imprensa pergunta, prefeitura responde (demandas os meses ... pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22...

38
Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses de março a junho de 2015) Prezado internauta, neste espaço você poderá acompanhar, na íntegra, as perguntas dos veículos de comunicação sobre os serviços / ações realizados pela Prefeitura de Betim, e as respectivas respostas, completas, destinadas à imprensa. Uma empresa de assistência técnica de aparelhos eletrônicos foi destruída na noite dessa terça-feira (23) por um incêndio, na rua Ayrton Senna, 85, no bairro Capelinha, em Betim. Segundo o proprietário, um celular ligado à tomada de energia pode ter iniciado o fogo, ocasionando um curto-circuito. As chamas se alastraram e atingiram o segundo pavimento da construção. A Defesa Civil esteve no local e nós precisamos saber se o imóvel foi interditado e quais as providências serão tomadas a partir de agora. A Prefeitura de Betim, por meio da Defesa Civil, informa que o incêndio na rua Ayrton Senna, 85, no bairro Capelinha, ocorreu em um prédio de dois pavimentos, onde funcionava uma empresa de concertos eletrônicos e telecomunicações. Foram comprometidas parte da lage, a escadaria que dá acesso ao 2º pavimento e todas as paredes do andar superior. A Defesa Civil informa ainda que o imóvel está interditado para que seja feita a demolição das partes afetadas. O incêndio não prejudicou os imóveis vizinhos. Entretanto, um morador precisou ser retirado de sua residência, por questões de segurança, até que se proceda a demolição das paredes do pavimento superior. Betim online Gostaríamos de saber estão sendo instalados novos aparelhos na Academia Popular na avenida Lazzarotti, próximo ao Apoio Mineiro. Caso sim , qual a quantidade de aparelhos? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, informa que não está sendo realizada nenhuma instalação de Academia Popular no referido local. Moradores do bairro Santa Fé reclamam que a prefeitura não está recolhendo mais o lixo da pracinha do bairro (rua Maringá). Segundo eles, os próprios moradores fazem a limpeza (varrição e capina) após a limpeza urbana não fazer mais e junta na praça, mas não há recolhimento. Com isso, o entulho que os moradores juntam estão lá. Sendo assim, o que a prefeitura tem a dizer sobre isso? Quando o entulho será retirado? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que enviará uma equipe no local nesta terça-feira (16) para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis. Moradores da invasão conhecida como "Invasão da rua Pará", no Capelinha, fizeram no inicio da tarde desta quarta-feira (17), um protesto na Via Expressa. De acordo com eles,

Upload: doanquynh

Post on 08-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses de março a junho de 2015)

Prezado internauta, neste espaço você poderá acompanhar, na íntegra, as perguntas dos veículos de comunicação sobre os serviços / ações realizados pela Prefeitura de Betim, e as respectivas respostas, completas, destinadas à imprensa. Uma empresa de assistência técnica de aparelhos eletrônicos foi destruída na noite dessa terça-feira (23) por um incêndio, na rua Ayrton Senna, 85, no bairro Capelinha, em Betim. Segundo o proprietário, um celular ligado à tomada de energia pode ter iniciado o fogo, ocasionando um curto-circuito. As chamas se alastraram e atingiram o segundo pavimento da construção. A Defesa Civil esteve no local e nós precisamos saber se o imóvel foi interditado e quais as providências serão tomadas a partir de agora. A Prefeitura de Betim, por meio da Defesa Civil, informa que o incêndio na rua Ayrton Senna, 85, no bairro Capelinha, ocorreu em um prédio de dois pavimentos, onde funcionava uma empresa de concertos eletrônicos e telecomunicações. Foram comprometidas parte da lage, a escadaria que dá acesso ao 2º pavimento e todas as paredes do andar superior. A Defesa Civil informa ainda que o imóvel está interditado para que seja feita a demolição das partes afetadas. O incêndio não prejudicou os imóveis vizinhos. Entretanto, um morador precisou ser retirado de sua residência, por questões de segurança, até que se proceda a demolição das paredes do pavimento superior. Betim online Gostaríamos de saber estão sendo instalados novos aparelhos na Academia Popular na avenida Lazzarotti, próximo ao Apoio Mineiro. Caso sim , qual a quantidade de aparelhos? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, informa que não está sendo realizada nenhuma instalação de Academia Popular no referido local. Moradores do bairro Santa Fé reclamam que a prefeitura não está recolhendo mais o lixo da pracinha do bairro (rua Maringá). Segundo eles, os próprios moradores fazem a limpeza (varrição e capina) após a limpeza urbana não fazer mais e junta na praça, mas não há recolhimento. Com isso, o entulho que os moradores juntam estão lá. Sendo assim, o que a prefeitura tem a dizer sobre isso? Quando o entulho será retirado? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que enviará uma equipe no local nesta terça-feira (16) para verificar a situação e tomar as medidas cabíveis. Moradores da invasão conhecida como "Invasão da rua Pará", no Capelinha, fizeram no inicio da tarde desta quarta-feira (17), um protesto na Via Expressa. De acordo com eles,

Page 2: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda de acordo com eles, nenhum documento de reintegração de posse foi apresentado. O quê a prefeitura tem a dizer sobre isso?

Sobre as seis mil moradias prometidas pelo prefeito Carlaile durante o mandato, qual a previsão de construção destas?

Sobre a ocupação irregular em lote público no bairro Capelinha, a Prefeitura de Betim informa que cerca de 10 ocupações irregulares em área pública estão sendo desmanteladas nesta quarta-feira (17). A invasão vem sendo estudada há semanas e foi denunciada, de acordo com a Guarda Municipal (GM), por moradores da própria comunidade. Participaram da ação de desocupação do local a GM, a Defesa Civil e a Procuradoria Geral do Município. Na ação, foram retirados do espaço todo o cercamento feito pelos invasores e os materiais utilizados para construção de barracões.

Com o objetivo de manter aberto um canal de diálogo com as famílias e, consequentemente, uma negociação pacífica, sem uso de força policial, o município realizou diversas notificações verbais, por meio de reuniões promovidas pela Secretaria Municipal de Governo.

TV Record Minas

COMO CONVERSADO POR TELEFONE, OFICIALIZA-SE ATRAVÉS DESTE PEDIDO DE POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE BETIM SOBRE MANIFESTAÇÕES OCORRIDA NA TARDE DE ONTEM E INICIO DA MANHÃ DE HOJE, NA VIA EXPRESSA, ALTURA DO BAIRRO CAPELINHA, POR MORADORES DE UMA OCUPAÇÃO DAQUELA REGIÃO QUE FORAM DESPEJADOS, SEGUNDO ELES, PELO ÓRGÃO DE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, NÃO TENDO SIDO LHES OFERECIDO NENHUMA CONTRAPARTIDA, RELATIVA A INCLUSÃO DELES EM PROGRAMAS HABITACIONAIS OU REALOCAÇÃO EM OUTRA ÁREA. QUESTIONA-SE A VERACIDADE DE TAIS AFIRMATIVAS E O QUE A PREFEITURA TEM FEITO COM RELAÇÃO A QUESTÃO HABITACIONAL NA REGIÃO, EM ESPECIAL PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA E DE MOVIMENTOS SOCIAIS COMO OS 'SEM CASA', EM ESPECIFICO PARA O GRUPO EM QUESTÃO QUE HAVIA INVADIDO AREA PRÓXIMA A LINHA FERRA NO CAPELINHA.

Sobre a ocupação irregular em lote público no bairro Capelinha, a Prefeitura de Betim informa que cerca de 10 ocupações irregulares em área pública foram desmanteladas nessa quarta-feira (17). A invasão vinha sendo estudada há semanas e foi denunciada, de acordo com a Guarda Municipal (GM), por moradores da própria comunidade. Participaram da ação de desocupação do local a GM, a Defesa Civil e a Procuradoria Geral do Município. Na ação, foram retirados do espaço todo o cercamento feito pelos invasores e os materiais utilizados para construção de barracões.

Com o objetivo de manter aberto um canal de diálogo com as famílias e, consequentemente, uma negociação pacífica, sem uso de força policial, o município realizou diversas notificações verbais, por meio de reuniões promovidas pela Secretaria Municipal de Governo.

A prefeitura ressalta que os invasores não irão receber o Aluguel Social, pois não se encaixam nos critérios legais do programa, conforme determina a Lei Municipal que prevê que só terão

Page 3: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

direito ao benefício pessoas que residem no município a, no mínimo, três anos.

Jornal Aqui (16/6/2015)

Conforme conversamos por telefone, segue abaixo a carta de recebemos de um leitor para a coluna Alô! Alô!, do jornal AQUI. Tenho dead line até amanhã, pela manhã. Pode ser?

Segue abaixo a reclamação:

"Moro em Betim, na Rua Alcochete, numero 98, Bairro Jardim Alterosa, primeira seção. Uma empresa desativada há dois anos atrás. No local desta antiga empresa, a calçada está tomada de mato alto. As pessoas estão jogando entulho, como restos de construção e o local está bem sujo. Já liguei para a prefeitura e eles não fizeram a limpeza".

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que um equipe será enviada à rua Alcochete, no Jardim Alterosa, ainda nesta semana para remover o entulho e realizar a limpeza do local.

Rádio Itatiaia - (8/6/2015) Solicito uma nota sobre a situação da paciente Maria Barbosa da Silva. Maria Barbosa da Silva, de 79 anos, está internada desde quarta-feira (03/06) no setor de ortopedia do Hospital Regional de Betim, no centro da cidade. Ela foi encaminhada para o hospital após quebrar o pé e está desde quarta-feira aguardando transferência para um hospital para realizar a cirurgia. Segundo a família, o Hospital Regional de Betim não tem previsão de uma transferência. Vale lembrar, que a Dona Maria Barbosa da Silva entra na lista de prioridade, já que tem 79 anos. Nome paciente: Maria Barbosa da Silva Nome da mãe da paciente: Virgínia Zifirina da Silva Data de nascimento: 03/11/1935 Idade: 79 anos Internação: 03/06/2015 Enfim, solicito uma nota sobre a situação da paciente e sobre a transferência. Qual posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde de Betim? Quais providências serão tomadas? Como está a situação da transferência? A Secretaria Municipal de Saúde informa que Maria Barbosa da Silva deu entrada no Hospital Público Regional de Betim na última quarta-feira (3). Como a unidade não realiza o tipo de cirurgia demandada pela paciente, a mesma foi cadastrada no SUS-Fácil - central que regula a disponibilidade de leitos em todo o Estado, sob gestão da Secretaria de Estado de Saúde - para que seja transferida para outra unidade que realize o procedimento necessário. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a paciente está recebendo toda a assistência necessária enquanto aguarda a transferência para outra unidade. Rádio Itatiaia - (5/6/2015)

Page 4: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

A reportagem da Itatiaia, diante de várias reclamações recebidas, hoje, por telefone, esteve no Hospital Regional de Betim e vários pacientes reclamaram das falta de médicos e enfermeiros. Dentre os casos relatados, uma senhora de 65 anos, deu entrada no Hospital no último domingo, com o pé quebrado, e até hoje não foi avaliada por um médico. Gostaríamos de uma resposta da prefeitura de Betim. A Secretaria Municipal de Saúde informa que a escala de médicos e enfermeiros do Hospital Público Regional de Betim Osvaldo Rezende Franco (HPRB) está completa. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que Iracilda das Graças Dias, 65 anos, encontra-se na enfermaria sete da ortopedia do Hospital Público Regional de Betim Osvaldo Rezende Franco (HPRB). A paciente recebeu atendimento prioritário no último domingo (31) e foi avaliada pela equipe da unidade de saúde. A previsão de cirurgia da paciente é para o início da próxima semana. A prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que a capina dos bairros Cidade Verde e Riviera já está na programação das equipes de limpeza. Inclusive, o trabalho ocorrerá no início da próxima semana. A prefeitura ressalta ainda que os caminhões que recolhem o lixo no bairro Riviera cumprem rigorosamente o cronograma três vezes por semana (segundas, quartas e sextas-feiras no período noturno), recolhendo o lixo em todas as ruas do bairro. A previsão de retorno da Coleta Seletiva no Riviera é para o segundo semestre de 2015. A Guarda Municipal conseguiu prender ontem um homem que estava furtando vários veículos dentro do estacionamento da Prefeitura de Betim. Diante do fato, quero os seguintes esclarecimentos: - O que a prefeitura tem a dizer sobre o ocorrido? - O que a prefeitura oferece de segurança para os funcionários que deixam o carro no estacionamento? - A prefeitura vai ressarcir os funcionários que tiveram os carros danificados? - O que a prefeitura pretende fazer para impedir que o fato possa acontecer novamente? A prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que trabalha com as Guardas Municipal e Patrimonial que já fazem a segurança do Centro Administrativo João Paulo II e do estacionamento. Inclusive, durante suas atividades a Guarda Municipal detectou e prendeu o agente em flagrante. A prefeitura ressalta que os funcionários que tiveram seus carros danificados durante esta eventualidade, ocorrida na tarde dessa quarta-feira (3), poderão entrar com um processo administrativo para que o fato seja apurado e avaliado pela administração e procuradoria do município, que após verificação tomarão as medidas cabíveis. A prefeitura destaca ainda que vai ampliar o monitoramento interno (incluindo estacionamento) com 10 câmeras de vídeo monitoramento eletrônico em todo o Centro

Page 5: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Administrativo. Jornal O Tempo Betim (4/6/2015) A Controladoria Geral da União fez uma fiscalização em setembro de 2014 em obras da cidades feitas com recursos federais em que foram apontadas algumas irregularidades. E uma dessas obras é a construção das avenidas Universal e Vasco Santiago. Segundo relatório da CGU, foram verificados um superfaturamento de R$ 339.368,25 relativos ao serviço de escavação em solo mole, ou seja, acima do valor de mercado. Ainda conforme a CGU, foram medidos, na época da fiscalização, 89.638,53 metro cúbicos do serviço, resultando um sobrepreço do valor acima citado. A CGU ainda acrescenta que, conforme a programação de medição e termos aditivos, o sobrepreço decorrente de serviço orçado com preço superior ao de mercado atingirá o montante de R$ 1.277.971,01, ou seja, existe a possibilidade da ocorrência de mais R$ 938.602,76 de superfaturamento na referida obra (Universal e Vasco Santiago). Sendo assim, o que a prefeitura tem a dizer sobre o assunto? Essas obras deveriam ter sido concluídas até 2013, mas ainda não foram. Há uma previsão de quando essas avenidas serão concluídas? A Prefeitura de Betim informa que a fiscalização realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) na prefeitura, em setembro de 2014, contou com toda a colaboração da administração por meio da cessão de documento e pessoal para acompanhamento. A CGU apontou questionamentos que foram respondidos pela prefeitura em novembro daquele mesmo ano e, em relação à questão de obras, a prefeitura de Betim encaminhou à CGU ofício em que anexa a correspondência enviada à ex-prefeita, bem como ao então secretário de Obras, responsáveis pela gestão municipal no período 2009-2011, para que diretamente se manifestassem sobre os apontamentos da controladoria. Por parte da Controladoria Geral da União, tanto houve manifestação de considerar, com base na manifestação da ex-prefeita e de seu ex-secretário, que a unidade fiscalizada não respondeu ao questionamento, quanto houve também solicitação de mais esclarecimentos. Neste momento, a Prefeitura Municipal de Betim tenta obter mais informações junto aos gestores da administração anterior. 1) O presidente da Câmara, Marcão Universal (PSDB), disse na reunião de ontem (dia 2) que o prazo para quitar o IPTU foi prorrogado para o dia 10 de julho devido à falha na emissão dos carnês de pagamento por parte do Banco do Brasil. Gostaria de saber se essa informação está confirmada ou não não para atualizar a matéria que sairá sobre o pagamento do imposto. 2) Também na reunião de terça-feira na Câmara, os vereadores se queixaram do secretaria da prefeitura, em especial, do gestor da pasta de Obras, Nelson Dinelli Rodrigues. Segundo os vereadores Antônio Carlos (PT), Eliseu Xavier (PTB) e Léo Contador (DEM), além do apoio de Pãozinho (PV), Rodrigues não dialoga com os vereadores e teria dito que "não conversa nem com vereador nem com a comunidade". O líder do governo, Eliseu Xavier, pediu apoio aos outros vereadores para fazer uma reunião com o prefeito Carlaile Pedrosa para pedir a exoneração de Nelson Rodrigues. Gostaria de saber se o secretário citado ou mesmo a prefeitura gostaria de se pronunciar sobre o assunto. A Prefeitura de Betim informa que, em princípio, o pagamento do Imposto Predial e

Page 6: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Territorial Urbano (IPTU), com desconto, irá até o dia 10 de junho, conforme anunciado. Em relação ao debate na Câmara Municipal, a prefeitura não irá se pronunciar. Como funciona o projeto do Escola Integral em Betim? O que é custeado pelo governo municipal e o que é custeado pela União? A reportagem verificou em cada uma das 27 escolas em que a prefeitura afirma que hoje funciona o programa Escola Integral e constatou com funcionários e pais de alunos que em pelo menos quatro escolas o programa não funciona. Em outras quatro já tem previsão de acabar ainda neste ano, e em pelo menos cinco escolas está funcionando parcialmente (só alunos do 1º ao 5º ano ou só alunos do 6º ao 9º ano). O que a prefeitura tem a dizer? O programa será extinto em Betim? Se sim, porque? A reportagem esteve na Escola Municipal Alcides Braz e funcionários e pais de alunos afirmaram que 50% do programa na escola foi cortado. Segundo eles, o programa acontecia em um sítio alugado, ao lado da escola, e que a prefeitura informou que não pagaria mais o aluguel de R$ 5.000. Por isso, o número de alunos atendidos foi reduzido e as crianças que restaram seriam atendidas na quadra da escola. O que a prefeitura tem a dizer? A reportagem também esteve na Escola Municipal Olímpia Maria da Gloria e os pais de alunos confirmaram que o Escola da Gente foi suspenso no local. Hoje, por exemplo, os alunos do período da manhã já não tiveram aula. O que a prefeitura tem a dizer? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que, atualmente, o Programa Escola de Tempo Integral funciona em 27 escolas da rede municipal. O programa atende 50 alunos no turno da manhã e 50 alunos no turno da tarde. Os alunos participam de oficinas variadas, letramento e aula de educação física. A verba disponibilizada por parte do Governo Federal é depositada diretamente na conta da escola que possui o programa. Já a verba do governo municipal é investida no pagamento de pessoal dos professores de letramento, gestores, na merenda e no transporte dos alunos. A prefeitura salienta que, em virtude da queda de arrecadação do município e do não repasse dos recursos do programa Mais Educação, por parte do Governo Federal, as atividades vão ocorrer dentro das próprias escolas e em equipamentos geridos pela administração municipal, no entorno das instituições de ensino, como, por exemplo, no Clube do Servidor, no Horto Municipal, no Cine Horto Glória, em museus, dentre outros. No caso da Escola Municipal Alcides Braz, a administração pública, por medida de contenção de gastos, optou por não realizar mais as atividades do sítio e o atendimento dos alunos do programa será realizado na própria escola, que também fez a readequação do número de alunos que serão atendidos. Referente à Escola Municipal Olímpia Maria da Glória, os alunos não tiveram aula nesta quarta-feira (4) devido à troca de gestor, mas, na próxima segunda-feira (8), as atividades voltam ao normal. A prefeitura ressalta ainda que, em nenhum momento, foi cogitado o fim do projeto Escola de Tempo Integral. TV Record (3/6/2015) Estamos fazendo uma matéria sobre a taxa de iluminação pública em Minas Gerais. Preciso

Page 7: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

saber o percentual cobrado pelo serviço em Betim. Obrigado A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que a taxa de iluminação pública é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e que o valor da taxa varia de acordo com o consumo de cada imóvel. Imóveis com o consumo de até 30 kilowatts (KW) são isentas de pagamento da taxa; de 50 a 100 kw é cobrado o percentual de 2,5%; de 100 a 200 kw, 5%; de 200 a 300 kw, 7,5%, e acima de 300 kw de consumo, o percentual cobrado é de 9%. Jornal O Tempo Betim (2/6/2015) Na última sexta-feira, dia 29, a prefeitura apresentar à Câmara a prestação de contas da gestão fiscal referente ao primeiro quadrimestre deste ano. Em um dos dados apresentados, no assunto "despesas de capital", estavam previstos R$ 85,5 milhões para serem aplicados em investimentos, mas foram realizados R$ 9,4 milhões em investimentos. Sendo assim, em que foram investidos esses R$ 9,4 milhões? Quais obras foram feitas com esse recurso especificamente? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Adjunta da Fazenda, informa que o recurso de R$ 9,4 milhões foi aplicado nas seguintes obras: Avenida Universal; Avenida Vasco Santiago; Avenida Amazonas, no bairro Cachoeirinha; Unidades Básicas de Saúde do Bandeirinhas, Duque de Caxias, Dom Bosco e Cruzeiro do Sul. A prefeitura ressalta que as obras das avenidas Universal e Vasco Santiago têm recursos do Governo Federal, com contrapartida do município. Conforme conversado anteriormente, gostaria de saber por que o secretário municipal de Segurança Pública, Luís Flávio Sapori, não comparecerá nesta terça-feira, dia 2, à Câmara Municipal para explicar aos vereadores o plano municipal de segurança. Qual o motivo? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que o secretário Luis Flávio Sapori cumpre agenda na sede do Ministério da Justiça em Brasilia (DF) com o objetivo de discutir medidas direcionadas para o Pacto Nacional da Redução de Homicídios. A previsão é de que o plano de Segurança Pública "Betim pela Paz" seja apresentado na Câmara Municipal de Betim na próxima terça-feira (9). Funcionários da UBS do bairro Bueno Franco reclamam da falta de segurança na unidade. No inicio da noite de ontem, um homem armado rendeu seis pessoas que trabalhavam no local e levou celulares e até um carro. Segundo eles, essa não é a primeira vez que o fato acontece e uma solicitação pra que a segurança seja reforçada no local já foi feita, porém, até o momento nada foi alterado. O quê a prefeitura tem a dizer? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que a segurança patrimonial das unidades de saúde do município, bem como de todos os prédios pertencentes à administração municipal, é realizada tanto pela Guarda Patrimonial, quanto pela Guarda Municipal. Ambas, por força de legislação, trabalham sem portar armas letais,

Page 8: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

portanto, sem condições de enfrentar ações criminosas com uso de armas de fogo. A prefeitura ressalta que é de responsabilidade do Estado a competência de ação policial ostensiva e, que Betim carece, dentre outros fatores, de aumento do efetivo de policiais militares para patrulhamento de rua de caráter preventivo. Diário do Comércio (2/6/2015) Recebemos a informação que há possibilidade de construção de um presídio na Via Expressa, na altura do Bairro A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que o local para a construção de uma unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) no município passa por estudos e, que ainda não há local definido para construção da mesma. Jornal O Tempo Betim (1/6/2015) Gostaria de saber mais informações sobre a cobrança do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) deste ano para colocarmos uma matéria nesta semana. 1) Quem é obrigado a pagar o IPTU em Betim? Ao todo, são quantos contribuintes? 2) Qual a expectativa de arrecadação neste ano? Houve reajuste no valor? 3) Onde são investidos o montante gerado com o imposto? 4) Até que dia o pagamento deve ser feito? Haverá descontos para a quitação à vista? 5) Onde as pessoas devem pegar a guia de pagamento caso ela não chegue via Correios? A Prefeitura de Betim informa que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é cobrado de imóveis de alto padrão, empresas, lojas e lotes vagos. Cerca de 50 mil contribuintes são tributados. O valor lançado do IPTU para este ano foi em torno de R$ 55 milhões, tal valor deduzido os isentos do pagamento do imposto. A prefeitura informa ainda que o reajuste em 2015 foi de de 6,46%, correspondente à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A prefeitura salienta que o montante arrecadado pelo imposto é investido em prestação dos serviços públicos essenciais, como saúde, educação e obras de reparação e revitalização na cidade. O pagamento pode ser realizado até dia 10 de junho, e o contribuinte que optar por pagar à vista tem desconto de 7% até essa data. A prefeitura ressalta ainda que para quem quiser se antecipar à data limite, a prefeitura disponibilizou em seu portal eletrônico o link para impressão da guia:https://goo.gl/FF9HTo. Gostaria de saber quantas e em quais escolas municipais funcionam atualmente o programa Escola Integral? Quantos alunos são beneficiados? Que tipo de serviço é prestado nesses escolas? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que, atualmente, o Programa Escola de Tempo Integral, com carga horária de sete horas (7h às 15h), funciona em 27 instituições da rede municipal de educação e atende cerca de 2.700

Page 9: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

estudantes que, além das aulas convencionais, têm acesso a mais de 90 oficinas, como aulas de reforço em português e matemática, dança, artesanato, música, capoeira, taekwondo, dentre outras. A Semed salienta que, além das oficinas, os alunos contam com almoço e lanche, e transporte para aqueles que necessitam do serviço, porém não moram nas redondezas da unidade de ensino. Escolas que possuem o Programa Escola de Tempo Integral E.M Adelina Gonçalves Campos E.M Belizário Ferreira Caminhas E.M Maria de Lourdes Oliveira E.M Rita Maria Silva E.M Maria da Conceição Brito E.M Francisco Sales Barbosa E.M Sebastião Ferreira de Oliveira E.M Olímpia Maria da Glória E.M João Batista Machado Brito E.M Israel José Carlos - CAIC E.M Prefeito Alcides Bráz E.M Alair Ferreira de Souza E.M Jorge Afonso Defensor E.M Geraldo Magela Diniz E.M Desembargador Souza Lima E.M Gino José de Souza E.M Maria Aracélia Alves E.M José Vilaça Guimarães E.M Frei Rogato E.M Edgard Groot E.M Geraldo Jorge Meira E.M Vereador Rafael Barbizan E.M Adelina Mesquita Januzzi E.M Maria Mourici Granieri E.M Ângela Ribeiro Batista Maia E.M Edir Terezinha A. Fagundes E.M Aristides José da Silva TV Betim (1/6/2015) O preço do restaurante popular foi reajustado para R$3,00. Por gentileza, envie-nos mais informações: Qual o motivo do aumento e todas as informações para uma nota no Jornal 53. A Prefeitura de Betim informa que foi aprovado o reajuste nas refeições em todas as unidades dos restaurantes populares do município que, a partir desta segunda-feira (1), passam de R$ 2 para R$ 3, cada. A prefeitura salienta que a medida foi necessária, uma vez que a refeição fornecida nos cinco restaurantes populares da cidade gira em torno de R$ 6,50 para o município e que o valor, antes cobrado, de R$ 2,00, representa menos de 40% do que a prefeitura arca para fornecer

Page 10: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

alimentação equilibrada e de alta qualidade à população. É importante salientar que a diferença entre o custo e o valor cobrado alcança um montante significativo para o momento econômico de crise por que passa o país e, consequentemente, o município, já que são servidas cerca de 6 mil refeições por dia. A prefeitura ressalta também que o mesmo reajuste foi adotado em Belo Horizonte e Contagem. Fiquei sabendo disso porque um guarda municipal cedido para o Salão do Encontro não poderá por enquanto fazer a segurança da escola durante o dia, pois está passando por este treinamento. Vamos fazer uma matéria sobre isso. A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que está sendo realizado estudo para que o município defina como viabilizar o projeto de fortalecimento da atuação da Guarda Municipal com armamento letal. O Tempo Betim Sexta-feira (29/05/2015) A 187ª Companhia do 33º Batalhão da Polícia Militar de Betim, que era localizada Rio Madeira, 799, no bairro PTB, foi transferida provisoriamente para a 177ª Companhia da PM, situada na rua Crucilândia, 111, no bairro Capelinha. Segundo informações da PM, a prefeitura está buscando outro imóvel para abrigar a unidade.

Essa informação procede?

Se sim, quando será firmado o novo contrato de locação ou será um imóvel de propriedade da prefeitura?

Já existe um local previsto?

A Prefeitura de Betim informa que está estudando um novo imóvel para alocar o efetivo da 187ª Cia, do 33º BPM-MG, apesar da responsabilidade constitucional do policiamento ostensivo ser da competência do governo do Estado.

Sobre o armamento da Guarda Municipal:

A guarda municipal de Betim passará a andar armada?

Se sim, qual o tipo de armamento e quais demais equipamentos serão comprados?Quantos guardas atuam hoje em Betim?

É preciso que um projeto de lei seja aprovado autorizando o armamento da guarda? Se sim, quando ele será enviado para a Câmara?

Qual a previsão de finalizar o processo de armamento da guarda?

O treinamento dos profissionais será custeado pela prefeitura?

A aquisição dos equipamentos e treinamento será feita através de processo

Page 11: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

licitatório? Porque a decisão da prefeitura de arma a guarda? O tiroteio ocorrido na UAI Teresópolis nesta semana culminou para a decisão de armar a guarda?Qual a previsão de gastos com todo o aparato (treinamento, estrutura e armamento)?Se houver alguma morte, o município vai arcar com a indenização?

Está previsto algum tipo de preparação psicológica aos profissionais? Quem vai arcar com isso? Hoje, o município enfrenta dificuldades financeiras. A prefeitura terá verba para mais esse custeio?

A Prefeitura de Betim informa que a Guarda Municipal (GM) conta, atualmente, com um efetivo de 181 agentes, todos treinados para o uso de armamento não letal e de menor potencial ofensivo, como spark (pistola de choque), cassetete e spray de pimenta. Esses equipamentos já são utilizados pela GM desde o mês de abril de 2015. A compra e o uso de armamento letal envolve processo licitatório, avaliações físicas e psicológicas, treinamento especializado, dentre outras medidas a serem tomadas pelo município, aí incluída a obrigatória disponibilidade financeira. Em função dessas condicionantes, está sendo realizado um estudo para que o município defina como viabilizar o projeto de fortalecimento da atuação da GM com armamento letal.

Diante da tentativa de homicídio ocorrida hoje na UAI Teresópolis, funcionários e sindicalistas, mais uma vez, criticaram prefeitura sobre a falta de segurança nas unidades de saúde. Segundo o Sind-Saúde, apesar de o governo estar ciente dos problemas, não toma nenhuma medida. O sindicato disse ainda que, em março, na mesa de negociações com o município, "o atual secretário municipal de Segurança, Luis Flávio Sapori, e o secretário de Saúde, Rasível dos Reis, prometeram ações imediatas para coibir a violência que os trabalhadores vêm sofrendo há anos, mas, mais uma vez, tudo ficou na promessa"

O que a prefeitura tem a dizer sobre as declarações?

A Prefeitura de Betim informa que a Secretaria Municipal de Segurança Pública intensificou a presença de guardas municipais nas Unidades de Atendimento Imediato (UAIs), além de priorizar os atendimentos das demais unidades de saúde do município. A prefeitura ressalta ainda que a UAI Teresópolis conta com segurança 24h, por meio de uma dupla permanente de Guardas Municipais (GMs). Porém, o efetivo não está habilitado ao manuseio de armas de fogo. Atualmente capacitados, os GMs são munidos com Spark - pistola de choque de menor potencial ofensivo -, cassetetes e spray de pimenta.

G1 (27/05/2015)

Favor verificar se o funcionamentos das creches do município foi normalizado.

Caso, não tenha sido, quantos estabelecimentos estão parados e quantas crianças foram atingidas pela paralisação?

Qual o motivo da paralisação?

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que o funcionamento das creches já foi normalizado nesta quarta-feira (27).

Page 12: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

O Tempo Betim - Sexta-feira (22/5/2015)

Recebemos a informação de que os quatro restaurantes populares que funcionam hoje em Betim terão o preço das refeições reajustado de R$ 2 para R$ 3.

Quando isso vai acontecer?

Porque haverá o reajuste?

O jantar servido também será reajustado?

Quantas refeições são servidas, hoje, diariamente em todas as unidades?

A Prefeitura de Betim informa que a refeição fornecida nos cinco restaurantes populares da cidade gira em torno de R$ 6,50 para o município e que o valor cobrado de R$ 2,00 representa menos de 40% do que a prefeitura desembolsa para fornecer alimentação equilibrada e de alta qualidade à população. Por esta razão, estudos estão sendo feitos para diminuir esse déficit, uma vez que, diariamente, a diferença entre o custo e o valor cobrado alcança um montante significativo para o momento econômico de crise por que passa o país e, consequentemente, o município, já que são servidas cerca de 6 mil refeições por dia. Os estudos ainda não estão concluídos e, por esse motivo, não há data definida para que o reajuste entre em vigor.

O governador Antonio Anastasia (PSDB) lançou no dia 17 de dezembro, em parceria com o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB), um programa para a construção de 51 unidades básicas de saúde na região metropolitana. Somente em Betim foi prometido a construção de 29 postos de saúde em parceria com a Prefeitura de Betim e com o governo federal. O investimento divulgado era de R$ 36,8 milhões. Contudo, ao visitar os supostos locais onde deveriam estar instaladas as unidades, a reportagem apenas flagrou apenas sujeira e mato.

O convênio ainda está vigente?

Porque as obras não iniciaram em nenhuma delas?

O que foi feito dos R$ 36,8 milhões que seriam investidos?

Ainda existe previsão de construção dessas unidades?

O governador Antonio Anastasia (PSDB) lançou no dia 17 de dezembro, em parceria com o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB), um programa para a construção de 51 unidades básicas de saúde na região metropolitana. Somente em Betim foi prometido a construção de 29 postos de saúde em parceria com a Prefeitura de Betim e com o governo federal. O investimento divulgado era de R$ 36,8 milhões. Contudo, ao visitar os supostos locais onde deveriam estar instaladas as unidades, a reportagem apenas flagrou apenas sujeira e mato.

Gostaria de um posicionamento para os dois assuntos abaixo:

1) O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais sorteou o antigo Instituto de Pesquisa e Política Urbana de Betim (Ippub) para ser alvo de uma auditoria do tribunal. Segundo o TCE, o motivo é que não foram prestadas as contas do mesmo dentro do prazo estabelecido pelo Tribunal. Ainda segundo explicou o Tribunal, a prefeitura só informou ao TCE a extinção do Ippub em 31/03/2015 (mais de um ano após a sua extinção) e somente após a divulgação

Page 13: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

pelo Tribunal, no Diário Oficial de Contas, da lista dos órgãos inadimplentes com as remessas mensais de 2014, o que descumpriu termos da Instrução Normativa n. 10/2011 (é obrigação do chefe do Executivo municipal comunicar imediatamente ao Tribunal qualquer alteração de cadastro dos gestores ou de estrutura).

Sendo assim, o que a prefeitura tem a dizer sobre isso? Por que a prestação de contas referentes a janeiro e fevereiro de 2014 do antigo Ippub não foi enviada ao TCE-MG dentro do prazo? Por que só foi comunicada ao tribunal a extinção do Ippub mais de um ano após o seu fim?

2) A prefeitura enviou um ofício (GABPR nº 113/2015) ao Ipremb solicitando que seja submetida a apreciação dos Conselhos Previdenciários a dação de três terrenos de propriedade do município para o Ipremb, bem como a forma de definição de avaliação do valor financeiro de mercado das áreas (parque de exposições, clube do servidor e terreno ao lado do centro administrativo). Sendo assim:

1) Essa ação de dação servirá como forma de abater um pouco da dívida que a prefeitura tem com o instituto?

2) A avaliação financeira desses terrenos será de responsabilidade do Ipremb?

3) Caso seja aceita a proposta pelo Ipremb, qual o processo que será fieta a dação (a prefeitura tem que fazer um projeto de lei e enviar para a Câmara, por exemplo)?

4) Por que essa dação está sendo feita apenas agora, já que em fevereiro de 2014, o vice-prefeito Waldir Teixeira, quando assumiu interinamente a prefeitura, já tinha proposto isso?

Demanda 1:

A Prefeitura de Betim informa que o antigo Instituto de Pesquisa e Política Urbana de Betim (Ippub) entregou todas as prestações de contas dentro do prazo ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), dos meses de janeiro de 2013 a março de 2014.

A prefeitura ressalta ainda que a administração municipal está aguardando a auditoria do TCE para que sejam sanadas todas as dúvidas.

Demanda 2

A Prefeitura de Betim informa que a dação dos três terrenos ao Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb) tem o objetivo de abater parte do déficit atuarial. A prefeitura esclarece também que foi solicitado ao Ipremb a avaliação dos terrenos. Posteriormente, o resultado será levado à administração municipal para que seja feita a análise por meio da ¿Comissão Permanente de Avaliação de Imóveis¿, formalmente constituída por servidores efetivos e criada por decreto. Uma vez que o processo seja apreciado pelo Ipremb, por meio de seus conselhos previdenciários, o executivo encaminhará, obrigatoriamente, à Câmara Municipal projeto de lei autorizativo.

A Prefeitura esclarece ainda que a dação está sendo proposta neste momento em função de várias regularizações fundiárias que foram concluídas somente agora (retificação de área,

Page 14: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

desmembramentos, remembramento de área, regularização junto ao Incra, dentre outros).

Gostaria de um posicionamento da prefeitura para as duas demandas abaixo.

1) Nesta terça-feira, 19, o Executivo enviou para a Câmara o Projeto de Lei 083/2015 que estabeleceria a redução de 2% para 0,2% do repasse para o Fundo Municipal de Cultura, o que acarretaria em um corte de 90% dos recursos para financiar os projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura. No entanto, nesta quarta-feira, 20, o projeto foi retirado da Câmara. Por que ele foi enviado e retirado 24 horas depois? Quais as razões para o PL ser elaborado? Por que o governo voltou atrás?

2) Ainda seguindo com a demanda, por que a prefeitura retirou o Projeto de Lei 068/2015 que implementaria a prática do home office na Divisão de Políticas Urbanas (Dpurb) que agraciaria 11 profissionais desta divisão. Por que esse projeto também foi retirado da Câmara?

A Prefeitura de Betim informa que o Projeto de Lei 083/2015 foi enviado à Câmara Municipal em virtude da grave crise econômica pela qual o país atravessa e, consequentemente, o município, que tem sido obrigado a promover cortes de despesas em todas as áreas. No entanto, devido à solicitação da Funarbe, em conjunto com artistas locais, a prefeitura decidiu pela retirada do projeto e pela manutenção do repasse de verbas no valor de R$ 2.450.000,00 do Fundo Municipal de Cultura.Em relação ao PL 068/2015, a prefeitura salienta que o projeto foi retirado de pauta a fim de promover uma análise mais detalhada do mesmo.

Jornal O Citrolândia (22/5/2015)

Preciso de informações sobre o terreno que a prefeitura irá doar para a construção de uma cadeia no Citrolândia.

1- Onde está localizado esse terreno, qual sua área?

2- Pq a prefeitura decidiu doar esse terreno em uma região já tão desvalorizada e violenta?

3- Qual a previsão de início das obras e quem irá executá-la?

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que ainda está sendo estudado local para a construção da unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) em Betim.

A atual gestão ressalta que, por decisão do prefeito Carlaile Pedrosa, alguns locais estão sendo estudados para a construção da APAC no município. Porém, é importante salientar que não há possibilidade de que a edificação seja realizada na região do Citrolândia.

Jornal Super Notícia (20/5/2015)

Gostaria de um posicionamento da prefeitura em relação à continuidade da greve da educação, aprovada em assembleia nesta terça-feira (19). O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? Quando haverá a próxima reunião entre governo e funcionalismo?

A Prefeitura de Betim informa que continua com os canais de negociação abertos. Nesta semana, quarta-feira (20) e quinta-feira (21) ocorrerão reuniões setoriais nas áreas de Saúde

Page 15: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

e Educação.

O Tempo Betim - Sexta-feira (15/5/2015)

Segundo uma funcionária da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Cedro, na região do Icaivera, há duas semanas, a equipe da unidade teve que atender um paciente que estava sofrendo infarto no chão, porque não havia maca. "Além disso, uma Agente Comunitária de Saúde (ACS) também teve que ajudar a fazer massagem cardíaca nele, porque uma técnica tinha que massagear com o médico, uma tinha que preparar o remédio e outra administrar", denunciou. Ainda conforme ela, na unidade não há sala para fazer curativos. "Temos que ficar em pé e lavamos nosso material em um tanque que a menina da higienização lava pano de chão, porque não temos outro lugar onde fazer. Nossa realidade é de sofrimento, sem condição nenhuma de trabalho". Já outra trabalhadora, da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Homero Gil contou que uma criança teria quase morrido por causa da falta de material de atendimento de emergência na unidade. "Não temos material para fazer atendimento de emergência. Um dia, uma criança sofreu uma parada cardíaca e estava cheia de secreção na boca. Como não havia aspirador, a médica teve que colocar a sua boca na da criança para sugar a secreção da boca dela, senão, ela morreria", afirmou a trabalhadora. O que a prefeitura tem a dizer sobre as declarações? A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que não há falta de macas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Cedro. O paciente chegou à unidade, na última terça-feira (5), levado por uma pessoa que o entrou desmaiado na rua, com parada cardíaca, praticamente sem sinais vitais. O médico foi ao encontro do paciente e, devido à gravidade e urgência no atendimento, realizou os primeiros procedimentos no chão. O usuário foi atendido e entubado, na UBS Parque do Cedro, enquanto aguardava o Samu para transferi-lo a uma unidade hospitalar. O mesmo foi transferido, no mesmo dia, para o Hospital Regional de Betim, onde permanece internado. Sobre a criança atendida na UBS Homero Gil, a Secretaria Municipal de Saúde informa que irá apurar o caso. O vereador Antônio Carlos (PT) realizou uma série de visitas ao Hospital Regional de Betim para averiguar a situação da unidade. Segundo o parlamentar, várias denúncias feitas foram confirmadas durante a fiscalização, como "falta de medicamentos básicos, como glicose e soro na Hemodiálise, seringa, soro e antibióticos". Ele disse que também encontrou problemas estruturais na lavanderia, camas e macas. "Foi confirmado ainda problemas de gestão, como suspeita de assédio moral aos trabalhadores e funcionários fantasmas. A hemodiálise está completamente abandonada e a alimentação no Hospital Regional é precária¿, garantiu o parlamentar. A cópia do relatório com as denúncias foi encaminhada para diversas autoridades, inclusive, para a Secretaria de Saúde. O que a prefeitura tem a dizer? A Secretaria Municipal de Saúde informa que não recebeu o relatório com as observações do

Page 16: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

vereador. A secretaria ressalta que convidou a Comissão de Saúde da Câmara Municipal para uma apresentação sobre as ações da nova diretoria do Hospital Público Regional de Betim (HPRB) para reorganizar os fluxos de assistência, seguida de uma visita às instalações do hospital, no dia 27 de abril. Compareceram os vereadores Elza Marques, presidente da comissão, Dimas do Caxias e Joaquim Bracinho, membros da mesma, e também o vereador Antonio Carlos, que pertence às comissões de Direitos da Mulher, Trabalho e Desportos, Defesa do Consumidor, Assistência Social e Comunicação e Relações Públicas. Após a reunião, conforme o convite e acompanhados do diretor da unidade, Leonardo Brescia e do secretário municipal de Saúde, Rasível dos Reis, os vereadores inspecionaram as instalações do hospital, quando puderam conversar com servidores e pacientes sobre a assistência prestada no HPRB. O vereador Antonio Carlos recusou-se a participar da inspeção que foi registrada por fotógrafo profissional da Prefeitura de Betim. Pais de crianças que estudam em dois centros infantis municipais, nos bairros Paulo Camilo III e Vila Cristina, afirmam que o prefeito Carlaile Pedrosa (PSDB) afirmou que, caso a documentação dos imóveis alugados onde essas instituições funcionam não seja regularizado até 30 de junho deste ano, as instituições terão que ser transferidas para outro lugar. O problema, segundo elas, é que os novos locais em que elas devem ser instaladas ficam muito longe de onde hoje funcionam as creches, o que iria prejudicar, pelo menos, 100 alunos, que não teriam mais como se deslocar para estudar. Já para o coordenador do Sind-UTE, Luiz Fernando Souza, a grande maioria dos centros infantis funcionam em prédios alugados e sem uma estrutura adequada, como rampas de acesso, salas arejadas e espaço de alimentação adequados. O que a prefeitura tem a dizer sobre as declarações? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que, caso não haja a regularização do registro dos imóveis onde funcionam, atualmente, os Centros Infantis Municipais (CIMs) dos bairros Vila Cristina e Paulo Camilo III, os novos locais que garantirão o pleno funcionamento das atividades escolares das crianças atendidas nos referidos bairros serão estudados e amplamente discutidos com a comunidade. TV Record - quinta-feira (14/5/2015) Parentes de uma pessoa que estava sendo velada no cemitério Cachoeira, localizado em Betim tomaram o maior susto quando viram vacas pastando em cima dos túmulo. Indignados com a situação, as pessoas que passaram a noite no cemitério, contaram que os animais foram soltos na área por um homem e só foram recolhidos quando o dia amanheceu. O cemitério não tem segurança? É permitido colocar animais no espaço para pastar? O Cemitério não tem nenhuma equipe de capina e poda para fazer os serviços de limpeza? Desde quando o local foi transformado em pasto? Segundo moradores da região, os animais são soltos no Cemitério todos os dias à noite e não há proibição. Como o dono

Page 17: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

conseguiu essa autorização? Ele paga pelo espaço? Fique a vontade para acrescentar mais informações. A Prefeitura de Betim informa que a invasão dos animas foi uma eventualidade e que esse tipo de acontecimento não é comum no local. O imprevisto ocorreu porque o portão estava aberto devido à realização de um velório. A prefeitura ressalta que o cemitério conta com trabalho de parques e jardins, que realiza poda de árvores, capina, roçada, limpeza e serviços de jardinagem, que são mantidos diariamente. O Cemitério Municipal Parque Cachoeira conta ainda com um vigia noturno. A prefeitura salienta que não há espaço direcionado para pastagem e que é expressamente proibida a presença de animais de qualquer espécie ou porte no local. O Tempo Betim - Sexta-feira (8/5/2015) Jornal O Tempo Betim Moradores de diversas regiões de Betim vêm reclamando nos últimos meses dos problemas relacionados à limpeza, roçada, varrição e coleta de lixo na cidade. É o caso, por exemplo, de um morador do Citrolândia, que afirma que uma praça no bairro, localizada entre a avenida Dr. José Mariana e a rua José Soares Pechincha, está abandonada. Outra moradora, do bairro Jardim Alterosas, também reclama do excesso de mato e lixo na rua Hortência. Segundo levantamento feito pela reportagem, de 1º de janeiro a 1º de maio deste ano, o governo reduziu em R$ 2,1 milhões o repasse de recursos feito à Viasolo, em comparação ao mesmo período no ano passado. Ainda conforme levantamento feito pela reportagem, o contrato firmado entre a prefeitura e a empresa, em 2011, autoriza o governo a gastar até R$ 36 milhões por ano com a limpeza urbana. Sobre as reclamações feitas pelos dois moradores, quando a prefeitura tem previsão para realizar a limpeza nos locais? A prefeitura confirma a redução do repasse? Se sim, porque ele foi menor? A redução desse repasse prejudicou o serviços de limpeza na cidade? Em 2014, a prefeitura fez um aditivo ao contrato inicial com a Viasolo, de R$ 36.783.542,35, entre 6/10/2014 e 6/10/2015. Se houve redução do repasse, porque em 2015 o governo fez um reajustamento de preço e alteração do valor do contrato em R$1.157.764,20? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que a limpeza da cidade vem sendo realizada dentro de uma programação da Seção de Limpeza Urbana. Porém, é importante, também, que os moradores não joguem resíduos às margens de rios, nas ruas e praças públicas. A prefeitura informa ainda que todos os locais da cidade serão limpos. E que, mesmo em virtude do contingenciamento de despesas devido à crise econômica atual, a Seção de Limpeza Urbana vem promovendo, diariamente, a limpeza na cidade. Sobre o reajustamento de preço e alteração do valor do contrato com a Viasolo, a administração municipal salienta que, conforme cláusula contratual e norma prevista nos

Page 18: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

arts. 40 e 55 lei federal 8.666/1993, os preços têm que ser reajustados anualmente. Jornal O Tempo Betim Moradores reclamam que, após a obra da Alça Viária, no bairro São João, quando chove o esgoto retorna à casa dos moradores, na rua Tavira, altura do número 684, no bairro São João. Ainda segundo eles, Prefeitura de Betim, Copasa e Autopista Fernão Dias "empurram" o problema um para o outro, contudo, nada é resolvido. O que a prefeitura tem a dizer sobre as reclamações dos moradores? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que uma equipe será enviada ao local para averiguar a situação. Caso seja constatada a irregularidade, e se for de responsabilidade da administração municipal, serão tomadas as devidas providências para sanar o problema. Gostaria de mais esclarecimentos referente ao PL 065/2015 que alterou os vencimentos dos cargos dos servidores do Ipremb, reduzindo em 20% o vencimento total deles. 1) Quantos funcionários serão afetados? 2) Qual a economia que será gerada? 3) Por que foi feita essa medida? Também gostaria dos mesmo esclarecimentos sobre o PL 066/2015, que altera os vencimentos dos cargos dos servidores da Funarbe, reduzindo em 20% o vencimento total deles. 1) Quantos funcionários serão afetados? 2) Qual a economia que será gerada? 3) Por que foi feita essa medida? Demanda 1: A Prefeitura de Betim, por meio da Diretoria de Políticas Urbanas (DPURB), informa que o município é pioneiro na região metropolitana no sistema de aprovação digital de projetos de edificações territoriais da cidade, em que todos os processos são realizados online, não sendo necessário que os profissionais que utilizam esse serviço público venham até a prefeitura. O projeto criado pelo DPURB foi testado durante um ano. Neste período, foi comprovada a eficácia desta metodologia, obtendo 100% no aumento da produtividade de trabalho, sem a contratação de outros profissionais. A diminuição no consumo de energia, no uso de papel e na manutenção de equipamentos, influenciam em um menor impacto ambiental. Aspectos favorecidos com a implantação do novo sistema. A prefeitura ressalta que, além dos analistas envolvidos no processo, o DPURB permanece com os atendimentos presenciais realizados por agendamento, de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. Também é disponibilizado o chat online no período da manhã e da tarde. Demanda 2 e 3:

Page 19: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

A Prefeitura de Betim informa que, na Funarbe, 28 funcionários terão redução de 20% no salário.Economia gerada de R$ 163.337,31 (somado ao 13º salário) aos cofres públicos municipais. Já no no Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb), sete funcionários serão afetados pela medida (diretor-executivo e cargos comissionados). A economia mensal gerada será de R$ 9.085,75. Vale lembrar que a redução dos vencimentos dos funcionários da Funarbe vai de encontro à medida aprovada pela Câmara Municipal de Betim, no último dia 14 de abril, onde foi decidida a redução dos salários dos cargos comissionados da Prefeitura de Betim em 20%. O objetivo é assegurar condições financeiras para a manutenção dos direitos dos servidores efetivos e a execução de políticas públicas, em andamento, por meio da redução de despesas, além de um maior controle orçamentário em um cenário de queda de arrecadação e de diminuição de outras fontes de receita. A Prefeitura de Betim ressalta ainda que a medida foi tomada tanto na Funarbe, quanto no Ipremb, para respeitar o princípio da isonomia em relação aos vencimentos dos cargos comissionados da administração direta e indireta do município. Gostaríamos de fazer um perfil dos usuários de crack em Betim. Para tanto, gostaria de saber as seguintes informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública: Qual o número de usuários de crack na cidade? E de drogas no geral? Desse total, quantas são mulheres e quantos são homens? Qual o número de usuários de crack e de drogas em geral atendidos pelo município em 2013, 2014 e em 2015? Qual a faixa etária desses usuários de crack e de drogas em geral? Seguem respostas aos questionamentos: Qual o número de usuários de crack na cidade? E de drogas no geral? Dentre as principais drogas estão o álcool, que se sobressai em 83,9%, e o Crack, com 43% de usuários. Desse total, quantas são mulheres e quantos são homens? 80% homens e 20% mulheres. Qual o número de usuários de crack e de drogas em geral atendidos pelo município em 2013, 2014 e em 2015? Estima-se que haja, no município, atualmente, 2.800 usuários de drogas em geral. Qual a faixa etária desses usuários de crack e de drogas em geral? Homens: 29 a 36 anos. Mulheres: 29 a 38 anos. TV alterosa (04/5/2015) Recebemos um vídeo de um telespectador reclamando de dois bueiros abertos, no meio da rua, localizados na Rua Santo Antônio, 507, no bairro Alvorada, em Betim, esquina com a rua Dona Silvina. De acordo com ele, as tampas dos bueiros se soltaram porque o asfalto da rua vai cedendo à medida que os veículos passam no local. Com isso, o esgoto está vazando pela rua.

Page 20: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

O telespectador ainda diz que essa situação se repete há 12 anos no local, sendo que todos os vizinhos já fizeram contato com a Prefeitura de Betim e Copasa, mas um empurra a responsabilidade para o outro. Precisamos de uma resposta da Prefeitura sobre o assunto. A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que uma equipe será enviada ao local na manhã desta sexta-feira (8) para averiguar a situação. Após a análise, as providências cabíveis serão tomadas para solucionar o problema dos moradores. Em assembleia nesta terça-feira (5), os servidores da Educação decidiram continuar com a greve na rede municipal. Segundo eles, a prefeitura não quer negociar a pauta de reivindicações da categoria, tanto que não marcou reunião com a categoria. Eles também são contra o corte de ponto de quem aderir ao movimento, conforme comunicado da Secretaria Municipal da Educação, e o corte de benefícios da categoria, além dos projetos relacionados ao Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb). O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? A Prefeitura Municipal de Betim esclarece que os projetos relativos ao Instituto de Previdência Social de Betim (Ipremb) foram apresentados aos sindicatos em reunião no dia 24 de fevereiro de 2015, com prazo para análise, acordado entre as partes, de 60 dias. O objetivo da apresentação dos projetos foi acolher sugestões dos sindicatos antes do envio para análise da Câmara Municipal do município. Portanto, esta discussão é anterior à campanha salarial e não tem relação com as reivindicações do funcionalismo. A prefeitura salienta também que em reunião com os sindicatos, no último dia 10 de abril, apresentou a previsão de não concessão de reajuste para as diversas categorias do funcionalismo no ano de 2015 em função da grave crise econômica por que passa o país, e que, do ponto de vista financeiro, está trabalhando para a manutenção dos índices determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A prefeitura ressalta ainda que mantém todos os canais de negociação abertos. Segundo dados apresentados pela Delegacia de Homicídios de Betim, de janeiro a abril deste ano, o número de homicídios na cidade cresceu 18,9%, passando de 79 para 94. Existe alguma ação específica da Secretaria Municipal de Segurança Pública para inibir esses crimes? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informa que as principais ações envolvem o governo do Estado, como o aumento do contingente da Polícia Militar, de investigadores na delegacia de homicídios, além da construção do centro de internação para jovens infratores. Também é imprescindível que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais implante, na Comarca de Betim, uma Vara Especializada do Tribunal do Júri. A Prefeitura de Betim ressalta ainda que estão sendo realizadas ações junto a essas instituições para que as medidas sejam adotadas o mais brevemente possível. Jornal O Citrolândia (04/5/2015)

Page 21: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Preciso de uma informação. Qual a previsão para conclusão das obras das ruínas da Colônia Santa Isabel? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que as obras das ruínas da Colônia Santa Isabel foram retomadas em março deste ano e a conclusão das intervenções está prevista para o segundo semestre. A prefeitura salienta ainda que será feita a recuperação da estrutura das ruínas, a cobertura das edificações e a manutenção de algumas características da construção original, como janela da época, piso e marcação de alvenaria antiga. Prezados, Pais de crianças do Centro Infantil Municipal Vila Cristina (a rua Ponte Nova nº 308, Vila Cristina) fizeram um protesto hoje contra o aluguel do loca. Segundo eles, a proprietária da casa que aluga para a creche está ameaçando reaver o espaço porque o aluguel estaria atrasado há cinco meses. Além disso, eles também dizem que a Secretaria de Educação está querendo mudar a creche de lugar, o que prejudicaria a comunidade. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? O aluguel está atrasado? Há previsão de mudança do local da centro infantil? Onde as 265 crianças vão estudar, já que cerca de 120 não teriam condições de ir até a um novo local? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que não procede a informação sobre o fechamento do Centro Infantil Municipal (CIM) Alessandro Ferreira de Souza, localizado no bairro Vila Cristina. A prefeitura esclarece ainda que as novas regras que regem os contratos e convênios proíbem a realização do pagamento de aluguéis de imóveis que não possuem registro pela administração municipal, como é o caso do local onde, atualmente, funciona o referido centro infantil. A prefeitura ressalta que está providenciando a regularização do registro do imóvel e, se necessário, o CIM Alessandro Ferreira de Souza funcionará em outro espaço, no mesmo bairro. Portanto, os pais não devem se preocupar quanto ao risco das crianças ficarem sem estudar na referida instituição de ensino. Conforme conversamos no telefone, estamos fazendo uma matéria sobre as ruas do bairro Alto do Cruzeiro, em Betim. Recebemos vídeos que mostram as ruas sem asfalto, com lixo e muitos buracos. Gostaria de saber da Prefeitura se tem previsão de obras de pavimentação no bairro? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que foram reiniciados, na manhã desta segunda-feira (04), os serviços de urbanização do bairro Alto Cruzeiro. Tais obras contemplarão a pavimentação asfáltica em toda região do bairro, uma vez que a drenagem pluvial e a implantação da rede de esgotamento sanitário, que faz parte do pacote de ações de reestruturação do Alto Cruzeiro, foram executadas no ano passado.

Page 22: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Recebemos a informação de uma valeta aberta na rua Sucupira, no bairro Santa Cruz (PTB), aproximadamente na altura do número 140. Um morador caiu nela, se feriu e está impossibilitado de trabalhar. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que uma equipe será enviada ao local na próxima segunda-feira (4) para averiguar a situação. Após a análise, as providências cabíveis serão tomadas. Rádio Itatiaia (04/5/2015) Solicito uma nota sobre o fechamento do Centro Infantil Municipal Vila Cristina. Pais dos alunos da escola reclamam que a prefeitura pretende fechar o centro. Segundo eles, a prefeitura não paga o aluguel do imóvel há quatro meses. Ainda de acordo com os pais, a prefeitura alega que precisa de um documento da proprietária, porém a escola está há 9 anos no local e os pais questionam por que apenas agora está solicitando este documento. Na segunda-feira, teve uma reunião entre os pais dos alunos que estão pensando em pagar 1 mês do aluguel para assegurar o estudo dos filhos. Enfim, solicito uma nota sobre o assunto. Qual posicionamento da Prefeitura de Betim? Quais providências serão tomadas? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que não procede a informação sobre o fechamento do Centro Infantil Municipal (CIM) Alessandro Ferreira de Souza, localizado no bairro Vila Cristina. A prefeitura esclarece ainda que, as novas regras que regem os contratos e convênios proíbem a administração municipal de realizar o pagamento de alugueis de imóveis que não possuem registro, o que é o caso do imóvel onde, atualmente, funciona o CIM do bairro Vila Cristina. No momento, está sendo estudada a possibilidade de regularizar o registro do imóvel e, se necessário, o Centro Infantil funcionará em outro espaço, no mesmo bairro. Portanto, não há nenhuma possibilidade das crianças ficarem sem estudar na referida instituição de ensino. TV Record (04/5/2015) Prezados, precisamos de uma nota sobre o fechamento da Escola Infantil Municipal Vila Cristina, no bairro Vila Cristina, em Betim. Segundo os pais, as atividades da unidade foram interrompidas, porque a Prefeitura não teria pago o aluguel do imóvel. Após algumas paralisações, os professores resolveram entrar em greve por tempo indeterminado. A denúncia do não-pagamento do aluguel procede? Caso a escola feche, para onde os alunos serão encaminhados? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que não procede a informação sobre o fechamento do Centro Infantil Municipal (CIM) Alessandro Ferreira de Souza, localizado no bairro Vila Cristina. A prefeitura ressalta que está regularizando o registro do imóvel e, se necessário, o referido centro infantil funcionará em outro espaço, no mesmo bairro.

Page 23: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Portanto, os pais não devem se preocupar quanto ao risco das crianças ficarem sem estudar na referida instituição de ensino. Jornal Super Notícia (04/5/2015) Prezados, Após análise do calendário esportivo deste ano, algumas informações estão em aberto: - Além do especializado, não há outra atividade esportiva no município? - As atividades esportivas na cidade contemplam somente o Complexo do Horto Municipal e o Ginásio Divino Braga? - Os eventos realizados por entidades estaduais e nacionais, possuem algum investimento municipal? - Os programas sociais estão sendo realizados? Estes não possuem competições? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, informa que o Ginásio Poliesportivo Divino Braga e o Horto Municipal tem a finalidade de receber atividades esportivas, mas também contempla atividades culturais e religiosas. Exemplo disso são eventos como o Rebanhão do Senhor, a Caminhada Nutre Derme, a Exposição de Orquídeas, o Festival Escolar, dentre outros. Já o calendário esportivo de competições especializadas é composto por várias atividades, tais como: voleibol, futsal, handbol, ginástica olímpica e rítmica, dentre outras, o que representa oferta de variados segmentos para os interessados nas temáticas esportivas. Em relação às atividades esportivas, que tem envolvimento direto da administração municipal, essas contemplam o Ginásio Divino Braga e o Complexo Horto Municipal. Já os eventos realizados pelas Federações e Confederações esportivas no Ginásio Poliesportivo Divino Braga ou do Complexo Horto Municipal tem como contrapartida da administração municipal a cessão do espaço sem ônus para os realizadores dos eventos. Sobre o material enviado, que está, ainda, em fase de término, trata-se do calendário esportivo do Ginásio Poliesportivo Divino Braga e do Horto Municipal. Entretanto, para se obter o calendário oficial esportivo da cidade, deve-se obter também a agenda dos outros espaços esportivos. Exemplo disso é a recente realização da 1ª Copa Regional Citrolândia, realizada no Estádio Municipal Pedro Butti - "Bilezão". Eventos como esse, embora não estejam citados no calendário esportivo do Ginásio Divino Braga e do Horto Municipal, também compõem a agenda municipal do segmento. O Tempo Betim (01/05/2015) Recebemos a informação de uma valeta aberta na rua Sucupira, no bairro Santa Cruz (PTB), aproximadamente na altura do número 140. Um morador caiu nela, se feriu e está impossibilitado de trabalhar. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que uma equipe será enviada ao local na próxima segunda-feira (4) para averiguar a situação. Após a análise, as providências cabíveis serão tomadas.

Page 24: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

TV BANDEIRANTES Conforme conversamos por telefone, encaminho e-mail com demanda. Precisamos saber se a lei que reduz os salários do prefeito, dos secretários e de ocupantes de cargos comissionados já foi sancionada. Se ainda não foi, como anda esse projeto? A Prefeitura de Betim informa que após aprovação da Câmara Municipal, no último dia 14, de projeto de lei de autoria do Poder Executivo, foram sancionadas, no dia 24 de abril, as leis de número 5871 - que reduziu os salários dos cargos comissionados em 20%, e a de número 5872, que, com anuência dos secretários municipais, também diminuiu os salários desses agentes públicos. Em relação aos subsídios do prefeito, a atual gestão salienta que não há permissão legal para a redução do salário do chefe do executivo municipal. Porém, o próprio prefeito Carlaile Pedrosa, por autorização pessoal, solicitou a redução de seu salário, também em 20%. A prefeitura esclarece que o objetivo da medida foi assegurar condições financeiras para a manutenção de direitos dos servidores efetivos e da execução de políticas públicas no município, por meio da redução de despesas, além de um maior controle orçamentário em um cenário de queda de arrecadação e de diminuição de outras fontes de receita, bem como a manutenção dos limites determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Prezados, 1) Servidores da Saúde fizeram uma paralisação na terça-feira (28) e, em assembleia, entraram em estado de greve. No próximo dia 6, eles voltaram, a se reunir em assembleia para debater se entrarão em greve ou ou não. Eles cobram melhores condições de trabalho e respostas à pauta de reivindicações da categoria. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? 2) Servidores da saúde, educação e do setor administrativo fizeram um ato unificado na terça-feira (28) contra os projetos que cortaram e limitaram benefícios do funcionalismo, além dos projetos que propõem alterações nas regras do Ipremb. Eles fizeram uma passeata pelo centro até a Câmara Municipal. Todos cobram pelo reajuste, pelas repostas à pauta de reivindicações e mais negociação com a prefeitura. O que o governo tem a declarar? 3) O ofício Nº 167/2015, enviado pelo presidente o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Betim (Ipremb), Evandro Fonseca, do dia 15 de abril, destinado à Secretaria Municipal da Fazenda informa que o Repasse de Contribuição Previdenciária Patronal (Ente) do quadro geral e da saúde dos meses de janeiro, fevereiro,março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro e 13º salário de 2014 e janeiro e fevereiro de 2015 estão atrasados, e que o valor referente a esse tempo, com o cálculo dos juros e correção monetária, chega a R$ 50.314.507,56. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? Por que o repasse está atrasado? Quando esse valor será pago?

Page 25: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

4) Antes mesmo do início da greve dos servidores da educação, na terça-feira (28), a secretária municipal de Educação, Mary Rita, ameaça cortar o pontos dos profissionais que aderirem ao movimento grevista. Por que houve esse comunicação? Seria uma maneira de intimidar a categoria? 5) O Sind-UTE também informou que estava marcada para hoje uma reunião entre o sindicato e o governo para discutir os projetos referentes ao Ipremb (auxílio-doença, repactuação da dívida e segregação de massa), mas que o governo desmarcou ontem (terça) por email. Por que isso aconteceu? A Prefeitura Municipal de Betim esclarece que os projetos relativos ao Instituto de Previdência Social de Betim (Ipremb) foram apresentados aos sindicatos em reunião no dia 24 de fevereiro de 2015, com prazo para análise, acordado entre as partes, de 60 dias a se encerrar na próxima quarta-feira (29). O objetivo da apresentação dos projetos foi acolher sugestões dos sindicatos antes do envio para análise da Câmara Municipal do município. Portanto, esta discussão é anterior à campanha salarial e não tem relação com as reivindicações do funcionalismo. A prefeitura salienta também que em reunião com os sindicatos, no último dia 10, apresentou a previsão de não concessão de reajuste para as diversas categorias do funcionalismo no ano de 2015, e que, do ponto de vista financeiro, está trabalhando para a manutenção dos índices determinados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A prefeitura ressalta ainda que mantém todos os canais de negociação abertos. Moradores dos bairros Niterói (próximo a escola Edmeia Braga) e Marimbá (local conhecido como "Mexerical") reclamam que esses locais estão muito sujos, o que aumentam as chances de focos de dengue. Ainda segundo eles, alguns lotes públicos também estão sujos. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que tem realizado grandes ações para o combate e controle à dengue nos bairros da regional Vianópolis e em todas as regionais do município. Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) percorreram as ruas dos bairros Marimbá e Santo Afonso, no mês de março, para conversar com os moradores e orientá-los sobre os cuidados necessários. Em um sábado do mesmo mês, a secretaria realizou mais uma ação integrada nos demais bairros da região. Durante as ações, as casas foram inspecionadas por equipes da pasta. Na ocasião, foram realizadas trocas de inservíveis ¿ lixo que possa acumular água ¿ por material escolar e mudas de árvores. Também foi feita a retirada de entulho e lixo em toda a regional Vianópolis. Além disso, Agentes de Controle de Endemias (ACEs) têm percorrido as casas do bairro, diariamente. Também é feita a aplicação de larvicida espacial, por meio de uma bomba motorizada (UBV leve). A gerência da Regional Vianópolis informa que, conforme cronograma, as equipes de limpeza irão percorrer a região, novamente, a partir da próxima quinta-feira (30). A prefeitura ressalta ainda que a contribuição da comunidade é essencial para manter a cidade limpa. Ao jogar lixo e entulho em lotes vagos, ruas e áreas públicas, são provocados

Page 26: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

danos ao meio ambiente e à saúde pública. Vale salientar que descartar resíduos em áreas públicas é ato passível de multa cujo valor pode chegar a R$5 mil. O cidadão que flagrar tal ato deve denunciá-lo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone 3512-3179. Reclamações sobre acúmulo de sujeira também podem ser registradas nas administrações regionais mais próximas. Jornal O Tempo Betim - 27/3/15 Moradores de Betim reclamam que apesar de ter sido aprovado um projeto de lei aumentado o valor das multas para os cidadãos que deixarem seus terrenos malcuidados, sem muro e passeio, a prefeitura não dá o bom exemplo, e mantém as áreas de sua propriedade repletas de entulho, lixo e matagal. Diante da denúncia de descumprimento da lei, a reportagem flagrou pelo menos três lotes de sua propriedade irregulares: na rua Dona Amélia Afeitos, no bairro Novo Guarujá; na rua Monte Sião, no bairro Renascer; e na rua Vegas, no bairro Cidade Verde.

O que a prefeitura tem a dizer sobre as denúncias?

A Prefeitura de Betim informa que está em contingenciamento de recursos. Tendo em vista a recessão econômica brasileira e a consequente queda de receita do município, os terrenos estão sendo limpos em mutirões regionalizados, que estão ocorrendo conforme o cronograma do governo. Quem assumirá a Regional Centro no lugar de Palmério Cardoso, vereador recém-empossado pela Câmara Municipal de Betim? Quando a nomeação vai acontecer?

Por indicação do governo municipal, quem assumirá a Regional Centro é o técnico agrícola, com formação superior em Gestão e Saneamento Ambiental, Leonardo Aguilar, 50 anos, que, atualmente, exerce cargo na Divisão de Serviços Ambientais na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Comerciantes da praça Milton Campos, em Betim, reclamam que, após a intervenção da Autopista proibindo a entrada de veículos na rua Padre Osório Braga, de quem sai da BR-381 (na altura do KM 596, sentido São Paulo) o número de clientes despencou cerca de 30%. Segundo eles, antes da proibição (agora os motoristas têm que entrar na cidade somente pela avenida JK), quem vinha de BH entrava na rua Padre Osório Braga e movimentava o comércio no entorno da praça Milton Campos, como restaurantes, lanchonetes e estacionamentos. Agora, após a intervenção, o movimento caiu porque os motoristas não descem mais pela praça, e sim, pela avenida JK.

Apesar de ter sido uma obra da Autopista, gostaríamos de saber:

1)A concessionária, em algum momento, fez algum contato ou estudo com a Transbetim para avaliar os impactos que seriam gerados com essa mudança, já que o trânsito na rua Padre Osório Braga é de responsabilidade da empresa de trânsito da cidade?

2) A Transbetim tem algum estudo ou ação em desenvolvimento para melhorar o trânsito na avenida JK, principalmente na rotatória, já que todo o fluxo de veículo que descia pela Padre Osório Braga agora passa pela av. JK, o que aumentou consideravelmente o

Page 27: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

movimento, principalmente nos horários de pico, gerando congestionamentos?

A Transbetim informa que as intervenções na BR 381, saída de Betim - sentido São Paulo - são de competência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a qual autorizou a realização das obras pela "Autopista Fernão Dias", concessionária que administra a rodovia. As intervenções fizeram-se necessárias para garantir a melhoria do tráfego no local e diminuir o número de acidentes. A Transbetim ressalta, ainda, que um Plano de Ação Imediata de Trânsito, que garanta melhorias na mobilidade urbana da região central, foi elaborado e já está em fase de execução. Tal plano engloba o "quadrilátero" formado pela avenida das Américas à rua Santa Cruz, e pela BR 381 à avenida Belo Horizonte - próximo à linha férrea, no centro da cidade.

Jornal O Tempo Betim - 19 de março

Porque a prefeitura retirou o quinquênio - benefício concedido a cada 5 anos de carreira - dos professores que excederam as 20 horas/aula semanais, conforme ofício enviado à categoria nesta semana?

Segundo o Sind-UTE, os professores em início de carreira em Betim recebem o pior salário da região metropolitana, apesar de os repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação (Fundeb) terem aumentado 15% de 2008 para 2013. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? O Sind-UTE diz ainda que o agente de serviço escolar ganha hoje menos que um salário mínimo. Porque a categoria não recebeu aumento?

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal da Educação, informa que os professores PII e PIII prestaram concurso para o cargo de 20 horas/aula. O que excede a esta carga horária é chamado, conforme a legislação vigente, de Flexibilização de Jornada. Nestes casos, assim como na extensão de jornada, o pagamento é feito sobre o salário base do professor - e o salário base não inclui o quinquênio.

A secretaria ressalta que quando a atual gestão assumiu a prefeitura, em 2013, o orçamento previsto não correspondeu à receita realizada. O mesmo se deu em 2014 e, de forma mais contundente, neste primeiro trimestre de 2015.

Por fim, a secretaria salienta que nenhum funcionário da Prefeitura de Betim tem salário inferior ao mínimo estipulado.

Guardas municipais denunciam que o secretário Luis Sapori determinou que eles, há cerca de duas semanas, realizassem o mapeamento de residências onde há fossas externas - trabalho que deveria ser executado pela Defesa Civil. Por qual razão isso estaria ocorrendo? Esses guardas não deveriam estar empenhados no patrulahemento ostensivo e preventivo da violência em Betim?

A Prefeitura de Betim informa que o referido trabalho foi solicitado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semmad) para que a Guarda Municipal (GM) pudesse apoiá-los cumprindo uma requisição do Ministério Público. O trabalho implica que os guardas percorram as residências e verifiquem como é realizado o o descarte do esgoto residencial. A prefeitura ressalta que as atividades vão durar apenas 60 dias e são de obrigação da GM, de acordo com a Lei 5.343, de 31 de maio de 2012, que estabelece o

Page 28: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

estatuto da categoria, e da Lei 13.022 de 2014, direcionada para o estatuto geral das guardas municipais.

TV Bandeirantes

Olá,

A equipe da Band recebeu uma denúncia de moradores de um buraco com quase um metro de diâmetro na Via Expressa, no Bairro Vila Cristina. Segundo esses moradores, os motoristas tentam desviar do buraco e acabam causando vários acidentes.

Solicito uma nota sobre esse caso.

A Prefeitura de Betim informa que a Secretaria Municipal de Obras vai enviar um engenheiro ao referido local, nesta sexta-feira (20), para avaliar a situação relatada.

Segundo o vereador Antônio Carlos (PT), o secretário de Saúde, Rasível dos Reis, teria afirmado, durante uma reunião da 12ª Conferência Regional da Saúde de Betim, ocorrida na regional PTB, que os parlamentares estariam envolvidos em um "esquema de marcação de consultas no Centro de Especialidades Divino Braga. O que o gestor tem a dizer sobre as declarações? Caso seja verdade, os vereadores envolvidos foram punidos? Esse 'esquema' ainda acontece?

Durante outra reunião da 12ª Conferência Regional da Saúde de Betim, ocorrida na regional Citrolândia, a gestão de Rasível foi criticada por moradores da região, que reclamaram dos cortes dos médicos no Hospital Orestes Diniz. Ele também foi flagrado retirando faixas em protestos a sua gestão, afixadas por moradores da região. O que o secretário tem a dizer sobre isso?

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está implantando uma nova metodologia para a marcação de consultas no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga, utilizando a estratificação de risco; ou seja, os pacientes que mais precisam de atendimento serão priorizados.

Durante a Conferência Regional de Saúde do Citrolândia, foi solicitada a retirada de faixas ofensivas. Demais faixas permaneceram afixadas no local da conferência. A secretaria ressalta que está concluindo um termo de cooperação entre entes públicos para disponibilizar médicos para o pronto-atendimento no hospital Orestes Diniz. Demais profissionais serão de responsabilidade da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig).

Jornal Super Notícia - 19 de março

A Escola Municipal Gino José de Souza, no bairro São João, estava com o passeio cheio de mato. Para evitar que ele aumentasse ainda mais, comerciantes da região pagaram uma pessoa para fazer a limpeza do local nesta semana. Eles alegam que tiveram que tomar essa atitude porque o serviço de limpeza urbana não aparece há meses no bairro, e com, isso, os alunos e moradores tinham que passar no meio da rua em vez da calçada. Sendo assim, o

Page 29: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

que a prefeitura tem a dizer sobre isso? E sobre a iniciativa dos moradores?

A Prefeitura de Betim agradece a atitude cidadã dos moradores do bairro São João e informa que o período de chuva é propício para o crescimento da vegetação. A atual gestão informa também que, dentro de 30 dias, o local vai receber capina e poda.

TV Record - 20 de março

UM CIDADÃO DESSA CIDADE ESPALHOU VÁRIAS PLACAS ALERTANDO PARA O PERIGO DE ONÇAS PELAS AVENIDAS. ELE FEZ ISSO PARA REFORÇAR QUE A CIDADE ESTÁ TOMADA POR MATO E DESCUIDADA. GOSTARÍAMOS QUE A PREFEITURA SE MANIFESTASSE SOBRE A RECLAMAÇÃO, INFORMANDO O QUE ESTÁ FAZENDO PARA RESOLVER O PROBLEMA.

A Prefeitura de Betim informa que os serviços de capina e roçada são realizados ininterruptamente, em todas as regiões da cidade, conforme a prioridade, que, no momento, são as áreas internas de todas as escolas municipais e estaduais, e das unidades de saúde. A próxima etapa dos serviços vai contemplar vias de grande circulação, como a avenida Juiz Marco Túlio Isaac.

TV Record - 20 de março

Bom dia. Moradores do bairro Bueno Franco reclamam do vandalismo nas dependências do Parque Ecológico. Segundo eles, os brinquedos estão danificados, sanitários quebrados e muita pichação. Além disso, eles falam que o espaço foi abandonado pela prefeitura, pois o mato tomou conta do espaço. No local também não tem guarda municipal. Há previsão para revitalização da área? Qual previsão de gastos? Com relação a limpeza, começará quando? Por que não há agentes municipais lá? Quando foi inaugurado esse parque? O local também não tem nenhum placa que identifique o parque. Porque? Fique a vontade para acrescentar mais informações.

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informa que o referido local será administrado por uma parceria público-privada, cujo processo está em andamento. Com isso, a unidade ambiental passará por reforma e se tornará, de fato, um parque ecológico. Quanto à limpeza, a prefeitura informa que o local receberá poda, capina e roçada em até 30 dias. Vale ressaltar que a área tem patrulhamento diário pela Guarda Municipal, em horários alternados.

Jornal O Tempo - 20 de março

Gostaríamos de obter algumas informações gerais sobre o teatro que está sendo construído em frente à Casa de Cultura de Betim:

Page 30: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

- Quando se iniciaram as obras e qual o prazo para o término;

- Custo e forma de escolha da(s) construtora(s) responsável(s);

- Em que fase da construção se encontra;

- Uso do espaço e capacidade prevista.

Além disso, fomos informados que a justiça determinou a interrupção das obras por superfaturamento. A prefeitura irá se posicionar sobre o caso?

A Prefeitura de Betim informa que a obra do teatro municipal foi aprovada por voto popular no Orçamento Participativo, em 2011, iniciada em outubro do mesmo ano e paralisada em outubro de 2012. O projeto prevê capacidade para um público de 800 pessoas, com estrutura de sala multimeios e galeria de arte, além do tradicional espaço do teatro. A empresa vencedora da licitação, em 2011, foi a Extra Engenharia LTDA. O valor contratado foi de R$ 15.337.705,75

Sobre a determinação judicial mencionada pela reportagem, a prefeitura informa que ainda não foi notificada. Vale destacar que, em abril deste ano, a atual gestão promoverá um novo processo licitatório para a venda de 15 imóveis públicos com o objetivo de obter recursos para retomar a obra do teatro. Somente após a venda é que a atual gestão poderá informar, mediante nova licitação, o valor para a finalização da obra.

Jornal O Tempo Betim - 12/3/15 Porque a prefeitura enviou um projeto de lei à Câmara solicitando autorização para efetuar um empréstimo de R$ 17,1 milhões para "programa de modernização da administração tributária e da gestão dos setores sociais básicos", sendo que está previsto no orçamento deste ano um montante de cerca de R$ 12 milhões para este fim? Esse financiamento não vai endividar ainda mais a prefeitura? Em qual setor esse dinheiro será aplicado? Será implantado um software? Se sim, onde e qual software? De que forma? Que tipo e quantos equipamentos serão comprados? Qual o período do parcelamento do empréstimo? Qual a taxa de juros do empréstimo? Ao longo de dois anos e três meses, a prefeitura realizou R$ 116,8 milhões em empréstimos. Porque o atual governo tem realizado tantos empréstimos, mesmo com um orçamento de R$ 1,82 bilhão? A Prefeitura de Betim informa que o programa de modernização da administração tributária - PMAT tem como objetivo principal a modernização da administração tributária com vistas ao incremento da arrecadação e melhoria da gestão. A aplicação deste recurso se dará na aquisição e implantação de software de gestão integrada, atualização do cadastro imobiliário, aquisição de veículos para a fiscalização, aquisição de servidores de dados, cursos de

Page 31: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

capacitação em diversas áreas, mapeamento e redesenho de processos de trabalho, digitalização de documentos e Gestão Eletrônica de Documentos.

O software a ser implantado atenderá a todas as atividades administrativo-tributárias da prefeitura, integrando diferentes processos tais como arrecadação de tributos, contabilidade, orçamentário-financeiro, gestão de pessoal, patrimônio, frota, dentre outros. O empréstimo deverá ainda ser aprovado pelo Banco do Brasil e pelo BNDES.

A carência do empréstimo é de 24 meses e 96 para pagamento. A taxa varia entre 4 e 6% ao ano.A realização destes investimentos visa a melhoria da gestão pública em Betim com o incremento de receitas próprias. Esta eficientização e o consequente aumento de receitas visa fornecer ao município a capacidade de investimento.

TV Record - 6/3/15 Gostaríamos por favor de ter uma resposta da Prefeitura de Betim, através de nota ou de entrevista, sobre um protesto que irá acontecer na tarde de hoje, contra a decisão da Prefeitura em recolher animais sem a comprovação de cachorros , que estariam infectados com Leishmaniose. A Secretaria Municipal de Saúde informa que os referidos cães (dez, no total) passaram por exames, que atestaram a leishmaniose. Por meio de uma determinação judicial, os cães foram levados ao Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) para passarem, novamente, por exames. Conforme a determinação judicial, caso o resultado dê positivo, como nos primeiros testes, o CCZE fará o procedimento de eutanásia nos animais. Jornal O Tempo Betim - 6/3/15 Em fevereiro, 20 pessoas foram mortas em Betim, ou seja, 10% a mais que o mesmo período de 2014. Sobre os índices da violência em Betim, que continuam crescendo, gostaríamos de saber: Quais ações de prevenção estão sendo discutidas pela secetaria de Segurança Pública? Luiz Sapori já se reuniu com polícias, judiciário e demais autoridades da segurança pública? A Prefeitura de Betim informa que uma das primeiras medidas adotadas por Luis Flávio Sapori à frente da Segurança Pública foi intensificar os patrulhamentos da Guarda Municipal, incluindo uma atuação estratégica, inciada nesta semana, em pontos estratégicos da cidade, com monitoramento à pé e em dupla. Além disso, a secretaria também está finalizando um plano de patrulha integrada entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal. Outra medida foi articular, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) - que, nesta quinta-feira (5), se reuniu pela segunda vez neste ano -, uma análise dos homicídios nos diversos bairros de Betim. Vale ressaltar que todas as ações traçadas para conter esse tipo de crime na cidade serão decididas de maneira conjunta pelo GGIM.

Page 32: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Integram o gabinete, além da Secretaria Municipal de Segurança Pública, as polícias Civil e Militar, o Ministério Público, os poderes Legislativo e Judiciário, a Secretaria de Estado de Defesa Social, dentre outras entidades. A prefeitura ressalta ainda que a secretaria também articula a identificação, pelas forças policiais, dos principais assaltantes que atuam na cidade. Com esse levantamento e por meio de uma ação integrada com o Ministério Público, a secretaria vai buscar o adiantamento dos processos e prisões desses indivíduos. Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que Betim é a 2ª cidade em Minas com o maior número de casos confirmados de dengue. O que o município tem feito para combater o mosquito? Quais as regiões com maior incidência da doença? Qual a orientação para a população? A Prefeitura de Betim informa que, para combater o Aedes aegypti, foram criadas duas equipes de UBV Leve - equipamento motorizado de burrifação espacial - para combater o mosquito adulto. Trinta e seis novos agentes de controle de zoonoses, além de dois supervisores de campo, também foram contratados e já assumem os cargos em março, para reforçar as operações de combate. A prefeitura ressalta ainda que as ações de controle focal (larvicidas) são feitas de maneira ininterrupta, durante todo o ano, para eliminar os focos do mosquito. Atividades de conscientização, como panfletagens, estão sendo realizadas, periodicamente, nos bairros onde há o aparecimento de maior número de casos, como Marimbá e Santo Afonso. O próximo bairro a ser trabalhado de maneira mais intensa pelas equipes será o Cachoeira. A atual gestão também informa que, em razão de alguns bairros mostrarem maior incidência da doença, um remanejamento interno de agentes está sendo realizado para que seja feita, de forma mais efetiva, a cobertura desses locais. Atualmente, são realizadas pesquisas larvárias pelo Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa). Por meio delas, o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias concluiu que 80% dos focos estão nos domicílios. Portanto, a orientação é que haja remoção e eliminação de criadouros, como pneus, latas e também tambores, que, agora, com a crise hídrica, estão sendo comumente utilizados para o armazenamento das águas de chuva. Médicos da Unidade de Atendimento Imediato (UAI) do bairro Alterosas anunciaram que vão paralisar o atendimento por 24 horas nesta sexta-feira (6). Dentre os problemas relatados pelos profissionais na unidade destacam-se a redução no número de profissionais, impactando diretamente o atendimento; a falta de estrutura, de medicamentos e de segurança; a sobrecarga de trabalho; além da dificuldade para transferir pacientes. Eles também se queixam que a prefeitra se pronunciou, de "forma genérica", sobre os anseios da categoria descritos na pauta de reivindicações. O que a prefeitura tem a dizer?

Page 33: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

A Secretaria Municipal de Saúde informa que respondeu aos questionamentos do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais e que mantém diálogo com a categoria. A secretaria ressalta que o juiz da 3ª vara cível considerou a paralisação ilegal. Conforme parecer do referido órgão, os servidores devem cumprir, de forma integral, o atendimento e os serviços de saúde à população. O coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) Subsede Betim, Luiz Fernando de Souza Oliveira, definiu o acidente que matou o aluno Kaíque Apolinário dos Santos, na escola no Dom Boscon como uma "tragédia anunciada". Ele diz que as instituições não são vistoriadas há quatro anos, e que o Caixa Escolar, usado para o pagamento de água, luz, limpeza e manutenção das escolas municipais, não tem reajuste há 4 anos. Ele também informou que os repasses estão sendo pagos com atraso. O que a prefeitura tem a dizer? Qual o objetivo do ofício encaminhado à direção das escolas nesta semana? O assistente social foi à casa da família de Kaíque nesta semana? A Prefeitura de Betim informa que só irá se pronunciar sobre o referido acidente após a conclusão de perícia técnica pelas autoridades competentes. De qualquer forma, a atual gestão informa, também, que a escola passou por manutenção e por vistoria em 2013, 2014 e 2015, em várias áreas do espaço, incluindo a quadra poliesportiva. Sobre a "Caixa Escolar", a prefeitura informa que, no período entre 2013 e 2015, os repasses para as unidades educacionais receberam um reajuste de 10%. Com relação ao envio de ofício, a prefeitura destaca que, nesta semana, como medida preventiva e de urgência, as escolas municipais receberam um comunicado para que todos os diretores identificassem ações e serviços emergenciais que necessitam ser executados. Vale destacar ainda que, na última segunda-feira (2), a mãe de Kaíque Apolinário, Daiana Apolinária da Silva, foi encaminhada à Unidade Básica de Saúde do bairro Dom Bosco, onde foi recebida e assistida por uma equipe médica. Nesta quinta-feira (5), conforme anteriormente previsto, a mesma equipe foi à residência da família para novo acompanhamento não só de Daiana, como de todos os familiares do estudante. Sobre a demanda flutuante: ficou vaga a resposta abaixo. A prefeitura afirma que das obrigações financeiras, "já foi disponibilizado, pelo caixa do município", R$ 64.534.387,93. Isso significa que esse valor da dívida flutuante foi pago? Pelo relatório da gestão fiscal do 3º quadrimestre de 2014, ao deduzir a receita líquida do Ipremb, o percentual de gastos com pessoal chega a 52%, atingindo o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. A prefeitura tem um plano para reduzir esses gastos? Se sim, qual? A data-base para o reajuste dos servidores é em abril. Há previsão de aumento? Se sim, de quanto? a Prefeitura de Betim informa que o saldo inscrito em restos a pagar, referente a todas as obras e/ou serviços executados até 31 de dezembro de 2014, foi de R$ 104 milhões. Esses

Page 34: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

valores, que perpassam os primeiros meses do exercício de 2015, têm vencimentos em datas diferenciadas. É importante frisar que o saldo existente em bancos, em 31 de dezembro de 2014, era no valor de R$ 64 milhões. A prefeitura ressalta ainda que o percentual de despesa com pessoal é de 48,5%. Quanto ao percentual apresentado de 52%, quando retiradas as receitas do Ipremb, foi apenas um alerta de que as variações na receita impactam o percentual de pessoal. Nesse sentido, medidas vêm sendo adotadas para a contenção de gastos com o funcionalismo, destacando-se a alteração de horários para o atendimento ao público interno e externo, limitação de horas extras em todas as secretarias, e a reforma administrativa aprovada em dezembro de 2014. No momento, o corpo técnico da prefeitura está trabalhando para readequar as receitas e despesas orçadas, face à realidade do Estado. No somatório dos meses de janeiro e fevereiro, o repasse do ICMS para a Prefeitura de Betim foi R$ 10,8 milhões abaixo do orçado, representando uma redução de 9%. Quanto às negociações para a data base, esta terá início em momento apropriado, respeitando os prazos estabelecidos.

Rádio Itatiaia - 5/6/15

Como conversado por telefone, solicito uma nota sobre o descaso da prefeitura de Betim com o Conjunto Riacho Três, próximo a PUC de Contagem. Moradores do conjunto reclamam que a prefeitura abandonou o conjunto. Segundo eles, a pista de caminhada do complexo está puro mato e lixo. Os moradores informam que já entrou em contato com a Prefeitura, por meio de telefone e ofícios, mas que até o momento os responsáveis não realizaram uma limpeza no local. Além disso, os moradores reclamam que as ruas do conjunto estão todas esburacadas.

Enfim, solicito uma nota sobre o assunto. Qual posicionamento da Prefeitura de Betim? Quais providências serão tomadas?

ENDEREÇO: Rua 1, número 130, bairro: riacho três, Betim.

A Prefeitura de Betim informa que uma equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas vai executar ações de tapa-buracos, limpeza, capina e roçada no Conjunto Riacho Três, no início da próxima semana.

TV Alterosa - 5/3/15

Conforme conversamos por telefone, um morador do final Rua Pirapora, no bairro Vila Cristina, em Betim, reclama de um esgoto a céu aberto na rua. Ele afirma que os moradores tem que construir pontes de madeira para conseguir entrar em casa. Gostaria de agendar uma entrevista com o responsável da Prefeitura para falar sobre o assunto.

Page 35: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, informa que enviará uma equipe técnica à rua Pirapora, no bairro Vila Cristina, nesta quarta-feira (4), para avaliar a situação da referida demanda e tomar as providências cabíveis.

A equipe foi ao local hoje e fez uma matéria com os moradores.Além dos problemas já delatados, eles ainda disseram que a Prefeitura afirma que o esgoto é canalizado e que no local existe uma avenida. Gostaria de uma posição da prefeitura sobre a situação.Essa matéria vai ao ar amanhã no Jornal da Alterosa 1ª edição. O prazo para envio da nota é até 11h. Desde já agradeço. A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria de Obras, informa que parte da rua Pirapora já possui esgoto. O trecho que ainda não possui já está sendo estudado pela Copasa, que vai definir a melhor forma de executar a implantação de um canal no local. Com relação à retirada do entulho, a prefeitura informa que a limpeza do local será realizada em até dois dias. Vale ressaltar que qualquer outra obra no entorno do córrego somente poderá ser executada após a intervenção da Copasa para implantação dos interceptores de esgoto no local. Recebemos informações de nossos telespectadores que a UAI-Norte (unidade de saúde), localizada na Av. José Inácio Filho, bairro Bom Retiro, foi inaugurada em 2012 e até hoje não funciona. Os moradores da região ainda reclamam que a prédio está abandonado e a construção esta´sendo saqueada e se acabando. Por que a UAI não funciona, se está pronta desde 2012? O que aconteceu? Se a unidade não está atendando as pessoas, porque então ela não é conservada? Vimos que teto está caindo, portas estão quebradas... Precisamos de um retorno para darmos aos nosso telespectadores. Desde já agradeço a atenção e aguardo retorno. A Prefeitura de Betim informa que, apesar de o governo anterior ter realizado evento de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, a unidade não foi concluída nem aberta à população. O projeto estava incompleto, inadequado e não-compatível com as demandas de atendimento da unidade. A atual administração iniciou obras de drenagem, muro de arrimo, terraplanagem, cercamento e pavimentação do estacionamento (consideradas obras de urbanização), além da construção das edificações destinadas à instalação de tubulação de oxigênio e gases medicinais que exigem adequação específica, e também para a instalação do gerador de emergência e apoio de serviços (caso falte energia) - essas obras já foram executadas. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou guardas patrimoniais para o local, durante todo o dia e noite. Também são feitas, periodicamente, rondas da Guarda Municipal. Foi solicitado, ainda, o cercamento da unidade e a instalação de grades, e a produção um laudo de vistoria técnica para a finalização dos projetos de adequação da unidade. A previsão é que a UPA Norte, que vai contar com 15 leitos para pacientes em observação, seja inaugurada no próximo semestre. TV BAndeirantes - 5/3/15

Page 36: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

CONFORME CONVERSAMOS POR TELEFONE, PRECISAMOS DE UM POSICIONAMENTO DA PREFEITURA DE BETIM EM RELAÇÃO À UPA NORTE, LOCALIZADA NO BAIRRO BOM RETIRO. DE ACORDO COM OS MORADORES DA REGIÃO, A UNIDADE FOI INAUGURADA EM 2012 E DESDE ENTÃO NUNCA REALIZOU ATENDIMENTOS À POPULAÇÃO. A IDEIA SERIA GRAVAR COM O SECRETÁRIO OU COM OUTRA FONTE DA PREFEITURA PARA EXPLICAR ESSA SITUAÇÃO, SE FOR POSSÍVEL AMANHÃ (05/03) ÀS 10H30. VAMOS ATÉ O ENTREVISTADO. DESDE JÁ AGRADEÇO E AGUARDO UM RETORNO. A Prefeitura de Betim informa que, apesar de o governo anterior ter realizado evento de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, a unidade não foi concluída nem aberta à população. O projeto estava incompleto, inadequado e não-compatível com as demandas de atendimento da unidade. A atual administração iniciou obras de drenagem, muro de arrimo, terraplanagem, cercamento e pavimentação do estacionamento (consideradas obras de urbanização), além da construção das edificações destinadas à instalação de tubulação de oxigênio e gases medicinais que exigem adequação específica, e também para a instalação do gerador de emergência e apoio de serviços (caso falte energia) - essas obras já foram executadas. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um guarda patrimonial para o local, durante todo o dia e noite. Também são feitas, periodicamente, rondas da Guarda Municipal. Foi solicitado, ainda, o cercamento da unidade e a instalação de grades, e a produção um laudo de vistoria técnica para a retomada dos projetos de adequação da unidade. A previsão é que a UPA Norte, que vai contar com 15 leitos para pacientes em observação, seja inaugurada no próximo semestre. Jornal Super Notícia 3/3/15 Gostaria de um posicionamento da prefeitura sobre dois assuntos. 1) Hoje, houve uma manifestação na Escola Municipal João Batista, no bairro Dom Bosco, local onde uma trave caiu e culminou com a morte de um estudante na última sexta-feira. Segundo os pais de alunos, a trave já havia caído outras duas vezes, inclusive, na edição do Festival de Sorvete. Na hora do protesto, a trave foi retirada da escola. Sendo assim: - A Polícia Militar, no boletim de ocorrência, afirma que havia sinais de corrosão na trava de segurança. Havia fiscalização na escola sobre isso? - A trave foi periciada?Por que a trave não foi retirada quando havia caído das outras vezes? Por que ela foi retirada nesta terça-feira da escola? - A família do estudante Kaique Apolinário diz que a prefeitura arcou com as despesas do enterro, mas que a direção da escola não a procurou ainda, e nenhum apoio posterior está sendo dado. Por quê? - Pais de alunos alegam que outros acidentes já aconteceram na escola. O Sind-UTE afirma que falta fiscalização. O que a prefeitura tem a dizer sobre isso? Assunto 2:

Page 37: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

Nesta terça-feira, moradores da Colônia Santa Izabel fazem um protesto contra a retirada de 21 médicos do Hospital Oreste Diniz. Segundo eles, com o corte, o atendimento ficará mais comprometido ainda, restringindo o número de atendimentos, principalmente, no setor de urgência do hospital. Por que esse corte? Como ficará o atendimento? Onde os usuários buscarão o atendimento, se as outras unidades também sofrem com a alta procura e não tem as condições adequadas, como falta de profissionais, materiais, etc? A Prefeitura de Betim informa que só irá se pronunciar sobre o referido acidente após a conclusão da perícia técnica pelas autoridades competentes. De qualquer forma, a prefeitura ressalta que, sobre o apoio posterior dado à família de Kaique Apolinário, um assistente social irá, nesta quarta-feira (4), à casa dos pais da criança para oferecer todo o suporte referente ao apoio social e, também, psicológico. Demanda do assunto 2: A Prefeitura de Betim informa que solicitou que os profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, que prestam atendimento no Hospital Orestes Diniz, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), retornem para as atividades do município. O hospital Orestes Diniz é de responsabilidade do governo do Estado, e não há convênio, contrato ou termo de cooperação firmado entre o município e a Fhemig, o que constitui uma situação não regular. Além disso, é importante ressaltar que os moradores não ficarão sem atendimento. A secretaria vai disponibilizar uma unidade do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para ficar lotada na região. A região conta, ainda, com três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que devem ser a porta de entrada dos pacientes. As UBSs também são responsáveis por receber, classificar e encaminhar casos agudos, se necessário, para unidades que realizam atendimento de urgências. Por isso, é importante frisar que a população não ficará sem atendimento, e que o hospital Orestes Diniz é de responsabilidade do governo do Estado. TV - Rede Record 3/3/2015 Conforme conversamos por telefone, preciso de uma nota da Prefeitura de Betim em relação a denúncias que recebemos de duas unidades de atendimento imediato. A primeira é a UAI Bom Retiro, na Avenida Bandeirantes. Os moradores contam que o local nunca foi inaugurado. Eles mandaram fotos do teto quebrado, máquinas paradas com poeira, piso estragados... Já a segunda unidade é a UAI Sete de Setembro. A acompanhante de uma paciente fez um vídeo que mostra sacos de lixo dentro dos quartos, lixeiras abertas, homens e mulheres dormindo no mesmo ambiente e o banheiro bastante sujo. Gostaria de um posicionamento da Prefeitura em relação a essas denúncias. A Secretaria Municipal de Saúde informa que as enfermarias das unidades de urgência e emergência são mistas, pois são espaços para observação, e não internação. Sobre a Unidade de Atendimento Imediato (UAI) Sete, a Secretaria Municipal de Saúde informa que funcionárias da limpeza recolhem o lixo da unidade diariamente, várias vezes ao dia. Os sacos de lixo só são retirados da lixeira durante o momento de limpeza. A

Page 38: Imprensa Pergunta, Prefeitura Responde (Demandas os meses ... Pergunta;;20150625.pdf · cerca de 22 famílias foram despejadas e tiveram suas casas derrubadas na manhã de hoje. Ainda

secretaria ressalta que os banheiros são limpos diversas vezes por dia, e que está realizando processo para compra de novas lixeiras para as unidades de saúde do município. A Prefeitura de Betim informa que, apesar de o governo anterior ter realizado evento de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, a unidade não foi concluída nem aberta à população. O projeto estava incompleto, inadequado e não-compatível com as demandas de atendimento da unidade. A prefeitura iniciou obras de drenagem, muro de arrimo, terraplanagem, cercamento e pavimentação do estacionamento (consideradas obras de urbanização), além da construção das edificações destinadas à instalação de tubulação de oxigênio e gases medicinais que exigem adequação específica, e também para a instalação do gerador de emergência e apoio de serviços (caso falte energia) - essas obras já foram executadas. A previsão é que a unidade, que vai contar com 15 leitos para pacientes em observação, seja inaugurada no início do próximo semestre. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um guarda patrimonial para o local, durante todo o dia e noite. Também são feitas, periodicamente, rondas da Guarda Municipal. Também foi solicitado o cercamento da unidade e a instalação de grades. A secretaria solicitou, ainda, a produção um laudo de vistoria técnica para a retomada dos projetos de adequação da unidade. A Secretaria Municipal de Saúde informa que as enfermarias da unidades de urgência e emergência são mistas, pois são espaços para observação, e não internação. Sobre a Unidade de Atendimento Imediato (UAI) Sete, a Secretaria Municipal de Saúde informa que funcionárias da limpeza recolhem o lixo da unidade diariamente, várias vezes ao dia. Os sacos de lixo só são retirados da lixeira durante o momento de limpeza. A secretaria ressalta que os banheiros são limpos diversas vezes por dia, e que está realizando processo para compra de novas lixeiras para as unidades de saúde do município. Sobre a UAI Norte, a Prefeitura de Betim informa que a unidade foi inaugurada pela antiga gestão sem projetos que não estão em conformidade A Secretaria Municipal de Saúde já solicitou o cercamento da unidade e a instalação de grades. Também será produzido um laudo de vistoria técnica para a retomada dos projetos de adequação da unidade.