádio 94 FM que apresentou ao público a evolução do carnaval na cidade através de objetos do universo da festa como fantasias, instrumentos musicais e outros acervos do Museu Histórico Municipal. Já na casa Ponce Paz localizada no centro da cidade, Luciano Dias Pires cedeu um acervo com mais de 300 fotos que mostraram um pouco da história dos carnavais de rua. Quem compareceu na abertura da exposição, pôde ouvir do memorialista um pouco dos momentos que marcaram o carnaval em Bauru.

Luciano Dias Pires durante exposição

Foto: Vinicius Fernandes (Social Bauru)

Até os cães no ritmo do carnavalDia 23 de fevereiro a festa ficou por conta dos inúmeros cachorros que acompanhados de seus donos, puderam desfilar com suas fantasias pelo 1º Cão Folia promovido pelo Villagio Mall Center que distribuiu brindes aos participantes e promoveu um concurso para eleger a fantasia canina mais original. O evento começou pela manhã se estendendo até o meio da tarde e reuniu dezenas de participantes que puderam se descontrair juntamente com seus bichinhos de estimação.

Algumas das peças expostas na 94FM

Foto: Maria Menezes (94FM)

“Bauru sem Tomate é Mixto”Ao som da marchinha “Bauru, alegria sem mixaria“ cuja letra citava de forma irreverente alguns problemas políticos da cidade como o viaduto inacabado, as denúncias de corrupção da Secretaria de Planejamento , a dívida da COHAB entre outros, o bloco “Bauru sem Tomate é Mixto” percorreu o Calcadão da Batista de Carvalho no centro da cidade no dia 01 de março saindo da praça Rui Barbosa em direção a Praça Machado de Melo onde vários foliões enfrentaram o sol do meio dia para pular e cantar. Esse é o segundo ano que o grupo se reúne, o que vem fazendo com que o mesmo venha conquistando mais adeptos. Em entrevista ao Jornal da Cidade, um dos compositores da marchinha “Bauru, alegria sem mixaria”, afirmou que no bloco não há isolamento com cordas e que para participar, basta ter alegria sem a obrigatorievdade de comprar abadás.

Page 4: Impresso Carnaval em Bauru

O NOME DELA É JÉSSICA...Jéssica Dias se consagra rainha do carnaval em noite inspiradora

““““ “Sou brasileira e não desisto nunca”

(Jéssica Dias)

Page 5: Impresso Carnaval em Bauru

O NOME DELA É JÉSSICA...

Sob olhar atento dos jurados e diante de um público formado por mais de quatro mil pessoas que lotaram o Sambódromo Municipal de Bauru no dia 15 de fevereiro para acompanhar a escolha do rei e rainha do carnaval de 2014, a então candidata Jéssica Dias não só mostrou toda a sua simpatia expressada por seu vasto sorriso no rosto e samba no pé como também sua determinação e persistência, pois concorria pelo quarto ano consecutivo a coroa e faixa do carnaval bauruense.

Representando a Escola Tradição da Zona Leste, que no ano passado teve seu representante Luiz Fernando Lima chegando ao trono como rei momo, a enfermeira do trabalho manteve a coroa para escola sendo merecidamente eleita rainha do carnaval em uma noite pra lá de inspiradora. O seu gingado e simpatia foi responsável por levantar o público que cantava seu nome juntamente com a bateria “Furiosa” que dava ritmo aos seus passos na passarela por onde havia passado fortes concorrentes até então. A jovem de 22 anos foi finalmente eleita rainha após um empate por pontos com a candidata da Acadêmicos da Cartola, Daniele Sol, que teve que desfilar novamente ao lado de Jéssica para que fosse feito um novo julgamento que definiria o concurso. Entretanto durante a reapresentação das candidatas, a manifestação entusiasmada do público

Jéssica Dias se consagra rainha do carnaval em noite inspiradora unido ao sorriso de admiração que os jurados não conseguiram disfarçar enquanto viam Jéssica sambando sobo tapete vermelho, que naquela noite parecia ter sido feito especialmente para ela, já previa o resultado final do concurso fazendo com que ela fosse coroada e recebesse a faixa da então rainha do carnaval de 2013 Fernanda Batalha. “Nenhuma dessas meninas podem desistir assim como eu não fiz, porque essa é a quarta vez que participo do concurso onde já fui infeliz por não ganhar, mas que hoje me faz muito feliz. Valeu muito a pena essa minha persistência. Sou brasileira e não desisto nunca” disse a recém eleita rainha emocionada e já devidamente trajada com sua faixa real em entrevista a fanpage Carnaval em Bauru.

Além de abrir oficialmente os desfiles no sambódromo ao lado do rei momo e demais representantes reais eleitos para o carnaval de 2014, Jéssica foi bastante requisitada e teve uma agenda agitada, pois foi convidada a participar de vários eventos que ocorreram na cidade. “Apesar de ter sido muito procurada para participar dos eventos, minha vida continua a

mesma. Para não dizer que não mudou nada, fui recebida com festa em meu trabalho quando eles

souberam da minha conquista. Estou muito feliz“ pontua a rainha..

Por: Vinicius Trombini

Page 6: Impresso Carnaval em Bauru

Foto & Reportagem: Vinicius Trombini

CARNAVAL SOLIDÁRIODos 17 anos desde a sua fundação, há quinze o Grupo Voluntários em Ação promove o carnaval aos abrigados da Associação beneficente Cristã

Grupo Voluntários em Ação promoveu no dia 8 de fevereiro pelo décimo quinto

ano uma festa de carnaval para os abrigados da Associação Beneficente Cristã com direito a marchinhas, fantasias, bolo e um concurso que elegeu o rei e rainha da festa que foram devidamente premiados com faixas, coroas e cedros. Entre os requisitos para decidir o posto estava a alegria, descontração e samba no pé. “Todo mês o nosso grupo visita vários projetos beneficentes, entre eles a Associação Beneficente Cristã para promover

encontros que visam levar a alegria às pessoas menos favorecidas. A cada visita,

um tema é escolhido entre os voluntários que se organizam para proporcionar momentos de lazer para as pessoas.” salienta o coordenador

do grupo Miguel Zaidan Daré que se coloca a

disposição através de seu facebook para atender possíveis interessados em conhecer um pouco sobre o projeto e ajudar através de doações.

O

Abrigada em momento

descontraído durante a

folia.

Parte dos voluntários do grupo durante a festa: solidariedade

Page 7: Impresso Carnaval em Bauru

“Agora ou Nunca” também promove a solidadriedade e

resgata o carnaval de ruaem coisa melhor do que reunir-se com os amigos em uma tarde de sábado para tomar uma cervejinha, contar histórias

e dar risadas? E se acrescentarmos a essa mistura algumas marchinhas de carnaval com uma boa dose solidariedade? Pois é assim que o “Bloco Agora ou Nunca” vem se encontrando anualmente para comemorar o carnaval pelas ruas de Bauru onde todo valor arrecadado no evento, como a venda dos abadás por exemplo, é doado para Secretaria do Bem Estar Social que o usa para a compra de alimentos que são distribuídos a famílias carentes da cidade. Em 2013 por exemplo, a entidade recebeu de representantes do bloco um cheque de 4 mil reais.Esse ano, embalados pela banda Tropical Super Som que puxava as marchinhas de cima do trio elétrico, homens, mulheres e crianças saíram da quadra 22 da rua Gustavo Maciel em frente ao BB Batatas no dia 22 de fevereiro em direção a praça Portugal retornando novamente ao ponto de partida em puro ritmo de festa acompanhados por pedestres que não resistiram e caíram na folia seguindo o Agora ou Nunca em seu percurso pelas ruas da Zona Sul.“É uma ação entre amigos , para fazer um carnaval novo , ao mesmo tempo que resgata o passado.” explica Rodrigo Coube, um dos fundadores do bloco .

T

Foto/Repostagem: Vinicius Trombini

Page 8: Impresso Carnaval em Bauru

elo 4º ano consecutivo, o Bloco Domingo Pé de Cachaçafoi para as ruas de Bauru com o objetivo de “engrossar o coro pelo resgate

da cultura popular brasileira”, conforme descrito na página oficial do evento no facebook. Conduzido por um trio elétrico que tocava marchinhas de carnaval, o bloco saiu da república Pau Brasil, localizada no Jardim Planalto e percorreu mais de dois quilômetros até o parque Vitória Régia. Formado em sua maioria por universitários da cidade, que aproveitam o período de folga antes do ano letivo começar para se entreterem e reverem amigos, o bloco segue um percurso pré-definido que vai parando em algumas repúblicas, onde são servidas bebidas aos foliões das quais variam desde uma simples garrafa de água até alguns drinks mais “exóticos”

P

DOMINGO PÉ DE CACHAÇA AGITA UNIVERSITÁRIOS DA CIDADE

produzidos por seus moradores com vodka, suco, refrigerantes e o que mais a imaginação permitir. Na última parada, para compensar o cansaço gerado pelo percurso, além das bebidas que foram disponibilizadas em uma mesa em frente a residência, os anfitriões da República Virakopos presentearam o público com um banho de mangueira e uma pequena guerra de bexigas d’água que refrescou várias pessoas dando uma incrementada a mais na festa.Dali, o bloco se dirigiu ao Parque Vitória Régia onde houve uma grande confraternização que permitiu a integração entre os participantes com as pessoas que por ali passavam, todos embalados pelas marchinhas de carnaval que ainda era tocava do caminhão especialmente preparado para o evento.

Page 9: Impresso Carnaval em Bauru

#VEMPRAMARCHA

Page 10: Impresso Carnaval em Bauru

O CARNAVAL QUE NÃO MORRE!Clubes da cidade mantém viva a tradição dos carnavais de salão...

Page 11: Impresso Carnaval em Bauru

O CARNAVAL QUE NÃO MORRE!Clubes da cidade mantém viva a tradição dos carnavais de salão...

Page 12: Impresso Carnaval em Bauru

ão importante quanto o resgate do carnaval bauruense, que ano a ano aos poucos vem ganhando força no interior do

Brasil, é o papel desempenhado pelos meios de comunicação que ajudam a difundir essa cultura através de matérias jornalísticas que chegam até a população de forma falada ou impressa. Sem a imprensa trabalhando em prol da divulgação do carnaval, talvez a festa não teria o mesmo brilho e a população não tivesse a chance de acompanhar de perto, mesmo não estando ali presente, os detalhes que acontecem na avenida.

Enquanto o público formado por mais de 60 mil pessoas que passaram pelo sambódromo nos dois dias de folia se divertiam com a festa cantando os sambas com as agremiações que desfilavam no tapete branco, dezenas de profissionais de diversos veículos de comunicação cobriam o carnaval por outro ângulo com a missão de levar de

TDiversão para uns, trabalho para outros...

“VALE A PENA O ESFORÇO!”

maneira detalhada, toda emoção e brilho que presenciavam na passarela do samba .Em pleno desenvolvimento e investindo constantemente em sua programação, a TVC canal 13 da NET foi uma das janelas para aqueles que não puderam comparecer no sambódromo nas noites de desfile. Com a ajuda de parceiros e contando com uma equipe de profissionais, a emissora exibiu os desfiles sob o comando de Tobias Ferreira e Léa Maria com comentários de Paulo Burian. Já o Jornal da Cidade apostou em seu site, o JCNet, onde eram postados em tempo real matérias, fotos e videos de tudo o que acontecia na avenida além de um link ao vivo que mostrava parte da avenida. A 96 FM participou com entradas ao vivo direto do sambódromo, a TV TEM, TV Preve e TV UNESP com matérias gravadas para serem posteriormente exibidas em suas programações. Todos os envolvidos na cobertuda ressaltaram a importância do trabalho e garantiram que que todo o esforço valeu a pena.

Por: Vinicius Trombini

Informaçãoa serviço

da população

Page 13: Impresso Carnaval em Bauru

“É muito gratificante trabalhar em prol da informação em uma festa que quase teve seu fim em Bauru. O carnaval da cidade sem dúvida está aos poucos voltando aos seus bons tempos e certamente voltará a ser referência no Brasil. O papel da imprensa é muito importante pois ajuda a promover essa festa que reúne milhares de pessoas, muitas delas vindas de outras cidades para ver nossa festa. Vale a pena o esforço!”

VINICIUS TROMBINI, administrador da fanpage Carnaval em Bauru

JOÃO JABBOUR, editor do Jornal da Cidade que acompanha o carnaval de Bauru há alguns anos

FRANCO JÚNIOR, jornalista da rádio 96FM que marcou presença no sambódromo

“VALE A PENA O ESFORÇO!”

CARLOS PERRENOUD, diretor da TVC que mostrou o carnaval na íntegra

ROBERTA CHEVITARESE, repórter da TV TEM em cobertura para o Globeleza

“É importante a cobertura da imprensa para essa festa popular onde em algumas cidades ela anda esquecida.

Temos que cobrir aquilo que é bom pois já é mostrado tanta coisa ruim

ao longo do ano e quando chega o carnaval , temos que dar um espaço legal a essa festa bonita”

“A cobertura da imprensa propicia a quem gosta do carnaval, observar o que está acontecendo no sambódromo e se informar sobre tudo o que mostra essa bela festa popular que transcende as fronteiras daqui do sambódromo. Então o nosso trabalho serve para levar ao mundo o que acontece de bacana aqui em Bauru nesse carnaval que já é tradicional”

“A cobertura online que o Grupo Cidade fez através da internet com o Jornal da Cidade e 96 FM é muito importante porque as pessoas de outras cidades que não puderam vir ao sambódromo, tiveram a oportunidade de acompanhar e vivenciar um pouco dos desfiles que aconteceram nesses dois dias ”

“A imprensa tem um papel fundamental na comunicação e prestação de serviço. Nossa função ao transmitir o carnaval de Bauru aos nossos telespectadores é de fazer uma ponte de informações onde todos possam saber o que acontece.”

Page 14: Impresso Carnaval em Bauru

CLIQUES DO SAMBÓDROMO

Page 15: Impresso Carnaval em Bauru

CLIQUES DO SAMBÓDROMO

Page 16: Impresso Carnaval em Bauru

Contato 14-99607-1363 | 14 98808-7127

Page 17: Impresso Carnaval em Bauru

Contato 14-99607-1363 | 14 98808-7127

Page 18: Impresso Carnaval em Bauru

É CAMPEÃO, É CAMPEÃO!Acadêmicos da Cartola e Pé de Varsa vencem e fazem a festa após a apuração.

Page 19: Impresso Carnaval em Bauru

É CAMPEÃO, É CAMPEÃO!Acadêmicos da Cartola e Pé de Varsa vencem e fazem a festa após a apuração.

Page 20: Impresso Carnaval em Bauru

Eles brilharam...

arnaval sem realeza não é carnaval, e Bauru não foge da tradição. Desde o retorno dos festejos na cidade, ano a

ano o glamour, a beleza e o encanto invadem a passarela do samba abrindo a maior festa popular do país. Esse ano Bauru elegeu, além de Rei Momo, Rainha do Carnaval e Rainha da Diversidade, o casal real da terceira idade, fato inédito e que agradou o grande público.

Ser realeza não é tarefa fácil. Quem pensa que é só chegar na passarela e mostrar gingado, se engana. Simpatia, carisma, beleza e samba no pé são requisitos primordiais para um Rei ou Rainha do Carnaval. Mas tem um segredo que faz toda a diferença, segredo esse que nem é tão segredo assim: “Amor” foi a palavra mais usada pela realeza do Carnaval de 2014. Amor é o segredo, escancarado no rosto de cada eleito.

E com amor se faz tudo, inclusive ganhar concurso. Depois de eleitos, reis e rainhas cumprem uma agenda cheia de compromissos. Visitam clubes e se apresentam em seusbailes, são requisitados para fotos, entrevistas, além de desfilar abrindo o carnaval no sambódromo, mas garantem: tudo éfeito com muito prazer e o tal do Amor.

O encantamento é geral. A realeza do carnaval realmente faz a diferença na festa, deixando-a ainda mais bonita. Vê-los cheios de disposição e alegria, dá mais cor e sabor nos quatro dias de folia. Quatro dias únicos que nos fazem esquecer de tudo e nos leva a felicidade, nos traz um brilho especial, e que só se repetirá quando o carnaval voltar.

Jeremias Neques, rei momo; Jessica Dias, rainha; Nadla Labaiares, rainha da diversidade; Maria Inês, rainha melhor idade e “Cacá”, rei melhor idade não só apenas fizeram seus papeis de reis, mas brilharam do início ao fim do carnaval.

CPor: Marina Fournier

Page 21: Impresso Carnaval em Bauru

Mocidade Unida da Vila Falcão é a nova Escola

de Samba de Bauru!

A Secretaria Municipal de Cultura em parceria com as associações de moradores, promoveu nos bairros Bauru XVI e Jardim Redentor pelo segundo ano o carnaval popular que ao todo reuniu mais de 10 mil pessoas que puderam pular o carnaval ao som da banda Tropical Super Som. O evento ocorreu na Praça Alcides Pasquarelli no Jardim Redentor e na Praça Mirtes Sakai Bastos Pinto no Bauru XVI.

CARNAVAL NOS BAIRROS

essoas da velha guarda juntamente com os jovens da nova geração do carnaval de Bauru que tiveram suas raízes na

Vila Falcão, se reuniram dia 13 de março no Clube Fortaleza para a fundar oficialmente a nova Escola de Samba da cidade batizada como “Mocidade Unida de Vila Falcão”. O momento já era esperado por muitas pessoas que tiveram a oportunidade de vivenciar o tempo áureo do carnaval de Bauru trazendo à Vila Falcão novamente uma Escola para representá-la na avenida.As cores da nova escola de samba é o amarelo, branco e vermelho. O encontro reuniu 40 pessoas que elegeram seu primeiro presidente, já conhecido no Carnaval em Bauru, Jair Odria, que em seu primeiro discurso agradeceu a confiança e prometeu muito trabalho em uma gestão democrática sem autoritarismo.

“Gostaria de agradecer a confiança e pedir para que todos vestissem a camisa em prol desta nova agremiação. Vai ser difícil e teremos muito trabalho pela frente, pois começar do zero não é fácil, mas tenho a certeza de que através do trabalho de cada um, será possível chegarmos aos nossos objetivos.”

JAIR ODRIA, presidente da Mocidade Unida em seu 1º discurso

P

Page 22: Impresso Carnaval em Bauru

FOLIA DA GAROTADAA tradicional matinê do Bauru Tênis Clube garantiu a diversão das crianças

Page 23: Impresso Carnaval em Bauru

CARNAVAL NO ON THE ROAD

Page 24: Impresso Carnaval em Bauru