importância da oração obrigatória e do jejum, a

44

Upload: mauricio-goncalves

Post on 22-Dec-2014

176 views

Category:

Spiritual


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Importância da oração obrigatória e do jejum, a
Page 2: Importância da oração obrigatória e do jejum, a
Page 3: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

A IMPORTÂNCIA DA

O RAÇÃO O BRIGATÓRIA

E DO J EJUM

Page 4: Importância da oração obrigatória e do jejum, a
Page 5: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

Seleção de Excertos e Oraçõesdas Escrituras Bahá’ís Compilada pelo

Departamento de Pesquisa daCasa Universal de Justiça

A IMPORTÂNCIA DA

O RAÇÃO O BRIGATÓRIA

E DO J EJUM

CENTRO MUNDIAL BAHÁ’Í

Page 6: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

Título original em inglês:The Importance of Obligatory Prayer and Fasting

© 2000Todos os direitos reservados:

Editora Bahá’í do BrasilC.P. 198

13800-970 - Mogi Mirim - SP

www.bahai.org.br/editora

1ª. EDIÇÃO: 2002 (Conselho Bahá’í de Sâo Paulo)

2ª. EDIÇÃO: 2003 (ampliada)

Tradução: Luís Henrique Beust

Revisão: Iradj Roberto Eghrari

Capa: Gustavo Pallone de Figueiredo

Impressão: R. Vieira Gráfica e Editora LtdaCampinas

Page 7: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

A Casa Universal de Justiça, aorever a aplicabilidade adicional das leis deBahá’u’lláh no decorrer dos últimosquatro anos, determinou ser imperativopara todos os bahá’ís “aprofundarem suaconsciência das bênçãos concedidas pelasleis que diretamente promovem a vidadevocional do indivíduo e, dessa maneira,da comunidade”. Entre estas leis estão aoração obrigatória e o jejum, os quaisforam descritos pela Abençoada Belezacomo “duas asas para a vida do homem”.

Esta nova seleção de traduçõesrecentemente autorizadas foi extraídavasto oceano dos Escritos originais deBahá’u’lláh e ‘Abdu’l-Bahá. Seu propósitoé ampliar ainda mais a percepção doscrentes quanto à importante significaçãodessas duas grandes leis.

Maio de 2000

Page 8: Importância da oração obrigatória e do jejum, a
Page 9: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

1 Dos Escritos de Bahá’u’lláh 1

2 Dos Escritos de ‘Abdu’l-Bahá 9

3 Orações de Bahá’u’lláh para o Jejum 19

Notas 32

CONTEÚDO

Page 10: Importância da oração obrigatória e do jejum, a
Page 11: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

1

I. Nós, verdadeiramente, expusemos todas as coisasem Nosso Livro, como um sinal de graça àqueles queacreditaram em Deus, o Onipotente, o Protetor, O quesubsiste por Si próprio. E ordenamos a oração obrigatóriae o jejum para que através deles todos possam aproximar-se de Deus, o Mais Poderoso, o Bem-Amado. Assentamospor escrito estas duas leis e explanamos todo decretoirrevogável. Proibimos aos homens seguir tudo aquilo quepossa desviá-los da Verdade, e lhes ordenamos o que osaproximará dAquele que é o Onipotente, o Todo-Benévolo.Dize: Observai os mandamentos de Deus por amor à Suabeleza, e não sejais dos que seguem os caminhos dos tolos edesprezíveis.

II. Todo louvor a Deus, Que revelou a lei da oraçãoobrigatória a fim de manter seus servos atentos, e ordenou-lhes o Jejum para que os abastados apreendam as dores esofrimentos dos destituídos.

III. Aquele que não realiza boas obras nem atos deadoração é como uma árvore infrutífera. É como uma açãoque não deixa um traço sequer. Quem experimentar o santoêxtase da adoração jamais trocará tal ato – ou qualquer

1

DOS ESCRITOS DE BAHÁ’U’LLÁH

Page 12: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

2

louvor de Deus – por tudo o que no mundo existe. O jejume a oração obrigatória são como duas asas para a vida dohomem. Bem-aventurado quem por meio delas se eleva aoparaíso do amor de Deus, o Senhor de todos os mundos.

IV. Firma-te firme na oração obrigatória e no jejum.Verdadeiramente, a religião de Deus é como o céu; o jejumé o seu sol e a oração obrigatória, a sua lua. Em verdade,eles são os pilares da religião, através dos quais os retos sedistinguem daqueles que transgridem Seus mandamentos.Suplicamos a Deus, exaltado e glorificado seja Ele, quegenerosamente capacite a todos a observarem aquilo porEle revelado em Seu Livro Antigo.

V. Sabe tu que a religião é como o céu; e o jejum ea oração obrigatória são seu sol e sua lua. Suplicamos aDeus, enaltecido e glorificado seja, que bondosamenteampare cada um que age segundo Sua vontade e Seu bel-prazer.

VI. Não sejas negligente com a oração obrigatóriae o jejum. Aquele que os não observa jamais foi e jamaisserá aceitável aos olhos de Deus. Segue tu a sabedoria sobtodas as condições. Ele, verdadeiramente, ordenou quetodos seguissem o que lhes tem sido e será benéfico. Ele,em verdade, é o Todo-Suficiente, o mais Elevado.

VII. Quanto à oração obrigatória: a Pena doAltíssimo a fez descer de uma maneira tal que inflama oscorações e cativa as almas e mentes dos homens.

Page 13: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

3

VIII. No tocante à oração obrigatória: ela foirevelada de tal modo que quem a recitar com coraçãodesprendido, mesmo que apenas uma vez, encontrar-se-áinteiramente apartado do mundo.

IX. Ó Meu irmão! Quão grande, quão magníficapode ser a lei da oração obrigatória quando se é capacitadoa observá-la através de Sua misericórdia e amorosabondade. Quando um homem se põe a recitar a OraçãoObrigatória, ele dever-se-ia achar independente de todasas coisas criadas e considerar a si mesmo comosimplesmente nada ante a vontade e o propósito de Deus,de tal modo que nada mais contemple no mundo dos seres,a não ser Ele. Esta é a condição dos favorecidos por Deus edos que Lhe são inteiramente devotados. Quem realizar aoração obrigatória deste modo será contado por Deus epela Assembléia no alto como um daqueles queverdadeiramente ofertaram a oração.

X. Um dos atos em obediência à lei é a oraçãoobrigatória. Aquele que é Portador dos mistérios divinosreferiu-se a ela como a escada para a ascensão. Diz Ele: “Aoração obrigatória é uma escada de ascensão para o crente”.1

Em seu seio se encobertam e ocultam miríades de efeitos ebenefícios. De fato, são incalculáveis. Quão grande seria aindolência e a injustiça de um homem para consigo mesmofosse ele abandonar esta escada de ascensão e se prenderaos tesouros da terra. É nossa esperança que sejamoscapacitados a realizar atos puros e aceitáveis. Imploramosa Deus, louvado e glorificado seja, que nos confirme no

Page 14: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

4

que for Seu desejo e agrado e naquilo que nos aproximedEle. Verdadeiramente, Ele é o Todo-Poderoso, oOnipotente, Aquele que se compraz em atender às precesde todos os homens.

XI. Dentre as novas Orações Obrigatórias queforam posteriormente reveladas, a Oração Obrigatórialonga deveria ser dita naqueles momentos em que a pessoase encontra inclinada à oração. Em verdade, de tal modofoi ela revelada que se fosse recitada a uma pedra, a pedraagitar-se-ia e por-se-ia a falar; e se fosse recitada a umamontanha, a montanha haveria de se mover e deslizar. Felizaquele que a recita e cumpre os preceitos de Deus. Ésuficiente ler qualquer uma das orações.

XII. Suplicamos a Deus que ajude Seu povo, parapossam observar o supremo e excelso Jejum, o qual visaproteger os olhos de contemplarem tudo o que é proibidoe apartar o homem de alimento, bebida e tudo o que nãoprovenha dEle. Oramos a Deus para que confirme seusamados, de modo que tenham êxito no cumprimentodaquilo que lhes foi ordenado neste Dia.

XIII. Louvores Àquele que revelou leis segundo Seubel-prazer. Verdadeiramente, soberano é Ele sobre tudo oque deseja. Ó Meus amigos! Agi em conformidade àquiloque vos foi ordenado no Livro. Decretou-se-vos jejuardurante o mês de ‘Alá. Jejuai por amor ao vosso Senhor, oPoderoso, o Altíssimo. Abstende-vos do nascer ao pôr dosol. Assim vos instrui o Bem-Amado da humanidade,

Page 15: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

5

conforme determinado por Deus, o Todo-Poderoso, oIrrestrito. Ninguém deve exceder os limites impostos porDeus e por Sua lei, nem seguir suas próprias imaginaçõesvãs. Feliz aquele que cumpre Meus decretos por amor àMinha Beleza, e ai de quem é negligente para com a Alvoradado Comando nos dias de seu Senhor, o Todo-Poderoso, oOnipotente.

XIV. Esta é uma das noites do Jejum e no seu decursoa Língua da Grandeza proclamou: Não há outro Deus senãoEu, o Protetor Onipotente, O que subsiste por Si próprio.Nós, verdadeiramente, como um favor de Nossa parte,ordenamos a todos observarem o Jejum nestes dias.Entretanto, o povo segue inconsciente, exceto os quelograram atingir o propósito de Deus assim como foi reveladoem Suas leis, aqueles que compreenderam Sua sabedoria,que permeia todas as coisas visíveis e invisíveis. Dize: PorDeus! Sua Lei é uma fortaleza para vós, pudésseis apenascompreender. Verdadeiramente, Ele não tem nisso outropropósito que não seja beneficiar as almas de Seus servos.Porém – que lástima! – a maioria da humanidade permaneceindiferente. Firmai-vos à corda das Leis de Deus, e não seguios que se afastaram do Livro, pois eles, verdadeiramente,opuseram-se a Deus, o Poderoso, o Amado.

XV. Estes sãos os dias do Jejum. Bem-aventuradoquem aumenta seu amor através do calor gerado pelo Jejum,e que, com alegria e radiância, ergue-se para realizar obrasdignas. Verdadeiramente, Ele guia ao caminho reto quemquer que Ele queira.

Page 16: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

6

XVI. Apesar de o Jejum ser exteriormente difícil etrabalhoso, entretanto, interiormente ele é graça etranqüilidade. A purificação e a capacitação estão sobcondição e dependência apenas daquelas práticas rigorosasque estejam em conformidade com o Livro de Deus etenham sido sancionadas pela Lei divina, e não daquelasque os insanos infligiram ao povo. A alma ama tudo aquiloque Deus revela. Nós Lhe suplicamos que generosamentenos ajude a realizar o que Ele deseja e aceita.

XVII. Verdadeiramente, digo: jejuar é o remédiosupremo e o mais poderoso tratamento para a enfermidadedo ego e da paixão.

XVIII. Todo louvor ao Deus uno e verdadeiro,Aquele que ajudou Seus amados a observarem o Jejum eos amparou para cumprirem o que foi decretado noLivro.Em verdade, incessante louvor e gratidão Lhe sãodevidos por ter Ele generosamente confirmado Seusamados na realização daquilo que é a causa de exaltaçãode Sua Palavra. Se um homem possuísse dez mil vidas e asoferecesse todas para estabelecer a verdade das leis emandamentos de Deus, ainda assim Lhe seria devedor, poistudo o que provêm de Seu irresistível decreto serve tãosomente para beneficiar Seus amigos e Seus bem-amados.

XIX. Há vários estágios e condições no Jejum, eincalculáveis efeitos e benefícios jazem nele ocultos. Felizesos que os atingiram.

Page 17: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

7

XX. Em casos evidentes de fraqueza, doença ouferimento, a lei do Jejum não é aplicável. Esta injunçãoestá em conformidade com os preceitos de Deus, eternono passado, eterno no futuro. Felizes os que agem deacordo.

XXI. A lei do Jejum é ordenada para aqueles queestão fortes e saudáveis. Quanto aos enfermos e debilitados,a lei nunca lhes foi aplicável, nem o é agora.

Page 18: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

8

Page 19: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

9

I. A oração obrigatória e o jejum estão entre asmaiores ordenanças desta sagrada Dispensação.

II. No reino da adoração, o jejum e a oraçãoobrigatória constituem os dois mais firmes pilares dasagrada Lei de Deus. De modo algum é permitidonegligenciá-los, e certamente não é aceitável falhar em seucumprimento. Na Epístola da Visitação Ele diz: “Suplico aDeus por Ti e por aqueles cujas faces foram iluminadaspelos esplendores da luz do Teu semblante – aqueles queobservaram, por amor a Ti, tudo o que lhes foramandado”.2 Ele declara que o cumprimento dasordenanças de Deus advém do amor pela beleza do Mais-Amado. O buscador, quando imerso no oceano do amorde Deus, será movido por intenso anelo e erguer-se-á paracumprir as leis de Deus. Destarte, é impossível que umcoração no qual se encontra a fragrância do amor de Deuspossa, no entanto, deixar de adorá-Lo, exceto emcircunstâncias quando tal ato causaria a agitação dosinimigos e despertaria dissensão e intriga. Não sendo assim,um amante da Beleza de Abhá seguramente demonstraráincessante perseverança na adoração do Senhor.

2

DOS ESCRITOS DE ‘ABDU’L-BAHÁ

Page 20: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

10

III. As leis de Deus relativas ao jejum e à oraçãoobrigatória se impõem a Seus servos de maneira absoluta.Portanto, eles devem volver as faces ao Ponto de Adoraçãoda Assembléia celestial, firmar-se à Condição mais sublimee orar e suplicar para serem libertos das dúvidas dasinterpretações equivocadas. É este o modo de ‘Abdu’l-Bahá.É esta a religião de ‘Abdu’l-Bahá. É esta a senda de ‘Abdu’l-Bahá. Que escolham este caminho reto os que nutrem oamor de Bahá. Quem abandona esta trilha conta-se entreaqueles apartados dEle como que por um véu. Seobservares uma alma que nutre dúvidas sobre estemandamento, ou que o mal-interpreta, mas que não possuimotivos secretos ou antagonismo em seus atos, oferece-lhetua amizade e, com a maior cordialidade e as palavras maisgentis, esforça-te por desviá-la de tal interpretação,reconduzindo-a ao pleno significado dos versículos deDeus.

IV. As leis de Deus, tais como o jejum e a oraçãoobrigatória, bem como Seus conselhos com relação àsvirtudes, boas obras e conduta adequada, precisam serpraticados em todas as partes na medida do possível, amenos que algum obstáculo intransponível ou algumgrande perigo se apresente, ou se for contra os ditames dasabedoria. Pois a indolência e a lassidão estancam asemanações de amor das nuvens da misericórdia divina e,assim, as pessoas permanecerão destituídas.

V. Ó vós, amados de Deus! Em agradecimento pelafirmeza no Convênio eterno, erguei-vos para servir o limiar

Page 21: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

11

do Senhor onipotente, observai a oração obrigatória e ojejum e ocupai-vos com a difusão dos doces aromas deDeus e a disseminação dos versículos divinos. Rompei osvéus! Removei os obstáculos! Ofertai as águas vivificadoras!Indicai o caminho da salvação! É isto que ‘Abdu’l-Bahávos admoesta toda manhã e noite.

VI. Ó tu, filha do Reino! As orações obrigatóriassão indispensáveis, pois conduzem à humildade e àsubmissão e fazem com que se volva a face a Deus e se Lheexpresse devoção. Através desta oração o homem comungacom Deus, busca aproximar-se dEle, conversa com overdadeiro Bem-Amado de seu coração e atinge grausespirituais.

VII. Ó tu, amigo espiritual! Perguntaste qual asabedoria da oração obrigatória. Sabe tu que esta oração émandatória e indispensável. Sob nenhum pretexto está ohomem dispensado de sua prática, a menos que seja incapazde cumpri-la, ou que algum grande obstáculo o impeça. Asabedoria da oração obrigatória é esta: ela conecta o servoao Ser Verdadeiro, porque naquele momento o homemvolve a face para o Onipotente com todo seu coração ealma, buscando a associação com Ele e desejando Seu amore Sua companhia. Para aquele que ama, não existe nenhumprazer maior do que conversar com quem é o objeto deseu amor; e para aquele que busca, não há bênção maiordo que a intimidade com o alvo de seu desejo. O maioranseio de toda alma atraída ao Reino de Deus é achartempo para volver-se com interira devoção para seu Bem-

Page 22: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

12

Amado, a fim de buscar Sua generosidade e Sua bênção, eimergir-se no oceano da comunhão, do rogo e da súplica.Ademais, a oração obrigatória e o jejum tornam o homematento e desperto, e o protegem e preservam das provações.

VIII. Fortalece tu os alicerces da Fé do DeusOnipotente e ocupa-te em adorá-Lo. Sê constante naprática da oração obrigatória e não descuides o jejum.Dedica-te dia e noite à oração, ao rogo e à súplica,especialmente nas horas prescritas.

IX. As orações obrigatórias foram enviadas pelaPena do Altíssimo e são mencionadas no “Perguntas eRespostas” persa, que suplementa o Kitáb-i-Adqas. Elas sãoevidentemente indispensáveis e sem dúvida todos têm defazer uma dessas três orações...

Através da adoração o homem se torna espiritual,seu coração é atraído e sua alma e seu ser interior alcançamtal ternura e contentamento que a Oração Obrigatóriainfunde-lhe nova vida. É por esta razão que na Epístola daVisitação foi revelado: “Suplico a Deus por Ti e por aquelescujas faces foram iluminadas pelos esplendores da luz doTeu semblante – aqueles que observaram, por amor a Ti,tudo o que lhes fora mandado”.3 É evidente, pois, que oamor pela beleza do Todo-Misericordioso nos impele aadorar o Deus Onipotente.

X. Ó tu, servo de Deus! Todo amanhecer a infinitagraça de Deus confirma as invocações de ‘Abdu’l-Bahá,feitas com ardor e em lágrimas. Da mesma forma, que cada

Page 23: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

13

alma vigilante alcance, na medida de sua capacidade, umaporção desta graça espiritual. Isso pode ser alcançado aose oferecer a Deus ardorosas orações e súplicas a cadaalvorada e através da observância à lei da oração obrigatória.Desta maneira cada um poderá deliciar-se com os docesaromas que sopram do jardim da graça divina, alcançaránova vida para sua alma e sua realidade espelhará osfulgores do Todo-Misericordioso.

XI. A oração obrigatória faz com que o coração fiqueatento ao reino divino. Está-se a sós com Deus, conversandocom Ele e alcançando bênçãos. Da mesma forma, se alguémrealiza a Oração Obrigatória com o coração num estadode máxima pureza, esta pessoa obterá as confirmações doEspírito Santo, e isto eliminará completamente o amor aoego. Espero que perseveres na recitação da OraçãoObrigatória e assim venhas a testemunhar o poder do rogoe da súplica.

XII. Escreveste a respeito da oração obrigatória. Estaoração é indispensável e mandatória para todos. Com todacerteza deves guiar a todos para sua prática, porque ela écomo uma escada para as almas, uma lâmpada para ocoração dos retos e a água da vida que flui do jardim doparaíso. Trata-se de um claro dever prescrito pelo Todo-Misericordioso, no qual não se aceita o adiamento ou anegligência.

XIII. A oração obrigatória e a súplica fazem comque o homem alcance o reino dos mistérios, e a adoração

Page 24: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

14

ao Ser Supremo. Elas conferem proximidade ao Seu limiar.Na prática da oração existe um prazer que transcende todosos demais prazeres, e na recitação e entoação dos versículosde Deus há uma doçura que é o desejo supremo de todosos crentes, sejam homens ou mulheres. Durante a recitaçãoda Oração Obrigatória conversamos intimamente com overdadeiro Bem-Amado, e com Ele compartilhamossegredos. Não há prazer maior do que este, se agirmos coma alma desprendida, vertendo lágrimas, com o coraçãocheio de confiança e pleno de anseio o espírito. Toda alegriaé terrena, exceto esta, cuja doçura é divina.

XIV. A oração obrigatória é o próprio alicerce daCausa de Deus. Através dela a alegria e a vitalidadepreenchem o coração. Ainda que todos os sofrimentos Mecerquem, no momento em que me ponho a conversar comDeus através da oração obrigatória, todas as Minhastristezas desaparecem e Eu alcanço o júbilo e o regozijo.Desce sobre Mim um estado que não consigo nem descrevernem expressar. Sempre que, plenos de consciência ehumildade, nos dedicarmos a realizar a Oração Obrigatóriaante Deus, e a recitarmos com ternura sincera, haveremosde experimentar uma doçura tamanha que é capaz deconferir vida eterna a toda a existência.

XV. Pratica a Oração Obrigatória que te estádisponível para que o portal da generosidade se possa abrire a máxima espiritualidade possa ser alcançada; grandessinais serão testemunhados e a ascensão espiritual haveráde ocorrer.

Page 25: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

15

XVI. Persevera no uso da Oração Obrigatória e dassúplicas no começo da manhã, para que dia a dia te tornesmais vigilante e, através do poder do conhecimento deDeus, possas romper o véu do erro do povo da dúvida, econduzi-los à Sua guia infalível. Em toda congregação,como uma vela, deves emanar a luz do conhecimentodivino.

XVII. Recita a Oração Obrigatória e as súplicastanto quanto fores capaz, para que dia a dia possas crescerem firmeza e constância e desfrutar de maior júbilo eregozijo. Assim o círculo do conhecimento divino ampliar-se-á e o fogo do amor de Deus queimará mais ardentementedentro de ti.

XVIII. As orações obrigatórias e as súplicas são aprópria água da vida. São a causa da existência, dorefinamento das almas e da obtenção do maior júbilo. Devester o maior cuidado com relação a isso, e encorajar os outrosa recitar as orações obrigatórias e as súplicas.

XIX. Ó tu, servo do Senhor Verdadeiro! A oraçãoobrigatória e as demais súplicas são requisitos essenciais daservitude Àquele que é Todo-Suficiente... Quando asOrações Obrigatórias e as demais preces se unem e seguemumas às outras, a adoração alcança a perfeição. Vê-se queelas são companheiras espirituais e como uma alma em doiscorpos. Que Deus vos ajude a todos para crescer em amore camaradagem.

Page 26: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

16

XX. Ao dizer a oração obrigatória, a pessoa devevolver-se para a Santa Realidade de Bahá’u’lláh, aquelaRealidade que a tudo abarca.

XXI. Quanto à Oração Obrigatória, ela possui umQiblih fixo, específico, santo e abençoado. Peço a Deusque abra ao teu coração o portal do conhecimento destaposição, para que possas apreender tudo o que é necessárioe adequado, acumular bênçãos espirituais do céu do Todo-Misericordioso, obter os esplendores do conhecimento doSol da Realidade e tornar-te uma manifestação dainspiração do Invisível e uma fonte das boas-novas do Todo-Misericordioso.

XXII. Com relação à Oração Obrigatória, ela deveser dita individualmente, porém não requer um lugarprivado.

XXIII. Ó servo do sagrado limiar! Perguntaste arespeito daquelas orações que excedem ao que foi prescrito,aquelas que são recomendadas, invocações e preceshonradas pela tradição. Nesta Dispensação, aquilo que foiexpressamente prescrito é obrigatório. Mas atos deadoração pessoal, invocações, preces supererrogatórias4 eorações especialmente recomendadas não são mandatórias.Entretanto, a recitação individual de qualquer prece emseqüência às Orações Obrigatórias é aceitável e bem-vinda,mas não há nenhuma em particular que tenha sidodestinada a este fim.

Page 27: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

17

XXIV. Prescrições obrigatórias e decretosmandatórios são os que emanaram da Pena Suprema, ouaqueles determinados por uma decisão da Casa Universalde Justiça. Pois nós somos os comandados, não oscomandantes. Somos aqueles aos quais se impõem deveres,não aqueles que os impõem. Esta é a realidade da lei deDeus e o alicerce da religião de Deus. Quanto às preces einvocações, quem desejar poderá, depois das oraçõesobrigatórias, recitar outras súplicas da AbençoadaPerfeição.

XXV. Escreveste a respeito do Jejum. Este é umassunto da maior importância e deverias esforçar-te aomáximo para cumpri-lo. É uma parte essencial da lei divinae um dos pilares da religião de Deus.

XXVI. Feliz és tu, pois seguiste a Lei de Deus e teergueste para observar o Jejum durante estes diasabençoados, já que este jejum físico é um símbolo do jejumespiritual. Este Jejum faz com que a alma se purifique detodos os desejos egoístas, adquira atributos espirituais, sejaatraída pelas brisas do Todo-Misericordioso e se inflamecom o fogo do amor divino.

XXVII. Jejuar causa a elevação do grau espiritualda pessoa.

Page 28: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

18

Page 29: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

19

I. Este, ó Meus Deus, é o primeiro dos dias em queordenaste a Teus amados observarem o Jejum. Peço-te, porTi próprio e por aquele que jejuou por amor a Ti e paraTeu agrado – e não por causa do ego e do desejo, nemmovido por medo à Tua ira – e Te peço, por Teus maisexcelentes nomes e Teus majestosos atributos, que purifiquesTeus servos do amor a tudo que não sejas Tu e que osaproximes do Nascente onde alvorecem as luzes do Teusemblante e da Sede do trono de Tua unicidade. Iluminaseus corações, ó Meu Deus, com a luz do Teu conhecimentoe alegra suas faces com os raios do Sol que brilha dohorizonte de Tua vontade. Potente és para fazer o que Teapraz. Não há outro Deus senão Tu, o Todo-Glorioso, cujoamparo é implorado por todos os homens.

Ajuda-os, ó Meu Deus, a Te fazerem vitorioso e aexaltarem Tua Palavra. Faze, então, que sejam como as mãosde Tua Causa entre Teus servos, e torna-os reveladores deTua religião e de Teus sinais em meio à humanidade, de talmodo que o mundo inteiro se torne pleno de Tualembrança e louvor, e de Tuas provas e evidências. Emverdade, Tu és o Todo-Generoso, o Mais Excelso, oPoderoso, o Grande, o Misericordioso.

3

ORAÇÕES DE BAHÁ’U’LLÁH

PARA O JEJUM

Page 30: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

20

II. Em nome dAquele que foi prometido nos Livrosde Deus, o Conhecedor de tudo, O de tudo informado!Chegaram os dias do Jejum, durante os quais jejuaram osservos que circundam Teu trono, aqueles que alcançaramTua presença. Dize: Ó Deus dos nomes e criador dos céuse da terra! Eu te suplico por Teu Nome, o Todo-Glorioso,que aceites o jejum dos que jejuaram por amor a Ti e paraTeu agrado, e que cumpriram o que Lhes ordenaste emTeus Livros e Tuas Epístolas. Eu Te imploro, por eles, queme ajudes a promover Tua Causa e que me faças firme emTeu amor, para que meus passos não vacilem devido aoclamor de Tuas criaturas. Verdadeiramente, tens podersobre tudo o que desejas. Não há outro Deus senão Tu, oVivificador, o Todo-Poderoso, o Mais Generoso, o Anciãodos Dias.

III. Louvado sejas, ó Senhor meu Deus! Observamoso Jejum de acordo com Tua vontade e o quebramos agorapor Teu amor e Teu agrado. Digna-Te de aceitar, ó MeusDeus, as obras que temos realizado em Teu caminhointeiramente por amor à Tua beleza, com nossas facesvoltadas para Tua Causa, livres de tudo senão de Ti.Concede, pois, Teu perdão a todos nós e aos nossosantepassados, e a todos os que acreditaram em Ti e em Teuspoderosos sinais nesta mais sublime, nesta mais gloriosaRevelação. Potente é para fazer o que desejas.Verdadeiramente, Tu és o Mais Excelso, o Onipotente, oIrrestrito.

Page 31: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

21

IV. Ó meu Deus e meu Mestre! Tu me vês em meioàquelas criaturas Tuas que transgrediram e se rebelaramcontra Ti. Sempre que os convido para o oceano de Teuconhecimento, seu repúdio à Tua Causa aumenta e crescesua rejeição ao Nascente de Tua vontade. Suplico-Te, ó meuDeus, por aqueles que jejuaram por amor a Ti e quesorveram, das mãos da Tua generosidade, as águasvivificadoras da submissão, que ordenes para Teus amados– aqueles que sob o fogo do orbe de Tuas provaçõesfirmaram-se à corda da paciência – todo o bem queapontaste em Teus Livros e Tuas Epístolas. Decreta, pois,para os que sofreram adversidades por amor a Ti, arecompensa dos que foram martirizados na senda de Tuaaprovação. Ainda mais, ó Senhor, faze descer sobre eles oque lhes alegre os corações, console os olhos e faça suasalmas rejubilarem. Tu és, verdadeiramente, o MaisPoderoso, o Excelso, O amparo no perigo, o Onissapiente,a Suma Sabedoria.

V. Louvores a Ti, ó Deus, meu Deus! Estes são osdias durante os quais ordenaste que Teus eleitos, Teusamados e Teus servos observassem o Jejum, o qual fizesteser uma luz para o povo do Teu reino, assim como fizesteda oração obrigatória uma escada de ascensão para os quereconheceram Tua unidade. Eu Te suplico, ó meu Deus,por estes dois firmes pilares que ordenaste como fonte deglória e honra para toda a humanidade, que guardes Tua

Page 32: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

22

religião a salvo das intrigas dos ímpios e das maquinaçõesde todo malfeitor. Ó Senhor, não ocultes a luz que revelasteatravés de Tua força e Tua onipotência. Ajuda, pois, aquelesque em Ti crêem verdadeiramente com as hostes do visívele do invisível através de Teu comando e Tua soberania. Nãohá outro Deus a não ser Tu, o Onipotente, o Mais Poderoso.

VI. Enaltecido és Tu, ó Senhor meu Deus! Suplico-Te, por aqueles a quem ordenaste observar o Jejum poramor a Ti e para Teu agrado, aqueles que demonstraramlealdade à Tua lei e que seguiram Teus versículos e preceitos,e que quebraram o jejum em Tua presença e contemplandoTeu semblante. Por Tua glória! Todos os seus dias são diasde jejum, pois eles estão volvidos para a corte de Teubeneplácito. Se a boca de Tua vontade lhes dirigisse estaspalavras: “Observai o Jejum, ó povo, por amor à MinhaBeleza, e não coloqueis término à sua duração”, Eu juro,pela majestade de Tua glória, que cada um deles irá cumpri-lo fielmente, abster-se-á de tudo o que viole Tua lei, econtinuará a fazê-lo até render a alma a Ti, poisexperimentaram a doçura de Teu chamado e ficaraminebriados com Tua lembrança e Teu louvor e com aspalavras emanadas dos lábios de Teu decreto.

Eu Te suplico, ó Senhor, por Ti mesmo, o Excelso,o Altíssimo, e por Tua mais recente Manifestação, atravésde Quem o reino dos nomes e o domínio dos atributosforam abalados, e os habitantes da terra e do céu ficaraminebriados, e todos os que vivem nos reinos da Revelação e

Page 33: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

23

da criação tremeram – exceto os que jejuaram de tudo oque Teu agrado repugna e abstiveram-se de mirar qualqueroutra coisa além de Ti – que nos incluas entre eles, eescrevas nossos nomes na Epístola onde registraste seusnomes. Ó Deus, através das maravilhas de Teu poder e ossinais de Tua majestade e grandeza, Tu fizeste seus nomesemanarem do oceano de Teus nomes e, da substância deTeu amor, criaste sua essência mais íntima e do espírito deTua Causa fizeste o íntimo de seus seres. Eles desfrutam deuma reunião que não é seguida de afastamento, de umaproximidade que desconhece distanciamento e umaperpetuidade que jamais finda. Verdadeiramente, estes sãosservos que sempre Te mencionam, que eternamente giramao Teu redor e que circumpercorrem o santuário de Tuapresença e a Caaba da reunião contigo. Tu não decretaste,ó meu Deus, nenhuma distinção entre eles e Ti, excetoque quando contemplam as luzes de Tua face eles se volvempara Ti e se prostram ante Tua beleza, submissos ante Tuagrandeza e desprendidos de tudo exceto de Ti.

Nós jejuamos neste dia, ó meu Senhor, por Tuadeterminação e ordem e em conformidade com o querevelaste em Teu Livro perspícuo. Abstivemos nossas almasda paixão e de tudo o que abominas até o dia aproximar-sedo fim e chegar a hora de quebrar o Jejum. Portanto, euTe imploro, ó Tu que és o Desejo dos corações dos queamam ardentemente e o Bem-Amado das almas daquelesdotados de compreensão – ó Êxtase dos corações dos quepor Ti anseiam e Objeto do desejo dos que Te buscam –que nos faças voar na atmosfera de Tua proximidade e nocéu de Tua presença e que aceites de nossa parte o que

Page 34: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

24

realizamos na senda de Teu amor e Teu agrado. Inscrevenossos nomes, então, entre aqueles que reconheceram Tuaunicidade e confessaram Tua singularidade e sehumilharam ante as evidências de Tua majestade e os sinaisde Tua grandeza – aqueles que buscaram refúgio em Tuaproximidade e abrigo em Ti, que despenderam a vida noanseio de Te encontrar e atingir a corte de Tua presença, eque, na ânsia de se aproximarem de Ti, deitaram fora omundo por amor a Ti e romperam todos os laços salvocontigo. Estes são servos cujos corações se dissolvem emardoroso desejo por Tua beleza sempre que Teu nome émencionado, e cujos olhos transbordam lágrimas em seuanseio de Te encontrar e de ingressar nos recintos de Tuacorte.

Aqui tens, ó Senhor, minha língua a dar testemunhode que és uno e inigualável, meus olhos a contemplar asede de Tua generosidade e incontáveis bênçãos, e meusouvidos prontos para atender a Teus chamados e Teuspronunciamentos, pois estou certo, ó meu Deus, de haveresdecretado serem inexauríveis as palavras que emanam daboca de Tua vontade, e a elas os ouvidos que santificastepara escutar Tuas palavras e versículos prestam constanteatenção. E aqui tens minhas mãos, ó meu Senhor, erguidaspara o céu de Teu favor e terna misericórdia. Poderás, então,rejeitar este pobre ser que não buscou outro bem-amado anão ser Tu, nenhum doador além de Ti, nem outro rei senãoTu, nenhum outro abrigo que não seja sob a sombra deTua mercê ou qualquer refúgio que não seja ante Tua porta,a qual tens aberta para todos os que habitam Teu céu eTua terra? Não! Por Tua glória! Sou aquele cuja confiança

Page 35: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

25

em Tua terna bondade permanecerá inquebrantável aindaque me aflijas com tormentos por toda a duração de Teudomínio. E se alguém me perguntar sobre Ti, cada membrode meu corpo proclamará: “Ele é amado em Seus atos eobedecido em Seu decreto, misericordioso em Sua naturezae compassivo para com Suas criaturas!”

Teu poder me dá testemunho – ó Bem-Amado doscorações dos que por Ti anseiam – fosses Tu afastar-me deTua porta e abandonar-me às espadas dos tiranos entreTeus servos e ao açoite dos ímpios dentre Tuas criaturas, ealguém me perguntasse sobre Ti, cada cabelo de meu corpoainda declararia: “Ele é, em verdade, o Mais Amado dosmundos; Ele é o Mais Generoso; Ele é o Sempiterno! Eleme aproxima quando dEle me afasta; Ele me concede Seusantuário quando me impede de Sua presença. Jamaisencontrei outro mais generoso do que Ele, através deQuem me tornei independente de tudo o que não seja Elee fui erguido acima de tudo que não Ele próprio.”

Feliz aquele, ó meu Deus, que foi tão enriquecidopor Ti a ponto de se tornar independente dos reinos daterra e do céu. Rico é quem se firmou à corda de Tuariqueza, quem é submisso ante Tua face e para quem éssuficiente sobre todas as coisas. Pobre é aquele que Tedispensou, que se fez arrogante ante Tua face, que se afastoude Tua presença e desacreditou em Teus sinais. Permite-me, pois, ó meu Deus e meu Bem-Amado, ser contadoentre aqueles que as brisas de Tua vontade movem a seubel-prazer, e não entre aqueles que o vento do ego e dapaixão sacode e orienta conforme seu desejo. Não há outroDeus senão Tu, o Onipotente, o Excelso, o Mais Generoso.

Page 36: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

26

Toda glória a Ti, ó meu Deus, por me haveresgenerosamente capacitado a jejuar durante este mês querelacionaste ao Teu Nome, o Excelso, chamando-o ‘Alá(Sublimidade). Tu ordenaste que Teus servos e Teu povojejuassem durante seu curso e assim buscassem aproximar-se de Ti. Os dias e meses do ano culminaram com o Jejum,do mesmo modo que o primeiro mês começou com TeuNome, Bahá, para que todos possam testemunhar que Tués o Primeiro e o Último, o Manifesto e o Oculto, e possamassim estar bem seguros de que a glória de todos os nomessomente é concedida através da glória de Tua Causa, e quea palavra é exposta por Tua vontade e revelada através deTeu propósito. Tu ordenaste que este mês seja umalembrança e uma honra provinda de Ti, e um sinal de Tuapresença entre eles, para que não esqueçam de Tuagrandeza e majestade, de Tua soberania e glória, e possamsaber com toda firmeza que Tu, desde tempos imemoriais,sempre foste e sempre serás o Governante sobre a criaçãointeira. Nada do que foi criado no céu ou na terra pode Teimpedir de Teu governo, nem pode qualquer um nos reinosda Revelação e da criação Te impedir de cumprires Teupropósito.

Eu te imploro, ó Meu Deus, por Teu Nome, quecausou o lamento de todos os povos da terra – excetoaqueles que protegeste com Tua infalível proteção eabrigaste à sombra de Tua transcendente mercê – que nosfaças tão firmes em Tua Causa e tão perseverantes em Teuamor que se Teus servos se levantassem contra Ti e Teu povose afastasse de Ti e ninguém restasse na terra que invocasseTeu nome e volvesse a face para o santuário da comunhão

Page 37: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

27

contigo e a Caaba de Tua santidade, eu ainda assim erguer-me-ia, desamparado e só, para a vitória de Tua Causa, paraexaltar Tua palavra, para proclamar Tua soberania ecelebrar o louvor a Teu Ser Excelso. E isso, ó meu Deus,apesar de eu me encher de perplexidade cada vez que tentoTe exaltar através de qualquer nome, pois estou bemconsciente que todos os Teus sublimes atributos e todos osmais excelentes nomes que associo a Ti e pelos quais emTua santa presença eu Te suplico, nada refletem senão amedida de minha própria compreensão, já que sempreassociei a Ti qualquer nome que eu considerasse louvável.

Imensamente elevada é Tua verdadeira condiçãoacima da descrição ou do conhecimento de qualquer umsenão Tu, e santificado estás da glorificação de Tuas criaturase do louvor de Teus servos em suas tentativas de a Tiascenderem. Tudo o que emana de Teus servos é circunscritopelas limitações de seus próprios seres e é obra de suaspróprias vãs fantasias e imaginações.

Lástima, lástima, ó meu Bem-Amado, por minhainabilidade de Te louvar de um modo digno e por minhasfaltas durante Teus dias! Se eu Te louvar, ó Meus Deus,como Aquele que tudo conhece, imediatamente perceboque, fosses Tu apontar para uma pedra silente com umúnico dedo de Tua vontade, Tua a capacitarias a desdobraro conhecimento de todas as eras passadas e futuras; e se euTe glorificar como o Todo-Poderoso, descubro que umapalavra emanada da boca de Teu propósito é suficientepara convulsionar os céus e a terra.

Tua glória me dá testemunho, ó Bem-Amado detodos os que Te reconheceram, se algum erudito falhasse

Page 38: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

28

em confessar sua ignorância antes as revelações de Teuconhecimento, ele seria considerado o mais ignorante deTeu povo; e se qualquer um dotado de poder se recusassea admitir sua fraqueza ante as evidências de Teu poder, eleseria tido como a mais fraca e desatenta de Tuas criaturas.Uma vez que sei e estou certo disso, como posso, pois, Teglorificar, ou Te descrever, ou louvar? Portanto, sabendode minha fraqueza, apressei-me ao abrigo de Tua força; ereconhecendo minha pobreza, busquei refúgio à sombrade Tua riqueza; e sabendo de minha incapacidade, ergui-me para me colocar ante o tabernáculo de Tua força e Teupoder. Podes expulsar esta pobre criatura após ter eladesprezado o auxílio de todos a não ser Tu, ou afastar esteestranho depois de ele apenas ter achado a Ti como seubem-amado?

Tu sabes tudo o que vai em mim, ó meu Senhor,mas eu não sei o que vai em Ti. Tem misericórdia de mim,pois, através de Tua amorosa providência e inspira-me como que possa trazer paz a meu coração durante Teus dias etranqüilidade à minha alma através das revelações de Tuasanta presença. Todas as coisas criadas foram iluminadascom os esplendores das luzes de Teu semblante, ó Senhor,e os habitantes da terra e do céu brilhamresplandecentemente por conta das manifestações de Tuaincomparável majestade, de tal modo que nada contemplosem que em seu imo eu contemple primeiro a revelação deTi próprio, uma revelação oculta das vistas daqueles servosTeus que estão profundamente adormecidos.

Não me prives, é meu Senhor, de Tua graça, queabarcou todos os reinos da existência, quer visíveis, quer

Page 39: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

29

invisíveis. Poderás permanecer distante, ó meu Deus,depois de haveres convidado toda a humanidade aregressar e a se aproximar de Ti, e os haveres instado a sesegurarem firmemente à Tua corda? Poderás Tu meexpulsar, ó meu Bem-Amado, apesar de teres prometido,em Teu Livro incorruptível e em Teus maravilhososversículos, reunir dentro do pavilhão de Tua generosaprovidência todos aqueles que por Ti anseiam, e à sombrade Teu generoso favor todos aqueles que Te desejam, e sobo pálio de Tua misericórdia e amorosa ternura aqueles quepor Ti buscam?

Juro por Teu poder, ó meu Deus, que meus lamentoscontiveram minha Pena e, em verdade, o pranto de meucoração arrancou as rédeas de minhas mãos! Sempre queme tranqüilizo e alegro minh’alma com as maravilhas deTua misericórdia, com os sinais de Tua amorosa providênciae as evidências de Tua generosidade, tremo diante dasmanifestações de Tua justiça e dos sinais de Tua ira. Atestoque és conhecido por estes dois nomes e és descrito porestes dois atributos; entretanto, Te é indiferente se ésinvocado por Teu nome O que sempre perdoa, ou por Teunome o Deus de ira. Por Tua glória! Não fosse por meuconhecimento de que Tua misericórdia supera todas ascoisas, os membros de meu corpo teriam deixado de existir,minha realidade haver-se-ia extinguido e meu ser interiorter-se-ia reduzido ao nada absoluto. Mas quandocontemplo que Tua graça abarca todas as coisas e Tuamisericórdia envolve a criação inteira, minh’alma e o maisíntimo de meu ser se tornam serenos.

Lástima, lástima, ó meu Deus, pelas coisas que me

Page 40: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

30

escaparam durante Teus dias, e, novamente, lástima,lástima, ó Desejo de meu coração, pelo que deixeiincompleto no serviço e na obediência a Ti durante estesdias cujos semelhantes jamais foram contemplados pelosolhos de Teus eleitos e Teus fidedignos. Eu Te suplico, ómeu Senhor, por Ti mesmo e pelo Manifestante de TuaCausa, o Qual está assentado no trono de Tua misericórdia,que me confirmes em Teu serviço e em Teu bel-prazer.Protege-me, então, dos que se afastaram de Ti edesacreditaram em Teus versículos, que negaram Tuaverdade, rechaçaram Tuas evidências e violaram TeuConvênio e testamento.

Todo louvor, ó Senhor meu Deus, Àquele que é aManifestação de Tua Essência, o Sol de Tua unidade, aMina de Teu conhecimento, a Fonte de Tua Revelação, oRepositório de Tua inspiração, a Sede de Tua soberania e oNascente de Tua Divindade – Aquele que é o Ponto Primaz,o Semblante Mais Sublime, a Raiz Antiga e o Vivificadornas nações; e glória àquele que foi o primeiro a acreditarnEle5 e em Seus versículos, do qual fizeste um trono para aascendência de Tua mais sublime Palavra, um ponto focalpara a manifestação de Teus mais excelentes nomes, umaalvorada da radiância do Sol de Tua providência, umnascente para o aparecimento de Teus nomes e atributos eum tesouro das pérolas de Tua sabedoria e de Teusmandamentos. E toda honra àquele6 que foi o último a viraté Ele, cuja chegada foi como Sua chegada, e Tuamanifestação nele7 como Tua manifestação nEle8, excetopelo fato de que ele era iluminado pelas luzes de Sua facee se prostrou ante Ele e deu testemunho de sua servitude a

Page 41: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

31

Ele; e glória àqueles que foram martirizados em Seucaminho e que sacrificaram suas vidas por amor à Suabeleza.

Nós damos testemunho, ó meu Deus, de que estessão servos que acreditaram em Ti e em Teus sinais, quebuscaram o santuário de Tua presença e se volveram paraTua face, que voltaram os rostos para a corte de Tuaproximidade e caminharam na trilha de Teu agrado, queTe adoraram segundo Teu desejo e se desprenderam detudo menos de Ti. Ó Senhor, concede a seus espíritos eseus corpos, em todos os tempos, uma medida dasmaravilhas de Tua misericórdia toda envolvente. Tu és,verdadeiramente, poderoso para agir como te apraz. Nãohá outro Deus senão Tu, o Onipotente, o Todo-Glorioso,cujo amparo todos os homens imploram.

Eu Te suplico, ó Senhor, por Ele e por eles, e porAquele a Quem estabeleceste sobre o trono de Tua Fé efizeste sobrepujar todos os habitantes da terra e do céu,que nos purifiques de nossas transgressões, que ordenes paranós um assento de verdade em Tua presença e nos façasassociar com aqueles aos quais as adversidades do mundo eseus infortúnios não impediram de se volverem a Ti. Tu és,em verdade, o Todo-Poderoso, o Mais Sublime, o Protetor,O que sempre perdoa, o Misericordioso.

Page 42: Importância da oração obrigatória e do jejum, a

32

1 Tradição atribuída ao Imame ‘Alí

2 Orações Bahá’ís p.127 (Edição 1983)

3 Ibid.

4 Adjetivo bastante específico, inclusive de cunho teológico,que designa aquilo que está além do necessário ouobrigatório. NT

5 Mullá Husayn

6 Quddús

7 Idem

8 o Báb

NOTAS

Page 43: Importância da oração obrigatória e do jejum, a
Page 44: Importância da oração obrigatória e do jejum, a